Fibra Óptica–O Futuro em nossas casas

23 02 2009

Untitled

Clix, ZON e TVTel são alguns dos operadores que já têm uma oferta TriplePlay (Internet, Voz, Televisão) assente em Fibra Óptica, para o mercado residencial.

A anunciarem velocidades máximas  até 100Mbps de download, inicialmente este tipo de ligações começa por estar apenas disponível nos grandes centros urbanos numa espécie de fase experimental. Os preços são bastante competitivos tendo em conta a velocidade apresentada. Porem, como qualquer tecnologia “de massas” a tendência é baixar progressivamente.

Muitas outras intuições começaram à muito a antecipar-se e criar elas próprias a sua rede. É o caso de muitas Universidades e Instituições de Ensino Superior que se encontram interligadas entre si por fibra. Recentemente um novo projecto, a Rede Comunitária de Banda Larga da Terra Quente Transmontana vai permitir interligar a alta velocidade os municípios de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor, quer a nível de empresas, entidades públicas, e particulares. A Fibra Óptica é também utilizada para a interligação das infra-estruturas  de comunicação dos operadores, porem até agora nunca chegava directamente a casa do cliente final.

Numa fase em que convergência é a palavra de ordem no que toca a comunicações, o aumento da largura de banda é essencial para trazer novos e melhores serviços. A rede de cobre está a atingir os

seus limites e com a tecnologia actual não é possível aumentar muito mais a largura de banda. O mercado começa a ser cada mais exigente a nível dos conteúdos, e cada vez mais é importante ter a garantia de uma boa qualidade a nível de estrutura de rede, e neste aspecto a fibra óptica vem colmatar essa dificuldade actual dando garantias futuras. Este assunto passou a ser também para o Governo, uma prioridade estratégica para o país, que pretende apoiar financeiramente este tipo de projectos.

Esta tecnologia é à muito tempo utilizada, e dela depende grande parte de toda a infra-estrutura de comunicações mundial,  entre os diversos países e continentes. Ainda recentemente a comunicação social relatou vários problemas com cortes de cabos submarinos transcontinentais , que causaram alguns problemas de tráfego em alguns países do médio oriente, causando falhas temporárias de comunicações.

cable_map_wallpaper16x12

A fibra óptica é constituída por filamentos de vidro ou plásticos, com capacidades de transmissão de luz a longas distancias. O tamanho de um filamento de fibra óptica é capaz de transmitir uma quantidade enorme de informação que mais nenhum outro meio consegue. Uma outra característica é o facto de, por transmitir luz e não sinais eléctricos, a ser imune a interferências electromagnéticas.

Pode emitir em menos de um segundo todos os números do jornal de Wall Street, desde a sua criação e, simultaneamente, um milhão de estações de televisão.

Bastaria um conjunto de fibras com menos de 1 cm de diâmetro para transportar todas as comunicações mundiais em simultâneo.

Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fibra_óptica

Oferta Fibra Óptica ZON: http://www.zon100megas.com/

Oferta Fibra Óptica Clix: http://fibra.clix.pt/

Blog da especialidade:http://movimentodossemfibra.org/

Noticia do Jornal de Negócios: http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=352498

 

 

invoic€xpress<


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: