Graphon GO-Global

8 06 2009

image

O GO-Global da empresa Californiana Graphon permite de uma forma rápida, económica e simplificada implementar o conceito de processamento baseado em servidor e a publicação de aplicações para rede local e para a Internet.

 

Concorrente directo do Citrix  e dos Serviços de Terminal da Microsoft, o GO-Global é uma alternativa que ganha claramente em vários aspectos, a começar pela extrema simplicidade com que em alguns minutos é possível colocar a plataforma a funcionar, e também pelos seus reduzidos custos de licenciamento.

 

A grande vantagem que esta arquitectura permite é o facto de toda a gestão e processamento de aplicações ser centralizada, aumentando a eficacia e segurança, já que todo o processamento é feito do lado do servidor. Podem ser usados computadores baratos ou thinclients com pouco poder de processamento, mesmo com sistemas operativos diferentes do sistema operativo para o qual a aplicação a publicar foi desenvolvida, reduzindo desta forma custos tambem no licenciamento.

 

 

Imaginemos uma empresa com várias filiais. A empresa utiliza várias aplicações no seu dia a dia, entre as quais o software de gestão empresarial que necessita de ser constantemente actualizado e monitorizado.  Ao invés de ter que percorrer todas as filiais constantemente quer para actualizar o software, quer para resolução de problemas, a aplicação só tem de ser instalada e actualizada no servidor.  Todos os postos de trabalho trabalham sobre essa instalação. Nada é instalado nos postos, a não ser o software cliente que permite aceder ás aplicações partilhadas no servidor. Tudo o que passa a circular pela rede são cliques e movimentos do rato e as teclas pressionadas no teclado, do computador cliente para o servidor, e como retorno é recebida a imagem da janela do software partilhado desde o  servidor para o computador cliente.

Com isto são drasticamente reduzidos os custos de administração e manutenção do parque informático e gestão das aplicações vitais para a organização. Ao invés de ter que instalar aplicação a aplicação em cada novo computador, basta instalar o GO-Global. A segurança é bastante reforçada já que rigorosamente nada é guardado nos postos de trabalho. Está tudo no servidor.

 

 

 

blog

 

 

O GO-Global está disponível em multi-plataforma quer do lado do cliente quer do lado do servidor. O que significa que quando instalado em Windows 2003, XP Profissional, Linux ou Unix, qualquer aplicação pode ser publicada para ser acedida remotamente por qualquer dispositivo. Basta instalar o cliente, ou plug-in/ActiveX correspondente para Windows Mobile, OS X, Windows, Linux e Unix. O seu protocolo utilizado, Rapid X Protocol (RPX), é bastante eficiente mesmo em conexões de baixa largura de banda.

 

Enquanto que o Citrix e os Serviços de Terminal da Microsoft permitem quer exportar todo o ambiente de trabalho, quer apenas uma aplicação para o utilizador, o GO-Global apenas permite exportar aplicações. Tal como os demais softwares na área, o GO-Global permite redireccionar áudio, impressoras, área de transferência e drives locais.

 

clip_image001

 

Pontos fortes:
  • Permite a acesso a aplicações Windows através de qualquer dispositivo mantendo na totalidade as funcionalidades das aplicações.
  • Elimina a necessidade do Citrix MetaFrame, Microsoft Windows Terminal Services, de alterações caras aos programas, adicionais ou extensões.
  • Publica uma ou mais aplicações e não o ambiente de trabalho na totalidade.
  • Integra-se completamente com as plataformas existentes.
  • Reduz custos e aumenta a segurança.

 

 

Pontos importantes:
  • Solução baseada em servidor.
  • Rapidez mesmo em situações de baixa largura de banda.
  • Operação segura usando a segurança nativa do servidor e ligações encriptadas.
  • Multi-plataforma .
  • Impressão local assim como acesso aos ficheiros locais.
  • Auto-conecção em caso de quebra assim como "remote shadow".

 

 

 

O que é necessário
para implementação em Windows?
  • Sistema Operativo:
    -Windows Server 2008 Standard ou Enterprise com Service Pack 1
    -Windows Server 2003 Standard ou Enterprise Edition com SP2
    -Windows Server 2003 R2 Standard ou Enterprise Edition
    -Windows XP Professional com Service Pack 2
  • Servidor Web instalado (Opcional): Microsoft IIS para acesso pelo browser.
  • Instalação do módulo servidor do GO-Global no servidor. Download da versão demonstração (30 dias) aqui.
  • Instalação do módulo cliente GO-Global no computador cliente. Download da versão demonstração (30 dias) aqui.
  • Redireccionamento do tráfego TCP e UDP da porta 491 para o servidor Go-Global, caso seja necessário.

 

 

 

 

NO SERVIDOR:

clip_image002

Depois de instalado, é aqui que são adicionadas as aplicações para publicação. Podem também ser visualizados os utilizadores e processos activos. É possível  ligarmo-nos a uma sessão de um utilizador para visualizar o que ele está a fazer ou interferir na sua sessão. Esta opção é de extrema importância para o help desk.

 

 

 

 

 

Untitled8

A instalação do IIS (Internet Information Services) ou do Apache  traz a vantagem de permitir que possamos iniciar sessão desde qualquer browser, como Internet Explorer, Firefox, Opera ou outro que suporte ActiveX ou Java.

 
 

 

NO ROUTER:

clip_image003

Em acessos feitos através do exterior, em que o tráfego passa por um router é necessário redireccionar (Port Forwarding) os pedidos feitos pela porta do GO-Global (491), tanto para trafego TCP como UDP, para o IP do Servidor, neste caso 192.168.1.253. Consulte a documentação do seu router para efectuar esta alteração. Se apenas utilizar o GO-Global dentro da rede, dentro da mesma gama de IP’s, ou tiver um acesso directo à Internet, ignore este passo.

 
 

 

NO POSTO DE TRABALHO:

clip_image004

Depois de instalado o software cliente nos postos de trabalho, ao executar o mesmo, terá de ser inserido o endereço do servidor ao qual queremos aceder. Poderá ser um endereço IP, o nome do Servidor ou ainda como neste caso, o Domínio ao qual está associado o Servidor.

 

 

 

 

clip_image005

Aqui é necessário que seja feito o login no servidor utilizando uma conta de utilizador do próprio Windows, seja uma conta de utilizador local, ou uma conta de Domínio.

 

 

 

 

clip_image006

Feito o login, são apresentadas todas as aplicações que publicamos previamente no servidor. Aqui não existe nenhum tipo de configuração a não ser configurar a impressora local a ser utilizada.

 

 

 

 

clip_image007

Executando a aplicação, ela é apresentada tal como se de uma aplicação localmente instalada se tratasse. A única diferença é o facto de a rapidez ser menor, e o arrastamento de janelas e menus não ser tão suave.

 

 

 

 

Casos de Estudo:

http://www.goglobal.inf.br/clientes.php

http://www.graphon.com/content/view/17/17/

 

Comparação com outras soluções do género:

http://www.graphon.com/content/view/14/14/

 

Online DEMO:

http://www.graphon.com/content/view/12/12/

http://www.graphon.com/images/flash/flash_demo.html

 

Distribuidor em Portugal:

http://www.digicomp.pt/

 

Outros sites de interesse:

http://thincenter.blogspot.com/

http://www.xpunlimited.com/

http://www.connec.com.br/

 

 

Gostou do artigo? Deixe um comentário….


Ações

Information

3 responses

7 12 2009
LucianoAtoa

E nescessario fazer alguma coisa de diferente no windows 2008 Server Enterprise?
Pois estou instalando e o serviço do goglobal não estarta.

7 12 2009
Carlos

Mas qual o problema exacto? Nunca testei no 2008, mas na página do GoGlobal diz que é compativel com essa versão do Windows.

25 03 2011
GO-Global–Gratuito para utilização pessoal (um utilizador) « ..::invisible flame light::..

[…] já referido neste blog (ver artigo), o GO-Global tem desde à algum tempo uma versão gratuita, para uso pessoal, com o limite de um […]

Deixe um comentário