Windows SteadyState

11 05 2009

hero_sharedaccess

 

 

 

 

 

 

 

 

O Windows SteadyState, anteriormente conhecido como Shared Computer Toolkit  é uma aplicação da Microsoft que tem como objectivo garantir o bom funcionamento do Windows, e melhorar a experiencia do utilizador, em locais de acesso público, e até mesmo em casa, onde vários utilizadores partilham o mesmo computador.

 


Locais onde o SteadyState poderá ser instalado:
  • CyberCafés sem software especifico para gerir os acessos e restringir alterações no sistema.
  • Hotéis/Residenciais que disponham de computadores de acesso público, mas não estão integrados  com o software de gestão de hotelaria do próprio hotel que permite colocar o computador em modo Kiosk (modo que limita o acesso ao computador, ao que foi previamente definido)
  • Escolas e Bibliotecas onde é efectuada uma utilização muito intensiva dos recursos informáticos, e por isso é importante manter o sistema em bom estado de funcionamento
  • Outros locais de acesso público onde não existam recursos humanos para gerir e manter o bom funcionamento do sistema, e onde é indispensável que cada novo utilizador do computador receba um ambiente de trabalho “limpo”, sem rastos ou sem as preferências de sistema do utilizador anterior.

 

 

Problema:

Em computadores geridos, quer ligados a um Dominio, software de gestão de LanHouse/CyberCafé, software para criar um modo kiosk, ou outra situação semelhante, é normalmente bastante fácil poder definir politicas de segurança ou  criar restrições de modo a poder limitar o que o utilizador pode ou não fazer no sistema.

 

Em computadores não geridos, como em Workgroup, ou sem qualquer outra plataforma de gestão, a situação é diferente. Embora o Windows permita criar utilizadores com perfil limitado, o utilizador continua ainda a poder efectuar muitas alterações no sistema, essencialmente a nível de preferências do ambiente de trabalho, acesso a unidades de disco,  criar pastas e ficheiros, instalação de alguns programas, e até introdução de vírus e outros ficheiros de conteúdo malicioso. Tudo isto traduz-se em que o Sistema Operativo tenha de estar constantemente a ser reinstalado, com as consequências que daí advêm: tempos de inactividade, gastos financeiros e insatisfação dos utilizadores.

 

Não é que o Windows não esteja preparado para esse tipo de configurações, que  está, através das politicas locais presentes no Windows XP Profissional (a versão Home Edition possui esse recurso), no entanto a sua configuração é mais complicada, e por vezes não permite associar certas politicas a determinados utilizadores. Existem dezenas de politicas com os mais distintos fins, o que torna a tarefa bastante demorada. Além disso, o SteadyState reúne um conjunto de outras configurações mais especificas que apenas são encontradas em aplicações normalmente pagas.

 

A titulo de curiosidade para aceder às politicas locais basta executar (Iniciar > Executar) gpedit.msc :

1

Como é possível verificar navegando nas pastas à esquerda, existem dezenas de itens não configurados que permitem aprimorar o Windows.

 

O problema de criar uma conta limitada para todos os utilizadores que fossem utilizar o PC seria essencialmente pelo facto de todos os utilizadores herdarem as preferências do utilizador anterior, como o “wallpaper do Benfica”, o histórico e favoritos do Internet Explorer com links de proveniência duvidosa, o cursor do rato em forma de girafa, e as fotos do “último carnaval”. Obviamente que não é de todo muito agradável quer para o novo utilizador, quer para o anterior, já que não existe nenhuma relação entre eles, e até porque sem querer, poderá ter deixado ficar informações de conteúdo privado, ponto em causa a sua privacidade.

 

Solução:

Ainda que com uma conta limitada já se consiga um bom nível de restrição, com Windows SteadyState podem ser configurados muitos outros parâmetros facilmente. Alem disso, com uma conta limitada, não é tido em conta os rastos de utilização do utilizador, já que para o Windows será sempre a mesma pessoa a utilizar a conta. É claro impensável ter que criar uma conta para cada utilizador num local público.

 

Com um interface muito simples, é até possível que pessoas sem grandes conhecimentos técnicos de informática e Windows possam configurar o SteadyState. É instalar, configurar, e esquecer.

  2
 
Permite impedir por exemplo que o utilizador:
  • Abra qualquer outro programa a não ser o Internet Explorer;
  • Crie pastas ou ficheiros a não ser numa pen drive;
  • Visualize todas as unidades locais, como disco rígido, unidades de rede, leitor de cd’s, etc.…;
  • Altere o wallpaper, esquema, tema, cursor entre uma serie de outros itens;
  • Desligue o computador;
  • Apague, instale ou altere definições das impressoras;
  • Altere os itens do menu iniciar;
  • Altere as posições das barras de tarefas
  • Aceda as configurações do Internet Explorer ou outros programas do Windows
  • Aceda a sites que não estiverem previamente definidos;
  • Force o Internet Explorer a guardar os seus favoritos ou o histórico;
  • Permaneça logado no sistema após um tempo superior a X minutos.

 

 

3

 

 

Muitas outras restrições e alterações podem ser definidas. Podem até ser exportadas todas as definições associadas a um utilizador, de modo a serem importadas noutros computadores.

 

Após a instalação do programa, poderemos utilizar utilizadores já existentes no Windows, ou criar novos utilizadores para o efeito. O ficheiro de ajuda e o manual estão também disponíveis em Português o que poderá ajudar bastante a entender algumas opções do programa. Resta relembrar que o o Administrador do sistema deverá ter a contra protegida por password.

 

Conclusão:

Tendo em conta o custo do software, que é zero, ser desenvolvido pela Microsoft, que melhor do que ninguém conhece o Windows, o facto de numa só aplicação reunir dezenas de configurações, e por fim a disponibilidade da aplicação numa série de linguagens, é uma excelente aplicação a ter em conta.

O tempo investido na sua correcta configuração, e leitura do manual, é rapidamente recompensado pelo facto de deixar de estar constantemente a ser necessário reinstalar o sistema operativo, com os custos que isso poderá provocar, por paragens de utilização derivadas a vírus e outros problemas de software, e por fim pela satisfação dos utilizadores finais.

 

 

 

Sistemas Operativos Suportados:

  • Windows XP (Todas as edições)
  • Windows VISTA (Todas as edições)

 

OBS: É requerida a validação do Windows para fazer o download e para a instalação.

 

 

Página do Produto: http://www.microsoft.com/brasil/windows/products/winfamily/sharedaccess/default.mspx

Manual em Português: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?displaylang=pt-br&FamilyID=f829bb8b-c7a9-426b-a7a4-2b504a6238d2


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: