Como Fazer Backups no Windows Mobile Com o SPB Backup

11 09 2009

1

SPB Backup é um produto da empresa Russa SPB Software House, destinado a fazer cópias de segurança dos dados de dispositivos móveis como PDA’s, SmartPhones e Pocket PC’s.

 

Com um vasto portefólio de software para várias plataformas móveis como  Windows Mobile, Symbian, iPhone e Android, a SPB é das empresas mais conceituadas no mercado, sendo responsável grande parte das aplicações mais conhecidas e utilizadas em Windows Mobile.

 

Tal como num computador, onde existem aplicações para fazer uma cópia de segurança integral (imagem) de todo o sistema, como o Norton Ghost, ou Acronis True Image, esta aplicação funciona de forma muito semelhante, fazendo num só ficheiro o backup de todo o sistema e também o conteúdo de cartões de memória.

 

Documentos pessoais, contactos, tarefas, calendário, SMS’s e MMS, mails, aplicações instaladas, mapas do GPS, bases de dados, e um sem número de outras informações e configurações são certamente muito importantes para os utilizadores, e em caso de algum problema no acesso aos mesmos, é sempre uma tarefa frustrante voltar a recuperar toda essa informação, em tempo útil. Com backups regulares conseguimos em caso de perda, roubo, avaria do equipamento, problemas de software ou outras situações anómalas, ter acesso imediato aos dados, e poder repor os mesmos para um equipamento igual ou mesmo diferente.

 

PASSATEMPO

Por cortesia da SPB tenho uma chave de activação do SPB Backup para oferecer, no valor de 24.95 Dólares. Para participar basta responder à seguinte pergunta:

– Em quantas línguas está disponível o SPB Backup?

A resposta terá que ser efectuada através de um comentário a este post, fornecendo um nome e endereço de email válidos! O primeiro visitante a responder acertadamente à pergunta receberá a chave de activação da licença do SPB Backup via email!

 

Funcionalidades Chave:

 

  • Compressão de dados. O tamanho do ficheiro de backup é sempre inferior ao tamanho dos dados originais.
  • Encriptação das cópias de segurança. Através de uma password, o ficheiro é encriptado.
  • Backups completos ou parciais. O utilizador pode escolher fazer o backup de todo o sistema, ou de parte dele, como sejam pastas individuais, contactos, mensagens, etc.…
  • Programação de backups. Pode ser definido um horário em que o backup seja efectuado sem qualquer intervenção do utilizador. Backups mais antigos podem ser apagados automaticamente
  • Possibilidade de restaurar parte dos dados, como por exemplo só Emails, ou uma só pasta.
  • Possibilidade de restaurar/migrar os backups para uma ROM ou dispositivo diferente.
  • Possibilidade de começar, restaurar, e enviar os ficheiros de backup para e desde o computador.
  • Possibilidade de explorar e exportar o conteúdo do backup no computador com o “unpack tool”.

 

 

Compatibilidade:

  • Windows Mobile 2003 Phone Edition
  • Windows Mobile 2003 Pocket PC
  • Windows Mobile 2003 SE Phone Ed.
  • Windows Mobile 2003 SE Pocket PC
  • Windows Mobile 5 Phone Edition
  • Windows Mobile 5 Pocket PC
  • Windows Mobile 6 Classic
  • Windows Mobile 6 Professional
  • Windows Mobile 6.1 Classic
  • Windows Mobile 6.1 Professional

 

 

Como fazer?

Fazer o download e instalação do Trial do SPB Backup aqui, escolhendo a língua, e carregando em “Download CAB”.

 

Após a instalação, é criado um ícone para iniciar a aplicação…

pc_capture2

 

 

 

Este é o primeiro ecrã, logo após a abertura…

pc_capture3 Aqui temos 4 opções. Backup total onde é feito um backup de todo o sistema. Backup personalizado onde podemos escolher os itens a guardar e algumas outras opções. Backup agendado, são agendados os backups. Por último, repor o backup.

 

 

 

Backup Completo…

Ao iniciar um backup completo, é possível mudar o nome do ficheiro para melhor o identificar. Por defeito é colocada a data actual. Na localização é definida a pasta de destino do ficheiro de backup. Em “<Personalizar>” é possível alterar a mesma.

pc_capture4Uma vez que normalmente estes equipamentos têm muito pouca memória interna, faz muito mais sentido guardar o ficheiro num cartão de memória, já que este permite ser retirado com facilidade e colocado num computador para fazer um “backup do backup”. Os ficheiros gerados, embora compactados atingem facilmente algumas dezenas de Megabytes.

 

 

 

Fazendo Próximo, é emito um aviso para o facto de todas aplicações e ficheiros abertos terem de ser fechados antes no inicio do processo de backup.

pc_capture6

 

 

 

Neste passo é feita uma estimativa do tamanho final do backup, e do espaço disponível na unidade de memória de destino.

pc_capture5

 

 

Na próxima janela é mostrado o status do processo.

pc_capture7

 

 

 

Na finalização, é feito um reset automático ao dispositivo, e o processo está terminado.

pc_capture8 

 

 

 

 

Backup Personalizado…

O backup personalizado, é em tudo idêntico ao backup completo excepto o facto de ser possível escolher os dados a guardar.

pc_capture2 Em “Dados PIM” temos todos os dados relativos a contactos, tarefas, agenda e outros relacionados. Temos depois emails, Pasta Meus Documentos, onde é possível, nas opções definir as pastas a copiar e Dados Sistema, onde temos o Registo do Windows e outros componentes importantes. É ainda permitido fazer, por exemplo, um backup dos dados do cartão de memória, para ele próprio. Desta forma ao fazer um backup personalizado pode também incluir os dados do cartão.

 

 

 

 

 

Backup Agendado…

No backup agendado, temos de começar por definir os dias da semana e a hora que que irá ser executado o backup.

pc_capture2É possível definir ainda outros parâmetros para este agendamento, como apenas fazer o backup quando o equipamento estiver ligado à corrente. Este é um ponto importante já que o processo de backup reduz significativamente a autonomia.

 

 

 

Na janela de escolha de destino, existe agora uma opção de modo a apagar os ficheiros de backup mais antigos. Sem esta opção activada o espaço em memória pode esgotado muito rapidamente.

pc_capture4

 

 

 

Tambem no backup agendado é possível escolher que dados serão guardados…

pc_capture5

 

 

 

Podemos agora definir se o ficheiro vai ser comprimido para reduzir o seu tamanho e encriptado com uma password de modo a que só possa ser explorado, ou restaurado com essa palavra-passe. Pode ainda ser adicionado um comentário para melhor identificar os ficheiros..

pc_capture6 

 

 

É feito um relatório no final com alguns dos parâmetros anteriormente definidos.

pc_capture7

 

 

 

 

Fazendo o Restauro…

O restauro começa por nos sugerir o último backup efectuado, no entanto podemos seleccionar outro ficheiro.

pc_capture2

 

 

 

Nesta janela são mostrados os detalhes do backup, como o dispositivo em que foi efectuado, e a data.

pc_capture3

 

 

 

A reposição pode ser feita na integra, ou escolher os dados a repor.

pc_capture4 

 

 

Nas opções de reposição podemos activar algumas opções importantes.

pc_capture6

pc_capture7Parar processos antes da recuperação obriga a que todos os programas sejam terminados. Criar ficheiros de log ajuda a compreender, em caso de falha o que se passou. Forçar modo de upgrade de ROM permite repor o backup para uma ROM diferente da ROM onde o backup foi gerado.

 

 

 

Tal como explicado acima, mais uma vez surge um alerta a informar que todas as aplicações abertas têm de ser terminadas.

pc_capture8

 

 

 

 

Opções…

Em Menu > Opções é possível efectuar algumas configurações gerais.

pc_capture1 Uma das opções mais importantes aqui é o nível de compressão, que poderá ser definido para alto, para compactar ao máximo o ficheiro. Outra configuração muito útil é a possibilidade de criar um repositor stand-alone, ou seja poder  repor o backup num equipamento onde o SPB Backup ainda não esteja instalado.

Alem destes dois separadores, poderá, caso o dispositivo tenha um módulo de telefone, aparecer um outro separador “Telefone”, onde poderá ser inserido o PIN do cartão SIM. Se programar por exemplo um backup diário todos os dias à 4 da manha, quando já não está a utilizar o equipamento, na parte em que ele faz um reset automático, ao inicializar o PIN é inserido automaticamente de modo a não perder nenhuma chamada.

 

 

 

No separador Ficheiros, pode configurar excepções para os ficheiros que não quer que sejam incluídos nos backups.

pc_capture2  pc_capture3

 

Embora a utilização deste programa seja fácil, existe um manual que pode ser consultado aqui.

 

 

Ferramentas Relacionadas…

Sync Tool

Com o Sync Tool poderá automatizar a sincronização dos backups para o computador. Pode ainda inicializar as tarefas de backup/restore, desde o computador.

 

Unpack Tool

O Unpack Tool é um excelente extra que permite, no computador, explorar e exportar os dados dos ficheiros de backup. Entre os dados que podem ser exportados estão os SMS’s, contactos, apontamentos, histórico de ligações telefónicas, entre outros. Sem isto, apenas teria acesso directo aos dados directamente no Windows Mobile.

 

Estes dois aplicativos estão incluídos na instalação do SPB Backup para PC. O download pode ser feito aqui, carregando no botão Download, e não no Download CAB.

 

 

 

 

Para finalizar fica a sugestão de duas outras excelentes aplicações da SPB dirigidas para empresas. O Clone e o Kiosk. O Clone permite uniformizar o parque de PDA’s. Imaginemos uma empresa com 50 PDA’s. Ao invés de ter que configurar um a um, são feitas todas as configurações num só, é gerada uma imagem (clone) desse PDA que depois é reposto para os restantes 50 de forma muito rápida e eficaz.

O Kiosk permite configurar o ambiente de trabalho desses PDA’s de modo a que apenas o que é estritamente necessário para o utilizador possa ser acedido. Evita-se desta forma que ele possa aceder a configurações, aplicações, jogos, ou outros itens que possam interferir com o bom funcionamento do sistema, ou que ele se distraia com aplicações fora do âmbito de trabalho.

 

 

Gostou deste artigo? Deixe um comentário…


Ações

Information

4 responses

16 09 2009
Paulo Cardoso

São 20 linguagens!
:D

Ainda fui o primeiro?

Cumprimentos
Paulo Cardoso

16 09 2009
XpecialGUEST

Boa tarde. Parabéns, foste mesmo o primeiro!;) Vou reencaminhar o mail da SPB com o código de activação, com o qual podes registar a aplicação e usufruir de todas as vantagens de ser cliente SPB. Obrigado!

8 04 2011
anderson

Bom fiz um backup no meu celular e pelo que eu lembre nao pediu pra que eu digitasse nenhuma senha mais agora nao consigo ligar meu celular poir pede uma senha sera que ah alguma senha padrão ?
aguardo ajuda
OBRIGADO

9 04 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Quem está a pedir uma senha será mesmo o sistema operativo do telefone, não o SPB Backup.

Carlos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: