Primavera Express – Como Controlar/Processar Encomendas de Clientes

21 10 2009

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No Primavera Express, devido às suas limitações não é possível controlar encomendas de clientes da mesma forma que nas versões pagas. No entanto, depois de algumas alterações, podemos fazer com que se consiga criar uma encomenda de cliente, que depois pode ser convertida  num documento de venda.

Isto permite controlar todas as encomendas pendentes de facturação, quer total ou parcialmente , melhorando assim todo o processo logístico, diminuindo a margem de erro em encomendas esquecidas, e claro, melhorando a imagem que passa para o cliente. Alem disso, como é possível imprimir esta encomenda, poder-se-á alterar o layout do mesmo, colocando um campo para o cliente assinar a respectiva encomenda por exemplo, com as respectivas condições de entrega, criando aqui uma segurança extra para a empresa.

Como Fazer?

Para começar convêm efectuar uma cópia de segurança da Base de Dados, uma vez que vamos fazer alterações dentro da mesma, e algo poderá correr mal.

Depois disso, fazendo com a empresa seleccionada, ao fazer CTRL+ALT+P temos acesso à BD.

21-10-2009 19-20-28

Na realidade já existe um documento de Encomenda de Cliente criado, que é no entanto ocultado no Primavera devido à sua tipologia. O objectivo nesta parte é copiar algumas das configurações de um documento para o documento já existente ECL. Para seleccionar os 2 documentos em questão tem de copiar e colar a seguinte instrução, e fazer Executar:

select * from documentosvenda where documento=’GT’ or documento=’ECL’

(É possível que ao fazer copiar/colar, o texto não seja colado tal e qual como é mostrado aqui. Se isso acontecer, ou se ao executar o comando der erro, introduza o texto manualmente)

21-10-2009 19-20-28 2

Percorrendo todos os campos da tabela, vamos copiar o que estiver no documento GT, para o documento ECL nos seguintes campos:

  • SugestaoEstat
  • TipoDocCC
  • LigacaoTesouraria
  • Limitecredito
  • BalAnalitica
  • BalFinanceira
  • TipoDocumento (Este é o campo mais importante. Mudar o valor de 2 para 3)

Depois de concluir esta tarefa, voltamos ao Primavera, e no editor de vendas temos agora um novo documento para emitir Encomendas de Cliente:3

Para esta demonstração fiz 2 encomendas para o cliente ALCAD.

Quando as encomendas chegam para entrega ao cliente, ao fazer a Factura ou Venda a Dinheiro, em vez de estar novamente a dar entrada de todos os artigos, podemos converter uma ou várias encomendas numa só factura, ou VD, na sua totalidade, ou parcialmente. Em Contexto > Transformação de Documentos temos acesso a todos os documentos do tipo conversão que podem ser convertidos para o documento de destino.

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Neste editor de Transformação de Documentos, aparece-nos agora, também o documento de Encomenda de Cliente. Podemos aqui definir os documentos de origem, o intervalo de datas, e os números de documentos.

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Ao fazer procurar vai aparecer o resultado dos nossos critérios de busca. Ao clicar uma só vez num documento, todas as linhas desse documento vão aparecer na metade superior. Aí pressionando cada linha individualmente podemos faze-la passar para baixo. Isto permite processar uma encomenda parcialmente. O cliente encomendou o artigo A e o B. Como ainda só chegou o artigo A, vamos converter só o artigo A para factura, ficando o B pendente para processamento.

Alem de ser possível passar apenas alguns artigos de uma encomenda para a venda, podemos também incluir nessa venda artigos de diversas encomendas. O cliente fez 5 encomendas diferentes, ou seja 5 documentos de encomenda. Esses 5 documentos de encomenda podem ser todos incluídos numa só factura.

Depois de fazer confirmar, o resultado é este:

6

Um documento de venda com todos os documentos/linhas de artigos convertidos. Nas linhas imediatamente abaixo das linhas de artigos é incluída uma observação com o(s) documento(s) de origem, de modo a poder fazer a rastreabilidade do documento.


Ações

Information

25 responses

25 10 2009
Primavera Express – Encomendas de Clientes « ..::invisible flame light::..

[…] aqui como activar o documento de Encomendas de Clientes, no editor de […]

4 08 2010
ALbertoA

Boa tarde,

Mais uma vez agradeço as muitas dicas e sugestões aqui colocadas.

Tentei simular na minha empresa DEMO esta situação, mas falta-me uma coisa que não sei como activar. No ecran de criação de facturas, após carregar no botão contexto, não me aparece a opção de transformação de documentos.

Sabem como posso activá-la?

Muito obrigado

4 08 2010
XpecialGUEST

Que versão é que utiliza? 6.30 ou 6.40?

Na versão 6.40 também não me aparece essa opção, apenas na 6.30. Assim sendo tem que ir a Documentos > Processamentos > Conversão de Documentos Vendas. Devem ter tirado isso…

Carlos

5 08 2010
ALbertoA

Boa noite,

De facto utilizo a 6.4 . Mas se posso utilizar a conversão de documentos, isso já é suficiente para conseguir fazer este tipo de registo.

obrigado

3 09 2010
Nuno Silva

Boa noite

quando coloco logo no inicio: select * from documentosvenda where documento=’GT’ or documento=’ECL’ e faço executar dá-me este erro:

Erro: -2147217900, Status: 5, Source: Microsoft OLE DB Provider for SQL Server:
Incorrect syntax near ‘’’.

Peço desculpa da minha ignorância, mas gostava que me ajudassem.

Obrigado pela vossa atenção.

3 09 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Quando copiar o código para o Primavera, para o executar, apague o que estiver ao lado do GT e do ECL, e escreva manualmente o ‘ (tecla do ponto de interrogação).

Carlos

4 10 2010
António Miranda

Olá Boa tarde e, desde já, obrigado pela atenção.
realizei todos os passos acima descritos sem problema, no entanto, quando tento criar uma encomenda de cliente tenho um erro relativo ao tipo de documento não ter serie associada, já refiz os passos e continua com este problema.
não sei se já aconteceu a mais alguém mas cá fica a dúvida.
obrigado mais uma vez

4 10 2010
António Miranda

Já consegui atribuir uma serie ao documento agora não imprime dá este erro

Erro detectado pelo motor de impressão do ‘Crystal Reports’.

Error in File C:\PROGRAM FILES (X86)\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\MAPAS\LX\GCPVLS01.rpt:
Request cancelled by the user.

Help!
Obrigado

9 10 2010
XpecialGUEST

Boa noite

Penso que esse problema estará relacionado com as impressoras no Windows. Elas existem? Estão todas online?

Carlos

9 10 2010
XpecialGUEST

Boa noite

Confirme em Tabelas > Documentos > Vendas, escolhendo o documento da Encomenda, se o mesmo tem séries criadas.

Carlos

23 12 2010
AlbertoA

Boa noite,

Gostaria de saber qual será a melhor forma de proceder a uma anulação de uma encomenda, de forma a remover o documento da “secção” de conversão de documentos.

Por vezes os clientes cancelam as encomendas, e não é de todo funcional ter os documentos pendentes à espera de serem convertidos quando se sabe que nunca o vão ser.

Obrigado e Bom Natal

25 12 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Penso que a melhor solução, e talvez a única, seja alterar a encomenda, retirando todos os artigos.

Carlos

23 03 2011
zecatronix

Bom dia qual a possibilidade de fazer o mesmo mas em vez de ser nota de encomenda se nota de reparação. Já utilizo o documento de orçamento que posteriormente converto para venda. Na pratica o que queria era que o orçamento faz mas com o nome de “nota de reparação”.

Obrigado.

23 03 2011
23 03 2011
zecatronix

Sim enquanto navegava pelo blog reparei nesse artigo , e realmente faz o que pretendo. Agora só falta mesmo arranjar uma forma de o logo da impressa caber junto ao canto superior direito.
Obrigado

25 08 2011
bee

Bom dia
Depois de fazer um orçamento no 6.4, ele não me aparece na conversão de documentos. As guias de remessa aparecem, mas o orçamento não. O que será?

29 08 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Poderá ser a forma como o documento Orçamento está configurado.

Carlos

2 11 2011
Elisabete

Olá bom dia,

Desde já os meus parabéns pelo seu blog!

Tenho o Primavera express v6.40 instalado já faz algum tempo, acontece no entanto que nunca até hoje consegui fazer uma cópia de segurança pois dá o seguinte erro:

frmAdmDbmsBackupProps/BackupMessage: Cannot open backup device ‘C:\PROGRAM FILES\EXPRESS2.BAK’. Operating system error 5(Acesso negado.).
MicrosoftODBC SQL Server DriverSQL ServerBACKUP DATABASE is terminating abnormally.

Já tentei mudar o directório mas nada! Enquanto não consigo ajuda para resolver o problema vou rezando para que algo não estoire e fique sem nada!
Se de alguma forma me conseguir ajudar, agradeço!

Elisabete

2 11 2011
1 10 2012
HFA

Bom dia,
Antes de mais os meus parabéns pelo seu site. Tem ajudado imenso a comunidade de utilizadores Primavera.
Num cenário de várias guias de remessa de um dado ano que não foram facturadas nesse ano (por um lapso qualquer) e foram facturadas num ano distinto, as ferramentas de conversão e transformação de documentos funcionam? Isto porque tenho tentado converter documentos mas dá erro referindo que a data do documento origem não respeita os limites definidos na série do documento de destino. Será mesmo assim ou estarei a fazer alguma coisa de errado?

Obrigado.

2 10 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Tenho ideia que funcionam, e faz todo o sentido.
No editor de Conversão de Documentos de Venda, separador Opções, existe uma opção que talvez possa influenciar esse comportamento: “Correspondência entre Série do documento de Origem e Série do Documento de Destino”.

Cumprimentos

3 10 2012
HFA

Sim, de facto faz todo o sentido que fosse possível fazer esta operação. No entanto mesmo mexendo na opção que refere o erro mantém-se surgindo a mensagem: “A data do documento [23-01-2011] não respeita os limites definidos na série [2012A] do Documento[VPT]”. Penso que é o facto das séries serem anuais que origina este erro. Mas a data do documento do ano anterior não deveria influenciar em nada, dado que as datas que são colocadas no editor são todas do ano para o qual a série está configurada. Irei investigar melhor esta situação.
Aproveito para o questionar se tem conhecimento de alguma ferramenta que me permita analisar todas as guias de remessa de fornecedores que foram lançadas mas que não foram facturadas. Ou seja, numa situação em que foi dada entrada da guia de remessa e depois mais tarde quando chega a factura é dada entrada também da factura, verifica-se uma duplicação em termos de stocks e consequentemente de custos lançados. Pode parecer dificil de acontecer, mas é uma situação que em grandes volumes de informação acontece com alguma frequência.
Grato pela atenção.

5 10 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Normalmente as Guias de Remessa são convertidas em Factura através de um assistente especifico para o efeito, o que permite que não seja necessário voltar a introduzir todos os dados, que o stock seja creditado uma só vez, e que exista um fluxo documental entre os documentos. Numa Factura, ao iniciar esse assistente, depois de identificar a entidade, poderá verificar se existem documentos pendentes para transformação.

Cumprimentos

22 09 2014
Hugo santos

Boa tarde, este post vigora também para o start easy? Pergunto isso pois esse post foi feito em 2009 e estamos em 2014.

28 09 2014
XpecialGUEST

Bom dia,
Acabei de testar na v7.60 e não existe, no menu Contexto, a possibilidade de transformar documentos. Assim, este artigo não se aplica a versões diferentes da v6.40.

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