Monitorizando Discos Rígidos Através do S.M.A.R.T.

12 09 2009

 

12-09-2009 14-59-18 O disco rígido é porventura um dos componentes mais importantes de qualquer computador já que é ele que guarda todos os nossos dados. Embora não seja muito usual a  sua avaria, quando isso sucede rapidamente se instala o pânico, especialmente se não existir uma politica de cópias de segurança e recuperação contra desastres (disaster recovery) implementada.

 

 

E se conseguíssemos saber antecipadamente que um disco rígido poderá vir a dar problemas? É essa a função do S.M.A.R.T., que significa "Self Monitoring Analysis and Reporting Technology", ou seja: Tecnologia de Análise e Relatório Auto Monitorizado,  e é um standard da industria de discos rígidos.

 

 

Esta tecnologia é actualmente implementada em todos, ou quase todos os discos rígidos rígidos. A BIOS do computador tem também de suportar esta tecnologia, já que poderá ser ela a gerar o alerta de que algo de errado se passa com o disco. O S.M.A.R.T. monitoriza uma série de parâmetros, como por exemplo sectores danificados, temperatura do disco rígido, velocidade, número de horas em funcionamento, numero de vezes que foi inicializado, entre muitos outros. Estes dados podem ser “lidos” utilizando software do fabricante do disco, que normalmente também podem executar testes exaustivos ao disco, ou outro qualquer software para o efeito, como por exemplo o CrystalDiskInfo.

 

Para alem do S.M.A.R.T., são alguns os sinais de alerta que nos podem ajudar a perceber que nosso disco poderá estar com problemas. Ruídos anormais e constantes do disco, erros ao copiar e mover dados, como por exemplo: “Erro de dados (erro por redundância cíclica)”, avisos de que o disco a que estamos a tentar aceder não está formatado, ou sobreaquecimento anormal do disco.

 

 

Pode descarregar a versão portable do CrystalDiskInfo aqui. (não necessita de instalação). Suporta tanto discos internos PATA ou SATA, como grande parte dos externos via USB ou Firewire (IEEE 1394). Os sistemas operativos suportados vão desde o Windows NT4 até Windows 7.

 

 

Monitorização de um disco Fujitsu, com 15954 horas de funcionamento, com status de Saudável:12-09-2009 14-43-23 O Status mostra o estado actual do disco. Em cada linha de cada atributo também é mostrado o status na primeira coluna.

 

 

Disco Samsung com sectores danificados…

Untitled

 

 

 

Se tiver um sistema de armazenamento em RAID, é possível que não consiga monitorizar os discos, já que as aplicações de monitorização apenas conseguem “ver” o array e não os discos individualmente.

 

 

 

No caso de algo de errado já ter acontecido ao seu disco,e se a importância dos dados justifique o preço a pagar, existe sempre a hipótese de o enviar para uma empresa especializada na recuperação de dados, que em grande percentagem dos casos consegue recuperar a informação com sucesso. Para isso é importante ter em conta que um disco jamais deverá ser aberto, pelo utilizador ou pessoal não especializado, e que não deve ser tentada nenhuma outra operação que possa por em causa a recuperação dos dados, já que a probabilidade de sucesso na recuperação decresce drasticamente.

 

 

image

Algumas empresas que fazem recuperação de dados…

http://www.recoverylabs.pt

http://www.datarecovercenter.pt

 

Normalmente a orçamentação é gratuita, no entanto os valores a pagar em caso de recuperação são normalmente bastante elevados, podendo variar consoante a complexidade da situação, e com o tempo de resposta. Casos urgentes têm normalmente custos maiores.

 

 

 

 

Mais informação sobre S.M.A.R.T.: 

Wikipedia

http://www.z-a-recovery.com/man-smart.htm

http://www.ntfs.com/disk-monitor-smart-info.htm


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: