Primavera Express – Séries de Documentos

2 07 2009

.

.

###########

Nota: este artigo está desactualizado tendo em conta a versão 7.5 do Primavera ExpressConsulte o novo artigo Primavera Express 7.5–Séries de Documentos

###########

.

.

No Primavera Express, o conceito de séries de documentos, tem como objectivo agrupar documentos, seja temporalmente, por tipos de vendas, pontos de venda, departamentos , áreas de negócio, ou outro tipo de agrupamento, permitindo que cada uma siga a sua própria numeração e configuração.

.

.

Por defeito, o Primavera Express vem com as séries já criadas, delimitadas por ano, e é este o esquema utilizado pela maior parte das pessoas. Finalizado cada ano, terá de ser criada uma nova série.

.

.

Sendo o Primavera Express um produto dirigido a micro empresas, onde é privilegiada a simplicidade de utilização da aplicação, o utilizador poderá, se assim o entender, criar uma única série para todos os documentos sem limites de datas. Esta configuração deverá ser feita antes do inicio de utilização da aplicação, já que não será lógico e coerente alterar a numeração e as séries depois de ter documentos já emitidos.

.

.

Alguns exemplos de utilização de Séries:

  • Várias Séries para agrupar tipos de vendas, pontos de venda, departamentos , áreas de negócio, ou outro tipo de informação

Exemplos:

- Série FOR (Formação)

- Série REC (Revenda)

- Série VRL (Loja Vila Real)

- Série SVR (Serviços)

A vantagem é separar documentos, para mais rapidamente poder filtrar e comparar a informação entre das diversas séries, e ter uma percepção mais detalhada sobre os mesmos.

  • Séries por ano.

Esta é a configuração por defeito. Implica ter que criar uma nova série a cada novo ano, já que não seria muito coerente ter uma factura Nº 1/2009, com data de 01/01/2010.

  • Uma única Série, com um código não identificativo, como por exemplo “Série 1” com inicio no ano 2000 e termino em 3000. A numeração é sempre continua e não existe o conceito de série/ano!

Esta é a forma mais simples de utilização, já que não têm que ser criadas novas séries, e não existem limitações nas datas. Nas explorações só irá aparecer uma única série, o que pode facilitar a busca e leitura de informação. Existindo só uma série, também não haverá o risco de engano na escolha da série.

.

.

Este ultimo exemplo é que o que vai ser configurado! É partindo do principio que ainda não foi emitido nenhum documento, e que a configuração das séries é a configuração por defeito da instalação da aplicação.

.

.

Para facilitar o trabalho do utilizador, no Administrador, existe um assistente de criação de séries que permite fazer a criação das séries de uma só vez, para todos os documentos.

.

.

É aconselhado fazer uma cópia de segurança antes de qualquer alteração! Veja este artigo  para mais detalhes.

.

.

Depois de seleccionar a empresa de trabalho, executar o assistente de Criação de Séries.

1

Próximo…

.

.

2

Seleccionar todos os documentos…

.

.

Escolher a segunda opção:

10

Vão ser copiadas algumas configurações de uma série já existente para a nova série a criar, como por exemplo , numero de vias, modelo de impressão, etc…

.

.

Aqui deveremos colocar a Série de onde vão ser copiados os atributos.

11

Se tem a configuração das Séries inalterada desde a instalação do Primavera Express deverá colocar 2008. Escolha a opção Reiniciar Valores do ultimo documento e dos limites inferiores e superiores. Verifique se todas as restantes opções estão activadas.

.

.

Poderá surgir um aviso a informar que a série escolhida não existe para todos os documentos, faça OK.

12

OK…

.

.

Este é a fase onde vamos definir os atributos da nova série a criar.

Untitled

No exemplo foi escolhido o código “1” para a nova série.  Uma vez que não é pretendido que esta nova série seja delimitada por ano de trabalho, as datas escolhidas são bastante alargadas.

.

.

Finalizar…

13

.

.

Terminar…

14

.

.

Voltando ao Primavera, deverá percorrer a ficha de todos os documentos, em Tabelas > Documentos, e no separador Séries, se desejar, inactivar todas as séries, excepto a nova que acabou de ser criada. O facto de marcar as séries como inactivas não significa que os documentos gravados nessas séries desapareçam dos mapas de exploração. Deixará apenas de ver estas séries nos editores (a não ser que active a opção “Visualizar séries inactivas” em Sistema > Preferências > Comercial), e por conseguinte não conseguirá gravar novos documentos.

image

Na Série 1, embora continue a existir um limite de data, esse limite é bastante razoável :)

.

.

Se utilizar o Primavera POS, terá de configurar as séries por defeito a utilizar no posto de venda

image

.

.

No editor de vendas…

image

Como é possível verificar, neste momento, no documento Venda-a-Dinheiro por exemplo, apenas temos uma série activa!

About these ads

Acções

Information

229 responses

4 01 2010
Luis

Viva,

Tive que criar uma nova serie para todos os documentos para 2010! (Fa e RE) basicamente, o meu problema é que ia fazer ma factura em 2010 e verifico que o numero da factura voltou a 1 /2010! Em 2009 ia em 250 /2009!

Não existe maneira de seguir a numero consecutivo da factura?

Abraço e obrigado!

4 01 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Aceda aos documentos para os quais quer manter a numeração em Tabelas > Documentos > Vendas (no caso da FA) ou Contas Correntes no caso do (RE). No separador Séries, clique na série de onde deseja copiar o numerador do documento (último documento). Anote esse numero, seleccione agora a nova série e coloque o número que anotou. Simples!

Abraço

4 01 2010
Luis

Viva,

Desde de já um muito obrigado pela facil e rápida solução para o meu problema!

Já agora, eu não consigo fazer/ introduzir stocks!!

É chato pois cada venda que faço diz que não tenho stock bla bla bla!

Gracias pela ajuda da numeração!

Abraço

4 01 2010
XpecialGUEST

Conseguir consegue, dá é muito trabalho LOLOL :)

Se quiser mesmo começar a controlar stocks tem de utilizar os documentos de stock: Stock Inicial e Entrada de Stock.

Se quiser desactivar esse aviso de stock a negativo, no administrador aceda aos parâmetros da empresa e em Stocks > Artigo mude para Ignorar no caso de ruptura de stocks.

6 01 2010
Pedro

Boa tarde.

Tenho esta dúvida, é possível eliminar uma série de documentos? Como? Criei a série ontem e ainda não emiti qualquer documento.

Muito obrigado.

Cumprimentos,

Bom Ano 2010

6 01 2010
XpecialGUEST

Eliminar não , pode é desactivar o que vai dar ao mesmo!

7 01 2010
Angelo

Bom dia,

Na mudança de ano adicionei a série 2010, conforme tinha feito para 2009. Coloquei a série 2009 como inactiva. Todos os documentos estão correctos e em bom funcionamento, no entanto as Vendas a Dinheiro dão o seguinte erro: “A data do documento VDR não está dentro dos limites especificados na série 2009″.. Não compreendo o erro visto que a única série activa é a de 2010..
Agradecia a sua ajuda e desde os meus parabéns pelo seu blog.

Bom ano!

7 01 2010
Angelo

Boas. .Já descobri.. Para quem tenha o mesmo erro: Ir a tabelas / documentos / contas correntes. No Documento VDR criar a série correspondente ao ano das Vendas a Dinheiro…

De qualquer forma, ficam os agradecimento e continuação de um bom trabalho.

Cumprimentos

7 01 2010
Rafael Pais

Olá a todos!
Após criar a Série de 2010 (Criei de 07-01 a 31-12) e depois de ter configurado os documentos para a nova Série, ao abrir o POS, dá sempre um erro relativo à data do Sistema que não tinha nada a ver com a série anterior (agora não lembro o erro de cor, mas irei escrever o erro em concreto)

PS: Foi criada uma Série, também de 2010, mas encontra-se inactiva, juntamente com a de 2009 e 2008.

8 01 2010
Rafael Pais

Hoje, ao abrir o POS, o erro desapareceu!
Abraço a todos!

12 01 2010
Rui

Boa noite,

Estou com o mesmo problema, ao abrir o POS

alguém me pode ajudar ?

13 01 2010
João

Boa tarde

Podem por favor ajudar-me com a seguinte questão. Fiz uma nova série de 2010 e por lapso com a opção de IVA incluido. Fiz a primeira factura e agora não consigo que a série assuma o IVA dedutivel nas facturas. Já tentei alterar no na janela do artigo, mas não assume. Será que tenho que fazer uma nova série? Dará para apagar e fazer outra?

Agradeço qq esclarecimento possivel.

Abraço

13 01 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Fez cópia de segurança antes? Se sim, reponha-a, volte a introduzir os documentos, e está resolvido! (Esta é a opção mais aconselhada) É que não vai conseguir apagar as séries nem dentro da base de dados já que existem documentos a utilizar a série 2010.

Caso não tenha um backup, leia o tópico Aceder à Base de Dados, no post: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/03/05/primavera-express-dicas-teisalteraes/

1º – Faça uma cópia de segurança da empresa.
2º – Aceda dentro da Base de Dados e execute o seguinte:

update seriesvendas set ivaincluido=0 where serie=2010

Esta instrução vai alterar para todos os documentos de vendas, a série 2010, de modo a não ter IVA incluído.

3º – Volte a gravar o documento, alterando os valores se necessário.

O que acontece é que algumas configurações do documento ficam inactivas após existir um ou mais documentos gravados!

Uma vez que este é um procedimento de último recurso, não documentado, utilize-o por sua conta e risco!

Carlos

12 01 2012
António Marques

Gostaria de vos dar feedback sobre esta dica. Tive o mesmíssimo problema, ao criar as séries para 2012, e a vossa dica resolveu-o na perfeição.
Muito obrigado!

24 01 2012
Joaquina Soares

Bom Dia,

Tive o mesmo problema que este utilizador, qdo fui repor a copia de segurança, deu me um erro: ” O servidor SQL está configurado para não permitir utilização do procedimento ‘xp_cmdshell’. Para alterar esta definição, deve utilizar o utiltário ‘Surface Area Configuration’ do SQL Server 2005, e activar, na opção ‘Surface Area Configuration’, ‘Database Engine’, ‘xp_cmdshell’, a opção ‘Enable xp_cmdshell'”

O que fazer?

Cumps.

24 01 2012
24 01 2012
Joaquina Soares

Agradeço a info………outra questão……..tenho duas copias de segurança……uma efectuada antes de criar a nova serie 2012 e outra efectuada já com a nova serie de 2012 e com um doc já criado (com o IVA incluído e que quero alterar)……..devo repor a copia de segurança que efectuei antes de criar a serie de 2012 ou a copia de segurança já com a serie de 2012 criada?

Cumps.

24 01 2012
XpecialGUEST

Penso que o melhor mesmo é: repor a cópia que criou antes de criar as novas séries > criar novamente as séries > voltar a criar o documento que já gravou!

Cumprimentos

20 02 2010
Ivan

Boa tarde,

Eu ja configurei o meu primavera express, mas tenho um problema.

O valor do IVA não teria que ser subtraido ao valor bruto do documento?

20 02 2010
Carlos

Pode ser mais especifico?

Carlos

8 03 2010
Rui Coelho

Olá
Gostava de dizer que as informações que li, e as imagens, fizeram-me bastante jeito
Obrigado

Rui

21 06 2010
ALbertoA

Boa noite,

Tentei parametrizar a funcionalidade IVA incluído na série de documentos, seguindo os passos descritos no manual. Porém o sistema deixou de considerar o IVA, assumindo sempre o valor 0.

Que posso fazer para repôr o comportamento anterior?

Cumprimentos
ALbertoA

22 06 2010
XpecialGUEST

Bem, se depois dessa alteração do IVA incluído numa série, gravou algum documento para essa mesma série, já não conseguirá desactivar a opção.

Confirme se na linha do artigo, na coluna IVA a taxa está correcta. Pode estar a fazer o teste com um artigo com taxa a 0%.

Carlos

11 07 2010
Mario Mendes

Boa noite
Após alguns dias de análise resolvi instalar/configurar o Primavera Express em substituição da versão 4.0.1 (desde 2001). Li várias threads acerca do assunto e li muitas opiniões acerca do software e tentando reter as informações mais pertinentes lá me resolvi. Agora deparo-me com uma situação que não consigo ultrapassar. Criei uma nova série (2010) no Administrador e configurei todos os documentos para a mesma, tendo instalada a Versão: 06.4001.1073 (2008) e assinalando nos respectivos campos “inactivo” obtenho sempre o seguinte erro quando tento efectuar a abertura de caixa. O que estou a fazer mal ? Obrigado.
http://img34.imageshack.us/img34/7616/examplo.jpg
http://img34.imageshack.us/img34/3510/examplo2.jpg

11 07 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Verifique se, nas configurações dos documentos de caixa, do posto (décima imagem deste post), a série 2010 está seleccionada (partindo do principio que já foi criada para estes documentos).

Carlos

12 07 2010
Mario Mendes

Ok Carlos. Este pequeno pormenor deve-se ás muitas horas dispendidas com isto e á já falta de concentração. Muito Obrigado, assunto resolvido.

26 07 2010
JAYSON

Boa tarde,

gostaria de saber como fazer para inserir o preço de custo, de modo que o próprio sistema calcule o meu lucro, após de eu ter escolhido minha margem de lucro.
Ex
Artigo xxxx:
Preço de custo
Margem de lucro (É aqui que gostaria de poder inserir a porcentagem, e o programa faria a soma automáticamente)
IVA
VALOR FINAL

Espero ter conseguindo esplanar minha dúvida.
Grato

28 07 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

O Express não tem nenhuma funcionalidade que permita fazer o que pretende.

Carlos

9 08 2010
Jayson

Boa tarde,
já que o Express não tem tal funcionalidade, se possível, indique.me o sistema operaitvo da Primavera que seria mais indicado ao meu caso.
Att.,

15 08 2010
XpecialGUEST

Pode ser mais especifico pf?

Carlos

10 08 2010
Alguém

Muito obrigado pelas dicas que tem deixado ao longo dos seus comentários!

3 11 2010
Joaquina Soares

Ola,

Criei uma serie chamada P2010 mas quero alterar nome desta serie………como faze-lo? Já criei facturas nesta serie.

Obg

3 11 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Não consegue mudar o nome de nenhuma série, mesmo que não tenha documentos.

Carlos

31 12 2010
André Batalha

Olá, boa noite!

Depois de ler o o que foi escrito, continuo com uma dúvida relativamente à criação de séries… Quero criar agora para 2011 uma nova série no Ponto de Venda, devo fazer exactamente da mesma forma como se fosse a primeira, mudando apenas a data inicial e final da série?

Devo dizer que em 2010 já emiti bastantes faturas…
Obrigado.

31 12 2010
XpecialGUEST

Tudo depende. Se a série actual tiver o nome de 2010, e só permitir documentos até 31-12-2010, deverá criar uma nova com o nome de 2011, com datas de 2011. Se tiver uma série não delimitada por datas, com o nome “A” por exemplo, não necessita de fazer nada.

Carlos

31 12 2010
Nelson

Após criar a Série de 2011 depois de ter configurado os documentos para a nova Série, ao abrir o POS, dá sempre um erro relativo à data do Sistema que não tinha nada a ver com a série anterior, já alterei todos os documentos para a serie respectiva, msm que altere para a 2010 aconteçe a msm situação.

1 01 2011
XpecialGUEST

Bom dia.

Abra o POS, e no lado esquerdo clique no separador Documentos, e depois carregue no botão Documento. Agora seleccione o documento que quer, e escolha a nova série. Confirme, saía e volte a entrar no POS e verifique se já abre com a série correcta.

Carlos

1 01 2011
JoãoAntunes

Após ter criado a serie de 2011, e de ter inactivo a serie de 2010, o POS dá-me este aviso “A data do Sistema não está dentro do intervalo da ultima série utilizada, Usar a série por defeito. Sim ou não”

Agradecia Ajuda
Obrigado

2 01 2011
XpecialGUEST

Bom dia.

Abra o POS, e no lado esquerdo clique no separador Documentos, e depois carregue no botão Documento. Agora seleccione o documento que quer, e escolha a nova série. Confirme, saía e volte a entrar no POS e verifique se já abre com a série correcta.

Carlos

2 01 2011
Pedro Figueiredo

Bom dia,

estou a colocar este post para ver se me conseguem tirar as seguintes dúvidas:

1) Como é que torno uma Série inactiva no Primavera Express?

2) Deparei-me com a seguinte situação, foi criada uma Factura ainda na série de 2010 (com datas limites compreendidas entre 01-01-2010 e 31-12-2010), mais concretamente no dia 31/12/2010. O problema é que agora que tenho de emitir um Recebimento, já em 2011, referente a essa Factura (que ainda é de 2010), o Primavera Express dá-me um erro.

Verifiquei que os Recebimentos de 2010 também estão configurados, como seria obvio para datas entre 01-01-2010 e 31-12-2010.
Como é que posso resolver esta situação, ou seja emitir o correspondente Recebimento referente a uma Factura do ano passado (2010).

3) finalmente, uma pergunta um pouco à parte do assunto deste tópico:
qual acham que será a maneira mais aconselhável de se emitir uma Nota de Crédito no Primavera Express de modo a “anular” uma determinada Factura.
Estou a perguntar isto porque falei com várias pessoas que me explicaram várias maneiras, mas gostaria de saber qual será a mais aconselhável do ponto de vista da facturação/contabilidade.

Agradeço antecipadamente a atenção,

Pedro Figueiredo

4 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

1 – Para tornar uma série inactiva, terá que activar essa opção na última coluna do separador Séries.

2 – Qual o erro em concreto? Dizer que dá erro não ajuda muito…

3 – Se a nota de crédito for apenas em valor, poderá lançar um documento directamente em conta corrente (veja este post: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/03/27/primavera-express-como-introduzir-pendentes-manuais/). Se a nota de crédito contiver artigos, poderá lançar no editor de vendas, como se de uma factura se tratasse.

Carlos

3 01 2011
João Antunes

Boas,
Eu já fiz tudo isso, o numero da série e o correcto, só que me continua a dizer a mesma coisa.

Abraço

3 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde. Edite a configuração do documento VD e verifique se apenas existe uma série por defeito, que será a 2011.

Carlos

3 01 2011
Pedro Figueiredo

Se por acaso estiver a ser chato, peço para me elucidarem pelo menos em relação ao ponto 2) que é a situação mais premente :(

4 01 2011
Pedro Figueiredo

Boas Carlos,

Tentei “anular” uma Factura, utilizando uma Nota de Cédito, experimentei o Cenário 6 explicado no link:
http://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/07/14/primavera-express-dicas-na-liquidao-de-documentos-em-conta-corrente/

ou seja utilizando um documento RGC – Regularização de Clientes.

Criei a Nota de Crédito com os mesmo dados e valor da Factura a “anular” e depois fui para as Operações sobre C/C, coloquei os vistos na NC e na FA correpondentes, o problema é quando clico no botão “Confirmar”, o Primavera Express dá-me um erro dizendo: “Impossivel criar o documento RGC. A série deve ser criada”.

O problema é quando vou para editar o Documento RGC em “Tabelas” => “Documentos” => “Contas Correntes” e escolho RGC, os parâmetros deste documento estão todos inactivos (não conseguem ser editados), quer as datas quer a zona onde estariam definidas as séries, e não existe nenhuma série criada para este documento.
Ao passo que para todos os outros documentos sejam de Vendas ou Contas Correntes têm lá as séries 2008, 2010 e 2011.

Podes-me dar uma dica de como fazer para criar uma série para o Documento RGC?

Obrigado.

4 01 2011
XpecialGUEST

Boa noite.

Está a ir ao sitio correcto. Como não tem nenhuma série criada, crie você mesmo, na configuração do documento, especificando o nome e descrição da série, assim como o relatório a imprimir, o numero de vias, e as datas inicial e final, e active as opções série por defeito, sugere data do sistema, alteração da data e num. automática.

Carlos

4 01 2011
Pedro Figueiredo

Consegui, como vi todos os campos bloqueados pensei que tinha feito asneira!
É que sempre criei séries no Administrador e não dentro dos Documentos… menos mal :)

Só mais uma coisa Carlos,
o relatório (impressão) para uma Regularização de Clientes pode ser o mesmo que utilizo para imprimir os Recebimentos das Facturas?

E em relação ao relatório para imprimir uma Nota de Crédito pode ser o mesmo que utilizo para imprimir as Facturas?

Nota: No relatório para Facturas coloquei no rodapé uma frase a dizer: “Os serviços facturados foram colocados à disposição do cliente à data da sua realização”.”

Acho que neste caso é melhor que esta frase não apareça na Nota de Crédito impressa, não é?

Obrigadão.

5 01 2011
Hugo Morcela

No ano passado (2010) criei as séries sem problemas, este ano estou tentando criar a série mas dá sempre este erro “Erro Actualização das séries” e não passa dai.

5 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

O erro não tem um detalhe?

Carlos

5 01 2011
Hugo Morcela

Boa Noite.

Não, apenas aparece a caixa de erro com o texto mencionado no post anterior.

7 01 2011
Paulo

Acabei de criar uma nova serie para 2011 pela 30 vez e tenho sempre o mesmo problema, quando adiciono um artigo para facturar e faço gravar ou imprimir, não recebo qualquer erro mas o documento nunca imprime.
Estou desesperado com este “erro” pois fiz o processo tal e qual como aqui é descrito, já o ano passado o tinha feito também e não tive este problema.
Não sei se algo me esta a escapar agora, mas repito o processo e vezes sem conta e tenho sempre o mesmo problema ao tentar gravar o imprimir uma factura.
No entanto se tento imprimir uma factura anterior do ano de 2010 funciona.

Alguém faz uma ideia do que pode estar a acontecer?
Obrigado.

7 01 2011
Paulo

Parece estranho mas sempre que peço ajuda num forum publico sobre qualquer tipo de duvida que tenho, poucos minutos depois acabo por descobrir a solução. :)
O problema era que no primeiro processo de criação da nova serie eu não estava a usar o nome de uma serie já existente para poder copiar dela.

Problema resolvido.

8 01 2011
Carla

Boa Tarde,
Hoje criei uma nova serie para 2011,tudo parecia estar bem,mas abri a caixa não sei como consegui e agora quero gravar o fecho de caixa mas diz-me erro na gravação.
O detalhe do erro diz a data do documento não respeita os limites definidos na serie 2010 do documento (FCHCX). Mas eu não consigo alterar a serie do fecho nem abertura de caixa.

8 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Vá a Tabelas > Documentos > Tesouraria > edite o documento FCHCX > seleccione a série 2011, e tenha a certeza que é a única por defeito (retire essa opção na de 2010). Deve resolver. Certifique-se, tal como indicado neste post, que na configuração do posto de venda colocou a nova série por defeito nos movimentos de caixa.

Carlos

9 01 2011
Patrícia Q.

Boa Tarde,

Desde já devo dizer que o site está optimo e tem-me ajudado imenso.
O programa está a dar-me um erro que nunca tinha acontecido antes.
Criei uma nova serie para 2011, no separador nas series tanto nas facturas como nas guias de transporte, inactivo a serie de 2010. No entanto a serie de 2010 continua a aparecer quando vou fazer um documento. Existe outra maneira de poder inactivar as series?

Obrigada

9 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Vá a Sistema > Preferências > Comercial > no separador Geral, desactive a opção: “Visualizar séries inactivas”.

Carlos

10 01 2011
Mario

Boas,

Este topico ajudou me imenso, muito obrigado ao autor deste blog. Fiquei muito esclarecido ;)

12 01 2011
GIGLIOLA

Bom dia,
Acabo de criar a nova série de 2011, só que por lapso na janela “atributos de séries a copiar” seleccionei ” Valores da série anterior” e não ” Reiniciar Série”, preciso de começar com a factura nr. 1.!!
Como posso fazer! Existe um sistema para alterar a numeração!
Muito obrigada pela resposta!!

Gilla

12 01 2011
XpecialGUEST

Bom dia.

Fez um backup antes? Se sim, reponha-o e recomece o processo. Caso contrário é simples, tem que ir à configuração de cada documento, em Tabelas > Documentos, e, depois de seleccionar a nova série, no campo último documento, em baixo, colocar 0. Para esta segunda alternativa, parto do principio que ainda não fez nenhum documento na nova série.

Carlos

26 02 2013
Cristina M.L

Olá bom dia, estou com oprblema acima citado, a questão é que já emiti um documento na nova serie, como posso fazer para alterar a sua numeração,será possivel…..

20 03 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

Se já foi gravado um documento, não poderá alterar a numeração. O melhor é continuar com essa série, ou criar uma nova, começando o numerador do 0.

14 01 2011
Paulo Almeida

Boas tardes e excelente Blog sobre o primavera Express.
Não só respondeu como solucionou todos os problemas com que me tenho deparado.
Apenas tenho um problema menor que mesmo após ter lido, ainda não encontrei resposta para ela.
Ao criar uma serie nova, que ficou a funcionar correctamente, quando mando imprimir em triplicado, aparecem 3 janelas e tenho de mandar imprimir individualmente cada uma. Original Duplicado e triplicado.
Há alguma maneira de ao mandar imprimir ele imprimir de uma só vez, original, duplicado e triplicado, sem ter de o fazer um a um?

14 01 2011
Emeci

Boa tarde,
Há sim: vai a tabelas, escolhe o documento, no separador impressão retira-lhe o visto de pré-visualizar. :))))

14 01 2011
Emeci

Decerto não me expliquei bem:
Tabelas/documentos/vendas
abre o documento onde pretende fazer a alteração (Factura, venda a dinheiro, etc.) Vai ao separador Series – dentro deste clica no separador impressão, escolhe a série e retira o visto em pré-visualizar aí.
Desculpe a resposta atabalhoada :)))

14 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Penso que não era bem isso que ele perguntava. O que ele queria saber é se, com o pré-visualizar activo, existe forma de dar só uma ordem para impressão, para todas as vias do documento.
Em todo o caso, é bom começar a ver esta entreajuda :)

Carlos

14 01 2011
Paulo Almeida

O que eu pretendo saber é exactamente o que o Carlos disse.
“com o pré-visualizar activo, existe forma de dar só uma ordem para impressão, para todas as vias do documento.”
De qualquer maneira obrigado a quem tentou ajudar :)
Caso alguém tenha conseguido ultrapassar esta situação agradecia que me indique como.

15 01 2011
Cláudio Tenreiro

Boas,
Gostava de saber como é consigo fazer duplicados e triplicados das vendas a dinheiro, visto que sai sempre só o original.
Agradecia a vossa resposta.
Obrigado

Cláudio Tenreiro

15 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Tabelas > Documentos > Vendas > escolha o documento VD > seleccione a série actual > em baixo no separador Impressão, coloque 3 no número de vias. Grave para concluir.

Carlos

16 01 2011
Maz

Olá Carlos:)
Tudo bem contigo? Já há tanto tempo!!! Bom ano novo 2011 para ti amigo e tua família:)

Preciso outra vez da tua preciosa ajuda:)

Como mudámos de ano tentei criar a nova Série 2011 seguindo o post mas enganei-me e cheguei a criar 2 séries erradas que não consigo apagar. E na Tabelas → Documentos → Vendas → Janela “Documento de Venda” → Documento: VD “Venda-a-dinheiro” → separador Série, estas Séries erradas aparecem e quero apagá-las para fazer de novo mas não sei como apagar.

Como se apagam por favor?

Para lembrar tenho um Primavera Express v6.40.

Muito obrigado pela tua ajuda:)

Abraço:)

24 01 2011
Maz

Olá Carlos:)
Tudo bem contigo? Já há tanto tempo!!! Bom ano novo 2011 para ti amigo e tua família:)

Preciso outra vez da tua preciosa ajuda:)

Como mudámos de ano tentei criar a nova Série 2011 seguindo o post mas enganei-me e cheguei a criar 2 séries erradas que não consigo apagar. E na Tabelas → Documentos → Vendas → Janela “Documento de Venda” → Documento: VD “Venda-a-dinheiro” → separador Série, estas Séries erradas aparecem e quero apagá-las para fazer de novo mas não sei como apagar.

Como se apagam por favor?

Para lembrar tenho um Primavera Express v6.40.

Muito obrigado pela tua ajuda:)

Abraço:)

24 01 2011
XpecialGUEST

Bom dia (acho que já tinha respondido a isto…lol)

Tudo bem obrigado. Um bom ano também para ti e para a tua família.

Se tiver um backup, que tenha feito antes de executar o assistente, reponha-o, e reinicie todo o processo. Caso contrário não conseguirá apagar as séries, apenas coloca-las como inactivas.
Abraço
Carlos

1 02 2011
Michael

Boas.
Tenho um problema.
Precisava de eliminar a série de 2011 e facturar na de 2010, so que pondo como inactiva, nao permite, da erro e indica que esta fora dos valores definidos da série.
Já fiz uma VD na série de 2011.
Há solução?
Brigado.

1 02 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Apenas poderá desactivar a série 2011, para não conseguir fazer novos documentos, sendo que o documento que já está feito ficará lá na mesma. Quanto a fazer documentos na série 2010, poderá fazer desde que respeite a data, que em principio será de 01-01-2010 a 31-12-2010.

Carlos

2 02 2011
Keyjo

Boa noite.
Agradeço a resposta rápida, no entanto, continuo com o mesmo problema. o erro que da é o seguinte “A data do documento VDR não está dentro dos limites específicados na série ‘2011’ “.
Alguém tem ideia como resolver isto?
Brigado.

2 02 2011
XpecialGUEST

Veja se isto resolve:

Tabelas > Documentos > Contas Correntes > abra a configuração do documento VDR, no separador séries coloque a série 2010 por defeito (certifique-se que só essa fica por defeito) e faça todos os documentos que tem a fazer com data de 2010. Quando quiser facturar em 2011, volte ao mesmo sitio e coloque a série 2011 por defeito.

Existe uma alternativa que é colocar, na série 2010, a data inicial: 01-01-2010.

Carlos

2 02 2011
Keyjo

entao era ai que existia o problema….
ok.
lembrei-me de outra coisa….
usei uma factura… agora so falta descobrir como se faz um recibo no primavera, mas vou procurar no blogue…
muito brigado…
cumprimentos.

3 02 2011
6 02 2011
Maz

Olá Carlos:)
Tudo bem contigo? Muito obrigado pela tua ajuda e resposta (do 24/01/2011).

Consegui fazer a tua segunda sugestão colocando as Séries como inactivas e está a funcionar, surgiu um problema para editar as Notas Crédito!

Editei a primeira Nota Crédito de 2011 e em vez de ter o número 1/2011 tem o número 2/2011 porque está a seguir uma Nota Crédito que fiz no ano passado 2010.

O problema é que a Nota Crédito de 2011 que editei já está gravada e não sei como apagá-la e também não sei como fazer para que esta primeira Nota Crédito tenha o número 1/2011 e não 2/2011.

Talvez em vez de apagar posso mudar o número para ter 1/2011 porque é a primeira de 2011 mas não sei como fazer.

Mais uma vez agradeço muito a tua ajuda e bom fim de semana:)
Abraço Amigo:)

7 02 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

A nota de crédito pode seguir a numeração que vinha de 2010, ou seja ir na 2, porque como são séries diferentes não há problema. Provavelmente criaste as séries através do assistente e disseste que não querias reiniciar a numeração antiga. O que podes fazer é colocar a numeração dessa série no 0, depois fazes a Nota de Crédito numero 1, com data igual ou inferior à data da NC 2, e depois voltas a colocar o numerador no 2, para que a próxima seja a 3. Em relação à NC 2, apagar e alterar o número não podes. O que o PE deixa é alterar…

Carlos

Carlos

7 02 2011
Maz

Ok Carlos muito obrigado pela ajuda;)
Abraço!

3 03 2011
Joaquim Silva

Boa tarde , por favor alguem me pode ajudar no seguinte sentido.!!

alterei o valor do iva para 23% e alterei a serie para 2011 e agora não soma o valor do iva com a sub- total

Ou seja ,, não faz a soma do valor do produto mais o valor do iva.

3 03 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Como criou as séries? Manualmente ou através do assistente? O mais certo é que tenha, na nova série, a opção “Iva Incluído”. Se ainda não fez nenhum documento, poderá desactivar essa opção.

Este artigo pode ajudar: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/07/02/primavera-express-sries-de-documentos/

Carlos

14 03 2011
Joaquim Silva

Bom dia Carlos,
Mas não estou a conseguir pois isso já foi foi feito correctamente, e mesmo assim ,, nada está Igual o seja :

criamos uma factura normal , e quando a terminamos não faz a soma do valor do iva com o Sub.total

Exemplo : uma fatura no valor de 1000.00 +23% de Iva .

Quando vamos mandar imprimir aparece o valor total de 1000.00
o que está incorrecto uma vez que temos de somar o valor do iva.

Por favor tenho muita urgencia..
OBRIGADO

14 03 2011
XpecialGUEST

A nova série deve ter activada a opção IVA Incluído. Confirme isso!

Carlos

8 03 2011
Liliana Vaz Magalhães

Bom dia! Alguem me pode dar algumas dicas como alterar o numero de serie de um documento qualquer.Como alterar a data de uma factura.
Fica desde já, um muito obrigada.

8 03 2011
XpecialGUEST

Bom dia,

Dependendo de cada documento e da sua respectiva configuração poderá ou não de alterar o seu numerador.

Por exemplo, no Primavera Express, numa factura, apenas poderá alterar o seu numerador se a mesma ainda não tiver sido liquidada, ou quando gravada módulo de POS, se ainda não existiu um fecho de caixa. Nos restantes casos, terá que ter em conta que, a alterar, a data da factura terá que ser superior à data da factura anterior e inferior à data da factura superior. Isto é, tem que se sequencial, não podendo haver por ex. um documento nº 1, com data de 10-02-2011, e um documento nº 2 com data de 09-02-2011.

Carlos

20 04 2011
jose

Boa tarde .Fiz uma nova série para 2011,mas quando quero imprimir a factura não imprime!Quando vou a operações sobre cc não me aparece a nova série criada e sim a antiga .como resolvo este problema?obrigado

30 04 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Terá que editar a ficha dos documentos em questão, e alterar o número de vias de 0, para o numero de vias que pretende que sejam impressas. Quando ao facto de nas Contas Correntes não aparecer a série de 2011, será porque provavelmente essa série não está por defeito.

Carlos

23 05 2011
maria

Boa Noite
A um ano que trabalho com o programa primavera. Mas neste momento não consigo criar serie para 2011 diz que FORAM ENCONTRADOS ERROS GRAVES NO DOCOMENTO VD. A data do documento VDR não esta dentro dos limites especificados na série 2008

24 05 2011
Carlos

Boa noite,

Qual é exactamente o problema? Não consegue criar séries para o ano de 2011 ou já criou e agora não consegue emitir um documento VD?

Carlos

4 07 2011
joao bem

Boas, emiti uma factura mas enganei-me no cliente só quando abri a factura ao pé do cliente é que reparei no erro…
Emiti outra factura na esperança de poder elimina-la mais tarde ou altera-la com um valor simbólico de outro artigo.
O facto é que não me deixa alterar nem anular a factura.
Podia-me dizer como posso anular a factura?
Desde já o meu muito obrigado.

5 07 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

O Primavera Express não permite anular documentos. Desta forma terá que tentar alterar a mesma. Qual o erro que recebe ao tentar faze-lo?

Carlos

5 07 2011
joao bem

Boa tarde Carlos e obrigado pela celeridade da resposta…aparece a seguinte mensagem : “ocorreram erros ao gravar este erro….” e “A data do documento VDR tem que ser posterior à data do documento anterior (30-06-2011)”

Obrigado

5 07 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Veja o seguinte artigo: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/01/16/a-data-do-documento-vdr-no-est-dentro-dos-limites-especificados-na-srie-2009/ (observe a primeira imagem, onde tem a configuração do documento VDR).

Seleccione a série 2011, e active a opção “Alteração da Data”. O problema deverá ter sido resolvido.

Carlos

6 07 2011
joão bem

Boa tarde Carlos e mais uma vez obrigado pela disponibilidade.
Fiz o que me disse e apareceram as seguintes mensagens…..”erro ao validar informação submetida”…e……”O documento VDR já existe.”

Desculpe a maçada…
Obrigado.

6 07 2011
joão bem

Boa tarde Carlos, estava a clicar em cima dos espaço para me mover na página e tem que ser com o “Tab”….
JÁ ESTÁ MODIFICADA….MUUUUITO OBRIGADO !

Pode ficar assim com alteração de data (funciona bem á mesma ou é legal estar assim)? e ficando assim…posso (caso me volte a enganar) voltar a modificar outra VD?

Mais uma vez o meu muito obrigado por tudo.

Bem haja !

6 07 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

O documento VDR é um documento de liquidação automática, para as vendas-a-dinheiro, que é utilizado pela aplicação, mas de forma transparente para o utilizador. Normalmente este documento não é sequer imprimido, nem é enviado para a contabilidade. Posto isto penso que não terá problemas, no entanto o melhor é confirmar com alguém da área de contabilidade.

Carlos

7 07 2011
joao bem

Bom dia Carlos e muito obrigado por tudo.
O correctismo, celeridade e prontidao jamais serao esquecidos…
Um BEM HAJA e recomendarei este forum/blog a todos os meus amigos…

O meu muito obrigado.

Joao Bem

7 07 2011
XpecialGUEST

João, obrigado pelo seu agradecimento! Continue a visitar e participar no blog…

Carlos

12 07 2011
joao bem

Boa tarde Carlos,
mais uma vez estou com problemas no express.
Apanhei virus num e-mail que pensava pertencer a um amigo meu, e corri o spybot search and destroy e ao remover o virus devo ter apagado o ficheiro qualquer pois não consigo aceder ao programa de facturação.
Aparece a seguinte mensagem: “erro na abertura da aplicação……erro:

Impossível estabelecer conexão ao servidor ‘.\PRIExpress’.
Method ‘~’ of object ‘~’ failed

Agradecia que se pudesse me ajudasse.
Bem haja.

12 07 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Veja o seguinte artigo: http://invisibleflamelight.wordpress.com/?s=primavera+sql

Carlos

19 07 2011
joao bem

Muito obrigado Carlos mais uma vez resolveu-me o problema.

Bem haja.

16 09 2011
joao bem

Boa tarde Carlos, cá estou eu a chatear de novo.
Não sei o que fiz de errado, mas agora quando quero alterar as quantidades numa venda a dinheiro ou factura, fica a quantidade a zero, ou seja, para “facturar” tudo tenho que pôr um item por linha.
Gostava que me ajudasse mais uma vez.
Bem haja.
João

16 09 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Não sei se irá resolver: com o Primavera fechado, abra a pasta C:\Programas\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\Config\LX. Nesta pasta LX, deverá ter pelo menos uma outra pasta com um nome do tipo: Posto00. Mude o nome à pasta Posto00 para Posto00-OLD. Agora abra o Primavera e verifique se o problema ficou resolvido. Dê feedback aqui.

Carlos

20 09 2011
joao bem

Boa tarde Carlos e mais uma vez obrigado.
Nas facturas já dá para por as quantidades, porém, nas Vendas a Dinheiro não dá…quando clico e digito um numero … fica a zero…
Fiz o que me disse e apareceu uma nova pasta Posto00-OLD.
Obrigado.
Cumprimentos.

20 09 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Sugiro que contacte o suporte da Primavera.

Carlos

28 09 2011
Bruno Alves

Boa tarde,
Tinha por hábito fazer apenas VDR mas agora tive necessidade de começar a fazer FA para criar alguma pressão nos devedores. Entretanto, após ter recebido o primeiro pagamento de uma FA, confirmei o recebimento mas não soube como obter o respectivo documento para entregar ao cliente. Fui a reimpressão de documentos, encontrei o “recebimento” mas quando faço imprimir dá-me o seguinte erro: “Para efectuar a impressão do documento deve associar um relatório à série do documento que está a utilizar.”
Será que me poderão ajudar..? Obrigado.

28 09 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Quando diz: “Tinha por hábito fazer apenas VDR…” parto do principio que se está a referir a Vendas-a-Dinheiro correcto?

Tabelas > Documentos > Contas Correntes > edite o documento RE > separador Séries > seleccione a série actual > separador impressão > seleccione no relatório: Doc. Liquidação s/ Logotipo > grave as alterações

Veja também este artigo: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/03/19/primavera-express-configurao-da-impresso-nos-documentos/

Carlos

29 09 2011
Bruno Alves

Sim, referia-me a venda-a-dinheiro com VDR.
Fantástico, obrigado. Estas pequenas questões até podem ser simples para quem domina a mecânica do programa mas depois de 1h30 a tentar solucionar o problema, ainda que tivesse andado perto, já estava a desesperar. Dúvido que viesse a conseguir sozinho. Quando estamos cerca de 5 meses à espera de obter um pagamento e depois não conseguimos emitir o documento torna-se embaraçoso e frustrante.
Muito Obrigado!

10 12 2011
Rui Pinho

Boa noite,

Queria criar serie de 2012 no Primavera Express.

Podiam-me ajudar?
Obrigado

11 12 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Está tudo neste artigo, é só ler :)

Carlos

16 12 2011
nuno oliveira

Ora viva! Ainda antes de começar a utilizar o primavera express já tirei muitas dúvidas aqui neste site! Os meus sinceros parabéns pelo trabalho aqui desenvolvido!! Queria colocar uma questão: queria criar uma série nova mas não encontro o assistente de criação de séries!! Da maneira manual também não estou a conseguir mais que a série 2008 que vem de origem…

20 12 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

No Administrador em Sistema > Preferencias, confirme se tem a opção “Mostrar parâmetros e serviços na lista de empresas” activada! Agora seleccione a empresa de trabalho, e em baixo tem a opção “Criação de Séries”. Agora é só seguir os passos…

Carlos

29 12 2011
Pedro

Boas a todos,

Digam-me apenas uma coisa.
No Primavera Express é possível ver qual foi o Utilizador (no caso de se ter vários definidos no Administrador) que criou determinada Venda-a- Dinheiro ou Factura, ou isso não é possível?

Obrigado.

30 12 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Sim é possível, executando a seguinte instrução dentro da base de dados:

SELECT utilizador FROM CABECDOC where tipodoc=’vd’ and numdoc=3 and serie=’2008′

onde:
vd é o código do documento
3 é o numero do documento
2008 é a série do documento

Se desejar poderá adicionar um campo aos documentos com o nome do utilizador que gravou o documento:

http://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/01/13/como-adicionar-campos-da-base-de-dados-aos-relatrios-do-primavera-express/

Carlos

30 12 2011
Pedro

Ok, obrigado Carlos pela preciosa dica:)

1 01 2012
Telma

Olá! preciso de tirar uma dúvida… criei a série para 2012 no meu Primavera Express v.6.40 e correu tudo bem. Só que agora fui tirar uma factura e o valor do IVA está incorrecto. Ex. o IVA a 23% para 1440€ deveria ser 331.20€ e aparece-me 269.27€ … alguém me ajuda?

3 01 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

O problema é que, na nova série que criou, disse que o IVA estava incluído, o que faz com que 1440-23% dá 269.27, o que está correcto. Se o IVA fosse a somar, aí sim 1440+23% dá 331.20 de IVA. Se já gravou um documento numa série com o IVA incluído activado já não conseguirá tirar essa opção.

Carlos

2 01 2012
António Monteiro

Bom dia,
criei uma nova serie no primavera express mas atribui um numero errado e quero alterar . É possível editar o nome da serie?
o meu muito obrigado e Bom 2012.

2 01 2012
XpecialGUEST

Não é possível editar o nome da série. Se antes de criar as séries, fez uma cópia de segurança, reponha-a e repita todo o processo.

Veja este artigo para mais informações: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/05/24/como-fazer-uma-cpia-de-segurana-do-primavera-express/

Carlos

2 01 2012
António Monteiro

obrigado pela resposta , é possível eliminar a serie?

2 01 2012
XpecialGUEST

Não. Pode é marcar a série como inactiva e resolve a questão.

3 01 2012
António Monteiro

OK. obrigado.

3 01 2012
Xuxu

Muito bom dia criei uma nova série no meu primavera para 2012 e alterei em todos os itens,mas agora quando faço a abertura de caixa aparece uma informação ” A data do sistema não está dentro do intervalo da u´ltima série utilizada.
Configure uma série para correcto funcionamento” já tentei mas não consegui,será que alguem me pode ajudar.

3 01 2012
XpecialGUEST

Alterou nas configurações do posto, as novas séries a serem utilizadas, tal como é mostrado na antepenúltima imagem?
Reiniciou o POS desde então?

Quando faz abertura de caixa qual a série que é mostrada? 2012? Confira em Tabelas > Documentos > Tesouraria > edite o documento ABTCX > seleccione a nova série criada > confira se a data inicial e final se encontram correctas, e se a nova série criada é a única com a opção “série por defeito” activada.

Carlos

3 01 2012
s.maia

Olá! Preciso de Ajuda
Criei a série para 2012 no meu Primavera Express v.6.40 e correu tudo bem. Assumi na nova serie para os diferentes documentos IVA INCLUIDO.
Só que agora fui tirar uma factura e o valor do IVA está incorrecto.
Um artigo com descrição de IVA a 23% ao passar a factura aparece mal os valores. Ex. Artigo X – 5€ e no final aparece-me valor total do documento 6€ em que 1€ é de IVA.
Por um lado devia assumir o IVA incluido e por outro lado nãoassumindo o resultado esta incorrecto (5€+1,23% = 6,15€)
Usando o Primavera em POS, sem alterar nenhuma definição o programa assume-me logo 5€ ja com IVA dando o total do documento 5€.
O que estará a ocorrer?
Obrigada

3 01 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Criou as séries pelo assistente? Em caso positivo, poderá acontecer que por alguma razão a opção IVA incluído não tenha sido activada para alguns documentos/série. Confira em Tabelas > Documentos > Vendas > edite um documento > escolhe a nova série no separador Séries e verifique se a opção está activada.

Confira também em TABELAS > BANCOS / TESOURARIA > MOEDAS > EUR, se os arredondamentos estão configurados para 2 / 2 / 2.

Carlos

3 01 2012
s.maia

Boa tarde,
Sim a nova serie foi criada pelo assistente automatico.
Verifiquei os dois casos referenciados:
– Tabela de Documento – tem IVA incluido
– Tabela Moeda – 2 casas decimais em todas as opções.
No entanto continua a dar o mesmo problema, mas apenas se efectuar a facturação pelo Express se efectuar no Ponto de venda não dá este problema!

Por exemplo a FACTURA nº1/2012 foi criada sem qualquer problema, os valores colocados por cada artigo foram assumidos já com IVA.
A partir de então sempre que tento criar uma nova Factura já me dá esse problema, coloco o preço e depois o programa adiciona o IVA com o arredondamento errado!!

3 01 2012
XpecialGUEST

Por via das duvidas, reinicie a aplicação, e volte a testar, isto caso ainda não o tenha feito! Se não resolver, então não faço ideia o que poderá estar errado! Se entretanto descobrir, coloque aqui a solução.

Obrigado

Carlos

3 01 2012
s.maia

Obrigado Carlos,
Mas realmente é mesmo estranho o que se está a passar.
Ja reiniciei uma serie de vezes a aplicação e o computador e nada.
O mais engraçado é que se abrir o programa e fizer criar uma nova factura dá-me esse erro. Se abrir o programa e fizer abrir a factura nº1/2012 voltar a fecha-la e depois criar nova factura já não dá erro nehum, ja assume os preços com IVA incluido!!!!
Não encontro justificação….
Vou deixar para tentar daqui a umas horinhas pode ser que tenha mais sorte.
Entretanto se lembrar de alguma dica que possa resolver por favor post aqui.
Obrigada pela ajuda
S.maia

3 01 2012
A. Batalha

Boa noite,

Encontro-me com o mesmo problema que a S. maia, só que no meu caso nem a 1ª factura sai bem!
Já experimentei as dicas do Carlos, já desactivei a série 2012 que criei no ínicio do ano, já criei navas séries com e sem IVA Incluído e nada..,.

Acrescenta-me sempre o IVA ao preço que no fundo já se encontra com IVA!
Se alguém souber como se resolve esta questão também agradecia que coloca-se um post…Obrigado.

8 01 2012
Tiago

Boa tarde, gostari de ver esclarecida uma dúvida que me está a causar problemas.
Ao fazer uma Venda-a-Dinheiro e ao inserir o Valor do produto, o Primavera soma o IVA a 23%, mas não arredonda o valor final até à décima ou centésima.
Como posso fazer para me dar o valor exactamente real?
Cumprimentos

9 01 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Confira em TABELAS > BANCOS / TESOURARIA > MOEDAS > EUR, se os arredondamentos estão configurados para 2 / 2 / 2.

Carlos

19 05 2012
João Silva

Olá a todos, eu tenho o mesmo problema e já conferi que os arredondamentos estão configurados para 2/2/2…. mas continuo com o mesmo problema por exemplo, um produto custa 5 euros logo no sistema mete-se o valor sem iva ( 23 %) logo mete-se no artigo o PVP de 4.065 o sistema no POS dá um valor de 4,99.
A minha pergunta é como é que altero as casas decimais ou consigo dar volta ao sistema de modo a que o valor do produto seja 5eur

19 05 2012
XpecialGUEST

Um comentário deixado por outro visitante reportou um problema semelhante, e resolveu depois de ter colocado 3/3/3.

Carlos

13 01 2012
Duarte Esteves

Boa noite a todos.
1º gostaria de felicitar o XpecialGUEST por este fantástico apoio, que dá aos utilizadores do Primavera Express.
Em 2º, queria expor o meu problema.
Eu já trabalhei à uns anos atrás com um programa de faturação da Primavera igual a este (apenas mais evoluído, porque era pago), inclusivé tinha bancos.
Nesse programa eu conseguia configurar uma funcionalidade nas facturas que neste não econtro. Ou seja, na numeração da fatura eu não queria que aparecesse o ano (Ex. Factura N.º 4/2012), queria que aparecesse apenas o número da mesma.
Isso é possível nesta versão?

Desde já grato pela ajuda.

Cumprimentos

Duarte Esteves

13 01 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

O que aparece não é o ano, é o nome da série, que normalmente tem o ano, mas pode ter outra coisa qualquer que não identifique nenhuma data. Todos os documentos têm que ter pelo menos, uma série, de modo que não existe nenhuma opção para desactivar.

Carlos

13 01 2012
Duarte Esteves

Obrigado pela explicação.

Duarte Esteves

14 01 2012
Carla Simões

Bom Dia

Crier a série para o ano 2012 – para começar a passar vendas a dinheiro, vou ao ano aparece logo doc nº 1 insiro os valores, tudo bem, quando vou para imprimir o documento passa para o documento nº 2 e não imprime.
Carla Simões

16 01 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Terá que editar a ficha do documento VD, e de outros onde aconteça a mesma situaçãom e alterar o número de vias de 0, para o numero de vias que pretende que sejam impressas.

Para ajuda consulte este artigo: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/03/19/primavera-express-configurao-da-impresso-nos-documentos/

Carlos

22 01 2012
Carlos Marques

Olá boa tarde.

Quero começar por dar os meus parabéns ao autor pelo excelente trabalho. Fantástico!

Tenho aqui uma dúvida com respeito às series de numeração do PE. Criei manualmente a série em cada um dos documentos e sou confrontado com o seguinte erro quando emito documentos de venda do tipo RGC (Regularizações de Clientes para picar facturas com notas de crédito de igual valor) com data de 2012 (na série de 2012, naturalmente):

“A data do documento de tesouraria (MOV) ’22-01-2012′ não está dentro dos limites especificados da série ‘2011’”

Ora, nem a série especificada é ‘2011’, nem a data do movimento inscrita é ’22-01-2012′. Já confirmei isto de ponta a ponta e não consigo mesmo perceber o que possa estar mal. Ambos os documentos de facturação são igualmente de 2012.

Agradeço desde já a ajuda.

Cptos
Carlos.

23 01 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Existem alguns documentos que quando são gravados, internamente, e de forma transparente para o utilizador, gravam outros tipos de documentos. É o caso do RGC, que depende do MOV para ser gravado com sucesso.

Resolução: Tabelas > Documentos > Tesouraria, escolha o documento MOV, seleccione a série 2012 (se não existir crie-a manualmente), e confira se a opção “Série por Defeito” está activa. Ao seleccionar as restantes séries verifique se têm essa opção desactivada. Apenas a série 2012 deverá estar por defeito. Grave as alterações.

Carlos

23 01 2012
Carlos Marques

Muito obrigado, Carlos.

Era isso exactamente. Já funciona tudo!

Abraço
Carlos.

24 01 2012
Luis

Olá boa tarde,

Fantástico blog, e muito obrigado pelo excelente apoio que têm fornecido a todos os utilizadores do Primavera.
Sou utilizador recente deste programa, (2 meses) e criei uma nova série para este ano, de mesma forma como exemplifica neste site. Mas cometi um erro, reiniciei o número do documento, quando gostaria de continuar com a mesma numeração do ano 2011. Já tirei alguns documentos, (menos de 10) mas mesmo assim gostaria de alterar a numeração, é possível, como posso fazer?

Muito Obrigado
Luís Nogueira

24 01 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Alterar os que já foram gravados, não é possível, para além de que não faria nenhum sentido alterar os numeradores de documentos já entregues a clientes, se for o caso! Das duas uma, ou repõe uma cópia de segurança, caso exista, antes de criar as series, e repete todo o processo, tendo em conta a questão que referi acima dos documentos entregues a clientes, ou então para esse tipo de documento onde gravou os 10, esquece o assunto, e vai a ficha de todos os restantes colocar no campo “Último documento”, o numerador do último documento emitido na série de 2011.

Carlos

26 01 2012
Luis

Óptimo funcionou, muito obrigado pela ajuda, e por ter disponibilizado algum do seu tempo para me ajudar.

Cumprimentos
Luís Nogueira

7 02 2012
luis

Olá Carlos,

Mais uma vez necessito da sua preciosa ajuda. Criei uma Nota de Crédito, quando o que deveria ter feito,era criar uma Nota de Débito, o que posso fazer para cancelar a Nota de Crédito ou substituir por uma Nota de Débito? Existe alguma solução?

Cumprimentos

8 02 2012
XpecialGUEST

Boa tarde Luís,

Poderá colocar a Nota de Crédito sem artigos, a zero, e reutilizar a mesma quando realmente quiser emitir uma NC. Apagar de forma directa, não é possível.

Carlos

10 02 2012
Margarida Valentte

Boa tarde,
Tenho alguns clientes a utilizar o Primavera express, mas com a entrada em vigor da portaria 22A/2012 de acordo com a) n.º 3, a partir de 01/04/2011 (entrada em vigor da portaria), gostaria de saber se irão certificar esta versão gratuita.
Atentamente
Margarida Valente

10 02 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

A informação que existe no site da Primavera, relativamente ao Primavera Express é a seguinte:

“A PRIMAVERA já se encontra a estudar em detalhe as implicações desta Portaria nas suas soluções de gestão”, ou seja, não existe uma resposta concreta ainda.

Cumprimentos,
Carlos

16 02 2012
Paulo F.

Boa noite,

Preciso de ajuda para o seguinte.

Em Novembro de 2011 criei um NC (série 2011) sobre uma factura (série 2010), só que não efectuei a regularização antes do final de 2011, e entretanto, no inicio de 2012 criei manualmente a série 2012, e já emiti algumas facturas e recibos.
Acontece que só agora recebi o duplicado da NC assinada pelo cliente, e hoje (15.02.2012) ao tentar fazer a regularização RGC sobre a FA+NC, sou confrontado com o seguinte erro:

“A data do documento RGC não está dentro dos limites especificados na série ’2010′”

Como posso ultrapassar esta questão?

Cumprimentos,

Paulo F.

16 02 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Terá que editar o documento RGC (contas correntes) e garantir que existe uma série que permita gravar documentos com data de 2012, e que a mesma é a única série por defeito. Se anteriormente criou as séries manualmente, não deve ter criado para este documento!

Cumprimentos,
Carlos

17 02 2012
Paulo F.

Bom dia,
era esse mesmo o problema.
Obrigado pela ajuda.
Bom fim de semana.
Paulo F.

6 03 2012
sandrita2005

olá, instalei recentemente a nova versão certificada do express 750. Mas estou com um problema, já criei a serie nova, consigo imprimir facturas, mas não consigo imprimir nem guardar venda a dinheiro, aparece a mensagem: a data do doc vdr não está dentro dos limites especificados na série 2008.
consegue ajudar-me? desde já obrigada

6 03 2012
17 04 2012
sandra

boa tarde, por lapso o computador assumiu outra data 17 de junho e nao de abril e passei guias e vendas a dinheiro comk essa data sem reparar, agora nem me deixa anular. como posso resolver o problema?

17 04 2012
XpecialGUEST

Boa tarde. Qual a versão do Primavera? 6 ou 7?

2 05 2012
sonia

Boa tarde,
estou com um pequeno problema na criaçaõ de facturas.
SITUAÇÃO 1
Nos dados dos documentos tenho lá para as Facturas seleccionado IVA INCLUIDO. No entanto quando crio uma factura e coloco os preços o sistema esta a considerar que o preço que coloco é sem iva e depois faz-me a adição do IVA?
SITUAÇÃO 2
Por outro lado, quando faz o calculo para adicionar o IVA existe sempre uma discrepância nos valores, que por vezes numa Factura chego ao fim e tenho 2 centimos por exemplo a mais.
Ex. Factura de Artigo X (20€ c/iva) + Artigo Y (10€ c/iva)
eu coloco
artigo x – 16,26
artigo y – 8,13
e Depois o total do documento dá 20,01€ e não 20€.

Obgrigado

3 05 2012
Paula Festas

Bom dia,
Preciso de ajuda, estou com um problema ao fazer uma venda-a-dinheiro, quando vou para gravar, aparece um erro a dizer que a série existente não corresponde aos parâmetros da série “2008” e eu tenho a série 2012 já criada, não estou a entender o problema. Será que se criar uma nova série por exemplo com o numero “x” já não vai dar erro??
Ajudem-me por favor.
Obrigada
Aguardo uma resposta

3 05 2012
XpecialGUEST

Bom dia,

Tem de garantir que a série 2012 é a única série por defeito (veja a 9ª imagem deste artigo). Não necessita de criar nova série. Se utilizar o POS tem ainda que configurar o posto para utilizar as novas sériesque criou (veja a 10ª imagem deste artigo).

Carlos

3 05 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Aparentemente tem a aplicação bem configurada para que os documentos coloquem os preços com IVA incluido. Se alterou o comportamento do IVA, no documento, com o editor de venda aberto, à partia teria que o reabrir. Se não fez isso, essa poderá ser uma das causas do problema. Por via das dúvidas, reabra o Primavera.
Em relação à segunda situação, verifique em TABELAS > BANCOS / TESOURARIA > MOEDAS > EUR, se os arredondamentos estão configurados para 2 / 2 / 2. Se sim, contacte o suporte da Primavera para obter ajuda e depois deixe feedback.

Carlos

3 05 2012
sónia

Olá Boa tarde,
Quanto aos arredondamentos já verifiquei, realmente na moeda tinha 2/2/2 e dessa forma estava a dar-me erros nos arredondamentos. Coloquei 3/3/3 e assim já me faz as contas certinhas.
A outra questão do IVA inlcuido ainda não consegui resolver.
Há possibilidade de alterar esses parametros na tabela dos documentos, depois de ter a serie criada?
Porque na tabela / documentos / facturas – a parte do IVA já não me permite alterar. Queria des-seleccionar para depois voltar a seleccionar a ver se resolvia a questão!
Obrigada pela ajuda

3 05 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Depois de ter documentos gravados, alguns parâmetros deixam de estar disponíveis para alterações, e quando assim é o utilizador poderá criar uma nova série e definir logo todas as opções. Sugiro que contacte o suporte da Primavera se essa questão for muito importante.

Carlos

7 05 2012
Diogo

Olá,
adicionei umas scripts no VBA do Primavera para enviar artigos/preços/clientes eliminados para umas tabelas criadas no sql, mas agora na versão 08.0006.1015 do Primavera quanto tento adicionar artigos/preços/clientes aparece-me o seguinte erro: “Erro ao validar informação submetida. Automation error”

Alguém sabe o que se passa?
Cumprimentos

9 05 2012
Ana

Boa tarde,
Recebi um email de um cliente a dizer que a desiganção social foi alterada e pretendem que envie novamente a fatura emitida com a nova designação, mantendo a morada e o NIF. Como posso fazer?

9 05 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Contacte um Técnico Oficial de Contas para obter ajuda quanto ao procedimento correcto que deverá efectuar.

Carlos

10 05 2012
Ana

Obrigado.
Ana

24 05 2012
Sandra Gonçalves

Boa tarde, no incio do ano criei uma serie nova, mas o stocks do ano 2011, nao consta no ano 2012, como faço para trazer o stock para 2012 e fazer o inventário?
Parabéns pelo vosso trabalho, ja me foram muito uteis por diversas vezes.
espero que haja solução desta vez também

cumprimentos

25 05 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Da forma que explica o problema, não dá para entender exactamente qual sua questão.
No Primavera Express consegue corrigir o stock através dos documentos de Stock, isto é, entradas (acrescenta), saídas (diminui), ou stock inicial (inventário).

Carlos

5 07 2012
Vítor Almeida

Boa tarde.
A tentar imprimir um Recibo aparece a seguinte informação: Erro na impressão.

Erro no método: SetFormula, mapa: C:\PROGRAM FILES\PRIMAVERA\SGX750\MAPAS\EX\GCP\GCPLLS01.rpt.
A fórmula ‘Empresa’ não existe.

Alguém consegue ajudar a resolver pf.

Desde já obrigado!

Vítor

9 07 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Alterou esse mapa com o Crystal Reports? Se sim, o melhor talvez seja repor o mapa original.

Carlos

9 07 2012
Vitor Almeida

Boa tarde! Não alterei o mapa. De qualquer forma, como posso repor o mapa original? Desde já obrigado!

Vítor Almeida

9 07 2012
XpecialGUEST

Qual a versão que tem? 6.4 ou 7.5?

11 07 2012
Vitor Almeida

Tenho a versão 7.5.

11 07 2012
XpecialGUEST

Volte a instalar o Primavera, através do instalador que inicialmente utilizou, ou caso não o tenha, actualize a versão actual através do menu Ajuda > Procurar actualizações. Quer a instalação, quer a actualização, sobrepõem todos os mapas da aplicação.

Carlos

11 07 2012
Vitor Almeida

Já fiz isso mas não resultou! Quer dizer, alterou-me o mapa que tinha dos documentos de venda, mas dos recibos nada… continua a aparecer a mesma informação. Mais uma vez obrigado pelo tempo e pela ajuda… Se conseguir mais alguma “dica” ou solução para eu tentar agradeço.

11 07 2012
XpecialGUEST

Não estou a ver nada mais que possa corrigir essa situação, pelo que deverá contactar o suporte da Primavera.
Cumprimentos

12 07 2012
Vitor Almeida

Muito obrigado por toda a disponibilidade e ajuda. Assim farei. Com os melhores cumprimentos.

26 09 2012
Ruth

Boa tarde,
trabalho com o primavera profissional v7.50 e neste momento quando tento emitir um recebi deparo-me com o seguinte erro: a data do documento da tesouraria (MOV) ‘DATA’ nao esta dentro dos limites especificados na série 2008. Já coloquei o ano 2008 inactivo, já fiz uma nova série, tenho a certeza que ja fiz os passos normais e correctos e mesmo assim continuo a receber o mesmo erro…Alguem me pode ajudar com alguma possivel solução??
muito Obrigado

29 09 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Siga os seguintes passos: Tabelas > Documentos > Tesouraria, escolha o documento MOV, seleccione a série 2012 (se não existir crie-a manualmente), e garanta que a opção “Série por Defeito” está activa apenas nessa série.

Cumprimentos

5 11 2012
Nuno Costa

Bom dia, como tive dificldades m criar séries, efectui várias e emiti facturas iguais, agora indica-me que ultrapassei o valor do volume de negócios e não deixa imprimir mais. Há possibilidade de anular as fatras criadas erradamente?

5 11 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Está a utilizar a versão 7.5. Não consegue alterar/anular documentos certificados. Os dados inseridos são reais ou para teste?
Cumprimentos

18 12 2012
Alice Carvalho

Boa noite, desde já obrigada pelo blog porque tem sido uma ajuda muito útil. No entanto, gostaria de partilhar um problema, talvez alguém me consiga ajudar. Já usei o programa o ano passado para emitir faturas e não tive problemas. No início do mês criei uma empresa e resolvi usar o primavera express. Criei os artigos e os clientes e quando tentei fazer uma fatura apareceu-me o seguinte erro – “As definições da série do documento não permitem que este seja gravado no editor.”
Será que alguém me sabe ajudar. Desde já grata pela vossa disponibilidade. Alice

30 12 2012
XpecialGUEST

Confirmou se as séries existentes permitem gravar documentos com as datas actuais? Fez alguma alteração às séries?

18 12 2012
Paula

Boa tarde! Desde já obrigado por este blog, porque tem sido uma “Salvação”! Já me ajudou por várias vezes. No entanto, tenho umas dúvidas:
– Estou a utilizar a versão 6.4. Necessito de por a versão 7.5? É opcional?
– Tenho que que fazer uma nova série em Janeiro?
– Estou com um problema que não consigo resolver: Quando faço o fecho de caixa, quando tento imprimir, nunca sai. Fica bloqueado e não emite o talão. Não sei o que passou. Inicialmente imprimia e de um dia para o outro, deixou de imprimir.

Agradeço a ajuda!

30 12 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Respondendo às questões:
– A versão 6 está descontinuada e não cumpre com as novas regras portanto terá que actualizar para a verão 7.5.
– Dependendo do tipo de séries que tem, poderá ou não ter que criar novas séries. Se as actuais estão delimitadas por 1 ano, terá que criar novas.
– Tabelas > Documentos > Tesouraria > edite o documento FCHCX > no separador Séries seleccione a série em utilização > em baixo, no separador “Pontos de Venda” active a opção “Imprimir directamente para impressora de talões” e confirme se existe um modelo de impressão.

Cumprimentos

6 01 2013
João Jorge

Boa noite,
Actualizei para a versão 7.5, tudo funciona bem com exceçao do Fecho de caixa. Quando faço o fecho de caixa não aparecem as faturas simplificadas que emiti.
Podem ajudar-me?
Obrigado
João Jorge

9 01 2013
Iolanda Matias

Olá boa trade!
Peço desculpa mas estou a tentar criar uma nova serie mas nem sei onde vou para fazer tal coisa, é no administrador? é no ERP? ou é no POS, desculpem a minha ignorancia mas não encontro esse tal assistente de configuração de series, obrigada, aguardo uma breve resposta

10 01 2013
paulo fagundes

Boas iolanda Matias.
para fazer a criacao de serie é no administrador

14 01 2013
ruben franco

boas,

não estou a conseguir criar uma nova serie para o ano de 2013, alguém me pode ajudar?
Tenho a versão v6.40. quando tento fazer a nova serie aparece uma mensagem a dizer que o meu perfil não tem permissão para o fazer, mas só consigo aceder ás series utilizando o perfil de administrador.
como posso resolver este problema?
estou com a facturação parada e tenho máxima urgência em resolver isto.
agradecia que me ajudassem pff.

25 01 2013
Paulo

ruben,
tem que actualizar para a versão 7.5 e depois já deve conseguir o que pretende.

25 01 2013
Pauilo

ruben,
tem que actualizar para a versão 7.5 e depois já deve conseguir o que pretende.

27 01 2013
Vitor Costa

Boas,
Sou um novo utilizador do Primavera Express. Instalei a versão 7.5, criei a empresa e a série 2013. Esta aparece no ERP, mas no POS não. Que devo fazer? Obrigado.

31 01 2013
XpecialGUEST

Bom dia,

Tal como está referido no artigo deverá configurar o posto de venda para ter as novas séries por defeito.

3 02 2013
Vitor Costa

Muito Obrigado pela resposta. Tinha faltado um visto numa opção. Agora tenho outro problema. No POS ao gravar o documento ou imprimir dá o seguinte erro: “A condição de pagamento não está preenchida.” estando a quantia escrita no pagamento em numerário.
Obrigado

5 02 2013
Vitor Costa

Já consegui resolver.
Obrigado.

31 01 2013
Soraia Martins

Boa tarde,
Em primeiro lugar, muito obrigada pela sua ajuda até agora!

Criei uma série nova copiando os atributos da série de 2012. Até aqui tudo bem. Ao criar a primeira factura, aparece a seguinte mensagem quando tento imprimir:

“As definições da série do documento não permitem que este seja gravado no editor.”

Não consigo perceber o que poderei fazer para resolver isto.
Obrigada, desde já, pela atenção.

31 01 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

Também não sei o que poderá estar errado. Compare a configuração na série antiga com a configuração da série nova. Se não conseguir ultrapassar o problema sugiro que contacte o suporte.
Cumprimentos

31 01 2013
Pedro

Tente criar uma nova série sem copiar os atributos da série 2012!
A série de 2012 tinha documentos assinados digitalmente?

14 03 2013
Alfa - Cargo

Boa Tarde, por favor tenho que anular um vdr, pois foite emitido uma nc referente a vd que emitio um vdr. Por favor como faço para cancelar Um recibo.?

fernanda

21 03 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

O seu comentário é pouco detalhado e confuso. O documento VDR é um documento utilizado pela aplicação para liquidar uma VD, e é gerado automaticamente. Em todo o caso, e pelas regras actuais, em principio não deveria estar a emitir documentos do tido VD.
Cumprimentos

4 04 2013
Bruno Barbosa

Boa tarde,

Sou novo user deste programa por isso não pesco nada disso. A minha dúvida é a seguinte: os stocks estão todos errados qual a melhor forma de fazer tipo um reset ao stock todo e começar a dar entrada correta dos artigos?

13 04 2013
XpecialGUEST

Consulte os seguintes artigos:

Entrada de stock:
http://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/10/11/primavera-express-dicas-e-configuraes-parte-ii/ (Associar Documentos de Stock a uma entidade)

Inventários:
http://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/12/17/primavera-expressinventrios/

Recalculo de stock:
http://invisibleflamelight.wordpress.com/2012/01/07/primavera-express-reclculo-de-stocks/

Nota: os artigos foram elaborados tendo por base a versão 6 do Primavera Express, contudo, na versão 7 o processo é semelhante.

26 05 2013
Pedro Tomás

Boa Tarde.
Instalei a versão 7.5, do Primavera, e tudo muito bem, criei series com o assistente e estão todas criadas.. Agora, no POS não sei como fazer para mudar a série.. Ele so reconhece a serie 2012 e nao me deixa fazer nada porque estou “fora dos parametros da serie”.
Pode ajudar-me?
Obrigado,
Pedro

12 06 2013
XpecialGUEST

Na 10ª imagem tem a resposta à sua pergunta. Em todo o caso, mesmo que o POS sugira uma série diferente da série definida no posto, isso só deve acontecer a primeira vez. Basta alterar no botão Alterar Documento, em Documentos.

6 07 2013
Aida Pereira

Bom dia,

No programa POS aparece-me a msg 0×5(5): Invalid procedure call or argument
frmEditorPosVendas.ImprimeDocumento (Function)

Alguem sabe o que é isto?

Resposta

21 07 2013
XpecialGUEST

Bom dia,

Esse erro é mostrado quando abre a aplicação? Ou quando executa alguma operação especifica?

23 11 2013
Alberto Araujo

Boa Noite Aida Pereira,

Conseguiu resolver esse erro? Pode indicar-me como resolveu?

Obrigado

12 07 2013
Bruno Barbosa

Bom dia,

Como posso fazer uma guia de devolução no Primavera?

Os melhores cumprimentos

21 07 2013
XpecialGUEST

Bom dia,
O que entende por guia de devolução? Qual o objectivo prático?

19 09 2013
VPinto

Boa tarde,

Ao registar um recebimento e selecionar para imprimir, aparece um erro que diz “Para efectuar a impressão do documento deve associar um relatório à série do documento que está a utilizar.”

Preciso de ajuda…

Obrigada

21 09 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

Leia o seguinte artigo: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/03/19/primavera-express-configurao-da-impresso-nos-documentos/
O documento e série que estará a utilizar, provavelmente o RE, não devem ter um relatório definido.
Cumprimentos

25 09 2013
JOSÉ

Boa noite,

ao tirar o ficheiro SAFT, dá me um erro a dizer que nao conseguiu validar porque o nome de um artigo excede 30 caracteres.
A validação do ficheiro SAFT_MONKEYBIZ.xml falhou:
‘SLACKTIVITY SLACKLINES – EXPERIENCE KIT’ viola a restrição maxLength de ’30’.
Falha ao analisar o elemento ‘{urn:OECD:StandardAuditFile-Tax:PT_1.01_01}ProductCode’ com o valor ‘SLACKTIVITY SLACKLINES – EXPERIENCE KIT’.

Alguem sabe como posso resolver esta situação. ja tentei mudar o nome do artigo mas dá me o seguinte erro “O valor do atributo ‘Artigo’ não existe na tabela ‘dbo.Artigo’.”.

agreadecia ajuda

cumprimentos

5 10 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

Tem a última versão do Primavera Express (Menu Ajuda > Procurar atualizações)?

23 11 2013
Alberto Araujo

Boa Noite,

Instalei hoje o Primavera Express 7.5 e no POS lanço o artigo, faço Gravar e quando escolho imprimir (para a impressora de talões) dá o seguinte erro:

“0x5(5): Invalid procedure call or argument
frmEditorPosVendas.ImprimeDocumento (Function)”

Instalei a impressora com os drivers genericos conforme indicado, coloquei o mesmo nome na impressora do que se encontra definido no programa.

Alguem pode ajudar?

Desde já agradeço

28 11 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,
Não me parece que o problema esteja relacionado com a impressora, ou com o respectivo driver. Sugiro que contacte o suporte da Primavera para apoio.
Cumprimentos

1 01 2014
Primavera Express 7.5–Séries de Documentos | ..::invisible flame light::..

[…] artigo, é uma revisão/actualização do artigo Primavera Express – Séries de Documentos, já desactualizado tendo em conta as diferenças entre a versão 6.4 e 7.5 do Primavera […]

7 01 2014
cristina

enganei-me no numero de cliente ao passar a fatura existe alguma forma de alterar/corrigir o cliente numa fatura no primavera express v7.5.

7 01 2014
XpecialGUEST

Boa noite,

Não existe essa possibilidade. Com base no documento que emitiu, deve emitir uma nota de crédito, e de seguida nova factura, desta vez com os dados correctos. Deve no entanto consultar o seu contabilista para obter mais esclarecimentos.

Deve também consultar o artigo:
http://invisibleflamelight.wordpress.com/2013/12/07/primavera-actualiza-lista-de-faqs-frequently-asked-questions-da-verso-7-x , nomeadamente as questões 13 e 14.

9 01 2014
hugo santos

Bom dia,
Já fiz a criação da serie 2014, e já fiz facturas, notas credito e recibos.
Tentei anular factura/Nota credito (para não aparecer nos pendentes),sempre fiz RGC no entanto essa série não me aparece para criação do documento e quando acedo às tabelas não aparece tambem (apenas a de 2013).
O que devo de fazer?
Obrigado

10 01 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Talvez não tenha criado a série para o documento RGC. Pode criar manualmente a nova série no documento RGC.
Cumprimentos

11 01 2014
Pedro Santos

Bom dia,
Após criar uma fatura simplificada no POS e avançar para a impressão surge o erro “0x5(5): Invalid procedure call or argument frmEditorPosVendas.ImprimeDocumento (Function)”. O que será esta situação? Surgiu após afinar o layout do talão, será que está relacionado com o mesmo?
Obg
Pedro Santos

11 01 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Já tentou reinstalar/actualizar (se for caso disso), o Primavera Express?
Se tiver uma cópia de segurança do ficheiro que alterou, e se repuser o mesmo, o erro persiste?
(por defeito, o ficheiro utilizado pelos documentos de venda do POS, é o VD.PRN que se encontra normalmente em C:\Programas\PRIMAVERA\SGX750\Mapas\EX\GCP)
Cumprimentos

12 01 2014
Pedro Santos

Bom dia,
O erro deveu-se a um espaço no layout do documento, lembrei-me da última alteração que fiz, voltei atrás e resolveu o problema.
Agradeço de qualquer forma a resposta.
Cumps

26 03 2014
Marcos Francisco

Bom dia,

Estou a usar o PRIMAVERA PROFISSIONAL V7.5 para Inventários e vendas e pretendo criar uma nova série 2014 para todos documentos e segui os passos:
1- sistema
2- P.P Administrador V7.5
3- Confirmar, e dá me a seguinte informação: Vbalexplorer bar (Run time error “0”) pressionei em “OK”
4- a versão Vbalexpbar6.ocx expirou, pressionei em “OK” sumiu a página.

O que faço gente, agradeço que me ajudem para seguir em frente pk não consigo criar as séries dentro dos documentos que pretendo usar.

Muito obrigado.

29 03 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Já tentou reinstalar/reparar o Primavera Express? Muitos destes erros de componentes são resolvidos dessa forma.
Cumprimentos

13 05 2014
carlos

boa tarde,
Primavera express 075001.1343
Tirei a ultima fatura recibo na semana passada FR6/2014 sem problemas, hoje ia para tirar a FR7/2014 e dá mensagem de erro “O documento VDR 120/2014 já existe.”, alguém têm uma explicação ou solução…mesmo na series de 2013 não cheguei à FR120,

Cumprimentos
Carlos

13 05 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
Uma possível solução é criar uma nova série no documento VDR, em Tabelas > Tesouraria > Pagamentos/Recebimentos > Documentos. Após editar este documento, no separador Séries, crie manualmente uma nova série, como “B”, com o campo Data Final definido para 31-12-2100 por exemplo. Ative as 4 opções em baixo. Garanta ainda que a nova série criada é a única com a opção “Série por Defeito” ativada.
Cumprimentos

13 05 2014
carlos

resolveu, obrigado

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s




Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 371 outros seguidores

%d bloggers like this: