Como Proteger PenDrives com o BitLocker To Go no Windows 7

29 11 2009

 

image

Um dos recursos herdados do Vista, é o BitLocker, que tal como é sabido permite aumentar a segurança dos dados dos utilizadores. Esse recurso foi agora bastante melhorado no Windows 7, permitindo também encriptar unidades de armazenamento removíveis como pen drives através do BitLocker To Go.

 

 

Embora esteja apenas disponível apenas nas versões Enterprise e Ultimate do Windows 7, para criar a drive encriptada, é possível também aceder aos dados, em modo leitura, quer no Vista, quer no XP, através de um interface próprio chamado BitLocker To Go Reader.

 

 

Como Fazer?

Depois de inserir a unidade, ao aceder ao menu de contexto, escolher a opção para activar o BitLocker. Embora os dados já existentes sejam mantidos, é boa prática fazer uma cópia de segurança dos mesmos, fora da unidade que vamos encriptar, não vá o processo correr menos bem e danificar a nossa informação.

image

 

 

 

Colocar a password que queremos que seja pedida todas as vezes que necessitamos de aceder aos dados. Pode ainda ser activada apenas a opção de utilização de um smart card, para aumentar a segurança. A tecnologia smart card é essencialmente utilizada em ambientes empresariais de grande complexidade, como bancos, e seguradoras. As duas opções também podem ser activadas em conjunto.

image 

 

 

Neste passo terá a oportunidade de guardar num ficheiro de texto, ou imprimir, a chave de recuperação para a eventualidade de esquecer a password.

image 

É recomendado que guarde em papel, e num lugar seguro, a chave de recuperação, já que de outra forma o acesso aos dados, sem a password, será praticamente impossível.

 

 

 

Este é o último passo. Ao fazer “Start Encrypting” o processo iniciará a encriptação da unidade, processo este que poderá demorar algum tempo consoante  a capacidade e as velocidades de acesso.

image

image

image

 

 

Finalizado o processo, cada vez que introduzir a unidade no Windows 7, serão automaticamente pedidas as credenciais de acesso aos dados. Como é possível verificar, o ícone da unidade apresenta um cadeado fechado quando bloqueada, que passará a aberto depois de introduzir as credenciais correctas.

image 

Ao remover a unidade do computador, serão novamente pedidas as credenciais de acesso todas as vezes que introduzir novamente, a menos que active a opção “Automatically unlock on this computer from now on”, e aí, apenas no computador onde a unidade está inserida quando activa esta opção, não serão novamente pedidas.

 

 

 

Quando inserida no XP, ou Vista, será automaticamente mostrada a seguinte janela…

image

 

 

 

O acesso à informação é só de leitura. Qualquer tentativa de copiar informação para dentro desta janela, resulta num aviso que apenas poderá faze-lo no Windows 7.

image

 

 

Nota 1: Se tencionar utilizar a unidade no Vista, ou no Seven, o acesso será feito só de leitura, através do BitLocker To Go Reader, e a unidade terá de ser formatada em FAT.

Nota 2: A encriptação feita pelo BitLocker não impede que a unidade possa ser formatada.

Nota 3: A utilização de unidades encriptadas pelo Bit Locker impede que estas sejam utilizadas em várias situações, como quiosques de fotografia, impressoras, entre outros tipo de equipamentos autónomos, ou sejam, sem Windows ou interacção directa com o utilizador.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: