Como Imprimir Logótipos nas Impressoras de Talões.

7 04 2009

42-21522903

Sabia que pode imprimir logótipos nos talões de venda sem ter que colocar as impressoras em modo gráfico e sem ter que instalar o respectivo driver e efectuar outras configurações?

O processo passa por carregar, para a EPROM (memória interna da impressora) o logótipo, que posteriormente será chamado utilizando um código especial (código de escape), inserido no software de facturação do ponto de venda.

A grande vantagem que este método apresenta é a simplicidade de configuração, o facto de ser independente do software utilizado para facturação no ponto de venda (POS), e também a possibilidade de manter as impressoras em modo texto, ao invés do modo gráfico, que é mais lento e requer configurações adicionais.

Para este teste, utilizei uma impressora da EPSON, visto serem as mais comuns quando falamos em impressoras de pontos de venda, e o respectivo utilitário do fabricante. É possível no entanto que outros fabricantes como a STAR, SAMSUNG, IBM, entre outros tenham desenvolvido utilitários com o mesmo objectivo.

Para o exemplo utilizei:

  • Impressora EPSON Modelo TM-T88III (LPT).
  • Windows XP Home Edition. O utilitário é compatível com: Windows 2000 SP4; XP SP2 ou SP3; Vista (Business, Ultimate e Enterprise) e Windows Embedded for POS.
  • TM Flash Logo Setup utility (Ver.2.60Eb). Fazer o download aqui.

Os modelos da EPSON compatíveis com o utilitário estão listados nas páginas 6 e 7 do manual que pode ser descarregado aqui.

COMO FAZER ?

– Preparar uma imagem, redimensionando-a de modo a ficar com um tamanho reduzido como e exemplo seguinte. Ao gravar a imagem, utilizando um editor de imagem, terá de utilizar o formato BMP, e gravar como Monocromático, 16 ou 256 Color Bitmap. O Microsoft Paint serve exactamente para o efeito.

logo

– Fazer a instalação do software. No procedimento de instalação terá de seleccionar a porta à qual está ligada a impressora. Uma vez que a instalação não cria nenhum atalho nem no ambiente de trabalho nem no menu iniciar terá abrir a pasta da instalação, normalmente em C:\EPSON\TMFLOGO\Ver260E\ e executar o ficheiro TMFLogo.exe. O manual quer de de instalação, quer de utilização, ficará disponível na pasta C:\EPSON\TMFLOGO\Ver260E\Manual\.

3º– Depois de abrir o programa, no primeiro separador, em Open File, terá de escolher a directoria onde está o logótipo. Ao fazer abrir, caso a imagem tenha um tamanho muito grande, não esteja no formato BMP, ou tenha uma profundidade de cor superior a 256, a imagem não será importada e surgirá um erro. Caso tudo esteja conforme, a imagem será importada com sucesso.

11

4º– No separador Preview  poderá visualizar a imagem, e proceder a algumas alterações.

22

Poderá alterar alguns parâmetros como o brilho e a dimensão da imagem. Em Quality, poderá seleccionar Doubble Height&Wight, de modo a que a imagem ocupe todo o espaço possível e desta forma fique centrada no papel.

5º- Antes de passar ao separador Logo Upload, temos de configurar a ligação à Impressora, no separador Setup.

33

Em Port é necessário escolher o tipo de ligação da impressora, e posteriormente em Device Name escolher o modelo da impressora. Dependendo da porta da impressora, poderá ser necessário especificar configurações adicionais. Neste caso, visto a impressora ser paralela, não existem outras configurações.

Para confirmar se a ligação é efectuada com sucesso basta pressionar o botão Comm. Test.

44

Caso o teste de comunicação não seja concluído com sucesso, deverá rever as configurações.

6º- Agora, no separador Logo Upload, é necessário fazer o upload do logótipo para a impressora.

55

Seleccionando a imagem, pressionar o botão Device. Surgirá uma mensagem para confirmação.

No final do processo, surge uma nova mensagem a informar que o processo só ficará completo depois de reiniciar a impressora. Basta para isso desligar e voltar a ligar.

66

7º- Agora, no software do ponto de venda, é necessário inserir o código de escape, na parametrização da impressora. O código, terá como função informar a mesma que terá que incluir no cabeçalho do ticket, o logótipo guardado.

Para as impressoras EPSON o código é 028 112 001 003

De acordo com a documentação do software, esse campo poderá ter várias designações como “Inicio de impressão do documento”, “Sequência Inicial” ou outro semelhante.

Primavera Express / V5 / V6 / V7:

77

 

Wintouch WSIR V5:

99

No caso de no software não existir o campo onde colocar esse código, mas existirem outros campos para outras funções, como por exemplo alterar o tamanho de letra, activar sublinhado, alinhar o texto, ou outros, é possível coloca-lo num outro campo que não esteja a ser utilizado, como por exemplo, nesta imagem, o Tamanho 4.

Neste caso teríamos que, no inicio de todos os documentos onde queríamos que saísse o logótipo, inserir um texto qualquer, como um simples “.” por exemplo, e indicar que o tamanho de letra desse texto seria tamanho 4.

A impressora quando receber esse documento, vai também receber a informação que o primeiro caracter de texto do documento tem o código de escape que está inserido no Tamanho 4, e  vai ser obrigada a processar esse código.

RESULTADO FINAL:

Untitled2

Gostou do artigo? Deixe um comentário …

 

 
 
 
 

Ações

Information

13 responses

31 05 2009
Rui Santos

Excelente artigo, obrigado…

Irei testar com a T88III com ligação série e se possível darei aqui o meu contributo.

3 04 2015
João Manuel

Bom dia Sr. Rui, tenho também uma T88III e nunca consegui colocar o logotipo de forma correta. Na sua sai bem? Obrigado

23 08 2010
Eugenio Cunha

Viva,
Sabe quais sao as sequencias de escape para a epson tm-h6000II ?
eu ao inserir o logotipo fica com o codigo 48 48, mas só aparece se eu defenir no driver da impressora para sair e nao sai em documentos de texto simples, no talao nao sai, só sai por ex se imprimir a folha de caixa ou se pedir uma pagina de teste do windows. para os taloes preciso da sequencia inicial, ja tentei varias alternativas mas nao consegui…

1 09 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Se o logótipo sai, o código deve estar correcto. Na configuração da impressora, criar um novo código de configuração, por exemplo “/X”, e no campo activar coloque o código 48 48. Depois edite o documento dos talões (veja este post para saber como o fazer: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/10/11/primavera-express-dicas-e-configuraes-parte-ii/ ) e coloque logo na primeira linha do documento, no cabeçalho o parametro “/X”.

Carlos

3 09 2010
Eugenio Cunha

Muito obrigado pela dica, mas nao consegui!….
Em primeiro lugar na configuracao da impressora do primavera express, nao deixa criar novos codigos, tendo por defeito quando se cria uma nova impressora ps códigos /C /N /S /B /U /D.
Mesmo assim experimentei meter as sequencias de “activar numas dessas configurações (meti o 48 48 no /C).
Depois mo alão meti no cabeçalho /C mas ao imprimir aparece tal e qual “/C”, experimentei meter [/C], mas o resultado foi o mesmo.
Enfim nao sei o que faça mais.

Mais uma vez obrigado.
Abraço.

4 09 2010
XpecialGUEST

Experimente utilizar o driver genérico (só texto), em vez do driver fornecido pelo fabricante.

OBS: ao que sei, os mapas de folha de caixa, são feitos com o Crystal Reports, ao contrário dos mapas de vendas, que são em texto e por isso, editáveis.

Carlos

19 10 2010
claudia

boa tarde,
preciso de ajuda

tenho uma tm u220 epson, o sofware de gestão da empresa “astorges” não tem modo logotipo só imprime em texto, será que a mpressora bem configurada tem maneira de imprimir o logotipo com o talão de V.B.
AJUDA
aguardo

Cláudia

22 10 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Não faço a mínima ideia se isso será possível ou não, uma vez que não conheço essa aplicação. Contacte o fabricante e coloque essa questão.

Carlos

4 08 2011
4 09 2011
Primavera Express-Como colocar uma marca d’água nos documentos « ..::invisible flame light::..

[…] Como Imprimir Logótipos nas Impressoras de Talões. Partilhe:PrintEmailFacebookTwitterGostar disto:GostoBe the first to like this post. […]

11 07 2012
Importar o logótipo para a impressora Xprinter XP-C180 « ..::invisible flame light::..

[…] de venda seja dada instrução à impressora para que ela coloque o logótipo. Para o efeito leia este artigo a partir do 7º […]

3 04 2015
João Manuel

Bom dia, seguindo estes passos de facto aparece o logotipo registado na nvram, o problema é que aparece duplicado, ou seja, imprime o logotipo e logo abaixo o logotipo novamente e só depois a fatura… é um pouco chato… sabe se há remédio para isso? Ou outro código esc? Obrigado pela atenção

4 04 2015
XpecialGUEST

Bom dia,
Já me aconteceu, no entanto não estou recordado de como ultrapassei…
Penso que foi algo como colocar o código de escape que “chama” o logotipo, mas num outro campo da configuração da impressora no Primavera. Julgo que tirei da Sequencia Inicial e coloquei o código na configuração /B (Bold). Depois na configuração do documento (Vendas > Utilitários > Config. Documentos POS), editei o modelo associado à impressão das faturas, e na primeira linha do cabeçalho coloquei um “.” dentro da configuração Bold. Ficou assim: “/BA./BD”.
Cumprimentos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: