Primavera Express – Enviar Documentos Por Email

1 03 2009

 

50704-73É possível, no Primavera Express, configurar o sistema, de forma a que ao gravar um documento, como uma Factura por exemplo, ele seja imediatamente enviado por email em PDF, para o endereço de email do cliente. Tudo isto pode ser feito quase sem intervenção do utilizador, de uma forma totalmente automatizada.

 

Uma das vantagens de utilizar esta funcionalidade é permitir que o cliente receba via email, um documento que via correio levará certamente muito mais tempo a ser entregue, possibilitando desta forma a sua conferencia e possibilidade de liquidação num menor espaço de tempo. Embora o ficheiro possa ser guardado em formato digital, este não tem valor para efeitos fiscais, visto não estar assinada digitalmente (ver nota no final). Assim sendo o envio de documentos financeiros por email, não dispensa o seu envio em papel.

 

Desta forma uma empresa pode melhorar a comunicação com os seus clientes, colaboradores e entidades externas, transparecendo desta forma ser tecnologicamente evoluída.

 

Como fazer?

Esta parametrização terá que ser feita quer no Administrador quer no próprio Primavera Express.

 

Primeiramente é necessário configurar a conta de email a ser utilizada. Para o efeito terá que, no Primavera Express, ir ao menu Sistema > Preferências > Sistema. Aqui, terá que ir às Preferências do Email.

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Terá de preencher todos os campos necessários ao envio de email. Em caso de dúvida contacte o fornecedor de serviços de email. No caso do GMAIL, por exemplo, o servidor SMTP (envio de email) é “smtp.gmail.com”, e requer autenticação de envio. Por fim coloque o seu email. Na parte da Exportação/Anexos, terá que alterar o formato de envio dos documentos para PDF, embora permita outros formatos, como Word e Excel.

 

Depois de configurada esta parte, teremos que alterar a ficha de todos os documentos que pretendemos que sejam enviados por email. Vou dar o exemplo do documento FA (Factura). Em Tabelas > Documentos > Vendas, escreva FA no código do documento, ou vá a Listas e posteriormente escolha o documento Factura.

 

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Aqui terá que activar as seguintes opções: “Envia o documento por Email”; “Confirma envio”, para poder cancelar o envio nos casos que não o pretenda fazer, e “Visualiza”, que permite editar o email, antes de ser enviado, para, por exemplo, colocar alguma observação ou alterar o assunto do mesmo.

 

Nos endereços, poderá optar por um endereço fixo, que terá que definir agora. Neste caso, independentemente de quem seja o cliente, o email será sempre enviado sempre para o mesmo endereço, por exemplo, para o responsável pelas vendas ou pela contabilidade. Caso opte pelo “Tipo de Contacto”, o endereço para onde ira ser enviado o email é retirado da ficha do cliente, podendo aqui ser escolhido um tipo de contacto. Os campos “CC” ”BCC”, podem também ser preenchidos. O “CC” (com conhecimento), permite enviar a mesma mensagem para duas ou mais pessoas, tendo todas elas conhecimento dos restantes destinatários. O “BCC” não permite que os destinatários saibam se existiram ou não outros destinatários.

 

O passo seguinte, é inserir os contactos na ficha de cada cliente. Estes podem ser divididos por departamento. Além do nome e do email poderá preencher outra informação que poderá ser útil.

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Estes são os passos necessários para configurar o envio de documentos de venda por email. No entanto é possível enviar outro tipo de informação, como relatórios de vendas, financeiros, documentos de stock, entre outras informações. Neste caso teremos de fazer a configuração no Administrador. Depois de seleccionar a empresa, clicar em “Parâmetros da Empresa”.

 

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Aqui, depois de seleccionar a pasta Gerais e escolher “Internet” tem acesso a definir os endereços para envio de dados de exploração de vendas, exploração de contas correntes e stocks.

 

Como estes documentos, a maior parte, não vão estar relacionados com clientes, o aconselhado é escolher um contacto fixo, neste caso relacionado com alguém da empresa que tenha necessidade de receber este tipo de informações.

 

 

Vejamos o resultado final:

Ao imprimir ou gravar um documento de venda, neste caso uma factura irá aparecer uma mensagem a perguntar se o queremos enviar por email.

 

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Ao clicar em sim, irá aparecer outra mensagem ”Export Options” a perguntar se desejamos exportar todas as páginas (All). Nessa janela carregue em OK.

 

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O resultado é o seguinte:

 

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Como podemos verificar, os campos “Para” e o campo das observações foram preenchidos de acordo com as configurações que estão quer na ficha do cliente, em contactos, quer na ficha do documento FA (Factura). Qualquer destes campos pode ser alterado no momento, antes de enviar. Pode ainda acrescentar manualmente outros destinatários desde envio. O documento que será enviado em anexo encontra-se automaticamente seleccionado.

 

Ao fazer “Enviar”, terá de esperar alguns segundos até a operação estar concluída.

 

No menu Exploração, existe também muita outra informação que pode ser enviada directamente por email. Por exemplo em Exploração > Vendas > Resumos, depois de fazer actualizar, para aparecerem os valores, poderá, com o botão de contexto (botão direito do rato) aceder a algumas opções extra, como enviar por email a informação que está presente. Este menu de contexto está presente em muitas outras grelhas. Noutros casos, como nos documentos de stock, existe na barra de tarefas um botão próprio para enviar o documento por email.

 

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Aqui, aparecerá a  janela de envio, porem com os dados que foram configurados no Administrador. Neste caso, o documento é gerado em HTML, em vez de PDF.

 

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Nota:

Em relação ao numero de vias que é enviado por email, poderá configurar a aplicação de duas formas. Enviar o numero de vias definido no documento que está a ser gravado, ou utilizar sempre, independentemente do tipo de documento, um numero fixo.

Esta configuração poderá ser efectuada em Sistema > Preferências > Comercial.

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Quer numa opção quer noutra, se o numero de vias for superior a 1, a janela “Page Range” irá aparecer por cada via. No email a enviar, será anexado um ficheiro por cada via.

 

 

Embora este post se refira apenas à versão Express, também se pode aplicar ás versões 6 e 7 do ERP Primavera, no entanto o interface ou a localização das opções pode ser ligeiramente diferente.

 

 

Nota: Não confundir o facto de enviar por email um documento financeiro, factura por exemplo, com uma factura electrónica. A facturação electrónica tem o mesmo valor que uma factura em papel, desde que estejam presentes todas as condições exigidas na legislação de modo a garantir a integridade e autenticidade da origem e do seu conteúdo. Mais informação aqui.

 

 

 

Primavera Express: http://www.primaverabss.com/pt/PortalRender.aspx?PageID={906727d5-b773-491d-b5e6-5d089089d110}

Ajuda GMAIL: http://mail.google.com/support/bin/static.py?page=faq.html&hl=pt

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173 respostas

5 03 2009
Pedro Alves

Parabéns pelo blog, tem posts interessantes e úteis! Já agora, aproveito para perguntar se saber se é possível acrescentar o imposto/taxa Ecoreee para os artigos.

5 03 2009
XpecialGUEST

Olá. Infelizmente a versão Express não permite gerir Ecoreee. O que pode fazer é criar um artigo para facturar essa taxa. No entanto terá que inserir manualmente em cada venda. Obrigado

28 04 2009
Nuno

Boas, fantásticas dicas, obrigado!
Uma questão, é possível reenviar novamente as facturas via email? Por vezes os clientes solicitam para lhes reenviarmos novamente a factura, é possível?

Obrigado
Nuno

28 04 2009
XpecialGUEST

Obrigado pelo comentário.

Embora não tenha testado, penso que basta voltar a gravar o documento para ter novamente a opção de o enviar via email.

28 04 2009
Nuno

@XpecialGUEST
Obrigado pela pronta resposta!
Desculpa a pergunta “Gravar Novamente o documento” não vai duplicar a factura? Era realmente interessante saber se é possível reenviar novamente uma factura de um cliente, vou fazer umas pesquisas para ver onde vou dar,
ou se conseguires testar e tiveres um feedback antes era fantástico :)

Imagina a ideia: Passado 1 mês o cliente ainda não pagou a X factura e solicita novamente o envio da mesma, porque ele a perdeu, qualquer coisa do género…
Faz sentido esta questão?

Um abraço e muito obrigado pelo teu tempo.
Nuno

28 04 2009
XpecialGUEST

Gravar/Imprimir novamente o documento não o duplica.

Existe outra forma para imprimir o documento que é ir à reimpressão de documentos (Documentos > Processamentos > Reimpressão de Documentos). Aqui, escolhes em entidade, “cliente”, seleccionas como cliente inicial e final um só cliente para o caso de quereres filtrar, e em documentos escolhes Vendas. Desactivas a opção “Não Impressos”, e para finalizar carregas em actualizar. Podes ainda restringir por datas, ou por números dos documentos. Dos documentos todos que vão aparecer, podes retirar os vistos dos que não queres que sejam imprimidos.

A opção “2ª Via” serve para colocar nos documentos a observação que o documento é uma 2ª Via, ou seja, que o original já foi entregue, ou enviado, mas por qualquer razão foi extraviado, ou o cliente diz não ter recebido.

28 04 2009
Nuno

@XpecialGUEST ,
AMEM
Abraços

28 04 2009
Nuno

Parece que me precipitei, esses passos eu já sabia, o que eu pretendia na realidade era reenviar via email os pdfs novamente, pelo desculpa se não me fiz entender bem, quanto à impressão , sim claro que não duplica e é possível.

Obrigado mais uma vez, vou explorar mais essa opção do REenvio via email dos pdf’s mais a fundo.

Nuno

29 04 2009
Nuno

@XpecialGUEST, última questão se me for permitido, o Primavera Express tem suporte a assinaturas digitais e/ou certificados?
Segundo este site http://www.portaldaempresa.pt/CVE/pt/Geral/faqs/Factura_Electronica/

para efeitos fiscais é necessário. Se sim sabes os passos para processar este detalhe?

Fiz pesquisas no google mas não encontrei nada em concreto relativamente à Primavera Express VS assinaturas digitais nas facturas.

Obrigado mais uma vez (este site está já nos meus favoritos)
Nuno Costa

29 04 2009
XpecialGUEST

Olá. Está à vontade. Desde que eu saiba responder terei todo o gosto em faze-lo.

O Primavera Express não tem suporte para o módulo de transacções electrónicas, que é responsável pela emissão/recepção de facturas electrónicas.

Apenas na Versão 7, Profissional ou Executive, através do módulo TTE (Tecnologias de Transacção Electrónica),é possível processar facturação electrónica, alem de permitir também serviços bancários on-line para a ligação do ERP ao sistema bancário para por exemplo consultar saldos, movimentos, e efectuar pagamentos directamente do Primavera.

Com este módulo é possível para alem da emissão de documentos de facturação em PDF em conformidade com a legislação, fazer a integração directa de documentos entre utilizadores Primavera, via XML, assim como a emissão de documentos em conformidade com os formatos exigidos para cadeias de distribuição dos grupos SONAE, Jerónimo Martins, Auchan entre outros.

21 05 2009
Maz

Olá,
Preciso de ajuda por favor, tenho Primavera Express v6.40:

Preciso imprimir pela primeira vez uma “Venda-a-Dinheiro” após gravação e não consigo. Quando clico no botão “imprimir” os dados desaparecem e nada acontece.

Já tentei imprimir via: Documentos->Processamentos->Reimpressão De Documentos mas aparece a janela “Existe 1 documento seleccionado para impressão. Confirma a impressão?”, depois clico “sim” e nada acontece.

Muito obrigado!

21 05 2009
XpecialGUEST

Verifique a configuração do documento Venda a Dinheiro em Tabelas > Documentos > Vendas, escolhendo o documento VD. No separador séries seleccione a respectiva série activa e depois, em baixo, no separador impressão verifique o nº de vias e tambem o relatório associado.

Caso esteja tudo OK, tente imprimir um qualquer outro documento do Primavera para verificar se o problema aconteçe com todas as impressões.

22 05 2009
Maz

Olá XpecialGUEST,

Esta tudo OK e agora consigo imprimir!
Agradeço muito pela sua preciosa ajuda.

Bom fim de semana e mais uma vez muito obrigado.

30 06 2011
pauloimagens

Olá! Também lhe agradeço! Tive uma dúvida igual relacionada com uma nota de crédito e também consegui resolver través da sua ajuda! Obrigadão!

7 06 2009
Maz

Olá XpecialGUEST ,

Sou eu outra vez, peço desculpa mas ainda preciso da sua ajuda.

Tenho Primavera Express v6.40.

Agradecia que me dissesse como colocar uma frase definitivamente que aparece automaticamente quando coloco os “Portes”(com o botão direito do rato) numa “Venda-a-Dinheiro” para não escrever cada vez a mesma frase.
Assim, em vez de aparecer a palavra predefinida “Portes” aparecerá a minha frase “Portes registados e embalagem”.

Também gostaria de saber como colocar uma frase tipo “Obrigado volte sempre” na parte baixa da “Venda-a-Dinheiro”.

Muito obrigado!

7 06 2009
XpecialGUEST

Olá!

Não me parece que dê para mudar a descrição do artigo Portes. O que podes fazer é criar um artigo normal com essa tal descrição que pretendes.

Quanto a poder colocar texto no layout dos documentos, terás que utilizar o Crystal Report para o efeito. Vê mais neste post: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/02/27/primavera-express-colocar-logtipo-nos-documentos-de-venda/

Obrigado

8 06 2009
Maz

Olá XpecialGUEST,

Agradeço muito a resposta.

Acerca do artigo “Portes” como faço para criar um artigo normal com a minha descrição que aparecerá automaticamente, para não criar cada vez que preciso fazer um documento Venda.

Acerca do “post” Crystal Report, está optimo e bem explicado…Parabéns!

Antecipadamente obrigado.

8 06 2009
XpecialGUEST

Tens de ir a Tabelas > Artigos > Ficha do Artigo. Colocar um código que pode mesmo ser “Portes”, e depois colocar a tal descrição que prentendes. Agora é só colocar a taxa de IVA, e definir o PVP 1.

8 06 2009
Maz

Já está !

E está tudo ótpimo agora!

Muito obrigado mesmo pela grande ajuda!

8 06 2009
Tânia

Olá,

Desde já quero agradecer a informação que aqui colocas-te que para além de muito útil está muito bem explicada.
Queria pedir-te ajuda na configuração do mail dado que segui todos os passos mas no final dá um erro “530 5.7.0 Must issue a STARTTLS command first”.
Será que sabes o que correu mal?
Obrigado.

8 06 2009
XpecialGUEST

Qual o servidor de mail que estás a configurar? Se é o Hotmail, penso que não vais conseguir, visto que pelo que sei este não permite enviar mails a não ser pelo webmail.

Caso não seja, alguns servidores de envio (SMTP) requerem autenticação. Depois de activares tens que indicar o nome de utilizador e a password que normalmente são os mesmos de acesso à conta.

Vê a primeira imagem deste post.

4 01 2014
daniel

Olá! Tento enviar via GMAIL e também me dá o mesmo erro mesmo seguindo todos os passos do post acima!!!

17 06 2009
RUI BESSA

Boa noite
Parabens pelos posts.
Cheguei qui porque pretendo iniciar a utilização do Primavera Express dentro de pouco tempo.

O primeiro problema com que me deparo é o lançamento dos artigos na Base de Dados.

Tenho todos os artigos num xls.

Será que me pode ajudar a configurar o ODBC para eu conseguir pelo menos colocar os produtos em massa lá dentro e depois ir corrigindo.

Obrigado

17 06 2009
XpecialGUEST

Obrigado pela visita!

Penso que a melhor solução será começar por criar um artigo de teste, com os campos obrigatórios.

De seguida instalar o SQL Manager 2005 (ou outra ferramente similar) edição Workgroup, Standard ou Enterprise, uma vez que a edição Express não tem as funcionalidades de importar/exportar.

Depois de aceder à Base de Dados, na tabela de artigos, exportar essa tabela para Excel, onde irá aparecer unicamente o artigo criado. Este passo é importante pois embora só tivéssemos preenchido os campos código, descrição e IVA, o Primavera coloca um sem numero de outras informações na tabela.

Tendo como base a matriz daquilo que são os campos base de um artigo, é agora necessário normalizar todos os artigos a importar para seguirem essa normalização.

Por fim, fazer a importação dessa folha de Excel para a tabela de artigos, onde terá que fazer a associação entre as colunas da folha de Excel, com os campos de destino na tabela.

Espero ter ajudado.

27 06 2009
Maz

Olá XpecialGUEST,

Como está?

Como já reparou não percebo muito de informática e mais uma vez preciso da sua ajuda e se podia, por favor, explicar:

-Como fazer para criar um novo “Modo de Pagamento” (diferente daqueles já existentes) para que apareça sempre em Clientes ->Dados Comerciais → Modo Pagamento e também em Vendas Factura -> Contexto Outras Condições → Condições → Modo Pagamento.

-Como fazer para que a cópia de segurança apareça no meu “Ambiente de Trabalho” ou na pasta “Documentos” de meu PC? Pois, já fiz cópia de segurança e depois não consigo encontrá-la no meu PC.

Muito obrigado!

23 06 2010
Filipe Ruivo

Olá Maz

Em relação Modo Pagamento. Tive a investigar na base de dados do primavera e encontrei uma tabela “DocumentosBancos” em que aparece todos os tipos de movimentos. Penso que a solução esteja aí, de alguma forma temos de inserir “-1″ no campo “ModoRec” ao movimento que nós queremos fazer aparecer no Modo Pagamento. Desta mesma maneira tambem penso que seja possivel criar novos modos de pagamento.

O problema é que eu não sei como alterar. Por isso peço a ajuda ao XpecialGUEST.

Atenciosamente

23 06 2010
Filipe Ruivo

Olá outra vez

Já consegui consegui resolvar o meu problema, que era adicionar a Transferência Bancária ao Modo Pagamento. O que eu fiz foi: “UPDATE DOCUMENTOSBANCOS SET MODOREC=-1 WHERE MOVIM=’TRF’ ” na linha de comandos do SQL.

Para adicionar deverás ter de utilizar o comando INSER INTO, isto deve ser um bocadinho mais complicado.

Deixo-te aqui um link com um pdf onde fala sobre este comando entre outros: http://josielmoura.googlepages.com/comandossql.pdf

29 06 2009
XpecialGUEST

Olá!

Estou em crer que não existe nenhuma hipótese de criar novos modos de pagamento…

Quando faz cópias de segurança de forma manual, a menos que altere o caminho e nome do ficheiro, a pasta por defeito para onde ela vai parar será: “C:\Programas\Microsoft SQL Server\MSSQL.1\MSSQL\Backup\NOMEDOFICHEIRO.bak”, isto no SQL 2005, e tendo em conta que só tem uma instancia SQL a correr no computador.

Se quiser fazer backups para outras pastas, terá de alterar o caminho todas as vezes que quiser fazer cópias de segurança, não esquecendo que terá de activar o parâmetro “xp_cmdshell” (veja aqui como fazer) no SQL para poder efectuar backups para outras pastas.

Cumprimentos

1 07 2009
Nelson

Boa noite,

O que devo fazer para enviar usando o Outlook e não uma conta de e-mail como apresentou. Já tentei colocar em “Profile” um dos perfis que tenho configurados no “Correio” do Painel de Controlo e até já criei um novo só para esse fim mas devolve o erro “Erro na abertura de Sessão de Email (MAPI) – Verique se tem o sistema de email correctamente instalado neste computador.”

Estou a utilizar contas POP3. A vantagem em usar Outlook, será a esperança de abrir uma nova mensagem já preenchida no Outlook e poder enviar os documentos e receber um recibo de leitura.

Agradeço desde já a disponibilidade e os meus parabéns pelo Blog que oferece muito bom conteúdo.

Cumprimentos,
Nelson

1 07 2009
XpecialGUEST

Bom dia!

Que versão do Office tem instalada? Se for a versão 2007, é provavel que tenha de instalar um componente da Microsoft, Collaboration Data Objects, disponivel em: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=2714320d-c997-4de1-986f-24f081725d36&DisplayLang=en

1 07 2009
Maz

Olá XpecialGUEST,

Muito obrigado pela sua ajuda!

Cumprimentos,

2 07 2009
Nelson

Funcionou na perfeição. Obrigadissimo.

Já agora pode ser que me possas ajudar. Tenho algumas facturas para considerar como incobráveis, ou seja, não recebi nem vou receber o seu pagamento. Como posso actualizar isso na conta corrente do cliente de forma a processar essas facturas para que saiam dos pendentes sem emitir recebimento pois não recebi… fazes ideia?

Obrigado e continua o bom trabalho ;)

Cumprimentos,
Nelson

2 07 2009
XpecialGUEST

Boa noite.

O melhor será perguntar a um contabilista qual a forma correcta de proceder. No Primavera Express essas facturas teriam de ser liquidadas com outro documento contabilistico, como um recibo!

Cumprimentos
Carlos Moreira

2 07 2009
Nelson

Obrigado ;) assim farei.

3 07 2009
Nelson

Boa tarde :)

Falei com um contabilista e ele disse-me que teria de definir no software a factura como incobrável ou como prejuízo para a empresa. Como poderei dar baixa na conta corrente do cliente sem emitir recibo?

Obrigado de antemão :)

5 07 2009
XpecialGUEST

Boa noite!

Não sei até que ponto e de que forma pode fazer essa operação no Primavera Express, uma vez que este não permite criar novos tipos de documentos.
Ainda assim, tente utilizar um outro documento que não o Recebimento (RE).

Boa sorte!

18 07 2009
SÉRGIO

Boa Noite a todos…

acabei de instalar o Primavera Express versão v6.40
Introduzi os artigos e os clientes nas respectivas bases de dados… já alterei a série para 2009… quando vou facturar no campo CLIENTES não me parece nada… não consigo aceder a minha listagem de clientes… é normal….

Desculpem a pergunta básica… mas é mesmo a minha 1º vez…

desde já o meu agradecimentos antecipados…

Sérgio

18 07 2009
XpecialGUEST

Depois de colocar o cursor no campo do cliente, tens de carregar em F4 para aparecer a tabela. Depois de escolher o cliente em questão, voltar a carregar em F4 para o inserir na venda.

23 07 2009
SÉRGIO

Muito obrigdo pela resposta… assim farei…

Sérgio

31 07 2009
Maz

Olá XpecialGUEST,

Está tudo bem consigo?

Preciso por favor da sua ajuda na “Venda-a-Dinheiro”:
Sabe se há uma maneira mais rápida de colocar os artigos (produtos vendidos) directamente quando editar uma Venda-a-Dinheiro sem ter que cada vez escrever toda a referência do artigo para que a descrição e o preço deste apareçam. Pois como as minhas referências são compridas leva mais tempo.

Para lembrar-lhe tenho Primavera Express v6.40.

Muito obrigado e abraço!

31 07 2009
XpecialGUEST

Olá. Esta tudo bem! E contigo? (Trata-me por tu sff)

A forma mais rápida é colocar na ficha do artigo o respectivo código de barras, e no editor de vendas, passar os artigos por um leitor de C.B.
Caso estejas a facturar pelo POS Primavera, poderás definir teclas de atalho para os artigos que utilizas mais, de forma a efectuar a venda com uma maior rapidez.

Espero ter ajudado.

Abraço…

5 08 2009
Maz

Olá XpecialGUEST,

Comigo também está tudo bem, obrigado.

Agradeço muito a tua ajuda.

Acho óptima a tua ideia do “leitor de C.B.” brevemente vou fazê-lo e com certeza será muito mais rápido. Até lá vou fazer a tua segunda sugestão e por isso preciso que me explicasses por favor como definir teclas de atalho para os artigos que utilizo mais.

Como já reparaste não conheço muito de informática:)

Abraço!

5 08 2009
XpecialGUEST

Boa tarde.

As teclas de atalho podem ser configuradas em Tabelas > Pontos de Venda > Postos de Venda > Aceder à ficha do posto em questão > Separador PLU’s.

Bom trabalho.
Abraço

8 08 2009
Maz

Olá XpecialGUEST,

Agradeço a tua preciosa ajuda!

Bom fim de semana e descanço.

Mais uma vez muito obrigado:)

Abraço

7 08 2009
Filomena

Olá a todos
Será que alguém me pode dar uma ajuda? Estou a iniciar a utilizar o software Primavera e apesar de já ter configurado tanto no administrador como no sistema e segui as indicações que têm aqui neste site. Apesar de me aparecer a caixa de selecção de envio de email, e de ter tudo configurado o email não segue e aparece o seguinte erro: “530 5.7.0 Must issue a STARTTLS command first. 5sm2349416eyf.38″. Já verifiquei por diversas vezes todos os dados e detecto erro nenhum.
Agradecia uma ajuda.
Bom trabalho

7 08 2009
XpecialGUEST

Boa tarde

Qual o seu servidor de email? Está a configurar a parte da autenticação no servidor de envio SMTP correctamente? Uma rápida pesquisa no google leva a crer que poderá ter a ver com isso! Confirme…

12 08 2009
Filomena

Bom dia
Obrigada pela dica mas eu penso que devo ter feito a configuração de autenticação correctamente. Mas já agora vou colocar aqui os passos que eu segui para efectuar essa configuração. Pode ser que me consiga ajudar:
- Na zona de preferências do email – Outros sistemas – Servidor SMTP: smtp.gmail.com . Coloquei para que seja feita a autenticação e o email colocado é do gmail.
- Configurei ainda nas tabelas – Documento interno e na zona da internet defini para que seja enviado o documento por email, que faça a confirmação de envio e que seja visualizado. É para ser usado um endereço de email fixo.

O erro que aparece quando tento clicar para enviar um email é o seguinte:
- 530 5.7.0 Must issue a STARTLS command first 5sm474852eyf.38
Se me conseguir ajudar agradecia.

12 08 2009
XpecialGUEST

“…- Na zona de preferências do email – Outros sistemas – Servidor SMTP: smtp.gmail.com . Coloquei para que seja feita a autenticação e o email colocado é do gmail…”

E não colocou a password na parte da autenticação?

14 08 2009
Filomena

Olá XpecialGUEST
Coloquei a password na zona de autenticação que é a pass do email, correcto?
Estando correcto não vejo erro na configuração…

16 08 2009
XpecialGUEST

Olá! Verifique se não tem uma firewall a impedir o tráfego da porta SMTP. Desactive-a temporáriamente e veja se funciona…

29 08 2009
Luiz

Olá amigo …
Dúvidas , emitir uma fatura errada , como posso fazer o seu cancelamento ?
Obrigado ! Luiz.

29 08 2009
XpecialGUEST

Olá! Poderá faze-lo através de uma nota de crédito.

12 09 2009
Maz

Olá XpecialGUEST,

Como estás? Espero que está tudo bem contigo e que as férias foram boas:)

Podias por favor explicar-me como fazer para que os números (as séries) de “Nota Crédito” seguem os números das “Venda-a-Dinheiro”. Ou seja, para que estes dois documentos tenham as mesmas séries.

Pois, tive que emitir (pela primeira vez) uma Nota Crédito que saiu com o número 1/2009 em vez de ter um número que segue aqueles números das “Venda-a-Dinheiro”.

Será que não é possível configurar porque cada documento deve ter séries diferentes?

Para lembrar-te tenho um Primavera Express v6.40.

Antecipadamente agradeço-te muito:)

Abraço e bom fim de semana!

12 09 2009
XpecialGUEST

Olá! ;)

Não é possível que documentos diferentes sigam a mesma numeração, nem tal seria correcto.

Abraço e bom fim de semana.

15 09 2009
Maz

Ok, não sabia que os documentos deviam seguir numeração diferente.

Agora já sei, obrigado pelo conselho e ajuda:-)

Abraço e boa continuação;)

7 10 2009
Miguel

Olá
Sou um novato no primavera express, ainda estou na fase de testes.
Tenho uma duvida, como emito um recibo?

Obg

8 10 2009
XpecialGUEST

Olá.

É muito fácil. Veja como fazer o que pretende, desde a pág. 97 à pág. 100 do manual do Express. ( http://tudo-gratis.com/images/tudo-gratis.com_EXP640.pdf )

Obrigado

9 10 2009
Miguel

está resolvido muito obrigado

Só mais uma questão sff, conhece o programa Colibri.?
Se conhece qual recomenda?

obrigado

9 10 2009
XpecialGUEST

Sei que existe, e ao que parece é muito bom também, mas nunca utilizei.

Obrigado

21 10 2009
Diana Melinha

ola,

Emite uma nota de debito, mas queria imitir uma de credito, como faço para anular a de debito?

21 10 2009
Carlos

Não consegue anular uma nota de débito nem nenhum outro documento de venda. O que poderá fazer é voltar a alterar o mesmo documento, colocando-o a 0, para o reutilizar novamente mais tarde quando realmente necessitar de fazer uma nota de débito.

21 10 2009
Diana Melinha

obrigada carlos, e que eu fiz mal uma factura, por isso queria fazer uma nota de credito mas fiz uma de debito.

Sendo assim meto a nota de debito a 0€ e faço uma nota de credito de valor da factura, e fica tudo certo, nao e?

Obrigada pela ajuda.

21 10 2009
Carlos

Exactamente isso. Em respeito do Primavera, se colocar os valores na nota de débito a 0, escrever na primeira linha que foi erro para mais tarde saber o que se passou e reutilizar esse documento fica tudo OK. Agora, a nível da contabilidade convém saber se poderá fazer desta forma.

6 11 2009
Maria

Como anulo uma factura emitida no primavera express.?
Por favor, ajuda!!!

6 11 2009
Carlos

Boa tarde. Não dá para anular a factura, no Primavera Express porque fiscalmente não o poderá fazer. Terá que fazer uma nota de crédito!

6 11 2009
Maria

Muito obrigada. Emitir uma nota de crédito não é permitido fiscalmente, neste caso. Sendo assim, faço um estorno do valor total da factura que emiti.
Obrigadissima

18 11 2009
Mafalda

Boa noite.

Pra realizar este estorno (para “anular” uma factura emitida) a factura tem de ser dada como liquidada, certo?

Muito urgente.

Muito Obrigada

18 11 2009
XpecialGUEST

Não. Se fizer uma nota de crédito, ela vai para conta corrente, e juntamente com a factura pode liquidar a 0, não com um recibo, mas com um documento do tipo regularização de cliente.

18 11 2009
Mafalda

Mas não consigo incluir na nota de crédito o nº da factura a que se refere…???

Obrigada

18 11 2009
Carlos

Não consegue de forma automática porque no Express, devido às suas limitações, não tem essa opção. Pode no entanto colocar essa informação numa linha de artigos.

Obrigado

18 11 2009
Mafalda

Boa tarde.

Obrigada, assim já consegui resolver o meu problema:)
Comecei agora a trabalhar com o Primavera Express e não tinha pensado nessa opção, e a minha contabilista só me soube dizer que se optasse por fazer uma nota de crédito pra “anular” uma factura a mesma tinha de fazer referencia ao numero da factura (ela tb não está por dentro do funcionamento do PE).

Mais uma vez muito obrigada

18 11 2009
Miguel

Olá
Nas Modos de pagamento queria adecionar um modo que não existe, que é Transferência Bancária. Como faço isso?

Obrigado

19 11 2009
XpecialGUEST

Não faz…;) já andei a tentar ver se era possível, e nem sequer encontrei essa tabela dentro da bases de dados!!

21 11 2009
Miguel

eu tb não encontrei

obg

16 12 2009
Quim Tó

Desde já pretendo dár os parabens pelos posts….
me parece muito util cada um á sua maneira…..

Gostaria de colocar uma questão …
instalei de novo o Primavera express num sistema operativo W7 e tenho dificuldades em parameterizar a folha , ou seja imprime mas reduzidamente..

1 – como posso alterar isso ?
2 – terá de se instalar algum programa como por exem. crystal report .. etc ?

caso seja possivel da vossa parte gostaria de obtwer uma resposta o quanto antes , pois tenho necessidade de fazer ,, impressões para clientes e NICKLES… ahahah!!!!

Abraço
Q. T

16 12 2009
XpecialGUEST

Não tem que instalar nada! O facto de estar a imprimir num formato mais reduzido poderá ter a ver com o driver da impressora, ou com alguma configuração da mesma. Tente imprimir para outra impressora e ver se o problema também se verifica.

16 12 2009
Quim Tó

Obrigado , XpecialGUEST ….. pois irei verificar isso agora mesmo ,,

Abraço….
QT

16 12 2009
Rui

Olá, gostaria de saber se alguém me pode explicar como se associam artigos para venda, ex. vende se um computador, e trás como oferta uma rato e tapete, sei que dá para acrescentar as “ofertas” autmomaticamente quando se inserir na factura o artigo principal, a pergunta é como faço isso? Como associo um artigo a outro?

Obrigado

16 12 2009
XpecialGUEST

Penso que essa funcionalidade tenha sido retirada no Express. Se estiver enganado alguém que me corrija p.f.

Obrigado

16 12 2009
Rui

:( ok, obrigado pela ajuda! Se eventualmente alguém souber se esta funcionalidade estiver disponível na versão Express, dêem me umas dicas.

Obrigado

16 12 2009
Quim Tó

Boas em continuidade do pst anterior meo ( QT ) a impressão é para realizar em A4 ….

Abraços..
Q.T

3 01 2010
Maz

Olá XpecialGUEST, já há tempo!

Como estás? Espero que está tudo bem contigo e que as festas de Natal e do fim de ano correram lindamente:)

Como mudamos de ano para as séries das Vendas-a-Dinheiro queria saber se tenho que criar uma nova série tipo 2010 ? Se sim como faço por favor? Pois por enquanto ainda estou com a série 2009. E se agora editar uma Venda-a-Dinheiro aparece logo 2009 nº1 ou seja 1/2009.

Ou será que tenho que apenas mudar a data no “Data Final:” e no “Data Últ. Documento:” (em Tabelas-> Documentos-> Vendas->VD->Séries->Pontos de Venda) para 31/12/2010 (actualmente está 31/12/2009). E assim continuará sempre com 2009 e os números dos documentos a seguir o ano passado? Exemplo: A última Venda-a-Dinheiro de 2009 foi o nº 255/2009, e a primeira deste novo ano terá o nº 256/2009.

Para lembrar tenho um Primavera Express v6.40.

Agradeço-te muito e boas entradas:)

Abraço!

4 01 2010
XpecialGUEST

Olá!

Na minha opinião não fará muito sentido alterar as datas da série 2009 para o ano 2010! Terá de criar uma nova série de documentos para 2010!

Veja este post: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/07/02/primavera-express-sries-de-documentos/, talvez possa ajudar!

Abraço.
Obrigado

16 01 2010
Maz

Olá XpecialGUEST,

Obrigado pela tua resposta e espero que esteja tudo bem contigo.

Criei uma nova Série para 2010. Mas quando edito a primeira Venda-a-Dinheiro de 2010 (nº 1/2010) não posso gravar porque uma mensagem de erro diz: “A data do documento VDR não está dentro dos limites especificados na série ’2009′.”

No entanto a data desta Venda-a-Dinheiro é 16/01/2010, está bem dentro dos limites. Além disso não sei porque é que a mensagem está a falar de 2009 sabendo que criei uma nova Série 2010.

Já tentei várias coisas e mesmo pôr a Série 2009 inactiva, mas sem sucesso e a mensagem aparece sempre e impede de gravar e imprimir.

Com certeza há uma coisa que não devo ter feito como deve ser:)
Agradeço a tua ajuda e bom fim de semana.
Abraço.

16 01 2010
XpecialGUEST

Olá Maz.

Veja este post:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/01/16/a-data-do-documento-vdr-no-est-dentro-dos-limites-especificados-na-srie-2009/

Espero que resolva…deixe depois aqui o seu comentário.

Obrigado
Carlos

17 01 2010
Maz

Agradeço a tua ajuda e a tua rápida resposta Carlos!

Segui todos os passos do post que me deste e não consigo criar a Série 2010 no “Documento de Conta Corrente” e aparece a seguinte mensagem de erro: “O documento VDR já existe” quando quero gravar. No “Documento de Conta Corrente” não tenho nenhuma Série criada.

Já tenho as Séries 2008, 2009 e 2010 criadas no “Documento de Venda” em Tabelas > Documentos > Vendas, escolhendo o Documento VD.

E infelizmente a mensagem de erro: “A data do documento VDR não está dentro dos limites especificados na série ’2009′.” continua a aparecer.

Se quiseres posso enviar-te as capturas de ecrã para poderes ver melhor o que se passa. Aqui está o meu email: amaz@sapo.pt se quiseres enviar-me o teu email para enviar-te as capturas.

Mais uma vez muito obrigado pela tua preciosa ajuda.
Grande Abraço amigo:)

17 01 2010
Carlos

Olá!

Não tem de criar o documento VDR. Ele, como a mensagem indica, já existe. Tem mesmo de aceder à ficha dele para verificar qual o problema nas séries!

Na primeira imagem do post:

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/01/16/a-data-do-documento-vdr-no-est-dentro-dos-limites-especificados-na-srie-2009/

(ficha do documento) carregue em listas, e vai aparecer uma tabela com todos os documentos de conta corrente. Dê duplo click no VDR e siga o post!

Carlos

18 01 2010
Maz

Boa noite Carlos!

Já está tudo a funcionar.

Muito obrigado pela tua ajuda:)

Abraço amigo:)

10 03 2010
lpcp

Ajuda precisa-se!

Aparece-me sempre este erro “530 5.7.0 Must issue a STARTTLS command first.” quando tento enviar um e-mail de uma FA. Já vi e revi o tutorial. Já li os comentários da Filomena e as respectivas respostas, mas a verdade é que aparece sempre esse erro!
Na firewall não consigo encontrar nada relativo ao “tráfego da porta SMTP”…
Têm alguma outra sugestão/ solução?
Obrigada!

10 03 2010
XpecialGUEST

Se procurar no google, tudo leva a crer que poderá ter a ver com uma de duas coisas:

- Está a utilizar um servidor de mail que não permite enviar mails a não ser pelo webmail. (normalmente acontece com contas gratuitas como as do Hotmail, Yahoo, etc)

- Não está a configurar, ou está a faze-lo de forma errada, a autenticação no envio (SMTP).

Carlos

13 05 2010
Fernando Kajimbi Panguila

como exportar uma lista do execel para o primavera

13 05 2010
XpecialGUEST

Uma lista de quê?

Importar para o Primavera dados de um ficheiro de excel?

Carlos

13 05 2010
Fernando Kajimbi Panguila

Quando emite erro nos mapas ex nos recibo dos vencimento
como devemos resolver este problema ?
O mapa não se encontra no percurso esperado.

13 05 2010
XpecialGUEST

Vá a pasta onde é suposto estar o mapa e confirme se ele se encontra mesmo lá!

Carlos

15 06 2010
filipe

boa tarde
este nao deve ser o melhor sitio para expor a minha duvida, mas como nao encontrei nada relacionado. se estiver mal podem mover para outro sitio.

e o seguinte eu quero criar uma factura pro-forma para poder enviar aos meus clientes antes de pagarem para assim confirmarem encomendas e etc.
entao la criei a factura pro-forma mas depois nao consigo extrair para um documento word por exemplo para depois entao eu enviar. de notar que nao quero enviar directo para o cliente mas sim extrair para word.

desde ja agradeço toda e qualquer possivel ajuda

obrigado
cump.

15 06 2010
XpecialGUEST

Tem de activar a pre-visualização do documento, e depois imprimir o mesmo. Em vez de ele sair para a impressora, o documento é mostrado no ecrã, e aí tem hipótese de exportar o mesmo para diversos formatos.

Carlos

20 06 2010
filipe

ola sr. carlos
obrigado pela rapida resposta

ja agora sera que me pode explicar como activar a pre-visualizaçao?

queria tambem pedir ajuda noutra situaçao, eu ao criar a factura pro-forma inseri os produtos que queria para criar a mesma mas o valor final da factura pro-forma nao coincide com os valores reais. penso que o problema seja relacionado com alguma configuraçao do iva para esta funçao pois ao inserir o valor dos portes e o inico valor que fica correcto porque e inserido manualmente.

mais uma vez agradeço a ajuda.
cump.

22 06 2010
XpecialGUEST

Para activar a pre-visualização de qualquer documento (por exemplo Facturas) ir a Tabelas > Documentos > Vendas > escolher o documento FA > separador Séries > escolher a série em questão > em baixo, separador Impressão > activar a opção Pré-visualizar.

Quanto à outra situação, compare a configuração do documento Factura Pró-Forma, com o documento Factura, para perceber qual o problema. O mais certo é que seja a opção IVA Incluído, nas séries.

Carlos

2 07 2010
mariana

Boa tarde,

Gostaria de saber como faço quando estou a fazer um lançamento na contabilidade, ao colocar o numero de um cliente ou fornecedor que não existe, como consigo criar esse mesmo fornecedor ou cliente nesse momento sem ter que sair do movimento para o criar. E ja agora para saber a conta dum fornecedor, so de um, como faço para o visualizar? Peço desculpa pelas perguntas mas estou a começar a trabalhar no programa.

Obrigado.

2 07 2010
XpecialGUEST

Olá.

Sinceramente não faço a mínima ideia, uma vez que este post é sobre o Primavera Express.

Carlos

5 07 2010
mariana

Olá, pois eu percebi mas aproveitei pq alguem podia saber, Obrigado namesma. Cumprimentos

18 07 2010
dinis

boa noite,

eu tambem estou com o mesmo problema que o nosso amigo tem ao enviar as facturas por e-mail, eu estou a utilizar uma conta do Gmail e esta-me a dar este erro ( … 530 5.7.0 Must issue a STARTTLS command first. a27sm28598113wbe.6… ) alguem ma pode ajudar? ja mudei a porta do smtp para 465 mas nem assim, alguem sabe o que se passa e podem me ajudar,

ate ja

20 07 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Se colocar esse erro no Google, vai receber muita informação sobre isso. Poderá tentar no entanto, utilizar o servidor SMTP do seu servidor de Internet, para o envio de emails. Se não souber as configurações, contacte o respectivo suporte. Se descobrir a solução, coloque aqui pf.

Carlos

20 07 2010
Alves Ramada

Que Post excelente, parabéns pelo trabalho!

Queria saber se é possível inserir um artigo directamente na factura sem ter que cria-lo primeiro na área de artigos, e se sim, como possibilitar a edição dos campos iva e outros directamente na factura.

Obrigado,
por nos deixares aprender contigo.

20 07 2010
XpecialGUEST

; )

Sim, pode criar por exemplo um artigo com um código fácil de decorar, como 9999, sem descrição, e com preços a 0. Quando vai fazer um documento de venda, poderá colocar uma descrição e um preços só para aquela venda, naquele momento. Quanto ao IVA, quando clica com o botão direito do rato em qualquer artigo, surgem uma série de opções, uma das quais, é a alteração da taxa de IVA.

Carlos

23 07 2010
Joaquim Silva

Caros amigos , desculpem mas necessitava de ajuda aqui ,,rapidinho… se possivel :
Tenho o Express e necessito de enviar apenas uma factura por email..!!!
Sabem como posso fazer .??
e se é possivel .=?

23 07 2010
XpecialGUEST

Com essa factura aberta, aceda ao menu Contexto > Outras Condições > Impressão > active a opção Pré-Visualizar > confirme, e imprima a factura normalmente. A mesma vai aparecer no ecrã. Carregue, agora no icone que diz Export, e escolha PDF como tipo de ficheiro e no destino Disk File. Em page range seleccione All e escolha a pasta de destino. Repita o processo no caso de ser mais do que uma via. Anexe o, ou os PDF’s ao mail.

Carlos

9 09 2010
Nelson

Uma situação que me está a acontecer é que no envio automático por email só exporta uma página, ou seja o original, as restantes vias não exporta, mesmo que no range escolha “all”.

Alguma sugestão…?

Aproveitando, por omissão o nome dos PDF’s exportados ficam sempre Document1, é possível alterar este nome pré-definido…?

12 09 2010
Leonardo

Tenho já a função de email a funcionar direitinha… graças a este post…
No entanto a mesma só funciona no Primavera geral, e não na aplicação POS.
Como só eu tenho acesso ao Primavera, os vendedores que só funcionam com o POS, não consegue enviar automáticamente em pdf as “vendas a dinheiro” para os clientes.
Tal função é importante, pois os clientes pedem sempre para enviar por email, mas só no POS é que consegui fazer o “caixa” no final do dia.
Há alguma hipotese de activar o email no POS?
Obrigado pela resposta e pelo trabalho já desenvolvido.
Leonardo

14 09 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Não tive hipótese de confirmar, mas penso que isso não é possível.

Carlos

26 09 2010
junior simão

gostei do primavera é muito bom para as empresas

21 10 2010
Jaime N. Braga

Boas noites caro mestre XpecialGuest. venho também pedir-lhe uma ajuda?
Instalei no Window 7 o primavera v6.40. tenho estado aprender e acontece que ; Ao imprimir as 3 vias do doc factura, não imprime, Original, duplicado, mas 3 triplicados iguais.

Já segui os passos;tabelas»Doc»vendas»Seleç. FA e respectiva Série escolho 3 vias e visualiso quadro até ao sextriplicado gravo mas sem sucesso.
Parabéns pela atitude.

22 10 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Verifique em Tabelas > Documentos de Venda > escolha o documento FA > Separador Séries > Separador Impressão, se as 6 vias têm a descrição correcta.
Em que parte do documento está a ver a via do mesmo?

Carlos

2 11 2010
Sergio

Em relação à transferência bancaria, não é necessário fazer qualquer alteração. O sistema, embora não mostre, aceita como modo de pagamento (em “Outras Condições”) o código TRF. Ele automaticamente coloca Transferência Bancária na descrição.

5 11 2010
Rui

Emiti uma VD com um artigo em relação ao qual não havia actualizado a taxa de IVA. Esse artigo foi vendido com 20% de IVA em vez de 21%. Entretanto, outras VDs foram emitidas. Como posso reparar esse erro, alterando a taxa para 21% ?
Obrigado pela atenção

5 11 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Veja com a contabilidade como proceder para resolver esta questão. O Primavera permite o documento, mas tal não significa que seja o mais correcto, ou fiscalmente permitido.

Carlos

11 11 2010
Paulo Brinca

Também estou a receber o mesmo erro:

530 5.7.0 Must issue a STARTTLS command first. nb14sm2063986qcb.36

Tenho de activar o SSL em algum lado no Primavera Express, mas não encontro essa opção em lugar nenhum do sistema…

Já dei voltas e voltas pela net à procura e nada…

Alguma sugestão ?

22 12 2010
elsa

Boa tarde

Ao tentar enviar um recibo por e-mail aparece o seguinte erro: [11004] Valid name, no data record (check DNS setup). pode-me ajudar?

cumprimentos

22 12 2010
XpecialGUEST

Boa tarde,

Confirme se tem instalado nesse computador um anti-vírus, ou uma firewall. Desactive ambos e teste o envio de documentos. Se não der erro, é porque um dos 2 estará a bloquear a comunicação. Volte a activar ambos, e procure na documentação como terá que fazer para criar uma excepção para o correio enviado (protocolo SMTP).

Carlos

5 01 2011
Luis Caldas

Boa noite Carlos.
gostaria de fazer umas perguntas e faço ja todos que sao simples penso eu.
1º que tudo parabens pelo serviço e disponibilidade aqui prestado.
2º quanto imprimo um documento por ex FA tenho vou la previsualizar para depois poder exportar para o email….abre-me 3 janelas de preview…supostamente mandando imprimir ele deveria imprimir as 3 , original,duplicado, triplicado….nao imprime e tenho de imprimir fechar imprimir a que ta por baixo e por ai fora….mesmo que no range escolha da 1 á 2 nao respeita isso e so imprime a 1ª
agora estive a configurar o email que dava um jeitao…mas mesmo no range volta a nao abedecer a numeraçao que ponho la. O que poderá ser?
3º Existe alguma forma de sabermos o nosso lucro, contornando algo visto que o express nao tem o modulo de fornecedores?

Cumprimentos

5 01 2011
Keila

Boa tarde,

Sou novata no que diz respeito a operar com o PE e a tentar emitir uma nota de crédito enganei-me… Gostaria de saber se é possivel anular ou apagar esta mesma, pelo que o número destes documentos vai sempre aumentando!

Se me puderem ajudar agradecia, já andei a pesquisar na internet e não encontrei nada =/

Cumprimentos

5 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Não tem forma de apagar o documento. Embora o PE permite alterar o mesmo, poderá não ser o mais correcto. Pergunta ao seu contabilista qual a melhor forma de proceder.

Carlos

5 01 2011
Keila

Muito obrigada pela pronta ajuda =)

Cumprimentos,

Keila

12 01 2011
Ricardo

Ola a todos,
necessitava de uma ajuda no envio por email de recibos (recebimento).
Ja alterei para envia o documento por email em Tabelas-Documentos-Contas correntes onde escreve recebimento e internet. Aparece me uma mensagem a dizer configuração não permitiu gerar endereços destino para o mesmo.
Curiosamente o envio de facturas aparece me um campo para colocar o email.
Nas series tenho selecionado sufere data do sistema e nun automatico.
obrigado por toda a ajuda e muitos parabens por todos os esclarecimentos.

12 01 2011
Ricardo

a mensagem de erro é esta :

A operação efectuada estava configuradada para enviar um e-mail correspondente, mas a sua configuração não permitiu gerar endereços destino para o mesmo.
Verifique as configurações do documento e da entidade envolvidas para corrigir esta situação.

18 01 2011
Maria

Bom Dia,

Gostaria de tirar uma dúvida, uso o Primavera Profissional v7.50, e pretendo exportar e voltar a importar as entidades externas e contactos para o meu pc pessoal. Há alguma forma?

Obrigado,

18 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Na v7, tem a possibilidade de, no Administrador, poder transferir dados entre bases de dados presentes no sistema, e importar dados de ficheiros de texto, csv, e Excel. Poderá ser uma operação complexa, que, quando mal executada ou testada poderá ser uma grande dor de cabeça e uma “bomba relógio”.

Carlos

15 03 2011
Nuno Pimenta

Boa Tarde,

Tenho um problema que gostaria de partilhar para ver se alguem me pode dar uma resolução:

Foram emitidas 2 VD ao cliente 3 no valor de 420euros e 1 FA no valor de 420euros ao cliente 3, tudo no mesmo dia.

Ou seja, o cliente 3 pagou 840euros a pronto e ficou com um saldo devedor de 420euros.

Este erro deveu-se ao facto do colaborador pretender, na 1 VD no valor de 420euros, fazer a impressão do duplicado do documento.

No caso da FA, foi emitido um Recibo ao cliente.

Assim, nesta fase, temos 840euros que supostamente deveriam estar em caixa, mas devido ao erro existente encontram-se em falta.

Optei por fazer 2 notas de Débito ao cliente 3, cada uma no valor de 420euros, regularizando o valor em caixa, mas na CC do cliente, existe um saldo negativo de 840euros.

Será que alguém terá uma dica de como resolver este erro?

Agradeço o tempo dispendido.

15 03 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Ao ler o seu comentário não dá para perceber qual dos 3 documentos foi feito erradamente. Em todo o caso, se houve um engano, não poderá utilizar um documento de natureza contrária para regularizar? Numa Venda-a-Dinehro utilizar uma Devolução. No caso da Factura, utilizar uma Nota de Crédito de igual valor, e depois em CC, juntar a FA e a NC, e utilizar, em vez do documento Recebimento, o documento Regularização de Clientes.

Carlos

16 03 2011
Nuno Pimenta

Bom dia,

Agradeço antes de mais a resposta ao post.

Correctamente seria a emissão de uma VD no valor de 420euros ao cliente 3. No entanto, o colaborador realizou essa operação e mais 2 (1 VD de 420euros e 1 FA de 420euros).

Posteriormente, na FA realizou a emissão de um RE ao cliente 3, no valor de 420euros.

Em termos de regularização de contas, nesta fase está tudo saldado. No entanto, temos uma incoerência no valor de 840euros (420€ + 420€).

Andei a realizar umas pesquisas na web, e a NC saltou a vista, tendo eu realizado 2 NC ao cliente 3, no valor de 420€ em cada uma (foi feito isto no sentido de regularizar o valor em caixa).

Após esta tarefa, obviamente que fiquei a dever ao cliente 3 840euros.

Será que consegui ser mais explicito? O documento Regularização de Cliente anula este saldo de 840euros?

Cumprimentos
Nuno Pimenta

16 03 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Não sei o que será melhor fazer neste caso. O melhor é perguntar ao seu contabilista. No entanto, a minha opinião é a seguinte:

- Uma das VD’s está correcta.
- A segunda VD foi emitida incorrectamente, sendo que deveria fazer uma devolução, não uma NC porque irá para conta corrente, e assim fecha esta questão.
- Quanto à Factura que foi liquidada com um recibo, não sei se será correcto ficar assim, porque vai influenciar o extracto de conta e os valores das vendas para esse cliente. Talvez não fosse má ideia estornar o Recibo, para a FA voltar para conta corrente, e posteriormente juntar a FA com a NC e emitir o documento de regularização de cliente.

Mas, como disse acima, confirme com o seu contabilista qual o procedimento mais correcto, porque uma coisa é olhar para o problema do ponto de vista da aplicação, a outra é olhar do ponto de vista contabilístico.

Carlos

4 04 2011
Ricardo Barbosa

boas,

primeir quero prestar a minha homenagem a este site e a quem o fez pois está excelente.

em seguida, quero colocar aqui um erro que me “apareceu” depois de configurar os documentos para enviar por email, que é este:

“530 5.7.0 Must issue a STARTTLS command first. b20sm3009962wbb.33″

poderão me ajudar?

cumprimentos e obrigado

4 04 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Não tenho a certeza, mas penso que esse erro é devido ao facto de, o servidor de envio requerer autenticação, e utilizar uma porta diferente da standard. O problema é que o Primavera, ao que sei, não permite mudar essa porta. Tente com outro endereço de email de outro servidor. Se descobrir a solução, deixe um comentário.

Carlos

22 04 2011
Regalado_xD

Tentei com o gmaile com o hotmail e tambem dá o erro que o carlos falou..
Se alguem conseguiu enviar facturas via email deixe aqui o comentário pois irá ajudar bastante…

28 04 2011
Ricardo Nunes

Boas tambem não consigo enviar facturas por email uso o gmail…
Faço vendas online e dava-me melhor geito enviar facturas por email para todos os meus clientes…Já procurei por tudo que é site e não consigo…
Se alguma alma boa descobriu como enviar facturas por email comente por favor..
Obrigado

13 06 2011
vitor

Bom dia,

Parabéns pelo blog que tem sido uma excelente ajuda no contacto com o Primavera Express.

Estou com um problema relacionado com o IVA na emissão de um determinado recibo.

Em 2010 emiti uma factura com IVA a 21% utilizando a série 2010.
Em 2011 quero emitir o recibo, uma vez que só agora o trabalho foi pago mas para isso já tenho que utilizar a série 2011. Até aqui tudo bem, até porque o recibo é emitido mas com IVA a 23% e não a 21% como deveria.

Alterei as taxas de IVA nos artigos e até na listagem de IVA mas sem sucesso.

Como posso fazer para emitir o recibo com a taxa de IVA a 21%?

Obrigado,
Vitor Santos

13 06 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

No recibo não há qualquer referencia quanto à(s) taxa(s) de IVA dos documentos que ele liquida, daí não perceber exactamente qual o problema.

Simplesmente seleccione a factura a liquidar e emita o recibo.

Carlos

14 06 2011
Vitor

Olá Carlos,

Na verdade não existe referência à taxa mas existe referência ao valor do IVA.
E este valor é diferente nos dois documentos pois a factura foi calculada com base no IVA a 21% e o recibo está a ser calculado com base no IVA a 23% mesmo eu tendo alterado todas as listas de IVA pensando que esse fosse o problema.

A factura foi criada utilizando a série 2010 e o recibo utilizando a série 2011.

Obrigado,
Vitor

14 06 2011
Vitor

Peço desculpa, talvez seja importante referi que modifiquei o mapa dos Recebimentos para que contenha todos os itens de um recibo verde, daí que talvez lhe tenha causado estranheza o facto de aparecer o valor do IVA.

Obrigado,
Vítor

14 06 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Uma vez que alterou o mapa do recibo não faço ideia se é possível ou não, resolver a sua questão. Tente contactar o suporte da Primavera.

Carlos

15 06 2011
Vitor

Obrigado na mesma Carlos,

O problema era mesmo nas fórmulas do mapa e já consegui solucionar.

Cumprimentos,
Vítor

8 09 2011
João Pinto

Boa Tarde

Subitamente ao enviar faturas por email, atravez do primavera express (/pdf) e apesar do email aparecer nos enviados, (microsoft outlook 2003 ou 2007) o mesmo não chega ao destinatario. se tentar reeenviar o mesmo mail com o anexo continua a nao chegar ao destinatario, se remover o anexo o mesmo ja consegue chegar . Alguem me consegue explicar e/ou ajudar a resolver o problema??

obrigado

JP

8 09 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Nota: Apaguei o seu outro comentário, colocado noutro artigo, uma vez que é igual a este.

Se já conseguiu enviar anteriormente, sem qualquer problema sugiro que, se tiver um anti-vírus instado, o desactive temporáriamente antes de fazer um novo teste. Uma outra possibilidade é que o seu servidor de envio, ou o servidor de destino estejam a bloquear o envio, devido ao anexo ou ao tamanho do mesmo. Tente enviar para endereços diferentes como sapo, clix, gmail, hotmail, etc.

Se resolver, indique aqui qual era a origem do problema.

Carlos

10 09 2011
João Pinto

Boa tarde

desculpe a duplicação de comentarios
enviei durante 18 meses sem problema (servidor Netcabo). Tentei enviar com firewall e antivirus desativado e tambem nao conseguia. Criei apos este problema uma conta nova no gmail e passei a conseguir enviar as faturas por mail. Passou a acontecer outro fenomeno apesar de enviar um so mail, fica um na pasta dos enviados (o que mail é recebido pelo cliente e que pode ser alterado por mim na emissao) ficando outro na pasta “a enviar” (Microsoft Outlook 2003).
Obrigado
JP

10 09 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Essa questão de ficar um mail pendente na pasta “A enviar” do Outlook também já me aconteceu, no entanto não sei qual era a versão do Outlook, e também não consegui descobrir o porquê de isso acontecer. Porque não tenta enviar directamente pelo Primavera, colocando as configurações da conta, na aplicação?

Carlos

12 09 2011
marco

boa tarde,
tem conhecimento que enviar facturas via email sem serem assinadas digitalmente não é valido?
dai a Primavera ter o envio via transação electronica e ser uma aplicação paga.

12 09 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Sim, tenho conhecimento. Se leu o artigo do inicio ao fim, também deve ter lido a parte onde diz: “Embora o ficheiro possa ser guardado em formato digital, este não tem valor para efeitos fiscais, visto não estar assinada digitalmente (ver nota no final). Assim sendo o envio de documentos financeiros por email, não dispensa o seu envio em papel.”.

Carlos

22 09 2011
Bruno

Boa tarde, tenho o Primavera Express e ao tentar enviar um documento por email, apareceu o seguinte erro :

530 5.7.0 Must issue a STARTTLS command first. i11sm11385615wbn.25

Segui os passos todos acima descritos.

Agradeço a sua ajuda.

Obrigado

24 09 2011
XpecialGUEST

Bom dia,

Não tenho a certeza, mas penso que esse erro é devido ao facto de, o servidor de envio requerer autenticação, e utilizar uma porta diferente da standard. O problema é que o Primavera, ao que sei, não permite mudar essa porta. Tente com outro endereço de email de outro servidor. Se descobrir a solução, deixe um comentário.

Carlos

28 09 2011
Vera Pereira

Boa tarde,
Estou com um erro grave pois o IVA não é somado à linha “Mercadorias/Serviços”. Ao contrário, o valor do IVA é-lhe retirado. Alguém me ajuda com esta questão?

Obrigada

28 09 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

O que está a acontecer é que deverá ter criado séries de documentos e deve ter activado a opção “IVA Incluído” (Veja a 9ª imagem deste artigo https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/07/02/primavera-express-sries-de-documentos/)

Se ainda não fez nenhum documento para essa série, poderá desactivar a opção, caso contrário só lhe resta criar uma nova série sem essa opção activada!

Carlos

Carlos

28 09 2011
Vera Pereira

Aproveitava também para perguntar o que é PVP1-PVP6. Que critérios deve ser colocados em cada um?
Obrigado

28 09 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Pode utilizar os PVPs de 1 a 6 para duas situações:

Preços diferentes para clientes diferentes: imagine que o preço base do Artigo A, o PVP1, é de 100 Euros. Este preço é aplicado a todos os clientes finais. Poderá no PVP 2 colocar um preço especial de 90 Euros para revendedores que são o cliente 1 e o cliente 2. Na ficha destes dois clientes teria que indicar que o preço aplicado é o PVP2. Poderia ainda utilizar o PVP3 para clientes VIP, com um valor ainda mais baixo. Mais uma vez teria que ir à ficha desses clientes indicar que o PVP aplicado seria o 3.

Visualizar na ficha do artigo PVP’s com IVA: Por defeito, quando instala o Primavera, sem configurações extra, quando define que o PVP1 do Artigo A é de 100 Euros, esse valor é sem IVA. Seria útil olhando para a ficha do artigo, sem fazer cálculos extra, poder ver o preço com IVA. No Administrador poderia assim, definir que o PVP4 é igual ao PVP1+IVA, o PVP5 é igual ao PVP2+IVA e o PVP6 é igual ao PVP3 + IVA.

Carlos

18 11 2011
Pedro

Boa noite,
segui os passos descritos neste documento e fiquei apenas com uma dúvida: é possível enviar o original da factura e o seu duplicado ao mesmo tempo no mesmo email? Se sim, onde faço essa configuração visto que só é colocado em anexo o original da factura mesmo que ao nível da impressão esteja configurado para 3 vias?
Obrigado desde já!
Pedro

19 11 2011
21 11 2011
Pedro

Correcto! Mea Culpa! Já vi a nota quase no final.
Sinceramente não li o resto do texto a partir da fase dos resumos de vendas algo que não pretendo enviar por email.
Obrigado!
Pedro

21 11 2011
XpecialGUEST

Essa nota foi criada no dia em que lhe respondi. Inicialmente não tinha!

Carlos

22 11 2011
John

Boas Pessoal

alguem conhece este erro?

3000- A entidade VD esta inactiva

como corrijo

22 11 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

No Primavera tem que aceder a: Tabelas > Clientes > editar a ficha do cliente VD > no separador “Outros Dados” desactivar a opção “Cliente anulado” > gravar a alteração.

Reabra o Primavera e o POS e deverá ter o problema resolvido.

Carlos

16 12 2011
Hugo Barros

Boa noite,

E Obrigado pelo excelente trabalho, tem me sido imensamente útil.
A questão que coloco é a seguinte. Quero ter a opção de envio de mail activa mas não quero que faça a sugestão sempre que gravo ou imprimo o documento.
Utilizar apenas o icon envio de correio quando o desejar.

20 12 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Estive a verificar e não me parece que exista forma de fazer o que pretende.

Carlos

28 02 2012
luis

Olá Carlos,
Será que me pode ajudar, preciso reimprimir uns documentos (recibos) tinha a impressora configurada para criar um PDF(primo PDF) aquando a impressão de uns recibos, e não me apercebi até confirmar a ordem de impressão, e como pretendia tirar em papel ao imprimir cancelei as mesmas impressões, agora vou à reimpressão de documentos e os mesmos recibos não aparecem no sistema, na lista de pendentes os valores já não aparecem, sendo que os recibos foram dados como tirados, mas os documentos não aparecem na lista para reimpressão de nenhuma forma. Gostaria de saber o que posso fazer para poder imprimir estes documentos.

Obrigado

28 02 2012
luis

Boa tarde,

Já descobri qual era o problema, tirei vários recibos e na reimpressão de documentos apenas aparecia o somatório dos valores e não não cada valor separadamente. Como tal já resolvi a situação.

Muito Obrigado
Luís

28 02 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Técnica numero 1 de um informático: fazer uma pessoa esperar até que ela perceba que tem que ser ela própria a resolver :)

No seu caso funcionou lol.

Carlos

10 03 2012
Nuno

Boa Tarde

Com a nova versao v 7.5 deixei de conseguir enviar documentos por e-mail, a opçao contacto na ficha de cliente desapareceu, será que me pode dar uma ajuda neste sentido.Agradecido

11 03 2012
XpecialGUEST

Bom dia,

Na ficha de cliente, os contactos estão agora em CRM (na barra superior) > Contactos.

Carlos

27 03 2012
Paulo Pereira

Boa tarde,

instalei o programa Primavera Express 7 e é a primeira vez que estou a trabalhar com ele. Estava a passar uma Venda a Dinheiro e coloquei um artigo duas vezes sem querer e fiz imprimir, o programa avisou que o artigo ia ficar -1 (pois só tinha um em stock), mas o problema é que ficou liquidada esta venda. Já segui as instruçoes do artigo https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/01/27/primavera-express-como-estornar-um-recibo/ , mas não consigo fazer o estorno do artigo que coloquei duplicado pois não me aparece recibo nenhum, mesmo colocando a data, o numero e a serie do recibo direitinhos. Agora a minha questão é: como faço para retornar um valor de um artigo liquidado erradamente.

Obrigado

27 03 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Uma vez que a versão 7 é certificada pela AT, a partir do momento em que grava um documento, deixa de o poder alterar. O post que refere deixa de fazer sentido, no contexto da nova versão do Primavera. O que pode fazer é uma Nota de crédito só desse artigo, e o mesmo deve entrar em stock. Em caso de dúvida contacte a pessoa que lhe dá apoio na área de contabilidade.

Carlos

2 04 2012
Paulo Pereira

Boa tarde,

obrigado pela resposta, mas o problema está aí, é que nas contas correntes tento fazer notas de crédito e se fizer explorar realmente está registado que passei uma determinada venda a dinheiro num determinado dia, mas na própria tabela de contas correntes não aparecem registos nenhuns, segui o artigo https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/07/14/primavera-express-dicas-na-liquidao-de-documentos-em-conta-corrente/ e nada.
a não ser que as notas de crédito só funcionem com factura, :(

4 04 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Peço desculpa mas no meu comentário anterior eu referia-me ao documento Devolução a Dinheiro e não Nota de Crédito, uma vez que este último documento entra em Conta Corrente e o objectivo não é esse.

A Nota de Crédito serve para “anular” Facturas e a Devolução para Vendas-a-Dinheiro.

Carlos

19 05 2012
sofiapmateus

Boa tarde,
O meu namorado vai abrir uma empresa de prestação de serviços como empresario em nome individual.
Há alguma forma de retirar da factura a parte da entrega, como é prestação de serviços ao domicilio não é entrega de nada, ou tem de ficar na mesma?
Outra questão é ele vai fazer os serviços ao domicilio e claro que quer que lhe paguem logo, terá de levar logo as facturas? E se por acaso cancelarem o serviço, dá para anular a factura?

Cumprimentos,
Sofia

19 05 2012
XpecialGUEST

Sim, poderá retirar os dados da entrega, com o Crystal Reports. Veja este artigo para mais detalhes: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/02/27/primavera-express-colocar-logtipo-nos-documentos-de-venda/

Em relação ao documento a entregar ao cliente, quando não tem a certeza que o cliente paga no momento, em vez de emitir Venda-a-Dinheiro, emite Factura, emitindo posteriormente um Recibo quando o cliente liquidar a Factura. Se o cliente anular o serviço terá que emitir uma nota de crédito.

Para aqueles casos em que, um cliente se possa recusar ao pagamento, porque não irá receber o recibo, naquele momento, poderá levar, no mesmo documento uma Factura/Recibo, apenas entregando este último ao cliente, se aquele efectivamente pagar. Caso contrário deverá destacar o mesmo e mante-lo na sua posse até o cliente pagar. Veja este artigo para mais detalhes: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/03/16/primavera-express-facturarecibo-no-mesmo-documento/

Cumprimentos
Carlos

5 02 2013
rosa

Boa tarde,
Tenho um pequeno problema com o POS. Ao gravar a “Factura Simplificada” aparece: “Erro ao gravar documento de venda. A condição de pagamento não está preenchida”. Alguém me pode dizer como resolver o problema?
Obrigada.

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