Primavera Express – Dicas e Configurações (Parte I)

5 03 2009

42-21547461

(A Parte II pode ser acedida aqui)

(A Parte III pode ser acedida aqui)

 

A configuração de qualquer aplicação de acordo com as nossas necessidades e preferências permite uma utilização mais agradável e intuitiva da mesma. Além disso permite tirar melhor partido de todos os recursos e funcionalidades disponíveis. Por vezes os utilizadores não exploram suficientemente bem todas as potencialidades oferecidas, e utilizam apenas uma pequeníssima percentagem de todos os recursos disponíveis.

Um dos grandes paradigmas da evolução das aplicações empresariais, é fazer com que ao mesmo tempo que as funcionalidades evoluem  de versão para versão, face à evolução normal do mercado e das exigências crescentes dos clientes, fazer com que a curva de aprendizagem para o utilizador final se mantenha o mais baixa possível, de forma a que o utilizador se concentre no que realmente é importante, e não com processos complicados, morosos, de baixo valor acrescentado.

Alterar a imagem de fundo

Podemos alterar a imagem de fundo para uma outra ao nosso gosto. Basta para isso substituir o  ficheiro “express.jpg” na pasta C:\Programas\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\Dados\LX por um outro com o mesmo nome com a extensão jpg.

Untitled

Aceder à Base de Dados

No Administrador, com a empresa seleccionada pressionar simultaneamente Ctrl+Alt+P. Irá abrir uma nova janela ontem teremos acesso directo à base de dados. Antes de efectuar qualquer alteração tenha uma cópia de segurança da mesma, pois todas as alterações aqui feitas são irreversíveis. Embora raramente seja necessário aceder directamente à base de dados, poderá ser útil em situações em que queremos de uma forma rápida e simples fazer alterações em lote para todos os registos, como por exemplo alterar a taxa de IVA de todos os artigos.

Existem ainda situações que para serem resolvidas teremos de “forçar” a alteração de um registo dentro da BD. As alterações podem ser feitas editando o campo directamente, ou através de instruções SQL, como “update”, “select”, entre outras.

É de extrema importância não fazer qualquer alteração sem que saibamos exactamente qual a sua repercussão, já que a integridade da informação não pode ser posta em causa.

Untitled2

Colocar uma janela de Alertas no arranque da aplicação

No arranque da aplicação podemos configurar para que nos seja mostrada uma janela com todos os valores pendentes de clientes, para que possamos de uma forma rápida ter a noção das nossas finanças.

Para activar esta opção temos de ir ao menu Sistema > Preferências > Comercial.

Na janela Preferências, no separador Alertas, basta activar a opção Recebimentos e colocar o numero de dias de antecedência que queremos que nos sejam mostrados os documentos pendentes.

Untitled3

Podemos manualmente aceder a esta janela, no menu Exploração > Alertas.

Criar um gráfico de vendas

“Uma imagem vale mais do que mil palavras”, neste caso, um gráfico, pode demonstrar de uma forma simples e directa a evolução das vendas da nossa organização.

Para conseguir gerar o gráfico é necessário ir ao menu Exploração > Vendas > Resumos. Aqui, no separador Restrições podemos filtrar a informação que irá entrar para o gráfico, e agrupar a mesma por dia, mês ou trimestre. Depois de carregar em actualizar, basta seleccionar as linhas e colunas que pretendemos, e botão direito do rato escolher a opção Gráfico. Depois de gerado, podemos ainda personaliza-lo alterado as cores, o tipo, e ainda se pretendemos que seja bidimensional ou tridimensional. Agora, podemos imprimir, guardar como imagem, ou enviar por email.

Sem título

Colocar password de acesso

Para criar uma password de acesso, basta no Administrador criar um novo utilizador preenchendo todos os dados necessários  e activando a opção “Administrador (com acesso ilimitado a todas as aplicações”. Passa agora a ser necessário introduzir o nome de utilizador e password em todos os acessos ao programa.

É possível ainda criar vários utilizadores e associa-los a vários perfis de forma a restringir o acesso às várias funcionalidades e documentos da aplicação. Com as permissões de acesso activas, podemos definir que o utilizador A não tem acesso a alterar preços, nem fazer descontos de vendas, ou o utilizador B nos documentos de venda apenas pode visualizar, os documentos existentes, não tendo permissão para modificar, criar ou anular.

Untitled466

Untitled78

Untitled32

Colocar na ficha do artigo o preço com IVA

Na ficha de cada artigo podemos definir vários tipos de preços que podem ser úteis para situações em que temos por exemplo vários tipos de clientes como cliente finais e revendedores, ou queremos definir um preço mínimo para situações especiais. Na ficha de cada cliente podemos definir a que linha de preços ele esta afecto. Com os vários PVP’s nos artigos podemos ainda definir por exemplo que o PVP 6 é igual ao PVP 1 + IVA. Desta forma podemos ter na ficha de cada artigo o respectivo preço com e sem IVA. Para activar esta regra temos que aceder ao Administrador, e nos parâmetros da empresa fazer a seguinte alteração:

Untitled254

O resultado final é que no artigo o PVP 6 passa agora a ser baseado no 1 + IVA, embora o cálculo seja feito automaticamente, sendo necessário apenas carregar no botão mesmo ao lado do valor.

Deixa agora de ser necessário estar constantemente a somar o valor do IVA quando estamos na ficha de um artigo, podendo ainda construir listas de artigos com base no PVP 6, já que a lista base só inclui o PVP 1, 2 e 3.

Untitled666

Em breve a Parte II

(A Parte II pode ser acedida aqui)

(A Parte III pode ser acedida aqui)

 

Gostou desde artigo? Deixe um comentário…

 

 

About these ads

Acções

Information

517 responses

16 04 2009
Marcos Celestino

Nao consigo eliminar um documento de compras(factura) na base de BD,
quando eu tento apagar,aparece uma mansagem disendo:

<>
O que devo faser ?

16 04 2009
XpecialGUEST

Olá. A menos que saiba exactamente aquilo que está a fazer, a eliminação de dados directamente dentro da Base de Dados poderá provocar inconsistência na informação, uma vez que a informação poderá estar repartida por várias tabelas.

Na versão 7 , num documento de compra, a informação poderá estar dividida por exemplo, pelas seguintes tabelas: CabecCompras; CabecComprasStatus; Historico; LinhasCompras; LinhasComprasStatus. Se nesse documento existirem artigos com lotes, números de série, entre outros atributos, serão ainda mais as tabelas onde a informação ficará armazenada. Daí que se não apagar tudo o que é suposto, alem de os dados ficarem incoerentes, poderá fazer com que a aplicação passe a ter comportamentos não esperados.

Ainda que dentro da B.D. não existam mecanismos de validação de forma a impedir que a informação não seja apagada, as tabelas, na sua estrutura estão relacionadas pelos seus campos chave, de forma que poderão existir registos que não consiga apagar, sem que antes apague os registos que deles dependem.

Obrigado

29 06 2009
Tiago Correia

Boas, tenho observado algumas das ajudas aqui colocadas. De facto é de louvar o trabalho aqui apresentado. Desde já os meus parabéns.

Embora tenha admirada e muito as ajudas aqui colocadas, venho tambem aqui colocar o meu pedido de ajuda para o que me aconteceu:

1º – o meu windows pifou, maioria dos programas bloqueam (incluindo o P.E.)
2º – o meu ultimo backup do P.E. foi em Dezembro de 2008 :)
3º – como tinha de formatar o pc para resolver situação, copiei todas as pastas do Microsoft SQL e do P.E para posteriormente as importar.
4º – findo todo o trabalho de reinstalação do windows e companheiros e P.E., tenho agora muitas pastas e ficheiros com a minha facturação.

agora pergunto eu aqui no mundo dos ignorantes….. como posso importar novamente toda a minha base de dados pro P.E.? Tenho de criar á mesma a Empresa no Administrador e só depois importar os ficheiros? e quais ficheiros e para aonde os importo?

eu sei….. muitas perguntas….. mas é que amanhã é final do mês…. pois

alguma ajuda? :)

Obrigado

@PS: se for preciso algum contacto é só pedir por email

29 06 2009
XpecialGUEST

Olá.

Basicamente o que interessa repor é a pasta mapas e a as bases de dados do Primavera.

Em relação ás bases de dados, uma vez que o backup que tem é de 2008, a menos que não tenha feito nenhuma alteração desde essa data, esse backup não terá interesse.

Assim sendo o que poderá tentar fazer é procurar a pasta “Dados” que estará dentro da pasta “PRIMAVERA EXPRESS\SG6\”, isto nas cópias de segurança que fez antes de reinstalar o Sistema Operativo.

Numa instalação normal da versão 6.4001.1064 em XP Pro. em Português, e com SQL Server 2005 Express, as bases de dados estão em “C:\Programas\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\Dados”. Agora, com o Primavera fechado, deverá renomear ou apagar a pasta “Dados”, para depois copiar para aqui, a sua pasta “Dados” que guardou previamente.

Se tudo correu como esperado, ficará com tudo tal e qual como estava antes da reinstalação.

10 07 2009
Paulo

Fiz o download do primavera express mas não consigo instalar. Primeiro tive de instalar Microsoft SQL Server 2005, depois de instalado ao clicar para iniciar no PExp Administrado pede-me a localização dos servidor de dados??? por defeito vem .\PRIExpress mas a partir daqui não consigo continuar. Alguém me ajuda? Obrigado

11 07 2009
XpecialGUEST

Boa noite.

Se todas as condições estiverem reunidas, numa instalação normal, o próprio instalador do Primavera, faz a instalação do SQL Express 2005 em modo silencioso, o que significa que não é pedido ao utilizador para fazer o “Next…Next…Next…Finish”, nem é mostrada nenhuma janela de instalação. O próprio Primavera ao inicializar, já sabe que o servidor de dados tem o nome de “.\PRIExpress”, e que o utilizador e password para acesso ao servidor de dados são “SA” e “PRIMAVERA”.

Se, por outro lado, no meio da instalação do SQL Express, existir algum problema que impeça a instalação de prosseguir, a mesma é abortada, e o utilizador deve ele próprio tentar instalar o SQL Express (a última versão é a SQL Express 2005 – Service Pack 3), definindo ele próprio todos os parâmetros de instalação, que depois têm de ser indicados na primeira execução da plataforma Primavera.

Espero ter ajudado…

3 08 2009
Miguel Martins

Boas

Queria criar um documento de compras ( versão starter ) para criar um pendente na conta corrente de fornecedores. Estes movimentos introduzidos em conta corrente seriam para introduzir os saldos iniciais. Acontece que crio o documentos e ele coloca-me todos os valores a negativo e quando vou tirar o recibo diz-me ( não são permitidos recibos a negativo ). Será que tenho de modificar alguma coisa na criação do documento de compras ou no recibo de compras.

3 08 2009
XpecialGUEST

Boa tarde.

Na versão 7 – Starter, se não estou em erro não pode criar novos tipos de documentos. Terá de utilizar os documentos já criados, para esse fim. Veja se não tem um documento com o código FAF. Lançe todos os pendentes manuais na C.C. do Fornecedor utilizando esse documento.

20 08 2009
Nuno Pereira

Bom dia

Antes de mais os meus parabéns pelo excelente blog!
Tenho um problema com a impressão de facturas que não consigo dar a volta. A impressora está instalada, online e quando faço a impressão da factura não acontece nada. Estou um bocado desesperado. Alguém me pode ajudar.

obrigado.

20 08 2009
XpecialGUEST

Olá.

Se mandar imprimir um documento qualquer, do Word por exemplo, a impressora imprime? Essa impressora está pré-definida no Windows? Já imprimiu antes no Primavera? O que pode também estar a acontecer é o numero de vias desse documento estar a 0.

1 09 2009
Nuno Pereira

Obrigado pela resposta

de facto não tenho o número de vias diferente de 0 mas detectei outro problema: não associei um relatório à série de documentos. Como posso fazer isso depois da série já estar criada? Não consigo encontrar forma de editar as propriedades de uma série já criada.

obrigado.

nsap
ps: qualquer doc que imprima (por exemplo, um help dentro do primavera) funciona; não é problema de conf. de impressora ou do vista

1 09 2009
XpecialGUEST

Para alterar o relatório associado à série, e o número de vias, seleccione a serie actual, (clicando apenas uma vez em cima dela), e em baixo no separador impressão, no relatório escolha um.

7 09 2009
Nuno Pereira

Caro XpecialGUEST

Não tenho palavras!!!! Tenho o problema resolvido….ainda bem que ainda há “cromos” na internet que usam parte do seu tempo para ajudar os outros.

nsap

8 09 2009
XpecialGUEST

Obrigado pela parte que me toca!! “Cromos” ? LOL

26 08 2009
Roni

Olá
Utilizo o express 6.30 mas a base de dados estorou, queria limpar apenas alguns dados em algumas tabelas mas não sei exactamente qual tabelas devo limpar. Normalmente apresenta-me a mensagem de que as seguintes tabelas estao cheias:
cabecTesouraria (diz que tenho de limpar LinhasTesouraria)
LinhasLiq
LinhasPendentes
LinhasDoc (diz que tenho de limpar LinhasDocStatus)
ArtigoArmazem
LinhasSTK

Gostaria de saber tambem se falta + alguma tabela para limpar
desde ja obrigado

14 09 2009
Daniel Pereira

boa tarde,

antes de mais parabens pelas dicas todas são excelentes.
por acaso, nao tens nenhum manual em pdf, exercicios ou powerpoint sobre o primavera?
gostava de aprender mais.
obrigado
abraço.

14 09 2009
XpecialGUEST

Boa tarde. Obrigado pela visita!

O Express já vem com um manual em PDF bastante completo!Procure no menu Iniciar > Programas > Primavera Express! Alem disso tem a empresa DEMO que penso já vir criada também, que poderá utilizar para fazer testes e aprender um pouco mais sem ter receio de “estragar” a base de dados real.

Abraço!

27 10 2009
mike

bom dia estou com um problema no primavera ao tentar emitir e imprimir um recibo o primavera da me o seguinte erro – A data do documento de tesouraria (MOV) 27-10-2009 não esta dentro dos limites especificados na serie 2008-.
poderiam dar me uma ajuda SFF.Muito obrigado.

27 10 2009
XpecialGUEST

Vá a Tabelas > Documentos > Tesouraria, escolha o documento MOV, seleccione a série 2008, e retire a opção “Série por Defeito”. Agora seleccione a série 2009 e active a opção “Série por Defeito”. Se não existir a Série 2009, crie-a.

26 03 2010
jmpc computersolutions

boas eu tive o mesmo problema e nao o consigo resolver dessa maneira.. ja criei 2009 e 2010 mas depois na alçtura das facturas nao assume como deveria

26 03 2010
Carlos

Boa tarde.

Verifique se só tem uma série por defeito nesse documento.

Carlos

16 09 2009
Nilson Costa

Viva.
É só mesmo para agradecer a ajuda preciosa do XpecialGUEST.
As soluções para os problemas já postados, ajudaram imenso.

Muito obrigado.

23 09 2009
Nuno Pereira

Bom dia / Boa noite

Já tenho o Primavera Xpress a emitir facturas com logos e mais informação, agora estou emperrado porque não consigo emitir recibos. Estou a tentar pelas operações com c/c mas de certeza que me está a escapar algo, Será que me podem ajudar?

obrigado

24 09 2009
XpecialGUEST

Depois de ir ás C/C tem de escolher o cliente. Depois disso tem de confirmar se o documento escolhido é o RE. É muito provável que tenha outro documento lá seleccionado. Na primeira utilização do RE ele ficará predefinido para as vezes seguintes.

Se esse cliente tiver documentos pendentes, como Facturas por exemplo, os mesmos apareceram na grelha, e terá apenas de colocar um visto na última coluna de cada documento a liquidar. Depois Confirmar > Imprimir!

8 10 2009
Daniel Morais

Boas
Não condiso arrancar com a plataforma do Primavera express. Já consegui no passado e nada mudou, a não ser a maquina… Comprei uma maquina nova e instalei de novo o SQL SERVER 2005 Entreprise e o Primavera Express. Efectuei backup dos dados do primavera, e fiz o restore através do SQL Server Management studio. Os dados estão todos lá. Quando arranco com a plataforma dá erro. O server não é encontrado, no entanto se eu mudar para ligar ao servidor onde então as bases de dados (servidor local) diz que não suporta servidores diferentes de MSDE. Que fazer??

8 10 2009
XpecialGUEST

Olá.

Nunca me aconteceu nenhuma situação do género, até porque nunca utilizei o Express com o SQL Server 2005 Enterprise. Sempre fiz instalações por default.

Porque é que na máquina nova, inicializa o Primavera, e só depois é que faz a reposição dos backups pelo próprio Primavera? É que embora já tenha a versão Exterprise do SQL, quando o Express é instalado ele deve criar uma nova instância de dados…

10 10 2009
bsimple

Boas Daniel,
eu tive um problema idêntico ao teu, aconteceu-me o mesmo quando instalei pela primeira vez.
Desinstala tudo o que diz respeito ao SQL e ao primavera express -> reinicia o computador -> apaga as pastas que são criadas na instalação do sql e pelo primavera (por defeito em c:/programas).
Depois instala só o primavera (que já tráz o sql) e insere o restore da base de dados que tens.

Comigo resultou, boa sorte!

Abraço

9 10 2009
Alberto Ferreira

Bom artigo!

Andava eu a usar o Sql Management Studio para alterar as tabelas (deu jeito para acrescentar outros métodos de envio que a aplicação não disponibiliza), e afinal tínhamos um Easter Egg para isso.

Como é difícil encontrar suporte/apoio no Primavera Express, aproveito a concentração de Primaveris para perguntar se alguém sabe a diferença entre Guia de Transporte e Guia de Remessa, assim como qual o preço a meter nos produtos, quando se tem vários (no meu caso, trata-se do envio de mercadoria para Vendedores que não pagaram nada por ela – é à consignação – logo dá a entender que o preço será Zero).

Aproveito ainda para relatar um Bug que tenho:
– Sempre que mando imprimir um documento, este aparece com o símbolo da impresso inactivo.
– Carregando na configuração da impressora, e dando OK, ele já aparece disponível para imprimir (A impressora é a por defeito tanto no SO como Primavera …)

Desde já obrigado por qualquer resposta.

9 10 2009
XpecialGUEST

Esse Easter Egg tem todo o sentido. Existem utilizadores que gostam de inventar um bocadinho dentro da Base de Dados sem saberem as repercussões que isso pode ter.

A questão não é ser difícil encontrar suporte. A questão é o suporte dado pela Primavera ao Express, ter passado a ser pago, o que é legitimo e compreensível.

Quanto à diferença entre Guia de Remessa e transporte não percebendo nada de fiscalidade penso que uma guia de transporte só tem valor para o transporte das mercadorias, e para conferencia de quem as envia, quem recebe, e em caso de fiscalização das mercadorias em transito, por parte das autoridades competentes. Uma Guia de Remessa alem de ter o mesmo objectivo da G.T. , substitui a Factura, até a mercadoria ser entregue. Penso também que existe um prazo legar para converter uma Guia de Remessa em Factura.

Quanto a esse bug, isso acontece quando manda previsualizar um documento? Está com a última versão do Express? Tente reinstalar a impressora, ou definir outra impressora no Primavera, voltando a colocar depois a inicial.

Obrigado

9 10 2009
Alberto Ferreira

- Crio uma Venda a Dinheiro
– Depois de tudo preenchido, mando imprimir
– Aparece o Original e o Duplicado
– O botão da impressora está cinzento (inactivo)
– Carregando no Envelope ao lado, deixa-me converter para PDF
– Para que o botão deixe de ficar cinzento, apercebi-me que se carregar no outro botão ao lado para config da impressora e carregar em OK no painel que aparece para escolher a impressora (na realidade estou a reforçar a impressora que já estava escolhida), o botão para imprimir já fica activo …

Mudei no SO a impressora pre-definida, abri primavera, tentei imprimir: acontece o mesmo.
Voltei a meter a outra, e acontece o mesmo.
Alterei também no primavera para outra impressora e continua a acontecer … vou tentar reinstalar a impressora (Na Virtual Machine que tenho para testes, isso não acontece).
Desconfio que possa ser do Crystal Reports, pois na reimpressão de documentos dá-me um erro de CR a indicar que não há uma impressora pré-definida. Mas para PDF dá sempre … Tenho que investigar melhor.

Entretanto também me apercebi que nas Vendas a Dinheiro é possível imprimir o mesmo documento mais que uma vez, mas nas Facturas não. É normal?

Reparei também que caso se imprima uma Venda a Dinheiro várias vezes, na conta corrente ele cria um documento VDR que vai incrementando com as impressões (o que parece ser um recibo automático mas transparente pela natureza da VD).

Obrigado.

9 10 2009
XpecialGUEST

Quase de certeza que isso tem a ver com os componentes do Crystal Reports. Nesse Windows onde tem neste momento o Express instado não tem ou teve outras versões do Primavera ou outras aplicações que usem o C. R. instalado? O mais certo é que alguns componentes do Crystal não estejam instalados, nas versões correctas, ou registados.

Em qualquer documento poderá voltar a imprimir o mesmo quantas vezes desejar. Se o botão da impressão não fica activo, tente ir um documento para trás ou para a frente e voltar ao original.

Quando ao VDR é um documento de liquidação automática, e tal como disse, é transparente para o utilizador.

Cumprimentos

9 10 2009
Alberto Ferreira

Pois, é estranho, porque imprimir ele imprime, tenho é que reforçar qual a impressora.

Outra coisa que me lembrei, foi que a primeira impressão da primeira VD saiu toda mal formatada, com o texto muito grande e uns hieróglifos pelo meio, mas o botão estava lá e deu para imprimir. Foi a partir daí que deixou de dar, e eu na minha inocência pensava que era o Primavera a não deixar imprimir mais que uma vez …

Por enquanto fica assim; mais tarde aplico uma solução à martelo e reinstalo tudo de novo.

Muito obrigado pelas prontas respostas.

9 10 2009
XpecialGUEST

Se for preciso um martelo pneumático também se arranja. :):)

Obrigado!

9 10 2009
Alberto Ferreira

Realmente dava jeito alguma automação, pois já houve tempos em que reinstalava (AKA Formatar) o PC de 3 em 3 semanas … quase que dava para “sobreviver” só com software Trial …

9 10 2009
XpecialGUEST

LOLOL… só o trabalho que isso dá até mete medo!!

Acabei de criar um fórum dedicado ao Primavera Express. Convido-o a ser o primeiro utilizador do mesmo.

Aceda em: http://primaveraexpress.queroumforum.com/

Obrigado

9 10 2009
XpecialGUEST

LOLOL… só o trabalho que isso dá até mete medo!!

Acabei de criar um fórum dedicado ao Primavera Express. Convido-o a ser o primeiro utilizador do mesmo.

Aceda em: http://primaveraexpress.queroumforum.com/

Obrigado

9 10 2009
Alberto Ferreira

Boa iniciativa, com certeza que passarei por lá.

Como primeiro visitante, terei direito a uma comissão por cada Adulto que Encontre um Amigo?

9 10 2009
XpecialGUEST

“Como primeiro visitante, terei direito a uma comissão por cada Adulto que Encontre um Amigo?”…sinceramente não entendi bem o sentido a sua pergunta…

10 10 2009
Alberto Ferreira

Referia-me à publicidade colocada no roda-pé “AdultFriendFinder” …

Foi uma tentativa de humor falhada, mas que mesmo assim não me impediu de registar no Forum.
Por lá andarei a acompanhar o seu promissor crescimento.

Abraço.

10 10 2009
XpecialGUEST

LOLOL…Fóruns gratuitos é no que dá!! Temos de levar com toda a mer#$% que eles querem colocar lá!

Abraço

24 08 2010
Carlos

Boas,

Sempre podemos trocar o forum de local. Posso aloja-lo num espaço que tenho.
Se quiser, contacte-me – carlos.santos (at) cs-infor.com

Cmc,
Carlos Santos

11 10 2009
Primavera Express – Dicas e Configurações (Parte II) « ..::invisible flame light::..

[...] Primavera Express – Dicas e Configurações (Parte II) 11 10 2009 A Parte I pode ser acedida aqui. [...]

13 10 2009
VNogueira

Boa tarde,
Estou aqui com um problema bicudo!!!
Há uns tempos atrás (1 mês) recebi uns valores de um cliente em forma de adiantamento, e na altura não fiz nenhum documento de adiantamento no PE, depois disso passei a factura com a totalidade do valor orçamentado.

Agora acabei de fazer o documento de adiantamento no PE, mas gostaria de que viesse mencionado isso na factura (isto para fazer o “desconto” sobre o valor total), além de que o cliente também quer isso.

Há alguma forma de fazer isso????

Tenho alguma urgência nisso, para dar resposta positiva ao meu cliente.

Obrigado e desculpe o testamento.

13 10 2009
XpecialGUEST

Boa noite.

Se bem compreendi a sua questão, uma vez que já lançou o adiantamento na conta corrente do cliente, não terá que alterar nada na Factura. Imagine que o cliente adiantou 500 Euros, e que o valor da Factura é de 1000 Euros. Quando o cliente for pagar, se seleccionar na conta corrente a Factura e o Adiantamento, o valor total será 1000 – 500 = 500, ou seja no recibo irá descriminado o Adiantamento e a Factura. Espero ter ajudado.

13 10 2009
VNogueira

Pois, mas o meu problema é que na factura aparece no final um alínea a dizer “Adiantamento”, e o cliente quer que apareça nesse espaço o valor que já adiantou.

Claro que isso deveria ter sido antes da factura, mas eu não sabia desta funcionalidade do PE, e por isso só acabei de fazer depois de ter feito a factura.

Gostava de saber se existe maneira de lá colocar (na factura já feita anteriormente), senão terei de fazer uma nota de crédito e uma nova factura, o que me prejudica bastante, pois o cliente (empresa) é no Brasil e terei de enviar tudo por correio para carimbarem e assim, atrasando pagamento final.

Agradecia a sua ajuda, se possível.
Grato pela atenção.

14 10 2009
Carlos

Testei na V7, mas penso conseguir também fazer o mesmo no Express.

Se quiser e puder alterar a factura, vá ao menu contexto e procure aí por um botão que diga “Adiantamentos em Conta Corrente”. Se clicar aí vai aparecer uma janela com todos os adiantamentos lançados, e na última coluna seleccione-o, e confirme. É criada na factura uma nova linha com o valor do adiantamento, e o problema está resolvido. Caso não funcione, carregue numa linha da factura em branco, e procure uma opção que diga adiantamentos, e depois coloque o valor do mesmo. Nesta segunda opção o valor do adiantamento não sai de conta corrente automaticamente, mas pode ir anular o mesmo.

Espero ter ajudado.

14 10 2009
VNogueira

Agradeço a sua resposta.

Penso que com a sua ajuda não estarei longe de resolver este enigma, mas como eu tenho a V6.40, não me aparece nada do que menciona.

No contexto, o que me aparece mais parecido é “Consulta de Pendentes”, mas não me deixa seleccionar.

Na linhas da factura também não me aparece “Adiantamentos” nem sequer parecido.
Agora será se eu fizer um backup, e fizer download da V7, vou conseguir abrir este ficheiro assim como está? Ou seja, não perco nada e posso abrir na mesma a empresa?
Agradeço a sua ajuda.

14 10 2009
Carlos

LOL… A V7 é a versão paga, e nem sequer está disponível para download.

Quando carrega com o botão direito numa nova linha da factura aparece uma opção que diz Desconto em valor sobre mercadorias, ou serviços. Pode utilizar essa opção para colocar o valor do adiantamento, e alterar a descrição dessa linha para adiantamento. Terá depois de anular o adiantamento que lançou na conta corrente do cliente.

A outra opção é não mexer na factura, e juntamente com a mesma enviar o documento de adiantamento, que poderá imprimir, e o valor da conta corrente, em que terá o valor da factura menos o valor do adiantamento.

14 10 2009
VNogueira

Agradeço imenso a sua paciência.

Mas isso não dá para mim, pois apenas o que faz é um suposto desconto no valor da factura. Como eu disse, no fim da factura existe um campo, entre outros tais como “IVA”, “Portes”, em que está “Adiantamento” e é aí que reside o meu problema, pois não sei como lá colocar o valor adiantado pelo cliente.

Mesmo que fosse uma factura nova, também não saberia, por isso peço encarecidamente a sua preciosa ajuda, neste caso em que eu disse que iria ser bicuda.

Agradeço novamente a sua ajuda.
PS.: Se preferir, pode ajudar-me pelo fórum, onde já me respondeu. Tenho o nick: NOG003.

14 10 2009
Carlos

Então mas o que quer mesmo não é o desconto do valor do adiantamento na Factura? É que se não for isso esqueça, não me parece que consiga. O facto de aparecer na factura o campo para o adiantamento é pelo facto de essa funcionalidade estar presente na versão 6 do Primavera (versão paga, não a Express), e como o Express é baseado na V6, com menos funcionalidades, esse campo ficou lá, mas sem utilidade.

Qual o problema de enviar a Factura, o Adiantamento, e o valor da conta corrente ao seu cliente? O valor da conta corrente, ou seja, a pagar, vai ficar correcto. Em última instancia, faça uma montagem, com um print screen da factura, e coloque lá no campo do adiantamento o valor que pagou, com o paint, photoshop, ou similar. Há sempre solução…(ou quse sempre lol)

14 10 2009
Reimpressão docs no Primavera Express

Queria reimprimir algumas VDs já lançadas e que haviam sido erradamente impressas em A5, mas o Primavera Express não permite e diz-me que “Para efectuar a impressão do documento deve associar um relatório à série do documento que está a utilizar.”
Alguém me pode ajudar? Muito obrigado. Rui Simões

14 10 2009
Carlos

Boa tarde.

Tem de ir a Tabelas > Documentos > Vendas > Escolher o documento “VD”, e no separador séries, clicar em cada uma delas, verificando qual o relatório que tem associado, no separador logo em baixo que diz impressão. Coloque, conforme o caso, Documento de venda sem logotipo, caso não tenha folhas timbradas, ou Documento de venda com logotipo caso tenha folhas já com o seu logotipo.

30 10 2009
Daniel Vilar

Boa tarde, desde já obrigado pela sua dedicação, è de facto uma grande ajuda.

Estou com um problema grave. Não consigo abrir o Primavera Express. Dá-me o erro: “Impossível estabelecer conexão ao servidor ‘.\PRIExpress’.”

Também reparei que o MSSQLServer estava parado.

Acabei por conseguir pô-lo a andar, indo através das ferramentas de configuração, pois tenho o acesso negado quando tento aceder pelo ícone da barra de ferramentas (dá-me o erro 5). Mas o problema mantem-se.

Há solução para isto?

Muito obrigado!

30 10 2009
XpecialGUEST

Já conseguiu anteriormente abrir o Primavera? Se sim, não mudou o nome do computador?

9 01 2010
Mariana

Boa tarde, estou exactamente com o mesmo problema.
Já trabalho com o programa há algum tempo e de um momento para o outro não me permite o acesso dando essa mesma mensagem de erro que lhe deu a si “Impossível estabelecer conexão ao servidor ‘.\PRIExpress’.”
Como acabou por resolver o seu problema? Visto que acabei por não perceber o seu desfecho, se resolveu ou teve de reinstalar noutro computador. Se não se importasse gostaria que me ajudasse sff

Muito Obrigado

3 05 2010
Daniel Vilar

Acabei por ir a um representante Primavera que me solucionou o problema. Não devia ser muito complicado, foi resolvido practicamente na hora..

8 10 2010
ana

boa tarde Daniel,
Peço desculpa, queria perguntar ao Daniel …
já agora pode-me dizer onde foi resolver o problema sff ?
estou com o mesmo problema, (aliás agora talvez vários…), porque estou há mais de uma semana a tentar solucioná-los e sinceramente já estou a desesperar…
obrigado!

2 11 2009
Daniel Vilar

Já trabalho com o Primavera quase há dois anos, sem problemas.

Não mudei o nome do computador. No dia anterior trabalhei normalmente, mas sem explicação, já não consegui voltar a aceder..

2 11 2009
Daniel Vilar

Já agora, há alguma forma de extraír todos os dados e instalar o programa noutro computador? Ou seja, o meu arquivo de segurança está desactualizado. È possível contornar isso?

2 11 2009
Carlos

Daniel isso é possivel, mas como não é o procedimento normal e correcto, nem sempre funciona. Em breve faço um post a explicar isso! Agora, para tentar resolver o seu problema, verifique na consola dos serviços do SQL se o serviço está a correr…

2 11 2009
Daniel Vilar

Se se refere ao ícone da barra de ferramentas junto ao relógio, aparentemente há uma troca automática do SQL Server para MSDTC, que está parado e nega-me o acesso se quiser pô-lo a correr.
Trocando para o SQL Server fica a correr, mas também me nega o acesso se quiser pausá-lo.

2 11 2009
Daniel Vilar

Eu tenho um utilizador diferente para o Primavera e outro onde trabalho com mais frequência. Neste último o SQL Server está a correr, mas mais uma vez, nega-me o acesso.
O sistema operativo è o Vista.

2 11 2009
Daniel Vilar

Nas opções já coloquei por defeito o SQL Server. Sou capaz de ter trocado nas minhas tentativas de resolver o problema.. Está a correr automáticamente.

3 11 2009
XpecialGUEST

Sinceramente este tipo de problemas só mesmo vendo. Já me aconteceram muitas situações parecidas de o SQL deixar de arrancar também. Mas uma vez que me diz que o SO é o Vista, este não suporta oficialmente o MSDE, que é o motor das bases de dados do SQL, por isso é muito normal que tenha deixado de funcionar de um momento para o outro…

4 11 2009
Daniel Vilar

E a solução de extraír os dados e instalar noutro computador, o programa?
Não será muito correcto, mas resolvia-me o problema por agora..

10 12 2009
Pedro

Boa Tarde!
Fiquei espantado com a sua sabedoria e disponibilidade!
Parabens!
Eu tenho um grande problema.
O Vista da empresa deu tilt, formatei o computador e intalei o PE mas quando tento repor a copia ele da um erro a dizer que a copia foi feita por outra versao do SQL.
Solução? :)

10 12 2009
Carlos

Obrigado pelo elogio.

Talvez este post possa ajudar um pouco:
http://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/12/07/como-transportar-o-primavera-express-entre-computadores/

Obrigado!

11 12 2009
Pedro

Pois, um pouco mas não o necessario.

eu tirei um printscreen ao erro.

http://i293.photobucket.com/albums/mm55/gomestoxas/Semttulo-1.jpg

veja e peço a sua ajuda por favor

Tou quase desesperado.

Obrigado

11 12 2009
Pedro

Bastante até tendo em conta a conclusão deste ano ser neste mes e necessitar de facturar!

responda-me o mais rapido possivel pf.

Obrigado mais uma vez

11 12 2009
Carlos

Boa tarde, não posso ajudar muito mais a não ser pedir para refazer todo o processo de cópia e reposição do backup, quer pelo próprio Primavera, quer utilizando o SQL Management Studio.

É que se o processo, e a instalação do Primavera foram feitos pela forma normal, é estranho dar esse erro, já que este ocorre quando tentamos por exemplo repor uma base de dados de uma instância SQL 2005, para o SQL 2000, ou seja para uma versão inferior.

Como ultimo recurso, contacte o suporte da Primavera.

Obrigado

11 12 2009
Pedro

Pois, mas ja testei com as duas versões do SQL e nenhuma funca.

A unica que funcou foi intalar a versão 6.40XXX1051 e repor um backup antigo…

de abril deste ano.

Terei de introduzir a facturação desde abril ate presente…

Mais uma vez muito obrigado e parabens pelo trabalho.

É de louvar… ;)

14 12 2009
Joaquim

Tenho um problema com a impressão de VD em POS.
A impressora utilizada é uma TMU220. Esta instalada no Windows (vista) como genérica Text Only.
Quando mando imprimir a VD, ó PE só imprime lixo mas se mandar imprimir um fecho de caixa por exemplo imprime tudo direito.
Qual pode ser o problema? Obrigado!

14 12 2009
XpecialGUEST

Se diz que os restantes mapas saem bem, à partida o problema será com esse ficheiro apenas. Não alterou a estrutura do ficheiro VD? Tente copiar o ficheiro “VD.PRN”, de uma outra instalação do Primavera para a localização normal do mesmo em: “C:\Programas\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\Mapas\LX”.

15 12 2009
Pedro

Uma questão!

existe algum programa que recupere alguma informação de um backup corrompido?

15 12 2009
15 12 2009
Bruno Teixeira

Boa tarde a todos.

Em primeiro lugar os meus parabéns aos Administradores e “trabalhadores” deste fórum. Estou muito impressionado com a capacidade de resposta de quem aqui colabora, face à enormidade de dúvidas lançadas. Os meus parabéns mesmo, pois actualmente é difícil encontrar gente tão altruísta.

Agora indo às minhas dúvidas. tenho o primaver express, versão 6.40 e tenho dois problema (para variar, pelo que vi no forum é o que há mais…ainda por cima não encontrando ninguém que já a tenha colocado). Acontece que lancei mal duas facturas no passado (Outubro e novembro), tendo por erro colocado um valor na factura de 1.200 € quando na realidade seriam 200€. Agora e porque o cliente paga “tarde” apenas agora percebi o erro. Como é óbvio o cliente quer a factura pelo valor correcto. Após longas horas a tentar alterar coisas…apenas fiz asneiras.
Será que poderia obter a vossa ajuda para perceber como alterar as facturas antigas para estes valores (se possível). A segunda opção seria anular e voltar a lança-las, mas seria necessário que elas saíssem com data de Outubro e Novembro…como estamos em Dezembro, parece uma opção ainda mais difícil.

Aproveitando, gostaria de colocar apenas uma “pequena” dúvida. Nunca consegui colocar o logótipo da empresa nas facturas. Já percebi que é necessário o “Crystak Reports” para o fazer…mas a minha versão é free pelo que não tem esta software disponível. Como os meus conhecimentos são básicos e, face à versão do primavera que possuo, podem dar-me uma ajuda neste ponto, permitindo melhor a “imagem” deste meu tipo de documentos?

Desde já o meu obrigado e uma vez mais os meus parabéns à iniciativa e, acima de tudo, pela capacidade de entreajuda e esclarecimento.

Bruno Teixeira

15 12 2009
XpecialGUEST

Antes de mais obrigado pelas suas palavras de agradecimento. Parecemos muitos a produzir conteúdo, mas não, sou mesmo só eu :)

Pelo que sei, a legislação não permite anular nem alterar documentos de venda (haverá certamente excepções). O Primavera não permite anular, embora permita a alteração de uma factura até a mesma ser liquidada. Se for este o caso poderá alterar a factura, simplesmente voltando o numerador atrás e fazendo as alterações necessárias. Claro que se já liquidou a factura, também dará para fazer alterações, mas só depois de anular o recibo que liquidou essa factura. Se não quiser estar a mexer nas facturas poderá fazer notas de crédito com o valor em excesso, neste caso 1000 Euros. Consulte um contabilista para saber como proceder da forma mais correcta.

Em relação ao post sobre a alteração do layout das facturas, o Crystal Reports é uma aplicação que nada tem a ver com o Primavera. Terá de instalar o mesmo e seguir todos os passos do post onde explico como o fazer. É uma tarefa simples que exige apenas algum tempo e paciência. Link: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/02/27/primavera-express-colocar-logtipo-nos-documentos-de-venda/

15 12 2009
Bruno Teixeira

Caro anónimo Xpecial guest,

acabei de proceder às laterações. É incrivel como existem coisas tão simples que podem tornar-se tão compicadas. Mais incrível é ainda de haver pessoas como Xpecial que estão dispostas a ajudar, de forma incrivelmente rápida.

Um bem haja para si…muito obrigado novamente. Agora vou aventurar-me com a introdução do logotipo…vai ser de rir e espero não incomodá-lo novamente.

Parabéns e grande trabalho.

Bruno

15 12 2009
XpecialGUEST

Esteja à vontade para colocar mais dúvidas ou problemas.

Obrigado pela visita.

Carlos

15 12 2009
Bruno Teixeira

Caro Xpecial Guest…

Boa noite novamente.

uma pessoa vai avançando uns pontos e recuando outros. A dúvida que agora tenho diz respeito à liquidação de facturas, ou seja um recibo. Espero que ainda tenha uma réstia de paciência para me aturar! :)

Já tenho tudo formatado, porém, não consigo imprimir, pois não tenho a respectiva série criada. A mensagem quanto tento imprimir este tipo de documento é “Para efectuar a impressão do documento deve associar um relatório à série do documento que está a utilizar”.

Enquanto pesquisava respostas para a minha dúvida anterior sei que encontrei algures a resposta a esta…mas agora que necessito não a consigo descobrir novamente. Sei que poderá parecer um abuso (e é), mas quando tiver disponibilidade, será que me pode auxiliar na formatação disto (afinal, é o primeiro recibo da empresa)!

Muito obrigado e entendo perfeitamente caso não haja possibilidade de auxilio.

Obrigado e muitos parabéns pela iniciativa, uma vez mais!!!

Bruno Teixeira

16 12 2009
XpecialGUEST

Bom dia.

Veja o post que fiz ontem que embora não aborde directamente esse assunto explica como associar um relatório (mapa) a um documento de venda. Veja também este post: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/07/02/primavera-express-sries-de-documentos/

Quanto a emitir recibos, veja da página 95 à página 103. É muito simples.

Talvez tenha uma ajuda mais alargada se passar a colocar as suas dúvidas no Fórum: http://primaveraexpress.queroumforum.com/.

Obrigado pela compreensão!

16 12 2009
Sandra

Bom Dia ,

Tenho o software primavera express instalado e gostaria de saber como posso anular uma factura . Ao emitir uma factura enganei me e coloquei 20% em vez de 21% , gostaria de saber como posso anula-la e emitir uma nova ?

Obrigada
Cumprimentos
Sandra Brites

16 12 2009
XpecialGUEST

Bom dia

O Primavera não permite anular documentos de venda, fazendo-os desaparecer por completo, já que a lei também não o permite, embora permita a alteração dos documentos até os mesmos serem liquidados.

A “anulação” de uma factura só com uma nota de crédito. A factura continua a existir, mas como é criado um documento com natureza contrária que é a nota de crédito, o saldo fica 0.

Consulte um contabilista para saber como proceder correctamente.

Ainda assim, se pretende alterar, simplesmente vá à factura em questão e faça as alterações devidas.

Obrigado

7 01 2010
jorge bolas

Boa Noite, venho por este meio solicitar uma ajuda, pois estou com um probelama no programa primavera espress, não reparei que tinha alterado a data do sistema e fiz a abertura de caixa no dia 3 de Jan10 com a data de 31 Jan10, acontece que agora não consigo fazer qualquer venda pois dá um erro que a data do documento é inferior á data da abertura de caixa, agradecia alguma solução.

muito obrigado

7 01 2010
XpecialGUEST

Estou em crer que não consegue anular essa abertura! O que dá para fazer é para estornar o fecho, não a abertura! Se tiver um backup, restaure-o e lance tudo novamente! Para fazer backups diários de forma automaticamente, veja este post:

http://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/09/17/como-utilizar-o-sqlbackupandftp-para-fazer-backups-do-primavera-express/

11 01 2010
Bernardo Cruz

Bom dia,

Antes de mais os parabens pela utilidade deste blogue!.

Aqui vão as duvidas:

1) Como posso tranformar uma guia de remessa em factura?
2) Como insiro a informação da minha empresa nos documentos sem ser pelo crystal reports. (Imprime sempre em branco onde deveria vir o nome morada e NIF da minha empresa)
3)Como procedo ao licenciamento, instalei o Primavera V7 e no canto inferior dto aparece versão de demonstração.

Obrigado

11 01 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Se é utilizador da V7 deverá contactar um parceiro para obter suporte e ajuda.

Obrigado

14 01 2010
Bruno Teixeira

Caro Xpecial Guest,

não me vou repetir nos elogios à sua prestação e auxilio a todos pois já não sou um utilizador novo do Blog infelizmente e pelos piores motivos (não conseguir “atinar” com isto. Apenas por isso.

Relativamente à minha dúvida:
Com a mudança de ano tive de criar novas séries, quer para facturas quer para recibos (tenho uma micro micro empresa na área dos serviços sendo basicamente as opções que utilizo), permitindo assim re-iniciar a numeração das facturas/recibo a partir no nº 1. Acontece que por lapso coloquei a opção IVa incluído…e agora necessito de tirar.

Ao tentar emitir a primeira factura do ano (nos recibos ainda não sei o que acontecerá), não consigo que o IVA apareça, ou seja, na tabela onde colocamos os dados (clientes, artigo, descrição, etc) coloco o valor do serviço, aparece o valor do iva correspondente mas na alínea relativa ao total liquido aparece o valor sem IVA, no fundo como se nem sequer existisse
Penso que já vi a resposta a esta questão num post, onde era explicado que a única solução passa por alterar directamente dados na base de dados, após fazer uma cópia de segurança…e é sobre esta cópia de segurança que pediria auxilio.

Ao tentar criar esta dita cópia surge o seguinte erro:

Erro na criação da cópia de segurança

frmAdmDbmsBackupProps/BackupMessage: Cannot open backup device ‘C:\PRIMAVERA_CÓPIAS SEGURANÇA REGULARES\CÓPIA ANTES INTALACAO VERSAO 6.40 (2008).BAK’. Device error or device off-line. See the SQL Server error log for more details.
MicrosoftODBC SQL Server DriverSQL ServerBACKUP DATABASE is terminating abnormally.

Agradeço desde já a sua precisossicima ajuda.

Um bem haja e aproveito para lhe desejar um bom ano…que bem mereçe :)

Um abraço,

Bruno Teixeira

14 01 2010
XpecialGUEST

Olá!

Veja este post: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/12/07/como-transportar-o-primavera-express-entre-computadores/.

O erro que recebe está lá mencionado. Se não conseguir mesmo repor o backup (que é o mais aconselhado) que fez antes de criar as séries de 2010, faça o seguinte:

1º – Aceda dentro da Base de Dados (saiba como aceder à Base de Dados, no post: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/03/05/primavera-express-dicas-teisalteraes/) e execute o seguinte:

update seriesvendas set ivaincluido=0 where serie=2010

Esta instrução vai alterar para todos os documentos de vendas, a série 2010, de modo a não ter IVA incluído.

2º – Volte a gravar o documento, alterando os valores se necessário.

O que acontece é que algumas configurações do documento ficam inactivas após existir um ou mais documentos gravados!

Uma vez que este é um procedimento de último recurso, não documentado, utilize-o por sua conta e risco!

Carlos

15 01 2010
Bruno Teixeira

Caro Xpecial Guest,

viva novamente. Gostaria de pedir desculpa antecipadamente por estar a aborrecer novamente, mas parece que a solução que gentilmente enviou ao meu pedido e problema (dia 14/1 as 20h 53m) não conseguiu solucionar o problema (série já feita com IVa incluido e a primeira factura do ano errada que já saiu).

Após ter seguido as suas instruções e acedido à Base de Dados, após ter executado o comando:

update seriesvendas set ivaincluido=0 where serie=2010

Surge no ecra a mensagem:

Erro: -2147217913, Status: 5, Source: Microsoft OLE DB Provider for SQL Server:
Syntax error converting the nvarchar value ‘VND10′ to a column of data type int.

Será que o seu comprovadíssimo e extenso conhecimento sobre o programa ainda permitem solucionar isto? Para mal dos meus erros e fraco conhecimento espero bem que sim!! Muito obrigado novamente por toda a ajuda e colaboração que tem prestado a mim e a muita malta deste país, pelo que vou observando.

Um abraço e desde já os votos de um bom fim-de-semana,

Bruno

15 01 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Muito estranho esse erro…acabei de simular novamente e funciona!
O nome que deu à série criada é mesmo: “2010” ?

Tem a certeza que apenas executou a instrução SQL:

update seriesvendas set ivaincluido=0 where serie=2010

Antes de executar, tenha a certeza que na área de inserção dos comandos tem apenas a instrução acima.
É que o erro que dá tem um “VND10″ que não percebo de onde vem…

Carlos

15 01 2010
Bruno Teixeira

Ora viva,

isto está quase a tornar-se um diálogo, felizmente para mim.

De facto o nome que atribui à nova série para as facturas para o ano de 2010 está denominada como VND10. Pode ter a haver com isto?

Desculpe se foi uma grave omissão na explicação por minha parte? Você não descansa…lol!! Confesso que não contava obter tão rapidamente resposta.

Um bem haja para si e muito obrigado por tudo.

Bruno

15 01 2010
XpecialGUEST

Assim sendo, coloque:

update seriesvendas set ivaincluido=0 where serie=VND10

Se tudo correr como esperado, fica resolvido!

Obrigado pela visita!
Carlos

17 01 2010
Bruno Teixeira

Boas Caro Xpecial Guest,

a cruzada para alterar o Iva incluído de uma série já feita aparentemente continua, desculpe o massacre.

Apos o erro que havia reportado e tendo feito a alteração que propôs (colocar VND10), agora o erro que surge na execução do comando é o seguinte:

Erro: -2147217900, Status: 5, Source: Microsoft OLE DB Provider for SQL Server:
Invalid column name ‘VND10′.

Caso corra tudo bem, devo voltar a imprimir a factura nº 1 (a que saiu errada e com o Iva incluído) agora de forma correcta, ou estas alterações apenas permitem o bom funcionamento a partir do momento em que a alteração é feita?

Recomendações, ou agora é que foi de vez? Rico embroglio que lhe criei, ainda por cima a um Domingo (lol)!

Um abraço e obrigado por tudo,

Bruno Teixeira

17 01 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Faltou dizer que tem de colocar o VND10 entre pelicas (caractere ‘ que está na tecla do ponto de interrogação):

update seriesvendas set ivaincluido=0 where serie=’VND10′

Agora funciona de certeza (ou não lololol)

Sim, deve voltar a gravar a factura, confirmando todos os valores.

Bom resto de Domingo.
Carlos

11 02 2010
Paulo

Boa noite:
Estou com um erro no primavera express, quando acabo de instalar o mesmo no windows xp, o computador fica muito lento e aparece um erro a dizer apex xarraydb object is expires in 29 days. já apaguei o fichiero xarraydb.ocx do config.sys e o computador continua lento.
Alguem sabe como resolver este problema?
Obrigado

10 03 2010
Joao

Estou exactamente com o mesmo problema.
Obteve resposta?!
O mais interessante é que numa outra máquina (WinXP 32Bit, legal, tudo actualizado, com o mesmo pacote de softwares instalado) não me deu problema nenhum!
Se alguém souber o porquê deste erro do Apex eu agradecia…

Será do Microsoft Visual C++?!?!?!

Obrigado!

10 03 2010
XpecialGUEST

Penso que a origem do erro é mesmo essa: Microsoft Visual C++!

Carlos

17 01 2010
Bruno Teixeira

Caro Xpecial Guest (Calos),

viva. Eu não avisei que o meu caso era bicudo? Parece que ainda mão é desta.
Vamos lá ver até onde irá a sua paciência e sapiência lol…
Após ter colocado as VND10 entre caracteres, como disse através do comando:

update seriesvendas set ivaincluido=0 where serie=’VND10′

surge agora a mensagem de erro:

Erro: -2147217900, Status: 5, Source: Microsoft OLE DB Provider for SQL Server:
Unclosed quotation mark before the character string ‘VND10?’.

Erro: -2147217900, Status: 5, Source: Microsoft OLE DB Provider for SQL Server:
Line 2: Incorrect syntax near ‘VND10?’.

Caso ainda tenha conhecimentos e disponibilidade, agradeço desde já a colaboração.

Um abraço, obrigado por tudo e um bom domingo,

Bruno Teixeira

17 01 2010
XpecialGUEST

OK….é simples, fez copy past?? Já percebi qual o problema. É que ao gravar o meu último comentário o wordpress, vá-se lá saber porquê, substituiu uma das pelicas por outro caractere, dá erro como é óbvio:

update seriesvendas set ivaincluido=0 where serie=’VND10′

Se reparar a primeira pelica ( ’VND10′ )é diferente da segunda. A segunda é que é a correcta (tecla do ponto de interrogação)
Não faça popy/past porque senão volta a dar erro. Escreva manualmente…

18 01 2010
Bruno Teixeira

Caro Carlos Xpecial Guest:

Voce é incrível…francamente!!! Parece uma enciclopédia deste programa para o bem de todos (e para mim especialmente pois pareço o utilizador mais frequente por estas paragens).

Fica já combinado que se a minha micro, micro, micro empresa resultar e crescer como espero, está contratado :). Faça o seu preço lol lol!!!

Agora mais a sério, agradeço-lhe novamente (já me despedi aí umas 5 vezes, pelo que não prometo não o importunar novamente, ok?)

Um abraço e obrigado por tudo!!

Bruno

18 01 2010
XpecialGUEST

Fico contente em saber que conseguiu resolver!!

Venham mais problemas LOLLOL. Esteja a vontade para deixar os seus comentários no blog, pois certamente que são também as dúvidas de muitos outros utilizadores!

Abraço
Carlos

25 01 2010
Emídio Nkai

adorei o artigo
e meu muito obrigado pela magnifica ajuda proporcionada.
um grande abraço.

6 02 2010
J.P

Master, exelente trabalho tambem estou a pensar iniciar uma pequena empresa e tenho exprimentado o primavera express e ja auto resolvi alguns eventuais problemas que estava a ter graças a este blog magnifico os meus parabens ao seu dinamizador .

8 02 2010
Antonio jose

Como procedo ao licenciamento? instalei o primavera v7 e no canto inferior direito aparece versao de demonstração.

Obrigado

8 02 2010
XpecialGUEST

Se ainda não possuir a licença, terá de contactar um parceiro Primavera para o efeito.

Carlos

13 02 2010
catia ramos

Boa Tarde,
Não sei se alguem já teve este ” problema ”.. para mim é um problema, até pode nem ser nada de mais..
Comecei agora a usar o primavera express, é para uma papelaria pequena e o mais importante é mesmo o POS, para ter registo das entradas e saidas de caixa.
Acontece que quando vou para fazer a abertura de caixa, aparece serie 2008 e não dá para alterar pois esta ”trancado”, ja adicionei uma nova serie como indica no site do primavera, no entanto não consigo alterar na abertura de caixa.

Alguem me pode ajudar?
Se possivel responder para katia_tatiana@hotmail.com no entanto vou passando para ver se já há respostas..

Cumprimentos.

13 02 2010
XpecialGUEST

Olá.

Veja a parte final deste post: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/07/02/primavera-express-sries-de-documentos/ . À partida só falta mesmo configurar quais as séries por defeitos nos documentos de caixa do POS.

Carlos

19 02 2010
Nelson

Antes demais agradecer todo o trabalho desenvolvido neste blog, com certeza que terá ajudado muitos utilizadores.
Parabéns @XpecialGUEST…!

No entanto como não podia deixar de ser, também eu precisava de uma ajuda aqui num aspecto.

Usei durante algum tempo a versão Demo com todos os clientes e dados que vêm lá de raíz, agora estou começar com a BD limpa e queria saber se é possível importar documentos/dados/contas correntes cliente a cliente ou então qual a melhor forma de limpar os clientes e movimentos que não interessam…?

OBS: @XpecialGUEST Será possível disponibilizar-me um contacto seu mais directo (ex: email,msn)…?

19 02 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Repara que a empresa DEMO é apenas e só para demonstração/testes. Não deve nunca ser utilizada a empresa real. Se já criou a empresa real, ou utilizou a EXPRESS que vem com a instalação para que precisa dos dados da empresa DEMO?

Não existe forma directa de passar dados entre empresas!

O meu contacto é: (hidden)

Carlos

7 03 2010
maos

Boas,

acabei de sacar e instalar o primavera express para usar na minha mini empresa, e dei de caras com algumas dificuldades e duvidas, mas ao googlar dei com o link pra este excelente blog, e á excepcional ajuda e dicas dadas aqui…

vou ler e reler todos os artigos que me vao ajudar de certeza :P

Agradeco ao seu autor e a todos que vao ajudando quem tem duvidas…

Cumps.
maos

7 03 2010
Carlos

Espero que o blog lhe seja útil…

Carlos

23 03 2010
Miguel

Boas…parabens pelo excelente forum e ao mediador que é melhor que o proprio manual…desde já exponho a seguinte situacao que me está a acontecer sem razao aparente…estou a instalar o primavera express 6.40 e quando ele chega á parte da instalacao do SQL simplesmente diz que nao consegue iniciar o servidor de SQL 2005…ja experimentei fazer a instalacao de varias maneira que fui vendo aqui no blog desde instalacao do primavera apenas ora instalando o sql express 2005 em primeiro mas nem a ./priempre foi criada automaticamente…desde ja estou aberto a sugestoes

25 03 2010
Carlos
1 04 2010
MARCOS

Boa tarde!
Estou com o seguinte problema:
Mudei os dados da empresa, como nome e número de contribuinte. (nova gerencia)
Para não perder os clientes e os produtos já inseridos, criei uma nova série para começar a facturar por esta nova série, começando a facturar do documento 01 em diante.
Segui estes passou aconselhados:
“Vá a Tabelas > Documentos > Tesouraria, escolha o documento MOV, seleccione a série 2008, e retire a opção “Série por Defeito”. Agora seleccione a série 2009 e active a opção “Série por Defeito”. Se não existir a Série 2009, crie-a.”
Porém, na hora de abrir o Ponto de Venda, aparece sempre a série antiga, ou seja, a série antiga é 2010I e a nova é 2010M, só que na abertura do caixa está sempre a opção 2010I.
Gostaria, por favor, que me ajudassem com este problema.
Desde já o meu muito obrigado.
Marcos Roberto

1 04 2010
XpecialGUEST

Tem de ir a Tabelas > Pontos de Venda > Postos de Venda e no separador Movimentos de Caixa defina as séries por defeito a utilizar no módulo POS.

Carlos

9 04 2010
Júlio

Bom dia, preciso de ajuda para o seguinte sff:
ao fazer o fecho de caixa aparece o seguinte:
erro detectado pelo motor de impressão do “Crystal Reports”
Error in file c:/ programas/primavera express/sg6/mapas/lx/gcptls14rpt
request cancelled by the user

Como é que resolvo isto??

Obrigado e cumprimentos!

9 04 2010
XpecialGUEST

Olá.

Alterou esse ficheiro: gcptls14.rpt?

Tem impressoras instaladas? Estão todas em modo “online” e a imprimir correctamente? Se sim, reinicie o computador e teste novamente.

Carlos

9 04 2010
Júlio

Boa tarde, sim tem impressora instaladas e tão todas a imprimir correctamente, não percebo o porque nem esse ficheiro foi alterado

Cumprimentos

15 04 2010
João Lucas

Bom dia.

Precisava que me dessem uma ajuda para o seguinte problema:
Ao imprimir recibos se não tiver a opção pré-visualizar escolhida, automáticamente ele pede para guardar em ficheiro.
Gostaria de alterar esta opção, isto é, sem pré-visualizar o documento, queria que ele imprimisse directamente.
Agradeço desde já a atenção dispensada.

Cumprimentos,

18 04 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Com o Primavera fechado, verifique se a impressora que tem predefinida no Windows é a correcta. Se tiver a impressora “Microsoft XPS” predefinida mude para uma outra, e logo de seguida abra o Primavera e teste novamente.

Carlos

26 04 2010
Filipe

Boas, estou a abrir uma loja de reparações informáticas, e optei por usar a versão Express do Primavera, que me parece óptima para o efeito.
Apenas estou com problemas a nível da configuração do SQL porque já tentei aceder á base de dados com os dados que o Primavera sugere mas diz me sempre que a password de rede está incorrecta, preciso de ajuda nesse aspecto.
E também gostava de saber se, o programa depois de instalado posso logo começar a introduzir dados á vontade e a facturar e tudo mais sem precisar de fazer qualquer configuração no SQL, porque se assim for não tenho qualquer necessidade de aceder á base de dados, pelo menos pra já.
Preciso mesmo de ajuda! obrigado

26 04 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Se faz a instalação, e logo depois tenta abrir o Primavera e ele não se consegue ligar ao servidor de dados, algo correu mal…

Sim, numa instalação em que tudo corra como esperado, não tem que configurar nada no SQL, nem aceder dentro da base de dados. Poderá logo começar a utilizar a aplicação.

Carlos

28 04 2010
Filipe

Obrigado pela dica!
Neste momento mais uma duvida me surge.
estou a facturar mas a factura não me parece configurada para uma folha A4 e nem aparecem os dados da minha empresa.
Como faço para configurar estes documentos?

28 04 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Para configurar o relatório associado ao documento factura vá a tabelas > documentos > vendas > escolha o documento FA > separador séries > escolha a série em questão > no separador impressão altere o relatório para documento de venda sem logótipo. Reimprima uma factura para testar.

Carlos

29 04 2010
Nuno Melo

Boas, já estive ver conseguia verficar neste site alguma informação sobre um problema que estou a ter com meu Primavera Express 6.40. Tem a ver com uma situação de imprimir consegui imprimir as fichas clientes e artigos. Quando estou a fazer uma venda ou uma factura e quero imprimir não consigo mesmo usando o botão de impressora. Tenho a impressora ligada e predefinida no windows e no programa.
Já fui à reimpressão de documentos não consigo de forma alguma.
Já andei a ler manual mas nada será que falta alguma configuração para as VD, Facturas e etc.
Será que me pode ajudar, o meu obrigada e continuação de bom trabalho
Nuno Melo

29 04 2010
Filipe

Muito obrigado pela ajuda!

30 04 2010
Filipe

bons dias!
Estamos á beirinha do fim de semana, e eu tenho mais um bico – de – obra…
há a possibilidade de alterar/apagar uma série de um ano.

30 04 2010
Filipe

bons dias!
Estamos á beirinha do fim de semana, e eu tenho mais um bico – de – obra…
há a possibilidade de alterar/apagar uma série de um ano?

30 04 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Não existe essa possibilidade.

Carlos

30 04 2010
Filipe

ok obrigado na mesma e um bom fim de semana.

5 05 2010
MARCO

bom dia,

Gostaria, de saber se no primavera expresse existe a possibilidade de anular VD ou Fact/N.débito.
Obrigado
marco

5 05 2010
XpecialGUEST

Bom dia.

Não existe essa possibilidade.

Carlos

5 05 2010
José Oliveira

Antes de mais obrigado ao autor deste blog pelo excelente reportório de dicas.

Recentemente adoptei o Primavera Xpress e entretanto surgiram-me duas pequenas dúvidas:

1) Como se emitem Guias de Consignação? Ouvi dizer que a Guia de Transporte para efeitos legais corresponde a uma Guia de Consignação. Se emitir uma Guia de Transporte posso considerar para todos os efeitos como uma Guia de Consignação?

2) Quando temos a venda de um produto que está isento de IVA, como posso indicar na factura o Decreto-Lei ao abrigo do qual está isento de IVA? Ou seja, pretendia indicar na factura que determinado produto está isento de IVA ao abrigo do nºXX do Código do IVA.

Muito obrigado

6 05 2010
XpecialGUEST

Boa tarde

1 – Não sei exactamente qual o valor legal de uma guia de transporte. Penso até que não ter nenhum valor, é apenas uma guia para acompanhar mercadoria, da origem para o destino.

A Guia de Remessa, essa sim, indica que existe uma transacção documental/económica.

O Express não permite criar novos tipos de documentos, portanto terá de utilizar um dos tipos já existentes.

2 – Ao contrário da V7.5, no Express não consegue fazer isso de forma automática. Terá de colocar essa observação manualmente numa linha de artigo!

Carlos

6 05 2010
José Oliveira

Muito obrigado pela pronta resposta.
Como a isenção se aplica a todos os produtos que vendo irei então usar o CrystalReports e editar os documentos de facturas e recibos.

Obrigado mais uma vez

14 05 2010
CPA

Boa tarde,
Instalei o Primavera Express, iniciei a plataforma no módulo administrador e criei a minha empresa, até aqui tudo bem. O meu problema, para o qual peço ajuda é, que quando tento abrir o módulo Primavera Express V6.40, que no fundo é onde eu vou trabalhar sobretudo na facturação acontece o seguinte:

– No navegador só tenho acesso á empresa demo, e quando faço nova ele ainda me permite ver e seleccionar a empresa que eu criei no administrador, mas depois não visualizo nada (dados introduzidos no admnistrador) referente á minha empresa.
– A minha questão é no fundo como faço para começar a trabalhar no módulo/aplicação Primavera Express V 6.40 numa empresa criada no administrador.
Cumprimentos

CPA

18 05 2010
Johnny

Caro amigo!

Estou com uma dificuldade que não consigo ultrapassar pois sou novo no assunto, o que me acontece é o seguinte:
– Ainda na fase de instalação, quando chega à parte do SQL server dá-me a informação que não consegue ligar ao SQL server, já tentei mil e uma formas e não consigo nada, será que me pode dar uma ajuda s.f.f

Cumprimentos

Johnny Santos

18 05 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

O Primavera instala de forma integrada o SQL Server 2005 Express, em modo silencioso, ou seja, não é mostrado o estado de instalação do mesmo, ou eventuais erros que possam surgir, o que dificulta a resolução de problemas quando a instalação não é concluída com sucesso.

O que poderá esta a passar-se é que, para o SQL Server funcionar correctamente, todos os componentes têm de ser instalados, e todos os requisitos ao nível do SO têm de ser cumpridos, como por exemplo o Service Pack do Windows!

Assim sendo sugiro que tente instalar o Primavera num outro computador com Windows “limpo” e actualizado ao máximo, ou que faça o download do SQL Server 2005 Express SP3 e instale manualmente.

Carlos

27 05 2010
Johnny

Boa Noite!

Caro amigo Carlos grato pela sua explicação, já tentei em 3 computadores diferentes, sendo que um deles tem o SO limpo e não consigo absolutamente nada; diga-se em verdade que eu já a algum tempo (cerca de 1ano e meio) instalei o primavera e nunca me deu qq tipo de problema a instalar e agora deparo-me com esta situação no mínimo caricata, e não consigo mesmo ultrapassar, já li algures que seria um conflito de «linguas» (coisa que não acho fazer sentido). O melhor será desistir (com muita pena minha), contudo se alguém me der outras opiniões agradeço.

Cumprimentos

Johnny Santos

27 05 2010
Mag

ola….eu comecei a utilizar o primavera espress v6.40 recentement…Eu normalmente kd quero ver como se faz algum passo.. faço antes no demo,,, mas enganei-me.. E emiti uma factura k não devia na minha empresa…
Segundo o k li não se pode eliminar por motivos legais..ou algo do género….keria saber como se anula…. Ou assim.. obrigada urgent

27 05 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Altere a factura, substituindo o cliente e os artigos.

28 05 2010
Mag

Boa tarde.

Muito Obrigada…

gostei muito do seu blog,,,,é muito construtivo,,,,,e ainda bem que ele existe….
e que existem pessoas que gostam de partilhar o seu conhecimento…

muito obrigada mesmo…

28 05 2010
XpecialGUEST

:)

4 06 2010
Jorge Martinho

Olá, exportei ficheiros do Primavera para o desktop como cópia de segurança e agora não consigo importá-los de novo para a aplicação.

4 06 2010
9 06 2010
jacolino

Bom dia, utilizo o primavera express e agora surgiu.me uma duvida.
Ao imprimir queria que quando carrega-se em imprimir ele imprimia logo o original e duplicado , sem ter que tenha de fazer um de cada vês.

Cumprimentos

9 06 2010
XpecialGUEST

A opção de pre-visualizar o documento que está a imprimir deve estar activada.

Dependendo do documento verifique na configuração do mesmo em Tabelas > Documentos, e depois no separador séries, ao seleccionar a série que utiliza nesse documento, em baixo, se a opção Pré-visualizar está activa, e desactive.

http://invisibleflamelight.files.wordpress.com/2009/12/image_thumb51.png?w=504&h=400

Carlos

9 06 2010
José Santos

Boa tarde, precisava de ajuda por favor.
No programa da primavera apos emitir factura queria emitir recibo mas nao concigo.
sei que é no CC so que aparece no coluna do DOC FA (Factura).
Como altero para RE (recibo)???
Obrigado
Atenciosamente,
José Santos

9 06 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Veja o manual do Programa. Tem lá essa parte muito bem explicada.

Carlos

9 06 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Veja o manual do Programa. Tem lá essa parte muito bem explicada.

Carlos

9 06 2010
arnaldo

criei um administrador na versao 7 e esqueci a password.ajudem-me please

9 06 2010
XpecialGUEST

Penso que as passwords são encriptadas dentro da Base de Dados, portanto a única opção que resta é contactar o suporte…

Carlos

17 06 2010
MV

Caro XpecialGUEST,

Desde já os meus parabéns, o seu apoio a todos estes bloguistas é incansável!! Fico sempre contente de saber se existem ainda pessoas como você?

A minha pergunta , prende-se em saber se este registo é adulterável, ou seja, se a esta data registada internamente em programa de último acesso ao documento, pode ser apagada ou alterada para a data de criação do documento (ou seja, emitir documento, fechá-lo, mais tarde editar o documento inserindo no descritivo informação nas linhas de produto, e apagar/alterar o registo de data referente à última alteração).

Gostaria também de saber onde posso recolher esta informação no programa ou base de dados.

A sua colaboração nesta matéria é algo importante, pelo que vos vou explicar o sucedido:

Basicamente, existem duas facturas, onde uma foi adulterada e outra não. Foi emitida e impressa uma primeira com um valor, e depois essa mesma factura aparece agora com um descritivo/observação que não existia, pelo que preciso de provar que essa factura foi acedida e alterada depois da data em que realmente foi criada. Para agravar, foi criada uma outra factura com outro valor, que possui a mesma data, mas criada 5 minutos depois, o que é impossível. Foi certamente alterada a data de sistema ou criada a factura com a data e hora que se quis inserir, mas o meu segundo problema é saber como posso provar sem margem para dúvida que esta situação ocorreu (algum registo da base de dados, do próprio programa, etc.).

Enfim, conto com a sua possível colaboração para me esclarecer de como conseguir provar sem sombra para dúvidas que estas alterações foram efectuadas.

Agradecendo desde já a vossa atenção a este pedido de ajuda, apresento desde já os meus melhores cumprimentos,

18 06 2010
XpecialGUEST

Respondido por email

Carlos

23 06 2010
Leth

É possível alterar um report? é que estou a tentar configurar no Express e dá me a seguinte mensagem:

Erro detectado pelo motor de impressão do ‘Crystal Reports’.

Invalid formula name.

O que significa?

29 06 2010
Ricardo Andrade

Boa tarde, instalaei hoje o primavera express, fiz download no site

e aparece ano 2008, não me deixa imprimir a factura, o que tenho que fazer para configurar para ano 2010

podem responder por email

ricardo@kriacao.com

Obrigado

Ricardo

29 06 2010
1 07 2010
João

Boa tarde,

Estou a tentar abrir o programa após a instalação mas sem sucesso. Nas configurações iniciais é pedido o servidor de dados (.\PRIExpress) eu clico em “próximo”, e são pedidos os dados para login. Coloco “SA” e “PRIMAVERA” como seria suposto e clico em seguinte. Surge então a mensagem:

“O primavera express apenas suporta servidores de dados MSDE”

O problema é do SQL? O meu SO é o windows 7 ultimate 64bits.

1 07 2010
XpecialGUEST

Já funcionou antes? Está a utilizar a última versão do Primavera Express? Se bem me lembro as versões iniciais do Primavera Express, em vez do SQL 2005 Express traziam consigo o MSDE, que não é suportado pelo Vista / 7.

Carlos

1 07 2010
João

Estou a utilizar a versão 6.40, foi a que saquei do próprio site da primavera. Nunca funcionou, instalei, abri o programa e estas configurações são as iniciais.

14 07 2010
soros

Gostava de mudar o estado duma factura directamente na BD. Basta alterar nas tabelas CabecComprasStatus e LinhasComprasStatus? Ou existe mais algum local onde devo mexer? Onde posso ver os estados existentes?
Ob. Soros

14 07 2010
XpecialGUEST

Caro visitante, a sua questão sai fora do âmbito deste post que é sobre a versão Express, onde essa funcionalidade não existe.

Carlos

21 07 2010
Antonio

Erro ao executar o comando papra realizar a instalacao em modo silencioso do primavera V7.50 no windows Xp. Como efectuar esse instalacao?

Obrigado!

22 07 2010
XpecialGUEST

Contacte o suporte da Primavera.

Carlos

23 07 2010
JAYSON

Boa tarde,
comecei hj a fazer uso do sistema primavera express, mas estou com problemas em efetuar a abertura de caixa.
Aparece a seguinte msg de erro:
“A data do documento [23-07-2010] não respeita os limites definidos na série [2008] do Documento[ABTCX]“.

Como faço para resolver essa questão??
Desde já antecipo agradecimentos.

23 07 2010
XpecialGUEST

Já criou novas séries de documentos para o ano 2010?
Em caso negativo veja este post: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/07/02/primavera-express-sries-de-documentos/

Carlos

23 07 2010
Carlos Silva

Boa tarde tenho o seguinte problema com o primavera express, não sei como transformar guias de remessa em facturas por exemplo, a opção transformar documentos não está no menu contexto, à alguma configuração para que a opção transformar documentos fique activa ?

Atecipadamente Grato desde já

24 07 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Que versão é que utiliza? 6.30 ou 6.40?

Na versão 6.40 também não me aparece essa opção, apenas na 6.30. Assim sendo tem que ir a Documentos > Processamentos > Conversão de Documentos Vendas.

Carlos

24 07 2010
Carlos Silva

Grato pela disponibilidade, e parabéns pelo serviço que presta à comunidade.

1 09 2010
João Almeida

Boa tarde,

Uso Primavera Express 6.40. Sempre utilizei sempre qualquer problema, mas agora não consigo abrir nenhuma tabela (artigos, clientes, etc). Ao tentar abrir aparece uma caixa de diálogo com a seguinte frase “Ocorreu um erro ao abrir a lista seleccionada. 339 – Application-defined or object-defined error”. Alguém poderia dar uma ajuda para tentar resolver este problema.

Com os melhores cumprimentos,

João Almeida

1 09 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Com a aplicação fechada, renomeie todas as pastas dentro de C:\Programas\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\Config\LX, como por exemplo Posto00, para Posto00.old. Veja se resolveu.

Carlos

7 09 2010
Liliana

Boa Tarde,

Antes de mais, agradeço todo o seu esforço, disponibilidade e simpatia com que responde às questões.

Tenho tido algumas dúvidas com o Primavera Express v6.40 e a todas elas surge aqui a resposta. Obrigada.
A única dúvida que não vi colocada aqui no fórum é a questão do Original e Duplicado da Factura. Tenho imprimido sempre 2 exemplares de cada FA, no entanto, alguns clientes precisam que a factura mencione “original”. Como devo proceder para que esta nota apareça definitivamente em todas as FA’s?

Mais uma vez, um grande Obrigada.

Liliana

7 09 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

A via do documento já aparece no documento. Veja este exemplo: http://invisibleflamelight.files.wordpress.com/2009/02/untitled61.jpg . Se reparar, no lado direito, em baixo da data de vencimento tem lá “original”.

Carlos

8 09 2010
Liliana

Bom dia Carlos,

Nem tenho palavras para definir o embaraço. Está em todas sim senhor! Estava longe de pensar que estivesse escrito em pequeno…

Um grande Obrigada e continuação do Bom Trabalho!

Liliana

8 09 2010
XpecialGUEST

:)

Bom trabalho…

Carlos

9 09 2010
Filipe

Bons dias a todos!
Preciso de ajuda no que diz respeito a stocks, tenho uma loja de informática, e usamos o Primavera Express v6.40, e a duvida é a seguinte, nós usamos bastante material daquele que colocamos pra venda como cd’s DVD’s papel tinteiros e tudo o mais, qual será a melhor opção? dar saída de stock e referenciar consumo interno ou facturar como imobilizado? ou nenhuma das duas?
1 abraço e obrigado!

9 09 2010
XpecialGUEST

Boa pergunta…

Se alguém souber responder correctamente…

Carlos

28 09 2010
PMC

Boa tarde,
Faço minhas as perguntas do Filipe.
Se alguém puder ajudar também agradeço.
PMC

13 09 2010
Manuel Calçada

Ola bom dia, sou um completo incapaz e uso o Primavera 6.40. Preciso de alterar as series dos documentos todos e nao encontro onde de-vo faze-lo. Os documentos estao fixos em 2008 e ….. pode dar-me alguma indicação de como fazê-lo?
Obrigado

13 09 2010
25 09 2010
Agostinho Dores

Boa noite. Na minha actividade muitas vezes tenho de andar com amostras no carro e as autoridades fiscais exigem um documento que acompanhe a mercadoria. O mais indicado é uma guia de transporte. Mas na versão 6.4 só é possível tirar uma guia de transporte se souber o nome do cliente. Mas eu não sei os nomes das pessoas que vou visitar, à medida que vou de viagem onde existe um possível cliente paro e vou falar, por isso preciso do mostruário. Quando tinha guias manuais escrevia “clientes desconhecidos” mas neste software isso não é possível porque exige nº contribuinte e todos os dados. Que opções tenho? É que fui às finanças perguntar o que fazer e responderam-me que não têm culpa que use um programa que não tem as funcionalidades necessárias. Tão simpáticos aqueles funcionários. Desde já obrigado pela ajuda que for possível dar.

27 09 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Para permitir que o documento Guia de Transporte possa ser emitido a clientes indiferenciados, ou seja, ao cliente VD, faça da seguinte forma:
Feche o Primavera e aceda ao Administrador, depois de seleccionar a empresa em questão carregue simultaneamente nas teclas CTRL + ALT + P. Depois de abrir a consola do SQL, cole e execute a seguinte instrução SQL:

update documentosvenda set clienteindiferenciado=-1 where documento=’GT’

Se der erro ao executar, apague a pelica que tem de cada lado do GT e escreva-a manualmente. Encontra a pelica na tecla do ponto de interrogação.

Carlos

28 09 2010
Agostinho Dores

Desde já muito obrigado pela ajuda e atenção dispensada.
Tenho algumas dúvidas:
Carreguei simultaneamente nas teclas CTRL + ALT + P.
Abriu a janela e no separador ‘insere SQL’ escolhi a opção ‘inserir registo’. Logo no início já tinha escrito: SELECT * FROM . Escrevi o comando que me sugeriu logo na linha abaixo, e depois cliquei em executar, que deu o seguinte erro:
Erro: -2147217900, Status: 5, Source: Microsoft OLE DB Provider for SQL Server: Incorrect Sintax near ‘<' .
Se puder ajudar agradeço imenso…

28 09 2010
Agostinho Dores

Correção do post anterior

Desde já muito obrigado pela ajuda e atenção dispensada.
Tenho algumas dúvidas:
Carreguei simultaneamente nas teclas CTRL + ALT + P.
Abriu a janela e no separador ‘insere SQL’ escolhi a opção ‘inserir registo’. Logo no início já tinha escrito: SELECT * FROM . Escrevi o comando que me sugeriu logo na linha abaixo, e depois cliquei em executar, que deu o seguinte erro:
Erro: -2147217900, Status: 5, Source: Microsoft OLE DB Provider for SQL Server: Incorrect Sintax near ‘<' .
Se puder ajudar agradeço imenso… Escrevi o comando manualmente dado que não aceita copiar e colar….

28 09 2010
XpecialGUEST

Depois de carregar em CTRL+ALT+P, simplesmente cole a instrução que disse, e carregue em executar. Não carregue em Inserir registo!

Carlos

29 09 2010
Miguel

Boas, após um ataque de virus no pc não consigo abrir o Primavera Express. Dá “erro na abertura da aplicação” (automation error The specifies module could not be found). Indo ao Administrador tento repor a cópia de segurança e aparece o erro: “não foi possivel estabelecer a ligação com o servidor SQL (Object variable or with block variable not set).
Estou a pensar formatar o disco e já copiei tudo o que tinha neste PC para um disco externo, mas ao tentar abrir o primavera noutro pc, a partir do disco externo não encontro a minha empresa…

Acha que existe algum remédio para esta situação?

Obrigado

30 09 2010
Carlos

Boa tarde.

Repare que se copiar a pasta do Primavera, colar num disco externo, e tentar executar num outro computador não vai funcionar.

Carlos

30 09 2010
Miguel

Ok, mas quanto a não conseguir iniciar a aplicação ou não dar para repôr a cópia de segurança, tem alguma sugestão?

Obrigado

30 09 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Contacte o suporte da Primavera.

Carlos

30 09 2010
Paulo

Boa tarde,
antes de mais o meu agradecimento ao criador deste blogue fantástico que tanta gente pode elucidar.
tenho umas dúvidas que agradecia que fossem respondidas se for possível.
A minha esposa tem uma pequena empresa têxtil em que faz prestação de serviços para outras empresas (no caso dela é uma empresa de corte de vestuário).
está no regime de escrita organizada em nome individual e basicamente passa:
-guias de remessa
-facturas
-recibos

1- Fiz o download do primavera Express 6.40 e puz-me para lá a testar aquilo e tenho a base de dados com vários documentos que não posso apagar.
Vou começar a usar o software a partir de Outubro de 2010 e estou enrascado.
Como quando fiz o download puz o NIF da empresa dela e o nome, não posso instalar de novo pois a base de dados não aparece vazia mas com todos os documentos que criei nos testes (devia ter usado a empresa DEMO). Como faço para voltar a colocar tudo vazio de novo?

2-em cada factura que passo tem que se pôr em baixo
“retenção de 11,5% IRS-artº101, nº1 do CIRS”, ou seja, faz a retenção para IRS.
Como faço para que nas facturas e recibos, apareca-me a retenção dos 11,5% para IRS?

3- A empresa corta t-shirts, pólos, vestidos, etc…
Na criação de artigos, tem que se põr a fazer a retenção?
Se for considerado mercadoria, e se puser o visto em fazer a retenção, aparece-me uma mensagem a informar que a mercadoria não devia fazer retenção…
Lanço os artigos como?

Obrigado ,

Paulo

30 09 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

1.- No administrador, apague a empresa e volte a criar uma nova. Tem que ter em conta que tudo o que fez na que vai apagar, por exemplo, se criou artigos, clientes, etc, terá que voltar a introduzir na empresa nova a criar.

Quanto ao ponto nº2 veja na ajuda do Primavera que explica lá a forma correcta de configurar a retenção. Se o que pretende é que apareça em todos os documentos o texto que indicou, veja este post que talvez possa ajudar: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/02/27/primavera-express-colocar-logtipo-nos-documentos-de-venda/.

Carlos

Carlos

30 09 2010
Paulo

Caro XpecialGUEST,
desde já o meu muito obrigado pela prontidão na resposta.
Para fazer a retenção, tenho que pôr ao criar o cliente, na factura e nos artigos.
A minha dúvida ao criar os artigos é que por exemplo:
Ex: Um artigo TSR001
T-SHIRT RISCAS TAMANHO 6
é considerado uma mercadoria, serviço, sub-contrato?????
Coloco o visto em fazer a retenção e se tiver mercadoria, diz que não é muito lógico uma mercadoria fazer retenção…

Nos parametros da empresa, em contas correntes, retenções na fonte, que tipo de retenção ponho que no meu caso que é para IRS pois não aparece?
B-rendimentos profissionais ??
O-outro ??
Ou tenho que criar esta retenção de novo

Paulo

1 10 2010
XpecialGUEST

O artigo TSR001 é de facto uma camisa ou é o serviço de corte para a uma camisa T-SHIRT RISCAS TAMANHO 6?

Carlos

1 10 2010
Paulo

Esse artigo é a peça cortada, que neste caso é uma t-shirt.
Entra na empresa rolos de malha e saem partes de peças cortadas.

2 10 2010
XpecialGUEST

Não seria mais correcto alterar a descrição do artigo para: “Corte-T-SHIRT RISCAS TAMANHO 6″ ou parecido? Penso que o mais correcto é configurar a ficha do artigo e definir em Tipo artigo: Serviço.

Carlos

1 10 2010
Paulo

Estive a fazer uns teste na versão demo e apareceu-me a factura com valor em euros e escudos.
Como faço para aparecer só em euros?
Depois da factura fiz o recibo e apareceu-me o valor, a retenção mas não aparece o IVA. É assim?

Paulo

2 10 2010
XpecialGUEST

A empresa DEMO, ao contrário da Express vem configurada com a moeda PTE (Escudos) como moeda alternativa, daí os documentos aparecerem também em escudos.

No recibo é normal não fazer qualquer referencia a taxas de IVA.

Carlos

3 10 2010
Paulo

Simulei uma factura e um recibo na empresa DEMO.
A empresa faz retenção de 11,5% para IRS e puz nos parametros da empresa a fazer retenção.
Agora não sei onde descrimino que os 11,5% de retenção são para IRS pois nas facturas e recibos aparece o valor da retenção mas não aparece o nome da retenção que neste caso é IRS.

4 10 2010
Paulo

Boa tarde, tirei hoje a primeira guia de remessa na empresa EXPRESS e sai-me valor a 0 em Euros e Escusos.
Não era só na DEMO que aparecia isto?
Como faço para eliminar os PTE?

Paulo

6 10 2010
Paulo

Erro meu pois devo ter visto mal.
Sai-me realmente a moeda só em EUR

Sorry…

6 10 2010
Paulo

Coloco esta questão de novo a ver se alguém me responde:

Simulei uma factura e um recibo na empresa DEMO.
A empresa faz retenção de 11,5% para IRS e puz nos parametros da empresa a fazer retenção.
Agora não sei onde descrimino que os 11,5% de retenção são para IRS pois nas facturas e recibos aparece o valor da retenção mas não aparece o nome da retenção que neste caso é IRS.

15 10 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

De facto não aparece, porque talvez não seja obrigatório ou importante. Tente informar-se junta do seu contabilista ou da Primavera e depois coloque aqui o resultado.

Carlos

15 10 2010
Miguel

Boa tarde, como posso transferir o primavera para outro PC?

Obrigado

15 10 2010
15 10 2010
António Mendes

Boa noite,
eu fiz o download do Primavera express 6.40 e instalei num pc para trabalhar na minha pequena empresa.
Acontece que não guardei cópia do programa.
Posso ir ao site e fazer o download outra vez do programa para a mesma empresa em questão?
ou só deixam tirar uma cópia?
Além disso, faço cópias de segurança 1 vez por semana mas gostava de instalar o programa no meu portátil pois se o pc estourar fico sem nada.
Por isso queria fazer o download do programa.

Obrigado.

15 10 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Como já fez o registo anteriormente, é só introduzir a chave de registo e o endereço de email e voltar a descarregar o software.

Carlos

17 10 2010
Luis Palrilha

Boas,

Fiz um documento factura para imprimir em papel 12X9.5. A impressora está configurada correctamente pois imprime bem do Excel ou do Word.
Quando imprime do Primavera tenho sempre de alterar o tamanho do papel
pois fica sempre gravado como “Letter” e não o 12.5 que é que o está gravado na impressora.

O que devo fazer?
Cumprimentos
Luis Palrilha

22 10 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Estive a simular e acontece a mesma coisa aqui. Contacte o suporte da Primavera, e se houver solução coloque aqui pf.

Obrigado
Carlos

22 10 2010
António Alves

Boa noite.
Após instalação da aplicação Primavera V. 7.50 ao tentar abrir dá o erro”o código do icone«AJUDA» não existe”

Qual será solução para ultrapassar isto.

Obrigado desde já,
um abraço,
António Alves

22 10 2010
XpecialGUEST

Boa tarde

No servidor, e com a aplicação fechada, renomeie a pasta com o nome do seu utilizador e/ou computador, em C:\Programas\PRIMAVERA\SG750\Config\LP para outro nome, e volte a abrir a aplicação.

Nota 1: – O caminho para a pasta do Primavera pode variar.
Nota 2: – É possível que perca definições guardadas do utilizador/posto, uma vez que iram ser recriadas ao abrir a aplicação pela primeira vez depois de ter renomeado as pastas.

Se não resolver contacte a Primavera.
Onrigado

Carlos

22 10 2010
António Alves

Olá boa tarde.
Já ultrapassei esse erro. Agora aparece outro erro “run-time error 372″
ficheiro vbalexpbar6.ocx be outdated.

Um abraço,
António Alves

23 10 2010
XpecialGUEST

Aí já é mais complicado de tentar ajudar. Contacte Primavera para obter suporte.

Carlos

22 10 2010
Hugo Caçola

Boa tarde X Men do SOFTWARE

Trabalho Notável :)

A minha duvida das minhas duvidas que ja foram resolvidas (graças a si) é que quando imprimo Um recibo de adiantamento de clientes n me sai na impressao os meus dados (empresa)

que volta hei de dar

Obrigado

22 10 2010
Paulo

Hugo, nos parâmetros de impressão do recibo,deve ter escolhido imprimir doc. c/ logotipo e por esse facto, não lhe aparece o cabeçalho com os dados da sua empresa.

Acho que deve ser isso.

Paulo Gonçalves

22 10 2010
Agostinho Dores

Boa noite. Trabalho com o express free e só agora reparei que de cada vez que faço um guia de transporte as quantidades são de imediato reduzidas no stock. Penso que isto não deveria ser assim, há alguma maneira de configurar as guias a não reduzirem logo as quantidades no stock?
Obrigado pelo excelente trabalho de ajuda…

23 10 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Faça uma cópia de segurança da BD ( http://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/05/24/como-fazer-uma-cpia-de-segurana-do-primavera-express/ )
Aceda agora ao Administrador, e depois de escolher a empresa, carregue simultaneamente: ctrl + alt + p. Localize agora a tabela, no lado esquerdo que diz DocumentosVenda. No lado direito encontre o documento GT, e nessa linha, na coluna onde tem LigaStocks mude de -1, para 0. Não é necessário fazer mais nada.

Carlos

25 10 2010
Agostinho Dores

Bom dia.
Desde já um grande obrigado pela ajuda.
Fiz tudo tal e qual como disse, mas volta tudo ao mesmo. Ou seja depois de fechar o administrador e se o voltar a abrir e for à mesma tabela já está no parametro por defeito ou seja -1, e volta a deduzir ao stock se fizer uma guia de transporte. Como faço muitas guias de transporte queria mesmo que ficasse sempre sem mexer em stocks.
Já agora e desculpe a minha ignorância mas eu faço com regularidade cópias de segurança, porque é preciso fazer uma cópia de segurança antes de alterar este parametro? Cumprimentos.

25 10 2010
XpecialGUEST

Experimente colocar 0 e carregar de seguida, sem alterar, num outro registo qualquer.

Disse para fazer uma cópia de segurança para a eventualidade de, acidentalmente, editar, ou apagar um registo. É necessário ter cuidado ao mexer dentro da BD porque não existe qualquer tipo de validação, na eliminação, ou alteração de dados.

Carlos

27 10 2010
Agostinho Dores

Bom dia.
Na sua ultima sugestão precisava que me explicasse os seus termos:

“Experimente colocar 0 e carregar logo de seguida, editar, sem alterar, outro registo qualquer.”

O que significa carregar, editar, sem alterar?

Obrigado.

27 10 2010
XpecialGUEST

Já corrigi o meu comentário…

Carlos

28 10 2010
Agostinho Dores

Obrigado pela atenção Carlos, mas continuo sem entender como alterar isto. Se pudesse ser mais especifico agradecia muito.

28 10 2010
XpecialGUEST

Tente fazer o seguinte, depois de alterar o registo para 0, carregue no Enter, e depois feche e volte a abrir para confirmar se de facto o registo foi alterado.

Carlos

8 11 2010
João Manuel

Bom dia. Tenho um problema com o Express. Até agora tenho usado (2anos) e tudo OK, até já altero mapas em Crystal Reports e tudo… mas o problema é que instalei uma Epson TM-T88III (térmica) e não a consigo por a trabalhar com o primavera. o windows imprime espectaculo no primavera diz:”Não foi possível abrir a impressora TM-T88III Por favor verifique se a impressora está instalada e/ou correctamente configurada na GCP.” Ajudas?

8 11 2010
XpecialGUEST

Criou no Primavera a impressora com o mesmo nome da impressora, no Windows e foi depois associar essa impressora ao Ponto de Venda?

Carlos

8 11 2010
João Manuel

Ora, antes de mais obrigado pela rápida resposta. Eu fui a Tabelas | Pontos de Venda | Impressoras… criei uma nova com o código TM-T88III e na descrição, meti o mesmo que o windows (em impressoras e faxes): “EPSON TM-T88III Receipt” ainda na criação da impressora aquilo pede seq. inicial corte e final e abre gaveta, experimentei varios valores mas nada (não sei se estou a por os correctos :S ) fiz guardar. Depois fui a Tabelas ! Pontos de Venda | Posto de Venda e para o unico posto aberto o 001, fui ao separador impressora e escolhi a minha TM-T88III…

devo dizer que por acaso ainda nem reiniciei o pc… será preciso?

vou fazer agora de qualquer forma…

obrigado pela ajuda, queria ver se metia mesmo isto a funcionar :S

9 11 2010
XpecialGUEST

Mude o nome da impressora no Windows para TM-T88III .

Isso deve chegar.

Carlos

10 11 2010
filipe torcato

Boa noite!
estou a tentar configurar o posto de vendas do Primavera Express, mas dá me um erro muito estranho quando faço “fechar documento” e imprimir, {erro 3000 ao gravar o documento}.
A data do documento [10-11-2010] não respeita os limites definidos na série [2008] do Documento[MOV].

a série que está configurada para este documento é a 2010 como posso confirmar no menu lateral, opção outros dados.

11 11 2010
XpecialGUEST

Tabelas > Tesouraria > Documento “MOV” > Séries. Retire a opção “Série por Defeito” da série 2008 e coloque na série 2010 se ela existir. Se não existir crie uma nova, com datas Inicial e Final de 2010 e coloque-a por defeito.

Carlos

10 11 2010
filipe torcato

peço desculpe a a rapidez com que escrevi que me esqueci de agradecer, o excelente trabalho que é exercido aqui que nos ajuda a desenvolver mais e mais as nossas capacidades. Então desde já o meu grande abraço e força na continuidades deste projecto.

16 11 2010
filipe torcato

Muito Obrigado Carlos.
Foi mais uma vez uma grande ajuda!
1 abraço

17 11 2010
Sara Santos

Boa tarde,

Gostaria de anular uma Venda-a-dinehiro no Primavera Express mas não sei como o fazer. Agradecia a vossa ajuda,

Atenciosamente

Sara Santos

18 11 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Não consegue anular documentos. O Primavera permite é alterar o documento, reutilizando-o para outro cliente, com outros artigos se quiser.

Carlos

19 11 2010
Sara Santos

Muito obrigada pela informação.

Sara

26 11 2010
Ricardo

boa noite!
tenho instalado o primavera 7.5 num pc com windows 7 e a funcionar em ambiente workgroup. fiz o deploy junto com um técnico primavera para as restantes máquinas da rede, mas acontece que de um momento para o outro deixei de conseguir arrancar com o Primavera nas maq. clientes e dá-me o seguinte erro:

Impossível estabelecer conexão ao servidor ‘PRIMAVERA_SRV\PRIMAVERA’.

Method ‘~’ of object ‘~’ failed

Por acaso tem alguma dica que me possa ajudar?
Desde já os meus agradecimentos,

Ricardo Alemão

7 12 2010
carlos

Alguém me sabe dizer se a nova versão Primavera Starter “come” o backup do Primavera Express?

Cumprimentos

7 12 2010
XpecialGUEST

Nunca testei, mas em principio sim, tendo no entanto que ser feito o processo de actualização da base de dados. Para ter a certeza confirme com a Primavera.

Carlos

12 12 2010
Carlos Almeida

Boa noite
Precisava de ajuda para o seguinte
Uso o Primavera para emissão de facturas – vendas a dinheiro – emissão de recibos. No entanto aconteceu-me algo estranho. Facturei um trabalho de 400 euros + IVa, enviei para o cliente, ele pagou e agora quero imprimir o recibo e em vez de aparecer apenas o valor de 484 euros, aparece um desconto de 19,36 que não consigo eliminar nem sei como aparece… Ou seja o recibo insiste em ficar em 464,64 !!!!!! Não tenho nenhum desconto definido em lado nenhum, nem para este cliente, nem para nenhum outro! O que fazer?????

Desde já agradecido pela ajuda

cumprimentos

23 12 2010
Keyjo

Boas…

Verifica valores da retenção se tiveres…

Pode ser isso…

23 12 2010
Keyjo

Boa noite.

Já deu mil voltas à cabeça mas não consigo descobrir como por mais do que 2 casas decimais nos artigos e consequentemente nos documentos.

Este facto deve-se à existência dos Ecovalores.

Existe algem que me pode dar uma ajudinha???

Obrigado.

23 12 2010
XpecialGUEST

Boa tarde

Vá a Tabelas > Bancos / Tesouraria > Moedas > escolha a moeda EUR > altere o valor de 2 para 3 em Casas dec. preços unit.

Carlos

28 12 2010
Bruno Teixeira

Boa tarde.

Gostaria de saber se me poderia ajudar no seguinte. Fiz a “tranposição” do Primaversa Expressa,versão 6.40 de um Pc para outro, aparentemente com sucesso. A única coisa que não consigo é quando entro como Administrador, onde não aparece a empresa de base que criei, apenas as de demonstração e por defeito.
Contudo, nas facturas e recibos, assume sem problemas a série existente.

Como poderei copiar esta parte de dados.

Cumprimentos e muitos parabéns pelo Blog e disponibilidade com que ajuda todos os que vão colocando dúvidas ao longo dos anos.

Votos de bom 2011 desde já,

Bruno

28 12 2010
XpecialGUEST

Boa tarde. A sua dúvida é pouco esclarecedora.

Quando entra como Administrador (criou utilizadores?), ou quando entra no Administrador?

Carlos

28 12 2010
MMS

Boa tarde,

Estou a pensar começar a facturar com o primavera express a partir de 2011 pois actualmente trabalho com outro programa de facturação.
Dado que tenho imensos artigos inseridos no programa e uma listagem considerável de clientes, pergunto se há alguma funcionalidade no Primavera que permita migrar os dados (clientes e artigos).
Aproveito para dar os parabéns por este blog onde se encontra imensa informação que facilita a utilização do Primavera e que me tem sido bastante útil.
Agradeço desde já a disponibilidade.

28 12 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

O Primavera Express não tem nenhuma funcionalidade para importar dados extraídos de outra aplicação.

Carlos

28 12 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

O Primavera Express não tem nenhuma funcionalidade para importar dados extraídos de outra aplicação.

Carlos

2 01 2011
Bruno Teixeira

Caro Carlos,

coloquei uma questão no passado dia 28, relativamente a uma transposição de dados entre Pcs. Peço desculpa por não ter respondido à sua questão, mas no entretanto decidi inserir todo a informação relativa à empresa manualmente no novo Pc e resultou.

Obrigado e desde já votos de uma bom ano,

Bruno Teixeira

3 01 2011
XpecialGUEST

Não há problema.

Bom ano
Carlos

3 01 2011
Ferreira

Boa tarde,

Realizei hoje o download e a instalação do Primavera Express sem qualquer problema, no entanto há um pormenor que gostava de clarificar:
Durante a instalação, e ao contrário daquilo que refere o manual do utilizador, o programa de instalação não me apresentou o ecrã onde seria suposto introduzir as minhas informações pessoais (nome do utilizador e nome da empresa), ou seja, passou do ecrã de aceitação dos termos de contrato de licença para o ecrã de selecção da localização destino (path para a instalação).
Esta situação originou que agora, sempre que abro a aplicação, e na impressão de alguns documentos, aparece-me a informação “licenciado a: PRIMAVERA EXPRESS, FREE EDITION”.
Testei a instalação por duas vezes, mas o resultado foi semelhante, ou seja, o ecrã de introdução das informações pessoais não foi apresentado durante a instalação.
Gostaria de saber se esta é uma situação normal, e caso contrário, como será possível solucionar esta questão.
Desde já agradeço qualquer informação que me possam prestar.
Obrigado.

Votos de um fabuloso 2011

3 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Essa informação é pedida na 1ª instalação do PE (termos do contrato, nome do utilizador e da empresa ). Provavelmente avançou sem ter dado por isso, tal como se faz em qualquer outra aplicação que use a tecnologia NNNF (next, next, next, finish, :) ). Em todo o caso, independentemente dos dados que tivesse colocado na instalação, aparece essa informação: “PRIMAVERA EXPRESS, FREE EDITION”, visto que a aplicação não está licenciada em nenhum nome por ser gratuita.

Carlos

3 01 2011
Ferreira

Isso quer dizer que em todos os documentos onde constem os dados de licenciamento, irá sempre aparecer essa inscrição (“PRIMAVERA EXPRESS, FREE EDITION”)? Não há forma de contornar isso?

3 01 2011
XpecialGUEST

Exactamente… Não sei se pode ocultar essa informação, ou se a licença o permite. Em todo o caso veja o post onde explico como alterar relatórios do Primavera Express: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/01/13/como-adicionar-campos-da-base-de-dados-aos-relatrios-do-primavera-express/

Carlos

4 01 2011
Ferreira

Vou então testar por essa via.
Agradeço os esclarecimentos e a brevidade das respostas.
Muito obrigado.

Ferreira

4 01 2011
Miguel

Boa tarde,
antes de mais parabens pela pagina está 5*.
Em relação ao meu problema é o seguinte:
Estava a fazer a instalação do PRIMAVERA EXPRESS v6.40, mas a determinada altura falha na instalação do SQL SERVER 2005, dizendo que não é possivel a sua instalação, após isso ele continua com a instalação e finaliza a mesma, mas na altura de inicializar a plataforma falha.
Na maquina que eu estou a tentar instalar tenho o WINDOWS XP SP3.
Como posso “contornar” este obstaculo?

4 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

É difícil dizer qual poderá ter sido a causa para a falha na instalação. O Windows está “limpo”, ou tem muito software já instalado? Pode ter existido algum conflito a nível de software.

Carlos

5 01 2011
marcos tomasini

Boas Tarde,

Estou com um problema, que me está a deixar louco. Ao criar o ano de 2011, para poder fazer orçamentos atraves do Express, por engano selecionei a opção de valor com iva, algo que não deveria ter feito, e o pior e que so me dei conta após ter feito 1 orçamento. Andei as voltas e lá consegui retirar essa opção, e colocar o “contador a zeros”, mas agora cada vez que vou para iniciar um novo orçamento e mando imprimir (começa pelo nº1) dá-me a msg de que existe já um documento ORC1, e não me deixa fazer fazer o print. tento passar para o orçamento 2 e como é obvio nada feito. Já andei a ver pela BD se consigo eliminar o dito cujo, e realmente encontro lá informação dele, mas eliminar nada. como posso superar este problema?

Muito Obrigado desde já.

5 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Coloque o contador no 1, e em principio terá o problema resolvido, isto se não andou a apagar ou alterar outros dados.

Carlos

7 01 2011
Raquek Correia

Gostaria de saber como é que em vez de imprimir uma factura, poderei guardar a factura em formato PDF . Antes de fazer as alterações ao IVA clicava no icone para imprimir as facturas e depois aparecia outra janela onde eu podia Exportar a factura e guardar em formato PDF. Agora deixei de ter essa alternativa.

Raquel

7 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Veja a primeira imagem deste post: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/12/15/primavera-express-como-retirar-o-valor-da-reteno-ao-total-da-factura/ . Tem de ir a cada documento e activar a opção “Pré-visualizar” Deve ter criados séries para 2011, sem essa opção activada.

Carlos

7 01 2011
Victor Lemos

Boa tarde.
Estou a começar a trabalhar com o PE 6.4 e agora estou com o seguinte problema:
No cabeçalho aparece “capital Social”;”Cons.Reg.Com”;”Matricula Nº”;”email”mas nenhum apresenta o que deve ou seja “cap” está 0,00,”Cons” não aparece nada e Matricula idem,apenas o e-mail aparece mas também o quero alterar.
Fui ao administrador e cliquei 2x na Empresa e preenchi estes campos,confirmando.Imprimi uma factura mas não alterou.O que me falta realizar?

Agradecido desde já e aguardo sua ajuda,se possível.

Cumprimentos
Victor

7 01 2011
Ana Silva

Boa tarde Vitor.

No PE não consegue adicionar os dados da s/ empresa para faturação, tem de ser no Crystal Reports.

Espero ter ajudado.

7 01 2011
XpecialGUEST

Sofia, os dados que o Victor refere são preenchidos automaticamente, desde que inseridos no Administrador.

Carlos

7 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Em principio falta reabrir o Primavera e todos esses dados já devem aparecer.

Carlos

7 01 2011
Ana Silva

Boa tarde,

Tenho uma dúvida que já tentei de tudo e não consigo desfazê-la, por isso decidi pedir a v/ ajuda, o meu problema é o seguinte:

Ao inicar o Primavera Express POS não consigo fazer a abertura de caixa porque dá este erro: “Erro na gravação da abertura de caixa” a série seleccionada é 2008 e a data é 07-01-2011 de segida aparece uma caixa de texto com o seguinte: “A data do sistema não está dentro do intervalo da ultima série utilizada. Configure uma série para correcto funcionamento”.

Preciso que me ajudem URGENTEMENTE, por favor..

Fico a aguardar breve resposta.

M/Cumprimentos,
Ana

7 01 2011
8 01 2011
Ana Silva

Boa tarde,

Eu estou a falar no POS…

8 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

No comentário dele, não diz que ele está a falar no POS. Ele só diz que os campos estão lá, mas não saem preenchidos.

Carlos

10 01 2011
Ana Silva

Que confusão!!! A minha dúvida é sobre o Primavera Express POS!!

11 01 2011
Ana Silva

Bom dia, peço desculpa pelo incómodo novamente, precisava só de saber se posso eliminar uma empresa e criar novamente outra com os mesmos dados sem que vá buscar informação da anterior?

É que já andei a fazer asneirada em relação à criação de séries e já nem me entendo.

Fico a aguardar breve resposta.

M/Cumprimentos,
Ana

11 01 2011
XpecialGUEST

Bom dia.

Não consegue fazer isso. Poderá, se tiver, utilizar uma cópia de segurança.

Carlos

11 01 2011
Ana Silva

Boa tarde,

O que eu fiz foi lançar 2 docs. iguais mas em séries diferentes e quando vou aos mapas de exploração e chamo a conta do cliente apareçe 2x o mesmo valor. Ex.: tenho uma vd na série 2 e outra igual na série 2011, mas para os docs. de venda a série que tenho ativa é a 2011 e mesmo que desative a 2, aparece sempre os 2 docs. no mapa.

Como poderei então resolver esta situação?
Muito obrigado pela compreensão e paciência.

M/Cumprimentos,
Ana Silva

11 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

A opção de desactivar a série, serve apenas para ela não poder ser seleccionada no editor de vendas. Nos mapas, de vendas por exemplo, todos os documentos das séries inactivas vão aparecer.

Carlos

13 01 2011
Alexandra

Boa tarde,

Gostaria que alguém me pudesse ajudar na seguinte questão, trabalho com a versão 7.5 do Priimavera.

Na execucação de uma nota de pagamento a um fornecedor aparece-me o seguinte erro: A DATA DE INTRODUÇÃO DO PENDENTE “REP” NÃO ESTÁ DENTRO DOS LIMITES ESPECÍFICOS NA SERIE 2011″.

Eu pretendo fazer a nota de pagamento no serie de 2010 e na numeração de 2010, e aparece a mensagem acima. Não sei o que fazer. Alguém me poderia ajudar se faz favor. Obrigado.

13 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Deverá contactar o suporte da Primavera para resolver o problema.

Carlos

18 01 2011
Emeci

Boa tarde,
Preciso de ajuda, se possível, sobre as seguintes questões:
Utilizando o PE no caso de pretender reimprimir uma das vias do documento (por exemplo em virtude de ter encravado na impressora) não é possível fazê-lo na reimpressão de documentos? (não tem pré-visualização acessível) terá que se imprimir no próprio documento – mesmo que não se faça qualquer alteração isso não ficará registado no saft como uma alteração? Obrigada por uma resposta.

18 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Penso que isso não fica registado no SAFT, embora não confirme. Essa é uma dúvida muito frequente. Existe muita documentação sobre a estrutura do SAFT, é uma questão de alguém mais entendido na matéria, ou com tempo, fazer algumas experiências e tirar uma conclusão.

Carlos

21 01 2011
Susana

Bom Dia,

Ontem fiz ao download do Primavera Express, ao configurar a password de acesso para o Administrador, que aparentemente correu bem …surge um quadro inicial que solicita o utilizador e password, ao colocar estes dados, surge uma mensagem que diz: A password não é válida. Tendo “quase” a certeza de que a pass está correcta, como consigo desbloquear esta situação??
Desinstalo tudo até o SQL??

Obrigado
Susana

21 01 2011
21 01 2011
Ana Silva

Boa tarde,

Necessito de uma ajuda por favor,

Como posso fazer o download do crystal reports?
É Gratuito? Já li alguns artigos em que dizem que posso trabalhar numa versão de demonstrção em 30 dias e depois dos 30 dias?

Aguardo breve resposta.

M/Cumprimentos,
Ana

21 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Não é gratuito. Depois dos 30 dias penso que passa a abrir um assistente para introduzir uma chave de activação.

Carlos

21 01 2011
Primavera Express – Dicas e Configurações (Parte III) « ..::invisible flame light::..

[...] Primavera Express – Dicas e Configurações (Parte I) [...]

25 01 2011
Ana Silva

Boa tarde,

Preciso mais uma vez da sua ajuda, ao imprimir os documentos de venda só imprime o original como adiciono mais vias (duplicado e triplicado)? Outra situação ao imprimir o documento este não ocupa a página inteira, fica a meio e muito dentro tipo tamanho A5. Como poderei alterar?

Muito obrigado pela atenção dispendida.

M/Cumprimentos,
Ana

25 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Tem que ia à configuração de todos os documentos onde isso acontece, em Tabelas > Documentos > Vendas > editar a ficha de cada um > seleccionar a série actual, no separador séries > em baixo, no separador impressão, escolher o numero de vias que pretende, e o relatório. O mais comum, em A4, é o Doc. Venda s/ Logotipo.

Carlos

26 01 2011
Ana Silva

Boa tarde,
Precisava de eliminar alguns items na impressão dos docs. relativamente à minha empresa, tipo o capital social, o nº cons. registo comercial e a matrícula, é Possivel?

M/Cumprimentos,
Ana Silva

26 01 2011
29 01 2011
Angelo

Boa tarde, antes de tudo muito obrigado pelo excelente trabalho que tem feito,
ajudou-me imenso já. Mas tenho um problema, tenho uma impressora de talões “samsung SRP250AP” ao iniciar o primavera express aparece na lista de impressoras e consigo defini-la como impressor por defeito. Mas ao configurar o posto de venda não me aparece na lista, alias aparecem duas que nem sequer tenho instalado no computador um Epson (matricial) e outra que não me recordo do nome agora. Como posso fazer para adicionar a minha impressora ao posto de venda?

Muito obrigado

29 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Veja no manual do Primavera Express, na página 111.

Carlos

29 01 2011
Angelo

Obrigado vou ver se consigo colocar a impressora a dar.
Já agora dá para tirar a mensagem de aviso que aparece sempre que faço imprimir uma factura por causa do stock?

Obrigado

30 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Administrador > seleccione a empresa de trabalho > clicar em Parâmetros da Empresa (em baixo) > Opções de Stocks > Artigo > “Em caso de ruptura de stocks”, escolher a opção Ignorar.

Carlos

30 01 2011
Zico

Caro amigo,

Desde já os meus muitos parabens pelo seu blog, está excelente!!

2 questões:

1 – Quando imprimo recibos, sai tudo certinho, mas eu queria que aparece o descritivo do artigo, ou seja “Patrocinio para associação…”, mas apenas aparece “recebemos de V.Exas a quantia….”;

2 – Já na impressão da factura nao aparecem os dados da empresa. Que fazer?

Desde já o meu muito obrigado.

Abraço

30 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

O recibo apenas indica os documentos que liquidou. Não mostra os artigos.

Na impressão da factura, deverá ir a Tabelas > Documentos > Vendas > Escolher o documento FA > No separador Séries, seleccionar a série em questão, e em baixo no separador Impressão seleccionar: Documento de venda s/ Logotipo.

Carlos

31 01 2011
filipe torcato

Bons dias a todos!
Espero que tenham tido um bom fim de semana.
Como hoje é 2ª feira e não fugindo á regra, são problemáticas.
E deparei me com um problema no Primavera Express v6.40, não consigo facturar um artigo que tenho em stock porque diz me que o artigo com uni 1em stocl não se encontra disponível no armazém A1. nunca me aconteceu isto preciso da sua ajuda. Um abraço e aguardo uma resposta. Obrigado

1 02 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Verifique se no Administrador, depois de seleccionar a empresa em questão, e aceder às parâmetros da mesma, em stocks > artigos, a opção “Em caso de ruptura de stocks” está em bloquear. Se sim, terá 2 opções, confirmar que o stock está a 0, ou negativo, e dar entrada do mesmo, ou então mudar a opção de bloquear, para ignorar ou avisar. Não se esqueça de reabrir a empresa, depois de alterações feitas no administrador.

Carlos

1 02 2011
filipe torcato

Ok resolvido.
No entanto ponho a questão, só me dava o aviso neste artigo, isto é, eu tenho outros artigos que também têm apenas 1 unidade em stock mas no entanto consigo facturar sem qualquer aviso ou bloqueio. apenas neste é que me estava a bloquear.
Mas de qualquer forma está solucionada esta questão. um grande bem haja pelo seu trabalho e obrigado!

31 01 2011
Angelo

Em relação à configuração da impressora tenho de preenches os campos
Seq. Inicial
Seq.Final
Corte Papel
Abre Gaveta

consultei o manual da impressora e vi os seguinte codigos
“@” 1B 40 Initialize printer
18 Cancel print data in buffer
d “1” 1B 64 31 Partial cut

O código para abrir a gaveta não encontrei mas acho que não me faz falta.
São esses codigo que tenho de colocar ao configurar a impressora certo?

Obrigado

1 02 2011
XpecialGUEST

Se no manual tem esses códigos, não perde nada em tentar. No entanto poderá tentar outros códigos. Veja este artigo:
http://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/01/21/listagem-de-cdigos-de-configurao-de-impressoras-e-gavetas-de-pos-ponto-de-venda/

Carlos

1 02 2011
Vera

Bom dia,

Antes demais quero agradecer a existência deste blog. Tem-me ajudado imenso a resolver problemas com que me deparo no programa, principalmente porque não sou da área da contabilidade e o manual que vem com o programa é muito técnico e quase nunca encontro respostas nele.
De momento estou com uma dúvida, efectuei uma venda-a-dinheiro a um cliente e só percebi depois de imprimir que o preço do artigo vinha com o preço de venda a público e não de revenda… Já alterei na ficha de cliente o tipo de preço, mas necessito da venda-a-dinheiro correcta. É possível anular ou fazer um estorno da venda-a-dinheiro e fazer uma nova?! Como?!

Agradeço a sua atenção e ajuda

1 02 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Se o documento não saiu para o cliente nem para a contabilidade, o Primavera permite que o mesmo seja alterado. A outra opção é fazer uma devolução, e posteriormente fazer nova VD. Em todo o caso o melhor a fazer é começar por consultar o seu contabilista.

Carlos

2 02 2011
Vera

Obrigada pela ajuda

1 02 2011
Angelo

Já testei os códigos, inicialmente imprimia o cabeçalho, deixava imenso papel em branco, imprimia os produtos, voltava a deixa imenso papel em branco. Depois mudei um código na secção inicial e melhorou agora já não deixa papel em branco entre o cabeçalho e os produtos. Mas continua a deixa imenso papel em branco desde a parte onde diz obrigado até parar de imprimir. Qual será o código que esta a falhar?

1 02 2011
XpecialGUEST

Abra o ficheiro VD.prn, que está na pasta C:\Programas\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\Mapas\LX com o bloco de notas. Apague vários “F” que estão encostados à esquerda, nas linhas em baixo do “Muito Obrigado”. Grave e veja se melhorou.

Carlos

1 02 2011
Angelo

Obrigado mais uma vez pela resposta, essa solução que me deu é equivalente a ir as configurações POS abrir o DV e com o rato ir ao final do código desse talão e tirar os enter’s que estão a mais por debaixo do Obrigado?
Se for eu fiz isso mas não melhorou em nada, senão for equivalente amanha vou testar a sua solução.

Obrigado

2 02 2011
XpecialGUEST

Exactamente. Assim sendo, teste outros códigos, se não resolver, contacte o suporte da Primavera.

Carlos

2 02 2011
Carla Silva

Boa tarde,

Preciso de ajuda, tenho instalado o Primavera express V6.40 a pouco tempo e estou a ficar sem solução e não consigo.
Quando abro o ponte de Venda ele dá-me a seguinte mensagem : A data do sistema não está dentro do intervalo da ultima série utilizada.
Configure uma série para correcto funcionamento.
O que devo fazer ? pesso ajuda a quem me puder ajudar.
2º pregunta queria que nos meus preços esteija o Iva incluido onde posso alterar isso ? Muito obrigado por me ajudar.

2 02 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Já criou séries de documentos para o ano corrente? Veja este artigo: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/07/02/primavera-express-sries-de-documentos/

Em relação ao preço com IVA, nesse mesmo post, se reparar na 9ª imagem a contar de cima para baixo, existe um campo na ficha de cada documento “Iva Incluído” que permite dizer se o preço dos artigos naquele documento já é com IVA ou não. Active essa opção em todos os tipos de documentos, antes de fazer algum documento.

Carlos

3 02 2011
Carla Silva

Boa tarde,

Sr Carlos, agradeço a sua resposta, mas continuo a ter o mesmo problema, criei uma série 1 como em amostra no post e activei a opção para o IVA em todos os documentos mas não resoltou. Estou desesperada não vejo solução. Se me puder mais uma vez ajudar agradecia.

Comprimentos

7 02 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Voltei a testar e comigo funciona perfeitamente. Ou seja, se o PVP1 do artigo são 100 Euros, se a série tiver IVA incluído o total do documento são 100 Euros e o IVA é de 17.36 (21%). Se a série não tiver IVA incluído o total do documento são 121 Euros, e o IVA 21 Euros (21%).

Carlos

3 01 2012
s.maia

Boa tarde,
Estou exactamento com o mesmo problema.
tenho iva incluido em todos os documentos, mas quando passo uma venda-dinheiro (pex.) coloco o preço no artigo e depois no total aparece o preço + iva.
Sendo que nem apareçe o total correcto 5€+iva 23% = 6€ …..
Se utilizar o Primavera em POS não me dá este erro.
Nao sei o que está ocorrer. Já tentei de tudo para resolver esta questão….

3 02 2011
Angelo

Mas na sua opinião qual dos códigos é que poderá estar a falhar para o problema de impressão? Obrigado

7 02 2011
XpecialGUEST

Não faço a mínima ideia … Vá testando, reiniciando a impressora a cada código testado…

Carlos

3 02 2011
António Cordeiro

Boa noite,

Tenho usado o Express durante um ano, como empresário em nome individual, agora que tenho uma sociedade, gostava de criar essa sociedade, mas o Express já não me deixa criar mais nenhuma empresa.

Há maneira de ultrapassar isto?

Há maneira de não perder os clientes já criados?

Há maneira de não perder os artigos já criados?

Agradeço desde já toda a atenção a este assunto.

7 02 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

O Express só permite criar uma empresa de trabalho. Além do mais, a criar uma nova empresa teria que começar tudo do 0, ou então contactar a Primavera para saber da possibilidade de efectuar o que pretende.

Carlos

4 02 2011
Zico

Boa noite,

Outra duvida.

Qual a legalidade da emissão de facturas/recibos pelo Primavera Express. eu estou a usar para uma associação sem fins lucrativos. É que o programa nao pediu para registar, apenas quando fiz o doenload tive de colocar os dados da empresa, nada mais.

Obrigado

7 02 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Existe um artigo a legislar quais são os elementos obrigatórios a constar numa factura ou documento equivalente. Veja o seguinte artigo para mais informações: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/10/29/obrigatoriedade-das-facturas-e-documentos-equivalentes/

Carlos

7 02 2011
Ana Silva

Boa tarde,

Venho por este meio mais uma vez solicitar a v/ajuda, não consigo imprimir um recibo. Vou a reimpressão de documentos, e seleciono o documento que pretendo imprimir (RE) e a impressora não imprime. Com as Ft e VD não acontece isto. O que será que me está a falhar?
Agradeço a v/resposta.

M/Cumprimentos,
Ana Silva

7 02 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Em Tabelas > Documentos > Contas Correntes > edite a ficha do documento RE, e no separador Séries depois de seleccionar a série em questão, confirme se o número de vias, em baixo, no separador Impressão, está a 0. Se sim, altere para o numero de vias que quer, e grave.

Carlos

8 02 2011
Ana Silva

Bom dia,

Exatamente! Muito obrigado mais uma vez.
M/Cumprimentos,
Ana

8 02 2011
Marco

Boa tarde,

É o seguinte:
– Na “Reimpressão de Documentos” quero imprimir um recibo.
– Ele aparece e eu selecciono para imprimir, mas quando clico para imprimir, não faz nada nem aparece nada.
– Será porque na conta corrente não foi confimada a factura como paga?
– Como faço agora para imprimir o recibo dessa factura?

Agradecia resposta
Cumprimentos

8 02 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Em Tabelas > Documentos > Contas Correntes > edite a ficha do documento RE, e no separador Séries depois de seleccionar a série em questão, confirme se o número de vias, em baixo, no separador Impressão, está a 0. Se sim, altere para o numero de vias que quer, e grave. Repita o processo e reimpressão de documentos.

Carlos

8 02 2011
Marco

E o problema é que na conta corrente já nem aparece esse documento.Mas aparece na reimpressão de documentos.
Não percebo.Preciso de ajuda!
Obrigado

9 02 2011
Angelo

No posto de venda dá para pedir para imprimir a facturação do dia, para a impressora POS?

Obrigado

14 02 2011
XpecialGUEST

Boa noite.

Existe uma opção para imprimir as vendas do POS, só não sei é se imprime para a impressora de talões.

Veja em Exploração > Listagem vendas.

Carlos

11 02 2011
ML

Boa tarde. Gostaria de saber se no Primavera Express (tanto na versão 6 como na 7) dá para imprimir vendas a dinheiro num formato compatível com uma impressora de talões Epson. Já fiz a experiência, mas o formato do documento é A4 e a informação não é impressa na totalidade.

14 02 2011
XpecialGUEST

Boa noite.

Para imprimir numa impressora de talões terá de utilizar o módulo de POS que vem com o Primavera Express.

Carlos

3 03 2011
Rocha Mabuza

Oi, o meu tem a versão 7….
e dá o seguinte erro quando tento imprimir ou previzualizar
“Erro na impressão
<erro no metodo:OpenReport.
A aplicação crystal nao esta inicializada"

PF peço ajuda

3 03 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.
Contacte o suporte da Primavera.

Carlos

24 04 2012
XpecialGUEST

Feche o Primavera e instale os seguintes pacotes:

http://dl.dropbox.com/u/11385203/CrystalXI.RDC.exe
http://dl.dropbox.com/u/11385203/CrystalXI.NET.msi

Deixe um comentário a informar se teve ou não sucesso.

10 03 2011
Agostinho Dores

Boa tarde.

Todos os artigos estão inseridos da mesma forma no programa. Pela primeira vez tive de fazer uma nota de crédito e são 5 os artigos. Depois de tudo lançado quando vou para imprimir dá o erro: “Erro ao gravar documento: o artigo X não permite devoluções”. Dos artigos mencionados na nota de crédito só 1 não permite devoluções e não sei o motivo, dado que todos são inseridos da mesma forma. Desde já obrigado pela ajuda.

10 03 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Na ficha desse artigo, no separador Geral existe uma opção que diz “Sugeito a devolução”. Active essa opção. Agora já deverá conseguir fazer a Nota de Crédito.

Carlos

10 03 2011
Vitor Martins

Boa tarde, quando tento imprimir as facturas aparece o seguinte erro:

Erro detectado pelo motor de impressão do ‘Crystal Reports’.
Error in File C:\PROGRAM FILES\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\MAPAS\LX\GCPVLS01.rpt:
Error in formula .
‘NumberVar NoRegisto; ‘Error in formula code. Please contact Crystal Decisions.

O que fazer? Desde já obrigado pela ajuda.

10 03 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Alterou esse mapa com o Crystal Reports? Já conseguiu imprimir antes, sem nenhum erro?

Carlos

12 03 2011
Vitor Martins

Boa noite,
não mexi no mapa e antes conseguia imprimir as facturas. Não sei se tem alguma relação, mas tenho o primavera express e o primavera profissional no mesmo pc e desde que foi actualizado o primavera profissional não consegui mais imprimir as facturas do primavera express.

13 03 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Sim, de facto às vezes acontecem coisas desse tipo, porque as aplicações podem partilhar os mesmos componentes.

Tente reinstalar o Primavera Express, para ver se resolve, correndo no entanto o risco de ficar o Profissional sem funcionar. O ideal é não ter ambos no mesmo computador.

Carlos

16 03 2011
Agostinho Dores

Bom dia.
Alguns posts vêm protegidos com palavra pass.
Como se obtém a dita pass para ver os posts?

Obrigado

16 03 2011
XpecialGUEST

Bom dia.

Quando tem password é porque o artigo ainda não esta totalmente finalizado. É uma questão de tentar aceder mais tarde.

Carlos

18 03 2011
Ana Silva

Boa tarde,

Mais uma vez vou necessitar da V/ Ajuda, preciso guardar um documento (orçamento) em formato pdf para poder enviar ao cliente, como posso fazer isso?
Fico a aguardar breve resposta pois tenho mt urgencia.
Muito obrigado.

Ana

19 03 2011
20 03 2011
Aurora Santos

boa tarde,
eu vi aqui um topico sobre o Gescom Enterprise da Infolider, registei-me e vi logo o link de download no meu email…

Experimentei, e vou trocar para este… pois é muito mais completo e facil que o primavera express.

Usava o primavera, mas nao estava satisfeito porque nao tinha gestao de fornecedores… e o Gescom enterprise já tem.

24 03 2011
CCaeiro

Bom dia

Preciso da sua ajuda, pois necessito de alterar o descritivo de uma factura já emitida, é possível?

Isto na versão 7.

Obrigada

26 03 2011
XpecialGUEST

Bom dia.

O que entende por descritivo?

Carlos

27 03 2011
Pedro Ferreira

Boa tarde,
Podia dar-me uma ajuda? estou a iniciar o meu trabalho enquanto utilizador do PRIMAVERA EXPRESS e como tal ainda sou junior :). a minha questão é :
Posso alterar/editar uma factura já emitida? ou melhor anular e criar outra que a substitua?
Obrigado,
Pedro Ferreira

30 03 2011
Raul Luz

Boa tarde,
Tenho instalado num pc o primavera express a funcionar bem.
Instalei noutro pc, funciona tudo bem excepto na impressão documentos, dá o seguinte erro:
Erro detectado pelo motor de impressão do ‘Crystal Reports’.

Error in File C:\PROGRAMAS\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\MAPAS\LX\GCPVLS01.rpt:
Error in formula .
‘NumberVar NoRegisto;

Error in formula code. Please contact Crystal Decisions.

Tenho instalado programa sage linha 50, atd-ctoc e antivirus é o microsoft security essentials.

Segui os passos para transpor base de dados de um computador para o outro e só tenho esse problema.
Há alguma forma de ultrapassar?
Obrigado

30 03 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Consegue imprimir outros documentos, ou listagens no Primavera? Se sim, pode ser um problema apenas no mapa de impressão desse documento, caso contrário pode haver algum conflito de software no seu computador. Sugiro que reinstale o Primavera Express, e se o problema se mantiver que entre em contacto com o suporte da Primavera.

Carlos

31 03 2011
Raul Luz

Obrigado desde já pela atenção.
Se mandar imprimir mapa de iva, por ex., imprime bem, extrato conta corrente também. Só detecto erro realmente em facturas, vendas a dinheiro, em suma, na emissão documentos de venda.

Já desinstalei e voltei a instalar.
Tenho o Windows xp

Obrigado

31 03 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Presumo, pelo seu outro comentário que não tenha alterado o mapa, com o Crystal Reposts. Assim sendo pode ser um conflito de software, e aí o melhor é contactar o suporte da Primavera para ver no que dá.

Carlos

30 04 2011
Raul Luz

Bom dia,
Relativamente esta questão, tinha optado por deixar ficar como estava no portátil.
Mas, agora mesmo ao tentar imprimir facturação avenças abril no portátil, onde funcionava, está a dar o mesmo erro precisamente e não cosigo tirar os documentos de vendas, só listagem iva e mov. cc, etc.
Únicas alterações no pc foram as actualizações regulares do software contabilidade da sage linha 50, do antivirus as actualizações e do ccleaner.
Como posso contactar o suporte primavera, se não houver alguma solução para já?
Obrigado
Raul

30 04 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Poderá ser algum componente utilizado apenas nos mapas de vendas, que tenha sido substituído ou eliminado. Poderá encontrar o contracto da Primavera em: http://www.primaverabss.com/pt/PortalRender.aspx?PageID={9e01f2f8-f2a6-11dd-93f7-00155d0f7227}

Carlos

30 03 2011
Raul Luz

Boa tarde,
Utilizo o software para facturar avenças com retenção na fonte. Nos mapas resumo pretendia que se visse a coluna da retenção, mas só aparece a coluna da base, do iva, portes, outros e total. Posso de alguma forma incluir no mapa resumo das vendas também uma coluna para a retenção na fonte?
Nota: não tenho o programa cristal reports.
Obrigado

30 03 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Poderá tentar fazer o que pretende, alterando o mapa de resumo a que se está a referir. Para ajuda veja este artigo: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/01/13/como-adicionar-campos-da-base-de-dados-aos-relatrios-do-primavera-express/

Carlos

30 03 2011
Daniel Vilar

Antes de mais, agradeço a sua disponibilidade XpecialGUEST. È realmente de louvar.

O meu problema não è grave, apenas não consigo visualizar os gráficos. Faço tudo conforme as instruções, clico no gráfico e nada.

Existe solução para isto?

Att.

DVilar

30 03 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Pelo que percebi, essa funcionalidade depende de um componente que se chama Graphics Server. Pode ser essa a origem do problema.

Comece por confirmar se o ficheiro GSW32.exe existe na pasta C:\WINDOWS\system32. Em caso afirmativo, ou negativo, desactive temporariamente qualquer anti-vírus existente e posteriormente reinstale o Primavera Express. Informe caso resulte, pode servir para outros utilizadores.

Carlos

2 04 2011
Antonio Cordeiro

Boa tarde,

Há alguma maneira de me aparecer na Listagem Artigos, o Stock dos Artigos. É que não permite alterar as Propriedades da Lista.

Agradeço a amabilidade da resposta.

2 04 2011
12 04 2011
Jose Carlos

Boa Noite,

Subscrevo todos os agradecimentos já escritos acima. Os vários artigos publicados já me ajudaram a explorar e a resolver os problemas que fui encontrando (principalmente nas séries e POS).

No entanto não consigo explorar a configuração dos preços com IVA incuido.

1) Coloco na configuração o PVP6 com base no PVP1 (igual à penultima figura deste post) mas depois na Ficha de artigo nunca me aparecem os botoes ao lado dos PVPs (como aparece na ultima figura deste post) para calcular o PVP em função do outro PVP.

2) Parece-me que não tendo esta facilidade a funcionar em nada adianta efectuar a definição de preço com IVA incluido baseado noutro PVP.

Agradeço caso me possa ajudar a perceber melhor o que se está a passar.
JCS

23 04 2011
Jose Carlos

Para regsisto,

Numa 2ª iteração, apos alguns dias, ja funciona correctamente. Fazendo mais uns testes para despistar o problema parece-me que o que falhou foi não ter fechado e voltado a abrir o Primavera depois de ter definido os PVPs com IVA Incluido no Adminsitrador.

Esperor que esta nota possa vir a ajudar alguem…
JCS

30 04 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Exactamente. Todas as alterações efectuadas no administrador, requerem que reinicie o Primavera Express para ficarem efectivas.

Carlos

18 04 2011
João Silva

Boa tarde,

Faço meus todos os elogios referidos pelos outros utilizadores e contacto-o na esperança que me possa ajudar num pequeno problema com o Primavera Express (v6.40). Quando inicio o programa e tenho de colocar a password de acesso surge a mensagem “Utilizador inexistente” (o nome que surge na caixa de utilizador encontra-se já preenchido com o nome de defeito do computador e a caixa da password vaga para preenchimento. Tenho o programa desde Março de 2011 e até hoje apenas usei para emitir uma factura e hoje, pouco mais de um mês depois da última utilização, não consigo aceder ao mesmo. Acontece-me o mesmo quando tento entrar PE – Administrator v6.40, no PE – Ponto de Venda v6.40 e no PE – V6.40

18 04 2011
19 04 2011
Agostinho Dores

Bom dia.
Para passar guias de transporte sem alterar stocks tenho de ir ao administrador, selecionar a empresa e ctr+alt+p e na tabela de documentos de venda e na linha de GT por o indicador a 0 e fechar o administrador. Só que este procedimento altera outro: Para poder passar guias de transporte de mercadoria para amostras e não sei quem são os clientes, preciso do registo de clientes indiferenciados, que no administrador, seleciono a empresa ctr+alt+p e aplico o comando: update documentosvenda set clienteindiferenciado=-1 where documento=’GT’ . Tudo isto funciona bem individualmente, mas não ao mesmo tempo, ou seja se ponho as guias sem movimentar stock fico sem a opção VD de clientes indiferenciados. Se aplico o comando para poder passar a guia a clientes indiferenciados, automaticamente as guias ficam a deduzir stock. Há alguma maneira de contornar este problema?
Obrigado

20 04 2011
Maria Clara

Olá Agostinho,
Não entendo muito bem como faz, no entanto eu resolvo assim: uso as Guias de transporte para transporte de mercadorias em aberto que poderão não estar sujeitas a facturação (caso de reparações de garantias, amostras etc. e no documento de venda Guia de Transporte tenho a opção de emissão para cliente indiferenciado activada. Uso as Guias de Remessa quando sei que está sujeita a factura obrigatória no prazo de 5 dias.
Cpts.

20 04 2011
Agostinho Dores

Obrigado pela resposta Maria Clara.
Como disse na mensagem acima, guias de transporte e clientes indiferenciados não funcionam ao mesmo tempo. Se o seu programa funcionar como o meu quando passa uma guia de transporte a cliente indiferenciado, a mercadoria mencionada é reduzida no stock, ou então se vai ao administrador por sem reduzir stock, já não pode utilizar a função VD ou clientes indiferenciados. Este é o problema que eu tenho.
Obrigado.

21 04 2011
Maria Clara

Bom dia Agostinho,
Tem toda a razão… isso tem a haver com a opção activada “ligastocks” na Tabela Documentos de Venda (ctrl+alt+p) no documento Guias de transporte fiz teste na empresa de testes desactivando essa opção e funcionou já não mexeu, no entanto não sei até que ponto isso é permitido legalmente!!!
Cpts.

30 04 2011
Agostinho Dores

Para passar guias de transporte sem alterar stocks tenho de ir ao administrador, selecionar a empresa e ctr+alt+p e na tabela de documentos de venda e na linha de GT por o indicador a 0 e fechar o administrador. Só que este procedimento altera outro: Para poder passar guias de transporte de mercadoria para amostras e não sei quem são os clientes, preciso do registo de clientes indiferenciados, que no administrador, seleciono a empresa ctr+alt+p e aplico o comando: update documentosvenda set clienteindiferenciado=-1 where documento=’GT’ . Tudo isto funciona bem individualmente, mas não ao mesmo tempo, ou seja se ponho as guias sem movimentar stock fico sem a opção VD de clientes indiferenciados. Se aplico o comando para poder passar a guia a clientes indiferenciados, automaticamente as guias ficam a deduzir stock. Há alguma maneira de contornar este problema?
Obrigado

30 04 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Testei agora mesmo, e comigo funciona.

No documento GT:
ClienteIndiferenciado=-1
LigaStocks=0

No Primavera faço uma Guia de Transporte para o cliente VD, e a mesma não abate stock.

Carlos

26 05 2011
oalentejano

Boa noite, agrdecia que alguma alma caridosa me indica como é que imprimo as facturas na impressora de talões (EPSON TM-U220PD).
Cumprimentos do Alentejo

13 06 2011
Nelson

Boa Tarde,

Antes demais gostaria de dar os meus parabéns pela qualidade e utilidade deste blog. Sou utilizador do PE e pela primeira vez tenho de fazer uma nota de crédito, e apareceram-me algumas dúvidas sobre a forma de o fazer. Como posso associar a nota de crédito à factura que quero cancelar e onde posso colocar o texto explicativo da sua existência (tenho de o fazer manualmente escrevendo na zona de descrição o nº da factura e o texto, ou existe forma de o fazer automáticamente?). Experimentei fazer a NC como se fosse uma factura com a indicação do mesmo artigo e valores presentes na factura a anular, mas sou obrigado a colocar o preço unitário já com Iva incluído, pois a esse valor já não soma o Iva, embora apresente qual é o valor que corresponde ao Iva correctamente. Na coluna Total Líquido apresenta o mesmo valor do preço unitário que fui obrigado a por já com Iva para obter o mesmo resultado da factura já emitida, mas o líquido não deveria ser deduzido do Iva? Na factura tenho preço unitário e Iva separados e líquido igual ao unitário sem Iva, no final da factura tenho o valor da mercadoria igual ao líquido, o Iva separado e o final é a soma dos dois. Na nota de crédito tenho preço unitário já com Iva e líquido igual ao unitário com Iva, no final da nota de crédito tenho o valor da mercadoria igual ao líquido com iva, o Iva separado e o final é o valor já apresentado no preço unitário com iva. Ex: factura – preço 100 ; unitário 100; mercadoria 100; iva 23 e total 123. nota crédito – preço 123; unitário 123; mercadoria 123 e iva 23 e total 123. Peço desculpa pela extensão do texto, mas deve-se ao facto de tentar explicitar da melhor forma as minhas dúvidas. Agradeço, desde já a atenção dispensada e mais uma vez os parabéns pelo bom trabalho desenvolvido.

Cumprimentos, Nelson

13 06 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

– Não tem forma de associar a Nota de Crédito à Factura, a não ser escrever numa linha as observações que quiser.
– Quanto ao IVA, verifique na configuração de ambos os documentos, na respectiva série, porque existe uma opção “Iva Incluído” que poderá estar activada. Veja esta imagem http://invisibleflamelight.files.wordpress.com/2009/07/15.jpg

Carlos

15 06 2011
joao

Não há palavras de agradecimento para os esclarecimentos que por aqui passam. Muito, muito, muito obrigado.

15 06 2011
XpecialGUEST

Obrigado pela sua mensagem e por visitar o blog.

Carlos

20 06 2011
Pedro Formigo

Parabéns, pelo Blog e a disponibilidade.
Comecei a usar à pouco tempo o programa, e como sou trabalhador independente, já configurei com sucesso o valor de retenção na factura/recibo.
O único problema registado até agora, é que na linha dos artigos, quando insiro a quantidade, na zona do preço liquido, aparece-me o valor arredondado (35€ em vez de 34,50€). Como o campo do @ValorLiquido no Crystal Reports não tem a opção das casas decimais, como posso fazer para resolver este problema?

Cumprimentos,
Pedro Formigo

21 06 2011
XpecialGUEST

Boa noite.

Não alterou as definições da moeda? Confirme em Tabelas > Bancos / Tesouraria > Moedas > escolhendo a moeda EUR se tem 2 casas decimais para os valores.

Carlos

21 06 2011
Pedro Formigo

Tenho, foi das primeiras coisas que fui confirmar. Aliás havia outros valores na factura que também apareciam arredondados, mas eu através da edição do documento pelo CrystalReports, ou seja formatando o campo, conseguir alterar o valor para duas casas décimais. Eu suponho que deve haver outro documento para as linhas da factura, só não sei é qual é. É o único sitio onde aparece arredondado.

Cumprimentos,
PF

22 06 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

O valor aparece arredondado onde? No editor de contas correntes ou no documento impresso? Não sei o porque de ter alterado as formulas no Crystal Reports. Por defeito os valores têm sempre 2 casas decimais sem nenhum tipo de alteração.

Carlos

24 06 2011
Pedro Formigo

Obrigado pela resposta breve.

Aparece na impressão do documento, no editor de contas está tudo OK.
Só se teve alguma relação com a série que criei, de facto é estranho.

Obrigado
PF

24 06 2011
XpecialGUEST

Bom dia

Reponha o mapa que alterou, ou coloque a formula como estava e tudo deve funcionar.

Carlos

21 06 2011
Carla Silva

Boa tarde, sr Carlos,

Tenho um problema com o primavera, quero fazer uma factura tudo bem, mas ao imprimir, na factura não tenho o cabeçalho da minha impresa.

Que devo fazer para o cabeçalho da minha impresa apareça ??

Obrigado pela sua resposta.

21 06 2011
22 06 2011
Carla Silva

Bom dia Sr Carlos,

Agradeço pela sua resposta, consegui, está resolvido.

Cumprimentos.

Carla Silva

4 07 2011
Carla Silva

Boa tarde Sr Carlos,

Mais ume vez pesso sua ajuda, agora ao querer abrir o pos em abertura de caixa a seguinte messagem aparece : Não é possivel efectuar aberturas de caixa anteriores ao ultimo fecho de caixa.
Não comprendo que devo fazer ??

Agradeço sua ajuda.

CUMPRIMENTOS

5 07 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Verifique qual a data do último fecho de caixa, e tambem qual a data do sistema (Windows). Por exemplo, não conseguirá abrir a caixa com o dia 10, se o último fecho foi com o dia 11.

Carlos

5 07 2011
Carla Silva

Obrigado Sr Carlos está resolvido.

Cumprimentos

Carla Silva

8 07 2011
Paulo

Boa tarde Carlos,

a minha esposa trabalha com o primavera express 6.40 desde outubro de 2010.
Faz serviços prestados na área têxtil.
Ao princípio custou um bocado mas, com a sua ajuda, lá foi e agora rola às mil maravilhas.
Acontece que hoje, ia tirar uma guia de remessa e apareceu-me o seguinte erro:

Impossível estabelecer conexão ao servidor´,PRIexpress´.
Method ´~´ object ´~´failed.

O programa não me abriu e não sei que fazer….
Ajude-me por favor…preciso de tirar guias de remessa ainda hoje.
Estive a ler estas perguntas e respostas e já apareceu uma questão relacionada com o meu problema mas não vou lá.
Sistema operativo: Windows XP SP3
Eu nunca vi o motor do SQL a trabalhar como li aqui, no painel de tarefas.
Tem a ver com o SQL?
Obrigado pela atenção.

Paulo

8 07 2011
10 07 2011
Paulo

Boa tarde,
Carlos, eu já tinha visto esse artigo mas os erros ou problemas a que se referem são diferentes do meu.
Posso seguir esse procedimento?
Vejo que o meu SQL está parado e não consigo arrancar com ele.
Sigo o que diz nesse artigo?
A que se deve esse problema que me aconteceu se nunca mexi em nenhuma configuração, amigo carlos?
Obrigado pela atenção.

Paulo

10 07 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Sim, pode seguir esse procedimento, no entanto não sei se resolverá o seu problema. Tente e logo verá.
Vários motivos podem fazer com que o serviço do SQL pare, de forma que é complicado apontar um motivo.

Carlos

10 07 2011
Paulo

Problema resolvido.sr.carlos.
Mais uma vez…obrigado por toda a ajuda que tem dado a tanta gente.
O sr. é uma pessoa espectacular.
Obrigado

Paulo

10 07 2011
Paulo

Sr. Carlos, só mais uma coisinha.
no menu iniciar-programas-SQL server configuration manager aparece-me agora a nova que criei(PE) running e também o SQL server browser está running. Nas imagens que mostra na explicação, apenas tinha em andamento o PE.
Páro o SQL server browser?

Quando acabei a instalação do SQL recebi uma mensagem que devia actualizar o MSDE para o SP2. Tenho que actualizar?=
Fiz o download e ia instalar mas não sei em que pasta escolho para fazer a actualização.

Paulo

11 07 2011
XpecialGUEST

Pode deixar o SQL Browser a correr, não tem nenhum problema! Quanto a actualizar o MSDE para o SP2, não sei o porque de essa mensagem estar a aparecer. Acabou de instalar a versão 2005 do SQL certo? Que versão do SQL tinha anteriormente? 2005 ou 2000 (MSDE)? Está com a última versão do Primavera Express?

Carlos

11 07 2011
Paulo

Olhe Carlos, o software é a versão que tirei do site da primavera.
Versão 6.40 e o SQL é o 2005.
Instalou tudo direitinho conforme vinha nas suas explicações naquele tópico.

Paulo

11 07 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Essa mensagem que lhe apareceu: “É recomendado que instale o Service Pack 2 do MSDE no servidor seleccionado.” apenas apareceu uma vez certo? Ou aparece todas as vezes que inicia o Primavera?

Carlos

11 07 2011
Paulo

Só me apareceu uma vez.

Paulo

11 07 2011
XpecialGUEST

Ok, ignore que não é grave! Apenas uma mensagem incorrecta.

Carlos

11 07 2011
Hugo Teixeira

Boas,
Malta, precisava da vossa ajuda, tenho uma empresa criada, e entretanto vi-me na necessidade de criar outra paralela em que factura serviços prestados. Ao criar esta nova empresa, apenas permite criar como uma “DEM”, com isto a tabela de Artigos, Clientes, Processos de de Conta Corrente, e se calhar falta aqui qualquer coisa, já existem e não tem nada a ver comigo.
Há forma de elimiar este registos e começar com clientes e artigos novos criados por mim??
Agradeço desde já a todos pelo esforço ao procurar uma solução para o meu problema.
Abraço.

11 07 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

O Primavera Express só permite criar 2 empresas. Uma de trabalho, e outra de demonstração, portanto é mesmo assim. Quanto a apagar os dados da empresa de DEM, não sei será possivel, pelo menos de uma forma fácil e rápida. O ideal é instalar outro Primavera Express num outro computador.

Carlos

12 07 2011
Hugo Teixeira

Consegue-se, mas apenas na BD, o que dá uma trabalheira daquelas. Mas como não tenho outro PC vai ter mesmo que ficar assim. Para dar a volta ao texto deixo o cadastro existente na criação da DEM e crio eu os artigos necessários assim como os clientes.
De qualquer das formas obrigado pela resposta, mesmo que não tenhas ajudado muito vale sempre a pena ouvir opinião de malta que conhece bem os sistemas em questão.
Abraço e bom trabalho de investigação.

12 07 2011
XpecialGUEST

Sim, mas penso que na DEM existem facturas, recibos e outros documentos criados. Apagou isso tudo? Começou com os documentos todos do numerador 0? Não acho que seja uma solução muito viável…

Carlos

13 07 2011
Hugo Teixeira

Pois, isso não cheguei a testar. Ou seja quando criei a DEM, fui à BD e comecei a apagar clientes, que depois obrigava-me a ir a outra tabela e apagar e assim sucessivamente. Tive que apagar em vários locais/tabelas de forma ao registo estar limpo. Depois testei no Express, e aparentemente estava “cleaned” no entanto devia ter ganho bugs, porque encravava o Express….. Daí eu ter apagado essa DEM e criado novamente e desisti de apagar o registo/cadastro.

13 07 2011
XpecialGUEST

Eu avisei : )

13 07 2011
Hugo Teixeira

Eu já tinha feito antes de colocar aqui o primeiro post….. :) Mas estava com esperança de que houvesse forma de dar a volta…. mas pronto..
Abraço e obrigado pela prontidão
“Ganda blog” – expressão que se usa aqui no Porto.

13 07 2011
22 08 2011
Humberto Melo

Olá colega!

Muito bom seu blog, já tirei imensas soluções daqui…agora uma coisa que não achei é uma solução para que na hora de imprimir a factura ou qqr outro documento, esta saia apenas em uma janela e não em três como é o padrão. Existe tal solução?

23 08 2011
XpecialGUEST

Bom dia,

Poderá imprimir directamente para a impresora, sem pré-visualisar antes. No entanto, ao pré-visualisar que eu saiba não há forma de agrupar as vias numa só janela.
Veja este artigo para mais detalhes: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/03/19/primavera-express-configurao-da-impresso-nos-documentos/

Carlos

30 08 2011
Humberto Melo

Ok grato pela resposta continuem assim!!!

Excelente blog…

30 08 2011
Humberto Melo

Olá!!!

Mais uma questão… :-/

Amigo na conta corrente do cliente eu tenho um FAT e uma NCRED do mesmo valor, fiz isso para anular a factura, porém agora tem efectuar a baixa da factura utilizando a ncred da a seguinte mensagem: “O valor total dos docs selecionados deve ser positivos”.

como faço essa baixa?

Obrigado.

30 08 2011
8 09 2011
Joana Santos

Exmo. Sr. Carlos,

Parabéns pelo seu Blog; está de facto muito bom!

Gostaria que me pudesse ajudar no seguinte.

Tenho uma base de dados da Primavera Bussiness Solutions em que gostava de poder obter as datas de determinadas facturas. Sabe-me indicar quais são as tabelas onde posso encontrar essa informação, utilzando o SQL Studio 2008?

Aguardo as suas noticias.

Cumprimentos,

Joana Santos

8 09 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Dentro da base de dados, essa informação está guardada na tabela CABECDOC, na coluna DATA.

Espero ter ajudado.
Carlos

25 09 2011
Flavio Falcao

Boa Noite,

O programa não esta a fazer bem os calculos referentes ao IVA,ou seja os arredondamentos,já segui as instruçoes que estao numa resposta a um post aqui publicado,coloquei 2-2-2 mas continua na mesma.O que fazer??Obrigado,e já agora Parabéns pela ajuda preciosa que conseguimos encontrar aqui.

28 09 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Como chega a essa conclusão?

Tente executar, no Administrador, depois de seleccionar a empresa, a funcionalidade “Reconstruções” e verifique se resolveu. Deixe feedback.

Carlos

13 10 2011
Pedro

Boa Noite,

Sou utilizador do primavera express e tenho uma pequena questão para colocar. Por exemplo, quando tento fazer uma factura ou uma guia de transporte, tenho que pôr os dados do cliente e a descrição, etc. O que eu gostava de saber, era como poderia mudar a “Entidade” que está pré-configurada para “Cliente”, para por exemplo “Fornecedor” ?

13 10 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

O Primavera Express tem a limitação de não gerir fornecedores!

Carlos

14 10 2011
Pedro

Obrigado pela resposta, e já agora parabéns pelo excelente blog.

18 10 2011
Mário

Boa noite,
Parabéns pelo excelente trabalho. Todas as questões são sempre bem solucionadas… Contudo ainda não consegui solucionar a minha:

– IVA
Fiz exactamente tudo conforme foi explicado ao longo deste site. Tudo mesmo. No entendo, o meu Primavera Express 6.40 não calcula bem o IVA, ou seja por exemplo: 10€ + 23% = 12€ mas se for 100 + 23% = 123… Nas casas decimais já estão lá definidas duas, etc etc… O arredondamento é que… Não consigo. Há maneira de resolver isto?

Obrigada

18 10 2011
XpecialGUEST

Se no Primavera está tudo OK, verifique nas definições regionais do Sistema Operativo:

No Windows 7: Painel de Controlo > Relógio, Idioma e Região > Região e Idioma > No primeiro separador, Formatos, carregue no botão Definições adicionais > N.º de casas decimais deve ter 2.

Carlos

24 10 2011
António Lopes

Boa tarde,
Se possível agradeço a ajuda para o seguinte problema:

O SO que tinha estoirou, tive de adquirir outro disco e reinstalar tudo. Consigo aceder aos dados do disco antigo.
Copiei a pasta com o programa Primavera Express para dentro da pasta c:\programas, de seguida reinstalei o Primavera Express. Só que não consigo aceder à base de dados. Dá a seguinte informação: “A base da dados da empresa “AAA” não existe”

Agradeço toda a colaboração possível.

António Lopes

26 10 2011
Maria Clara

Boa tarde António,
Não tem backup de segurança feita no Administrador? É que não basta copiar a pasta para o programa funcionar… tem que repôr as cópias de segurança pelo administrador….

26 10 2011
Maria Clara
7 11 2011
António

Bom dia,
O problema é que não tenho cópia feita pelo backup, só tenho acesso às pastas do Primavera. (C:\Program Files (x86)\PRIMAVERA EXPRESS\SG6)

25 10 2011
Luisa Mendes

Boa tarde,

Como já li alguns testemunhos também eu tenho uma questão:

No meu programa as quantidades aparecem com 4 zeros depois da virgula por exemplo 1000,0000 isto são 1000 unidades que com aquela quantidade de zeros da confusão alguem me pode ajudar?

26 10 2011
Maria Clara

Boa tarde Luísa,
Vá ao Administrador, seleccione a empresa de trabalho
Parâmetros da empresa/Stocks/Artigo e rectifique as casas decimais nas quantidades. Penso que será esse o problema caso não seja diga algo de novo aqui.

5 11 2011
Primavera Express – Dicas e Configurações (Parte IV) « ..::invisible flame light::..

[...] Primavera Express – Dicas e Configurações (Parte I) [...]

19 11 2011
Luís Manso

Bom dia,

Aproveito para deixar aqui os meus parabéns por existir este espaço onde tenho recorrido frequentemente para me esclarecer dúvidas que encontro ao instalar o Primavera Express.

Instalei o Primavera Express num PC Portátil em ambiente Win Vista, tenho também instalada uma impressora de talões Epson TM U220D, com um cabo conversor USB.

No entanto ela em POS não imprime os talões, mas o Primavera reage como estando tudo correcto envia o documento para impressão.

Se colocar a impressora como sendo a impressora geral ela reage e imprime os documentos enviados (não formatados claro).

Agradecia que se souberem como ultrapassar esta situação me informem.

Luís Manso

19 11 2011
21 11 2011
filipe

Boa tarde,

preciso de ajuda.

utilizo o primavera express e tenho os produtos sem iva ( isento de iva art.53 ) que aparecia na impressão da factura no canto inferior esquerdo.
deixou de aparecer, o que fiz, preciso que apareça, alguém pode ajudar-me?

obrigado

22 11 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

O que e que deixou de aparecer? A observação “isento de iva art.53″ ou o quadro do IVA?

Se for a observação, confirme na tabela do IVA, em Tabelas > Artigos > Taxas de IVA > edite a taxa que utiliza nos artigos isentos de IVA, e confirme se aparece a descrição isento de iva art.53.

Carlos

2 01 2012
Pedro Pereira

Boa noite,

Desde já parabéns por todo o trabalho presente, visto que desde que comecei a utilizar o PE, tem sido este o local de onde aprendi tudo o que tenho feito.
Ora que agora surgiu o primeiro problema digno de pedir ajuda.
Acontece que ao longo do ano fui tirando os mapas de exploração mensais para enviar ao contabilista. Não sei porque nem porque não, agora para tirar o último mapa de exploração, quando tento imprimir o PE começa a pensar e nunca mais me dá os referidos mapas, acontecendo que por vezes me surge uma mensagem de erro “Gestão Comercial PRIMAVERA 6.40 LS has stopped working” e depois o programa encerra.
Gostaria de saber se haverá alguma forma de emitir os refeidos mapas.

2 01 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Tente os seguintes passos:
– reiniciar o computador
– verificar se a impressora para onde está a mandar imprimir está ligada, e online (se conseguir imprimir um documento do word por exemplo é porque está tudo OK)
– no Administrador, seleccione a empresa de trabalho e com o botão direito do rato aceda a Manutenção > Reorganização da Base de Dados > Confirmar (deverá ter apenas o Administrador aberto).

Caso tudo isto não resolva, forneça mais detalhes sobre o mapa que está a imprimir.

Carlos

2 01 2012
Pedro Pereira

Boa tarde,

Muito obrigado pela respostae é com alguma pena que transmito que não foi resolvida a situação.
Quanto ao mapa que estou a tentar imprimir, trata-se do mapa de exploração geral e de entidades (totais e resumos por documento).
Relativamente à impressão está tudo a funcionar ok visto que só mesmo este processo é que não funciona, tendo já impresso facturas após o início do problema.

Cumprimentos.

12 01 2012
Sandra Gonçalves

Bom dia, este site é um espetaculo, tem ajudado muita gente, parabéns.
já agora também tou com um problema, iniciei uma nova serie “2012” e agora tento imprimir um recibo e aparece esta mensagem “Para efectuar a impressão do documento deve associar um relatório à série do documento que está a utilizar.” não faço ideia do que seja isto.
Agradeço a ajuda.
Um bom dia de trabalho a todos

13 01 2012
XpecialGUEST

Boa noite!

É muito simples de resolver isso. Siga estes passos: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/03/19/primavera-express-configurao-da-impresso-nos-documentos/

Carlos

24 01 2012
Carla Silva

carla silva,

Boa tarde, mais uma vez preciso de ajuda. Tenho o primavera express com o meu nome porque tinha a impresa em mome individual agora cessei a actividade e passou em nome do meu marido. A minha pergunta é a seguinte : será que tenho que criar uma nova empresa ou possa só alterar os dados??

obrigado pela sua ajuda.

24 01 2012
XpecialGUEST

Bem, se a empresa é diferente, penso que a única solução é mesmo criar uma nova empresa no Primavera, o que implica ter que eliminar a que existe neste momento, porque o PE só permite uma empresa de trabalho. Em todo o caso o melhor é confirmar com alguém ligado à área de contabilidade.

Nota: antes de apagar a empresa faça uma cópia de segurança (veja este artigo para mais detalhes: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/05/24/como-fazer-uma-cpia-de-segurana-do-primavera-express/)

Cumprimentos

25 01 2012
Carla Silva

Obrigado sr Carlos pela ajuda, vou ver com a minha contabilista o que devo de fazer.

Continuação de uma boa tarde

Cumprimentos

Carla Silva

2 02 2012
Nelson Faria

Boa dia,

Começo por endereçar-lhe os parabéns pelo excelente trabalho realizado por si neste blog.

Sou utilizador do Primavera Express e estou actualmente com um problema que não consigo resolver, nem sei se tem solução. É o seguinte: ao criar as séries de 2012, esqueci-me de colocar os numeradores a zero, pelo que tirei três facturas em Janeiro que, apesar da série ser 2012, continuaram a numeração da série 2011.
Há alguma forma de corrigir esta situação? Se sim, como?

Agradeço, desde já, a atenção que possa dar ao assunto.

Cumprimentos,

Nelson Faria

2 02 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

A melhor maneira de resolver é repor uma cópia de segurança efectuada antes de criar as séries, caso exista, e repetir o processo todo.
Cumprimentos,
Carlos

2 02 2012
Nelson Faria

Boa tarde,

Infelizmente, a cópia de segurança que tenho já tem alguns meses… tinha esperança que existisse outra solução. Ainda assim, obrigado.

Cumprimentos,
Nelson Faria

2 02 2012
XpecialGUEST

Bem, pensando melhor, pode existir outra opção, ainda que não seja certo que possa funcionar!! :), que é o seguinte:

1- Anote os números das facturas que já emitiu (por exemplo 10, 11 e 12)!
2- Altere as datas dessas 3 facturas e coloque 31-12-2012, tire os artigos e deixe o documento a 0, apenas com a entidade.
3- Coloque o numerador do documento FA a 0, conforme a imagem que está no artigo que especifiquei no comentário anterior.
4- Quando emitir a FA imediatamente inferior à primeira das 3 facturas que emitiu, ou seja, a 9, volte ao documento e altere o numerador para o próximo dos 3 que emitiu: 13.
5- Altere as facturas 10, 11 e 12, reutilizando-as para serem “documentos reais”!

(é quase certo que isto resolve, em todo o caso tem que ter em conta os documentos que já entregou a clientes, caso isso tenha acontecido)

Quanto aos restantes, se quiser que comecem do 0 terá que fazer como expliquei no comentário anterior.

Cumprimentos
Carlos

10 02 2012
Sylvain Ovono

Boa tarde! Sou utilizadora recente da Primavera 6.4. Tenho 2 graves prblemas q não consigo resolver:
– tenho uma epson u220 e quero imprimir as v.d. nela. Imprime, ma parece que esta configurada para A4 pq corta td(parecem o modelo as facturas q imprimo na impressora). Ja tentei editar o modelo, mas parece q nunca aceita.
– Nas vd e nas facturas os preços vem ja c iva incluido. Quando emito uma factura, acresenta sempre o iva novamente. Como resolvo isto?????

Estou desesperada!!!!!!!!!!!

10 02 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Impressora:
http://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/08/04/como-instalar-uma-impressora-de-tales-no-windows-e-configur-la-no-primavera-express-pos/

IVA:
Se criou novas séries de documentos, e o problema aconteceu desde essa altura, deve ter activado a opção “IVA incluído” o que faz com que o IVA seja subtraído ao preço dos artigos. Caso ainda não tenha gravado nenhum documento, basta ir a todos os documentos, e depois de escolher a série dos documentos desactivar essa opção. Veja este artigo, em especial a 9ª imagem: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/07/02/primavera-express-sries-de-documentos/

Carlos

23 02 2012
ana

como posso alterar uma factura? urgente

23 02 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Do ponto de vista da aplicação, se o documento ainda não foi liquidado, poderá alterar sem nenhum problema.

Carlos

3 03 2012
Manuel Macieira

Boa tarde,
Tenho o Primavera Express 6.4 instalado, instalei a versão 7, mas nada acontece, continua na 6,4, já repeti a instalação várias vezes e nada. Tenho o Vista, porque será?. Eles não se enganaram e estamos a descarregar o 6,4 e não o 7?. Se alguém puder ajudar, agradeço.
Cumprimentos

10 03 2012
Claudio Nunes

Boa noite,

Na minha empresa emitimos apenas vendas a dinheiro. Em Dezembro passado com a realização de um update o sistema primavera ficou automatico em “factura” e não em “VD” como anteriormente. por engano um colaborador tirou quatro facturas em vez de VD, que ficaram totalmente esquecidas e negligenciadas no programa, pois no dia seguinte ao verificar a falta desses 4 clientes eu proprio emiti vendas a dinheiro como habito. Sabendo que não as posso anular e para regularizar tudo contabilisticamente o que devo fazer? emitir notas de credito para as respectivas facturas mesmo com a data actual ou posso emiti-las na serie de 2011?

Obrigada

11 03 2012
XpecialGUEST

Bom dia,

Do ponto de vista da aplicação, poderá alterar essas 4 facturas, isto é, colocar o total do documento a 0, para posteriormente “reutilizar” estes mesmos documentos quando realmente necessitar de emitir facturas (isto partindo do principio que não entregou os documentos aos clientes). Poderá também, tal como disse, emitir Notas de Crédito para regularizar a situação na conta corrente do cliente. Ver artigo: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/07/14/primavera-express-dicas-na-liquidao-de-documentos-em-conta-corrente/

Aconselho que se informe junto de um TOC sobre qual a melhor opção para ultrapassar esta situação, e quis as datas para as quais poderá gerar Notas de Crédito.

Carlos

20 03 2012
Rafael Pereira

Boa noite,

Criei um serviço no primavera nos artigos mas esqueci-me de retirar o check no movimenta Stock. Fiz uma venda desse serviço e depois reparei que ele tinha descontado stock. Quando voltei à ficha de artigo ele já não deixa tirar o check. Existe alguma maneira de alterar isso?

Rafael

21 03 2012
Gonçalo Bastos

Boas

Fiz o upgrade para o Primavera Express 7 e correu tudo bem, fiz uma factura e quando faço imprimir aparece um erro (Existem documentos sem assinatura na série [2012] do documento [FA].) alguem me consegue ajudar ?

21 03 2012
Rafael Pereira

Boas,

Terás de criar uma nova série visto a versão actual não permitir documentos assinados e não assinados na mesma série e como tens documentos na série tens de criar nova. Essa é uma das diferenças da versão anterior para esta visto a nova legislação não deixar alterar documentos depois de lançados.

25 03 2012
Luciano Tchindumbu Chindanda

não consigo abrir o meu registo antigo lucianochindanda@hotmail.com, presiso de me regista novamente, o que eu posso fazer, preciso de ajuda.

28 03 2012
Nuno Ramalho

Olá

Desde já felicito este blog tem ajudado imenso.

Comecei agora a usar o Primavera Express 7
e quando tento imprimir aparece o seguinte erro

[Erro na impressão.

Erro no método: OpenReport.
A aplicação crystal não está inicializada.]

Obrigado

Nuno Ramalho

29 03 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Reinstale o Primavera. Se não resolver contacte o suporte.

Carlos

24 04 2012
XpecialGUEST

Feche o Primavera e instale os seguintes pacotes:

http://dl.dropbox.com/u/11385203/CrystalXI.RDC.exe
http://dl.dropbox.com/u/11385203/CrystalXI.NET.msi

Deixe um comentário a informar se teve ou não sucesso.

29 03 2012
Mike

Boa tarde,
Fiz o download da nova versão do primavera e depois de instalado e já na aplicação setup and go, ocorre um erro: “Erro ao enumerar as empresas da instância ‘Default’ e nos detalhes surge “he conversion from datetime data type to smalldatetime data type resulted in a smalldatetime overflow error.”
Consegue ajudar-me? Obrigado desde já

29 03 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Nunca tive esse problema.
Contacte o suporte da Primavera para obter ajuda e posteriormente coloque a solução aqui.

Obrigado
Carlos

2 04 2012
maguidusrolos

Bom dia,

fiz o Download do Primavera Express v. 7.50 e não estou a conseguir imprimir as facturas pois aparece o seguinte erro: “Erro no código da fórmula. Entre em contacto com a Business Objects.”. Existe alguma possibilidade de corrigir este erro para poder imprimir os documentos?

Obrigada.

2 04 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Fez a alteração do mapa que está a tentar imprimir, com o Crystal Reports? Se sim, reponha o mapa original (caso tenha feito uma cópia de segurança). Em caso negativo contacte o suporte da Primavera para obter ajuda.

Carlos

2 04 2012
maguidusrolos

Boa noite,

não fiz qualquer alteração ao mapa. Consigo exportar e imprimir o recibo mas não a factura, o que para mim ainda torna o problema mais estranho.
Obrigada pela sua resposta.

4 04 2012
XpecialGUEST

Contacte o suporte da Primavera para obter ajuda.

Carlos

12 04 2012
Olivério Gomes

Boa tarde.
Gostaria de saber se alguém que se deparou com o mesmo problema que o sr Nuno Ramalho expôs,já conseguiu resolver. Eu estou com o mesmo problema, O que fiz meramente foi desinstalar tudo de origem quando estava com a versão 6.40, voltar a instalar. de seguida actualizei para a versão 7.50. Procedi à migração, backup’s …tudo bem efectuado. Agora a versão 7.50 não imprime as facturas. Testei novamente com a versão 6.40 para facturar este mês porque preciso, e funciona impecável.

O erro é do Crystal report:
Erro no método: OpenReport.
A aplicação crystal não está inicializada.]

Alguém sabe ajudar? Já desinstalei e voltei a instalar e dá sempre o mesmo erro.

24 04 2012
XpecialGUEST

Feche o Primavera e instale os seguintes pacotes:

http://dl.dropbox.com/u/11385203/CrystalXI.RDC.exe
http://dl.dropbox.com/u/11385203/CrystalXI.NET.msi

Deixe um comentário a informar se teve ou não sucesso.

26 04 2012
Mike

boa tarde, estou a utilizar a versão 6.4 porque não consegui instalar a nova versão e estou a ter um problema relacionado com as séries. Faço facturas sem problemas mas as vendas a dinheiro e recibos não me permite fazer, dando a mensagem de que A data do documento VDR não está dentro dos limites específicados na série ‘2011’.

26 04 2012
25 05 2012
georgia

Amigo me ajude please por que preciso com urgência…baixei a versão express para treinar esse software so que não consegui primeiro deu problema no SQL 2005 que nao conseguiu instalar e mandou instalar no final numa pasta que não existe depois nao conseguir abrir o programa por que segundo eles a configuração da data ta errada manda eu configurar em pastas regionais que tmb nao existe me ajude please

25 05 2012
XpecialGUEST

Pela sua mensagem é impossível ajudar porque não fornece nenhum detalhe adicional. Qual o sistema operativo. Quais os erros exactos? Qual o idioma do Windows?
Se deseja ajuda terá que construir uma mensagem mais coerente.

Carlos

11 07 2012
Joaquina Soares

Boa Tarde,

Tenho um problema com o Primavera Express v.6.40, dá-me um erro run time error 300 ao tentar entrar. Ao entrar no posto venda, diz que o icon vendas não existe.

Podem ajudar-me

Cumps

11 07 2012
XpecialGUEST

Já respondido noutro comentário. Se ao reinstalar não conseguir resolver, contacte o suporte da Primavera.
Cumprimentos

11 07 2012
Joaquina Soares

Como fazer copia de segurança sem acesso ao administrador, de modo a instalar novamente o primavera Express mas poder repor os dados antigos? Será isto solução para ultrapassar o erro run time error que surge ao tentar aceder ao Primavera?

11 07 2012
16 08 2012
Joã Barbosa

Bom dia,

parabéns pelas dicas.

tenho a verão 7.5 instalada no meu pc e como estou no regime de isenção(artigo 53) não consigo imprimir documentos, como se pode alterar a taxa do iva para este regime?

16 08 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Veja o seguinte artigo:
http://invisibleflamelight.wordpress.com/2012/03/18/primavera-express-v7-novidades/

Não sabendo o que especifica o artigo 53, penso que o tópico IVA-Motivo de isenção, responde à sua questão.
Em caso de duvidas consulte o seu contabilista.

Cumprimentos

27 08 2012
Andreia Teixeira

Boa tarde, eu tenho o Primavera Express 6.40,
e fiz uma alteração numa factura, agora quando tento imprimir clico no ícone (printer setup) para escolher uma impressora, uma vez que a que está predefenida está sem tinteiro, e dá-me esta mensagem de erro: “o gestão comercial Primavera 6.40 LS encontrou um problema e vai ser encerrado. Lamentamos qualquer inconveniente que isto lhe possa causar. Se estava a meio de algo, pode ter perdido as informações que estava a trabalhar” .
O que poderei fazer?

29 08 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Talvez o estado da impressora (online/offline), ou outro factor relacionado, possa estar a influenciar esse comportamento da aplicação. Para contornar a situação, tente reabrir a aplicação (se ainda não o tiver feito). Em segundo lugar deverá colocar a impressora que está operacional, como predefinida, no Windows, reabrindo o Primavera.

Se nada disto resultar, contacte o suporte da Primavera.

Cumprimentos

6 09 2012
Miguel

Boa tarde,
O meu PC de facturação teve uma avaria, mas consegui colocar o disco como “disco externo” pelo que posso aceder ao seu conteúdo. Trabalho com a versão 6.4 e tenho noutro computador o programa instalado. Como posso actualizar o programa por forma a passar a trabalhar com este PC?

Obrigado,
Miguel

6 09 2012
10 09 2012
Miguel

O meu problema é que quando o PC avariou, não tinha nenhuma cópia de segurança actualizada…

12 09 2012
XpecialGUEST

O artigo explica também como repor, sem um backup. Terá que ler a partir do texto “No caso de não ser possível aceder ao servidor de dados devido a algum problema com o servidor de SQL, como consequência também não conseguirá aceder ao Administrador Primavera…”:

Se mesmo assim não conseguir, contacte o suporte da Primavera.

Cumprimentos

8 10 2012
Ana Sirkissoon

Bom dia,

Estou a trabalhar no Primavera 7.5 e criei uma Guia de transporte mas enganei-me na data, coloquei daqui a um mes. Agora tento fazer uma nova GT com a data de hoje e nao consigo. Surge nota “Data do ultimo documento é posterior”.
Que faço?
Ôbrigada desde já.

8 10 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Se o Primavera não tiver a certificação de software activada, em principio conseguirá alterar a data da GT. Caso contrário poderá criar uma nova série. As datas têm que ser sequenciais.

Cumprimentos

11 10 2012
Lloyd Murio

Oi gente, eu so novo neste softwere, pedia uma ajudinha, gostava saber como posso transferir um documento um documento que lancei por engano. Enves de diario 20 e doc 20. fiz diario 21 e doc 21. Meu E-mail: Samuelmurio@yahoo.com Pra quem poder me ajudar.

11 10 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Da forma que coloca a sua questão é impossível perceber qual o problema. Se conseguir explicar com um maior detalhe talvez dê para perceber…

5 12 2012
Alexandra Coelho

Bom dia!
Gostaria de saber se alguém me ajuda na seguinte dúvida:
Embora já consiga usar com alguma facilidade o programa, quando estou no POS não consigo usar o leitor de códigos de barras, pois cada vez que o acciono, sou imediatamente direccionada para uma ficha de cliente. Quando estou em ERP, consigo usar o leitor…
Aguardo a vossa ajuda,
bem hajam

5 12 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Experimente na configuração do posto de venda, no separador Operação/Tecla, alterar a(s) tecla(s) de atalho para a operação “Cliente”.
Cumprimentos

6 12 2012
Alexandra Coelho

Confesso que não percebi a dica. O que eu quero objetivamente é poder usar o leitor de código de barras diretamente no POS. Eu faço assim: Abro o POS, clico na linha do produto e “disparo” o leitor. Imediatamente a seguir é aberta a ficha do cliente, coisa que de momento não me interessa. Para poder introduzir o produto tenho então que clicar em F4 e procurar o artigo à mão, o que já me causou embaraços… Fiz o que me sugeriu e admito que fiquei a olhar para o quadro de atalhos sem saber o que introduzir. Agradeço antecipadamente a vossa disponibilidade!

12 12 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

O que acho que poderá estar a acontecer é que exista uma ou mais teclas de atalho para abrir a ficha de clientes, e que o leitor esteja programado para “accionar” essa(s) tecla(s) (muitos dos leitores são configuráveis: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/08/20/configurao-bsica-de-um-leitor-de-cdigo-de-barras/). Experimente mudar a tecla de atalho da ficha de clientes para outra tecla qualquer como F7, F8 por exemplo.

27 12 2012
SV

Boa tarde,

Não sei se alguém me me poderá ajudar com esta dúvida: quando tento configurar um cliente para fazer retenção na fonte de IRS, o primavera pede-me uma “entidade”. Online (na descrição de como se deve configurar o software) está o código 24111 que respeita a pagamento por conta de IRC. Alguém sabe qual é a entidade para a retenção na fonte de IRS?

Obrigada,

Sofia

2 01 2013
JoaoA

Boa tarde
Passei 2 facturas a 30 dias para as quais nao recebi pagamento, neste momento aparecem me como valores pendentes nas operaçoes sobre CC. Como nao recebi o pagamento quero apagar estas facturas é possivel? ja tentei atravez do estorno mas nao aparecem na lista, Devo primeiro fazer como se tivesse recebido e depois efectuar o estorno ?
Obrigado pela atenção.

9 01 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

Devera contactar o seu contabilista para identificar qual a forma mais correcta para ultrapassar esta questão. A aplicação não permite apagar estes documentos.
Cumprimentos

10 01 2013
Pedro Batista

Bom dia ,

Quero efectuar retenção na fonte nos recibos,
e nao estou a conseguir nem faço a minima ideia de como se processa

cumprimentos

11 01 2013
Paulo Solano

Bom dia,
Parabens pelo excelente trabalho e dedicação.

Tenho o seguinte problema, tinha a versão 6.40 configurada e funcional na questão dos preços com IVA incluído.

Ou seja é uma loja de venda ao publico e trabalha só com preços com IVA.

Migrei o Primavera Express para o 7.50, criarou-se a nova serie para 2013 com base na serie existente de 2012 e claro que todos os documentos têm selecionado “IVA Incluído”…

Nas fichas dos artigos e conforme estavam configurados na versão anterior os PVP 1 são os preços finais já com IVA.

Sempre que se lança um artigo numa fatura ele aparece com o PVP1 correto mas o programa acrescenta-lhe o IVA, situação que não acontecia no 6.40

Como posso ultrapassar isto rápidamente?
Será algum problema de configuração, ou bug do programa?

Agradeço desde já a vossa ajuda.

22 01 2013
Paula Sousa

Boa tarde, parabéns pelo vosso blog, é uma grande ajuda.
Tenho o primavera express Versão: 07.5001.1109, no qual tenho o seguinte erro:
Utilizo a versão POS. e quando faço o fecho de caixa aparece o seguinte:
“Não foi possível imprimir o documento” com o detalhe “Invalid procedure call or argument”

O que posso fazer para imprimir o fecho?
Aguardo resposta vossa.
Melhores cumprimentos

Paula Sousa

23 01 2013
Iolanda Matias

Olá boa noite, tenho o seguinte problema ao temtar imprimir facturas pela primeira vez no ano 2013:
Erro na impressão.

Erro no método: GetSqlQuery, mapa: C:\PROGRAM FILES\PRIMAVERA\SGX750\MAPAS\EX\GCP\GcpVls12.rpt.
The ) is missing.
Alguem me pode dar uma dica, não sei o que se passa, no ano anterior tudo correu bem

31 01 2013
XpecialGUEST

Tente utilizar outro mapa diferente do GCPVLS12. Se não resolver garanta que a aplicação está actualizada.

1 02 2013
Cláudia

Boa tarde,

Estou aqui com um problema: ao pré-visualizar/imprimir o primeiro documento de 2013 automaticamente este ficou gravado, no entanto reparei que estava com data de fevereiro (obviamente assumiu a data do sistema). Uma vez que ainda deveria facturar em janeiro, há alguma hipótese de anular o documento e ainda emitir uma factura em janeiro? Pormenor: por forma a poupar papel, a configuração de fatura imprime logo o recibo também.

11 02 2013
indislog

boa tarde,
URGENTE!!!
Alguém podia ajudar com estou com este erro: Erro no método: GetSqlQuery, mapa: C:\PROGRAM FILES\PRIMAVERA\SGX750\MAPAS\EX\GCP\GCPVLS01.rpt.
The ) is missing. Não consigo imprimir nada. Obrigada

11 02 2013
Hugo Teixeira

Boas,
Tive um problema semelhante quando editei o mapa para impressão com outra ferramenta que nao o Chystal Reports. Tente fazer download pelo menos da versão demo e edite esse mapa, e em principio pode resolver o problema. (se for o caso claro)
Boa sorte.

17 02 2013
Marilia Martins

tenho um problema. não consigo imprimir qualquer factura na minha impressora,Ela está bem instalada, tanto que me imprime bem a pagina de teste, mas quando estou no POS, o erro é o seguinte : “não é possível abrir impressora…..” será que alguém me pode ajudar?? Ela imprimia, só não abria a caixa, mas neste momento nem imprime. Obrigada.

20 02 2013
Iolanda Matias

Olá boa tarde, estou a tentar fazer uma devolução e quando vou para gravar dá-me o seguinte erro ” A data do documento NPC não está dentro dos limites especificados na serie 2012″, alguem me pode dizer qual será o problema, é que já tentei de tudo um pouco, obrigada, aguardo uma breve resposta.

27 02 2013
Cláudia

Boa noite,

O nosso primavera express veio com as taxas do continente e como sou dos Açores, criei uma nova taxa de 4%. Contudo, apesar de já ter a taxa criada não está a somar o iva apesar de já ter sido selecionado nos artigos todos a nova taxa. Agradecia imenso que me pudesse dar uma ajuda acerca do erro que posso ter cometido.

Cumprimentos

20 03 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

Talvez a origem desse comportamento da aplicação esteja no facto de estar a utilizar uma série com a opção IVA Incluído activada.
Confira o artigo: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/07/02/primavera-express-sries-de-documentos/

Cumprimentos

20 06 2013
Luis Caldas

Boa tarde. Já aconteceu a alguém ir a preferências e sistema para colocar la os emails etc e dar um erro que tem a ver com o ficheiro VBALEXPBAR6.OCX ? ou VBALEXPLORERBARLIB ?

21 06 2013
XpecialGUEST

Tente reinstalar ou reparar a aplicação.

29 06 2013
Inês Oliveira

Olá, preciso de ajuda!!! tenho o Primavera express 7 instalado.
Depois de ler vários tuturiais e fazer toda a instalação e correcções necessárias, não consigo entrar pois aparece a mensagem “Utilizador inexistente”.
Eu criei um utilizador com o nível de acesso máximo (administrador) e é possível que tenha trocado alguma letra no nome de utilizador ao cria-lo, pois já experimentei todos os possíveis. Como posso resolver? Cheguei a desinstalar o programa por completo e quando voltei a instalar… as mesma mensagem, memorizou o tal utilizador criado.
Há solução?
Obrigada

29 06 2013
XpecialGUEST

Bom dia, consulte o seguinte artigo, e leia também os comentários:

http://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/01/10/primavera-express-esqueceu-se-da-password-de-acesso/

3 07 2013
King

Boa noite,

No programa POS aparece-me a msg 0×5(5): Invalid procedure call or argument
frmEditorPosVendas.ImprimeDocumento (Function)

Alguem sabe o que é isto?

21 07 2013
XpecialGUEST

Bom dia,
Este erro ocorre em que circunstancias? Quando abre a aplicação ou quando efectua alguma operação especifica?

8 01 2014
Antonio Figueiredo.

Boa noite, desejava saber se me pode ajudar neste aspecto: Tenho 2 empresas inseridas no programa primavera, uma inicial e outra que abri agora com um novo sócio. Como tenho os clientes,e os artigos todos na primeira empresa, é possível passar os artigos e clientes para a segunda empresa, já que são muitos e é complicado estar a inserir tudo outra vez na empresa nova. Agradeço a atênção dispensada, os meus agradecimentos.

8 01 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
O ERP Primavera permite a importação de dados. O Primavera Express não tem nenhum assistente para esse efeito.

9 01 2014
Antonio Figueiredo.

Bom dia, muito obrigado por me responder, Não referi qual era o primavera mas é esse mesmo, o ERP. Obrigado.

30 01 2014
Sofia Neves

Bom dia
tem coisas muito interessantes no seu bloge desde já os meus parabéns ,
Agora gostaria de lhe colocar uma questão e saber se me conseguia ajudar , ao imprimir deixou de aparecer o meu logotipo (nome da empresa) o que devo fazer

obrigado

Sofia

* o meu é o primavera express

30 01 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Obrigado pelo seu comentário.
Existiu alguma alteração relevante, imediatamente antes de os documentos terem deixado de sair com o logotipo?
Os seguintes artigos podem ajudar na configuração da impressão:

http://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/03/19/primavera-express-configurao-da-impresso-nos-documentos/
http://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/02/27/primavera-express-colocar-logtipo-nos-documentos-de-venda/?wref=tp

31 01 2014
Sofia Neves

Bom dia !
Desde já muito obrigado , fiquei contente , foi so colocar mesmo s/logotipo, e ficou resolvido …. as suas dicas são fantásticas , se voltar a precisar de certo que o irei contactar ,

obrigado, bom fim de semana
cumprimentos

Sofia

15 04 2014
João Leite

0x5(5) invalid procedure call or argument from Editor Pos Vendas Impreme Documento (Function)

Tenho o primevera 7, a impressora de taloes estava a funcionar, depois tendei cofigurar o documento, só que a parttir daí dá sempre o erro acima, agradeço a quem me possa ajudar

Por favor se puder manda-me para o meu mail
jfrleite@hotmail.com

15 04 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
Já tentou “desfazer” as alterações que efetuou? Já tentou reinstalar o Primavera?

27 05 2014
Miriam Mateus

Bom dia,

Excelente blog :)
Tenho o Primavera Express 7.50 e de um momento para o outro a impressora (Star TSP100) deixou de imprimir facturas. A impressora está a funcionar normalmente, imprime folha de teste e no programa Primavera POS, imprime o fecho de caixa mas não imprime facturas, aparece o erro: “não foi possível abrir a impressora TSP100.”
Quando entro no Primavera Express ESP para configurar a impressora e selecciono no utilizador a TSP 100 aparece o erro “Overflow”…. :(
Já dei voltas e mais voltas e não consigo descobrir o problema, consegue ajudar?

Obrigada

30 05 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
Tente o seguinte:
– reiniciar o computador
– desinstalar e voltar a instalar a impressora
– actualizar o Primavera, no caso de existirem actualizações

Se mesmo assim o problema não for ultrapassado sugiro que contacte o suporte da Primavera.
Cumprimentos

22 07 2014
win.thelooser@yahoo.com.br

Boa tarde,

Necessitava de uma ajuda no editor de formula do Cristal Report v8.

O NumDoc por defeito nas faturas é como se segue:
1
2
3

e pretendo no formato seguinte:

000001
000002
000003

A formula abaixo, não está a funcionar. Na verdade esta é a 1ª vez que tento produzir algo no editor de formulas do CR.

IF {CabecDoc.NumDoc} >= 0
THEN RIGHT ({CabecDoc.NumDoc},6)
Else {CabecDoc.NumDoc}

Agradecia muito a vossa atenção, e qualquer dica é bem vinda ( também já tentei directamente no ficheiro rpt editar o campo do numero da fatura, mas não vi forma de obter o pretendido)
Cumprimentos,

22 07 2014
win.thelooser@yahoo.com.br

Acrescento que trabalho com Primavera V8.0

26 07 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
Deve contactar um especialista em Crystal Reports.
Cumprimentos

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s




Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 372 outros seguidores