SQL – Structured Query Language (Introdução)

16 04 2009

42-21550243

Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada é uma linguagem de base de dados criada originalmente pela IBM com o objectivo de criar uma linguagem standard para interrogação de bases dedos relacionais que fosse padronizada e compatível com os diversos tipos de bases de dados existentes.

Desta forma, independentemente do fabricante da base de dados, através da linguagem SQL é possível comunicar com qualquer base de dados SQL, muito embora alguns tipos de bases de dados tenham implementações especificas que podem não ser compatíveis com as demais bases de dados.

 

Microsoft SQL Server, Oracle, IBM DB2, MySQL, PostgreSQL são alguns dos mais conhecidos sistemas de bases de dados que utilizam SQL. O SQL tem desta forma extrema importância já que assume o papel de armazenar, organizar e disponibilizar a informação de qualquer sistema informático.

Actualmente qualquer site ou aplicação que tenha informação dinâmica utiliza bases de dados para armazenar os mesmos. Daí que esta tecnologia tenha evoluído imenso com o passar do tempo. Trata-se de uma tecnologia que tem de garantir a 100% a integridade da informação, garantir uma elevada fiabilidade performance     e ser ao mesmo tempo uma tecnologia escalável.

 

 

logo sql_server_box

sybase_sponsors_logo

 

 

 

MySQL_logo


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: