AxCrypt – File Encryption for Windows

28 03 2009

42-21549382

AxCrypt é um programa que permite encriptar ficheiros de forma muito simples qualquer tipo de ficheiro. Disponível apenas para a plataforma Windows, desde a versão 98 até ao Vista, permite um nível de encriptação de chaves de 128bits, utilizando para isso o padrão AES.

Tem por objectivo proteger ficheiros de acessos indevidos quer localmente, quer em dados enviados para outras pessoas, por exemplo, por email.

Embora o Windows tenha os seus próprios recursos de segurança, especialmente em ambientes de rede não centralizada, como Workgroup, onde não existe uma gestão centralizada de segurança a nível de utilizadores (Domínio), não existe nenhuma forma, sem recorrer a aplicações não Microsoft, de definir acessos por password a ficheiros individuais. Daí que esta aplicação tenha tido grande aceitação muito devido ao facto de ser grátis, simples e eficaz, muito ao estilo do TrueCrypt.

Algumas das suas principais funcionalidades:

  • Totalmente gratuito e de código aberto
  • Abertura do ficheiro para visualização/alteração apenas com duplo clique
  • Re-encriptação automática depois de gravar o ficheiro
  • Disponível em 7 línguas (Português não incluído)
  • Compatível com Windows 95/98/ME/NT/2K/XP/VISTA
  • Utilização de poucos recursos de memória
  • Integração com Windows Explorer
  • Possibilidade de criar um ficheiro “auto-desencriptável” para o caso de necessitar de abrir um ficheiro encriptado, mesmo não tendo o AxCrypt instalado no computador. (Exemplo: Enviar ficheiros por email)
  • Possibilidade de gerar e utilizar Key-File
  • Compactação automática dos ficheiros encriptados
  • Eliminação definitiva de ficheiros temporários utilizados na encriptação

Instalação

A instalação é efectuada de forma normal, sendo que apenas é pedido ao utilizador para fornecer o seu endereço de email por forma a receber notificações de novas versões. A instalação pode prosseguir mesmo que não coloque nenhum endereço. Depois de concluída, é possível que seja necessário reiniciar o computador, no caso de estar a actualizar a versão ou reinstalar. A partir deste ponto passa a ser possível em qualquer pasta ou ficheiro, com o botão de contexto aceder ao AxCrypt:

1

Como podemos ver, clicando com o botão direito em cima do ficheiro teste.txt, temos uma nova opção que é o AxCrypt. Movendo o cursor até lá, são-nos apresentadas todas as possibilidades possíveis de efectuar no ficheiro ou pasta.

Funcionalidades

Encrypt

Esta é a principal opção que permite que o ficheiro seja encriptado. Ao clicar teremos de inserir qual a password que permitirá desencriptar. Como opção podemos ainda definir o caminho de um Key-File (ficheiro) que queiramos que sirva para desencriptação. Um Key-File é um ficheiro, que passa a servir como uma espécie de “ficheiro-password”. No caso do AxCrypt o Key-File é um ficheiro de texto como por exemplo: “6QYJ 2vr3 11Oz flv9 UsmU t3Fy 0fHu lLsV xS7v h2Q+ 0Uo=”

Caso activado, alem da password, necessitará de informar o caminho do Key-File. É bastante mais seguro, no entanto implica ter que manter esse ficheiro seguro.

Untitled

Depois de clicar em OK, o ficheiro é encriptado.

Untitled2

Como podemos verificar o ícone do ficheiro foi substituído pelo ícone do AxCrypt, sendo que a sua extensão foi também alterada de TXT (Ficheiro de Texto), para AXX (Formato nativo do AxCrypt)

Ao tentar abrir …

Untitled77

Aqui é pedido ao utilizador para introduzir a respectiva password de forma a abrir o ficheiro. No caso de, na fase de encriptação ter sido escolhido um Key-File, o seu caminho terá de ser aqui indicado. De notar que ao abrir o ficheiro, não nos é dada nenhuma indicação no sentido de saber se o mesmo foi encriptado utilizando apenas Password ou Password+KeyFile.

Mesmo depois de ter o ficheiro aberto, na pasta, o ficheiro continua encriptado.

Untitled555.

Rename

Esta opção serve para alterar, enquanto está encriptado, o nome do ficheiro para um nome anónimo que não identifica nem revela o seu conteúdo directamente. Ao desencriptar o ficheiro o nome original é restaurado. No caso do ficheiro “teste-txt.axx”, o nome foi alterado para algo como “D348918A.axx”

Shred and Delete

Esta opção pode ser utilizada para apagar de forma permanente qualquer ficheiro, esteja ele encriptado ou não, rescrevendo dados por cima dos sectores onde esse ficheiro se encontrava.

Esta opção é especialmente útil para apagar ficheiros importantes. Na realidade quando um ficheiro é eliminado da reciclagem, ele não é directamente apagado. Apenas a sua referencia na tabela de atribuição de ficheiros é alterada, e o espaço onde o ficheiro estava fica livre. Até esse espaço ser preenchido com outros dados ele pode ser recuperado de forma muito simples. A opção Shred and Delete não permite que isso aconteça.

Decrypt

Depois de aceder à opção Encript para encriptar um ficheiro, essa opção passa a dar lugar a Decrypt, que é exactamente o contrário. O ficheiro é permanentemente desencriptado. É importante aqui perceber que não é necessário aceder a esta opção se queremos continuar a ter o ficheiro encriptado, dado que o AxCrypt utiliza encriptação “on the fly”, ou seja, ele automaticamente desencripta/abre/re-encripta todas as vezes que queremos abrir um ficheiro, mantendo-o encriptado.

Encrypt a copy

Esta opção serve para encriptar um ficheiro deixando o original desencriptado. Esta opção vai um pouco contra o objectivo do programa, porem pode ser útil em determinadas situações.

Encrypt copy to .EXE

Criptografa o ficheiro num arquivo executável, de modo a poder ser aberto num computador onde o AxCrypt não esteja instalado. Alem do ficheiro propriamente dito, o AxCrypt também é incorporado de forma autónoma.

Open

Open permite abrir o ficheiro sem que seja preciso descriptografá-lo. É o mesmo que fazer duplo clique sobre o ficheiro.

NOTAS:

  • Ao fazer Encrypt sobre uma pasta, todos os ficheiros nela contidos são encriptados utilizando a mesma password fornecida. A mesma situação se aplica ao desencriptar. No entanto , no caso de na mesma pasta ter ficheiros criados individualmente utilizando diferentes passwords, o AxCrypt parará individualmente no processo de cada ficheiro de modo a que insira a respectiva password.
  • Numa rede com pastas partilhadas o AxCrypt pode ser utilizado normalmente, bastando para isso instala-lo em todos os computadores da rede que vão aceder a pastas partilhadas com ficheiros encriptados.

Site: http://www.axantum.com/AxCrypt/

Download: http://sourceforge.net/project/downloading.php?groupname=axcrypt&filename=AxCrypt-Setup.exe&use_mirror=heanet

Gostou deste artigo ? Deixe um comentário…


Ações

Information

4 responses

30 06 2009
Mário Santos

Boa tarde, gostaria de lhe pedir ajuda, eliminei um ficheiro numa pasta que um colega meu me partilhou, esta pasta não ficou resguardada na reciclagem, gostaria de voltar restaurar o ficheiro, mas disseram me que era quase impossível , apenas com um programa cuja licença custa cerca de 1000€, será que me poderia ajudar?

Obrigado

30 06 2009
XpecialGUEST

Boa noite.

Se esse ficheiro for muito importante que justifique gastar dinheiro, existem empresas especializadas em recuperação de dados quer por problemas físicos, como a avaria de um disco rígido, quer por problemas lógicos, como ficheiros corrompidos ou eliminados. Consulte as empresas http://www.recoverylabs.pt e http://www.datarecovercenter.pt/. Tenha em conta duas coisas: são serviços extremamente caros; a probabilidade de sucesso na recuperação diminui com o aumento de utilização do disco, visto que os sectores onde esse ficheiro se encontrava passam a ficar livres para outros ficheiros serem armazenados.

Caso opte por tentar recuperar você mesmo, o que terá que fazer é instalar softwares específicos para o efeito:
http://www.pandorarecovery.com/
http://undeleteplus.com/
http://www3.telus.net/mikebike/RESTORATION.html
http://www.recuva.com/

Uma busca no Google por “recuperar dados apagados” devolve imensos links com informação útil.

4 03 2010
António Costa

Utilizei este programa,AxCrypt, para encriptar ficheiros, mas como levei muito tempo sem os utilizar, esqueci a password. O que posso fazer para os voltar a utilizar.
Obrigado.

5 03 2010
XpecialGUEST

Olá.

Lamento, mas duvido que possa fazer alguma coisa que recupere a password. O objectivo do AxCrypt é precisamente esse!

Carlos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: