Primavera Express no Windows 7

23 10 2009

image

Agora que saiu o Windows 7, e o mesmo começa a ser amplamente utilizado, é normal que nesta fase, nem todas as aplicações funcionem correctamente com o mesmo. Este é um processo em que com o tempo os fabricantes de hardware e software vão adaptando os seus produtos para o novo sistema.

O mesmo aconteceu com o Windows Vista, com o XP e acontecerá futuramente com novos Sistemas Operativos a serem lançados. Há que alocar recursos para rescrever código compatível com o Seven, reprogramar componentes, efectuar testes, e tudo mais que esta mudança possa implicar, processo este que demora o seu tempo. Daí que é altamente aconselhável não utilizar para produção (utilização normal), sistemas operativos acabados de ser lançados.

 

Não é o caso do Primavera Express já que ele é compatível com o Windows 7, pelos testes que efectuei. Na própria página de download do Express, embora não diga explicitamente que é compatível com o novo Windows, é mencionado o XP ou superior, como requisito mínimo do S.O.

 

Fica aqui este post para comentários de utilizadores que possam eventualmente enfrentar algum tipo de problema na instalação e utilização do Express no Seven.

Primavera

image 

 

Ponto de Venda

image

 

Administrador

image


Ações

Information

21 responses

10 06 2010
Rui

Bom dia,

Gostaria de saber qual a resolução para o seguinte:

No POS do primavera, dá um erro na impressão:

“O documento não tem nenhum modelo associado.”

clicando em detalhes aparece:
“O modelo de impressão de talões, não se encontra configurado na tabela de documentos de venda.”

Obrigado.

10 06 2010
Rui

apareceu-me este erro também:

Erro na impressão.

O Mapa ‘.rpt’ não se encontra no percurso esperado: ‘C:\PROGRAM FILES\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\MAPAS\LX\’.

30 08 2010
Manuel Vieira

Também ja me aconteceu julgo no windows vista, ao instalar a aplicação esta por um problema que desconheço (talvez por erro do proprio sistema)esta não foi instalada em um caminho diferente do normal que é este “C:\PROGRAM FILES\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\MAPAS\LX\”, logo a solução mais simples é partindo do principio que ainda não trabalhou com a aplicação então proceda a desinstalação da mesma procure no pc por pastas relacionadas com o primavera atraves da procura no meu computador e apagueas reinicie o pc e tente nova instalação de preferência no caso do VISTA e do 7 como administrador, não consigo ser mais preciso pois isto ja aconteceu a algum tempo.

13 06 2010
XpecialGUEST

Boa tarde

Não fez nenhuma alteração aos mapas ou à estrutura das pastas do Primavera?
Verifique se a pasta C:\PROGRAM FILES\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\MAPAS\LX\ existe e se tem ficheiros.

Ambas as questões parecem estar relacionadas com isso.

Carlos

18 08 2010
Hugo Teixeira

Boas, Estou com o mesmo problema do que os colegas acima.
Ao tentar imprimir seja o que for, (VD, FACT, GUIA, etc…) aperece-me sempre o mesmo erro “C:\PROGRAM FILES\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\MAPAS\LX\”
Já fui à pasta em questão e tenho lá uma fila de ficheiros enorme, com a tal extensão de ficheiro “.rpt”….
Dicas ??

19 08 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Verifique no registo do Windows em HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\PRIMAVERA EXPRESS\SGX6\Default\GCP, se a chave PERCURSOMAPAS está definida para a pasta onde realmente os mapas se encontram.

Carlos

12 01 2012
Rui Miguel

Boa noite, estou com o mesmo problema, e ainda não consegui resolver, porém tenho bastantes vendas a dinheiro não me convinha reinstalar o software.

só me aparece o seguinte:
“O documento não tem nenhum modelo associado”

alguma ideia ?

12 01 2012
Rui Miguel

esqueci-me de mencionar que consigo imprimir qualquer outro documento, ou seja o problema está relacionado apenas com Vendas a Dinheiro

12 01 2012
Rui Miguel

Já resolvi o problema, renomeei a impressora, também verifiquei as configurações de impressão do documento “VD”, porem na impressao da VD atraves do POS (ou seja como “talão”) o documento sai com o “obrigado, volte sempre” em cima do nome da empresa..

13 01 2012
XpecialGUEST

Poderá alterar o modelo de impressão. Em Utilitários > Config. Documentos POS, depois de escolher o modelo VD, altere o último sector do mesmo, na parte do rodapé. Depois do Obrigado… faça Enter para descer algumas linhas, e vá experimentado para ver se resultou.

30 08 2010
Manuel Vieira

Boas,
Desde ja desejo agradecer o facto de existir este forum que é muito bom, espero ver aqui colocados + problemas e soluções para o ERP starter e profissional da primavera que no meu ver é um dos melhores softwares de gestão e não só.

Quanto a versao express: quando após instalação abrimos a aplicação para facturação ou POS no windows 7 (somente na facturação e POS no administrador não acontece), esta demora um pouco para abrir – esse tempo de abertura pode ser encurtado, clicando com o botão direito do rato no respectivo icone e escolher a opção propriedades -> separador compatibilidade -> e marcar a opção: Exec. este prog. em modo de compatibilidade (no meu caso win xp sp3) e também marcar: executar este programa como administrador -> após isto confirmar com OK.

De resto não tenho mais nada a crescentar porque a aplicação é bastante estavel no win7 e funciona na perfeição.

Já agora a versão que tenho instalada é a versão 6.4001.1073 ou seja a última disponibilizada pela primavera.

6 11 2010
Hugo

Boas,

Após ter instalado o primavera express no sistema windows 7 aparecem-me mensagens de erro que não consigo ultrapassar:

1ª PRIMAVERA EXPRESS v6.40 – Erro ao abrir empresa
“Failed to activate control ‘VB.UserControl’. This control may be incompatible with your application. Make sure you are using the version of the control that was provided with your application.”

2º Ao iniciar a plataforma no Administrador –
É necessário que instale o Service Pack 2 do MSDE no servidor seleccionado…

3º Dúvida – É necessário correr o windows installer que vem com o software que foi descarregado junto com o PRIMAVERA EXPRESS

Alguem teve estes problemas???

7 11 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Certamente esse Windows onde instalou o Primavera terá outras aplicações instaladas, e como consequência existe algum conflito ao nível dos componentes. Confirme se tem a última versão do Primavera Express, e tente instalar noutro computador, ou contacte o suporte da Primavera.

Em relação ao Windows Installer, o Windows 7 já tem consigo a versão necessária para a correcta instalação do Express.

Carlos

8 09 2011
HBarros

No meu caso as coisas não correram tão bem , pois após instalação ao aceder ao ficheiro principal Adm , iniciou a parametrização da plataforma , tendo dado o erro “Impossível estabelecer conexão ao servidor \PRiExpress . Tendo insistido , não deixa terminar a parametrização no momento de introduzir os dados do login , pois não reconhece os dados sugeridos pelo guia de instalação.

Se me puderem ajudar agradecia

Cumps

8 09 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Pode ter acontecido que a instalação dos serviços do SQL Server não tenham decorrido de forma normal. Aconselho-o a que leia o artigo seguinte, e faça a instalação do SQL Server de forma manual, e inicialize o Primavera para a nova instancia de dados criada: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/01/22/primavera-express-resolver-problemas-de-ligao-do-primavera-ao-sql-server/

Carlos

25 05 2012
Daniel Ribeiro

Bom dia,
Instalei a versão 7.5 num portátil com Windows 7, e sempre que tento “abrir empresa” aparece uma mensagem de erro a avisar que “O Primavera Express deixou de funcionar”
Já experimentei noutros computadores, e não dá erro. Apenas no portátil tenho este problema.
Como posso resolver esta situação? Já experimentei desativar a firewall e o antivirus, reinstalar SQL database, ativar e desativar alguns dos serviços relacionados com o Primavera, e nada resultou.

Obrigado,
Daniel Ribeiro

P.S. – Estão de parabéns pelo vosso bom trabalho! É raro encontrar quem esteja disposto a ajudar quem precisa. _O_

25 05 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

O seu Windows poderá estar instável. Esse problema poderá ter muitas origens, de modo que o melhor mesmo será instalar num Windows “limpo”, actualizado ao máximo.

Cumprimentos
Carlos Moreira

25 05 2012
Daniel Ribeiro

Boa noite,
Antes de mais gostaria de agradecer pela rápida resposta.
Já consegui resolver o problema. Bastou correr um programa que repara o registo do windows, e tudo ficou a funcionar na perfeição.

Cumprimentos,
Daniel Ribeiro

26 05 2012
XpecialGUEST

Pode indicar qual o nome do programa que utilizou? Para utilizadores que venham a ter um problema idêntico.

Obrigado

26 05 2012
Daniel Ribeiro

Advanced Unnistaller PRO, mas em principio qualquer um dos programas do mesmo género deverão fazer o mesmo efeito, tais como CCleaner, MV Reg Clean, etc.

Por precaução convém fazer sempre um backup do registo para o caso de alguma coisa correr mal. Normalmente este tipo de programas têm a função de backup e são muito intuitivos.

Além de corrigir o erro que descrevi acima, este método também corrige qualquer tipo de “runtime error” ou de “overflow”.

Cumprimentos,
Daniel Ribeiro

26 05 2012
XpecialGUEST

Ok.

Obrigado pela informação.
Cumprimentos
Carlos Moreira

Deixe uma resposta para Rui Cancelar resposta