2X SecureRDP for Windows Terminal Services

1 07 2009

42-21547960

Existem aplicações que são verdadeiros achados se tivermos em conta a relação custo/beneficio. É o caso do 2X SecureRDP, da empresa 2X Software, especializada em desenvolvimento de soluções de computação baseada em servidor.

 

Esta aplicação permite aumentar a segurança de servidores de terminais, permitindo aceitar/negar acessos baseados em  filtros de IP’s, endereço MAC, nomes de computadores, versão do software cliente e restrições por horário.

 

Tendo em conta que é freeware, é uma excelente opção quando queremos aumentar o nível de segurança do nosso servidor. A grande vantagem é que não é necessário instalar qualquer software do lado do cliente. Apenas no servidor é feita a instalação e configuração. No meio disto tudo, a má noticia é que o Windows Server 2008 não é suportado!

 

Com a implementação deste software, é criada uma camada extra de segurança, já que ele permite ir muito mais longe do que todas as opções de segurança existentes no servidores de Terminais da Microsoft. Nas ligações que não cumpram os requisitos dos filtros, nem sequer é mostrada janela de inicio de sessão, e como tal não é permitido sequer nenhuma tentativa inicio de sessão por brute force.

 

Requisitos:

 

 

Os filtros podem ser simultaneamente utilizados. Por exemplo, pode ser definido que apenas ligações do IP 192.168.1.44, com endereço MAC 00-0C-F1-56-98-AD, nome do computador DEPQD01 podem ser efectuadas, entre as 09:00 e as 19:00 Horas.1 

Em alguns filtros, como no filtro mostrado na imagem acima, podemos definir a regra ao contrário, ou seja, activando a opção “By default allow logon”, estamos a dizer que permitimos todos os IP’s, excepto os mencionados na lista.

 

 

Este é um exemplo de um acesso recusado, e esta é precisamente a primeira janela que surge no ecrã do utilizador. Objectivo cumprido: não é mostrada a janela de inicio de sessão. Fazendo “OK”  a janela é fechada!

2 

As mensagens de sessão negada, podem ser personalizadas, tal como neste exemplo!

 

 

Pode ainda ser activado um registo de log, que vai criando um histórico de todas as ligações recusadas, e os respectivos dados das mesmas. Será interessante consultar regularmente esse registo. Este é um exemplo de uma conexão recusada pelo filtro de IP’s:

Wed,01 Jul 2009 22:18:52,XGUEST-PC,192.168.179.1,00-50-56-C0-00-08,WinNT://GRUPO_TRABALHO//,6002,Rejected By IP

 

 

 

Download: http://www.2x.com/securerdp/


Ações

Information

One response

30 07 2009

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: