Certificações Microsoft

5 10 2009

 

image

Num mercado de trabalho de T.I., altamente competitivo e em completa e constante evolução, os profissionais têm cada vez mais de de especializar e certificar em determinada área sob pena de serem ultrapassados. A especialização pode ser a chave do sucesso, especialmente em áreas onde existe um défice de profissionais. Uma listagem de profissionais certificados em todo o mundo pode ser encontrada nesta página da Microsoft.

 

Nesse contexto, as certificações Microsoft são uma boa opção para os profissionais que trabalham sobre plataformas desta empresa. Elas permitem  demonstrar as suas competências e especializações perante as entidades empregadoras, destacando-se dos demais.

 

O investimento feito em certificação tem sempre um retorno para o profissional, que muitas vezes pode ser directo, no aumento do seu salário, e para a entidade empregadora que para alem de poder ela mesma  entrar para o programa de parcerias Microsoft, melhora as sua suas competências e imagem junto dos clientes.

 

Motivos para obter a certificação:
  • Destaque-se dos demais.   
    Uma credencial Microsoft comprova o domínio de aptidões tecnológicas específicas e concretas procuradas pelas entidades patronais.
  • Ganhe mais.   
    Os profissionais de TI especializados em tecnologias Microsoft auferem salários mais elevados do que os seus congéneres da área das TI, além de que cada certificação Microsoft obtida o ajudará a progredir na escala do reconhecimento profissional.
  • Sinta-se confiante.   
    Os profissionais certificados tendem a sentir-se mais confiantes nas suas aptidões para a resolução de problemas e capacidades para contribuir para o aumento da produtividade da empresa.
  • Seja produtivo.   
    Os profissionais certificados ajudam a aumentar a satisfação do clientes, reduzir o período de indisponibilidade da rede e aumentar o nível de qualidade do serviço , ajudando as respectivas organizações a ganhar uma vantagem competitiva.

 

 

Os benefícios da certificação também incluem…
  • Reconhecimento da sua competência técnica pela indústria e comprovativo da sua especialização técnica
  • Logótipos personalizados que identificam o seu estado de certificação perante os seus pares e clientes
  • Acesso a descontos em produtos e serviços da Microsoft e empresas seleccionadas
  • Acesso a ferramentas e recursos relacionados com a sua carreira que o ajudarão a aperfeiçoar competências e a manter-se actualizado.

 

 image

 

 

5 passos para obter a Certificação Microsoft:
  1. Eleja a certificação certa para si   
    A Microsoft oferece um vasto leque de certificações que abrangem o alargado repertório de profissões da indústria das TI. É o potencial candidato quem decide as certificações que mais irão beneficiar as suas opções de carreira, tanto no presente como no futuro.
  2. Expanda a sua experiência com formação   
    Além da formação no exercício das suas funções, pode tirar partido de vários recursos de formação e de uma sólida rede de Parceiros Learning Solutions para o ajudar a alcançar os melhores resultados. Tudo poderá servir para o ajudar a melhorar as suas aptidões: desde manuais de estudo, guias práticos e cursos Microsoft E-Learning a cursos de formação práticos orientados por um instrutor.
  3.  Saiba o que pode encontrar nos exames   
    Utilize os guias de preparação para exames como o seu roteiro de certificação. Estes irão ajudá-lo a familiarizar-se com os objectivos dos testes, o público-alvo a que se destinam e as aptidões avaliadas para cada certificação, além de fornecerem sugestões que visam ajudá-lo a passar nos exames.
  4. Ponha-se à prova com um teste prático   
    Certifique-se de que está preparado para se submeter a um exame certificado pela Microsoft levando a cabo um teste prático completo. Apesar de não ter sido concebido para indicar exactamente a classificação que teria obtido, fornece indicações importantes sobre as áreas que requerem mais estudo, formação ou experiência prática.
  5.  Realize os exames necessários   
    Os exames são levados a cabo por entidades acreditadas para a realização de testes independentes em instalações próprias espalhadas por todo o mundo. Existem várias opções de registo disponíveis: pode registar-se através da Web ou num centro de testes específico. Basta seleccionar a área de estudo, o programa de teste e a região.

 

 

 

image

 

 

Um ponto de partida é fazer um só exame, e obter a certificação MCP – Microsoft Certified Professional. Um mesmo exame, pode servir para a obtenção de uma ou mais certificações. Por exemplo, o exame 70-270 (Installing, Configuring, and Administering Microsoft Windows XP Professional), serve para obter a certificação MCP, e, juntamente com mais 3, para obter a MCSA.

Algumas das certificações Microsoft:

  • MCP – Profissional Certificado Microsoft (1 Exame)
  • MCSA – Administrador de Sistemas Certificado Microsoft (4 Exames)
  • MCSE – Engenheiro de Sistemas Certificado Microsoft (7 exames)
  • MCDBA – Administrador de Base de Dados Certificado Microsoft (4 exames)

 

Depois de definir quais os objectivos a alcançar, vem a parte do estudo. Existem duas formas de o fazer. A primeira é frequentar os cursos de preparação para um determinado curso ou certificação. Obviamente isso implica ter que despender muito dinheiro, e alguma flexibilidade de horários. A vantagem é que existe um formador disponível para nos esclarecer dúvidas, e uma turma com quem partilhar informação, e fazer estudo em conjunto. Normalmente as entidades formadoras planificam percursos de integrados, que incluem as formações e os exames. Por outro lado, existe o auto-estudo. Este método exige muita determinação, e disciplina. Com todo o material que podemos encontrar na Internet, este método é claramente mais barato.

 

Um bom ponto de partida é definir logo a data do exame fazendo a sua marcação previamente com muita antecedência. Este factor psicológico, define logo uma data limite e evita estar constantemente a fazer o adiamento.

 

O tempo de estudo aconselhado para cada exame, pode variar para o ritmo de cada pessoa, e com o seu nível de conhecimentos. Um mês pode ser um tempo razoável entre a marcação, estudo e  o exame. Não existe nenhuma ordem definida para fazer os exames de determinada certificação, nem a obrigatoriedade de fazer formação prévia, ao contrário de outros programas de certificação de outros fabricantes.

 

Um outro ponto importante e o facto de nem todos os exames existirem em todas as línguas, e quando existem as traduções e os termos usados podem não estar 100% correctos. Todo o material de estudo existe maioritariamente apenas em Inglês, de modo que caso o seu nível conhecimentos sobre esta língua seja suficientemente bom para não atrapalhar o estudo nem o exame propriamente dito, é altamente recomendado estudar e fazer o exame em Inglês. Nunca estude numa língua e faça o exame noutra!

 

Normalmente os exames são constituídos por cerca de 48 perguntas, a maior parte de escolha múltipla, e algumas de simulação, como por exemplo, ter que criar um utilizador na Active Directory, ou criar um registo no Servidor de DNS. Para obter sucesso é necessário obter 700 pontos ou mais, em 1000. A duração é normalmente de 3 horas, podendo variar consoante a língua e o exame. O resultado do exame é visualizado imediatamente no final do mesmo. O é enviado directamente pela própria Microsoft, e tem validade Internacional.

 

Logo após a primeira certificação, o candidato obtém um “Welcome Kit” que é composto pelo certificado em papel, e por um cartão, tipo cartão de crédito com as certificações adquiridas, e os dados de acesso ao portal MCP Member Site, onde poderá gerir o seu processo de certificação, gerar os logótipos para utilizar no seu site, cartão de visita ou Curriculum Vitae, e ter acesso a conteúdos exclusivos.

 

imageimage

 

Mapa de Certificações Microsoft:

Para IT Pros

Para Developers

 

image

 

 

Conteúdos / Material de apoio:

 

Simuladores de exames / exames:

Simulador: Visual CertExam Suite (pago)   Exames: ExamCollection (grátis)

Simulador e exames: Transcender (pago)

MeasureUp (pago)

 

Software para criar máquinas/redes virtuais:

VirtualBox (grátis)

VMware Workstation (30 dias de avaliação)

 

Demos de sistemas operativos/outros produtos Microsoft:

Microsoft (versões de avaliação gratuitas)

Microsoft Trial Software Center

 

Vídeos:

Train Signal (conteúdos pagos)

CBT Nuggets (conteúdos pagos)

 

Livros:

Microsoft Press Books (livros novos)

Sybex (livros novos)

FCA (livros novos)

Amazon (livros novos e usados)

Julio Battisti (livros em português e muito outro conteúdo sobre certificações)

Ebay (livros usados)

 

 

Pontos Importantes:

Antes do Exame

  • Procure estudar com simuladores de exames, que para alem de mostrarem a resposta certa, explicam também o porquê de ser a resposta A, e o porquê se não ser a resposta B, C ou D.
  • Perca muito tempo a fazer os exames. Embora as perguntas que saem nos exames oficiais sejam aleatórias, há algumas que saem quase sempre.
  • Leia pelo menos na integra, um dos livros de uma qualquer editora, dedicado ao exame que vai fazer. No final de cada capitulo enfoque a sua atenção nos pontos chave.
  • Veja atentamente os vídeos do inicio ao fim. São várias horas que podem parecer muito chatas, mas é importante ver e ouvir alguém mais experiente do que nós mexer no assunto em questão.
  • Leia os ficheiros de ajuda incluídos em qualquer produto Microsoft. Embora por vezes sejam algo extensos, e confusos, são muito importantes no estudo.
  • Instale uma máquina virtual, crie uma rede caso necessário, e vá simulando por si mesmo, o que está a ler ou ver!

Durante o Exame

  • Releia as perguntas várias vezes. Algumas são bastante extensas e não muito clarificadas.
  • Marque as respostas em que não tem a certeza da resposta, para revisão. No final poderá voltar à pergunta marcada para alterar a resposta.
  • Não se intimide com a contagem decrescente do tempo. Quase todos os examinados acabam o exame muito antes do tempo limite.
  • Utilize a folha fornecida pelo centro de exames para tomar anotações, ou fazer esquemas que ajudem à resposta.

 

 

Outras informações de relevo:

Politica de repetição de exames:

  • Se um candidato não passar num exame poderá voltar a marcar o mesmo exame 24 horas depois da primeira tentativa.
  • Se à segunda tentativa o candidato não conseguir obter a classificação mínima, terá de esperar 14 dias para voltar a agendar novo exame.
  • 14 dias entre exames será o tempo mínimo para poder agendar novas tentativas.
  • Não são permitas mais do que 5 tentativas de êxito no mesmo exame por ano, sem a expressa autorização da Microsoft.
  • Se um candidato passar num exame, não poderá voltar a faze-lo novamente.

 

 

Bolsas de Formação:

IEFP – Bolsa de Formação da Iniciativa do Trabalhador

New Horizons – Bolsa de Formação da Iniciativa do Trabalhador

 

 

Valor a pagar por cada exame:

  • Marcado directamente no site da Prometric: 140 Euros
  • Marcado num centro de exames: Pode variar de centro para centro, mas o valor normalmente é muito superior em comparação com o valor pago quando marcado directamente na Prometric.

OBS: Normalmente existem promoções ou campanhas de descontos que podem fazer baixar o preço dos exames, ou oferta da segunda tentativa para passar num exame. Actualmente existe uma promoção que dá direito a um desconto. Ver aqui.

 

 

Lista de centros de exames Prometic em Portugal (em 04-10-2009):

CPCIS
Alfragide, Lisboa
Phone: 351 214706200
Rua Alfredo da Silva 2

GALILEU NORTE
Aveiro, Aveiro 3800-351
Phone: 351234371011
Rua Antonio Gomes Rocha Madail

GALIPAX-SERVICOS EM TECNOLOGIA
BEJA 7800-064
Phone: 35-128-4328735
RUA GENERAL MORAIS SARMENTO

GTI
Braga 4710-058
Phone: 229 390 320
Rua De Barros 97

 
DATASMART
LINDA A VELHA 2795-195
Phone: 351 21 417 11 61
RUA CENTRAL PARK
EDIFICIO 3
N6 PISO 4

Conhecer Mais
Lisboa 1300 260
Phone: 213600590
R Fradesso da Silveira 6-3B

Actual Training Consultoria e Formacao Lda
Lisboa 1600-546
Phone: 1715-8018
Ed. Multitech
Urb. Polo Tecnologico Lisboa
Lote 6, 2B

Capeduc
Lisboa 1500-098
Phone: 214704570
Rua Cidade de Rabat, Lojas A,B,C

 
Lisbon Rumos Formacao e Comunicacao
LISBON 1700093
Phone: 217824100
CAMPO GRANDE NO 56

GALILEU SERVICOS E TECNOLOGIA SA
Lisbon
Phone: 213612200
Alcantara Rio

New Horizons
Lisbon, Lisboa 1050 061
Phone: 351 210345800
Avenida 5 de Outubro
No. 124, 1st Floor

Prisma Instituto Formacao
Lisbon 1600 070
Phone: 351 21 7803510
Av Forcas Armadas 125 3C

Inovacenter Lda
Loule Algarve, Faro 810000
Phone: 289300191
Zona Industrial de Loule
Lt 3 Edif Inovacenter

RUMOS FORMACAO E COMUNICACAO
PORTO 4050-377
Phone: 351 222 006551
RUA MIGUEL BOMBARDA 222

CESAE-CENTRO DE SERVICOS E APOIO ÀS EMPRESAS
Porto 4150-212
Phone: 351226195200
Rua Ciriaco Cardoso 186

Decsis II
Porto, Porto 4250219
Phone: 228347800
Rua de Francos 121

Devscope
Porto, Porto 4000385
Phone: 916173062   
Rua Passos Manuel 232 4

GALILEU NORTE
Porto 4050 438
Phone: 351234371011

 

 

 

Lista de centros de exames Prometic em Angola (em 04-10-2009):

Rumos Angola
Luanda
Phone: 222326666
Rua do Maculusso n 19
2 Andar

Menshen
Luanda 0000
Phone: 923 3270

 

 

 

Lista de centros de exames Prometic em Moçambique (em 04-10-2009):

EDUCOM MOZAMBIQUE LDA – NEW HORIZONS CLC
MAPUTO
Phone: 21326291
ESQUINA DA AVENIDAS GUERRA POP
AHMED SEKOU TOURE NO 1028 1

CILIX INSTITUTE
MAPUTO
Phone: 21312491COMPLEXO DO EDIFICIO JAT IV
AV ZEDEQUIAS MANGANHELAS
267 7 ANDAR

Matrix Commercio- Maputo
Maputo
Phone: 21310298
Avenida Ho Chi Min 840, R/C
Rua John Issa 267, R/C

 

 

(A maior parte dos centros são também entidades formadores)

Mais sobre o programa de certificações Microsoft:

Wikipedia

Microsoft – Programa de Certificações


Ações

Information

3 responses

14 01 2010
Microsoft Second Shot de 13 de Janeiro a 30 de Junho de 2010 « ..::invisible flame light::..

[…] é novo no mundo das certificações Microsoft veja este post para mais detalhes, como benefícios de um profissional certificado, percursos de […]

13 05 2010
Vitor

Excelente post, vai ajudar-me imenso!

Abraço.

24 02 2013

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: