Primavera Express – Colocar Logótipo nos Documentos

27 02 2009

Untitled

Veja também: Primavera Express-Como colocar uma marca d’água nos documentos

 

Na sequencia de um outro post colocado anteriormente sobre o Primavera Express, neste post vou explicar como alterar os relatórios (mapas) do Primavera Express, para por exemplo, colocar o logótipo da empresa, alterar o tipo de letra, colocar alguma observação nos documentos, ou colocar o NIB da empresa.

 

 

Embora possa parecer um pequeno detalhe, uma factura com uma boa apresentação, diferente do standard, com algum “charme”, fica mais  agradável à vista, transparecendo uma melhor imagem da empresa junto dos clientes.

Sobre o Primavera Express

O Primavera Express, já mencionado neste post, é uma aplicação de gestão, concebida pela PRIMAVERA Business Software Solutions, líder de mercado em software de gestão ERP. Disponibilizada de forma totalmente gratuita, é destinada às micro empresas e empresários em nome individual. Tem as funcionalidades necessárias para a gestão de vendas e stocks. É de fácil instalação e configuração, e conta ainda com o suporte técnico da própria Primavera.

Mais informações e download aqui.

Sobre o Crystal Reports

Crystal Reports (C. R.), é uma ferramenta de criação de relatórios pertencente à empresa Business Objects, agora detida pela alemã  SAP. Amplamente utilizada em todo o mundo, a nível empresarial, permite a integração com linguagens de programação como Visual Basic, Plataforma .NET e Java.Tem ainda ligação com diversas fontes de dados como por exemplo Microsoft SQL, IBM DB2.

Mais informações aqui.

 

 

Como fazer?

Para preparar este tutorial foram utilizadas as seguintes versões:

Primavera Express – 6.4001.1064

Crystal Reports – 2008 (12.0.0.683) DEMO

    1. – Fazer o download da versão demonstração (30 dias), do Crystal Reports 2008, clicando em “Download Crystal Reports 2008 Evaluation – EXE 350 MB”, depois de preencher o formulário desta página. Terá de guardar a chave de instalação que irá aparecer logo abaixo do link de download.
    2. – Proceder à instalação do software, inserindo a chave que anotou anteriormente.
    3. – Como precaução deverá efectuar uma cópia de segurança da pasta Mapas que se encontra normalmente em C:\Programas\PRIMAVERA EXPRESS\SG6, de forma a poder recuperar, caso seja necessário, os mapas originais da instalação.
    4. – Dentro da pasta Mapas\LX todos os ficheiros *.rpt ficaram associados ao C. R.. Basta executar os ficheiros a alterar que o Crystal Reports abrir-se-à. Visto que cada documento de vendas, stocks, contas correntes, entre outros mapas de exploração esta associado a um ficheiro do C. R., seria muito trabalhoso altera-los todos (no total são 481). A grande maioria são documentos que iram circular dentro da empresa, por isso não haverá muito interesse em alterar a sua configuração. Os documentos que saem para o cliente, documentos financeiros e legais, como facturas, vendas-a-dinheiro, notas de crédito e débito, e recibos, esses sim, são os mais importantes.

 

 

Numa instalação por defeito, os seguintes ficheiros estão associados aos seguintes documentos:

GCPVLS01.rpt

(Doc. Venda s/ Logótipo)

Vendas

Facturas; Vendas-a-Dinheiro; Notas Crédito; Notas de Débito; Orçamentos; Guias Transporte; Devolução; Devoluções a Dinheiro; Facturas Pró-Forma; Guias Remessa.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

GCPLLS01.rpt

(Doc. Liquidação s/ Logótipo)

Contas Correntes

Recebimento

 

 

 

 

 

 

 

 

Caso não tenha alterado os relatórios de impressão, então serão estes dois ficheiros que terá que alterar. Caso contrário terá de alterar os ficheiros associados a cada documento.

 

Ao abrir o ficheiro GCPVLS01.rpt,o C. R. começará por mostrar um aviso a indicar que houve uma falha na compilação de uma ou mais fórmulas. Carregue em OK para prosseguir. Neste momento já poderá visualizar a estrutura deste relatório. Cada objecto pode ser redimensionado, movido ou eliminado.

 

Comece por mover todos os dados da empresa para baixo para deixar bastante espaço livre para inserir o logótipo, de modo a ficar desta forma:

Untitled2

Neste momento, já deverá ter o ficheiro de imagem com o logótipo, devidamente redimensionado. Para o inserir vá ao menu Inserir > Imagem e escolha o ficheiro em questão. Agora é só posicionar a imagem no sitio pretendido:

Untitled3

Caso queira diminuir o tamanho imagem, deverá carregar com o botão direito em cima da mesma, escolher a opção “formatar gráfico”  e aceder ao separador “Imagem”. Na opção de escalonamento colocar por exemplo 50% na altura e na largura de forma a redimensiona-la de forma proporcional em metade do tamanho original.

 

Para colocar objectos de texto, basta ir ao menu Inserir > Objecto de texto. Depois de posicionar o objecto e inserir o texto poderá formatar o mesmo de acordo com as suas preferências.

Untitled4

No menu inserir tem uma série de outros objectos que pode colocar nos seus mapas, como linhas e caixas, para por exemplo criar sombras. Pode ainda seleccionar de uma só vez todos os objectos e posteriormente mudar o tipo de letra.

 

Por fim, para guardar as alterações tem que aceder ao menu Arquivo > Salvar.

 

Aqui irá surgir uma mensagem de aviso, devido ao facto de estar com a versão 12, a editar um ficheiro inicialmente criado com a versão 8.5. Carregue em “SIM”. Este ficheiro passará a poder ser editado apenas com a versão 9 ou superior.

Untitled5

 

Neste momento, se tudo correu bem, quando imprimir uma factura ou outro documento de venda, já poderá ver o resultado, neste caso, com o tipo de letra alterado para Sylfaen.

Untitled6

Clique aqui para ver em PDF.

 

Terá que repetir estes passos, para a alteração de outros ficheiros, como por exemplo o GCPLLS01.rpt que diz respeito aos recibos.

O Crystal Reports é muito mais do que isto. Permite criar relatórios verdadeiramente profissionais, com formulas, gráficos e muitos outros recursos. Porem a curva de aprendizagem é bastante elevada para criar relatórios de raiz. Se realmente estiver interessado em aprender mais, existem livros, fóruns, e formações especializados no assunto.

 

Notas:

  • Faça uma cópia de segurança dos mapas alterados antes de actualizar ou reinstalar o Primavera Express, dado que a instalação sobrepõe todos os mapas alterados pelos originais.
  • Uma vez que todos os mapas do Primavera Express foram originalmente criados com a versão 8.5 e agora estão a ser alterados com a versão 2008 (12), não é possível garantir que não possa existir algum problema de  compatibilidade. Tanto quanto foi possível testar, isso não deve acontecer, mas caso suceda, a cópia de segurança dos ficheiros originais deve ser reposta.

 

 

Livro de Interesse: Crystal Reports Curso Completo da FCA – ISBN 972-722-372-9

Primavera Express: http://www.primaverabss.com/pt/PortalRender.aspx?PageID=906727d5-b773-491d-b5e6-5d089089d110

Fórum Crystal Reports: http://www.crystalreportsbook.com/forum/

Primavera Express-Como colocar uma marca d’água nos documentos

 

 

Gostou desde artigo? Deixe um comentário…


Ações

Information

355 responses

28 02 2009
Su

O mundo precisa de pessoas cm tu que se interessam por algo mais q futebol. Mtuio útil para quem, cm eu, apenas sabe ligar e desligar o pc. Um beijinho

4 03 2009
DriverTours

Quero expressar um muito obrigado pelo tutorial que fez, pois permite que eu posso enviar uma factura por email “toda bonitinha”.
Continue com esse seu empenho, e boa sorte.

5 03 2009
XpecialGUEST

Obrigado pelo seu comentário. Espero que tenha gostado, e que continue a visitar o blog! Em breve vou colocar online alguns relatórios que alterei, assim como outros artigos muito interessantes sobre o Primavera Express e assuntos relacionados.

8 03 2009
o5car

Boas!

Só para deixar o meu agradecimento pelas tuas dicas no zwame, e por este excelente tutorial q me indicas-te!! ;)

Cumps e muito obrigado.

20 04 2009
Iniciante

… 5 ***** … Excelente trabalho que vai de encontro às necessidades de muitos utilizadores … Mto obrigado

8 06 2009
Tânia

Olá,
Muito obrigado por ter colocado esta informação foi muito útil. Com a ajuda do tutorial ficou perfeito!!
Cumps

4 07 2009
Jose Filipe

Agradeço imenço pelo facto de ter feito este tutorial pois tive a opurtunidade de aprender correctamente como se faz a alteração dum documento em Primavera.

31 07 2009
ajf

Muito obrigado por este tutorial.

Muito bom! e faço votos que continues a explorar o assunto.

22 08 2009
Joaquim Frade

Parabéns por este trabalho. Quando pensamos que o mundo está podre de egoísmo, sempre aparece alguém a mostrar-nos que não é tanto assim.
Bem haja o autor deste excelente trabalho e a forma altruista e desinteressada com que o partilhou.

Obrigado!!

22 08 2009
XpecialGUEST

São comentários como os seus que nos motivam a continuar.

Obrigado pela sua visita!

18 05 2011
Sofia Moutinho

Boa noite,

Estou a precisar de ajuda…. em fevereiro coloquei logotipo no ficheiro referente a facturas, guias de remessa, etc., mas não alterei o outro ficheiro recomendado. Agora queria inserir o logotipo no doc. liquidiação e não estou a conseguir. Faço as alterações, gravo mas depois na altura da impressão estas modificações não aparecem.Não me aparece a mensagem de aviso final.

Gostaria de saber como resolver este problema?

Anteciosamente,
Sofia

18 05 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Não aparece apenas a mensagem de aviso final, ou não aparece nenhuma alteração? Se não aparece a mensagem de aviso final, poderá estar a introduzir a mesma na secção errada. Tente introduzir na secção acima (ver secções na direita: Rodapé da página, Rodapé do Relatório, etc…).

Carlos

11 10 2011
Sofia Moutinho

Boa tarde,

Obrigada pela ajuda na resolução do problema apresentado.
Agora deparei – me com outra dificuldade, alterei o ficheiro relativo a documentos de liquidações, coloquei o logotipo. Tudo ok, seguindo as suas indicações…. no entanto quando tento emitir um recibo, o logotipo não aparece.
Como é que posso resolver isto?

Obrigada,

Sofia

11 10 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Este artigo pode ajudar: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/03/19/primavera-express-configurao-da-impresso-nos-documentos/

Edite o documento RE em Tabelas > Documentos > Contas Correntes, e depois de seleccionar a série em utilização, na impressão escolha o relatório de impressão “Doc. Liquidação s/ Logotipo”. Esta alteração deve resolver.

Carlos

26 08 2009
Sérgio

Boas, muito obrigado pelo exelente tutorial.
Sei que não é o sitio certo, mas tambem nao encontrei nada em lado nenhum.. Sabem como eu posso configurar uma impressora de modo a pode-lá utilizar com o primavera express?
Ex. uma HP D7100 A4 normalissima.

26 08 2009
XpecialGUEST

Boa tarde.

O Primavera utiliza as impressoras que estão instaladas no Windows. A que estiver predefinida é a que fica também predefinida no Primavera. Agora se quiseres que no Primavera seja utilizada outra que não a predefinida no Windows é só ir a Sistema > Preferências > Configurar impressora.

26 08 2009
Sérgio

Não era bem esse o problema. O problema é mesmo quando estou no “Primavera Express – Ponto de Venda v6.40” e quero emitir uma factura que corresponde a um pagamento. Eu mando imprimir mas não imprime nada.
Tentei ir a Tabelas > Pontos de Venda > Impressoras, para definir ai uma. Mas não consegui nada.

Desde já obrigado pela ajuda e a rapidez.

26 08 2009
XpecialGUEST

Manda imprimir para que impressora? Talões ou A4? No pagamento tem 2 botões: um imprimir que é para imprimir em formato ticket, e outro imprimir A4. Isso também pode ser o número de vias que está configurado quer no cliente, quer no próprio documento. Verifique na ficha do cliente em questão, pois existe lá uma opção para o número de vias.

26 08 2009
Sérgio

Mando imprimir em A4. De momento não tenho sistema para imprimir em ticket. E no número de vias tem de estar quantas? Já tentei um pouco de tudo. Mas ainda não cheguei lá.

29 08 2009
XpecialGUEST

Normalmente são 3 vias para os documentos de venda. Sem ser através do ponto de venda, no Primavera consegue imprimir para essa impressora normalmente?

30 08 2009
Sérgio

Sim, sem ser no ponto de venda consigo fazer a impressão da factura. No ponto de venda é que não.

2 09 2009
Andreia

Olá, gostaria de saber se me pode ajudar, pois segui todos os passos acima indicados para colocar o logótipo na factura, e quando faço a impressão não aparece o logótipo nem os dados da empresa. Acho que o tutorial está excelente, só não consigo perceber o que fiz mal, ou se a imagem tem de estar gravada em algum formato especifico.
Agradeço a atenção dispensada,

Andreia

2 09 2009
XpecialGUEST

Olá!

O ficheiro que alterou foi mesmo o GCPVLS01.rpt? Em baixo do logótipo tinha os campos relativos aos dados da empresa? Se sim, e partindo do principio que nunca antes alterou as configurações dos documentos que vem por defeito, e que seguiu à risca todos os passos deste tuturial, confirme se o documento Factura, tem associado o relatório “Doc. Venda s/ Logótipo”, em Tabelas > Documentos > Vendas > Escolher o documento, seleccionar a série em questão > Separador Impressão.

Obrigado

4 03 2010
Ana

Tenho o mesmo problema aqui anunciado pela Andreia. Com a única diferença que, não sabendo inicialmente da existência do programa crystal reports, andei á procura no primavera onde conseguiria inserir o logótipo da empresa mais os dados desta na factura. Alterei “Doc. Venda s/ Logótipo” para c/ logótipo. Depois vi a indicação na net dos passos para instalação do crystal, fi-lo e alterei (só posteriormente) no primavera novamente para Doc. Venda s/ Logótipo. Só consigo explicar o não estar a conseguir que as facturas sejam impressas com as alterações que fiz no crystal devido a este engano inicial. E o que faço agora? Ando ás voltas com isto há séculos, e tenho bastante urgência na impressão de facturas….
Obrigado!

6 09 2009
filfar

ola! tenho uma duvida que certamente me conseguirá ajudar.
comprei uma impressora de taloes epson TM-H6000II so que não a consigo configurar para imprimir no ponto de venda do primavera express.Se abrir o ponto de venda e tentar imprimir um documento , se imprimir em A4 a impressora imprime se escolher para imprimir em taloes ela nao imprime. Também nao sei se é necessario colocar aqueles codigos para abertura da gaveta, corte de papel, etc.
Outra questão é a seguinte tenho um visor de cliente epson DM-D 105 que também nao consigo configurar.
muito obrgado.
Filipe

6 09 2009
XpecialGUEST

Primeiro tem de instalar a impressora no Windows, ou com o driver do fabricante, ou com o driver que o Windows já possui com a descrição: “Genérica / Texto”. Depois tem de anotar o nome da impressora. No Primavera Express tem de criar uma nova impressora em Tabelas > Pontos de Venda > Impressoras. O código da impressora tem de ser igual ao nome da impressora no Windows. Os códigos de escape, tente utilizar os que encontra nas impressoras já criadas no Primavera. Se não funcionar procure na documentação da impressora. Se mesmo assim não conseguir, posso criar um post com vários códigos de vários fabricantes!

Quanto ao visor veja nas páginas 111 e 112 do manual do Express: http://tudo-gratis.com/images/tudo-gratis.com_EXP640.pdf

Espero ter ajudado!

8 09 2009
filfar

obrigado pela sua ajuda mas mesmo assim nao consegui, ja tentei usar os codigos das impressoras que vêm no primavera e nao funcionou, tentei ligar com a impressora generico/tesxto mas tambem nao consegui. a impressora esta ligada com a cabo de serie. Será que é melhor ligar com cabo paralelo ou sera que isso nao interfere em nada.
obrigado pela sua disponibiidade. Quanto ao visor tambem estou com probelmas mas vou tentar melhor. o visor esta ligado à impressora, será que isso nao interfere em nada?

8 09 2009
XpecialGUEST

Consegue imprimir para essa impressora desde o Windows?

8 09 2009
filfar

sim consigo. Ela imprime a pagina de teste, se tentar imprimir uma factra ela imprime, mas quand passo para o modo de POS da erro e manda configurar a impressora no “GDP”

8 09 2009
XpecialGUEST

E já foi configurar a impressora no Primavera? Criou uma impressora nas tabelas do Primavera como o mesmo nome da impressora no Windows, e depois nas propriedades do ponto de venda escolheu essa impressora?

8 09 2009
filfar

sim configurei. ela tem o mesmo nome. mas eu acho que o problema deve estar nos codigos de escape que eu nao sei quais sao para tm h6000II. porque se os codigos estiverem incorrectos, acho que ela nao deve funcionar…mas ao sei.

8 09 2009
XpecialGUEST

Imprimir penso que imprime sempre, mesmo não tendo os códigos, ou estando incorrectos. Agora se já confirmou tudo e aparentemente está tudo correcto também não sei do que possa ser. Na realidade também nunca configurei nenhum modelo tão avançado como esse. Porque não tenta por exemplo com uma EPSON TM-88 ou Samsung SRP-270 que são das impressoras mais comuns para este tipo de utilização?

8 09 2009
filfar

porque a unica impressora que tenho é esta… e como ela me da jeito por ser hibrida é por isso que estou a tentar configura-la.

8 09 2009
XpecialGUEST

Continuo a achar que o problema está nas configurações do posto de venda. Porque não testa essa impressora num outro computador, voltando a configurar as impressoras no Primavera e também o posto de venda?

14 05 2010
Luís Carlos Silva

Caro Filipe,

Conseguiu configurar a sua TM-H6000II?

19 09 2009
Sérgio

Boas, passo para dizer que consegui resolver o problema da impressão com a impressora A4 no posto de venda, era o nº de vias que estava errado mesmo.
Entretanto comprei uma epson TM U220, q até já aparece no primavera express por defeito. Está bem ligada, etc. Mas quando mando imprimir em modo talão aparece uma mensagem para eu confirmar a configuração da impressora no “GDP”. Qualquer coisa por ai.

Desde já agradeço.

19 09 2009
XpecialGUEST

Boa noite!

Confirme o seguinte:
– Impressora está instalada no Windows e imprime desde aí!
– No Primavera, na tabela de impressoras, existe uma impressora criada com o mesmo nome da impressora no Windows.
– Na configuração do ponto de venda, activou a impressora, e escolheu a impressora em questão.

Cumps.

23 09 2009
Nuno Pereira

Excelente, como sempre!! Mais um problema resolvido graças a este tutorial. Obrigado pela (desinteressada) ajuda.

1 10 2009
Sérgio

Boa tarde, só para dizer que tanto a impressora A4, e a epson TM-U220D de talões estão a funcionar correctamente.
Apenas estou com um pequeno problema agora, que é a nível de códigos de escape. Já procurei, mas ainda não encontrei nada fiavél.
Se me conseguir ajudar era óptimo.
É uma EPSON TM-U220D.

Desde já agradeço bastante toda a ajuda prestada.

Muito OBRIGADO!

5 10 2009
XpecialGUEST

Boa noite.
O Express já vem com o modelo TM-U200D criado, e com os respectivos códigos configurados. Normalmente estes códigos funcionam também na U220D. Aceda à ficha dessa impressora e copie todos os códigos para a sua impressora. Em principio funciona…

Obrigado!

12 10 2009
aurelio goncalves

Bom dia, sou novo neste Primavera express. Não consigo colocar codigo de barras nos artigos e também não sei configurar o tamanho das etiquetas. Agradecia ajuda, muito obrigado.

12 10 2009
XpecialGUEST

Bom dia.

Queira pf colocar a questão no Fórum em
http://primaveraexpress.queroumforum.com na secção Crystal Reports.

Obrigado!

27 10 2009
RT

Boa tarde,

Primeiro de tudo, parabéns! Excelente trabalho que se fez aqui.
Já li e reli todos os procedimentos parecidos com as minhas necessidades, mas continuo com um problema.
A impressora imprime em ambiente Windows, se eu fizer uma página de teste.
Mas, não consigo imprimir a partir do programa, ou do ponto de venda!
No programa, se se manda imprimir, não acontece nada.
No ponto de venda, dá o seguinte erro: – “Não foi possível abrir a Impressora TSP550II”.
Estou a usar uma Epson TM-U210PB.
Criei, como mencionou anteriormente, na lista das impressoras, este modelo, como exacto nome, mas há alguma maneira de definir (ou marcar) qual a impressora que o sistema usa? É que não consigo remover as que não interessam!
E como é que se define a impressora no ponto de venda?
Obrigado

27 10 2009
RT

Boas,

Já consegui definir a impressora no ponto de venda!
Agora dá-me a mensagem – “por favor verifique se a impressora está instalada e/ou correctamente configurado no GCP”
Obrigado

27 10 2009
XpecialGUEST

Vá a Tabelas > Documentos > Vendas, e escolha o documento VD, ou os documentos onde a impressão no módulo POS não funciona, depois no separador Séries, dê seleccione a Série actual, e em baixo no separador Pontos de Venda, verifique se a opção “Imprimir directamente para …” está activada, e se o modelo, em baixo está seleccionado.

28 10 2009
RT

É o desespero total, continua a dar o mesmo erro!
Segui as instrucções, reparei que a série de 2009, tinha um tipo de documento diferente, coloquei o da serie anterior, estava tudo conforme o descrito por si, mas tudo na mesma.
Preciso de sim ou outro técnico experiente, para ajudar-me nesta situação, a remunerar claro está.
Se puder deixar o seu contacto ou então entrar em contacto pelo meu e-mail agradeço.
Cumprimentos e obrigado

28 10 2009
XpecialGUEST

Veja o tópico “Editar os documentos do tipo talão” no post:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/10/11/primavera-express-dicas-e-configuraes-parte-ii/ , e verifique se tem esse documento VD.

Foi verificar no separador pontos de venda, do documento VD????

14 05 2010
Luís Carlos Silva

Caro Carlos,

Depois de já ter feito tudo o que foi referido nesta e noutras secções do forum, para a instalação de uma nova impressora de talões, que no meu caso é uma Epson TM-H6000, cheguei a esta parte e na área onde está “Modelo para impressora de talões:” não me aparece qualquer hipótese de escolha…

O que poderá estar a falhar?

Cumprimentos.

18 05 2010
XpecialGUEST

Em que parte fica essa opção para escolher “Modelo para impressora de talões:”?

18 05 2010
Luís Carlos Silva

Fica no separador “Pontos de Venda”, nas “Séries” nas “Tabelas” dos “Documentos de Venda”. Mas isso também já sei como fazer aparecer lá uma opção. Tem de se configurar um doc. POS.

Mas o erro que dá agora é, ainda: “Não é possível abrir a impressora TM-H6000” e nos detalhes “Por favor verifique se a impressora está instalada e/ou correctamente configurada na GCP.”

Desespero.

Cumprimentos.

18 05 2010
Luís Carlos Silva

Não sei se o que falta são os códigos de inicialização e configuração da impressora. Não encontro os deste modelo em lado nenhum.

Obrigado.

29 10 2009
RT

Formatei o disco, instalei tudo de nvov, e já consegui pôr a imprimir no modulo POS.
Agora depos de têr conseguido a muito custo fazer isso da primeira vez, pois conseguir ultrapassar essa situação anteriormente, não consigo por o POS a “acordar” com o ano de 2009 que já defini no programa principal.
Acho que não me escapou nada, mas não me lembro como se põe o módulo POS a começar na série de 2009?
Desta vez estou a utilizar a empresa de demonstração, será que é daí?
Cumprimentos

29 10 2009
XpecialGUEST

No Express tem de ir ao documento VD, e nas séries definir que a série 2009 é a série por defeito. Depois no POS, na opção documento, seleccione o documento VD e a série 2009. Da próxima vez que reabrir o POS ele irá abrir o documento VD \ 2009.

30 10 2009
RT

A primeira parte já estava feita, o problema é que no POS, aparece-me sempre para abrir a caixa como 2008, não consigo ter acesso à opção Documento.

30 10 2009
Carlos

Tem de ir a Tabelas > Documentos > Tesouraria > Escolher o documento de Abertura de caixa e colocar a série por defeito 2009.

30 10 2009
RT

Carlos, verifiquei como me disse e nessa opção que é o ABTCX – Abertura de Caixa, já está definido como série defeito!!!???
Obrigado

30 10 2009
Andreia

Bom dia, já fiz os passos todos mencionados para por o logotipo e adicionar algumas informações a factura e recibo, gravei e quando faço uma factura ele não aparece com as alterações que fiz. E quando vou imprimir o recibo, ele dá um erro a imprimir o documento ” O mapa ‘GCPLLSPF.RTP’ não se encontra no percurso esperado……..?” e depois experimentei desinstalar o crystal e ele ai deu-me outro erro sobre “method ~ “. Agradecia muito uma ajudinha. Obrigada

30 10 2009
XpecialGUEST

A extensão do ficheiro tem de ser RPT e não RTP…

30 10 2009
RT

Dá-me erro na gravação da abertura de caixa.

“A série [2008] do documento [ABTCX] não está activa.
A data do documento (30-10-2009) não respeita os limites definidos na série [2008] do documento [ABTCX].”

Após tantos problemas parece-me que começo a perceber como o programa funciona.
Mas, esta para mim, não faz sentido!
Como o Carlos sugeriu, fiz o que ele pediu, e pus a série 2009 como activa (que é o mesmo que dizer que ele é a série por defeito, e fica com uma cruz vermelha, na coluna que diz Inactiva), neste caso as outras séries existentes (2008 e 2007) têm que ficar como inactivas e não podem ser por defeito, correcto?
Então como é que recebo esta mensagem de erro que parece estar a dizer que a série 2008 não está activa quando, não está mesmo, mas segundo dizem é para não estar???!!!!
Como é isto possível?
Espero que esta troca de experiências possa beneficiar todos aqueles que optarem por instalar este programa.
Cumprimentos e obrigado

30 10 2009
XpecialGUEST

Esta parte das Séries pode parecer um pouco confusa, mas é muito fácil!! Se está a começar a trabalhar com o Express, convido-o a ver este post https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/07/02/primavera-express-sries-de-documentos/. Ter as séries por ano obriga a algumas configurações, ao contrário de ter uma única série não delimitada por tempo.

30 10 2009
Andreia

E tenho mais uma dúvida. lol antes de formatar o Pc o Primavera estava a funcionar a 100%, logotipo e tudo mais. Fiz cópia de segurança. quando repus a cópia de segurança vi que perdi algumas definições mencionada no post anterior. As facturas por definição começaram a ser impressas em tamanho A5, tive que alterar na impressora que era para imprimir em tamanho A4, só que o tamanho das letras em relação as facturas anteriores são exageradamente maiores. Será que tenho outra alternativa de configurar a impressão dos documentos sem ser através da impressora? Agradecia muito uma ajuda. Obrigada

30 10 2009
RT

Andreia, tambem tenho andado à pesca, mas penso que podes configurar os teus documentos através do Crystal, acho que é a única hipótese!
Cumps

30 10 2009
XpecialGUEST

Acho muito esquisito isso porque a cópia de segurança da base de dados guarda todas essas configurações, excepto os mapas propriamente ditos que estão na pasta mapas da directoria do Primavera Express. Alguma coisa terá corrido mal!

30 10 2009
RT

Será que tenho de aldrabar a data de sistema para me sugerir uma nova série????
É o desepero total :-(
O documento VD, a série 2009 está configurada como série por defeito e sem a cruz de Inactiva.
O documento ABTCX, a série 2009 está configurada como ´serie por defeito e sem a cuuz de inactiva.
Pergunto as “cruzes vermelhas” são significativas?
A “série por defeito” não controla efectivamente a série a usar?
Então porque é que a abertura de caixa fala em 2008????
Como XpecialGUEST disse quando abro o ponto de venda, porque é que vem sempre a opção de fechar a caixa definida para 2008?
É que a opção de documento está desactivada!!!!
Cumprimentos

30 10 2009
XpecialGUEST

As cruzes vermelhas dizem se a Série está activa ou não! A série por defeito é a série que irá ser sugerida no editor de vendas, embora possa ser escolhida outra série das que se encontram activas. A abertura e fecho de caixa são documentos diferentes com séries diferentes. Se não consegue ultrapassar esse problema, para colocar a série 2009 activa, simplesmente na série 2008 coloque como data final 01-01-2100. :)

30 10 2009
Andreia

Olá! problema do logo tipo resolvido :) agora falta o resto. Mas quem tiver o mesmo problema ao menos fica sabendo….
Não ir a pasta dos mapas e abrir desse maneira para alterar, a mim não funcionou, ficava gravado as configurações mas não aparecia no primavera.

1º – Menu documentos – vendas / enc. clientes , vai abrir a janela normal para fazer factura.
2º – No menu da janela clicar em Contexto – outras condições.
3º – Separador impressão – configurar
4º – Selecionar o mapa ( mas convem fazer um duplicado primeiro só por precaução ) – clicar em propriedades e em editar.
5º – Clicar Sim nos avisos – vai abrir o programa Crystal e podem alterar e depois guardar.

Agora me falta ver os outros problemas que tenho….. quem souber alguma coisa que diga alguma coisa. Obrigada

30 10 2009
Andreia

Atenção é necessário fazer o download do Crystal!

30 10 2009
RT

VIVA!!!!!!!!!!!!!
:-)
Dei com a coisa!!!!
Quando configurei o posto de venda nas tabelas -> ponto de venda, não disse que as séries de VD, facturas, etc. eram de 2009 (estava lá o 2008, daí sempre o mesmo erro).
Obrigado a todos e bom fds
Rui

30 10 2009
XpecialGUEST

Boa!! Nem me ocorreu essa situação!

2 11 2009
Andreia

Bom dia, a unca solução que vejo nesto momento é obter o mapa que me estão a pedir. Quem puder me enviar esse mapa agradecia. nome do mapa: GCPVLSPF.RTP para o email : acbs@aeiou.pt.

Cumprimentos

2 11 2009
Andreia

Isto está cada vez mais enteressante. Apercebi me que ele pede dois mapas. Quando vou para imprimir o recibo ele pede o GCPLLSPF.RPT e quando vou fazer reimpressão de documentos ele pede o GCPVLSPF.RPT. Já tentei desinstalar o primavera e voltar a instalar, fazer o restauro de base dados e continuo com o mesmo problema… Com falta de mapas. Se alguem Puder que me envie esses dois mapas se faz favor. Cumprimentos Andreia

2 11 2009
Carlos

Assim de repende penso que esses mapas não são do sistema, ou seja, são mapas novos, ou alterados, de modo que tem de os encontrar o colocar no caminho correcto.

4 11 2009
Andreia

Concordo consigo, Já consegui resolver o problema dos recibos agora tenho que descubrir como vou resolver o da reimpressão de documentos. :) Enfim… vou mexendo, daqui a dias fico numa craque :) Obrigada a todos. Bom trabalho

26 11 2009
Tiago

Para reimprimir qualquer documento, basta editar o mesmo novamente e fazer imprimir.
Ou então ir a Documentos > Processamentos > Reimpressão de Documentos, depois na “caixa” que abre, é só seleccionar que tipo de documento(s) se pretende reimprimir.
Espero ter ajudado.

26 11 2009
Tiago

Boa tarde.
Tenho uma impressora epon tm U70 (térmica). Alguém sabe a sequência para colocar na configuração do pos primavera, de forma aquando se imprime um talão a gaveta abre automáticamente?
Obrigado pela ajuda

13 12 2009
Mesquita

Desde já quero-te agradecer a ajuda e disponiblidade. Fiz tudo o que é indicado neste forum, mas quero imprimir em formato A5 e não sei quais são os ficheiros associados aos relatórios de impressão de A5. Por isso agradecia muito se me pude-se indicar quais são.

14 12 2009
XpecialGUEST

Olá.

GCPVLS05 se quiser que saiam os dados da empresa no canto superior esquerdo, ou GCPVLS15 se tiver folha timbrada, onde os dados da empresa já estão na folha.

14 12 2009
Mesquita

Mais uma vez obrigado pela ajuda. Mas tenho mais uma duvida, nas faq do primavera express indica-se como fazer retenção na fonte. Aconteçe que segui todos os procedimentos e não consigo que o programa faça o calculo da retenção, apesar de aparecer na factura a designação da retenção e a casa para tal, mas não faz nenhum calculo. Será que o programa não o faz! Ou está-me a escapar alguma coisa? Cumprimentos;

15 12 2009
XpecialGUEST

Não faz o calculo na factura, só mesmo no recibo. Já se fizer uma venda-a-dinheiro ele já faz o total menos o valor da retenção. Não sei se contabilisticamente é o correcto, mas é desta forma que a aplicação se comporta. Poderá com o Crystal Reports alterar isso através de uma formula. Até ao final da semana faço um post com isso, já que é uma dúvida muito comum…

1 01 2010
Rui

Boa noite,
Preciso de criar uma série de documentos para 2010, mas não sei onde está o Assistente de criação de séries referido na ajuda.
Já percorri os menus e não encontro

1 01 2010
4 01 2010
Sandra

Boa Tarde,

Tenho o primavera Express e gostaria de saber como posso emitir recibos .

4 01 2010
XpecialGUEST

Vejo como fazer no manual: http://tudo-gratis.com/images/tudo-gratis.com_EXP640.pdf

Obrigado!

6 01 2010
RT

Boas, segui o procedimento todo (segundo me parece) que indicou anteriormente (o de criação de novas séries) e quando vou ao módulo Ponto de Venda, mal o abro dá-me a seguinte mensagem:
A data do sistema não está dentro do intervalo da última série utilizada. Configure uma série para correcto funcionamento.
Tendo em conta que fiz todos os procedimentos indicados, o que pode estar mal?
Cumprimentos

11 01 2010
Rui

eu tenho o mesmo problema..
também não consigo imprimir em A4, força-me sempre a imprimir em A5.

Parabens pelos posts ;)

13 01 2010
Adores

Bom dia. Uma dúvida:
Depois de criar uma factura temos a opção “contexto” para configurar a impressão. Depois de clicar temos a opção outras condições, que por sua vez tem um campo de observações. Mas este campo não aparece na factura. O que acontece é que me fazia muito jeito ter este campo na factura para pôr observações apropriadas à minha actividade, tal como por exemplo escrever a nota de encomenda do cliente com a data da mesma e às vezes pôr a loja de destino, pois no campo que o documento trás pré-definido para “requisição” é muito pequeno. Como se configura este campo “observações para sair na factura? Obrigado

13 01 2010
17 01 2010
aurelio

Olá bom dia, gostava de saber se dá para trabalhar com 2 moedas por exemplo como antigamente euro e escudos e como as configurar.
Optimo forum sem ele e as dicas de ajuda acho que o primavera não funcionava.

17 01 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Sim, pode trabalhar com duas moedas. Tenho a impressão que a aplicação não deixa criar mais do que as duas existentes. Em tabelas > Bancos > Moedas poderá aceder à tabela das moedas.

Nos artigos existe um separador para um separador “Preços” onde fazendo F4 na coluna moeda poderá acrescentar os preços para outra moeda.

Por fim, no documento de venda em Contexto > Outras Condições, escolha a moeda para o documento, e os preços são automaticamente alterados, desde que introduzidos previamente no artigo.

Para mais informações sobre utilização multi moeda consulte a ajuda do Express e no campo de pesquisa coloque “moedas”

Carlos

20 01 2010
Nuno Ricardo

Boa noite,

tenho uma duvida que me esta a tirar o sono, quando faço uma venda no primavera express pos, o talao imitido pela a impressora (tm-u220) nao diz que é uma factura nem aparece o meu contribuinte! sera que é uma factura valida para os meus clientes?

Obrigado
Cumps
Nuno

20 01 2010
XpecialGUEST

Boa noite

Pois, realmente se não tem todos os dados obrigatórios para qualquer documento de venda, não pode ser considerado como tal! Não fez alterações nos documentos do tipo ticket? Que informações tem no cabeçalho do documento? Tem algum numerador ao menos?

Carlos

21 01 2010
Nuno Ricardo

Bom dia,

no cabeçalho tem o nom da minha empresa e por baixo a morada. Vou verificar se tem o numerador. so não entendo porque não sai o contribuinte.

Nuno

21 01 2010
Adores

Bom dia, peço imensa desculpa por estar a insistir na minha questão que lancei acima. Apesar do mini tutorial estar bom, não consigo encontrar o anexo para tratar as observações a colocar na factura. Poderia ser um pouco maos especifico por favor? Muito obrigado.

21 01 2010
21 01 2010
aurelio

Olá boa noite, desculpem voltar ao tema das series mas já estou desesperado fiz tudo aquilo que diz para fazer no mini tuturial, pelo menos já umas 5 vezes e não consigo abrir o POS o mais estranho é que tenho o Express a funcionar noutro computador e funciona bem o erro que me dá quando abro o POS é “The conversion of a char data type to a data type resulted in an out of range datatime value. Já desinstalei e instalei o express e até a Base de Dados.
Obrigado

21 01 2010
XpecialGUEST

Olá! Esse é daqueles problemas complicados…

Compare as definições regionais do Windows entre os 2 computadores:

Iniciar > Definições > Painel de Controlo > Opções regionais e de idioma > Separador Opções regionais > botão Personalizar!

Se houver alguma diferença, altere no computador onde o Primavera não arranca! Não sei se resolverá, mas poderá começar por aí…

Carlos

21 01 2010
Nuno Ricardo

boas, Hoje vi que os taleõs venda a dinheiro tem numeração, como ja referi em cima tambem nome da empresa e morada da mesma. Agora não tem o contribuinte da empresa nem sitio para o contribuinte do cliente.

Desde ja obrigado pela ajuda.

Cumps
Nuno

21 01 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Veja o tópico “Editar os documentos do tipo talão” no post: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/10/11/primavera-express-dicas-e-configuraes-parte-ii/ para saber como corrigir isso.

Carlos

22 01 2010
Nuno Ricardo

Muito obrigado Carlos, hoje ja dormo :)

Obrigado, abraço
Nuno

22 01 2010
aurelio

Olá amigo Carlos para já parece que funciona é que o computador parlava italiano e o Primavera (como é baratinho) não fala linguas.
Um muito obrigado e até breve.
Filipe

22 01 2010
XpecialGUEST

LOL…Por acaso até fala francês, inglês e espanhol :), mas só se pagar bem para ele mostrar os seus dotes linguísticos.

Carlos

24 01 2010
aurelio

Amigo Carlos configurei a etiqueta com codigo de barras no Crystal e consegui acertar com ela nas etiquetas colaveis mas agora o scanner não as lê, ele lê tudo o que é codigo de barras inclusive de um outro programa que eu tenho instalado mas as GCPEAR03 não lê, haverá algum sitio para configurar alguma coisa mais?
Filipe

24 01 2010
XpecialGUEST

Bom dia.

O que pode estar a acontecer é o tamanho das etiquetas (barras) ser muito pequeno, ou com pouca qualidade de impressão. Como é que está a colocar o código de barras no artigo? Se criar manualmente, tem de escrever 12 dígitos e o 13º é gerado automaticamente com base na norma EAN13. Se o código não estiver conforme a norma o leitor poderá não o ler.

24 01 2010
aurelio

Olá, muito obrigado pela pronta resposta, estou a colocar o codigo no artigo, 12 digitos o 13º é automatico. O codigo realmente é pequeno mas o scaner lê outros ainda mais pequenos e quanto á qualidade de impressão (que eu penso que deve ser o caso) ele lê outros codigos impressos no mesmo papel e impressos com a mesma impressora mas este não, não percebo. Será que dando mais espaço ás barras resolvo o problema?
Muito obrigado
A. Filipe

24 01 2010
XpecialGUEST

O leitor dá algum sinal sonoro de erro?
Faça o seguinte, abra o Word, ou o bloco de notas, e depois passe um código de barras pelo leitor, e verifique se o código aparece lá!

Carlos

25 01 2010
aurelio

Já experimentei, não dá sinal de erro e não copia o codigo mas fá-lo com outros codigos mesmo impressos com a mesma impressora no mesmo papel mas com configuração do codigo diferente apesar do mesmo tipo
Muito obrigado
A.Filipe

25 01 2010
Carlos

Então quase de certeza que tem a ver com a configuração da etiqueta. Uma tente alargar ao maximo o campo do código de barras e vá testando a medida que vai diminuindo. Uma das barras poderá ter ficado escondida por não caber nas dimensões do campo.

Carlos

25 01 2010
aurelio

Já tentei e nada agora vou tentar mudar de papel mas não me parece porque as linhas estão nitidas e claras na etiqueta inclusivamente tentei simplificar o codigo (com mais numeros iguais e nada. Vamos ver o papel.
Obrigado
A. Filipe

25 01 2010
aurelio

Obrigado Carlos, não dá, estive atestar com papel de boa qualidade o codigo está limpo e nada, em contrapartida codigos como os do supermercados já bastante rasurados passam, não sei o que será.
Filipe

25 01 2010
Carlos

Estranho…tente ler esse código ligando o leitor a outro computador, e colocando o cursor no word, ou no bloco de notas.

25 01 2010
aurelio

Não lê

30 01 2010
Paulo Palma

Olá.
Gostava de imprimir os documentos só com o valor total em euros. Sem que apareça o TOTAL ( PTE ).
É possivel?

31 01 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Aparece o total em Escudos porque a empresa tem a moeda alternativa configurada no Administrador para Escudos. Como já não deve conseguir alterar isso, penso que a única forma é editar o relatório associado a cada documento eliminando o campo da moeda alternativa.

Talvez este post possa ajudar um pouco:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/01/13/como-adicionar-campos-da-base-de-dados-aos-relatrios-do-primavera-express/

Carlos

31 01 2010
Paulo Palma

OK Carlos. Obrigado pela resposta. Vou instalar o CR e tentar eliminar o campo relativo à moeda alternativa.
Cumprimentos.

1 02 2010
Andreia

Olá! Gostaria que me explicassem que erro é este que me aparece agora sempre que tento fazer uma factura.

” Erro detectado pelo motor de impressão do ‘Crystal Reports’.

Não foi possível criar uma nova instância do report actual. Verifique por favor que não ultrapassou o limite máximo de 20 pré-visualizações simultâneas do mesmo report.”

Cumprimentos

Andreia Silva

1 02 2010
XpecialGUEST

O que alterou antes de esse erro acontecer? É muito estranho…Não está a pré-visualizar o mesmo documento várias vezes? Verifique quantas vias de impressão tem nesse documento.

Carlos

10 02 2010
FILIPE

boas. desde ja quero dar os parabens pelo excelente trabalho ao ajudar o pessoal que aqui bem expor as duvidas.

gostava de saber se e possivel cliar algum campo para o primavera automaticamente adicionar a factura o numero de cliente?
como nao sou muito entendido nisto gostava tambem de saber o que e a matricula e cons.reg. com. e que depois de saber se isto e importante ou nao penso se tiro estes campos da factura.

desde ja agradeço a possivel ajuda.

cump.

11 02 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Veja este post:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/01/13/como-adicionar-campos-da-base-de-dados-aos-relatrios-do-primavera-express/

Se não me engano o campo que tem o código do cliente chama-se “entidade”, na tabela clientes.

Carlos

16 02 2010
P. Andrade

Boa noite, desde já, e correndo risco de me tornar repetitivo, os meus sinceros parabéns pelo excelente tutorial. Sendo um novo utilizador do Primavera express, resolvi arriscar e tentar colocar o logotipo nos documentos, segui todos os passos, no entanto após ter feito uma factura e tentar imprimir a mesma surge o seguinte erro.
Erro detectado pelo motor de impressão do ‘Crystal Reports’.

Error in File C:\PROGRAM FILES\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\MAPAS\LX\GCPVLS01.rpt:
Page header or footer longer than a page.

O meu sistema operativo é Vista.

Gostaria de solicitar a sua colaboração na resolução deste problema.

Antecipadamento grato pelo sua ajuda.

17 02 2010
P. Andrade

Problema resolvido. As margens da pagina estava alteradas, nomeadamente cabeçalho e rodapé. Obrigado mais uma vez.

26 02 2010
FILIPE

boas.
desde ja agradeço tudo a ajuda que teem prestado
e o seguinte tentei seguir o topico a risco e penso que efectuei tudo bem.
o que e certo e que ao imprimir uma factura: se for no formato doc. venda s. logotipo dame o seguinte erro- Erro detectado pelo motor de impressão do ‘Crystal Reports’.

Error in File C:\PROGRAMAS\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\MAPAS\LX\GCPVLS01.rpt:
Error in formula .
‘WhilePrintingRecords; ‘
Variable not found.

experimentei imprimir no formato doc. venda s. logotipo c/dim. e ai ja deu mas o mapa nao esta com as alteraçoes.
peço desculpa pelo testamento.
sera que me podem ajudar e mesmo muito urgente tentar reparar este erro.

muito obrigado
cump.

26 02 2010
FILIPE

boas
so para completar a minha questao anterior.

o erro e:
error in formula-

fico a aguardar por ajuda.
muito obrigado
cump.

26 02 2010
XpecialGUEST

Olá.

Muito estranho esse erro. Se seguiu o topico à risca deverá ter efectuado uma cópia de segurança dos mapas. Sugiro que reponha o mapa original, que alterou e volte a tentar alterar novamente, porque sinceramente não sei onde poderá estar o problema.

Carlos

27 02 2010
Mesquita

Bom dia, desde já agradeço atenção e disponiblidade. Gostava de saber se este programa de facto faz retenção na fonte. É que tenho as minhas duvidas porque segui todos os passos descritos e não consigo que fassa o calculo, apesar de aparecer o campo para a retenção tanto na factura como na venda a dinheiro.
Atenciosamente;

28 02 2010
aurelio

Amigo Carlos
Cá estou novamente com uma duvida que parece simples mas não sou capaz de resolver. Depois de criar um documento de entrada em stock, não consigo criar as etiquetas dos artigos pelo modo de artigos por documento , será que o programa não deixa e tenho que criar as etiquetas pelos artigos 1 a 1 ou estou a fazer qualquer coisa mal.
Muito obrigado antecipadamente
Aurelio

1 03 2010
aurelio

Ok, parece que resolvi, tive que ir aos documentos e por todas as outras series que não estão em actividade como inactivas, se não não funciona.

4 03 2010
Ana

Tenho o mesmo problema aqui anunciado pela Andreia. Com a única diferença que, não sabendo inicialmente da existência do programa crystal reports, andei á procura no primavera onde conseguiria inserir o logótipo da empresa mais os dados desta na factura. Alterei “Doc. Venda s/ Logótipo” para c/ logótipo. Depois vi a indicação na net dos passos para instalação do crystal, fi-lo e alterei (só posteriormente) no primavera novamente para Doc. Venda s/ Logótipo. Só consigo explicar o não estar a conseguir que as facturas sejam impressas com as alterações que fiz no crystal devido a este engano inicial. E o que faço agora? Ando ás voltas com isto há séculos, e tenho bastante urgência na impressão de facturas….
Obrigado!

5 03 2010
XpecialGUEST

Olá.

Qual o ficheiro exacto que alterou? Se foi o GCPVLS01.rpt terá, na configuração dos documentos, alterar o relatório de impressão para Documento de venda sem logótipo. Confirme isso!

8 03 2010
Adores

Apesar de fazer tudo como mandam as instruções para a emissão de recibos no final aparece-me esta mensagem. O que está a correr mal? Obrigado

A data do documento RE não está dentro dos limites específicados na série ‘2010’.
O documento RE 1/2010 já existe.

8 03 2010
Carlos

Com que data está a emitir o recibo e qual o intervalo de datas da série 2010 do documento Recibo?

Quanto à mensagem “O documento RE 1/2010 já existe.”, já fez algum recibo na série 2010 ou fez alguma alteração nos numeradores? Em caso negativo, veja se tem a opção “Num. automática” activa no documento Recibo, em Tabelas > Documentos > Contas Correntes > Séries > Série 2010. Active!

Carlos

8 03 2010
Adores

Muito obrigado pela ajuda. Pude alterar na série que estava configurada para o ano de 2008, o início não me deixou alterar mas deu para alterar o final que pude por em 31-12-2010 e assim já funciona. Outro pormenor é que embora eu tenha configurado a impressão do recibo só para uma via, sai sempre com duplicado, a forma de eu contornar esta situação é que como tenho pré visualizar a impressão primeiro, depois só imprimo o original que é o que me interessa. Mais uma vez obrigado

10 03 2010
lpcp

Bons dias!

Ando às voltas com o Primavera há algum tempo, e ontem descobri o vosso blogue/ fórum/ oásis… mas hoje deparei-me com uma nova dúvida! Eu faço o download do Crystal (tal como indicam no vosso fantástico tutorial), mas ao fim dos 30 dias eu tenho que pagar alguma coisa? O Crystal bloqueia? Como é que funciona?
Fico a aguardar por uma resposta (se for breve é a maravilha das maravilhas… :)
Obrigada!

10 03 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Penso que bloqueia e pede uma chave de activação, mas não tenho a certeza.

Carlos

15 03 2010
Nuno

Olá, viva a todos!

Tenho algumas duvidas mas começo por uma mais fácil!!

Iva devido pelo Adquirente – Como ponho em qualquer documento seja ele orçamento ou factura iva devido pelo adquirente, e ter a opção de escolher se quero iva devido pelo adquirente ou não?

16 03 2010
Carlos

Bom dia!

Não consegue fazer isso de forma automática no Express. Poderá é colocar uma observação numa linha de um artigo, para o efeito.

19 03 2010
lpcp

Boa tarde!

Não percebo muito bem o ponto 4 do vosso tutorial… :s
Onde é que é suposto estar a pasta “Mapas\Lx” (não consigo encontrá-la)?
O facto de não ter office, mas sim open office influência em alguma coisa?

Fico a aguardar por ajuda.

Obrigada!

19 03 2010
Carlos

Olá

O caminho para a pasta é normalmente: C:\Programas\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\Mapas\Lx.

O Office, OpenOffice não influencia em nada neste processo.

Carlos

19 03 2010
Luís Fernandes

Boa tarde

Gostaria de saber se, com a aplicação Primavera, utilizando o Crystal Report, configurar para que numa impressora com duas gaveras, imprima o original e o duplicado para a gaveta 1 e o triplicado para a gavera 2.

Obrigado pela atenção

19 03 2010
Carlos

Boa tarde.

Quem trabalha em programação tem por hábito dizer que literalmente tudo é possivel fazer, é apenas uma questão de conhecimento, tempo e dinheiro.

O Primavera não tem nenhuma configuração nesse sentido. O que poderá fazer é, colocar a impressão em modo de pré-visualização, e imprimir cada via para uma impressora e gaveta diferente.

Carlos

19 03 2010
Luís Fernandes

Boa tarde

Obrigado pela atenção.

Cumprimentos

19 03 2010
aurelio

Caro amigo e professor :) . Desculpe voltar á vaca fria, como fazer a transferencia de artigos e respectivos detalhes de um Primavera Express num computador para outro computador com o mesmo programa, será que é possivel?
Desde já agradeço
Um abraço
Aurelio

21 03 2010
Carlos

Boa tarde.

Ao fazer e repor cópias de segurança, não existe possibilidade de filtrar a informação, como por exemplo só artigos. É no entanto possivel fazer o que pretende desde que possua os conhecimentos necessários para o efeito, utilizando para tal ferramentas de SQL, e de importação e exportação de dados.

Se o que deseja é mesmo transferir toda a informação da base de dados de um computador para outro, é uma operação muito simples. Veja o post: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/12/07/como-transportar-o-primavera-express-entre-computadores/.

Carlos

21 03 2010
Aurelio Goncalves

Obrigado pela resposta :
O que eu pretendo é transferir alguns artigos de uma loja para outra sem ter que os criar novamente.
Há algum tuturial sobre SQL?
Filipe

26 03 2010
Sérgio

Boa tarde,
Uso o primavera express, recentemente decidi comprar um scanner de códigos de barra. Comprei uma Symbol LS2208, tras o manual, cd, mas não estou a conseguir faze-la funcionar.
Alguém me pode dar uma ajuda nesse sentido?

Obrigado

26 03 2010
XpecialGUEST

Olá.

Esse modelo parece ser um leitor de códigos de barras normalíssimo, o que significa que à partida é só ligar cabos. Experimente abrir o Word ou bloco de notas e passar um código de barras qualquer à frente do leitor. Se o código aparecer é porque está tudo OK. No Primavera, é colocar na ficha de cada artigo, o respectivo código. Não existe nenhuma outra configuração a fazer.

Carlos

27 03 2010
A Costa

Bom dia
Como posso colocar um logotipo nos talões do POS, É possivel?

27 03 2010
27 03 2010
Antonio Costa

Já experimentei, seguindo os passos do artigo e mudando a seq indicada 27 112 0 48 50 , não aparece impresso o logo a impressora é uma epson T88IV, qd faço uma pagina de teste aparece mas do primavera não.
O que devo fazer?

27 03 2010
XpecialGUEST

Onde viu esse código de escape? Vem na documentação dessa impressora?

Não será antes o 028 112 001 003 ?

Carlos

29 03 2010
A Costa

Bom dia
O codigo de escape colocado no primavera é este 028 112 001 003 , mas continua a não sair o logotipo.
Será que tenho que fazer mais alguma coisa.
obrigado
Antonio

1 04 2010
A Costa

Bo atarde Continuo sem conseguir imprimir o logotipo nos talões POS, pode PF me ajudar
Obrigado
Antonio

1 04 2010
XpecialGUEST

Como está a colocar o código de escape? Com espaços, sem espaços? Teste das duas formas. Em vez de colocar o código por copiar/colar, escreva-o manualmente, para evitar que algum espaço fique no código e não se note.

Se tiver possibilidade tente com outra impressora, e noutro computador.

Para alem disso, se seguiu tudo o que está descrito no post onde explica como o fazer, não me ocorre nada mais…

Carlos

29 03 2010
lpcp

Boa noite Carlos,

Se eu seguir o caminho que me indicou para a pasta Mapas\Lx (C:\Programas\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\Mapas\Lx), quando abro a pasta SG6 só encontro 3 pastas: “Apl”, “Config” e “Dados”. Dentro da pasta “Config” encontra-se uma pasta “Lx”, mas dentro dessa pasta não encontro nenhuns ficheiros *.rpt! Tenho sim, uma pasta “Posto00” e um ficheiro “SeriesCGP”.
Pode ajudar-me, e dizer se fiz alguma coisa mal no processo de instalação?

Obrigada.

30 03 2010
XpecialGUEST

Bom dia

Qual a versão que tem do Primavera? É a versão Express? Quando diz que dentro da pasta SGg só tem as pastas “Apl”, “Config” e “Dados”, dá ideia que o computador onde verificou isso é um posto, e que está em rede com o servidor. Não será a versão 6 normal?

Carlos

31 03 2010
lpcp

Bom dia

Eu tenho a versão Primavera Express v6.40.
Primeiro foi instalado noutro pc (não sei se este facto tem alguma influência).

5 04 2010
Sérgio

Boa tarde, uso a versap free do primavera express. Gostava de saber se é possível configurar nos documentos de venda um novo documento.
Por exemplo, encontra-se lá “venda-a-dinheiro”, “factura”, etc.
E queria criar um documento novo, com o nome “Talão”. Já tentei fazer isso, mas não me permite alterar certos aspectos.
Aguardo uma resposta atenciosamente,

Obrigado.

5 04 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

No Express não é possível criar novos documentos, é uma limitação. Se está a alterar as propriedades de um documento já existente, poderá não conseguir alterar alguns parâmetros do mesmo. Qual é o objectivo de criar esse documento tipo talão? Porque não altera o nome de um outro documento existente, mas que não pense utilizar no futuro?

Carlos

6 04 2010
Sérgio

Boa noite Carlos,

Obrigado pela resposta, acontece que o sistema de facturação que usava antes tinha um documento tipo talão, outro tipo venda-a-dinheiro e um tipo factura.
Tentei alterar o nome de um outro documento existente, mas depois quando gravo ele simplesmente não substitui nada.
Gostava dr saber também se existe alguma maneira de filtrar uma pesquisa, por exemplo, quando listamos a tabela artigos, vamos imaginar que tenho lá 5000 artigos, e que apenas quero ver aqueles que começam por “L”, não aquele que contêm “L”.
Aproveito para perguntar outra coisa, no ponto de venda, se estiver seleccionado a venda-a-dinheiro, e se formos ao “fechar documento”, é nos exibido um quadro “metodo de pagamento” ou algo parecido, onde podemos facilmente inserir o valor do pagamento, ver o troco etc. Mas se tiver factura seleccionad esse mesmo wuadro já não é exibido. Existe alguma forma de o fazer?

Muito obrigado pela ajuda até hoje prestada tanto a mim como a centenas de pessoas.

29 04 2010
Jose

Boa noite, Carlos

Os meus parabéns pelo seu site e, acima de tudo, pela sua disponibilidade e simpatia.

Instalei há dias o P.E. e ando aqui a ver como tudo funciona. Pelos vistos, se precisar de ajuda, já sei onde posso encontrar.

Grande abraço

José Cerqueira

4 05 2010
Miguel

Boa noite, Carlos Parabens! e obrigado pela sua disponibildade.

Instalei recentemente P.E mas estou com seguintes problemas.
Pode me ajudar?

1º- Acrescentei logotipo as facturas, conforme acima explicado atraves do C.R atè ai nenhuma duvida. Acontece è que por defeito documentos de venda por Ex: associam na impressão/configuração:”Doc.Venda A5 c/ Logotipo” em vez de “Doc.Venda s/Logotipo”.
-Como posso alterar?

2º – Nas entradas de stock ao dar entrada dos artigos, no valor da linha assume sempre o PVP1(no meu caso, preço cliente final com IVA), nao seria suposto ser o preço de custo para posteriormente eu identificar meu preço de compra na ficha de artigo no separador stock?
-È possivel lançar valor da linha por defeito a zero?

3º-No posto de venda (POS) utilizo display de clientes, onde lanço artigos por codigo de barras, no visor aparece artigo, preço com IVA (PVP1) mas ao lançar um segundo artigo nao assume valor total dos dois produtos mas sim apenas o primeiro, resumindo cliente apenas vê no visor preço do 1º artigo mas nao total que vai pagar.
– Como posso resolver esta questão?

4º – No documento de Venda FA, nao assume o preço colocado na ficha de artigo PVP1 (atenção preço ja com IVA), lança artigo sempre a valor zero.
– Como posso colocar por defeito preço?

5º – Como faço revenda, na ficha de artigo coloquei dois preços “PVP1 – preço cliente final com IVA” e “PVP2- preço de revenda com IVA”. Acontece è que ao colocar o PVP2 na Factura assume preço PVP2 e acrescenta ainda mais IVA.
– Como posso alterar?

6º- Como referido acima faço revenda e por vezes surge clientes que querem orçamentos para varios artigos. como tenho milhares de produtos e seria muito trabalhoso lançar um a um.
È possivel criar um documento ou utilizar o Doc. Orçamento mas que ao lançar artigos nesse mesmo documento apenas assumisse os preços de revenda (PVP2)?
– Como posso fazer essa alteração?

Carlos Desde ja meu Obrigado.
Agradeço se poder enviar passos que devo seguir.
Fica aqui meu contacto de e-mail:miguelpeixoto1@gmail.com

9 05 2010
XpecialGUEST

Bem, mas que testamento…lol, vou tentar responder de forma clara.

1 – Tem que alterar na ficha de cada documento, em Tabelas > Documentos > Vendas> para cada série, o relatório separador impressão para documento de venda sem logótipo.

2 – Nas entradas de stock, o preço que ele está a colocar em cada linha é apenas uma sugestão, mediante o que está configurado na ficha do documento ES (Entrada Stock). Por defeito penso que ele sugere o pvp1. para alterar , seleccione a empresa em questão.
Feche o editor de stocks, vá a tabelas > documentos > stock > escolha o documento ES, e depois, no primeiro separador, em Preço Unitário > Tipo de preço, mude para PCU (preço de custo último), ou outro à sua escolha. Quando voltar a criar um documento de entrada de stock ele deve passar a sugerir o PCU.

3 – Não entendi muito bem a questão. Independentemente do numero de artigos que passa, o visor fica bloqueado sempre no primeira?. Não tenho nenhum visor de cliente, mas penso que à medida que vai passando os artigos, ele mostra o último artigo que passou, e apenas quando estiver na parte do pagamento, ele mostra o valor total do mesmo.

4 – Isso acontece porque está a colocar no editor de vendas, os artigos, sem ter colocado antes o cliente.

5 – Na ficha do documento FA, escolha a série em questão e active a opção “Iva Incluído”

6 – Na ficha dos clientes para os quais faz revenda, no separador Dados Comerciais, escolha o tipo de preço PVP2.

Carlos

10 05 2010
Miguel

Boa noite,
Se nao for massar tenho ultima duvida.

-È possivel criar um documento? (tipo talão ou nota de entrega…)em que possa dar baixa dos artigos nos casos em que normalmente clientes nao desejam comprovativo de compra (FA ou VD) e que nao me dê problemas posteriormente a nivel fiscal?

Carlos meus parabens!! nao tenho palavras…você è incansavel è com pessoas como você que Portugal vai para a frente…muito obrigado mesmo!!!

10 05 2010
XpecialGUEST

Boa noite, e obrigado pelo elogio :)

Bem, eu penso que isso é um caso de fuga ao fisco lolol…

Não tenho a certeza se tal é possível, até por causa por causa do IVA. Coloque essa questão a um contabilista. Certamente saberá responder.

Carlos

15 05 2010
Miguel

Bom dia, Mestre Carlos.

Preciso de ajuda…
No PE utilizo o ponto de venda e aplicação em si.
Acontece è que tenho POS configurado com VD a imprimir na impressora de talões, ate ai tudo bem.

Agora queria configurar minha impressora A4, para imprimir as facturas, orçamento, guias transporte etc…

como posso configurar impressão desses documentos para minha impressora A4, sem mexer com a VD?

mais uma vez obrigado.

18 05 2010
XpecialGUEST

Olá.

No POS quando vai imprimir um documento, não tem as opções Imprimir, e Imprimir A4? Se imprimir em A4 não sai correctamente?

Carlos

18 05 2010
Miguel

Carlos desculpe mas nao me fez entender, no POS os documentos (VD) saem em perfeitas condiçoes na impressora de taloes…
O que pretendo agora è saber como imprimir facturas, orçamentos, guias de transporte na minha impressora A4?
Instalei impressora SCX-4521, e agora como posso defenir que os documentos FA, ORC, GT, GR saim na Impressora A4 e continuar com a VD na impressora de taloes?

20 05 2010
XpecialGUEST

Ainda não entendi bem a questão. Se o objectivo é utilizar esses documentos no módulo POS, tem de começar por confirmar, em Tabelas > Documentos > Vendas, em cada documento, no separador Séries e depois, em baixo no separado Gerais se ele pode ser utilizado no POS, através da respectiva opção. No separador ao lado, Pontos de venda, pode activar, ou desactivar que esse documento pode ser impresso para a impressora de talões.

Por fim, quando faz a venda no POS, Imprimir imprime talão, Imprimir A4 imprime em folha normal.

Carlos

15 05 2010
Miguel

Ah Carlos ai me esquecendo, ja agora…

No POS sempre que lanço um artigo, na descrição apenas me aparece parte dela,
Exemplo: se lançar artigo (Carregador de Pilhas Duracell Tipo AAA recarregaveis)
nao aparece descrição toda conforme está criado no Primavera express, mas sem parte dela
Existe limite de caraters? è possivel alterar?

Obrigado

18 05 2010
XpecialGUEST

Esse problema deve ser devido ao facto de a coluna da descrição do artigo, no POS estar demasiado curta o que faz com que parte da descrição fique oculta. Tem que pousar o cursor do rato na extremidade direita da coluna Descrição e arrastar para a direita.

Carlos

18 05 2010
Miguel

Carlos não è o caso…ja tentei arrastar coluna e nao me aparece restante descrição do artigo, como está criado.
Na impressão tambem nao aperece todo descritivo…

20 05 2010
XpecialGUEST

Confirme na ficha de um artigo onde isso acontece, se no campo Descrição abreviada, no separador Outras Descrições, não está o texto que aparece no ecrã e que sai na impressora!

Carlos

20 05 2010
XpecialGUEST

Miguel, reparei agora que na ficha de cada documento, em Tabelas > Documentos > Vendas, no separador Séries e depois, em Pontos de venda, pode activar, ou desactivar uma opção que permite utilizar a descrição abreviada do artigo, definida na ficha do mesmo.

Carlos

22 05 2010
Miguel

Obrigado!!!

22 05 2010
Miguel

Boa tarde,
Carlos mais duas duvidas…

1º- configurei um novo documento de venda (ND) para trabalhar no POS, mas ao imprimir, surge-me seguinte (erro 3000 ao gravar documento – o modo de pagamento bancario nao esta preenchido).
Como posso resolver?

2º- com novas medidas do governo que entrem em vigor dia 1 de junho, alteração do IVA, como poderei alterar Taxa em vigor de 20% para 21%? em todos artigos?
existe uma forma automatica ou terei que alterar artigo a artigo?

23 05 2010
XpecialGUEST

Brevemente irei criar um post para a alteração do IVA.

Em relação ao erro, esse erro surge com todos os clientes?

Carlos

24 05 2010
Miguel

Sim acontece com Nota de debito, no qual estou utilizar no POS com cliente idiferenciado.

31 05 2010
Miguel

Ola Carlos estou mesmo a precisar de resolver questão acima, desculpe maçada…HELP me!!!

31 05 2010
XpecialGUEST

Ola. Estive a reproduzir a questão e não me dá qualquer erro.

O que eu fiz foi:
– No documento ND defini que pode ser usado no POS e que pode usado para clientes indiferenciados. Fiz depois uma venda para o cliente VD!

Carlos

1 06 2010
Miguel

Boas
Carlos continua igual…
(erro 3000 ao gravar documento – o modo de pagamento bancario nao esta preenchido).

onde posso defenir o modo de pagamento bancario ???

2 06 2010
XpecialGUEST

Sinceramente não faço ideia o porque de isso estar a acontecer!

Comece por verificar se está com a última versão (06.4001.1073). Em caso negativo tente actualizar (mais detalhes no post: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/01/29/como-actualizar-o-primavera-express-nova-verso-06-4001-1073-saft-1-01/)

Depois também pode instalar o Primavea Express num outro computador, e sem alterar nadado que vem por defeito, configurar o documento Nota de Débito para ser utilizado no POS, e testar para ver se o problema também se verifica, sendo que em caso negativo deve comparar as definições do Ponto de Venda, do cliente VD, e do documento ND.

Esgotadas essas possibilidades, contacte o suporte da Primavera.

Carlos

21 06 2010
David

Boas!!!
Já consegui editar o logo…
Agora adicionei um campo de “telemovel” nos dados de empresa mas vou ao administrador para por os numeros e não consigo…
agradecia de ajuda urgente…

22 06 2010
XpecialGUEST

Olá.

Penso que no Administrador, nos dados da empresa, não existe nenhum campo para colocar o campo Telemóvel. Como tal, deverá colocar um campo de texto, no relatório, e escrever lá o número.

Carlos

23 06 2010
David

Obrigado! mas onde diz a web pos lá o numero

24 06 2010
David

Olá!!
Queira saber se dá para imprimir todos os clientes ser a lista, tipo quando selecionamos o cliente individual com os dados todos, mandar imprimir todos!

24 06 2010
XpecialGUEST

Tenho ideia que não, embora na lista, consiga imprimir os dados de todos dos clientes, embora que com menos campos do que imprimindo na ficha de cada um.

Carlos

25 06 2010
David

Era mesmo isso que queria não ter que imprimir 1 a 1, até alterei o mapa no Crystal para ficar 2 fichas de cliente numa folha com os dados necessarios.
Tambem é possivel diferencia-los por meses?
Tenho manutenções mesais para realizar a diferentes clientes e queria imprimir o ficheiro mensalmente e numerado.
Tenho trabalhado com o Access e nesse prog. consigo fazer, a idea era só trabalhar com 1 programa pois tinha os clientes todo e quando fosse facturar só tinha de indicar o numero dele.
Agradecia ajuda… se for possivel claro isto tudo.

25 06 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Penso que se tiver conhecimentos suficientes para tal, poderá fazer o que pretende, com recurso ao Crystal Reports.

Talvez uma forma menos trabalhosa de manipular os dados da tabela de clientes seja através do Excel. Veja este post que certamente ajudará:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/05/01/como-importar-dados-do-primavera-express-directamente-para-excel/

Carlos

26 06 2010
Miguel

bom dia, Carlos
ainda nao colocou nada relativamente ao assunto anteriormente falado

” Brevemente irei criar um post para a alteração do IVA. ”

èsta para breve a alteração…como fazer?

26 06 2010
5 07 2010
David

Bom dia!!
Tou com problema queria imprimir um orçamento, e da-me erro, diz ” erro no motor de impressão do crystal reports” alguem me ajuda!?!!?

9 07 2010
Sérgio

Olá David,
Alterou o mapa com o crystal reports?

13 07 2010
David

Como assim?? o nome do mapa é o mesmo!!!

14 07 2010
Sérgio

Boas David,
Para lhe dar esse erro o mapa do crystal reports (o motor em que é criado o orçamento, facturas, etc) tem algum problema. Daí lhe ter perguntado se alterou o mapa.
Esse mapa é utilizado para outros documentos? ou é especifico para os orçamentos?

9 07 2010
Sérgio

Boas Carlos,
Pelo que sei o primavera utiliza (na impressão de códigos de barras) a simbologia EAN 13. MAs tenho um cliente que me está a pedir etiquetas com a simbologia EAN 128.
Eu sei que é possivel alterando as fontes, mas não sei onde ir obter esta fonte de 128, o Carlos já teve alguma situação destas?
Obrigado

11 07 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Sim, em principio, e tanto quanto sei, basta colocar essa fonte, e depois alterar o mapa de etiquetas para utilizar a nova fonte. Quanto a encontrar essa fonte, tente começar pelo Google. Se conseguir diga como fez, para partilhar com outros interessados.

Carlos

14 07 2010
Rui Rodrigues

Boa Tarde

Este é a melhor ajuda do primavera expresss.
Estou com um problema, não consigo fazer o fecho de caixa no POS, aoabrir o POS dá erro nas tabelas temporarias, depois consigo fazer tudo no POS, mas para fechar a caixa dá erro ao acesso ao sql, e não fecha.
Já tentei desintalar tudo e voltar a instalar.
Alguém me pode ajudar?

Rui

14 07 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Contacte o suporte da Primavera.

Carlos

28 07 2010
Mag

bom dia….

eu tenho uma dificuldade….. coloquei o n.º de vias que neste caso foi 4…

mas qd mando imprimir so me imprime uma o original… o k faço??’

como coloco a imprimir o original, duplicadpo e assim..

muito obrigada……

28 07 2010
Sérgio

Boas,
Vá a tabelas, selecione o documento que quer imprimir (FA VD etc). Abra a “ficha” desse documento, depois selecione series, escolha a serie do ano em que está, e em baixo clique em impressão, depois altere o nº de vias para as pretendidas.
Suponho que com este procedimento resolva o problema.

28 07 2010
XpecialGUEST

Obrigado pela resposta. Gosto de ver esta interactividade…

28 07 2010
Sérgio

Eu bem sei o que sofri (noites e €) ao inicio com esta “primavera”…
Podendo ajudar…

5 08 2010
Mag

boa tarde… desde ja gostaria de agradecer… porque agora ja consigo….:)

E é bom saber que ja temos mais pessoas a ajudar…..

Muito obrigada.

11 08 2010
Margarida

Bom dia,

Parabéns pelo óptimo trabalho!
Gostaria de saber se é possivel alterar as caracteristicas das series?
Obrigada

11 08 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Uma vez que crie um documento para uma série, deixa de poder alterar algumas características da mesma, como ter IVA incluído por exemplo.

Carlos

29 08 2010
Beatriz

Se houver alguem que me possa ajudar eu agradeço desde já.
Tive um problema com o meu pc e tive de instalar o primavera novamente.
O problema é que quando emito uma venda a dinheiro e faço imprimir, tudo funciona correctamente mas nao abre a gaveta.
Coloquei o codigo de configuração correspondente para abertura de gaveta (para a Epson T88III é o codigo 27 112) mas nao funciona.
No teste da impressora a gaveta funciona bem mas no ambiente do posto de venda nao funciona.

1 09 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Quando diz que no teste da impressora a gaveta abre, onde executa esse teste? Já tentou colocar outro código de escape. Veja neste post outros códigos: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/01/21/listagem-de-cdigos-de-configurao-de-impressoras-e-gavetas-de-pos-ponto-de-venda/

Carlos

30 10 2010
Pedro

Boas.
Ao fazer as alterações no logotipo e outras com a versão demo do Crystal Reports, as mesmas ficarão difinitivas? Isto é, caso a versão demo do CR acabe?

30 10 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Sim, ficaram definitivas.

Carlos

3 11 2010
Joaquina Soares

Olá,

QUero alterar a denominação de uma serie criada. Como faze-lo?

16 11 2010
Tiago Silva

Excelente post, muito esclarecedor.

No enatnto deparo-me com um problema: estou a correr o Primavera Express e o CR 2008. Quando editei o ficheiro “D4LST007.RPT”, que se trata da listagem simples de artigos, onde pretendia colocar um logotipo da empresa, consegui fazê-lo, mas agora o Primavera não me consegue correr esse mapa, após ter sido aberto/gravado com o CR2008.

Parece-me que o problema é comum a outros ficheiros *.RPT, pelo que precisava de perceber como resolver este problema.

Obrigado.
Tiago

16 11 2010
Sérgio

Boas Tiago,

Penso que será fundamental saber se os os outros ficheiros .rpt também dão problemas.
Se for só esse que indicas terás de o “refazer” com o logo, se forem todos (rpt) teras provavelmente de re-instalar o primavera.

19 11 2010
Joe

Boas, desde já obrigado por existires e por teres criado este site.
Preciso de uma ajudinha. Qual o ficheiro que me permite emitir facturas/recibo?
Posso alterar o mesmo para incluir um logotipo?
Abraço e obrigado!

19 11 2010
XpecialGUEST

Bom dia.

Obrigado pelo comentário.

A reposta à sua pergunta está aqui:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/02/27/primavera-express-colocar-logtipo-nos-documentos-de-venda/

Carlos

19 11 2010
José Ribeiro

Pois mas esse altera as facturas e os recibos e não as facturas/Recibo.
Grato pela ajuda.

25 11 2010
Sérgio

Olá José,
Para alterar as facturas/recibo tens de saber qual o mapa associado.
Para isso terás de abrir o editor de vendas, selecionar o separador impressão, depois seleccionas configurar e aí podes ver qual o nome do mapa associado às facturas/recibos que pretendes alterar.
Depois é só seguir os passos indicados pelo “mestre” Carlos. Não esquecer de efectuar copia de segurança do mapa, não vá a coisa correr mal…

10 12 2010
ammatex

Olá a todos
No documento recibo (GCPLLS01) tentei, através do CReports, substituir o campo Nº. Contab … por Nº. Cliente … e não consegui fazer … !!
Será que alguém me pode confirmar se essa alteração é passivel de ser efectuada e, em caso afirmativo, a maneira de o fazer ??
Obrigado

10 12 2010
Sérgio

Boas,
Mas qual é o problema concretamente, o nº de cliente não aparece, dá erro?

10 12 2010
ammatex

Boas
O problema é que no recibo (GCPLLS01) existe o campo Nº. Contab que, no meu caso, não me serve para nada, e então tentei substituí-lo pelo campo Nº. Cliente .. e não consigo .. tentei várias maneiras (Copy & paste, inserir novo campo, ) e nada .. diz que o campo Cliente .. não pertence àquele relatório…
Se puder ajudar ..
Obrigado

10 12 2010
Sérgio

Boas,
Existem campos que não se podem tirar dos mapas, não sei se será este o caso (nºcontab), em vez de o eliminar pode seleccionar o campo para impressão a branco e aí já não aparece.
Relativamente ao campo do cliente, o nome do campo que contém o nº de cliente em principio será “entidade” que está na tabela “CabLiq”. No explorador do banco de dados, abres a tabela cabliq e arrastas a entidade para o sitio desejado, podes inclusivamente sobrepor ao Nºcontab(desde que esteja na cor branco).
Nota: Existem várias versoes de mapas,pelo que se não der, avisa porque existem outros nomes de campos que podem conter a informação desejada.

10 12 2010
ammatex

Boas

O campo que contém o nº. de cliente .. não é o “Entidade” .. mas sim o “cliente” que não aparece em nenhuma daquelas tabelas para poder ser inserido quando edito aquele formulário ” recibo (GCPLLS01) “.
E qual será o modelo alternativo ??
Obrigado

10 12 2010
Sérgio

Boas novamente,
Eu uso o primavera profissional pelo que não sei se os mapas serão iguais ao pimavera express.
Manda-me o mapa para sergiocunha@mail.telepac.pt para dar uma vista de olhos, possivelmente tem de se adicionar uma nova tabela.
Vou ver o que posso fazer.

10 12 2010
ammatex

Olá de novo

Já enviei o mapa para o mail indicado.

Obrigado

3 01 2011
Agostinho Dores

Bom dia. Preciso de ajuda.
Neste início do ano tinha 4 últimos recibos para tirar referentes a 2010. Criei a nova série de 2011 porque ao tentar emitir os recibos o programa exigiu. Mas depois de emitido o recibo não deixa imprimir dá a seguinte mensagem: “Para efectuar a impressão do documento deve associar um relatório à série do documento que está a utilizar”. É aqui que não entendo o que fazer para imprimir os recibos. Onde se faz e como a associação deste relatório?
Obrigado desde já pela ajuda.

3 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Tem que ir a Tabelas > Documentos > Conta Correntes > Editar o documento RE, e no separador séries, escolher a nova série de facturação, e em baixo, na impressão, associar um relatório à série como por exemplo: “Doc. Liquidação sem logotipo”.

Carlos

9 01 2011
Jorge

Ola. Obrigado pelas preciosas dicas aqui apresentadas.
Estava com problemas ao imprimir recibos, e depois de ler as respostas as duvidas apresentadas por outras pessoas consegui finalmente imprimir um recibo.
Agora estou com outro problema,
como faço para que a impressao di recibo seja em a4 e nao em a5 como esta a acontecer agora?

Na impressao de um documento como faço para que na parte superior esquerda apareça apenas o logotipo e a restante informação como nome, morada, NIF,etc, apareça em roda-pé, com uma linha colorida a separar esta informaçao do restante documento?

Obrogado desde ja pelo esclarecimento.

9 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Para colocar a impressão em A4 vá a: Tabelas > Documentos > Contas Correntes > Altere o documento RE > separador Séries > seleccione a série actual > em baixo, no separador impressão escolha: “Doc. Liquidação s/ Logotipo”.

Se ler este post fica a perceber como pode alterar os relatórios à sua maneira, não só para colocar o logótipo, mas também para fazer as alterações que pretende.

Carlos

9 01 2011
Jorge

Boas tarde outra vez!

Como faço para na factura, na coluna das unidades nao aparecer UN, mas sim, a unidade efectivamente pretendida? como por exemplo, kg ou Horas?
Obrigado.

9 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Terá que criar as unidades que pretende, e depois alterar os artigos para essas mesmas unidades.
Para criar as unidades: Tabelas > Artigos > Unidades.
No artigo: separador Unidades

Carlos

9 01 2011
Jorge

Ola, tenho mais uma duvida!
Como faço para ajustar a largura das Colunas ao texto?

Obrigado.

9 01 2011
XpecialGUEST

Como assim? Na impressão ou na grelha de edição de documentos? Se for na grelha, poderá alterar o tamanho de cada coluna, colocando o cursor numa das extremidades de cada coluna, e arrastando-a. Se for para alterar no relatório que terá que aumentar e diminuir os campos respectivos (com o Crystal Reports), no relatório. Se for por tentativas, rapidamente consegue fazer o que pretende.

Carlos

9 01 2011
Jorge

Obrigado Carlos!

É mesmo na impressao, no papel! O Crystal Reports tem de se fazer o Download ou ja nesta o primavera express? Desculpe a minha ignorancia,

Jorge.

9 01 2011
XpecialGUEST

Leia o post do inicio ao fim. Está lá tudo :)

Carlos

9 01 2011
Jorge

Obrigado pelas ajudas!

12 01 2011
José Silva

Bom dia,
Tenho o mesmo problema do Jorge, ou seja queria reduzir nas facturas a coluna do artigo e aumentar a coluna da descrição. No Crystal Reports consigo arrastar a linha para a posição que pretendo, mas quando mando imprimir parte da linha vertical desaparece e o texto na coluna da descrição não se ajusta ao novo tamanho ou seja fica na posição anterior.

Obrigado
José Silva

12 01 2011
Sérgio

Boa tarde José,
O procedimento parece-me estar correcto, terá de ter paciencia e efectuar várias tentativas até descobrir o que se passa.
Podem ser campos sobrepostos, a linha vertical da coluna por vezes tem de ultrapassar os limites do separador horizontal da secção (veja o exemplo de linhas que estejam a imprimir correctamente). Existiam mapas (não sei se será esse o caso) que a mesma linha horizontal era composta de duas linhas que se sobrepunham , que só selecionando a linha com zoom é que se detectava.
Mas como disse, paciencia é fundamental… :)

12 01 2011
José Silva

Obrigado por responder, vou tentar com mais calma…

Cumprimentos

José Silva

17 01 2011
Bruno

Olá! Tal como à Andreia, tenho o mesmo problema,

” Erro detectado pelo motor de impressão do ‘Crystal Reports’.

Não foi possível criar uma nova instância do report actual. Verifique por favor que não ultrapassou o limite máximo de 20 pré-visualizações simultâneas do mesmo report.”

Tenho estado a tentar acertar com uma fonte para o cabeçalho de factura, que me agrade, e, ao fim de guardar o report no crystal, e editar uma factura e imprimir, para a visualizar apenas, antes da impressão em papel, ao fim de algumas vezes apareceu-me esse erro.

Assim sendo, se imprimir (o que ainda não tive essa necessidade) 20 facturas seguidas, a clientes diferentes, ou 10 se for 2 vias, ou menos caso seja 3 vias, será que isto acontece??

Cumprimentos

17 01 2011
Bruno

Bem, depois de enviar o post, decidi fechar o primavera, iniciar novamente, e por 3 impressões ainda não deu erro. Espero não dar mais, mas se der, informo.

Cumprimentos

21 01 2011
Primavera Express – Dicas e Configurações (Parte III) « ..::invisible flame light::..

[…] sequencial. O texto de cada um desses 3 avisos poderá ser alterado com o Crystal Reports (este e este post pode […]

28 01 2011
FEUSER

OLA TENHO UM EPSON TM-U220 E NAO CONSIGO FAZER COM QUE ELA IMPRIMA PRECISO DE ALGUNS CÓDIGOS MAIS NÃO ENCONTRO
SEQ.INICIAL
SEQ.FINAL
CORTE PAPEL
ABERTURA GAVETA
SERÁ QUE PODES ME AJUDAR

28 01 2011
28 01 2011
FEUSER

OLA, CARLOS E MUITO OBRIGADO PELA RESPOSTA, MAS AGORA QUANDO MANDO IMPRIMIR APARECE ESTA MENSAGEM Por favor verifique se a impressora está instalada e/ou correctamente configurada na GCP. ELA ESTÁ INSTALADA COMO A CONF. NA GCP?

28 01 2011
XpecialGUEST

Veja no manual. Tem que criar a impressora no Windows, com um nome tipo “POS”, depois criar a impressora no Primavera, com esse mesmo nome, e por fim associar a impressora no Posto de Venda. Para mais detalhes veja o manual.

Carlos

31 01 2011
Miguelpeixoto1@gmail.com

Ola Carlos, mais uma vez parabens!

Preciso de sua ajuda…

No meu orimavera Express, estou urilizar o documento VD, no POS.
Na impressora de taloes sai uma via ,que è o que pretendo.
Mas ao imprimir em A4 gostaria que saisse duas vias.

È possivel?
Como posso configurar?

Obrigado!

1 02 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Penso que se mudar o numero de vias, na configuração da série do documento VD, essa alteração tem efeito quer para os documentos A4, quer para os talões.

Se imprime mais documentos VD em A4 do que talões, mude para 2 vias, na configuração do documento, e sempre que fizer uma VD no POS, deverá no botão Outros Dados > separador Impressão mudar para 1 via. Caso contrário deixe ficar 1 via como está, mas sempre que desejar imprimir em A4, deverá mudar para duas vias em Contexto > Outras Condições > Impressão.

Carlos

2 02 2011
Bruno

Bom dia,

Antes de mais quero pedir desculpa por estar a incomodar por causa de uma questão tão básica mas a verdade é que não estou a conseguir fazer com que os dados da minha empresa apareçam no cabeçalho das facturas. Já me questionei se não terá sido por não ter criado uma empresa standard e ter utilizado a que vem por default.

Obrigado.

2 02 2011
XpecialGUEST

Se está a utilizar a empresa EXPRESS, essa é a empresa standard, e é essa que deve usar. Já preencheu os dados da empresa, no Administrador (nome, morada, NIF, etc)? Em caso negativo preencha, e para finalizar reabra o Primavera. Em caso positivo, vá à configuração do ou dos documentos (onde deseja que sejam colocados no cabeçalho os dados da empresa), em Tabelas > Documentos > Vendas > escolher o documento > separador Séries > depois de seleccionar a última série em questão, em baixo no separador impressão, colocar o relatório: Doc. Venda s/ Logotipo.

Carlos

21 02 2011
Bruno

Boa tarde,
De facto o problema era a configuração do doc de venda no menu Tabelas. Está resolvido e desde já agradeço a ajuda, foi muito preciosa.
Entretanto andei também a mexer nos ficheiros GCPVLS01.rpt e GCPLLS01.rpt através do Crystal Reports, recorrendo às suas dicas claro, e correu muito também. Mas hoje quando fui tentar imprimir um recibo estava tudo desconfigurado e o doc saíu-me em 2 páginas. Alguma ideia do que pode ter acontecido?

Obrigado.

Cumprimentos,

25 02 2011
XpecialGUEST

Bom dia

Isso pode acontecer se alterou a estrutura do mapa de forma significativa, de tal forma que não cabe tudo numa 1ª página. Reponha o backup do mapa que alterou e volte a alterar, gravando e simulando uma impressão a cada alteração, por forma a perceber o que está a provocar o problema.

Carlos

23 02 2011
Jorge T

Vivas!

Antes de mais muito obrigado por estes tutorials.. sem dúvida uma grande ajuda….

Agora o problema…..

Instalei o CrystalReports sem problemas, mas acontece que agora quando abro o EXPRESS aparece-me uma janela que intala qq o CRYSTAL REPORTS 2008 SP3, várias vezes….

Penso que deva estar a instalar objectos necessários a alguma coisa… mas o pior é que fica instala variadas vezes…. Completa a instalação e volta a instalar novamente (outro ou o mesmo….) normal ou é mm assim?

25 02 2011
XpecialGUEST

Bom dia.

Normal não é. Tente reinstalar o Primavera, para ver se fica tudo normalizado.
Veja este artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/11/29/nova-atualizao-do-primavera-express-verso-06-4001-1094-08-11-2010/

Carlos

24 02 2011
Miguelpeixoto1@gmail.com

Ola Boa tarde,
Carlos tenho seguinte problema utilizo primavera Express, na loja onde vendo artigos de baixo custo, tipo 0.015€.
Problema è que na ficha de artigo apenas tenho duas casas descimais, existe forma de alterar? ou ultrassar este problema?

Obrigado
M.P

24 02 2011
Emeci

Boa noite,
Não testei no Express (por isso o ideal será testar previamente na Demo), mas sei que se fazia no 7.5 assim: vá a TABELAS/Bancos/TESOURARIA/Moedas e no separador casas dec. preços unitários coloque lá 3 casas decimais, já conseguirá debitar com 3 casas decimais, terá é que também antes verificar como sai na impressão.
Cpts.

24 02 2011
Emeci

ops… é claro que quando refiro Moedas, terá que escolher o Euro e dentro da moeda Euro é que altera as casas decimais. Testei no Express e funciona, atenção não testei na impressão.
Cpts.
MC

25 02 2011
XpecialGUEST

Bom dia,

Quando responder a um comentário, utilize o botão responder, para que os comentários fiquem encadeados.

Obrigado

Carlos

1 03 2011
Caetano Soares

Boa noite XpecialGUEST , tou com um problema , uso primavera v750, configurei a POS , so que não consigo mostrar O Modo de Pagamento na POS quando gravo o documento|!queria saber o que devo fazer para que no acto da gravação da VD ,apareca o modo de pagamento(cheque , numerarios ,…)
Obrigado ajude-me por favor

2 03 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Deverá contactar o suporte da Primavera para essa questão.

Carlos

8 03 2011
Antonio Martins

Olá Bom Dia
Uso o PE desde 2008 e emiti diversas faturas e recibos nos diversos anos desde 2008 até 2010, e vou agora iniciar o ano 2011. Tenho utilizado uma série por ano, com a numeração a iniciar em 1 no inicio de cada ano.
Recentemente reparei que os saldos c/c de 2 clientes não estavam certos, e segundo concluí foi erro meu ao esquecer de emitir recibo em Dezembro/2009 quando recebi o pagamento.
A minha pergunta é: Uma vez que tenho utilizado uma série por ano, posso ainda emitir um recibo com data de Dezembro/2009 ? Em caso afirmativo, quais os procedimentos e cuidados a ter ??

Obrigado

8 03 2011
XpecialGUEST

Bom dia,

Poderá sempre emitir o recibo na série de 2009, tendo em conta que o mesmo deverá ter data superior ao último que emitiu em 2009 (se puder ser, por via das dúvidas coloque 31-12-2009 que funciona sempre). No editor de Contas Correntes, apenas terá que mudar da série por defeito, para a série 2009, e a data, para emitir esses 2 recibos.

Carlos

8 03 2011
Luciana

Boas,

Gostaria de saber se tem algum outro link para instalaçao do Crystal Reports, da erro na pag http://www.businessobjects.com/campaigns/forms/q109/apj/cr08thai/ depois de preencher todas as informaçoes, nao consigo fazer a instalaçao.. se puder ajudar-me fico grata.

Cptos
Luciana

8 03 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

De facto esse link não está a funcionar. Utilize este:https://www.sap.com/campaign/2010_CURR_SAP_Crystal_Reports_2008/index.epx?_s_icmp=CG4CAF7859&kNtBzmUK9zU=1

Carlos

31 03 2011
Jorge

Ola Carlos!
Tenho um problema, gostaria que m,e ajudasse na resolução do mesmo.
Imprimi um recibo, mas enganei-me na serie. Como faço para voltar a imprimir o mesmo recibo mas noutra serie?
Obrigado,
Jorge

31 03 2011
Maria Clara

Olá,
Tente ler o tópico e faça como descreve, estorne o recibo e faça na outra série:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/01/27/primavera-express-como-estornar-um-recibo/
Cpts

7 04 2011
Miguel

Bom dia, Carlos
Utilizo Primavera express na loja (POS), acontece è que que ao lançar um artigo no visor apenas me aparece valor de uma unidade, se colocar duas ou mais unidades, nao faz a soma do valor total…o que confunde o cliente, resumindo nao aparece valor total de compra.
Pode me ajudar?

9 04 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Não encontrei nenhuma opção que altere esse comportamento. Para ter a certeza que de facto não dá para fazer o que pretende, aconselho a contactar o suporte da Primavera.

Carlos

30 04 2011
Fernanda

Muito bom dia,
quero apenas lhe agradecer por este site maravilhoso que tem, sou nova no uso do Primavera, mas nem precisei de lhe fazer nenhuma questão, pois para todas as questões que tinha encontrei aqui as respostas, principalmente para poder configurar a factura. O meu muito obrigado por existir. Cumprimentos Fernanda.

30 04 2011
XpecialGUEST

Obrigado pelo seu comentário…

Carlos

11 05 2011
Juliana

Boa tarde
tenho o primavera express,já configurei a impressora Star tsp100. Imprime na gestão comercial,mas não imprime no posto de venda.
Será que me podem ajudar?

12 05 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Veja no manual. Tem que criar a impressora no Windows, com um nome tipo “POS”, depois criar a impressora no Primavera, com esse mesmo nome, e por fim associar a impressora no Posto de Venda. Para mais detalhes veja o manual.

Carlos

2 06 2011
Nuno Costa

Boa tarde,

o programa primavera vem predefinido para imprimir as facturas em A5 como posso passar a imprimir em A4, ja tentei predefinir indo a Sistema/preferencias/impressora e nada ja fiz na propria impressora e continua a sair em A5, ajude-me por favor, obrigado.

2 06 2011
Emeci

Olá Nuno,
Vá a Tabelas/Documentos/Vendas – Escolha a factura no separador Series depois no separador Impressão altere o Relatório.
Cumprimentos

7 06 2011
Sandra Oliveira

Bom dia, não conhecia este espaço e ontem fiquei surpreendida com este trabalho.
Atrevo-me a pedir ajuda numa situação com urgência. Tenho facturação primavera starter, preciso emitir um recibo e depois de fazer como está indicado neste espaço, continua a dar o erro “a data do RE não está dentro do definido para a seria A”, a serie A é a de 2010 e eu criei uma serie 2011, coloquei inactiva a A e depois tirei o “visto” em serie por defeito e coloquei na serie 2011 todos os vistos e continua a dar erro.
Agradeço a vossa ajuda.

7 06 2011
Carlos

Boa noite,

Tente fazer o seguinte: no editor de contas correntes, tem uma opção para escolher a série. Confirme se está na série A, e, se sim, mude para a série 2011 (embora a série A esteja inactiva na configuração, poderá ainda aparecer aqui). Tente agora emitir o recibo.

Carlos

8 06 2011
Sandra Oliveira

Bom dia Carlos,

Muito obrigada pela sua atenção, no entanto com a pressa, raramente se vê o que está lá….. pois é o erro que aparece é ” a data do documento “MOV” não se encontra dentro dos paramentros da serie A”, isto acontece quando tento emitir o recibo em 2011. Será que ao criar a série (criei manualmente ) devia ter criado séries nos documentos todos?? O MOV onde está? Muito obrigada

9 06 2011
XpecialGUEST

Bom dia,

Vá a Tabelas > Caixa e Bancos > Documentos > Escolha o documento MOV > separador Séries > crie uma nova série, e coloque-a por defeito. Veja agora se consegue emitir o recibo com sucesso. Tem que ter em conta que muitos documentos, ao serem gravados, gravam outros documentos, embora o utilizador não se aperceba de tal. Por exemplo, quando gravar uma VD, o Primavera irá emitir um VDR. Se apenas criar nova série para a venda-a-dinheiro, poderá deparar-se com um erro ao gravar a mesma. Assim sendo, o melhor, é sempre criar as séries pelo assistente que tem no Administrador, porque cria logo para todos os documentos (https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/07/02/primavera-express-sries-de-documentos/).

Carlos

10 06 2011
Sandra Oliveira

Muito obrigada pela ajuda.

22 06 2011
Rafaela Pereira

Boa tarde,

gostaria que me alguém me ajudasse numa dúvida que eu tenho acerca do programa Primavera express.
É a primeira vez que uso um programa deste género e tenho uma dúvidazinha!

A empresa que vem por defeito criada (DEMO) serve para fazer testes? Por exemplo eu queria ver como saía a factura, queria fazer o teste a ver se os dados saiam correctamente e se as minhas folhas timbradas batiam certo nas medidas.

Aguardo uma resposta o mais breve possível.
Cumprimentos,

Rafaela Pereira

22 06 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Sim, a empresa DEMO tem dados fictícios e serve para testes, e a EXPRESS é para utilização real, portanto o correcto é fazer os testes sempre na DEMO.
Carlos

20 08 2011
Sónia

Olá boa tarde,

Utilizo o Primavera express para facturação, no entanto devido ao excelente apoio encontrado neste sitio, gostava de colocar o logo da empresa na factura. Instalei o crystal e procedi de acordo com o indicado…não consigo criar o espaço para a colocação do logo!!!poderei ter ajuda?

Obrigado

20 08 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Partindo do principio que está a alterar o mapa GCPVLS01.rpt, e que quer que o seu logotipo fique situado no canto superior esquerdo, terá que arrastar para baixo os campos: Nome, Morada, Localidade, etc. Alem disso poderá diminuir o tamanho de letra desses campos, e junta-los ainda mais entre si. Obviamente que o seu logotipo poderá ter que ser redimensionado para que caiba no espaço entretanto criado.

Carlos

19 10 2011
Luís Álvares

Boa noite,

primeiro que tudo agadeço desde já as repostas que aqui tenho obtido. Contudo deparei-me com uma dificuldade ao tentar inserir o logotipo nos documentos. Tudo me correu bem até o momento em que, tal como já foi referido, tenho de arrastar os campos Nome, Morada, etc. Não consigo arrastar os mesmos. Para arrastá-los tenho de posicionar o cursor num sítio preciso, ou seja, tenho de arrastar o cursor a partir de um sítio específico? Obrigado pela ajuda.

23 10 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Tem que seleccionar os campos todos, ou um de cada vez e simplesmente arrastar com o rato ou com as setas do teclado. Pode posicionar o cursor em qualquer sitio do campo que pretende arrastar.

Carlos

20 08 2011
Sónia

Olá novamente,

depois de algumas voltas, foi conseguido com sucesso.
relembro que sem a informação disponibilizada não conseguiria chegar a bom porto.

obrigada

Sónia

29 08 2011
Observações a Colocar em Documentos de Venda « ..::invisible flame light::..

[…] a saber como alterar os documentos  do Primavera Express neste artigo, e no artigo: “Editar os documentos do tipo talão”  para documentos no formato […]

4 09 2011
Primavera Express-Como colocar uma marca d’água nos documentos « ..::invisible flame light::..

[…] Primavera Express – Colocar Logótipo nos Documentos […]

10 09 2011
Sonia Mesquita

Olá Boa Tarde,

Qual é o nome do ficheiro “orçamento” para poder inserir logotipo?

Obrigada
Sónia

10 09 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Tal como diz no artigo, por defeito é o GCPVLS01.rpt.

Carlos

19 09 2011
Mário

Olá Boa tarde,
Estou a usar o primavera express6.4 e estou com alguma dificuldade na emissão de recibos. Será que me podiam ajudar?
Depois de ir a operações sobre c/c introduzo o cliente, seleciono a opção recebimento (RE) e tento imprimir o documento, quando me aparece uma janela nova que diz “listagem de pendentes”. Aqui não consigo alterar grande coisa e não consigo imprimir mais uma vez o documento. Será que alguém me sabe dizer o que fazer?
Muito Obrigada pela vossa ajuda,

Mário

19 09 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Veja este artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/07/14/primavera-express-dicas-na-liquidao-de-documentos-em-conta-corrente/
Tem que carregar em Confirmar, não em Imprimir. O Imprimir é para imprimir um extracto de pendentes. O Confirmar é para processar o Recibo.

Carlos

2 11 2011
Nuno Pimenta

Boa Tarde,

Realizei hoje uma Venda a Dinheiro no valor de 500euros a um cliente, a qual foi realizada por engano, uma vez que pretendia pré visualizar o documento.

Será que me pode ajudar a retificar a operação?

Melhores Cumprimentos

3 11 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Visualizar o documento (pré-visualizar ao imprimir) implica que este seja primeiramente gravado pela aplicação.

O Primavera Express permite que possa alterar esse documento. Se for este o caso poderá alterar o documento, simplesmente voltando o numerador atrás e fazendo as alterações necessárias.
Em caso de dúvidas consulte um contabilista para saber como proceder da forma mais correcta.

Carlos

5 11 2011
15 11 2011
Miguel

Boa tarde,
Gostaria de saber se è possivel configurar de forma automatica copias de segurança no primavera express?

15 11 2011
22 11 2011
Sonia Mesquita

Não consigo emitir Notas de Crédito. Estou a tentar fazer como uma factura, seleccionando a Nota de Crédito, mas no final dá um valor negativo, não permitindo gravar.
Será que me pode dar uma ajuda?

Obrigada
Sónia Mesquita

22 11 2011
XpecialGUEST

A que versão do Primavera se refere? Primavera Express?

Carlos

23 11 2011
Sonia Mesquita

Sim… Primavera Express

23 11 2011
XpecialGUEST

Não alteou nada dentro da base de dados? Qual é o erro exacto que é mostrado?

24 11 2011
Sonia Mesquita

Bom dia,

Fiz alteração de PC , tranferindo a base de dados de acordo com as instruções dadas no blog.
Poderá ter havido alguma falha? Ainda tenho a base de dados no PC antigo. Deverei fazer novamente a transferência?

24 11 2011
XpecialGUEST

Não faço ideia o porque de isso estar a acontecer. Contacte o suporte da Primavera para obter suporte. No final se quiser publicar aqui a resolução do problema agradeço!

Carlos

25 11 2011
Multi

Boas, fiz a alteração do GCPVLS01.rpt e a VC são imprimidas conforme a edição q fiz mas as NC são ficam com a configuração q fiz. nem sequer sai com logotipo. O ficheiro não é o mm para as duas?
obrigado

25 11 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Terá que configurar o documento NC para utilizar o relatório que alterou. Consulte este artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/03/19/primavera-express-configurao-da-impresso-nos-documentos/

Carlos

7 12 2011
Rui Oliveira

Estou interessado no software de facturação Primavera Express para utilização numa clínica dentária.

ALguem sabe me informar se é possivel colocar o nº de beneficiário além do nº de contribuinte na factura?

Obrigado

7 12 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Bem, o Primavera Express não será, de todo, a aplicação mais indiciada para uma clinica dentária. Certamente que existe software especifico para a área, pago como é lógico!
No entanto, se deseja mesmo utilizar o Primavera, poderá colocar o numero de beneficiário, assim como outros dados, no separador observações da ficha do cliente.

Carlos

8 12 2011
José Ribeiro

Que tal colocar o número do beneficiário no lugar do código do cliente e o NIF no seu devido lugar? Depois altera o documento a imprimir de forma a que o código de cliente seja impresso depois da palavra beneficiário!
Tenho isto a funcionar assim numa clinica oftalmologica e resulta.

9 12 2011
Rui Oliveira

Obrigado pela ajuda.
Como posso fazer para alterar a impressão? É necessário usar o Crystal Reports para alterar a impressão ou há uma forma mais simples? Ob. rui

9 12 2011
José Ribeiro

Boas Rui, eu apenas conheço o Crystal Reports versão demo.
Boa Sorte

10 12 2011
13 12 2011
Rui Oliveira

Quando crio um novo documento de venda aparece seleccionado por defeito o Documento “Factura”. É possivel alterar o documento que aparece por defeito, por exemplo para “Venda a dinheiro”? Ob

13 12 2011
José Ribeiro

No Menu Sistema, Preferências – Comercial, poderá alterar o documento por omissão.
Bom Trabalho

14 03 2012
Pedro Silva

Boa tarde sr Carlos,

Estou com um pequeno problema, venho de instalar o Primavera express v.7.50 e no documento pos ao entrar uma marcadoria aparece o preço + iva, mas eu queria que o preço fosse com iva incluido. Onde posso alterar isso para que os meus preços sejam com iva incluido ?

Obrigado pela ajuda,

Cumprimentos,

Pedro Silva

14 03 2012
XpecialGUEST

Abra o Administrador e depois de seleccionar a empresa, abra os Parâmetros (em baixo) e, em Vendas > Preços de Venda, em Preços com IVA incluído, active o PVP1. Confirme as alterações e reabra o Primavera.

Cumprimentos
Carlos

15 03 2012
Pedro Silva

Bom dia Sr Carlos,

Muito obrigado, está resolvido.

Cumprimentos,

Pedro Silva

15 03 2012
Pedro Silva

Mais uma dúvida Sr Carlos,

Quando no documento POS quero entrar um artigo por exemplo : Passes x 4 com um preço de 5 euros c/iva incluido ele indica-me 5,01 euros, porquê ? que devo de fazer ?

Cumprimentos,

Pedro Silva

2 04 2012
Pedro Silva

Bom dia sr Carlos,

Gostaria mesmo de saber o que fazer, para o pequeno problema que tenho com os meus preços no POS, se o Sr Carlos me podia ajudar, en responder a pergunta que lhe fiz anterioramento agradecia-lhe muito.

Cumprimentos,

Pedro Silva

2 04 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Peço desculpa porque vi o seu comentário mas depois por alguma razão acabei por não responder.

Embora possa não ter muito a ver, confira em TABELAS > BANCOS / TESOURARIA > MOEDAS > EUR, se os arredondamentos estão configurados para 2 / 2 / 2. Se sim, contacte o suporte da Primavera para obter ajuda e depois deixe feedback.

Carlos

9 04 2012
Pedro Silva

Obrigado Sr Carlos,

vou tentar.

Cumprimentos

Pedro Silva

21 06 2012
Clara pereira

Boa tarde, segui as instruções para colocar o logo na factura. Depois, acabei por apagar porque a dimensão não era a adequada. Quando tento imprimir uma factura no Primavera express, não consigo e a informação que aparece é:
Erro detectado pelo motor de impressão do ‘Crystal Reports’.

Error in File C:\PROGRAM FILES\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\MAPAS\LX\GCPVLS01.rpt:
Page header or footer longer than a page.

Já andei no crystal report a tentar corrigir mas não consigo e estou preocupadíssima pois não consigo imprimir facturas. Pode ajudar?
Muito obrigada

21 06 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Se tiver uma cópia de segurança do mapa original, reponha-o. Caso contrário poderá descarregar aqui os mapas originais da versão 6:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/01/30/primavera-express-mapas-originais-da-instalao-da-v-06-4001-1094/

Carlos Moreira

21 06 2012
Clara Pereira

Viva, muito obrigada pela ajuda, tão pronta :-)Vou seguir a sua indicação porque não tenho o mapa original guardado. Cumprimentos e obrigada

22 06 2012
Clara pereira

Já resolvi o problema e consegui (finalmente) colocar o logótipo na factura.
Muitíssimo obrigada, bem-haja

2 07 2012
Duarte Birne

Boa tarde
Actualizei o Primavera Express para a v7.
Já na nova versão, e após a realização da primeira factura, surge no ecrã a seguintes informação:
Existem documentos sem assinatura na série [2012] do documento [FA].O IVA associado à linha 1 não refere o motivo da isenção.

Como administrador, foi documentado o ponto que refere o tipo de IVA (isento) e a razão da isenção.

Como resolver esta situação?

Obrigado.

2 07 2012
XpecialGUEST

Veja o seguinte artigo para obter ajuda:

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2012/03/18/primavera-express-v7-novidades/

Cumprimentos
Carlos

3 07 2012
Duarte Birne

Obrigado, resolvido.

5 01 2013
rodolfo

Boa noite. Noutro topico coloquei a mesma questão. Tentei colocar o logotipo na versao 7 mas no recibo nao aparece o logotipo e na fatura diz que o cabeçalho e rodape são grandes demais. usei o tutorial do 6 para este so atualizaei o crystal reports e usei os ficheiros do 7. Como posso fazer e quais os ficheiros realmente correctos. Obrigado

11 01 2013
francisco

Bom dia e parabéns pelo blog.
Estou a personalizar uns mapas em CR para usar no Primavera mas tenho umas duvidas que creio básicas mas que me dão cabo da cabeça.
1 – Ao ajustar um recibo o texto por defeito era…Recebemos de V.Exas…mudei para Recebemos o valor na edição da formula mas aparece sempre primeiro valor . Por mais que tenha tentado nunca assume o segundo que é o que quero.
2 – Ao imprimir um recibo com vários documentos só mostra o primeiro. No relatório original da primavera (gcplls01)mostrava todos os documentos na sua respectiva linha, embora na totalização de valores estejam os valores de todos . O que faz com que uma secção se expanda automaticamente conforme as necessidades?

Desde já muito obrigado

11 01 2013
francisco

Já consegui resolver o ponto 2

Bastou ir a Section Expert e na secção Details ( que era a que queria expandir) em Supress(no drill down) adicionar uma formula . No meu caso NOT ISNULL({DocumentosCCT_LIQ.TipoDocumento}) AND {DocumentosCCT_LIQ.TipoDocumento} = “9” AND {LinhasLiq.PendenteGerado} = TRUE

Pode ser que ajude alguem.

Vou tentar resolver o ponto 1

Abraços

11 01 2013
francisco

Resolvi o ponto 1 mas foi mais à força do com a cabeça. Não consegui alterar os nomes junto dos codigos indicados mas recorri a uns mapas antigos e funcionou.

Agora tenho uma dúvida mais séria .

Ao fazer o teste de uma factura ( para um cliente verdadeiro e com valores verdadeiros)ela usou um numero e não consegui voltar a usá-lo( queria alterar o texto )
Depois usei o seguinte mas esqueci-me de introduzir o valor do custo.

Da primeira retirei um recibo e fiz estorno .
A segunda nem aparece nos recibos( se calhar por ter valor 0)

Finalmente à terceira tirei uma factura certinha mas agora no mapa de facturação mensal aparece a dobrar .

Dá para corrigir estes erros?

Abraços

11 01 2013
francisco

esqueci de dizer …..uso o primavera express 7.5 ….ultima versao

16 01 2013
Jorge Fernandes costa

Boa Noite!

Estou com varios problemas ai tentar emitir uma factura Proforma:

Primavera Express 7,5 – Estava a tentar converter um oramento numa Factura Proforma e sem querer fiz uma Factura. grave? Como fao para anular a factura??

– Como fao para imprmir todo o documentos na mesma pagina?

Muito obrigado pela Ajuda!

Jorge Costa

No dia 11 de Janeiro de 2013 26 19:36, ..::invisible flame light::.. escreveu:

> ** > francisco commented: “esqueci de dizer …..uso o primavera express 7.5 > ….ultima versao” >

24 01 2013
Helena Bento

Boa noite,
como inserir na factura a expressão ” serviços prestados na data do documento”
Grata pela ajuda
HB

31 01 2013
XpecialGUEST

Bom dia,

Pode inserir um objecto de texto, que está disponível no menu Inserir.
Cumprimentos

6 02 2013
Ana Berta Rego

Já consulto este blog há uns 3 anos :) E acho que nunca expressei o meu obrigado pela grande ajuda que tem sido!! Por isso, cá fica o meu agradecimento por toda a ajuda que presta! Nem imagina a quantidade de vezes que cá vim!

6 02 2013
XpecialGUEST

Obrigado pelo seu comentário. Espero que continue a visitar, e que passe a comentar mais vezes.

21 02 2013
José Lopes

Queria também deixar o meu muito obrigado, acho que os seus tuturiais estao fantasticos, dou-lhe os meus parabéns,

5* mesmo, obrigado por ajudar

10 03 2013
Patrícia Mira

Boa tarde,

Alguém me pode ajudar como imprimir o original e o duplicado numa folha A4? é que já alterei para A5 mas como o primavera cria um documento para cada via a impressora vem buscar uma folha para cada.
Obrigada

23 03 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

Dependendo da impressora e das capacidades do driver, poderá conseguir implementar o que pretende. Ao nível do Primavera, funciona como efectivamente descreve.
Cumprimentos

31 03 2013
frederico

boa noite gostaria que me ajudasse num problema que tenho entre o programa primavera express 7,5 e a impressora zebra mz320.

kuando imprimo uma fatura na impressora normal a4 sai td bem:tamanho de letra,ajuste de pagina optimo mas quando envio para a impressora de taloes sai so metade da fatura em largura e boa em comprimento,como faco para reduzir o tamanho de letra no express de modo a enviar para a impressora em tamanho a9 :7,6 x 14,00 cm

13 04 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

Consulte o artigo https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/10/11/primavera-express-dicas-e-configuraes-parte-ii/.
Se envia o documento em A4 para a impressora Zebra, é muito provável que não seja impresso correctamente. Se envia o documento talão, e o mesmo não está devidamente ajustado, veja o artigo que referi pois pode manipular a estrutura do mesmo.
Cumprimentos

14 04 2013
Mario

Boa tarde,

Recentemente instalei o Primavera Express v.7.50 mas as impressões disponibilizadas não me permitem imprimir na impresoa que eu tenho. Tenho uma impressora Citizen CT-S3100II portanto necessitava de uma impressão em formato POS. Será que pode enviar-me para o meu email uma impressão? mario.luzia@hotmail.com . Ou então explicar-me uma forma de os desenhar?

Cumprimentos

1 05 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

O Primeiro passo é instalar a impressora no Windows ( https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/08/04/como-instalar-uma-impressora-de-tales-no-windows-e-configur-la-no-primavera-express-pos/ ). Em segundo lugar poderá editar, caso pretenda, os modelos de impressão que são utilizados ( https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/10/11/primavera-express-dicas-e-configuraes-parte-ii/ ).

Cumprimentos

4 11 2013

Boa Tarde,

Estou com um Problema no Express 7.5 que é o seguinte, tenho uma etiqueta termica com codigo de barras que está a funcionar perfeitamente mas agora preciso de colocar o codigo de barras gerado na aba Cod. Barras e não estou a encontrar o campo no Crystal, alguem me pode ajudar ?

Obrigado pelo vosso tempo.

28 11 2013
XpecialGUEST

Bom dia,
Os seguintes artigos podem ajudar:

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/02/01/primavera-express-configurao-de-etiquetas-para-um-tamanho-especifico/
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/10/24/primavera-express-etiquetas-de-artigos/
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/10/06/primavera-express-etiquetas-de-artigos-parte-ii/

O código de barras que está na ficha do artigo, é o campo que já está nas etiquetas de base do Primavera (ver imagem: https://invisibleflamelight.files.wordpress.com/2011/02/image7.png), no entanto o que faz com que o código de barras seja mostrado e não o código numérico, é o tipo de letra.
Cumprimentos

12 12 2013
Rodrigo

Boa tarde, preciso de uma ajuda para configurar uma fatura. Necessito de inserir no (lado esquerdo) final da fatura um texto com rotação a 90 graus, no qual ficará a morada da empresa e contactos da empresa.
Ao inserir o objecto de texto à esquerda, ele obrigatoriamente fica num dos rodapés da fatura, isto quando eu queria que o mesmo ficasse sobre os dois ultimos rodapés. Não sei se me fiz entender.

22 12 2013
XpecialGUEST

Boa noite,
Não sei se é possível que um objecto de texto fique em mais do que um rodapé. Penso que não…

19 03 2014
Ruben

Boa tarde,
Desde já quero dar os parabéns pelo excelente blog.

Gostaria de saber como colocar uma “Watermark” num relatório. Segui o seguinte tutorial – http://www.youtube.com/watch?v=Nr9msmk-puI e no final quando tento pré-visualizar o relatório no PRIMAVERA ( versão 8.10 ) diz a seguinte mensagem – “O Cabeçalho da Página e o Rodapé da Página são muito grandes para a página.
Erro no arquivo New {6B998106-6C55-4C25-A7EB-DB79EC37F0E8}.rpt:
O cabeçalho ou o rodapé da página é maior do que uma página.”

Realmente a minha watermark é grande porque é para servir de imagem de fundo dos documentos. Por momentos consegui que não me fosse apresentada a mensagem de erro reduzindo a dimensão da mesma mas ficando com a watermark pequena de mais para ser utilizada como fundo dos documentos. Como faço para contornar este problema?

19 03 2014
12 06 2014
http://www.docdroid.net/

Great site, nice and easy on the eyes and fantastic content as well.

12 06 2014
http://bestacnetreatment73.jigsy.com/

I’m really glad to find this site on google, just what I was looking for.

Saved to favorites.

12 07 2014
Carlos

Boa tarde, instalei o Primavera Express 7.6 e tenho uma duvida, ja reparei que se o meu stock ficar negativo, o programa avisa, no caso de eu ter posto por ex: quantidade minima de 2 quantidades, e nessa venda ter ficado com 1 unidade em stock ele avisa? é que ja tentei tudo de tudo e nao consigo por o programa a avisar-me em cada venda, caso ultrapasse a quantidade minima de stock. aguardo ajuda. obrigado

12 07 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Não existe forma de a aplicação avisar sempre que o stock do artigo for inferior ao stock definido como sendo o Stock Mínimo.
Consulte o seguinte artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/01/21/primavera-express-dicas-e-configuraes-parte-iii/

Cumprimentos

22 06 2015
RP

Bom dia,
alterei o meu Primavera para outro computador, importei.. tudo correu bem.
Ao imprimir uma fatura, com os mapas do novo Primavera instalado, não aparecem valores nenhuns: apenas a descrição (morada, telefone, etc.) mas os valores propriamente ditos não aparecem. Com os mapas antigos que tinha também não.

Alguém tem alguma ideia o que possa ser?
Obrigado

27 06 2015
XpecialGUEST

Boa tarde,
Tem a última versão da aplicação (menu Ajuda > Procurar actualizações)?
Se sim, contacte o suporte da Primavera.
Em caso negativo, atualize e tenha a certeza que o mapa que está a utilizar é um mapa de sistema (que nunca foi alterado). Se não resolver contacte o suporte da Primavera.
Em alternativa poderá testar a impressão com um outro mapa. Este artigo poderá ajudar: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/03/19/primavera-express-configurao-da-impresso-nos-documentos/
Cumprimentos

29 06 2016
RC

Boa tarde,
Estive a alterar um documento de venda inserindo o logotipo, Nib, etc..através do Crystal reports conforme vi muito bem explicado aqui. O problema é que ao imprimir o documento, apesar de ele ter ficado exactamente como eu queria, apareceu a seguinte mensagem do Primavera: “O mapa ‘GCPVLS01’ não é válido. Dispõe de 90 dias para o corrigir após os quais deixará de ser possível imprimi-lo.” Eles detectam que foi alterado e já não o consideram válido??
Há alguma forma de contornar isto?
Obrigada.

1 07 2016
XpecialGUEST

Boa tarde,
O mecanismo de validação de mapas do Primavera é o resultado do que é imposto pelo Despacho nº 8632/2014.
Certamente efetuou alguma alteração que fez com que o mapa não tenha sido validado. Vários fatores fazem com que um mapa não seja válido, como por exemplo a inexistência de campos, sobreposição de campos, etc. Existe documentação sobre as validações que são efetuadas.
A melhor forma de contornar é conhecer em pormenor o que pode ou não alterar.
Assim, o que aconselho é que contacte a Primavera para obter informação adicional/suporte.
Em todo o caso, deve ter sido gerado um ficheiro de texto, dentro da pasta dos mapas onde se encontra o mapa que alterou, normalmente em C:\Program Files (x86)\PRIMAVERA\SG900\Mapas\XX\XX. Esse ficheiro pode ajudar a compreender o que se está a passar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: