ORACLE Compra SUN

21 04 2009

 

Untitled O gigante da informática Sun Microsystems, que está por detrás de algumas das mais importantes tecnologias utilizadas actualmente, foi comprada hoje pela ORACLE  Corporation pelo valor de  7,4 bilhões de dólares, sendo este um dos maiores negócios do sector.

A ORACLE, a maior empresa de software empresarial do mundo (especialista em base de dados empresariais), realizou mais de quarenta aquisições nos últimos anos na área de software, com especial destaque para as compras da Peoplesoft, Siebel e Bea.

 

Também a IBM esteve interessada na compra da Sun, tendo chegado a fazer uma proposta de compra. No entanto comunicou a sua desistência, após as negociações terem falhado.

 

OpenOffice, VirtualBOX, Solaris, Java, SPARC, StarOffice, MySQL, são alguns dos produtos do vasto portfólio da SUN, que alem de software inclui servidores e armazenamento de dados de alto desempenho.

Larry Ellison, CEO da ORACLE, e quarto homem mais rico do mundo, afirmou em comunicado:

"A compra de Sun transforma o sector das tecnologias da  informação. A Oracle será a única companhia que poderá desenhar um sistema integrado onde todas as peças casam e funcionam juntas, de modo que os clientes não terão que uni-las eles mesmos."

 

Larry Ellison Addresses Oracle OpenWorld Conference H4CveGJ8QPjl

 

Esta aquisição surpresa está a levantar uma enorme onda de especulação e expectativa pela internet fora, uma vez que ambas as empresas têm feito muito pelo open-source através de produtos próprios, parcerias, ou doações de código fonte à comunidade. Com esta compra ainda não é conhecido o destino de todos os projectos existentes actualmente.

 

Um bom exemplo do esforço feito pelo open source é o caso do OpenOffice. O seu código é baseado numa versão antiga do StarOffice da Sun, foi libertado a custo zero, dando inicio ao projecto de desenvolvimento do OpenOffice que hoje é um dos maiores casos de sucesso, e uma das aplicações mais utilizadas mundialmente.

 

O processo de aquisição deverá ficar concluído após o verão.

 

 

Mais informação:

http://www.oracle.com/

http://www.sun.com/

http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=364032

http://pt.wikipedia.org/wiki/Larry_Ellison

http://exameinformatica.clix.pt/noticias/mercados/1002248.html

http://www.oje.pt/noticias/negocios/oracle-compra-sun-microsystems-por-57-mil-milhoes-de-euros


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: