“O GAJO DA INFORMÁTICA…”

17 04 2009

 

COISAS QUE TODOS PRECISAM DE SABER SOBRE O GAJO DA INFORMÁTICA

A pedido de muitas famílias (leia-se: algumas gajas da informática), o novo titulo é:

COISAS QUE TODOS PRECISAM DE SABER SOBRE O GAJO DA INFORMÁTICA e AS MENINAS DOS COMPUTADORES : )

 

1 – O GAJO DA INFORMÁTICA dorme. Pode parecer mentira, mas O GAJO DA INFORMÁTICA precisa de dormir e descansar como qualquer outra pessoa. Esqueça que ele tem telemóvel e telefone em casa; ligue só para o escritório ou para o telemóvel entre as 09h00m e as 13h00 (manhã) ou entre as 15h00 e as 19h00 (tarde) de Segunda-feira a Sexta-feira. O GAJO DA INFORMÁTICA também precisa de descansar aos Sábados, Domingos, feriados e NOS DIAS QUE INDICOU DE FÉRIAS.

 

2 – O GAJO DA INFORMÁTICA come. Parece inacreditável, mas é verdade. O GAJO DA INFORMÁTICA também precisa de alimentar-se e tem horas para isso, TODOS OS DIAS.

 

3 – O GAJO DA INFORMÁTICA pode ter família. Esta é a mais incrível de todas. Mesmo sendo um GAJO DA INFORMÁTICA, precisa de descansar no fim de semana para poder dar atenção à família, aos amigos e a si próprio, sem pensar ou falar em informática, impostos, formulários, reparações e demonstrações, manutenção, vírus e etc.

 

 

4 – O GAJO DA INFORMÁTICA, como qualquer cidadão, precisa de dinheiro. Por esta você não esperava, ah? É surpreendente, mas O GAJO DA INFORMÁTICA também paga impostos, compra comida, precisa de combustível, roupas e sapatos, e ainda consome xanax para conseguir relaxar. Não peça aquilo pelo que não pode pagar ao GAJO DA INFORMÁTICA.

 

5 – Ler e estudar também é trabalho. E trabalho sério. Pode parar de rir. Não é piada. Quando um GAJO DA INFORMÁTICA está concentrado num livro ou publicação especializada ele está a aprimorar-se como profissional, logo, a trabalhar.

 

6 – De uma vez por todas, vale reforçar: O GAJO DA INFORMÁTICA não é vidente, não faz tarôt e nem tem uma bola de cristal para adivinhar o que as outras pessoas pensam ou fazem. Se você julgou que era assim, demita-o e contrate um PARANORMAL, um BRUXO ou um DETECTIVE. Ele precisa de analisar, planear, organizar-se e que lhe expliquem

DETALHADAMENTE o que é pretendido para assim ter condições de fazer um bom trabalho, seja de que tamanho for. Prazos são essenciais e não um luxo. Se você quer um milagre, ore bastante,faça jejum, e deixe o pobre do GAJO DA INFORMÁTICA em paz.

 

7 – Em reuniões de amigos ou festas de família, O GAJO DA INFORMÁTICA deixa de ser O GAJO DA INFORMÁTICA e reassume o seu posto de amigo ou parente, exactamente como era antes dele ingressar nesta profissão. Não lhe peça conselhos ou dicas. Ele também tem o direito de divertir-se.

 

8 – Não existe apenas uma ‘listagemzinha’, uma ‘rotininha’, nem um ‘textozinho’, um ‘programinha muito fácil para controlar isto e aquilo’, um ‘probleminha, que a máquina não liga’, um ‘sisteminha’,uma ‘visitinha rápida (aliás, conta-se de onde saímos e até chegarmos)’. Assim, esqueça os inha e os inho (programinha, textozinho, visitinha) ‘, pois os GAJOS DA INFORMÁTICA não resolvem este tipo de problemas. Listagens, rotinas e programas são frutos de análises cuidadosas e requerem atenção, dedicação. Planear, organizar, programar com concentração e dedicação, pode parecer inconcebível a uma boa parte da população, mas serve para tornar a vida do GAJO DA INFORMÁTICA mais suportável.

 

9 – Quanto ao uso do telemóvel: o telemóvel é uma ferramenta de trabalho.Por favor, ligue apenas quando necessário. Fora do horário de expediente, mesmo que você ainda duvide, O GAJO DA INFORMÁTICA pode estar a fazer algumas das coisas que você nem pensou que ele fazia, como dormir ou namorar, por exemplo.

 

10 – Pedir a mesma coisa várias vezes não faz O GAJO DA INFORMÁTICA trabalhar mais rápido. Solicite. Depois, aguarde o prazo dado pelo GAJO DA INFORMÁTICA.

 

11 – Quando o horário de trabalho do período da manhã vai até 13h00m, não significa que você pode ligar às 12:58 horas. Se você só se lembrou do GAJO DA INFORMÁTICA a essa hora, azar o seu, espere e ligue após o horário do almoço (lembra-se do item 2?). O mesmo vale para a parte da tarde: ligue no dia seguinte.

 

12 – Quando O GAJO DA INFORMÁTICA estiver a apresentar um projecto, por favor, não fique bombardeando-o com milhares de perguntas durante a reunião. Isso tira a concentração, além de dar-lhe cabo da paciência.

ATENÇÃO: Evite perguntas que não tenham relação com o projecto, tipo "Quanto custou o seu portátil?" ou "O que acha que devo comprar para o meu filho jogar em casa, um portátil ou um desktop?"

 

13 – O GAJO DA INFORMÁTICA não inventa problemas, não faz actualizações automáticas de Windows piratas, não tem relação com vírus, em resumo, NÃO É CULPADO PELO MAU USO DE EQUIPAMENTOS, INTERNET E AFINS. Não reclame! O GAJO DA INFORMÁTICA com certeza fez o possível e dentro da legislação em vigor para você pagar menos. Se quer fazer upgrades de borla, instalar programinhas giros, etc., faça-o, mas antes demita O GAJO DA INFORMÁTICA e contrate um PICHELEIRO.

 

14 – Os GAJOS DA INFORMÁTICA não são os criadores dos ditados "o barato sai caro" e "quem paga mal paga a dobrar". Mas eles concordam.

 

15 – Informática é referente a computadores (HARDWARE OU SOFTWARE e muito raramente, os dois ao mesmo tempo), e não TV’s, telemóveis e electrodomésticos, etc. Portanto, O GAJO DA INFORMÁTICA não vai ensinar-lhe a mexer no telemóvel, reparar a sua TV, etc.

 

16 – Existem vários tipos de GAJOS DA INFORMÁTICA e cada um tem a sua especialização. Se você parte uma perna não vai ao oculista, pois não? Assim, se o GAJO DA INFORMÁTICA é especialista em software e programação poderá não estar muito à vontade sobre HARDWARE ou REDES e vice-versa para realizar um trabalho de qualidade, portanto não lhe peça para executar trabalhos nos quais não é especialista dizendo "você consegue fazer, para que chamar outra pessoa se você é mesmo bom nisto da informática"


Ações

Information

56 responses

16 06 2009
Carla Rodrigues da Silva

Quem é este GAJO DA INFORMÁTICA??? TU???

18 10 2009
UM INFORMATICO

Somos todos os que trabalhamos na “informátia”…

8 01 2012
António Trindade

Muito bom, e bom saber, vou iniciar o meu trajeto agora na Informática, muto obrigado pelo carta aberta.

3 01 2012
Marsídia Melo

Epah tenho de vir aqui aplaudir este post!
MARAVILHOSO!
Eu sou gaja da informática e percebo isso às 1000 maravilhas!
Quem o fez está de parabéns!
**

4 01 2012
Lunatis

mesmo… :) ta de classe este post, visto que tambem trabalho no mesmo!

4 01 2012
MaG

Ta tudo dito não falta lá nada :)

5 01 2012
Paulo

Acertaste na mosca, sai de dentro da minha cabeça:)

5 01 2012
NG

Muito bem dito
Não podia estar mais certo!!!!!

5 01 2012
AB

5 estrelas

5 01 2012
LamHack

Fogu! Finalmente alguem para pensar nos informáticos, e ajudar os outros a pensarem como ele… Mto fixe esse post.. I liked

5 01 2012
Lelia Lamego

E onde fica a parte do Desliga e Liga?????

7 01 2012
Rui

Grande texto com 110% der verdade =)
Acho que vou enserir isto em tds os nossos computadores. Ao ligar, em vez de aparecer o symbolo do Windows, mostrar o texto. Pode ser que os Gajos nao informaticos entendam um dia..

5 01 2012
Ana Narciso

Eu sou GAJA DA INFORMÁTICA e aprovo este post. :)

5 01 2012
5 01 2012
Filipe

Sou tecnico de informática…

Parabéns amigo por este post está magnifico .

6 01 2012
kupessala

muito bem postado!!!!!!!!

6 01 2012
Paulo Joaquim

Como eu percebo estes GAJOS DA INFORMATICA…. é mesmo assim.
Por muito que façam, parece sempre pouco…. e são obrigados a perceber de tudo, caso contrário são apelidados de incompetentes….
È MESMO INGRATO.

Contudo, quem não conhece a sensação de se resolver um problema grave, e que mais ninguem consegue…. dá uma sensação de poder e de realização pessoal…. infelizmente, a maior parte dos clientes/entidades patronais não dão (regra geral) muita importancia, porque ” é a sua obrigação” resolver tudo.

6 01 2012
Sofia

Identifico-me em cada ponto! Adorei:)
Agora já sei que mais sentem e sofrem do mesmo, não me sinto sózinha.

6 01 2012
Arnaldo Jerónimo Fernandes Moniz

Na hora certa ou não! Todo o ambiente informático (clientes) estava bem precisado desta achega. ADOREI!!! 100 PONTOS!!!

6 01 2012
peledoimpossivel

Brilhante… Parabéns!

É importante também dizer que não está certo ligar para o Gajo da Informática numa manhã de Agosto quando ele está na praia com os filhos, e obrigá-lo a resolver um problema na rede

6 01 2012
Travelbug

Faltou dizer: antes de ligar ao GAJO DA INFORMATICA a dizer que o computador não arranca certefique-se que tem o cabo da corrente ligado.
muito bom!!!

6 01 2012
Travelbug

certifique-se, peço desculpa pelo erro

6 01 2012
Ruben

Gosto… mas o mesmo vale para os psicólogos, por exemplo… há até a circular pelas redes sociais, um texto semelhante a este, qe se refere aos psicólogos… quando alguém olha para o GAJO DA INFORMÁTICA, aquilo que vê é o problema no computador que tem ou o programa fabuloso que o/a vai desenrascar… quando alguém vê um psicólogo pensa logo que ele o vai analisar ou que lhe vai resolver todos os problemas que tem (mesmo o mau jeito com os computadores)… i.e., quando alguém olha para um profissional de alguma coisa, a única coisa em que pensa é em tirar partido dessa pessoa, de borla, como se para o profissional tudo se faz só de pensar…
Trabalho é pago! Concordo com todos os éfes e érres…

6 01 2012
ZM

Gostei do post, serve muito bem para lembrar que os informáticos são seres humanos acima de tudo.

6 01 2012
Paulo

Isso mesmo! Tal e qual!… :)
Existe outra “máxima”:
Os Gajos da Informática fizeram um pacto com Deus: Dues não mexe em computadores e os Gajos da Informática não fazem milagres!”

6 01 2012
Paulo

Nem a palavra ” Deus” os Gajos da Informática sabem escrever!
As minhas desculpas por isso. ;)

6 01 2012
Ticacho

Excelente ;)

6 01 2012
Ricardo Borges

Muito bom, todos os companheiros de profissão já sentiram a dada altura muitas das situações relatadas, e sabemos que é penoso… Viva o GAJO DA INFORMÁTICA !!!!

6 01 2012
Pedro Ribeiro

O gajo que escreveu isto merecia uma estátua no panteão nacional!! :)

6 01 2012
Ricardo Graça

O problema deste texto é que nunca nenhum “Não informático” o vai entender… mas é tudo verdade…

7 01 2012
Duarte P

Uma maquina de escrever para algumas pessoas era pouco!!! Mas mesmo assim acho que conseguiam estragar tudo e depois diriam “eu não fiz nada, deve de ser vírus” lol

8 01 2012
André Martins

Concordo plenamente, temos um azar nesta área… as pessoas tão sempre a pedir coisas e a qualquer hora do dia… so mais concorridos que o 2… simplesmente digo à´s pessoas… leiam e aprendam, ao menos tentam porque muitas duvidas são tão… simples… Faz-me lembrar aquela tipica pessoa que pergunta, comprei um tele e como se faz isto?… Eu só digo, já experimentas-te ler o manual…. É só ler… as pessoas são BURRAS… sim BURRAS porque nem ao trabalho se dão de ler um simples texto.

8 01 2012
Adelaiidonce

Só num apagâo…eu chamo o GAJO da IMFORMÂTICA…hehehehehe.

9 01 2012
Gabriel Costa

Então, esses meninos da informática não podem:

– Ser interrompidos fora de horas, durante o almoço etc.
– Não podem ser questionados sobre o trabalho fora do âmbito do mesmo
– Não podem ser incomodados nas férias
– Não podem exercer trabalhos fora da sua especialidade e zona de conforto
– Não podem ser questionados sobre nada
– Não podem ter pessoas a dever-lhes dinheiro
– Não podem assumir culpa nenhuma
– Não podem remendar nada e tem de ser tudo novo em folha
– Etc.

Ora bem, eu, a esses gajos de informática, digo-lhes para ACORDAREM PARA A VIDA.

O TRABALHO É UMA CENA LIXADA PARA TODOS E, TODOS NÓS, SOFREMOS DIARIAMENTE DE TODAS AS MARIQUICES DE QUE SE ESTÃO A QUEIXAR.

No fundo, acho que os gajos da informática não passam de uns convencidos arrogantes que não suportam que se lhes peça o mesmo nível de empenho e compromisso profissional que ao resto do mundo.

Por mim, políticos e gajos da informática, é atirá-los ao poço.

10 01 2012
David Soares

Sim, são uns convecidos que podem e devem ser acordados a qualquer hora, a qualquer momento.

Muda de ramos e depois “recomenta”.

17 01 2012
luis

não são convencidos Sr David Soares, gostavam era que as pessoas perdessem algum tempo a ler antes de fazerem perguntas estupidas… é por causa de pessoas como voçê que o pais não sai de onde está, pessoas que acham que podem fazer m***** à vontade que existe sempre alguem para limpar..

11 01 2012
Ze nabo

E os frustrados como tu que lugar ocupam?!

11 01 2012
David Soares

Ficam a ver os zé nabos, que também querem ocupar o lugar

21 09 2012
Xicatu

Deves ser rico… e inteligente… a trabalhar como mostras… a fazer o que fazes… ou és político ou paneleiro… que eu nunca te calhe como Gajo da Informática… até te saltam as teclas.

9 01 2012
Antunes

O que eu sei é que em grande parte das outras profissões, médicos, engenheiros civis, mecânicos, canalizadores, electricistas e afins, estão todos organizados e quando se trata de fazer orçamentos ou resolver problemas é cada um a ver quem é que leva mais caro e não há cá “borlas”. Prazos são prazos e o cliente paga e não bufa. No caso dos “GAJOS DA INFORMÁTICA” é tudo a baixar os preços se este faz por x eu faço por menos y e em metade do tempo… é uma maravilha… depois queixam-se…

9 01 2012
Filipe Alvarez Cabral

Seria tempo de promover um sindicato nacional de informáticos (mulheres e homens) e lutar por uma classe cada vez mais importante e crucial. O poder de informação,, o poder de desligar tudo, o poder de ver segredos, o poder de tudo controlar está nas nossas mãos. UNAM-SE e acabem com comentários como o do infeliz gabriel costa que deve ser enrabado todos os dias pelo cão.

Da mesma forma que existem sindicatos poderosissimos como os dos portos, da cp, dos pilotos em que quando se decidem por alguma coisa o país tem que os ouvir e por vezes calar.

Vejam exemplos de frança, espanha.
Não se esqueçam: somos o 2º maior país da Peninsula Ibérica.

Já gora ao sr. gabriel costa –> vá-se fo..er com todas as letras. Se estivesse diante de mim não ousaria afirmar o que disse porque lá no fundo do poço onde o sr. gabi se encontra e me queria colocar ia levar no focinho como gente grande que não é.

13 01 2012
florbela

Não sou informatica, mas tenho assistido a conversas e sugestões feitas a informaticos quando são chamados a resolver alguns problemas que são de ir ás lágrimas, o facto é que os informaticos além de tudo são profissionais da calma e da paciência.

13 01 2012
XpecialGUEST

Sim…deve ser por isso que dizem que os informáticos combinam bem com psicólogas! :)

9 01 2012
kou_seiya_girl

Hum… o senhor Gabriel Costa é um herói… dou-lhe os meus parabéns por ter menosprezado uma das profissões mais mal pagas e mais requisitadas a
TODA A HORA E TODO O MOMENTO do país… (sim os informáticos são mal pagos… sabia?)

POST maravilhoso! Concordo com tudo à excepção que não sou gajo, mas sim “gaja”.

9 01 2012
XpecialGUEST

Também passou a ser o meu herói a seguir ao Batman :)

Sim, e como já não és a única gaja, alterei o titulo do post, para que ninguém se sinta discriminado!

10 01 2012
TeaStreet

Nem mais! Só faltou a parte do “Tenho um sobrinho com 10 anos que é um génio da XBOX, dá um bigode a esses gajos que são pagos a peso de ouro …”, Deve ser o caso do Gabriel Costa (personagem tipo da nossa sociedade laboral), Frustrado (pelo esforço que fez para obter um canudo que não queria), mentalmente sodomizado (porque não consegue tirar partido da tecnologia) e arrogante (porque se acha superior e acha que “os gajos da informática são seus escravos).
Em relação ao sindicato é um tema que à mais de 15 anos que penso nisso, o problemas dos “gajos(as) da infomática é que somos muito individualistas e ainda não nos conseguimos organizar de forma a establecer regras que nos defendam de mentes como as do Gabriel Costa.
Feliz Ano a todos.

10 01 2012
Os 16 mandamentos sobre a vida do informático » DUPLO CLIQUE

[…] sido escrito em 2009, ainda se encontra muito bem actualizado. (o texto que se segue foi extraído daqui. Parabéns ao “invisibleflamelight” pelo excelente texto) COISAS QUE TODOS PRECISAM DE […]

10 01 2012
Judas Iscariotis

Dou os meus parabéns ao Sr. Gabriel Costa. Gostaria no entanto que ele assumisse que ainda usa aque livrinho chamado tabuada, e o seu word ainda é uma ardósia. Mas creio que mais uns anitos ele fica a saber o que é um computador. Aí sim, ele vai entender. Pobre dos paises que não têm gente tão ilumidada como o Sr. Gabriel Costa.
Como a minha educação não permite que o mande à M…..a vou deixar-lhe aqui uma sugestão: Porque não faz o que diz a canção…., atire-se ao rio e diga que o empurrarem……

11 01 2012
Familias de gajos da informática

Mto bom :) eu, que faço parte da categoria “mulher de gajo da informática”, assino por baixo. Quanto ao tal Gabriel Costa, não comento, pq a minha educação não me permite dizer o que penso do seu comentário.

13 01 2012
david

Tudo verdadeiro, sou programador, e a coisa k mais odeio é os amigos e família pedirem serviços a borla

13 01 2012
XpecialGUEST

Sim…e aquela “Olha não consigo aceder ao meu MSN…lá diz que a password está errada. Não consegues resolver?” :)

14 01 2012
guida

… Acho que percebi a mensagem… Obrigada!

28 02 2012
Bruna Ferro

Tão verdade!!!! Como compreendo o que está aí escrito!!

Parabéns pelo artigo!

10 03 2012
Fernanda

Eu não sou informática. Mas concordo com o que aqui se falou.
Todos temos direito ao nosso tempo…
E quem trabalha bem deve ser recompensado por isso.
Não podemos nem devemos agir como se o Pais e o Mundo estivesse nas nossas costas. Trabalhar e ganhar faz parte do desenvolvimento de cada ser humano.

31 03 2012
dulce marques

AMIGO : SIMPLESMENTE 100% GENIAL !!!!! COMO PERCEBO CADA PALAVRA !!!!

8 01 2016
Maria Fátima Quaresma

Eu sou dos que precisam de muitas ajudas mas concordo 100% com o conteúdo do texto que já agora elogio pela originalidade da apresentação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: