TrueCrypt

3 02 2009

Untitled

Olá ;)

Este é o meu primeiro post!

Espero que visitem frequentemente e que gostem dos conteúdos aqui publicados.

Para primeiro post vou falar aqui de algo muito importante nos dias de hoje, em que portáteis e PDA’s são cada vez mais comuns nas nossas vidas, e ganham cada vez mais importância. Neles transportamos informação pessoal, e muitas das vezes altamente sensível, que no caso de ir parar a “mãos” indesejadas pode comprometer-nos de uma forma bastante séria. Passwords de acesso a bancos, informações pessoais como números de segurança social, BI,  digitalizações de documentos, fotografias de família, etc., são algumas das informações que transportamos connosco diariamente. Embora os acessos não legítimos ao nosso computador, sejam cada vez mais difíceis de concretizar via rede, devido ao facto de os sistemas operativos actuais serem mais seguros, existirem muitos softwares firewall/antivírus, e a uma maior consciencialização das pessoas para a situação, a verdade é que o roubo e perda de portáteis e PDA’s não para de aumentar, sendo que na maior parte dos casos, para quem estiver realmente interessado no acesso aos dados e não na máquina em si, o acesso é facilitado devido ao facto de não existir implementado no sistema nenhuma barreira que impeça o acesso.

O próprio Windows, nas suas edições profissionais/empresariais,  incorpora um sistema bastante fiável de encriptação, conhecido como EFS, do qual falarei no post seguinte.

Uma outra solução para o problema que tem ganho cada vez mais adeptos devido à sua versatilidade e fiabilidade é o projecto True Crypt que é gratuito e permite fazer muito mais do que o EFS da Microsoft. Podem simplesmente encriptar todo o disco, uma partição, criar um “contentor” que podem transportar entre computadores, e fazer uma série de outras coisas interessantes, entre as quais criar duas áreas encriptadas, com duas passwords diferentes, uma delas com conteúdo não sensível, e a outra com o vosso conteúdo pessoal, de modo a induzir o adversário ou atacante em erro, no caso de serem forçados a fornecer a password.


Ações

Information

5 responses

3 02 2009
XpecialGUEST

Comentário de teste …

4 02 2009
a2502485

gostei. continua. gostaria de participar no teu blog. Se precisares de uma ajuda é só dizer. Gosto de escrever e poderia enviar um artigo para si a experiencia..

4 02 2009
flin

Força continua a escrever, precisamos de pessoas assim.
Abraço,

Flin

4 02 2009
José Gaspar

Gostei do nascimento do blog. Hoje em dia é tão importante falar de segurança como beber agua dado que o perigo espreita a cada esquina.

Qualquer ajuda ou ideia, estarei sempre que possível ao dispôr.

O meu voto de longa vida e de qualidade para este blog.

José Gaspar.

4 02 2009
delaorden

Parabéns amigo continua e persevera, não desista jamais, porque não é fácil a divulgação, audiência etc…o que importa é a qualidade dos posts, e pelo que vejo o seu será muito útil…….se quiser e tiver tempo me faça uma visita
http://www.delaorden.wordpress.com :-)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: