Primavera Express – Encomendas de Clientes

25 10 2009

image Muitas empresas, na finalização de negócios com os seus clientes, ou reservas de produtos, principalmente quando estamos a falar de valores elevados, e projectos de alguma dimensão, “obrigam-os” a entrar logo à partida com uma percentagem do valor do mesmo, como forma de  garantir a autenticidade do negócio, e por outro lado para gerar financeiramente uma margem de manobra que permita avançar com encomendas a fornecedores, custos com inicio do projecto, etc.

 

Para fazer face à inexistência de uma forma de conseguir, na emissão de uma encomenda de cliente, indicar uma percentagem de entrada com base no valor total do documento, desenvolvi uma formula que se encarrega, quando mandamos imprimir o documento, de perguntar ao utilizador o valor da entrada, em percentagem. 

 

Como Fazer?

Veja aqui como activar o documento de Encomendas de Clientes, no editor de vendas.

Se ainda não tem o Crystal Reports instalado pode fazer o download de uma versão de demo nesta página. Terá de guardar a chave de instalação que irá aparecer logo abaixo do link de download e que será necessária para a instalação.

Uma vez que este relatório só faz sentido para documentos do tipo encomenda, é necessário ir a Tabelas > Documentos > Vendas > escolher o documento ECL (Encomenda de Ciente)

Depois de seleccionar a Série com que estamos a trabalhar, carregar em Configurar.

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Agora, seleccionar o mapa GCPVLS01, ou o mapa que temos associado à Série, e fazer Duplicar. É necessário dar-lhe um nome, inferior a 8 caracteres, como por exemplo ENC01.

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Temos agora disponível um novo mapa. Para que o ENC01 fique sempre predefinido tem de o activar, na primeira coluna (Def.).

Para alterar o mapa, pressionar Propriedades, e depois Editar…

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No campo Descrição podemos dar uma descrição que identifique o relatório.

 

 

Já no C.R. podemos alterar a estrutura do relatório, como por exemplo apagar os dados referentes ao transporte da mercadoria, uma vez que este mapa é uma Encomenda de Cliente.

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Com o botão direito em cima  de Campos de Parâmetro fazer Novo…

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Colocar como na imagem e fazer OK.

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Arrastar o campo criado para o relatório e logo de seguida formatar o mesmo para o ocultar, activando a opção suprimir…

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Agora, vamos  criar a fórmula, carregando com o botão direito em cima da opção Campos de Formulas, seleccionar Novo e dar-lhe o nome: PercentagemEntrada.image

 

 

 

Logo de seguida colar no editor de formulas a seguinte formula:

(CDbl({@RF_TotalPagar}) * {?Percentagem de Entrada} / 100)

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Fazer “Salva e Fecha”.

 

 

 

Arrastar a formula criada para o relatório, e posicionar num sitio à escolha. No menu inserir pode ainda adicionar outros campos de texto, como um campo para assinatura e data, linhas rectângulos, etc.

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No final faça Arquivo > Salvar. A primeira vez que grava o mapa recebe um aviso a alertar que no futuro apenas poderá abrir este ficheiro com a versão 9 ou superior. Prossiga.

 

 

No Primavera, ao imprimir uma encomenda de cliente:

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OBS: Uma vez que o valor de entrada é calculado no momento da impressão, e não é gravado na Base de Dados, todas as vezes que mandar imprimir o mesmo documento surgirá a janela para introdução do valor de entrada. Não existe forma, a não ser no documento em papel, de saber qual a percentagem ou valor de entrada introduzido na última vez que o documento foi impresso.


Ações

Information

17 responses

26 06 2010
Rui

Boas,
Esta dica tem bastante uso, principalmente para freelancers…. no entanto quando coloco a formula, ao guardar avisa que existe um erro na mesma….
Esta formula foi testada por mais alguem??

26 06 2010
XpecialGUEST

Foi testada por mim e funcionou. Qual é o erro que dá?

Carlos

26 06 2010
Rui

Na altura de imprimir aparece a caixa para colocar o valor, mas dá erro de impressão

26 06 2010
Rui

Por alguma razão, só consigo que funcione em pleno se editar a formula de um campo já existente. Com o campo criado colocado na folha dá sempre erro.
Seja como for assim já dá para ir usando, grande dica :)

24 02 2011
Emeci

Boa noite, Sr. Carlos
Na última versão do Express o documento Encomenda de Cliente não lá está (nem deixa criar), foi retirado ou instalei mal o express? Obg por uma resposta.
MC

25 02 2011
Emeci

Boa noite Sr. carlos,
A minha dúvida acima já não se coloca, já encontrei e deveria previamente ter visto no seguinte post https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/10/21/primavera-express-como-controlarprocessar-encomendas-de-clientes/
Muito obrigada!!! Falta-me ainda configurar a condição de pagamento por transferência bancária que ainda não consegui, bom… mas lá chegarei.
Uma boa noite e + 1 vez obg
MC

11 03 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

O ficheiro que tem a instrução SQL para adicionar a condição de pagamento por transferência bancária está novamente disponível para download através de um novo link.

Carlos

25 02 2011
Sónia Moreira

Bom dia,

Será que alguem me pode ajudar? Instalei o primavera express, está a funcionar , mas queria que os documentos (facturas, guias)quando impressos viessem já com o nome da empresa que emite o documento, e não consigo fazer essa configuração.

5 08 2011
Bruno Grilo

Boa Tarde!

Esta opção é muito importante para o que vou usar, no entanto precisava de aprimorar algumas coisas, uma delas é colocar um valor fixo de entrada em vez de percentagem mas creio bastar modificar a formula e colocar apenas o campo de parâmetro criado directamente?

Outra coisa é aparecer na encomenda o valor que falta pagar: Artigo custa 1000€, dá uma entrada de 200€ na encomenda e ficam 800€ a pagar na altura da Factura/Recibo e recebimento do artigo

A terceira é a melhor forma de ter um recibo a comprovar o pagamento da entrada para dar ao cliente e posteriormente aparecer na factura

Obrigado desde já!

8 08 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Se quiser um valor fixo na entrada, coloque manualmente, como texto. Quanto a aparecer na encomenda o que falta pagar, não sei se conseguirá fazer isso, porque a encomenda teria que saber, qual era a factura correspondente, e alem disso qual o valor pendente da mesma.

O melhor que tem a fazer é: O cliente aceita a encomenda no valor total de 12100 Euros. O cliente paga 50% desse valor, que são 6050. Vai à conta corrente dele e emite um adiantamento para o cliente levar como comprovativo. Posteriormente é feita a Factura. Na conta corrente fica a Factura no valor de 12100 e o Adiantamento, no valor de 6050. Juntando os 2 documentos, emite um recibo com os restantes 50% que faltavam pagar.

Carlos

9 08 2011
Bruno Grilo

Boa tarde Carlos!

Quanto ao aparecer o valor pendente já consegui contornar, aqui deixo a imagem:

Formulas e Campos:

1- Campos de parâmetro – Valor de Entrada (Suprimido)
2- Campos de Formulas – ValorEntrada (CDbl({? Valor de Entrada}))
3- Campos de Formulas – ValorRestante (CDbl({@RF_TotalPagar}) – ({? Valor de Entrada}))

(Provavelmente não serão precisos tantos parênteses mas assim funcionou)

De facto o adiantamento e juntando os dois documentos depois, resolve a situação, se bem que não é propriamente um recibo e se calhar alguém vai reclamar por isso.

Tenho uma dúvida em relação ao adiantamento, tem de ter o iva correspondente ao tipo de artigo que vai ser vendido no futuro (porque eu vou vender artigos com diferentes taxas de IVA) ou vai sem IVA?

Obrigado!

20 08 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

O Adiantamento é um documento fiscal (devidamente contemplado pelo SNC-Sistema de Normalização Contabilistica e pelo CIVA-Código do IVA) portanto tem um tratamento diferente de um Recibo. Como os adiantamentos não são própriamente comuns, algumas pessoas podem estranhar que lhes seja entregue documento com o nome de Adiantamento e não um Recibo, mas como disse é uma situação prevista e correcta.

Quanto ao tratamento do IVA, num adiantamento, não se sei responder com toda a certeza. Deverá consultar o CIVA, ou alguem que esteja por dentro do assunto.

Carlos

25 01 2012
Hugo

Boa noite,
Tenho uma ECL que já foi transformada mas ainda se encontra na conversão dos documento para venda tenho alguma possibilidade de a apagar de lá?
Obrigado pelo tempo, abraço

28 01 2012
XpecialGUEST

Foi transformada na totalidade? Se sim penso que já não deveria estar disponível para conversão. O processo decorreu de forma normal para outras ECL?

Cumprimentos

30 01 2012
hugbarHugo

Sim foi transformado na totalidade e gerou a FA normalmente com referencia da ECL.(nota na FA o artigo não ficou a azul)
Tenho processado outras ECL sem problemas
só queria mesmo limpar das lista de conversão documentos para não me confundir, mais uma vez obrigado pelo tempo

1 02 2012
XpecialGUEST

Se conseguir alterar a ECL, pode tentar alterar o documento e voltar a transformar, para ver se o ele muda o estado para transformado! Não me ocorre nada mais para ultrapassar essa questão!

Cumprimentos

1 02 2012
Hugo Barros

Transformei a ECL para um ORC e depois coloquei o ORC como rejeitado pode não ser muito poético mas ficou resolvido Obrigado pela dica

Um grande abraço

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