SyncBack Freeware

13 02 2009

Untitled

A lei de Murphy diz que: “Se alguma coisa pode correr mal, então é provável que corra mesmo.”

A maior parte das pessoas, e empresas não presta a devida atenção à questão de ter uma politica eficaz de cópias de segurança, o que resulta que apenas quando acontece algum incidente que provoque perda de dados,e por conseguinte perda de produtividade, e outras perdas inquantificáveis,esta questão seja devidamente valorizada.

Falha de hardware, acidentes naturais, furto, vírus, ou simplesmente informação apagada acidentalmente, são coisas que não acontecem todos os dias, mas que quando se sucedem podem levar consigo anos de trabalho em questão de segundos. Na maior parte das situações a informação é simplesmente irrecuperável, o que leva a que possamos ter que passar a basear-nos em informações antigas, incoerentes, não correctas, e não fiáveis.

SyncBack é um programa que permite fazer a sincronização e backup da informação mais critica e vital de uma forma simples e eficaz.

Na sua versão gratuita, permite fazer backup para um servidor de FTP, para a rede, ou para uma pasta local. Permite ainda comprimir os dados em formato ZIP para ocuparem o mínimo de espaço possível. As tarefas de backup/sincronização podem ser agendadas a uma determinada hora, ou simplesmente executadas manualmente pelo utilizador.

Podem ser criadas múltiplas tarefas com origens e destinos diferentes, sendo que também é possível agrupar todas elas numa só que quando executada encarrega-se de “correr” todas que dela fazem parte.

No processo normal de backup, os dados da pasta de origem são simplesmente copiados para a pasta de destino. Na sincronização, o mesmo conteúdo é mantido igual nas duas pastas, o que significa que, se for eliminado um ficheiro na origem, ele será também apagado no destino, e vice versa. Este comportamento pode ser facilmente alterado, podendo definir em que situações os ficheiros são apagados ou sobrepostos por versões superiores.

Os backups devem ser efectuados com uma periodicidade constante,e adequada à criação ou alteração dos dados em questão. Devem também ser mantidos durante algum tempo, de modo a ter um histórico, ou seja, várias verões dos ficheiros. É também boa prática guardar num local físico seguro, e diferente de onde está o computador/servidor. Simular um problema, para que tenhamos que repor a cópia de segurança e desta forma avaliar se tudo correria bem num cenário real, é também uma óptima ideia que previne surpresas de ultima hora.

As verões pagas do SyncBack contemplam muitas outras opções avançadas, no entanto para o utilizador comum, ou empresa,  que deseja salvaguardar os seus dados sem muitas complicações, a versão gratuita serve perfeitamente.

Fabricante: http://www.2brightsparks.com/

Download: http://www.2brightsparks.com/downloads.html#freeware

Alternativas: Microsoft SyncToy Microsoft; Cobian Backup


Ações

Information

2 responses

16 02 2009
José Gaspar

Excelente post.

Pois nunca se sabe quando a casa vem abaixo.

Continuação de um optimo trabalho.

3 01 2010
Joaquim Félix

Sem dúvida uma boa maneira de assinalar a importância da realização de backups, mais ainda indicando uma ferramenta acessível a qualquer bolso para a realização dos mesmos.
Este é de facto um ponto esquecido para muitas pessoas e empresas que hoje em dia depositam no, actualmente, vulgar PC informação sensível e de certa forma única e depois quando o azar bate à porta, na forma de um disco rígido avariado ou descuido humano, perdem dados e informação importantíssima e valiosa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: