Backups em SQL Express 2005/2008

4 02 2009

Untitled4 A Microsoft decidiu entrar na onda “Express”, e muitas das suas aplicações empresariais têm agora uma versão Express, ou seja gratuita, como é obvio limitada em muitas funcionalidades.

Para empresas sem orçamento para investir em T.I. ou pura e simplesmente porque as funcionalidades das versões pagas não são necessárias, as versões Express são uma mais valia quer para as empresas, quer para a própria Microsoft que dá assim a conhecer os seus produtos de modo ao cliente avaliar a necessidade de efectivamente pagar para ter todas as mais valias de uma versão superior.

Um bom exemplo de uma aplicação empresarial, também ela Express, o Primavera Express, quando instalado no Windows Vista terá que ter como motor de base de dados, o SQL Server 2005, visto que o MSDE é oficialmente incompatível com esta versão do Windows.

O SQL Express 2005, quer o 2008 perdem desta forma uma funcionalidade muito importante que é a possibilidade de agendar cópias de segurança e outras rotinas de manutenção das bases de dados. O SQL Agent que estava presente no MSDE (motor das bases de dados do SQL Server 2000), deixa assim de estar presente, e todos os backups e outras rotinas têm que ser feitas manualmente pelo utilizador.

Embora existam como é obvio várias formas de dar a volta à questão, umas com aplicações pagas de terceiros, outras criando batch files que podem ser agendados pelo Windows, não sendo de todo um processo fácil para o utilizador comum, existe no entanto um pequeno utilitário que facilita a tarefa de agendar backups de bases de dados SQL, de forma muito simples e eficaz, permitindo inclusive enviar os dados para um servidor de FTP, enviar mail com os logs do backup, definir durante quantos dias vão ser mantidos os backups anteriores, para não ocupar muito espaço em disco e no FTP, entre outras funcionalidades.

Resta dizer que a única limitação é o facto de apenas permitir, na versão grátis, o backup apenas de 2 bases de dados, o que na maior parte dos casos é suficiente.

Site: http://sqlbackupandftp.com/


Ações

Information

10 responses

5 02 2009
José Gaspar

Mais um bom post.

Parabens

5 02 2009
xguest

Obrigado pelo comentário José.
Espero que continue a visitar.
Pretendo escrever em média um post por dia com assuntos de interesse comum.

26 08 2009
Roni

sou de cabo verde e estou adorando o teu syte
muitos parabens

26 08 2009
XpecialGUEST

Mais concretamente da Praia, Sao Domingos!! :)

O Primavera Express já chegou aí ?

17 09 2009
Como utilizar o SQLBackupAndFTP Para Fazer Backups do Primavera Express « ..::invisible flame light::..

[…] post anterior falei sobre o SQLBackupAndFTP, neste vou explicar o seu funcionamento, utilizando como […]

26 03 2015
10 01 2016
António

Boas
Alguma dica para este problema:
Quero instalar o primavera express 7.6 em outro computador com o Windows 10 e depois fazer uma reposição de uma copia de segurança que tenho num computador com o sistema operativo vista onde tenho instalado o primavera express 7.6.
Não estou a conseguir passar a copia de segurança penso que o problema será no sql que no vista é sql2005 e no Windows instala o primavera com o sql 2008
Alguém com este problema?

11 01 2016
XpecialGUEST

Boa noite,
Se a versão do SQL Server é superior no destino, isso não deve constituir um problema.
Qual é problema concreto? Acontece o quê, quando tenta fazer o quê?

11 01 2016
António

Boa Tarde:
Quando vou fazer a copia de segurança, não me deixa escolher a pasta que quero numa pen, aparece o erro:

[Microsoft][ODBC SQL Server Driver][SQL Server]SQL Server blocked access to procedure ‘sys.xp_cmdshell’ of component ‘xp_cmdshell’ because this component is turned off as part of the security configuration for this server. A system administrator can enable the use of ‘xp_cmdshell’ by using sp_configure. For more information about enabling ‘xp_cmdshell’, see “Surface Area Configuration” in SQL Server Books Online.

Manda logo para o caminho : C:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSSQL.2\MSSQL\Backup\EXPRESS.bak,
Então o que fiz foi copiar para uma pen o ficheiro EXPRESS.BAK e depois no computador de destino com o Windows 10 fazer reposição de copia de segurança e escolher o ficheiro Express.bak , mas não aceita.

Também não estou a conseguir entrar na Surface Área Cunfiguration featurs do SQL 2005 para ativar um comando que depois já deixa escolher a pasta que queremos fazer a copia de segurança.
Obrigado.

12 01 2016
XpecialGUEST

Pode fazer o backup para o caminho sugerido: “C:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSSQL.2\MSSQL\Backup\”.

“no computador de destino com o Windows 10 fazer reposição de copia de segurança e escolher o ficheiro Express.bak , mas não aceita.”
Não aceita como? É gerado algum erro? Sugiro que tente colocar o backup a repor, num caminho “curto”, como c:\.
Este artigo pode ajudar: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/05/25/sql-server-xp_cmdshell/

Outra opção pode ser utilizar o One-Click SQL Restore. O seguinte artigo pode ajudar:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/12/23/primavera-expressexportar-importar-o-priempre/
Ler a partir de “…Posteriormente deverá descarregar o One-Click SQL Restore (gratuito). Esta aplicação vai fazer a reposição do…” Deve ter em conta que a base de dados a repor não é a PRIEMPRE, no seu caso…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: