Primavera Express – Dicas e Configurações (Parte II)

11 10 2009

(A Parte I pode ser acedida aqui)

(A Parte III pode ser acedida aqui)

 

Compactação da Base de Dados

Com a utilização normal do Primavera Express, a BD vai crescendo lentamente a ponto de poder em casos extremos poder atingir o limite imposto pela versão do SQL instalada que no MSDE é de 2GB, e no SQL Express 2005 de 4GB. Compactar a BD permite não só diminuir o seu tamanho, como tornar o acesso à mesma mais rápido.

 

No Administrador, carregar com o botão direito em cima da BD a compactar:

11-10-2009 21-10-30

 

 

Como é possível verificar, o espaço disponível pode ser eliminado, o que faz diminuir o tamanho.

11-10-2009 21-11-01

Neste caso, com um tamanho tão pequeno como o desta BD não se irá notar nenhuma melhoria de performance visível.

 

 

 

Editar os documentos do tipo talão

Para os utilizadores que utilizam o módulo POS, é possível personalizar todos os documentos do tipo talão, já que estes documentos são documentos de texto simples, e não documentos do Crystal Reports como acontece em todos os documentos em formato A4.

Para aceder ao editor de documentos POS: Utilitários > Config. Documentos POS

O documento “VD” é o documento base para todos os documentos para clientes. Os restantes são os documentos de abertura e fecho de caixa e entrada e saída de caixa, que também podem ser alterados.

 

Para o exemplo vamos alterar o documento VD:

11-10-2009 21-40-07

Se quisermos escrever texto livre, basta colocar o cursor e escrever. Podemos ainda adicionar campos da BD, disponíveis à esquerda da janela. Existem ainda opções de formatação do texto, que podem ser utilizadas, como negrito (Bold), sublinhado (Und.), entre outros. Para o exemplo alterei o código do cliente para ficar a negrito.

 

O formato a seguir é:

/BA[<Nome-Tam>]/BD

B = Bold

A = Inicio da formatação

Nome = Nome do campo

Tam = Tamanho máximo do campo

D = Fim da formatação

 

Mais sobre configuração de documentos no botão “Ajuda”

 

 

 

Criar lista de artigos agrupados por Família

A criação e edição de listas permite-nos fazer coisas muito úteis,como agrupamento de dados, cálculos por colunas, adicionar campos de outras tabelas, criar formatações utilizando cores, etc…

Agrupar os artigos por famílias, é muito útil porque torna a consulta mais inteligente e rápida. Imagine que tem 20 monitores em stock, com códigos e descrições diferentes. Quando um cliente lhe pergunta que monitores tem em stock e o respectivo preço, ou sabe exactamente com que códigos e descrições eles foram criados, e mesmo assim tem que fazer a busca um a um, ou no caso de não saber como foram criados (até porque pode ter sido outra pessoa a faze-lo), corre o risco de não indicar ao cliente todos os monitores, o que pode na pior das hipóteses levar a que perca uma venda.

 

 

No navegador, carregar com o botão direito e fazer Novo > Lista

11-10-2009 21-57-48

 

 

 

Na Categoria escolher a lista a duplicar: Artigos

11-10-2009 21-48-06

 

 

 

Dar um novo nome à nova lista como : “Artigos / Família”:

 11-10-2009 21-48-25

Confirmar e de seguida fazer Editar.

 

 

Nas propriedades da lista, aceder aos Campos.

11-10-2009 21-48-37 

 

 

 

Da lista de campos disponíveis, passar para os campos visíveis os campos: Família, da tabela Artigos,  e o campo Descrição, da tabela Famílias:

11-10-2009 21-48-53 11-10-2009 21-49-17 Confirmar a alteração da Lista.

 

 

 

Na tabela de Artigos, no botão Listas, temos agora uma nova lista.

1

 

 

 

O último passo a fazer é, activar o botão “Agrupar” e de seguida arrastar a coluna Família para o espaço entretanto criado para agrupamentos.

55

Os botões ao lado do botão Agrupar servem para abrir e fechar todos os grupos.

Para que esta lista fique como principal quando fazemos F4, é necessário ir a Sistema > Preferências > Comercial, e no separador Listas por defeito nos editores indicar a mesma.

 

 

 

Associar Documentos de Stock a uma entidade

Uma vez que o Primavera Express não tem módulo de compras, a única forma de controlar os stocks das mercadorias compradas é fazendo um documento de Entrada de Stock para cada compra a fornecedor. A única forma de associar esta entrada de stock a uma compra a um fornecedor é no menu Contexto > Outras Condições.

 

Isto possibilita, caso seja necessário saber a quem foi comprada a mercadoria em questão.

98

Não existindo um campo para colocar os detalhes do documento de compra, podemos criar um artigo especifico comum código identificativo como por exemplo “##COMPRA”, e com a descrição “Factura Fornecedor Nº XXXX / Data XX-XX-XXXX” de forma a conseguir em cada documento de entrada, guardar também o número da Factura, a data e outra informação de relevo, substituindo apenas os campos com X.

 

(A Parte I pode ser acedida aqui)

(A Parte III pode ser acedida aqui)

About these ads

Acções

Information

250 responses

22 10 2009
19 01 2011
Sofia

Boa noite,

Iniciei me há pouco tempo neste mundo maravilhoso que é a primavera , que possui uma linguagem muito própria….. E este site tem-se relevado uma autêntica tábua de salvação!!
Estou a ter algumas dificuldades em associar documentos de stock a uma entidade. Vi este post e, efectuei de seguida os passos recomendados, mas quando escolho a opção contexto, apenas me aparece o campo de cliente.
Também é certo que ainda não criei nenhum fornecedor, pois não estou a conseguir fazer. Será por isto?
Depois, tentei usar a mesma lógica da criação de famílias para os fornecedores…..mas sem sucesso.

Será que alguém tem alguma sugestão de como resolver isto??

Obrigada.

23 10 2009
Miguel Cazaux

Mais uma vez parabens pelo site, e obrigado pelas dicas.

No meu express versão 6.4001.1051, no contexto apenas aparece a opçao de cliente. penso que numa versão anterior tambem aparecia a hipotese de seleccionar fornecedor, mas agora não.
haverá alguma maneira de contornar isto?

23 10 2009
XpecialGUEST

Ora aqui está uma excelente observação!! Eu tenho várias instalações do Primavera Express em várias máquinas virtuais, e por acaso utilizei para este post uma versão talvez mais antiga que ainda tinha essa opção…

Uma vez que não tem essa opção, incorpore o nome do fornecedor na linha onde coloca a data e o numero do documento, para referencia futura.

Forma de contornar, só instalando uma versão antiga, mas não recomendo! Utilize sempre a ultima.

17 11 2009
Rui

Gostaría de saber se é possível apagar artigos criados, e se sim, como ..

Também quero agradecer por terem dado estas dicas :)

17 11 2009
Carlos

Só consegue apagar artigos que ainda não estejam referenciados em nenhum documento. Caso contrário, poderá marcar esse artigo como anulado, ou inactivo, sendo que ele continuará a existir, mas não aparecerá nos relatórios nem conseguirá facturar o mesmo.

14 12 2009
Alexandre

Estou com um problema, tenho o PRIMAVERA express instalado num computador mas queria passar a BD para outro PC, como consigo fazer isso?
Obrigado

14 12 2009
15 12 2009
Nuno Felizardo

Queria, em primeiro lugar, felicitá-lo pelo blog e pelas dicas.
Estou a obter um erro type mismatch quando tento aceder às operações sobre contas correntes que me encerra a aplicação. Será que me pode ajudar?
Grato pela atenção.
Nuno Felizardo

15 12 2009
XpecialGUEST

Está a colocar a data correctamente? Não alterou nas definições regionais a estrutura da data e hora?

18 12 2009
Nuno Felizardo

Erro apresentado “Run-time error ’13: Type mismatch”.
Do que vi em outros foruns este erro acontecia no XP, mas tenho o Vista instalado.
O Primavera estava a funcionar correctamente até que, de um momento para o outro, deixou de funcionar.

O que entende por hora incorrectamente colocada? Pois não houve qualquer alteração que ao nível das definições regionais e hora está correctamente colocada.
Posso acrescentar que este erro apenas se verifica nas funcionalidades de operações sobre contas correntes, pois passa novas facturas e reimprimir documentos. Não consigo é processar recebimentos.

Grato pela atenção dispensada,
Nuno Felizardo

18 12 2009
XpecialGUEST

Faça o seguinte, com o Primavera fechado, renomeie a pasta começada por “POSTO”, para “POSTO.OLD”. No caso de ter utilizadores criados, renomeie também todas as pastas com o nome dos utilizadores, para “NomeDoUtilizador.OLD”

Ao voltar a abrir o Primavera é forçado a criar uma nova pasta, com as configurações do posto e do utilizador.

4 01 2010
Primavera Express – Como Configurar um Talão Para Troca de Artigos « ..::invisible flame light::..

[...] o tópico “Editar os documentos do tipo talão” no post Primavera Express – Dicas e Configurações (Parte II) para mais [...]

5 01 2010
FERNANDO NETO

BOA TARDE,

GOSTARIA DE TIRAR UM MAPA COM O VALOR TOTAL DE CUSTO DO MEU STOCK SÓ QUE NÃO SEI FAZER ISSO
PODERIA AJUDAR-ME?
JÁ AGORA COMO PONHO ALGUNS DOS MEUS CLIENTES A FAZER RETENÇÃO DE IVA

5 01 2010
FERNANDO NETO

no post anterior nao era a fazer retençao de iva mas sim o iva dedutivel

6 01 2010
XpecialGUEST

Bom dia.

Inventário a preço de custo:

Exploração > Stocks > Inventário > Escolha o critério de valorização! PCU: Preço de custo último ou PCM: Preço de custo médio.

De acordo com a ajuda do Express, a opção do IVA dedutível na ficha do artigo tem o seguinte propósito:

– Só aplicável a artigos do tipo “Imobilizado”. Permite definir se o artigo deduz IVA. Caso o faça, o valor a integrar no Imobilizado será o valor do BEM sem o valor do IVA, pois esse valor será recuperado.
Caso não faça dedução de IVA, o valor a integrar no Imobilizado será o valor do bem somado do respectivo valor do IVA.

6 01 2010
Observações a Colocar em Documentos de Venda « ..::invisible flame light::..

[...] alterar os documentos A4 neste post, ou no tópico “Editar os documentos do tipo talão”  deste post para documentos do tipo [...]

19 01 2010
Julia

Bom dia,
Tenho seguinte problema:

Acabei de instalar Primavera Express, mas quando tento arrancar co ADMINISTRADOR o programa da me o erro 13: type mismatch.
Como é que posso resolver este problema?

Obrigada

19 01 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Esse problema poderá ter várias origens! Qual o sistema operativo que está a utilizar e o respectivo idioma?

Poderá começar por verificar quais as configurações das definições regionais do Windows, em Iniciar > Definições > Painel de Controlo > Opções regionais e de idioma > Separador Opções regionais > botão Personalizar. Compare as definições em todos os separadores, com as definições em um outro computador!

Carlos

24 01 2010
camart

Ola viva. Pode me dar uma dica, para poder utilizar uma base dados de outro prog. para meter dados de artigos no express.
Utilizo o prog. Gespos. onde tenho uma base com mais de 3000 artigos conf.
Será que posso converta-la para o express ?
È que meter 3000 e tal artigos á mão é obra.
Posso tirar a base para excel. será que posso passar de excel para o express. ou de outra maneira ?

24 01 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Converter uma base de dados de uma aplicação para outra não é possível porque cada aplicação tem a sua estrutura própria de B.D. e além disso podem ser tecnologias de bases de dados diferentes.

O que normalmente dá para fazer é exportar alguma informação da aplicação antiga, normalmente as tabelas principais (artigos/clientes/fornecedores), e depois fazer a importação para o Primavera. Agora dependendo da situação, poderá dar algum trabalho para as coisas ficarem bem feitas já que este não é um processo simples, e se não for bem feito é uma autentica “bomba relógio” porque a importação não faz alguns tipos de validação da estrutura de dados…

Normalmente o procedimento é exportar para Excel as tabelas de ambas as aplicações, manipular as mesmas de modo a ficarem com a mesma estrutura de dados das tabelas do Primavera Express, e posteriormente fazer a importação com as ferramentas de administração do SQL Server ou com aplicações de terceiros como o EMS Data Import for SQL Server (http://www.sqlmanager.net/en/products/mssql/dataimport). O Express não tem nenhum assistente de importação de dados.

Estou a algum tempo a fazer um post sobre o tema que brevemente será colocado online.

Carlos

19 01 2011
Emeci

Boa noite Sr. Carlos,

Chegou a colocar o post sobra o tema aqui referenciado?

Grata por uma resposta,

Maria Clara

20 01 2011
XpecialGUEST

Não, na altura tinha-o começado, mas quando reparei que o programa que iria fazer a importação, em modo DEMO, não importava tudo, deixei o post a meio. Entretanto descobri o Navicat for SQL Server que tem uma versão gratuita e permite importar dados em alguns formatos, sem qualquer limite de registos. Portanto, esse artigo será dos próximos a ser colocado.

Carlos

24 01 2010
Bruno Lopes

boas noite

gostava saber como posso criar um artigo conposto por outros artigos

Obrigada

Bruno Lopes

24 01 2010
XpecialGUEST

O Express não permite criar esse tipo de artigos…

Carlos

25 01 2010
Bruno Lopes

Em que versao da para fazer isso?

25 01 2010
XpecialGUEST

Na versão 7….

6 02 2010
Elena

Bom dia
Tenho um problema, que tenho as minhas facturas a mostrar o preço unitario, já com IVA, o que é errado. Mas no entanto nas facturas o preço final é o correcto.
Pelo que eu já pude ver no forum penso que criei mal a serie, pelo que tenho de a alterar… Como se pode alterar os parametros duma serie já criada?
E como se podem apagar series já criadas? ( criei varias series antes de teste que agora gostaria de apagar…)
Obrigada
Elena

6 02 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.
Tem alguma cópia de segurança feita antes de criar as séries? Se sim, reponha-a a volta a iniciar o assistente de criação de séries, e todos os documentos. Apagar as séries só dentro da Base de Dados!

Em relação a alterar os detalhes da série, venha tudo que está para baixo, no post:

http://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/03/05/primavera-express-dicas-teisalteraes/#comment-325

Leia os comentários do Sr. Bruno Teixeira, e todas as minhas respostas! Leia tudo até ao fim, e só depois inicie a resolução do problema.

Obrigado

7 02 2013
Rogério Narciso

Helena, conseguiu resolver o problema do preço unitário aparecer com IVA? tambem queria que nao aparecesse e aparecesse só no liquido o valor ja com iva, mas o unitário sem iva.
Muito obrigado. e continuação de excelente trabalho.

24 02 2010
Pedro Almeida

Boa tarde,

Não encontro opção no primavera express para tirar uma listagem dos recebimentos de x a y. Por exemplo todas as facturas recebidas do dia 01 de Janeiro até ao dia 31 Janeiro. Já encontrei algo parecido que é na exploração/contas correntes/estrados de conta e depois de imprimir aperece um quadro do lado direito onde escolho apenas os “recebimentos” mas não me dá os totais..
haverá alguma maneira mais correcta para fazer esta operação?
Desde ja agradeço

24 02 2010
Pedro Almeida

O que necessito basicamente é de uma função género “consulta de movimentos bancários” que noutras versões do primavera se faziam no menu exploração/bancos.
No primavera express não encontro nada do género … o mais parecido é o que descrevi acima mas apenas me dá o recebido por cliente e não o total do que já recebi de todos os clientes.

Mais uma vez obrigado.

5 03 2010
XpecialGUEST

Bom dia.

Sim, como sabe o Express tem várias limitações, e não permite fazer o que pretende.

Carlos

5 03 2010
Miguel Maia

Bom dia,
Antes de mais os meus parabens pela iniciativa de esclarecer estas duvidas através de um blog. Aprendemos sempre mais alguma coisa.

A minha duvida é a seguinte:
– Emiti uma factura no dia 10 de Fevereiro à pessoa A.
– Emiti outra factura no dia 15 de Fevereiro à pessoa B.

Como posso alterar os dados da primeira factura num dia posterior à emissão da segunda?

Com os melhores cumprimentos
Miguel Maia

5 03 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Esta é a velha questão. Por lei, tanto quanto sei, não pode alterar documentos de venda. Pode sim emitir um documento do tipo Nota de Crédito que vai anular a Factura, e posteriormente emitir uma nova. Outro ponto em questão é que os o documentos têm que seguir a numeração e terem datas sequenciais, daí a aplicação não permitir a sua alteração devido à data.

Carlos

18 03 2010
FILIPE

boa tarde
estou uma duvida. e o seguinte ja segui os passos de adicionar ao stock uma entidade.
a minha duvida e esta…imaginemos que compro a um fornecedor um produto e faço tal como esta explicado mais acima. mas amanha tenho um fornecedor que tem o mesmo produto mas mais barato. como faço depois, tenho que criar um novo produto e tambem associar a esse produto o novo fornecedor?
e que se assim for irei ter produtos repetidos a excessao do fornecedor.

sera que alguem me pode ajudar nesta duvida.
muito obrigado

19 03 2010
XpecialGUEST

Não tem de criar o mesmo produto para cada fornecedor. Apenas cria uma vez. O produto nunca vai ficar associado ao fornecedor nem vai conseguir controlar preços de custo porque o Express não tem o módulo de compras. O que é explicado neste post, é uma forma de identificar cada entrada de stock com o fornecedor da mercadoria, só para fins informativos.

Carlos

19 03 2010
FILIPE

boa tarde
mais uma vez obrigado pela ajuda.
continuando no assunto anterior….eu dou entrada de um produto e adiciono uma entidade. depois compro o mesmo produto mas noutro fornecedor e facturo esse mesmo produto.
no caso de algum desses produtos ter de ir para uma garantia.
a maneira de eu poder ver qual foi o primeiro por exemplo?
e que assim nao a o erro de mandar o produto para o fornecedor errado e tambem saber a data de compra….

obrigado

21 03 2010
Carlos

Boa tarde.

O que pretende, o Primavera Express não faz. Para fazer isso teria que controlar números de série dos artigos, quer na compra quer na venda. Como o Express tambem não tem o módulo de compras nunca vai conseguir associar de forma directa o artigo c/número de série ao fornecedor no qual comprou.

Carlos

24 03 2010
Miguel Silva

Boa Tarde,

Gostaria se possivel me ajudarem eu tenho Pimavera express instalado e tenho uma impressora de taloes Epson TM -u220, a impressora esta instalada no win e no express e quando faço print ela começa a imprimir no talao como fosse papel A4, só que eu já tenho toda configurada para sair em talao normal, gostaria de saber se é nessesario algum ficheiro para ela trabalhar.

Obrigado

26 03 2010
Carlos

Olá.

Isso provavelmente está a acontecer porque, no POS faz imprimir A4, e tem a impressora de talões configurada para ser a impressora por defeito no Windows e no Primavera.

Carlos

26 03 2010
Ussene Franco

Boa tarde.
O seu blog é excelente.
Preciso de ajuda. Tenho um computador que funciona como servidor do Primavera e outro como posto. De repente o computador-posto passou a não aceder o servidor Primavera. Da me o seguinte erro: “Erro ao abrir a aplicação. Bad file name or number”.
Peco a vossa ajuda. Ja desinstalei os modulos no posto e voltei a instalar, mas não consigo ultrapassar o erro..

Cumprimentos

26 03 2010
Carlos

Olá.

Verifique que tem rede entre os dois computadores, e se tem as permissões necessárias para aceder ao servidor. Teste por exemplo acedendo a uma pasta partilhada, ou imprimindo para uma impressora partilhada.

Carlos

26 03 2010
Miguel Silva

Preciso de ajuda tenho Pimavera express instalado e tenho uma impressora de taloes Epson TM -u220, a impressora esta instalada no win e no express e quando faço print ela começa a imprimir no talao como fosse papel A4, com é que posso altera ou será necessario algum ficheiro, para sair talao normal,

Obrigado

26 03 2010
Carlos

Boa tarde.

Provavelmente isso aconteçe porque tem no Windows e no Primavera, a impressora de talões configurada como impressora por defeito. Quando imprime no POS um documento em A4 ele será enviado para a impressora de talões.

Carlos

26 03 2010
Miguel Silva

Obrigado Carlos,

8 04 2010
Miguel Silva

Boa Tarde Carlos,

Continuo com o mesmo probelema já verifiquei a impressora de Talões se estava defenida no windows, mas não estava defenida só que continuo com o mesmo probelema, e até falei com um amigo e ele disse-me que devia-me faltar um ficheiro para por a impressora a funcionar com taloes, e acho que esse ficheiro bem no primavera express pro, não sei se isto sera verdade, se me podesse ajudar neste assunto agradecia.

Obrigado

8 04 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Não faço a menor ideia o que pode estar a provocar isso. Deverá consultar o suporte da Primavera para tentar solucionar a questão:

http://www.primaverabss.com/pt/PortalRender.aspx?PageID={9e01f2f8-f2a6-11dd-93f7-00155d0f7227}

Carlos

21 04 2010
Carlos

boa tade:

estou com um problema no primavera express 6.40, tenho a minha empresa criada no meu pc como uma série de 2010, mas precisei de arranjar maneira de criar um posto movel de facturação, então configurei o primavera expresso no portátil e criei uma outra serie, para poder fazer faturação em simultane no pc movel e fixo, sem que a numeração seja coincidemte. a minha difilcudade é saber como é que eide fazer para poder importar para dentro da BD do primavera a série que criei no portátil, em suma pertendo adicionar/importar uma nova série já com dados ao primavera express.
agradeço desde já as dicas.

21 04 2010
XpecialGUEST

Dá algum trabalho, mas é simples…repita no computador fixo, tudo o que fez no portátil, tento em conta que no portátil e no fixo utilizou séries de documentos diferentes! :)

Outra forma não existe, pelo menos tão simples quanto esta!

Carlos

21 04 2010
Carlos

Boa noite
sim, essa é uma hipotese mas será que não existe uma forma de eu conseguir editar a tabela do sql colando as linhas extraidas da tebela omologa do portátil, é que ainda são umas centenas de docs. e estar a repetir a facturação guiar notas de entra, etc, etc.
será que sabem alguma forma de um conceguir inserir linhas na tabela SQL com o nome LinhasDoc.
obrigado

22 04 2010
XpecialGUEST

Bom dia.

Não é tão linear quanto parece as vezes! Dependendo do documento que grava, e de outras configurações, como ligação aos stocks, quanto grava um documento, a informação é inserida em muitas tabelas, com campos relacionados, identificadores únicos, e uma série de outros dados. Depois há a questão de dados duplicados, por exemplo, se no portátil tem o cliente 01 que é o João, e no Fixo tem o 01 que é a Maria, como resolver isto??

Seria preciso conhecer muito bem a estrutura da BD, para fazer uma primeira tentativa do que pretende. Estas situações são muito complexas. Não digo que não dê, mas será muito complexo.

Contacte o suporte da Primavera e exponha a situação.

Carlos

3 05 2010
Olavo

Gostaria de saber se é possivel alterar a moeda ja utilizada nos artigos por uma outra diferente.

3 05 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Sim, pode trabalhar com duas moedas. Tenho a impressão que a aplicação não deixa criar mais do que as duas existentes. Em tabelas > Bancos > Moedas poderá aceder à tabela das moedas.

Nos artigos existe um separador para um separador “Preços” onde fazendo F4 na coluna moeda poderá acrescentar os preços para outra moeda.

Por fim, no documento de venda em Contexto > Outras Condições, escolha a moeda para o documento, e os preços são automaticamente alterados, desde que introduzidos previamente no artigo.

Para mais informações sobre utilização multi moeda consulte a ajuda do Express e no campo de pesquisa coloque “moedas”

Carlos

9 05 2010
Jose

Boa noite

Obrigado, desde já, pela eventual ajuda, pois já verifiquei que é um verdadeiro pós venda (apesar do software ser grátis ;)).

O meu problema tem a ver com as vendas a dinheiro no Ponto de Venda, em especial, com as trocas. Como efectuar uma troca de artigos, ou seja, quando um cliente traz um artigo (já comprado) e leva um outro novo? Já tentei a devolução a dinheiro, mas não tenho a certeza de que actualiza o stock desse artigo.

Obrigado pela atenção dispensada.

José

9 05 2010
XpecialGUEST

Olá.

Deverá fazer uma devolução a dinheiro, e os artigos voltam a entrar em stock. Pode fazer essa experiência para ter a certeza. Veja o stock, antes e depois de fazer a devolução.

Após isso, faça uma nova venda a dinheiro normal.

Carlos

9 05 2010
Jose

Muito obrigado.

Foi o que fiz, entretanto. Sublinho novamente a sua disponibilidade. É, de facto, espantosa.

Abraço
José

19 05 2010
Paulo

Boa Noite,

Fiquei interessado na parte da configuração dos DOCS em POS.
A minha duvida é a seguinte:

Como faço para incorporar no Report POS, um campo da BD, como referencio?
É possivel, ou estou restringido apenas aos campos a esquerda?

Cumprimentos

20 05 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Penso que o que pretende não é possível. Se estiver mesmo interessado questione a Primavera sobre isso.

Carlos

25 05 2010
C. Alexandre

Bom dia

Tenho lido com atenção a ajuda fantástica que tem prestado, mas não encontrei resposta a questões que se prendem com a minha actividade (construção).

Necessito de emitir facturas com IVA de 5%, 20% (até aqui tudo bem), mas também com a menção de “IVA devido pelo adquirente”, em que a taxa de IVA não é debitada nem deve aparecer na factura. Há forma de fazer isto?

Também necessito de introduzir texto no corpo da factura (é necessário mencionar o período em que os serviços foram prestados). Como posso fazer isto?

Agradeço a sua atenção.

Cumprimentos,
Carlos

25 05 2010
XpecialGUEST

Olá.

O Primavera não está preparado para gerir essa situação. No entanto penso que poderá utilizar uma taxa de IVA a 0%, poderá até criar uma para o efeito.

Poderá escrever texto livremente, na coluna descrição, em qualquer linha em branco, para colocar essa menção, ou qualquer observação.

carlos

29 05 2010
Barros

Boa tarde,
Tenho uma versão Primavera 6.4 profissional. Criei uma nova empresa e queria importar as tabelas clientes, fornecedores e artigos para esta nova empresa (cerca de 5000). Como fazer?
Obrigado e parabéns pelas dicas.

30 05 2010
XpecialGUEST

Boas…

De forma directa não dá para fazer! A Primavera não tem nenhum utilitário para o efeito, embora isso possa ser feito, mas devido à sua complexidade considere contactar a Primavera expondo a situação.

Carlos

7 06 2010
Fernando Oliveira

Tenho os gespos 2010 com sql instalado no meu pc e queria mudar para o primavera express, mas quando tento instalar o primavera dá um erro ao instalar o sql. Depois, conclui a instalação e pede a instância no administrador.

7 06 2010
XpecialGUEST

Qual é o erro exacto que dá?
O PE pede os dados de acesso ao SQL, porque provavelmente não se consegue ligar a ele porque não terá sido instado com sucesso.

Carlos

15 06 2010
Sofia Amorim

Preciso mesmo de ajuda, tinha tudo a funcionar correctamente até um dia que ia abrir o programa e aparece a mensagem: Não foi encontrado o fornecedor. Poderá não estar instalado correctamente.
Resumindo não abre!! Já desinstalei várias vezes o programa voltei a fazer download de tudo novamente e a instalar e …nada…dá sempre esta mensagem!!
Por favor didam-me o que fazer, acho estranho instalar de novo e o programa não dar… falatará alguma funcionalidade? Mas qual?

15 06 2010
XpecialGUEST

A mensagem de erro não será “Não foi encontrado o servidor” ?

Carlos

16 06 2010
sofia amorim

não a mensagem é mesmo essa …”Não foi encontrado o fornecedor. Poderá não estar instalado correctamente.”
A mim dá-me ideia de que devo de ter apagado do comp. alguma aplicação necessária ao bom funcionamento do PRIMAVERA. Pois como já desinstalei e instalei várias vezes e dá sempre a mesma mens…
Agora o que é que faltará??

16 06 2010
Sofia Amorim

e agora…o que é que faço? tinha backup e tenho estado noutro computador, no entanto este é que é o da empresa e tenho mesmo de ter aqui o programa a funcionar. Já verifiquei o SQL server, o windowns instaler, que são aplicações que têm de estar no comp. e estão… Acho isto mesmo estranhpo, para mim que não percebo de informática!

16 06 2010
XpecialGUEST

Nunca vi esse erro nem faço ideia qual a origem do mesmo.

Contacte o suporte da primavera e depois diga como resolveu.

Carlos

16 06 2010
Sofia Amorim

pois o suporte primavera…a pagar certo? é que os faks deles não respondem a esta questão. Eles têm suporte sem ser pago?

16 06 2010
XpecialGUEST

Sim, o suporte é pago. Ou então consulte um parceiro da Primavera. Veja neste link qual o parceiro mais próximo:

http://www.primaverabss.com/pt/PortalRender.aspx?PageID={9391ab6d-b643-4387-b3b2-15616a5a93ae}

Carlos

18 06 2010
Duarte Birne

Boa tarde

Estou a tentar configurar uma impressora epson sx410 series … sem sucesso. Esta impressor não aceita sequências de escape. Como posso eu configurar esta impressora?!

18 06 2010
XpecialGUEST

Penso que pode configurar normalmente. Os códigos de escape são apenas para activar funcionalidades avançadas das impressoras, como corte de papel, abertura de gaveta, mudança do tamanho e alinhamento do texto.

Carlos

21 06 2010
Duarte Birne

obrigado pela resposta. Acontece que configuro a impressora mas não imprime. Qual poderá ser a razão?
NB. O nome da impressora (visto em configuração->impressoras e faxs) é igual ao colocado na configuração.

22 06 2010
Duarte Birne

Problema resolvido. Após consulta exaustiva do blog, descobri alguém que tinha um problema semelhante…nº de vias = 0.
Blog fantástico.
Muito Obrigado…

22 06 2010
XpecialGUEST

;)

24 06 2010
Duarte Birne

Outra questão: como re-imprimir um recibo?

24 06 2010
XpecialGUEST

Consulte o manual da aplicação. Isso está lá explicado.

Carlos

28 06 2010
Duarte Birne

Boa tarde

Acontece que quando tento re-imprimir uma factura, aparece a seguinte informação:”Para efectuar a impressão do documento deve associar um relatório à série do documento que está a utilizar.”. O que é mais estranho, para mim, é que consigo imprimir uma factura.

Obrigado desde já.

28 06 2010
XpecialGUEST

Muito estranho de facto.

Contacte o suporte da Primavera.

Carlos

6 10 2010
Carlos Mota

Boa tarde,

Deparei-me com o mesmo problema na reimpressão de recibos no Primavera Express. Pode resolver a situação indo a “Tabelas > Documentos > Contas Correntes (indicar o tipo de doc que no caso será RE) > Séries” nessa janela seleccionar a série do recebimento e, em “Impressão”, configurar o relatório para o tipo de documento que pretende – p.ex. Doc. Liquidação s/logotipo. Após efectuar esta operação já deverá conseguir reimprimir recibos.

Cumprimentos

22 07 2010
Manuel Calçada

Não encontro o modulo fornecedores no primavera express, sou um utilizador muito recente e não conheço o programa. Existe este modulo e onde posso encontrá-lo?
Obrigado
MC

22 07 2010
XpecialGUEST

Bom dia.

Esse módulo não existe no Express.

Carlos

15 08 2010
Graciano Coelho

Boa tarde,

Sou utilizador recente do Primavera Express,a minha questão é se na realizaçao de uma factura, existe uma procura rápida aos artigos por descrição.

Obrigado

15 08 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Poderá optar por, quando faz F4 para abrir a lista de artigos, se posicionar o cursor na coluna da descrição, começar a escrever o nome do artigo e fazer Enter para encontrar todos os artigos começados pela expressão que acabou de escrever. A outra opção é, carregar no botão Filtrar e colocar o termo de procura de qualquer um dos campos para encontrar todos os registos que satisfaçam esse critério.

Carlos

31 10 2010
Graciano Coelho 2

Lol. tb me chamo Graciano Coelho

26 08 2010
Ussene Franco

Bom dia. Elogiar o espaço, é muito proveitoso. Gostava que me ajudassem com uma questão. É possivel no primavera carregar um plano alternativo de conta, através de um documento previamente criado, como por exemplo uma interface ou uma base de dados. Não gostava de criar normalmente um plano alternativo, mas sim carrega-lo, ja que o meu plano alternativo tem 4 páginas.
Estou a usar a versão Profissional v7.06

Melhores cumprimentos

1 09 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Gostaria de saber responder à sua pergunta, mas a mesma sai fora do âmbito dos meus conhecimentos.

Carlos

6 09 2010
Ussene Franco

Bom dia.
Obrigado pela atênção dispensada Carlos. Ainda não sei se é possível através do Primavera fazer o que eu pretendo.

Cumprimentos

11 09 2010
Felismino

Bom dia

Instalei o Primavera express, e ao iniciar o administrador pede-me uma conta e uma password.

Onde posso ter acesso a ela?

14 09 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

O que deverá estar a ser pedido são os dados de ligação do Primavera ao servidor de dados. Experimente colocar
Conta: SA
Password: PRIMAVERA

Carlos

13 09 2010
Filipe

boa tarde.
tenho o express a funcionar como pos, mas por erro abriu-se e fechou-se o caixa numa data e agora precisava de abrir o caixa numa data anterior.
ele nao deixa. A abertura e fecho nao tem nenhuma venda, pode ser anulada?
agradeço ajuda urgente.
obrigado.

13 09 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Uma vez que já fechou caixa, penso que não existe forma de anular. Reponha um backup do dia anterior, se existir, introduzindo todos os documentos desde aí. Se não tiver implementado um sistema de cópias de segurança automatizadas, mas quiser fazê-lo no futuro veja este post: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/09/17/como-utilizar-o-sqlbackupandftp-para-fazer-backups-do-primavera-express/

Outra opção é contactar o suporte da Primavera.

Carlos

7 10 2010
Ussene Franco

Bom dia. Agradecer pelo blog e pela rápida disponibilidade das respostas. Existirá uma forma de parametrizar a aplicação de forma que, no editor de vendas o campo “Desconto do cliente” esteja bloquedo (não permitindo sua edição)? Esse campo encontra-se no cabeçalho da factura. Até onde sei, posso criar um novo perfil de utilizador, mas ja tentei escolher sa opções, e nada….

Desde ja agradeço a atênção de for a ler o meu comentário.
Cumprimentos

9 10 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

A única hipótese é criar ou alterar um perfil existente, removendo do mesmo a opção Documentos > Alterar Descontos nas Vendas. Depois criar um utilizador associando o perfil.

Carlos

7 10 2010
Hugo

Boa noite,

Eu tenho uma impressora Epson TM-u220 de talões, só nao consigo por a imprimir os taloes, ela esta configurada no win xp e predefenida para tal, quando dou ordem de impressão para tirar o talão ela imprime tipo folha A4 e não em forma talão.
Gostaria de saber se é possivel ajudar

Obrigado

9 10 2010
XpecialGUEST

Quando no POS, finaliza um documento escolhe Imprimir ou Imprimir A4? Na configuração do documento, em Tabelas > Documentos > escolha o documento e a série em questão, e em baixo confirme no separador “Pontos de Venda” se a opção “Imprimir directamente para a impressora de talões” está activada, e se tem um modelo associado.

Carlos

9 10 2010
Márcio Pinto

Bom dia amigos.

Utilizo o Primavera Express sem problemas nenhuns

Agora instalei noutro computador, configurei tudo ok, o primavera tras uma serie de 2008 e criei uma de 2010 segundo os dados da 2008.

Aparentemente tudo ok, no entanto ao abrir o primavera posto de venda aparece um erro: a data do sistema nao está dentro do intervalo da ultima serie utilizada. configure uma serie para correcto funcionamento”

clico ok e na parte superior onde diz documento aparece lá 2008

Ja verifiquei a serie por omissão para o posto de venda em TABELAS/POSTO DE VENDA e está lá a serie que criei, de alguma forma o posto de venda continua a carregar a serie de 2008

Agradeço a todos a vossa ajuda

9 10 2010
XpecialGUEST

Tenta fazer o seguinte, no POS, em Documentos > Documento, altere a série do documento VD e grave. Feche e volte a abrir o POS, confirmando se a série que abre por defeito é a correcta.

Carlos

13 10 2010
Ussene Franco

Boa tarde Carlos. Obrigado pelo espaço que aqui nos disponibilizas. Gostava muito da sua ajuda, e de quem mais poder ajudar. Eu quero que os utilizadores normais do PE não possam visualizar uma factura ja emitida, mas eu como administrador tenha esse previlégio, e mais, posso até alterar as mesmas. É possível?

Imensas desculpas pela questão ter sido colocada num espaço talves não apropiado.

Melhores cumprimentos

Ussene

13 10 2010
Ussene Franco

Explicando melhor a minha questão, os utilizadores normais não possam recuar para facturas ja emitidas. Esse previlégio é dado apenas ao administrador.

Obrigado pela atenção.

14 10 2010
Ussene Franco

Bom dia caros amigos.

Aguardo alguém que me possa ajudar nas questões acima. Ainda não solucionei

Tenho outra quetão muito pertinente. Nos talões de venda (módulo POS), gostava que aparecesse os preços dos artigos ja com o Iva, mas os campos disponíveis a esquerda não permitem acho. Sendo assim alguém têm uma ideia mágica de fazer isso?
Na ficha dos artigos pus o PVP1 e selecionei a opção ‘deduz Iva’. Ajudem-me se puderem.

Cumprimentos

15 10 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Que eu tenha conhecimento não consegue definir nos perfis que os utilizadores não conseguem visualizar os documentos já emitidos, nem consegue colocar o preço do artigo com IVA, se os preços nas fichas dos artigos, não tem IVA. Contacte a Primavera para ter a certeza.

A opção activou “Deduz IVA” não está minimamente relacionada com o que pretende.

Carlos

28 11 2010
Ricardo

boa noite!
tenho instalado o primavera 7.5 num pc com windows 7 e a funcionar em ambiente workgroup. fiz o deploy junto com um técnico primavera para as restantes máquinas da rede, mas acontece que de um momento para o outro deixei de conseguir arrancar com o Primavera nas maq. clientes e dá-me o seguinte erro:

Impossível estabelecer conexão ao servidor ‘PRIMAVERA_SRV\PRIMAVERA’.

Method ‘~’ of object ‘~’ failed

Por acaso alguém tem alguma dica que me possa ajudar?
Desde já os meus agradecimentos,

Ricardo Alemão

2 12 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Mas a instalação foi feita máquina a máquina, ou fez numa só e depois clonou o disco e repôs para os restantes computadores?

Carlos

3 12 2010
Ricardo

Bom dia!
A instalação foi feita máquina a máquina.

Ricardo Alemão

3 12 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Em cada máquina, existe um servidor de dados SQL, ou o Primavera, em cada máquina liga a um servidor de dados existente na rede?

Já tentou desactivar a firewall e o anti-vírus? As máquinas têm nomes diferentes, ou todas têm o nome de “PRIMAVERA_SRV”.

Carlos

30 11 2010
Paulo

Boa noite,
tenho a versão 6.40 e funciona às mil maravilhas.
Tiro guias de remessa, facturas e recibos e arranjei uma boa forma de lançar os artigos referente à empresa da minha esposa que é de sub-contratação no ramo têxtil.
Vi que apareceu um email a informar para actualizarmos a versão pois o ficheiro SAFT estava com um erro.
Ora bem…eu uma vez tentei instalar o mesmo programa num portátil e não consegui repor a base de dados. Queria ter o mesmo programa num PC e num portátil por causa de orecaver eventuais problemas.
Além disso, semanalmente faço um backup para a pasta do SQL
Como farei agora?

Obrigado.

30 11 2010
Paulo

Esqueci-me de dizer isto…
Quando fiz o download do programa pela primeir vez, apareceu-me um numero de registo e uma password mas apaguei esse email.
Como faço para fazer o download da nova versão?
Basta meter o mesmo NIF e o mesmo nome de empresa?

Paulo

2 12 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Para fazer login teria que introduzir o mail do registo e a Chave de Registo. Uma vez que fez o registo com o seu NIF, penso que não conseguirá efectuar um segundo registo com o mesmo NIF.

Contacte a Primavera para saber como proceder.

Carlos

7 01 2011
Paulo

XpecialGUEST,
no site da Primavera diz como se fazer.
Registei-de de novo com o nome da empresa e o nif e recebi novo código para sacar o programa actualizado.
Funciona às mil maravilhas.
Tenho é um problema que não consigo resolver, por mais voltas que deia,
Como já tinha falado aqui no fórum, apesar de fazer semanalmente cópias de segurança, instalei a mesma versão do programa no meu laptop que tem o Windows vista(no outro pc tem o Windows XP), e não me aparece o programa SQL e como tal não posso fazer a reposição da cópia de segurança.
Podes-me ajudar a por o laptop a funcionar direitinho com o Primavera apesar de ser com outro sistema operativo?
Agradecia um comentário…
Mais uma vez, muito obrigado por tudo.

Paulo

2 12 2010
helder

Boa tarde,

Precisada da seguinte ajuda. Instalei o primavera express e muito bem mas acontecesse que agora tenho de o trocar de maquina, contudo para manter a base de dados, os artigos e mesmo a numeração continua dos documentos, terei que copiar uma serie de ficheiros presumo. Podem-me explicar como se faz?
Como copiar tudo de forma a que funcione na perceição na nova máquina?

Obrigado

2 12 2010
10 12 2010
Miguel

No dia em que os politicos ajudarem tanto quanto voces ajudam, ficaremos todos ricos!!!

Obrigado pelas dicas!

5 01 2011
IRANI DA SILVA BUENO PAIXÃO

utilizo a impressora Xerox workcentre pro412 as facturas saem todas com letras esquisitas, o que devo fazer?

5 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Utilize outro tipo de driver para essa impessora, se disponibilizado pelo fabricante, como PCL5, PCL6, PostScript. Veja este post: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/12/03/drivers-pcl-postscript-qual-escolher/

Uma forma alternativa poderá passar tambem por previsualizar o documento no Primavera, exportar para PDF e depois imprimir.

Carlos

7 01 2011
Paulo

XpecialGUEST,
aqui há dias perguntei-te como actualizava o programa pois tinha perdido os códigos de quando fiz o download da 1ª vez, mas depois vi que no site da Primavera diz como se fazer.
Registei-de de novo com o nome da empresa e o nif e recebi novo código para sacar o programa actualizado.
Funciona às mil maravilhas.
Tenho é um problema que não consigo resolver, por mais voltas que deia,
Como já tinha falado aqui no fórum, apesar de fazer semanalmente cópias de segurança, instalei a mesma versão do programa no meu laptop que tem o Windows vista(no outro pc tem o Windows XP), e não me aparece o programa SQL e como tal não posso fazer a reposição da cópia de segurança.
Podes-me ajudar a por o laptop a funcionar direitinho com o Primavera apesar de ser com outro sistema operativo?
Agradecia um comentário…
Mais uma vez, muito obrigado por tudo.

Paulo

8 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Já consultou o post: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/12/07/como-transportar-o-primavera-express-entre-computadores/ ?

Na reposição da cópia para o Windows Vista, experimente colocar o backup na pasta C:\PROGRAMAS\MICROSOFT SQL SERVER\MSSQL.1\MSSQL\BACKUP\ (o caminho poderá ser ligeiramente diferente).

Carlos

10 01 2011
Paulo

amigo Carlos (xpecialGUEST),
fiz isso e criei uma empresa nova igual à do outro computador.
Acontece é que para fazer a reposição da cópia de segurança no LAPTOP, tenho que colocar um visto num dos parâmetros do SQL(Surface Area Configuration), em “xp_cmdshell”.
Como o SQL não me aparece no menu iniciar para defenir as configurações, não posso fazer isso.
Já no computador que tem o XP instalado, tive que fazer a mesma coisa para fazer os backups.
Espero que entendas a questão e me possas ajudar.

Obrigado.

10 01 2011
Paulo

Carlos, estive a pensar porque raio não me aparece o Microsoft SQL server no menu iniciar ….
Como tenho o Primavera express instalado e a trabalhar no PC com o XP, e penso que funciona em mono posto, terá a ver com isso?

10 01 2011
XpecialGUEST

Boa noite

Verifique se tem esta pasta no seu sistema: “C:\Programas\Microsoft SQL Server\90\Shared\”. Se sim, execute o ficheiro SqlSAC.exe.

Carlos

12 01 2011
Paulo

Carlos, desinstalei o programa do meu portátil pois já estava a ficar maluco da cabeça, lol.
Não cheguei a verificar essa pasta mas sei que era um atalho para as configurações do SQL server.

Agora esclareça-me uma coisa se faz o favor:
Estava a tentar por a funcionar o mesmo programa que tenho no meu PC com a empresa da minha esposa, no meu portátil.
Esta versão do PRIMAVERA EXPRESS(6.40), não dá exclusivamente para um computador ou posto?
Será por isso que não me aparecia o SQL no menu iniciar?

Paulo

12 01 2011
Paulo

Tirei isto do site da Primavera:

“O PRIMAVERA EXPRESS é um produto de rápida e fácil configuração e utilização que não depende da emissão de qualquer tipo de licença ou senha por parte da PRIMAVERA ou qualquer outra entidade e que, após instalação, pode ser utilizado de imediato, funcionando exclusivamente em ambiente mono-posto ou mono-utilizador.”

12 01 2011
XpecialGUEST

Não teria sido por isso. São coisas diferentes. Em todo o caso o PE não permite ambiente multi-posto.

Carlos

13 01 2011
Paulo

Carlos,
Afinal não é considerado multi posto se tiver o mesmo programa, da mesma empresa instalado em 2 computadores?
Hoje à noite vou instalar de novo o Primavera Express 6.40 no meu portátil que tem o windows vista e vou tentar seguir os seus passos.

Amanhã digo alguma coisa.

13 01 2011
XpecialGUEST

Não. Multiposto é quando temos a aplicação instalada em vários computadores, mas a ligarem-se à mesma base de dados.

Carlos

13 01 2011
Paulo

carlos,
então se a empresa é a mesma nos dois computadores, a base de dados não é também a mesma?
Não percebo nada…

Já instalei de novo o Primavera Express no portátil e para meu espanto…nem arranca.
Dá-me este erro:

Impossível estabelecer conexão ao servidor ‘.\PRIExpress’.

[Microsoft][ODBC SQL Server Driver][SQL Server]To connect to this server you must use SQL Server Management Studio or SQL Server Management Objects (SMO).

Começo bem, lol.
Não vou desistir até colocar o primavera a funcionar no meu laptop.
P.S. Claro…com a tua preciosa ajuda…

Paulo

13 01 2011
XpecialGUEST

Não. Imagine que tem 5 computadores que nem sequer estão em rede entre eles. Instala o Primavera em cada um, e todos ficam a trabalhar, mas independentes uns dos outros. Se criar um cliente no computador 1, ele não vai existir nos computadores 2, 3, 4, e 5 porque não comunicam, cada um tem a sua própria base de dados. Essas 5 instalações são monoposto. Agora imagine que coloca os 5 computadores em rede, instala a versão 7.5, nos 5 computadores, em modo multiposto. Quando criar um cliente em qualquer um dos postos, o mesmo fica visível nos restantes postos, porque todos utilizam a mesma base de dados.

Quando a esse erro, não posso ajudar muito. O que posso dizer é que num computador com o Windows “limpo” o PE é instalado sem qualquer problema. Quando mais remexido o Windows estiver, maiores as probabilidade de conflitos de software e anomalias!

Carlos

16 01 2011
Paulo

Amigo Carlos, tinhas razão.
Formatei o meu portátil e depois de tudo instalado, instalei o Primavera Express e instalou direitinho.
Já me apareceu o SQL e fiz a reposição da cópia de segurança da empresa da minha esposa na boa.
Só tive que meter de novo os dados da empresa.
Um grande abraço e muito obrigado por tudo.
Tipos como tu deviam receber uma medalha por ajudarem tanta gente por essa internet fora.

Paulo

10 01 2011
catarina

bom dia, tenho um trabalho para apresentar uma P.A.T , ESCOLhi falar sobre o primavera 7.5 , mas nao sei como fazer. se tivessem algo que me ajudasse a fazer como algumas imagens a movimentar se a fazer a factura, algo que me explica se como se usa o primavera, preciso muito de uma ajuda nesse trabalho para o meu projecto de fim de ano.
fico a espera de resposta,
obrigda

10 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Vai fazer um trabalho sobre o Primavera V7.5 e nunca “utilizou” a aplicação, nem tem acesso a isso? Será um pouco difícil dessa forma. Porque não faz sobre o Primavera Express, que é bastante mais simples, e está à distancia de um download?

Carlos

14 01 2011
Emeci

Boa noite,
Os meus parabéns por este magnifico blog!!!
Trabalhei durante bastante tempo com o Primavera desde o 4 até ao Professional 7 numa firma que encerrou, se na altura existisse este blog ou algo semelhante não tinha queimado tanto as pestanas durante estes anos todos… Infelizmente tive péssimas experiências com revendedores autorizados Primavera. Necessitava de saber, se há alguma hipótese de importar dados (nomeadamente clientes e artigos) da versão 7 para a Express? Grata por uma resposta, apresento os meus cumprimentos.

15 01 2011
Patrícia Melo

Boa noite!

Trabalho numa pequena empresa e usamos o Primavera Express 6.4. A minha colega, no final do ano 2010, fez duas facturas com o mesmo montante para um cliente. Entretanto só demos por isso agora e quando já estamos a fazer a facturação do ano 2011. Sei que não é possível anular uma das facturas, deveria ter sido feita uma nota de crédito do mesmo valor da factura repetida. É possível fazer ainda a nota de crédito?

Outra dúvida que tenho… Como se faz uma guia de transporte? É possível fazer nesta versão, mesmo esta tendo limitações?

Desde já agradeço a sua atenção e felicitá-lo pelo blog.

15 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde

Sim, poderá fazer a nota de crédito com qualquer data, se bem que talvez seja mais lógico faze-la ainda com data de 2010, portanto numa série que permite essa data. Sim, o PE tem esse documento, e poderá faze-lo da mesma forma que faz uma factura, bastando escolhe-lo no editor de vendas.

Carlos

24 01 2011
Patrícia Melo

Muito obrigada Carlos!
:)

17 01 2011
Duarte Birne

Como fazer uma nota de débito no Primavera Express.

17 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Poderá fazer directamente pelo editor de vendas, tal e qual como faz uma factura, mas escolhendo o documento Nota Débito, ou lançando um valor directamente para conta corrente, se a nota de débito for apenas em valor, isto é, não movimentando nenhum artigo ou serviço. Veja este post para saber como proceder, no caso de optar pela segunda opção: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/03/27/primavera-express-como-introduzir-pendentes-manuais/

Carlos

17 01 2011
Duarte Birne

Antes de mais, obrigado pela resposta rapidíssima!!!

Existe algum código predefinido para a nota de débito, à semelhança do que existe para a factura (código FA)

Obrigado.

17 01 2011
XpecialGUEST

Sim, o código é ND.

Carlos

3 02 2011
Duarte Lorena Birne

Obrigado!!

21 01 2011
Primavera Express – Dicas e Configurações (Parte III) « ..::invisible flame light::..

[...] Primavera Express – Dicas e Configurações (Parte II) [...]

27 01 2011
Sandra Rodrigues

Boa Tarde!tenho o primavera express e comprei uns produtos novos e queria actualizar o stock mas não sei como.

28 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Veja o tópico “Associar Documentos de Stock a uma entidade” no post http://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/10/11/primavera-express-dicas-e-configuraes-parte-ii/. Ignore a parte de associar um documento a um fornecedor porque isso foi retirado se não estou em erro.

Consulte tambem este post: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/12/17/primavera-expressinventrios/

Carlos

1 02 2011
Carlos Gonçalves

Boa tarde,
Parabéns pelo Blog.
Instalei o Primavera Express mas ao criar a empresa no módulo Primavera Express Administrator não me deixa colocar um capital social superior a 999 euros!!! Como é que posso alterar esta situação?
Cumprimentos

1 02 2011
XpecialGUEST

Não deve estar a alterar no sitio correcto. Onde deve alterar é em: Separador Id. Comercial > Grupo Capital Social > Capital Social.

Carlos

15 11 2012
Fonseca

Deparo-me com o mesmo problema, após a migração para a versão 07.5001.1107. Tendo tentado colocar o capital social tal como indicado, o campo para o efeito não permite mais de 999,99.

3 02 2011
fonseca

boa tarde, a minha questão é a seguinte;
tenho uma impressora de taloes mas não consigo impremir a VD, diz Por favor verifique se a impressora está instalada e/ou correctamente configurada na GCP.
pois não faço ideia do que isto seja.
se me pudesse ajudar agradecia muito,pois quando imprimo na impressora A4 ela imprime, quando quero imprimir em talão já depois de configurar a impressora dá-me sempre este erro.
desde já o meu muito obrigado
João Fonseca

7 02 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

A impressora está instalada no Windows? Imprime?
Está criada no Primavera com o mesmo nome que tem no Windows?
Está configurada no posto?

Carlos

16 02 2011
TMCAR

Ola,bom dia.
Tenho algumas dúvidas em relação à utilização do Primavera Express.

1-Como emitir um recibo de uma factura ja liquidada?

2-Como posso imprimir de novo uma VD na qual tenho de fazer uma alteração visto que nao pode ser anulada?
obrigado

16 02 2011
XpecialGUEST

Boa noite.

Veja a pág. 156 do manual que explica como reimprimir os documentos. Quanto à alteração da VD, simplesmente altere e volte a imprimir.

Carlos

11 03 2011
Luis Santos

Boa tarde.

Tenho uma duvida em relação à devolução a dinheiro.
Quando instalo o primavera express Ponto de Venda, na empresa demo, quando faço uma devolução a dinheiro de um artigo, este é efectuado com exito, o seja o atigo é colocado novamente em stock e o dinheiro é retirado de caixa. Quando crio uma empresa real, e faço uma devolução a dinheiro de um artigo, este não é colocado em stock, mas o dinheiro é retirado da caixa. Já verifiquei com a versão demo e parece que as caracteristicas são todas iguais.
Gostaria que me ajudassem a retirar esta minha duvida.
Obrigado pela compreensão

11 03 2011
19 03 2011
Henrique Xavier

Ajudem-me, como posso alterar a moeda do primavera express de euro para kwanza que é a moeda usada em Angola ele apresenta o euro por default…

19 03 2011
XpecialGUEST

Bom dia,

O Primavera Express vem com duas moedas criadas, Euros e Escudos, e não permite criar novas.

Carlos

23 03 2011
RPS

Boa tarde amigo, preciso de ajuda, tenho isnatalado a versão v6.4 dp Primavera Express, ontem desliguei o computador normalmente e hoje não consegui abrir
o mesmo programa, da-me erro na abertura da aplicação, impossivel estabelecer conexão ao servidor -.PRIExpress.
TEnho necessidade urgente, muito grato pela atenção dispensada.
RPS

23 03 2011
29 03 2011
RPS

Boa tarde amigo
Venho por este meio informa-lo que de repente o programa começou a funcionar normalmente, agradeço-lhe a maneira como o resolveu, porque presumo que o
sr. mexeu no dito programa, dado que mais ninguém mexeu,, desde já os meus
agradecimentos, disponível para qualquer ajuda.
Sem mais

RPS

12 05 2011
Rita Alves

Boa tarde, antes de mais parabens pela iniciativa, e obrigada pela ajuda. Digamos q eu n sou propriamente expert em informatica e tudo isto meche um bocado cmg. Queria fazer uma nota de credito no primaver express mas qd vou imprimir aparece-m a seginte msg “Para efectuar a impressão do documento deve associar um relatório à série do documento que está a utilizar.” Ja estou farta de dar voltas e de procurar em mauais e n consigo associa o tal relatorio. Podem-m dar uma dica??
Mais uma vez muito muito obrigada

12 05 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Tem que ir a Tabelas > Documentos > Vendas > Editar o documento NC, e no separador séries, escolher a nova série de facturação, e em baixo, na impressão, associar um relatório à série como por exemplo: “Doc. Venda sem logotipo”.

Carlos

6 06 2011
Pedro Ventura

Bom dia. Devido a problemas com o primavera express, procurei no google e deparei-me com a sua página que já me ajudou bastante.
Quando quero imprimir uma factura dá-me o seguinte erro:
Erro detectado pelo motor de impressão do ‘Crystal Reports’.

Error in File C:\PROGRAM FILES\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\MAPAS\LX\GCPVLS01.rpt:Error in formula .
‘NumberVar NoRegisto;

Error in formula code. Please contact Crystal Decisions.

O que me sugere que faça??
Obrigado pela atenção e parabéns pela página.
Pedro Ventura

6 06 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Já conseguiu antes imprimir sem nenhum problema? Se sim, instalou ou actualizou recentemente alguma aplicação, que possa estar na origem do problema? Poderá começar por tentar reinstalar o Primavera Express (faça cópias de segurança antes: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/05/24/como-fazer-uma-cpia-de-segurana-do-primavera-express/) para ver se resolve.

Outros visitantes tiveram problemas idênticos depois de instalar ou actualizar aplicações que utilizam o Crystal Reports como motor de impressão, nomeadamente Primavera V7 e Sage.

Carlos

7 06 2011
Pedro Ventura

Boa noite Carlos,
Obrigado pela rápida resposta. De facto instalei a nova versão do programa Gestexper (contabilidade do grupo sage).
Tentei desinstalar pelo adicionar / remover programas o primavera express mas quando volto a instalar ele vai buscar os dados antigos todos.
Neste momento nem sequer consigo desistalar completamente o programa.
uffffff tá dificil mas ….
O que devo fazer pois preciso do programa de contabilidade?

7 06 2011
XpecialGUEST

Sim, ele vai buscar os dados todos porque a base de dados é a mesma! Se removeu o Primavera Express, removeu-o por completo. O servidor de dados do SQL não faz parte do Primavera, embora seja ele a instala-lo.

De facto é por vezes um grande problema quando misturamos algumas aplicações no mesmo computador, como no seu caso. Se conseguisse por o Primavera a funcionar correctamente, muito provavelmente iria causar estragos na outra aplicação, porque devem partilhar componentes ou outro tipo de recursos.

Se após a reinstalação do Primavera, o problema persiste, sugiro que o instale num outro computador, ou que contacte o suporte da Primavera para saber se existe uma solução alternativa.

Carlos

15 10 2011
Emanuel

nao consigo gravar nem imprimir orçamentos. Está sempre a dar este erro:
“O campo ‘CambioADataDoc’ na tabela ‘CabecDoc’ é obrigatório.”
Como posso resolver isto?

16 10 2011
XpecialGUEST

Não alterou nada na aplicação ou directamente na base de dados que possa estar na origem do problema?

Carlos

5 11 2011
Primavera Express – Dicas e Configurações (Parte IV) « ..::invisible flame light::..

[...] Primavera Express – Dicas e Configurações (Parte II) [...]

5 11 2011
Fernando Sousa

Boa noite,

Tenho duas duvidas para as quais desde já agradeço a sua disponibilidade.

1 – É viável numerar os documentos manualmente, especialmente no documento ECL Encomenda de cliente?

2 – Na versão 6.40 o menu de contexto não tem a opção para conversão de documentos. Será falta de alguma configuração ou é mesmo assim?

Obrigado

6 11 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

1 – Quando diz numerar os documentos manualmente, refere-se exactamente ao quê? É que todos os documentos do Primavera são numerados automaticamente.
2 – Qual é a sua versão? É que pelo que tenho conhecimento, essa opção foi retirada nas últimas versões do Primavera Express. No entanto, em Documentos > Processamentos > Conversão de Documentos Vendas poderá na mesma converter os documentos, ainda que de forma menos directa.

Carlos

23 11 2011
Multi

Bom dia,
Estou agora a começar a mexer no programa e estou a tentar emitir a minha primeira NC, o problema que tenho é que consigo emitir perfeitamente VD mas qd vou reimprimir qq NC não sai nada na impressora.
Alguem tem algiuma ideia?
obrigado

23 11 2011
14 12 2011
Claudia Nunes

Obrigada por este blog optimo.
Sucede o seguinte: passei o primavera express para outro pc, fiz a reposição de base de dados, coloquei as informações de novo da empresa e td parece bem. O problema é que quando coloco a venda em dinheiro, não tenho acesso ás facturas anteriores, e só posso selecionar factura e não venda a dinheiro. Podem ajudar-me?
Obrigada

15 12 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Dá forma como explica não dá para perceber:

“…O problema é que quando coloco a venda em dinheiro, não tenho acesso ás facturas anteriores…”
Estamos a falar de que documento? Venda-a-Dinheiro ou Factura?

“…e só posso selecionar factura e não venda a dinheiro. Podem ajudar-me?…”
Não consegue escolher o documento Venda-a-Dinheiro?

Se tem os clientes, artigos, etc…à partida terá tudo o resto, portanto algo de estranho se deve estar a passar aí. Tem que detalhar mais o problema para conseguir ajudar. Da forma confusa que o fez não dá!

Carlos

2 01 2012
Estela

ola.

Estou a aplicar a série nova para o novo ano, aos documentos do primavera. Tenho ideia de que também é necessário actualizar as séries do documentos de abertura de caixa, fecho de caixa, entrada de caixa e saída de caixa… mas não encontro estes documentos no primavera professional 7.5… e também não aparece na pesquisa de documentos. Podem indicar-me a pasta/subpasta onde se encontram?
Agradeço desde já o apoio dispensado.
Estela.

2 01 2012
9 01 2012
MRocha

Boa tarde,

Tenho o Primavera Express instalado, mas este ano quero abrir a actividade com outro nome e NIF.
É possível criar uma nova empresa para o ano 2012 e importar os dados e configurações da empresa antiga?
Desde já o meu obrigado.

9 01 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Não é possível criar uma empresa com base noutra, importando dados. Além do mais o Primavera Express só permite uma empresa de trabalho.

Carlos

9 01 2012
MRocha

Sim, mas o que acontece é que a empresa de 2011 fechou, e pretendo instalar novamente o Primavera Express no mesmo computador só que para outra empresa em 2012. A ideia é saber se é possível importar as tabelas de clientes e artigos do programa antigo.
E se não haverá problemas em instalar novamente o programa no mesmo computador, sendo para uma nova empresa.?

13 02 2012
Vitor Carvalho

bom dia
Possuo o primavera imobilizado 5.0 – profissional e não consigo actualizar o MSDE SP2. Ao aceder ao administrador informa o erro “Esta actualização do MSDE é necessária para tirar o máximo partido das funcionalidades de administração do servidor.”, mas avança para o administrador. Dentro deste tenho muitas dificuldades em efectuar a passagem de ano porque aparecem erros de acesso à base de dados e “429 – ActiveX component can’t create object”.

Vitor

13 02 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Contacte o suporte da Primavera para obter ajuda!

Cumprimentos,
Carlos

10 03 2012
Thomas Reuffurth

Temos a versao 6.40 instalados em dois computadores cada com uma empresa. Agora queriamos passar para a versao 7.50 e a instalação ficou com sucesso. Infelizmente não é possível abrir o programa Setup & Go para migrar as bases de dados. Abre se o porgrama e logo a seguir não acontece nada, nem abre janela. Só fica o icone da borbuleta em baixo e diz programa não responde. Também instalei noutro computador (novo) que não tinha a versão anterior e acontece a mesma coisa. Ja se ficou a espera uns 30 minutos e não sai dai. As outras componentes tb não é possivel abrir. Nem dá ,mensagem de erro nem nada.

A versão anterior funciona sem problemas. Agora com a mudança do programa não sei o que devemos fazer, pois reinstalar tb não faz nada.

Temos computadores com windows 7 actualizados 32bits. Agradecia uma ajuda.

Thomas

11 03 2012
XpecialGUEST

Bom dia,

Tente fazer o seguinte:
– reiniciar o computador
– encerrar todas as aplicações que estiverem abertas
– desactivar qualquer anti-vírus/firewall que esteja a correr no sistema
– com o Primavera encerrado, iniciar manualmente o PRIMAVERA EXPRESS – Setup And Go v7.50 (Menu Iniciar > Programas > Primavera Express)

Se mesmo assim não tiver sucesso, contacte o suporte da Primavera

Cumprimentos
Carlos Moreira

12 03 2012
Thomas Reuffurth

Bom dia,

pois parece me, que vou ter que ligar para lá. Reinstalar ou correr no modo de segurança de windows, desactivar a firewall e antivirus não faz diferença.

Já consegui instalar num outro computador (já o 4º) , que é basicamente igual aos outros e funciona sem problema. Mas ai não posso deixar o primavera, pois não é da empresa.

Cumprimentos,
Thomas Reuffurth

20 03 2012
Thomas Reuffurth

Bom dia,
já se sabe porque razão o Primavera Express 7.50 ou Startet Easy não correm. É por ser usado em computadores com Windows 7 em Alemão. Foi testado em 4 Computadores com SO Alemão e em 3 com SO em Português. Nos que têm o SO em Alemão não funcionam. A situação já foi reportada ao suporte técnico da Primavera.

Há mais alguém que tentou usar o programa num Sistema Operativo estrangeiro e não funciona?

20 03 2012
XpecialGUEST

Obrigado pelo comentário, a origem do problema está desvendada, agora resta esperar por uma possível solução.

Carlos

11 04 2012
Ana Martinho

Boa noite,
Será que alguém me pode ajudar por favor:

Instalei o primavera express no meu computador para testar e não tive qualquer tipo de problema. No entanto, por outro motivo, tive de formatar o meu computador e agora, quando tento instalá-lo novamente, ou ao starter easy (que entretanto adquiri) abre-me o primavera setup e go e aparece a mensagem: este assistente vai ajudá-lo a realizar a migração de empresas para a linha starter easy Primavera e , quando clico em próximo surge: linha starter easy como unica opção possivel e versão, qua aparece em branco e não dá para editar e, clicando em próximo dá erro ao avançar para o próximo passo e nas observações do erro diz “Object variable or with block variable not set”. E, clicando em OK surge “Deverá seleccionar uma instância de origem”.
Alguém sabe como poderei resolver esta situação?
Muito obrigada!

Ana M.

14 04 2012
Joao

Boa tarde
mudei o programa primavera express verão gratis 6.40 para um outro computador e instalei a nova versão 7.50. Consegui que ficasse tudo operacional excepto uma coisa, ao pré-visualizar, por exemplo uma factura antiga, aparece-me no documento, a mensagem “este documento não serve de factura / powered by PRIMAVERA EXPRESS / “. Será que terei que mudar alguma coisa na configuração ou esta nova versão só permite a emissão de documentos que não servirão de factura.

Agradeço a sua ajuda.

15 04 2012
15 04 2012
sonia

boa tarde,
instalei o programa primavera express 6.40, esta pronto a usar, tenho uma loja, agora gostaria de saber quais os primeiros passos. obrigado, agradeço ajuda

15 04 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Consulte o manual do Primavera Express. Está lá (quase) tudo. Veja os restantes artigos sobre o Primavera Express, e os comentários.

Carlos

29 04 2012
sonia

Gostaria de alterar o programa primavera 6.40 para a moeda kwanza, como fazer? Para poder emitir os taloes em kwanza
Obrigado pela atençao

29 04 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

O Primavera Express não permite criar novas moedas.

28 05 2012
Paula

Boa noite!
Instalei o Primavera starter easy v7.50 no meu portátil há uma semana atrás, mas tenho andado a introduzir artigos, clientes e outros dados e só hoje comecei a emitir GR’s. Infelizmente, já tive um problema que não estou a conseguir resolver. A maior parte dos artigos que vendo é à unidade, mas tenho alguns que são vendidos ao cento, milheiro e Kg. Introduzi as unidades de movimentação necessárias, mas quando tento facturar o artigo “flocos”, que é vendido ao Kg, recebo a seguinte mensagem: “Não existe relação definida entre a unidade movimentada (Kg) e a unidade base (Kg) para o artigo flocos”. Já alterei o arredondamento para 0, 1, 2, 3.., mas continua tudo na mesma. O acesso ao PKB não me serviu de nada, mencionam uma “grelha de unidades” que não existe.Não gostaria de “gastar” um acesso ao suporte com este “incidente”, que me parece de simples solução…
Alguém me consegue ajudar???
Obrigada!
Paula

30 05 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Consegui simular (Primavera Express) esse erro da seguinte forma:

1º – no artigo 001, no separador Unidades, tenho a unidade base UN
2º – ao fazer um documento de venda, ao colocar o artigo 001, é preenchido na coluna das unidades “UN”, a unidade do artigo: UN
3º – altero a unidade sugerida, colocando uma outra existente, LT, sendo mostrado logo de seguida a mensagem:

“Não existe relação definida entre a unidade movimentada [LT] e a unidade base [UN] para o artigo [001].”

Portanto, não estará a tentar alterar, no documento de venda, a unidade?

Se não conseguir identificar o problema, contacte o suporte. Segundo sei os utilizadores do Starter Easy têm 5 incidentes incluídos.

Cumprimentos
Carlos Moreira

9 07 2012
Marco Gomes

Boa tarde,

Possuo o primavera express instalado para a nossa empresa e têm funcionado da melhor forma.
Precisava da sua ajuda pois o programa só está a funcionar desde o inicio do ano 2012 e nunca tive necessidade de fazer uma nota de credito.
Acontece que criei o ao de 2012 ( pois assumia por defeito o de 2008) e pensei que fosse para tudo ( facturas, notas de debito , credito etc)
Quando fui recentemente fazer uma nota de credito não assumiu o ano de 2012 ( somente o 2008).
Como faço para criar as notas de credito para poder emiti-las com o ano de 2012?
Quais os campos e janelas que deve ir, já dei algumas voltas ao programa e não consegui criar o ano de 2012 para as nc.

Obrigado desde já pela ajuda

9 07 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Na realidade, criou uma série, e deu-lhe o nome de “2012”. Se o fez apenas para um documento, talvez o tenha feito manualmente. Existe uma forma de criar séries para todos os documentos da aplicação. Consulte este artigo para mais informações:

http://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/07/02/primavera-express-sries-de-documentos/

Cumprimentos
Carlos Moreira

18 10 2012
Bruno Matos

boa noite.
estou com um problema no meu primavera.
não consigo abrir pois dá-me o erro run time error 3000, o código do icon vendas não existe.
alguém teve algo do género e alguém sabe como resolver.?
se voltar a reinstalar vou perder as facturas emitidas até ao último backup.

agradeço a vossa ajuda
abraço

18 10 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Penso que já me deparei com esse erro à muito tempo, por isso não me lembro como ultrapassar.
Reinstale a aplicação. Por regra, este procedimento não mexe nas bases de dados.

Cumprimentos

18 10 2012
Bruno Matos

boa noite colega.
foi apenas reinstalar a aplicação. um muito obrigado e até uma próxima!!
cumprimento

14 11 2012
ensaio02

Boa tarde

o nome do ficheiro incluido nos mapas da BD do primavera express 7.50 é provavelmente diferente da versão 6.4 indicado como (GCPVLS01.rpt)
Alguém que já tenha concretizado a configuração do logotipo no cabeçalho dos documentos a imprimir da versão 7.50 via crystal reports 2011 poderia indicar qual o nome desse ficheiro.
Ao tentar encontrar esse ficheiro indicado neste post para as devidas alterações. este não aparece.

17 11 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

O nome dos mapas é igual e o GCPVLS01.rpt continua a ter a mesma função. O artigo que explica como introduzir o logotipo é o seguinte: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/02/27/primavera-express-colocar-logtipo-nos-documentos-de-venda/

12 12 2012
Liliana

Boa Tarde, tenho a versao profissional 7.5, utilizo uma impressora normal com folha A4, queria passar a imprimir as vendas a dinheiro atravez de impressora de talões POS,como devo fazer para configurar para esta impressora.

12 12 2012
1 01 2013
José Cardoso

Editar os documentos do tipo talão

Para editar os documentos do tipo talão na versão 7.5, deverá agora aceder ao menu Vendas – > Utilitários -> Conf. Documentos POS.

É apenas uma mudança de local…

4 01 2013
Paulo Azevedo

Boa tarde,
tenho a versão starter easy 7.50 e queria ativar o módulo pos. Já configurei a impressora (que funciona) e criei um pos. Não dá erro ao abrir a aplicação pos, fica ativa na empresa certa, consulto artigos mas o botão gravar está inativo. Consigo imprimir alguns relatórios (o que certifica a boa instalação da impressora) mas não consigo finalizar talões… Deve-me estar a faltar qualquer passo, será que me podem ajudar?
Obrigado pela atenção

9 01 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

Pela descrição estou em crer que o botão gravar não está activado porque a caixa está fechada. Do lado esquerdo, escolha Abrir Caixa, no grupo Caixa.
Cumprimentos

9 01 2013
Paulo Azevedo

Em primeiro lugar queria agradecer pela resposta. Na verdade tambem o botão Abrir Caixa está inativo. No entanto a aplicação não dá erro ao arrancar (inicialmente dava, antes de criar a conta caixa) e posiciona-se corretamente para emitir documentos (com a série de faturas definidas para o pos). Será alguma configuração na conta do pos? Obrigado pela atenção

12 01 2013
José Cardoso

Verifique do lado do ERP, no menu Tabelas-> Vendas -> Pontos de Venda e verifique se a configuração do posto (001) está bem configurado, nomeadamente no que dz respeito às séries por defeito dos documentos de abertura, fecho, entrada e saída de caixa. Se não tiver uma série de 2013 não conseguirá criar estes documentos e consequentemente fazer vendas.

Caso não tenha a série criada deverá recorrer ao ERP Administrador e utilizar o utilitário da criação se séries da empresaem causa.

5 01 2013
Carlos Martins

Bom dia,
instalei o Primavera Express 7.5.
Como posso visualizar uma fatura(se tem erros ou não) antes da impressão, ou seja antes de gravar?

Agradecia ajuda o mais breve possivel,
Obrigado

8 01 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

Tera que confirmar se tudo esta correcto, no próprio editor de vendas, antes mesmo de gravar/imprimir, uma vez que o pré-visualizar implica gravar.
Cumprimentos

10 01 2013
Tânia

Boa tarde,
Venho por este meio questionar o porquê de não aparecer no POS no fecho da compra o modo do pagamento do cliente para escolher.
Obrigado.

Cumps,
Tânia

12 01 2013
José Cardoso

Tânia, provavelmente o documento que está a usar no POS não está configurado para fazer liquidação automática. Caso se trate da Fatura Simplificada esta não vinha configurada inicialmente para liquidar a pronto e por isso a venda deve estar a ser lançada a crédito.

Pode verificar isto no ERP, em Tesouraria, Operações Conta Corrente, seleccionar o dcumento Recebimento (RE) e clicar em actualizar.

Se aparecerem recibos por liquidar, este deve ser o problema.

Para resolver esta questão deve utilizar no POS o documento Factura/Recibo ( também é legal) ou instalar a última actualização do Express ou do Starter Easy.

No ERP seleccione o menu Sistema -> Procurar Actualizações.

12 01 2013
Joana

Boa tarde,
Sou formadora e tenho que passar uma fatura, porém enganei-me. Agora fiz uma nota de crédito e dá erro: “o artigo … não permite devoluções”.

Alguém me pode ajudar?

12 01 2013
Joana

Devo acrescentar que a fatura refere: “documento emitido para fins de formação”. Estará relacionado com isto?
Muito obrigada.

12 01 2013
José Cardoso

Joana, deve ir à ficha do artigo e colocar um visto na opção “Sujeito a Devolução”. Creio que tendo sido já movimentado ( 1 venda ) é possível ainda assim modificar a configuração desse artigo. Caso contrário terá que criar um artigo novo que esteja sujeito a devolução, msmo sendo do tipo serviço.

Quanto ao facto de estar a emitir documentos para fins de formação, das duas uma:

Ou está a utilizar a empresa DEMO para facturar.
Ou a empresa (Express) está marcada com fins de formação.

Verifique estas definições no ERP Administrador, nos parâmetros da empresa, clicando com o botão direito do rato sobre a empresa em causa e seleccionando a opção propriedades.

Deve haver uma caixa de selecção relacionada com os fins de formação seleccionada.

12 01 2013
Joana

José,
nem imagina o quanto lhe agradeço… de verdade. Era só selecionar “sujeito a devolução” e resultou.
Eu tremo só de pensar na possibilidade de cometer um erro perante as finanças…

Só mais uma questão, e esta se souber responder, claro.
Como formadora, eu escolhi não fazer retenção na fonte. Não tenho que selecionar nada no quadro de retenções, correto? Simplesmente não faço retenção.

Peço imensa desculpa, mas é a primeira vez que uso um programa de faturação e sinto-me completamente perdida. Ando num “auto aprendizagem” há 15 dias!

Muitíssimo obrigada.

12 01 2013
Jose Cardoso

Bom…
Se fosse eu preferia fazer retencao. Perdia na fatura mas nao tinha que acertar no irs.

Mas se decidiu assim, entao deve retirar o visto do campo “Sujeito a retencao” na ficha do artigo.

Vai receber uma msg de erro a informar que em principio devia estar sujeito, tratando-se de um servico, mas pode ignorar.

Quanto a sua questao relativa ao software, e uma vez que so faz prestacao de servicos, creio que podia usar um software mais simples e gratuito na mesma.

Aconselho-a a dar uma olhadela em http://www.weoinvoice.com, criar uma conta com o seu email e analisar se nao é uma solucao adequada. Funciona online e desde que haja internet resolve. Cria faturas em pdf que pode enviar por email ou imprimir.

A solucao gratuita nao permite alterar o logotipo. É certificado e emite Saft.

Cumps

23 01 2013
Andreia Teixeira

Boa tarde,
a minha questão é a seguinte eu tenho instalado a versão pe 6.40 no computador mas abri uma nova empresa e estou agora a instalar a versao 7. Eu queria saber uma vez que os clientes são os mesmos mas a empresa é outra se é possível copiar a base de dados dos clientes para não ter de criar tudo de novo.
Obrigada

31 01 2013
XpecialGUEST

Bom dia,

De forma directa e rapida não.
Cumprimentos

13 02 2013
RubenT

Bom dia.
Tenho o Primavera Express v7.50, e português.
Gostaria de saber como alterar a língua nos Documentos de Venda, p/ imprimir em Inglês.

13 02 2013
XpecialGUEST

Penso que o Primavera não tem forma de alterar a língua dos documentos, tendo em conta a língua associada a cada cliente. O melhor é confirmar com a Primavera.

19 06 2013
Graça Neiva

Boa Tarde tenho a versao Express 7.50 e, gostaria de saber como inserir correctamente os stocks, visto que so me aparece o preço de venda e, nao o de custo.

obrigado

19 06 2013
26 07 2013
Pedro Braga

Boa tarde

Eu tenho um pequeno problema que necessitava da sua ajuda.

No primavera express 7.5 coloco o texto de isenção de retenção de irs no administrador, mas não sai se colocar no fornecedor a taxa de retenção aparace as duas e esta a fazer complições como o contabilista de um cliente, como devo fazer para aparecer a retenção e não aparecer o quadro com o valor da retenção.

Muito obrigado

Pedro Braga

2 08 2013
XpecialGUEST

Bom dia,

Não sei se estará a fazer algum tipo de confusão, mas o Primavera Express não tem tabela de fornecedores.

11 09 2013
Sérgio Tavares

Boa tarde a todos.
Estou com um problema seríssimo no meu programa primavera.
O problema é o seguinte: Eu utilizo o programa primavera (versão 7.06 creio) para a facturação da minha pequena empresa de livros, e na semana passada, sem que tenha feito nada de estranho, quando fui tentar iniciar a aplicação, apareceu-me o seguinte erro: Runi-time error ‘429’: ActiveX can’t create object. E desde aí nunca mais consegui utilizar o programa, o que me tem trazido varios prejuizos, já tentei de tudo, e não consigo encontrar uma solução e estou a ficar muito preocupado, pois além do prejuizo no atraso da emissao de facturas, não me posso dar ao luxo de perder a base de dados, caso contrário não tinha outra solução a não ser encerrar a empresa!
Preciso da vossa ajuda, urgente!
o meu contacto é o seguinte: sergiotavaresking@gmail.com
Quem me puder orientar, ficarei eternamente agradecido..

11 09 2013
XpecialGUEST

Bom dia,

Tente registar todas as dlls que encontrar, relacionadas com o Primavera, normalmente dentro da pasta Primavera ou Primavera Express, em C:\Programas, e em C:\Programas\ Ficheiros comuns\ Primavera ou Primavera Express.

O seguinte artigo deve ajudar:

http://invisibleflamelight.wordpress.com/2012/02/23/windows-como-registar-um-ficheiro-dll/

Adicionalmente, em Adicionar ou remover programas, localize o Primavera Expresse escolha Alterar, ou Remover e posteriormente Reparar.

No final reinicie o computador

Cumprimentos

11 09 2013
Sérgio Tavares

Boa tarde novamente XpecialGuest e obrigado pelos conselhos.
Fiz o que me recomendou, de registar os ficheiros dll (que eram uma data deles), mas houve alguns que me deram erro (exemplo: C:\Programas\Ficheiroscomuns\primavera\sg700\craxddrt.dll foi carregado, mas o ponto de entrada dll register server não foi localizado. este ficheiro não pode ser registado.)
O que devo fazer? Eliminar os ficheiros? Reiniciar o pc assim que acabar de registar os outros ficheiros dll?
Obrigado!

11 09 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

Alguns dlls não são “registáveis”. Não os apague. Simplesmente tente registar todos e de seguida repare a instalação da aplicação.

12 09 2013
Sérgio Tavares

XpecialGUEST, seria possível fornecer-me o seu contacto pessoal de e-mail?
Não estou a conseguir encontrar a solução para o problema, e parecendo-em estar a lidar com alguém que domina este programa, gostaria de lhe fazer uma proposta para uma assistencia tecnica presencial (obviamente remunerada).
Caso tenha interesse e disponibilidade para o fazer, agradeço que me contacte para o meu endereço de e-mail ou para o (Contacto removido).
Obrigado

12 09 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,
Sugiro que contacte o suporte da Primavera, como forma de obter apoio.
Este blog não tem como objectivo suporte directo, nem a troca de contactos comerciais.
Obrigado pela compreensão
Cumprimentos

12 09 2013
Sérgio Tavares

Bom dia.
Continuo com o mesmo problema e tenho uma duvida. No Painel de Controle > Adicionar/Remover programas, em alguns programas do primavera ( Logistica e contabilidade; Tesouraria; Recursos Humanos, etc) quando escolho em reparar é me pedido que insira o cd de instalação. A minha dúvida é, se o fizer, não corro o risco de perder a base de dados? E há alguma maneira de fazer uma copia da base de dados, mesmo nao conseguindo entrar no programa(backoffice)?
Obrigado!

12 09 2013
XpecialGUEST

Pelo que descreve, para além do Primavera Express tem mais produtos da Primavera instalados no mesmo computador. O problema pode advir daí. Sugiro que contacte o suporte da Primavera para obter apoio.
Cumprimentos

13 09 2013
bruno Santos

Boa Noite, estou a tentar facturar um artigo superior a 999 euros mas não esta a ser permitido, tenho o primavera express o que poderá ser? esta versão n permite facturar artigos superiores a 999 euros?

14 09 2013
XpecialGUEST

Bom dia,

Permite claro. Está a receber alguma mensagem de erro? Eventualmente a dimensão da coluna do preço (Pr. Unit.) poderá não ter dimensão suficiente para mostrar o valor completo.

14 09 2013
bruno Santos

Bom dia, quando insiro por ex: 2000€ passa logo para 2€ n dando para inserir este valor… n sei o que poderá ser,

16 09 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,
Mas sempre aconteceu isso? Ou só a partir de determinado momento?

16 09 2013
bruno santos

Boa tarde, sim sempre apareceu assim.

16 09 2013
XpecialGUEST

Um pouco estranho. Que edição do Windows está a utilizar? Quais as definições regionais configuradas (consulte este artigo para ajuda nesta última questão: http://invisibleflamelight.wordpress.com/2013/08/13/windows-8-e-server-2012-smbolo-de-agrupamento-de-dgitos-definido-para-espao-ou-null/)?

9 10 2013
Pedro Braga

Boa tarde

Eu tenho um pequeno problema que necessitava da sua ajuda.

No primavera express 7.5 no administrador coloco o texto de isenção de retenção de irs, o visto na opção preta serviços sujeitos a retenção

Depois no cliente coloco que faz retenção e no produto informação adequada

O que se passa é que quando se faz uma factura aparece o quadro da retenção e o texto da retenção, isso está a fazer uma confusão na cabeça do contabilista e sinceramente minha também pois não encontro nenhuma outra maneira automática de sair o texto de isenção de retenção de irs sem que apareça o quado em simultaneo.

Como devo fazer para aparecer a retenção e não aparecer o quadro com o valor da retenção.

Muito obrigado

Pedro Braga

8 11 2013
AzalcruzPaixão

olá eu sou o Azevedo gostaria de felicitar a vossa iniciativa, mas o erro que está a me dar não foi aqui explicito: O PRIMAVERA ESTÁ A FUNCIONAR NORMALMENTE MAS NO ERP PROFISSIONAL , NÃO ESTÁ A ABRIR O PLANO DE CONTAS, É APENAS ISSO O QUE FAÇO?

28 11 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,
Sugiro que contacte o suporte da Primavera para apoio.
Cumprimentos

26 02 2014
joaquim vicente

Tenho o primavera 7.50 instalado. Fiz a minha primeira copia de segurança. Quando tentei entrar novamente a minha empresa dá-me a seguinte mensagem ” run-time error “o”. Entretanto fiz novamente a reposicao de segurança, mas continua o mesmo erro. O que hei-de fazer???

26 02 2014
XpecialGUEST

Reinicie o computador. Esse problema poderá eventualmente estar relacionado com o SQL Server.

26 02 2014
joaquim vicente

Já reiniciei mas o problema persiste, nao consigo entrar na minha empresa.

26 02 2014
XpecialGUEST

Sugiro que contacte a Primavera para apoio.

13 03 2014
Bernarda Falcao

boa tarda, gostaria que me inviasse um Mapa de registo de stock para entrada de mercadoria e saida. e urgente

16 03 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
Porque não utiliza o Primavera Express para esse efeito?

12 06 2014
jeque

Tou preocupado nao sei como instalar o novo plano de conta porqui aqui eu tenho e antigo

13 06 2014
XpecialGUEST

??

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s




Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 374 outros seguidores

%d bloggers like this: