Como Criar Automaticamente Uma Pasta Para Cada Cliente do Primavera Express

6 12 2009

image Criar uma pasta para cada cliente, poderá ser muito útil para melhorar a organização dos dados no computador, e diminuir os tempo necessário a encontrar um qualquer documento ou ficheiro relacionado com determinado cliente.

Isto poderá ser muito útil em muitas situações: documentação recebida de clientes que é digitalizada, empresas que façam trabalhos em computador para os seus clientes, como artes gráficas, projectos, web design, etc.

Com este processo, é poupado o trabalho de ter que criar manualmente uma pasta para cada cliente. Com base na tabela de clientes já existente no Primavera, e com a ajuda de um pequeno utilitário, o processo leva pouco mais de um minuto.

 

Como fazer?

Nota: É necessário ter o Excel instalado.

 

Na tabela de clientes, e com a ajuda da tecla Control, seleccionamos todos os cientes para os quais queremos criar uma pasta. Depois, na opção exportar, exportamos a tabela para o Excel.

image

 

 

No Excel, eliminamos todas as colunas excepto a coluna do nome do cliente. A primeira linha também terá de ser eliminada.

image

image

 

 

 

Finalmente, no menu ficheiro, guardamos a tabela para uma pasta, mas com o formato Texto (Separado por tabulações).

image

image

image

 

 

 

O resultado final no ficheiro de texto é um cliente por cada linha.

image

 

 

 

Agora, depois de instalar  um pequeno utilitário com o nome de Folder Maker Personal disponível em: http://www.skyjuicesoftware.com/software/fmk_info.html. A versão de demonstração tem um limite de criação de 20 pastas.

image

Escolhemos a opção Folders::CSV, para que sejam criadas pastas com nomes baseados numa lista.

 

 

Antes de clicar no botão Load CSV, temos de retirar o delimitador “,” e activar a opção “Use newline”, já cada nome de cliente é delimitado por uma nova linha e não por uma virgula.

 

 

É mostrado um resumo sobre o resultado da leitura do ficheiro. No meu caso o ficheiro de texto contem 13 clientes.

image

 

 

Em Browse temos de indicar qual a pasta base onde serão criadas as pastas de clientes.

 

 

Por fim, ao fazer Create Folder(s) são criadas as pastas.

 

 

 

 

Resultado final:

image 

 

A operação poderá ser repetida todas as vezes que quiser-mos, ou seja, ontem criou uma pasta para todos os 100 clientes que tem na base de dados, e hoje deseja criar para os  novos. Poderá então exportar novamente todos os clientes, já que o utilitário irá apenas criar as pastas não existentes, não tendo desta forma que exportar do Primavera para Excel apenas os mais recentes.


Ações

Information

4 responses

19 04 2011
Lília Pedro

Boa tarde! Gostaria de saber como é que faço para exportar para ficheiro excel todos os dados que constam na ficha de cliente – incluindo o “endereço web”?
Obrigada.

20 04 2011
Maria Clara

Olá Lília,
Tem 1º que configurar a lista veja o tópico aqui:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/10/11/primavera-express-dicas-e-configuraes-parte-ii/

14 05 2013
susana

Eu gostava de saber de um modelo que permita a gestão de clientes. Com o itens cliente, artigo, emissão…pagamentos, etc. Eu sei que posso fazê-lo no excel, mas como noutra altura encontrei um modelo de gestão orçamental doméstico, gostaria de um semelhante para a gestão de clientes. Se for possível ajudar agradeço.

12 06 2013
XpecialGUEST

O seu comentário não e esclarecedor em relação ao que pretende. Pretende uma aplicação de faturação, ou de gestão de finanças pessoais?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: