Backups no Windows Server 2008

23 09 2009

 

image Com a chegada do Windows Server 2008, vieram algumas alterações importantes no que diz respeito a cópias de segurança. O NTBackup disponível nas verões anteriores deixou de existir, sendo agora substituído por um conjunto de assistentes, com nova tecnologia que permite agilizar e melhorar o processo de cópias de segurança.

 

Mais do que em qualquer outro computador da rede, é no servidor que todas as atenções devem estar concentradas no que respeita a salvaguardar os dados importantes de uma organização. Deverá existir uma politica de cópias de segurança,e um plano contra recuperação de desastres que permita que em caso de problemas, no menor espaço de tempo sejam repostos o maior numero da dados, minimizando desta forma todos os transtornos causados.

 

 

Algumas considerações importantes devem ser tidas em conta:

  • Deixou de ser possível fazer backups para bandas magnéticas (tapes).
  • Cópias agendadas só podem ser feitas para discos dedicados, o que significa que serão utilizados em exclusivo para essa finalidade, não estando portanto acessíveis no Windows Explorer.
  • Os discos/volumes a copiar têm de estar formatados em NTFS, e ligados localmente ao servidor.

 

 

Algumas das novas funcionalidades e melhorias:

  • A Cópia de Segurança do Windows Server utiliza o Serviço de Cópia Sombra de Volumes (VSS), o que permite que depois do primeiro backup completo, os seguintes sejam feitos de forma incremental, o que reduz o tempo e espaço de execução. Além disso o VSS permite guardar ficheiros em utilização.
  • Gestão automática de espaço em disco. Nas cópias agendadas, não é necessário preocupar-se em apagar backups antigos, já que o processo será feito de forma automática, para reutilização desse espaço.
  • Possibilidade de fazer administração remota, já que a Cópia de Segurança do Windows Server utiliza um snap-in da MMC.
  • Capacidade para recuperar aplicações como SQL Server. Graças à tecnologia VSS, bases de dados SQL e outro tipo de dados, podem ser incluídos nos backups.
  • Possibilidade de guardar as cópias de segurança em vários discos, com vista à protecção contra desastres.

 


 
Como agendar um backup completo?

 

Primeiramente é necessário instalar a funcionalidade de cópia de segurança do Windows Server. Para o fazer aceda ao Server Manager > Funcionalidades > Adicionar Funcionalidade:

image

 

 

 

Uma vez instalado, para a existir nas Ferramentas Administrativas, um novo atalho: “Cópia de Segurança do Windows Server”

image

Do lado direito, temos os 3 assistentes que nos permitem fazer e repor as cópias de segurança. Para alem dos assistentes temos vários indicadores que nos permitem saber se todo o processo está a decorrer conforme o normal.

 

 

 

Embora já tenha estado agendada uma cópia diária neste servidor, vamos agendar uma nova em “Agenda da Cópia de Segurança”:

image

 

 

 

Neste passo temos que escolher o tipo de dados a guardar. Em “Servidor Completo” são guardados todos os dados de todos os discos. A opção “Personalizado” permite excluir volumes que não queremos incluir. Excepção feita para o volume onde o sistema operativo está instalado, já que não é possível remove-lo.

image 

Vamos escolher completo…

 

 

 

Aqui temos de especificar quantas vezes e a que horas queremos que o backup seja feito.

image

O ideal é escolher uma hora em que o servidor não esteja a ser acedido, neste caso é boa ideia escolher apenas uma vez por dia, ás 2 da manha.

 

 

 

Seleccionar o disco de destino! É agora mostrado o tamanho estimado para a cópia de segurança e o tamanho mínimo recomendado para o disco ou discos que vamos escolher para armazenar os backups. Vale a pena relembrar que os discos a serem utilizados vão ser formatados por este assistente, e vão ficar para uso exclusivo das cópias de segurança.

image

Para adicionar um disco, carregar no botão “Mostrar Todos os Discos Disponíveis”. A possibilidade de poder adicionar mais do que um disco tem como objectivo poder criar uma rotatividade na distribuição física dos discos e aumentar a protecção contra desastres. Se tiver 2 discos e os adicionar neste assistente, quando um dos discos for desligado, será utilizado o próximo.

 

 

 

Nesta lista são mostrados todos os discos existentes que não fizeram parte dos discos/volumes a copiar.

image

Seleccionar o disco, fazer ok.Voltar a seleccionar na janela do disco de destino e fazer “Seguinte”

 

 

 

Tal como mencionado antes surge agora um aviso muito importante em relação aos discos de destino!

image

 

 

 

 

No caso de o tamanho do disco ser inferior ao recomendado, que é o caso, surge uma nova mensagem a informar que no futuro poderá haver falhas!

image

Obviamente que deverá utilizar um disco com muita capacidade para este fim!

 

 

 

No caso de existirem vários discos de destino, será importante etiquetar os mesmos com a descrição aqui apresentada. No processo de restauro poderão ser pedidos os discos com uma determinada etiqueta!

image

Por fim, após a Confirmação e o Resumo, temos o agendamento criado.

 

 

 

De volta à janela principal, temos o estado do agendamento e outros indicadores.

image

Neste caso os indicadores ainda se reportam ao agendamento antigo, entretanto eliminado.

 

 

 

Cópia Única…

No painel lateral, o segundo assistente é a “Cópia de Segurança Única”, que nos permite criar um backup não agendado, ou seja manual, utilizando as definições do backup agendado, ou especificando novas definições:

image

Para não ter que esperar até ás 2:00h, vou fazer um backup manual utilizando as configurações existentes.

 

 

 

Como sendo o primeiro backup, é feita uma cópia completa. Posteriormente, só serão copiadas as alterações desde o primeiro backup (backup incremental).

image

 

 

 

Logo após o primeiro backup podemos confirmar os indicadores:

image 

 

 

 

Depois do segundo backup …

image

Como é possível verificar é feita uma gestão inteligente do espaço ocupado, pois em relação ao primeiro backup só foram copiadas alterações. Alem disso, o tempo demorado foi muito menor pois o tamanho dos dados alterados foi de apenas 140MB.

 

 

 

Voltando novamente a executar o assistente de cópia única, mas desta vez escolhendo opções diferentes, o que muda em relação ás opções anteriormente explicadas é o facto de poder definir algumas opções como por exemplo, os volumes incluídos na cópia, escolher como destino uma pasta de rede ou uma unidade óptica de gravação como gravador de DVD/CD.

 

 

 

Recover…

Por fim, o terceiro assistente “Recover” permite fazer uma recuperação total ou parcial dos dados…

image

O processo é extremamente simples e passa por escolher a data e hora, escolher se vamos repor ficheiros e pastas, ou volumes inteiros, e por fim definir os destinos dos dados a repor. É possível fazer a reposição para destinos diferentes dos originais, mantendo assim os dados já existentes!

 

 

 

Nota Importante…

O assistente gráfico não permite fazer cópias de segurança do estado do sistema (system state). Apenas via linha de comandos é possível faze-lo, sendo que terá de adicionar a funcionalidade “Ferramentas da Linha de Comandos” (ver primeira imagem do post). O system state é muito importante, pois nele estão contidos muitos dados críticos e fundamentais de uma instalação do Windows Server. Este backup pode ser útil para recuperar um servidor ou mover toda a informação para um outro.

 

    No system state estão contidos os seguintes dados:

    Registry.

    COM+ class registration database.

    Boot files, including system files.

    Certificate Services database.

    Active Directory Domain Services.

    SYSVOL directory.

    Cluster Service information.

    Microsoft Internet Information Services (IIS) meta-directory.

    System files that are under Windows File Protection (WFP).

     

 

Mais sobre o backup do system state no Windows Server 2008:

http://saviovallochi.spaces.live.com/blog/cns!4A5B3400BE2A5612!297.entry

http://www.linhadecodigo.com.br/Artigo.aspx?id=2205

 

 

Posts relacionados:

Shadows Copies

Backups no Windows Mobile

Backups de Bases de Dados SQL

 

Gostou do artigo? Deixe um comentário…


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: