Como Reinstalar / Transferir o Primavera Express entre Computadores

7 12 2009

 

image Quando pretendemos transportar entre computadores, ou reinstalar o Primavera Express, existem apenas duas coisas a copiar: a pasta mapas, no caso de os mesmos terem sido alterados, ou criados novos, e as bases de dados.

 

Existem aqui dois cenários distintos que podem ocorrer antes da reinstalação ou transferência de dados entre computadores. O primeiro cenário é quando não existe nenhum problema, e está tudo a funcionar normalmente. Neste caso, não existe nenhuma dificuldade de maior neste processo. No segundo cenário, a reinstalação, ou instalação noutro computador é motivada pela existência de problemas, de erros no acesso à aplicação, problemas com acesso do Express ao servidor de dados SQL, ou outro tipo de problemas. Nesta situação o processo pode implicar alguma dificuldade extra.

 

 

Nota: Para este post foi utilizada a última versão do Primavera, com a instalação integrada do SQL Server 2005 Express.

 

Cenário 1- (Não existe nenhum problema de acesso ao Primavera, ou ao servidor de dados SQL)

Dados a copiar:

Base de Dados

Para gerar uma cópia de segurança da bases de dados, aceder ao Administrador, seleccionar a empresa, e depois com o botão direito do rato aceder a Manutenção > Cópia de Segurança…

image

Agora apenas necessita de indicar o caminho e o nome da cópia de segurança para que o processo seja efectuado com sucesso. O nome do ficheiro já é colocado por defeito, no formato NOMEDABASEDADOS.BAK.

Caso receba um erro igual ao da imagem, terá que activar a opção xp_cmdshell no servidor de dados do SQL…

image 

Em Iniciar > Programas > Microsoft SQL Server 2005 > Configuration Tools > SQL Server Surface Area Configuration  > Seleccionar a última opção opção Surface Area Configuration  for Features e activar a opção Enable xp_cmdshell

image

Reabra o  Administrador e repita a operação.

image

Poderá no nome do ficheiro acrescentar a data ou outra informação para referencia futura. Para finalizar faça Confirmar.

 

Se mesmo assim der o erro:

“frmAdmDbmsBackupProps/BackupMessage: Cannot open backup device ‘C:\EXPRESS.BAK’. Operating system error 5(O acesso é negado.).
MicrosoftODBC SQL Server DriverSQL ServerBACKUP DATABASE is terminating abnormally.”,

feche a janela da cópia de segurança e volte a abrir, e não altere o caminho e o nome do ficheiro da cópia de segurança, que normalmente é: C:\PROGRAMAS\MICROSOFT SQL SERVER\MSSQL.1\MSSQL\BACKUP\EXPRESS.BAK.

 

 

 

Pasta Mapas

Só necessita de fazer uma cópia de segurança da pasta Mapas se tiver alterado ou criado algum mapa. O caminho por defeito da pasta Mapas a copiar é:

C:\Programas\PRIMAVERA EXPRESS\SG6

 

 

Para a reposição, tem que tem em conta que a versão do Primavera a instalar tem de ser igual ou superior à versão de onde foram geradas as cópias de segurança, já que os mapas também têm a sua própria versão.

 

 

PRIEMPRE

Se tiver configurados utilizadores e perfis, poderá optar por copiar o PRIEMPRE, por forma a manter esses dados. Veja  este post.

 

 

 

Reposição

Nota: Apenas é possível repor uma base de dados para um servidor quando a versão da mesma é igual ou inferior à versão do servidor, ou seja se tentar repor uma base de dados na versão SQL 2000 (MSDE) para o SQL 2005 obtêm êxito, mas o contrário, repor uma base de dados na versão SQL 2005, para o SQL 2000 (MSDE), já não é possível.

Repor a base de dados.

O processo de reposição é em tudo idêntico ao processo de cópia de segurança, excepto que tem que usar a opção Reposição de Cópia de Segurança.

image

Tenha em atenção que a base de dados já existente irá ser sobreposta pela cópia de segurança!

 

Depois de abrir o assistente, faça Próximo, depois confirme a bases de dados para a qual deseja repor a cópia (na instalação do Primavera Express, são criadas duas bases de dados por defeito, a DEMO, e a EXPRESS)

image

Seleccione o caminho da cópia de segurança…

image

Depois faça Próximo as vezes necessárias até concluir o assistente.

 

Para a reposição da pasta Mapas, se aplicável, renomeie a pasta Mapas já existente em C:\Programas\PRIMAVERA EXPRESS\SG6, para “Mapas-ORIGINAIS DA INSTALAÇÃO”, e depois cole aqui a pasta mapas que guardou anteriormente.

 

Para finalizar, terá que dar duplo clique na empresa, e voltar a preencher todas as informações relativas à mesma, como nome, morada, telefone, etc, já que esta informação não é guardada na base de dados da empresa, mas sim numa outra base de dados que o Express não permite efectuar a sua cópia.

image

Processo concluído!

 

 

 

 

Cenário 2- (Não é possível aceder ao Primavera ou não é efectuada a ligação à base de dados)

Caso aplicável, o processo de reposição da pasta mapas é feito da mesma forma que explicado acima.

 

Quanto à cópia das bases de dados para posterior reposição, e tendo em conta que neste cenário não consegue aceder ao Administrador devido a algum erro ou anomalia, poderá faze-lo através da ferramenta gratuita de gestão de bases de dados: Microsoft SQL Server Management Studio Express, que pode ser descarregada aqui.

Descarregue o ficheiro SQLServer2005_SSMSEE.msi, (38.5 MB) se o seu sistema é 32bits, ou o ficheiro SQLServer2005_SSMSEE_x64.msi no caso de ser 64bits.

 

Depois de instalado, abrir o Management Studio Express, através do atalho em Iniciar > Programas > Microsoft SQL Server 2005 > SQL Server Management Studio Express.

Para acesso ao servidor, é necessário indicar qual o servidor de bases de dados, e o login de acesso. Em Server name VMMODEL é sempre o nome do computador e PRIEXPRESS o nome da instância SQL.

image

Mudar a autenticação para SQL Server Authentication.

No login colocar:

  • Login: SA
  • Password: PRIMAVERA

image

Expandindo a árvore à esquerda, em Databases, temos acesso às 3 bases de dados do Express. PRIDEMO E PRIEXPRESS são as bases de dados das empresas, e PRIEMPRE é uma bases de dados não visível no administrador, onde são guardadas entre outras informações, utilizadores, perfis, e dados das empresas.

Para fazer o backup de uma bases de dados, clicar com o botão direito em cima, e em Tasks, aceder à opção Back Up

image

Poderá escolher um caminho diferente para a cópia de segurança, removendo o actual e adicionando um novo. Não esquecer que o nome do ficheiro terá que ser do tipo “NOME.BAK”.

image

Mais uma vez, se lhe der erro ao executar o backup, este erro é pelo facto de ter escolhido uma localização personalizada para o backup. Caso isso aconteça, feche esta janela, e reabra-a novamente, aceitando o caminho por defeito que normalmente é: C:\Programas\Microsoft SQL Server\MSSQL.1\MSSQL\Backup\ e o mesmo será executado com sucesso.

 

O processo de reposição, será efectuado da mesma forma que descrito acima, no cenário 1, já que será feito para uma instalação funcional Express.

 

No caso de não ser possível aceder ao servidor de dados devido a algum problema com o servidor de SQL, como consequência também não conseguirá aceder ao Administrador Primavera. Neste caso, para salvaguardar as bases de dados vamos ter que copiar os ficheiros MDF e LDF. Cada BD tem respectivamente dois ficheiros. O MDF é o ficheiro de dados e o LDF é o ficheiro de log que é utilizado pelo SQL para recuperação de bases de dados.

Como este processo de reposição não é o processo normal, nem está documentado, deverá apenas ser utilizado caso não tenha um ficheiro de backup, que possa repor pelo processo normal, explicado acima. Utilize-o por sua conta e risco!

 

Numa instalação por defeito do Express, as 3 bases de dados são colocadas na pasta C:\Programas\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\Dados. Neste caso, com o Primavera fechado, poderá simplesmente copiar os 6 ficheiros e colar na nova instalação do Primavera.

image

Se apagou no Administrador a base de dados DEMO, ou a EXPRESS e voltou a criar uma nova empresa, a mesma é criada numa outra localização diferente, normalmente em   C:\Programas\Microsoft SQL Server\MSSQL.1\MSSQL\Data. Neste caso, alem de ter que copiar os ficheiros PRIEMPRE_log.LDF e PRIEMPRE.mdf de C:\Programas\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\Dados terá também de copiar os 2 ou quatro ficheiros da outra localização.

image

No caso de ter bases de dados nesta pasta, ao contrário do que acontecia em cima, não vai conseguir copiar as bases de dados, a menos que pare o serviço do SQL. O erro ao tentar copiar é o seguinte…

image

Primeiro parar o serviço acedendo a Iniciar > Programas > Microsoft SQL Server 2005 > Configuration Tools > SQL Server Configuration Manager. Carregar com o botão direito sobre o serviço SQL Server (PRIEXPRESS) e fazer STOP.

image

Agora copiar os ficheiros para uma pasta, e depois voltar a arrancar com o serviço do SQL em Start.

 

Assim sendo, terá de copiar os ficheiros da pasta:

C:\Programas\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\Dados

e

C:\Programas\Microsoft SQL Server\MSSQL.1\MSSQL\Data (se aplicável).

 

A reposição neste caso não poderá ser efectuada através de um ficheiro de backup, mas sim das bases de dados MDF e LDF. Após instalar o Primavera, o mesmo irá criar as bases de dados na localização C:\Programas\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\Dados. No entanto, se na instalação antiga, apagou, e criou uma nova empresa, ela passou a estar na pasta C:\Programas\Microsoft SQL Server\MSSQL.1\MSSQL\Data. Se isso aconteceu, terá que voltar a apagar a empresa e voltar a criar uma nova, para que os nomes dos ficheiros a repor sejam exactamente iguais aos ficheiros existentes.

Tal como acima, terá de parar o servidor de dados, copiar as suas bases de dados, substituindo todos os ficheiros, e voltar a colocar em Start o serviço do SQL. Se fez todos os passos correctamente, terá novamente o Primavera a funcionar.

 

 


Ações

Information

184 responses

17 12 2009
Alberto Ferreira

Muito obrigado masi uma vez pelo excelente blog.

Eu tenho uma situação um pouco diferente das duas expostas anteriormente. E preciso de alguma ajuda.

Na realidade eu tive um problema no computador tendo necessidade de reinstalar todo o sistema operativo. Mas antes consegui copiar integralmente as pastas onde estava instalado o Primavera Express. e a Pasta onde estavam as bases de dados (em Microsoft SQL Server).

Agora tentei re instalar o sistema mas não sei como ir buscar as bases de dados.

Muito obrigado
Alberto

17 12 2009
XpecialGUEST

Se não tem o ficheiro de backup, terá de fazer como diz mesmo na parte final deste post, ou seja:
1º – Instale o Primavera Express.
2º – Se na instalação antiga tinha apagado a empresa e voltado a criar uma nova, faça-o agora também.
3º – Pare o serviço do SQL
4º – Copie os ficheiros MDF e LDF que guardou antes de reinstalar o sistema para a nova pasta.
5º – Volte a arrancar o serviço do SQL.

19 12 2009
Alberto Ferreira

Obrigado pela sua colaboração

Mas agora a questão está mais difícil.

Quando tento Administrator 6.4 da uns erros

O primeiro erro pede para indicar o “nome” do Servidor de dados. O que esta definido é “.\PRIExpress”
O segundo parâmetro é o Tempo de espera que é 120 segundos. (Tenho pena não poder enviar as imagens dos erros.

Segundi para o próximo quadro pede-me a conta de acesso e a password ao que eu tenteis SA e PRIMAVERA respectivamente

AO que obtenho um erro que diz não ser possivel conectar-se com o servidor, usando os dados fornecidos.

E depois não sei o que fazer

Alberto Ferreira

19 12 2009
XpecialGUEST

Numa instalação do Primavera Express efectuada com sucesso, não surgem nenhuns tipos de erros, ou pedidos para indicar o servidor de dados e o respectivo login, como os que está a indicar. Efectivamente, todos os dados que indicou estão correctos. Ele apenas sabe onde está o servidor de dados, porque provavelmente não foi instalado.

Tendo em conta que o Primavera instala também de forma integrada o SQL Server 2005 Express, em modo silencioso, se algo correr mal na instalação do SQL, normalmente não surge nenhum tipo de aviso ou alerta, tendo no entanto instalado com sucesso o Primavera.

O que é que poderá estar a correr mal na instalação, ou na ligação ao SQL? Efectivamente há muitas coisas que podem correr mal ou impedir a ligação ao servidor do SQL, como Firewall, portas bloqueadas por questões de segurança, problemas com componentes já existentes, problemas ao nível do sistema operativo, serviço parado, etc. Tudo tem de estar em perfeita sintonia para as coisas funcionarem.

Sugiro que tente instalar num outro computador, com o Windows “limpo” isto é, sem nada mais para alem dele mesmo, e aí certamente não terá nenhum problema.

A outra hipótese é instalar manualmente o SQL Server.
Espero ter ajudado!
Carlos

31 05 2016
Paulo Jesus Deeppaint

Bom dia, tive problemas com o meu pc e fui perdendo informação no programa Primavera, quando tentei ir buscar os backups não consegui, fiz como me indica e apartir daí começou a dar este erro 208: Invalid object name ‘PRIEXPRESS.dbo.Moedas’. Consegue-me me dizer se fiz algo errado ou o porquê deste erro.
Obrigado
Paulo Jesus

20 12 2009
Alberto Ferreira

Obrigado XpecialGUEST

Funciona 100%

Assunto resolvido

Alberto Ferreira

19 12 2009
Alberto Ferreira

Bem a primeira parte.

Esta resolvida. De-instalei tudo (inclusive o sql) e voltei a instalar. Agora falta seguir as suas recomendações para carregar as antigas bases de dados.

Alberto Ferreira

4 01 2010
Rui Veríssimo

Boas! Excelente post.

Aparentemente tudo funcionou, mas ao tentar consultar “Saldos em conta corrente” obtive o seguinte erro:
-2147217900 – Erro no processamento de movimentos.
Cannot resolve the collation conflict between “Latin1_General_CI_AS” and “SQL_Latin1_General_CP1_CI_AS” in the equal to operation.

Creio que se deve ao facto de antes trabalhar num xp em inglês e agora num vista em português…
Nâo posso alterar o colatte da base de dados.. dá-me erro de dependências de base de dados …

O que devo fazer? Alguma sugestão?

4 01 2010
XpecialGUEST

Pois, as bases de dados têm collations diferentes, o que está a provocar esse erro! Como instalou o Primavera e SQL e como repos as BD’s?

6 01 2010
eagler

Boa Noite,

Antes de mais parabéns pelo blogue! tem informação bastante util e VERDADEIRA acima de tudo.

Queria deixar aqui um problema que me surgiu com especial pedido para a sua ajuda na tentativa de o conseguir resolver. A situação é a seguinte:

Fiz um backup através do utilitário disponível na parte de administração, formatei o computador, instalei tudo de novo e agora não consigo repor a base de dados. o erro que surge é “erro ao enumerar as cópias de segurança” carregando no botão “detalhe”, obtenho a seguinte mensagem “O ficheiro indicado não contém cópias de segurança válidas. A cópia poderá ter sido efectuada com uma versão diferente do SQL Server”.

A versão de SQL é a mesma, logo, deduzo eu que o problema não seja esse, mas sim que esteja relacionado com a integridade ou falta dela no ficheiro .bak que foi gerado quando fiz a cópia de segurança.

Chegando a essa conclusão, decidi instalar o SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO no âmbito de tentar recuperar a base de dados manualmente mas ao fazer a reposição do .bak para a base de dados PRIEXPRESS obtive nova mensagem de erro aos 90% do processo de restauro “System.Data.SqlClient.SqlError: RESTORE detected an error on page (0:0) in database “PRIEXPRESS” as read from the backup set. (Microsoft.SqlServer.Express.Smo)” a mensagem não diz muito, mas serviu para sublinhar a minha ideia de que o ficheiro de backup estará corrompido.

Espero ter sido explicito e ter conseguido passar a ideia real do meu problema.

Desde já agradeço quaisquer ajuda.
Um Abraço.

1 08 2012
Paulo Fernandes

o meu problema é o mesmo mas detinha na origem o sql 2008 e na nova o sql 2005… help me too

6 01 2010
XpecialGUEST

Bom dia.

Aparentemente o backup está corrompido.

Veja a parte final do post: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/12/12/como-identificar-problemas-com-base-de-dados-do-sql-server-corrompidas-ou-marcadas-como-suspect/ onde fica a saber com obter mais detalhes sobre o erro, visualizando o gestor de eventos do Windows.

Se apenas tiver esse backup e for muito importante, considere abrir um incidente de suporte com a Primavera!

Abraço!
Obrigado

6 01 2010
eagler

Obrigado pelas dicas e pela rapidez das mesmas!

Fundamental era mesmo recuperar os dados relativos aos artigos.
Vou tentar encontrar alguma forma de recuperar ao menos esses 400 artigos pois não me dava muito jeito voltar a introduzi-los manualmente..

Obrigado,
Abraço.

28 03 2010
Ricardo

Obrigado ao autor do tutorial para reposição de base de dados por conta e risco… funcionou perfeitamente quando já não tinha qualquer esperança de recuperar os dados.

7 05 2010
Herberto

Boas tarde, um muito obrigado por quem tirou tempo para nos ajudar, o meu problema é o seguinte: após problema com o pc antigo resolvi comprar um novo e ao repor a segurança do antigo da-me um erro de importação emtre verções da 53? para a 6??, peço desculpa pelos pontos de interrogação mas neste momento não me recordo das verções ao certo. tb poderei verificar para dizer mais tarde

7 05 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

A descrição do problema que apresenta é muito vaga. Sem mais detalhes é impossível perceber qual a origem do problema.

Qual o erro exacto que o sistema apresenta?
Em que parte do processo de reposição da base de dados da erro?
Qual a versão do PE que instalou?

Carlos

31 05 2010
Daniel

Meu caro, excelente, excelente, excelente, é o que posso dizer! Houvesse mais ajuda desta por essa internet fora… um grande abraço!

31 05 2010
XpecialGUEST

Obrigado!
Carlos

31 05 2010
Daniel

Já agora,isto pode vir a ser útil para alguém: o método por conta e risco não funcionou à primeira, dava um qq problema com qualquer coisa “…moeda..”.

Fiz o seguinte, tinha um backup de Janeiro de 2009, que utilizei, e depois apenas parei o serviço SQL e coloquei os ficheiros em C:\Programas\Microsoft SQL Server\MSSQL.1\MSSQL\Data.

E está a funcionar! Cumprimentos e boa sorte a todos os que tenham o problema que eu tive…

13 06 2010
Jorge

Boa tarde,

A pedido de um amigo reinstalei um PC com o Windows 7 e agora estou a ter problemas ao instalar o primavera professional versão 7
Eu arranco a aplicação e a instalação corre sem problemas só que quando reinicio a máquina no fim da instalação não me consigo ligar a instância PRIMAVERA aparece no icon junto ao relógio que gere os serviços do SQL “no conectd….”
O que estou a fazer mal ?
Tenho de instalar o SQL antes de instalar o primavera ??

desde já obrigado pela ajuda que me possam dar

13 06 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

O Windows 7 é incompativel com o MSDE (motor de base de dados do SQL 2000), que pela descrição que faz, é a versão que o Primavera está a instalar de forma integrada. Tente instalar manualmente o SQL Server 2005 Express, configurando todos os detalhes da instância, e posteriormente, ao inicializar o Administrador pela primeira vez, indique as informações de ligação ao servidor de dados.

Carlos

13 06 2010
Jorge

Muitissimo Obrigado Carlos pela resposta

E depois de instalar o SQL Server 2005 Express faço a instalação normal do primavera ? deixo de fora a opção que instala o MSDE

Pode-me p.f. descrever de uma forma simples a sequência de instalação para ver se não me perco pelo meio.

mais uma vez agradeço a ajuda que me possa prestar

Jorge

13 06 2010
XpecialGUEST

Sim, faça a instalação normal do Primavera, mas sem o MSDE.

Veja neste site como instalar o SQL Server 2005 Express:
http://www.mcdbabrasil.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=67

Em caso de dúvida faça uma busca no google, pois existem mais sites com o assunto.

Carlos

13 06 2010
Jorge

Carlos,

Obrigado pela sua disponibilidade espero num futuro poder ajuda-lo numa situação que necessite

o meu mail é jaq@ispgaya.pt sou funcionário do ME no porto

Amanhão quando chegar junto da máquina vou aplicar a ajuda que me enviou.

Jorge Querales

14 06 2010
Manuel Almeida

Boa Noite,
Antes de mais parabéns pelo blogue!
estou com um problema, não sei se isto é normal acontecer!?
depois de reinstalar o primavera, pelo metodo da reposição dos ficheiros das base de dados (MDF e LDF), aparentemente tenho tudo funcional e com os dados todos. Contudo existe uma “falha” nao tenho os meus recibos antigos.

Alguem ja passou por isto ? O que devo fazer ?
Alguma sugestão?
Desde já agradeço quaisquer ajuda.

14 06 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Muito estranho isso! Como é que chega a essa conclusão, de que os recibos antigos não existem?

Carlos

16 06 2010
Manuel Almeida

desculpa Carlos,
estava a resolver este problema remotamente… não reparei que uns lindos dedos foi mexer (tentou resolver o que ja tinha resolvido) – umas horas depois, quando eu estava a testar o que tinha feito, estava ja com outra BD antiga e por isso é que nao funcionava lol!

18 06 2010
Pedro

Viva.
Antes de mais, parabéns pelo site. Muito informativo e útil.

Gostaria de saber se me poderia ajudar: tenho instalado o Primavera Express num computador novo, com windows 7.

Fiz o backup do anterior, e reinstalei nesta máquina. Tudo normal. O problema é que as facturas, mesmo as já liquidadas aparecem com IVA a 0, apesar de na tabela estar 20%. Não consigo perceber porquê.

Já desinstalei o Primavera, o SQL e nada. Alguma ideia? Obrigado.

18 06 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Duvido que algo tenha mudado no processo de cópia/reposição. Ou essa situação já acontecia antes, ou houve alguma alteração depois da reposição. Confirme.

Carlos

22 06 2010
Henrique Marques

Boa tarde,

antes de mais, muito obrigado pela ajuda que aqui é prestada a todos nós.

Tenho em mãos um verdadeiro pesadelo, que é o seguinte:

tive recentemente um problema no meu PC e fiquei sem conseguir aceder
ao disco rígido, acontece que esse PC tem instalado o Primavera com
toda a facturação dos últimos dois anos. Fiz uma recuperação de dados
com um software indicado para o efeito e consegui recuperar as pastas
“PRIMAVERA EXPRESS e SQL Server 2005” nas quais penso ter armazenadas
as bases de dados.

Entretanto, já instalei tudo de novo num outro HD que comprei , mas
não sei como é que posso introduzir as BD com toda a informação que
tanto preciso. Já tentei seguir os passos acima descritos e não deu,
já tentei simplesmente substituir as pastas, mas quando abro o
Primavera express e tento inicializar a plataforma, ao ler a BD o
programa dá erro e diz que não consegue aceder.
aparecem-me estas mensage

Cannot open database “PRIEMPRE” requested by the login. The login

failed. —este aparece quando tento entrar pelo PRIMAVERA EXPRESS V6.40

/* @Versao = 03.08.0000 */

/* ESTPRIEM.SQL: Estrutura do PRIEMPRE */

CREATE TABLE [dbo].[CBLMapasCriterios] (

[NomeMapa] [varchar] (40) NOT NULL ,

[TpExerc] [smallint] NULL ,

[Coluna] [smallint] NULL ,

[Empresa] [varchar] (10) NULL ,

[Ano] [varchar] (5) NULL ,

[UEmpresa] [varchar] (10) NULL ,

[UAno] [varchar] (5) NULL

) ON [PRIMARY]

GO

E este quando entro como administrador e vai directamente para a inicialização da plataforma.

Como não percebo nada do assunto, estou simplesmente assustado com o facto de poder perder a facturação da empresa, pois não tenho nenhuma cópia de segurança.

se me puder ajudar, agradeço

Henrique Marques

Desde já agradeço a atenção dispensada a este assunto.

Aguardo a vossa resposta.

Atenciosamente,

Henrique Marques

17 11 2011
Nacer

Caricimos apesar de tarde mas não irei deixar de Responder a este problema de PRIEMPE, um das soluçãoes é apenas criar uma nova instância!!!

Obrigado.

28 06 2010
Rui Araújo

Boa tarde,

estou com um problema no meu Primavera Express após uma migração de Windows XP para Windows 7.
Consegui recriar a empresa e carregar correctamente o backup efectuado, só que no entanto não consigo fazer com que a aplicação chegue correctamente aos mapas, estando sempre a retornar o erro “Erro na inicialização da informação da série. 3000 O mapa XXXXXa não existe” quando acedo às séries para as configurar.

28 06 2010
XpecialGUEST

Verifique se dentro da pasta mapas, na instalação antiga, tinha uma pasta chamada Novos, e em caso afirmativo se copiou essa pasta com todo o seu conteúdo para a nova instalação.

Carlos

28 06 2010
Rui Araújo

Boa noite Carlos,

realmente existia uma pasta Novos que foi correctamente copiada, mas no entanto a aplicação continua a não conseguir lá chegar.

Existe alguma forma de forçar o caminho para os respectivos mapas na aplicação?

Cumprimentos e desde já muito obrigado

28 06 2010
XpecialGUEST

Verifique no registo do Windows:

Iniciar > Executar > regedit > HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\PRIMAVERA EXPRESS\SGX6\Default\ADM e tambem na pasta GCP.

Confirme os caminhos.

Carlos

30 06 2010
Rui Araújo

Boa tarde Carlos,

já verifiquei os caminhos e estão todos correctos no registry. Já desinstalei a aplicação, limpei todas as pastas que diziam respeito ao Primavera e segui todos os passos religiosamente, só que no entanto continuo sem conseguir chegar aos mapas.

Cumprimentos e muito obrigado pela disponibilidade

30 06 2010
XpecialGUEST

Olá. Assim sendo só lhe resta contactar o suporte da Primavera.

Carlos

10 07 2010
Rui

Bom dia,

Caro Carlos, será que me podes ajudar?

Na impressão/finalização de uma VD no Posto de Venda, aparece o seguinte erro:

“ERRO NO ACESSO À BASE DE DADOS”

se clicar em detalhes, aparece o seguinte:
“TYPE MISMATCH”

Será que me podes ajudar ?

Obrigado, Cumps

10 07 2010
XpecialGUEST

Bom dia.

Anteriormente conseguiu fazer VD’s sem qualquer erro, no Ponto de Venda? Se sim não alterou nada que pudesse estar na origem do problema?

Carlos

10 07 2010
Rui

Não, apenas o instalei numa máquina acabada de assemblar e formatar com WinXP 32bits.

Não alteramos nada a não ser a série de documentos.

10 07 2010
XpecialGUEST

Sinceramente não faço a mínima ideia. Tente apagar a BD Express, e criar uma nova, configurando todos os parâmetros do posto.

Carlos

12 07 2010
Rui

Ok Carlos,

Obrigado na mesma, eu vou tentar achar o problema, porqe já existem produtos criados, e se o encontrar posto aqui a informação de resolução.

Cumps.

5 08 2010
Jose Vieira

Boa Noite

Já tentei repor as bases de dados, com o ficheiro de backup e com os ficheiros da base da dados. O problema é que só aparece o ano de 2010, falta as facturas de 2009.
Como posso resolver?

Obrigado, cumprimentos

5 08 2010
Jose Vieira

Boa Noite

Apanhei um susto mas foi apenas isso, tinha a serie de 2009 desactivada

1 09 2010
Rita Coelho

Boa tarde, estou a tentar fazer a reposição de uma base de dados seguindo as excelentes indicações aqui dadas, mas recebo um erro do tipo: erro na comunicação com o servidor de dados “Method ‘~’ of object ‘~’ failed”

Faz ideia do que se trata e como se resolve?

Um abraço e obrigada, Rita Coelho

1 09 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Quando fizer a reposição de uma BD tenha a certeza que o Primavera Express está fechado. Isso deve resolver o seu problema.

Carlos

4 09 2010
Alexandre Silva

Boas noites,
tenho Primavera instalado num servidor a que os clientes acedem via terminal service.
Após formatar um dos pcs clientes ao tentar aceder ao primavera (vi aterminal service) dá-me indicação que no pc cliente não se encontra licenciamento para a respectiva aplicação.
Estando a correr em terminal service não deveria ser reportado nada localmente.
Será que alguém me consegue dar alguma dica?
Obrigado

4 09 2010
XpecialGUEST

Boa tarde

Desde a versão 7.50 que os acessos via Terminal Services são monitorizados pelo Primavera. Isto significa que, no Administrador, nos Postos é criada uma entrada, para cada nome do computador que ainda não exista.

Carlos

6 12 2010
Tiago Silva

Boa noite a todos,

Instalei o PE 6.4 à cerca de 1 mês e a instalação correu sem sobresaltos. No entanto, vi-me obrigado a desinstalá-lo à uns dias atrás e agora, após o ter reinstalado, depararo-me com o seguinte problema: na versão disponibilizada a 8/11/2010, tento arrancar com o ADM para criar a empresa, mas após inserir o user e pass, e quando o assistente vai para aceder à inicialização da plataforma PRIMAVERA, dá-me o seguinte erro:

[MIcrosoft][OBDC SQL Driver][SQL Server] Database ‘PRIEMPRE’ cannot be opnede due to inaccessible files or insuficient memory or disk space. See the SQL Server errorlog for details.

1) Tenho mais do que espaço em disco disponível;
2) Os ficheiros das bases de dados ‘PRIEMPRE.MDF’ têm permissão para escrita (não está hidden nem read-only);
3) Estou a correr SQL Server 2005 SP3 / SQL Server 2008 R2
4) Já instalei por diversas vezes PE6,4, SQL Server 2005 e parece que nada resulta.

e estou a ficar desesperado, pois nãoconsigo sair disto. Como ele não me chega a criar a plataforma, não consigo fazer nada.

Agradeço qualquer dica para ver se consigo resolver este tema.

Obrigado. Tiago.

6 12 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Se tiver anti-vírus e firewall instalados, desactive temporariamente os mesmos. Tenha a certeza que tem direitos de administrador no sistema, quando instala o Primavera Express. Verifique o visualizador de eventos do Windows, para obter mais detalhes.

Como último recurso, contacte o suporte da Primavera.
Carlos

6 12 2010
Tiago Silva

Boas noites,

Aparentemente problema solucionado!! Com a instalação do SQL Express 2005 e 2008 R2, deverei ter criado algum conflito ao nível de acessos à plataforma do Primavera, dado que apenas conseguia ter algum acesso via local host e fazendo acesso via user e pass do windows, mas sem sucesso no correcto funcionamento do PE.

O que fiz foi desinstalar o SQL Express 2005 e o SQL 2008 R2, deixando apenas o Native Client e o VSS Writer. Reinstalei o PE 6.4 deixando-o instalar a sua plataforma de sql 2005 et voilá. Aqui fica o meu case study para ajudar alguém em situação idêntica.

Ainda assim, os meus agradecimentos pela rapidissima prestação de ajuda, tão rara nos tempos e demais fóruns que por ai abundam. Você(s) prima(m) pela excelência.

Muito obrigado. Tiago

17 12 2010
Luis Caldas

Boa noite. Gostaria de saber se ja alguem instalou o primavera expressa em windows server 2008? Estou a tentar instalar e nao consigo chegar aos finalmentes….
ou seja ja la tenho um sql 2008 instalado.
quando tento instalar o PE ele da um erro que nao arrancou com o sql 2005
ja instalei o sql 2005 expressa manualmente com a instancia PRIExpress e tudo
mas no fim qd abro diz-me que o user sa nao da.
obrigatoriamente o user SA tem de ter a pass PRIMAVERA ou pode ser outra?
e ja agora se é possivel eu ter isto instalado no servidor e depois instalar numa maquina cliente para aceder a bd que está no servidor?
cumprimentos

18 12 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Segundo a Primavera, o PE não é compatível com o Windows Server 2008.

Carlos

21 12 2010
PAULO

Boa noite,
tenho o express 6.40 instalado numa máquina com o xp.
Funciona às mil maravilhas e já fiz a actualização do programa por causa do ficheiro SAFT.
Acontece que, por precaução, instalei também no meu laptop, que tem o windows vista, o mesmo programa e não consigo repor a cópia de segurança para o programa.
Tenho que aceder ao SQL às configurações mas no menu iniciar não me aparece o programa para ir às configuration tools.
No painel de controlo, não me aparece o programa SQL na lista mas se for ao explorador do windows, pasta programas, ele está lá.
Podem-me ajudar?

Outra pergunta:
tenho que certificar o programa conforme manda a lei para o ano de 2011?
Uso o programa numa pequena empresa de prestação de serviços.

Obrigado pela atenção.

Paulo

22 12 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

O Primavera chega a iniciar? É a última versão disponível no site? Se sim, coloque a cópia que vai repor na pasta C:\Programas\Microsoft SQL Server\MSSQL.1\MSSQL\Backup (o caminho pode variar). Dessa forma já deverá conseguir importar, sem nenhum erro.

Só tem de utilizar software certificado se a sua empresa for abrangida pelos critérios da legislação. Veja este post: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/09/26/primavera-express-no-ser-certificado-este-ano/

Carlos

23 12 2010
Primavera Express–Exportar / Importar o PRIEMPRE « ..::invisible flame light::..

[…] de segurança do Primavera Express, e de todo o processo de migração ou reinstalação do PE (neste post), surge este novo que tem como objectivo explicar como fazer uma cópia de segurança do […]

10 01 2011
Rui

Instalei o PRIMAVERA EXPRESS para testar…
Não possuo nenhuma experiencia no aplicativo, que me parece ser muito completo…
O problema veio quando depois de defenir uma password como ADMINISTRADOR, a qual foi perdida!!!
Já desinstalei o aplicativo e reinstalei, mas continua a pedir-me a password???!!!

O QUE POSSO FAZER PARA REPOR O PROGRAMA E/OU A PASSWORD???

Desde já grato pela vossa atenção

Rui

dordio@netc.pt

10 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Não adianta reinstalar a aplicação, porque a password é guardada dentro da base de dados. Estou a fazer um post sobre a alteração da password, que deverá estar concluído ainda hoje. Aguarde.

Carlos

10 01 2011
17 01 2011
Rui

Vou verificar…

Desde já OBRIGADO.

Ao seu dipor…
dordio@netc.pt

17 01 2011
XpecialGUEST

Confirme se resolveu…

22 01 2011
Primavera Express-Resolver problemas de Ligação do Primavera ao SQL Server « ..::invisible flame light::..

[…] Para a reposição de dados, existem agora 2 opções. A primeira é no caso de existir um backup recente e o utilizador apenas terá que criar uma empresa, e repor a cópia de segurança, e preencher novamente os dados da empresa, como nome, morada, NIF, telefone, etc. Se for esse  caso, leia a última parte do Cenário 1, em “Repor a base de dados” deste artigo. […]

25 01 2011
Mário

Boas,
Eu teno dois Pc’s e os dois tem o primavera express. Só que um tem o ano de 2007 ate 2008 com dados e no outro Pc tem a continuação dos anos. E agora queria desinstalar o Primavera de um computador e so ficar com os dados todos do Primavera num só computador.
Espero que me possas ajudar,

Abraço

25 01 2011
XpecialGUEST

Bom dia.

Ficarem todos os dados, numa só base de dados não é possível. Para alem disso o Express também só permite uma empresa de trabalho, portanto não vai conseguir o que pretende.

Carlos

29 01 2011
FEUSER

OLA TENHOUMA DÚVIDA SERÁ QUE PODE ME AJUDAR? ANULEI DOIS COMANDOS DE POS PARA IMPRESSÃO (MODELOS DO PRÓRIO PRIMAVERA), COMO FAÇO PARA REPOR ESSES COMANDOS, JÁ TENTEI ADICIONAR UM NOVO MAIS NÃO CONSIGO… DESDE JÁ OBRIGADO

30 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Veja o artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/01/30/primavera-express-mapas-originais-da-instalao-da-v-06-4001-1094/
No seu caso, e se bem entendi, deverá copiar para a pasta dos mapas do Primavera o ficheiro VD.PRN.

Carlos

29 03 2011
Luis Sousa

Boa tarde,
Reinstalei o primavera por necessidade de formatação do pc e fiz a reposição da base de dados. quando tento ver o saldo em contas correntes aparece-me o aviso

-2147217900 – Erro no processamento de movimentos.
Cannot resolve the collation conflict between “Latin1_General_CI_AS” and “SQL_Latin1_General_CP1_CI_AS” in the equal to operation.

Alguma sugestão para a resolução deste problema? De resto está tudo operacional com o programa.

Obrigado

29 03 2011
XpecialGUEST

Bom dia.

A sua versão do Windows é em que língua? O processo de instalação do Primavera decorreu sem problemas, ou instalou o SQL manualmente?

Carlos

29 03 2011
Luis Sousa

Boa tarde,

A versão do xp é em PT.
O processo de instalação decorreu sem problemas, sem necessidade de instalar SQL manualmente.
Não sei se relacionado ou não, o Primavera estava a correr anteriormente numa versão XP em Inglês.

Grato pela atenção.

29 03 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Realmente, o problema poderá vir daí! O problema é que a base de dados tempdb deverá estar numa collation diferente das restantes bases de dados do Primavera. A collation é um conjunto de regras que definem a ordenação e comparação dos dados entre si. Não sei como resolver porque apenas uma vez tive um problema desse tipo e já foi à muito tempo.

Contacte a Primavera para tentar obter ajuda.

Carlos

30 03 2011
tekassala

o erro aparece na apresentaçao dos ficheiros
como por exemplo ponto de venda,administrador e por ai fora

30 03 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Está a falar de que erro em especifico?

Carlos

30 03 2011
Maria Lebre de Freitas

Muito boa tarde. Tive de formatar o pc no qual tinha o Primavera Express instalado, e fiz o respectivo back up, conforme instruções da Primavera. Agora voltei a instalar o programa e não consigo recuperar o back up/cópia de segurança!
Ele conclui o assistente de recuperação de copias de segunrança, mas falha na respectiva instalação final do ficheiro.

Obrigada pela ajuda.
Cumprimentos,
maria

30 03 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Falha, mas não dá um erro?

Carlos

31 03 2011
Maria Lebre de Freitas

Olá de novo.
Incrivel. Ia ver qual o erro para poder responder, e desta vez não deu erro! Fez a correcta reposição da cópia de segurança. Tenho todos os dados, à excepção dos dados da empresa!! TEnho de os colocar a todos de novo no administrador?

Obrigada!
Maria

31 03 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Lembrei-me agora que, quando faz reposição de uma cópia, deve ter o Primavera fechado, e mesmo assim pode surgir um erro que no detalhe tem um til “~”. É fechar o Administrador, voltar a abrir e repetir a operação.

Quanto aos dados da empresa, havia outra forma de o fazer, no entanto voltar a preencher tudo é mais rápido e simples.

Carlos

1 04 2011
Maria Lebre de Freitas

Obrigada pela ajuda!
Já tenho tudo ok!
Tenho apenas mais uma duvida, enganei-me e ao configurar a nova serie de facturação coloquei o pisco no “Iva incluido”, queria mesmo que o iva apenas fosse somado no fim da factura. Consigo alterar isto?
Passei entretanto uma factura, será preciso apagar a serie (é possivel?) e voltar a configura-la?

2 04 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Não pode alterar essa definição para séries onde já foram gravados documentos. Pode sim, desactivar a série para novos documentos, mas ainda assim continuam a existir os documentos anteriores. Se tem uma cópia de segurança recente, utilize-a, e volte a repetir o processo.

Carlos

3 04 2011
Maria Lebre de Freitas

Obrigada!!!
Maria

31 03 2011
Maria Lebre de Freitas

Bem, alterei os dados. Ficou tudo ok!
Obrigada!!!
Maria

2 04 2011
Maria Lebre de Freitas

Obrigada pela ajuda!
Já tenho tudo ok!
Tenho apenas mais uma duvida, enganei-me e ao configurar a nova serie de facturação coloquei o pisco no “Iva incluido”, queria mesmo que o iva apenas fosse somado no fim da factura. Consigo alterar isto?
Passei entretanto uma factura, será preciso apagar a serie (é possivel?) e voltar a configura-la?

6 06 2011
David

Olá Carlos,

Tenho actualmente instalado o Primavera Express v 6.40 no meu pc com o Windows Vista Home Premium (ServicePack2 a 32bits) e pretendo instalar a Actualização para o Windows 7 Home Premium.
Gostaria de saber se existe alguma incompatibilidade, se me basta apenas instalar a actualização do Windows (“por cima”) ou algum processo específico (de modo a não perder os meu dados de factuação guardados).

Obrigado, pelo seu muito útil blog!

David

6 06 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

O Primavera Express é compatível com o Windows 7, no entanto, e como vai fazer uma actualização do SO, nada melhor do que ter uma cópia de segurança dos dados do Primavera (e de outros dados importantes que possa ter…).

Este artigo poderá ajudar: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/05/24/como-fazer-uma-cpia-de-segurana-do-primavera-express/

Espero que tudo corra bem!

Carlos

8 07 2011
Pedro F.

O link existente nesta página do blog que deveria mostrar como fazer um backup do PRIEMPRE não funciona… :( pode pô-lo novamente online?

Obrigado.

8 07 2011
6 09 2011
Jorge

Boa Tarde,

Uma pequena ajuda….

Depois de fazer a recuperação do backup, que correu às mil maravilhas, estou a tentar repor os mapas que usava com o logotipo da minha empresa.

No entanto quando vou a TABELAS/DOCUMENTOS DE VENDA/SERIES/
e escolho a Série de 2011, recebo um erro “3000 – O Mapa ‘GCPVJT’ não existe” (CGPVJT é o nome do ficheiro q usava que já está na pasta Mapas)

Alguma ideia da solução?

6 09 2011
Jorge

Ja funciona… A solução passou por parar os serviços SQL, copiar a totalidade da pasta da instalação anterior por cima da nova instalação, e reiniciar o Windows…

Obg na mesma e parabéns pelo Blog. Sem duvida muito útil!

6 09 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

A resposta para o seu problema era criar na nova instalação, tal como teria na antiga, dentro da pasta Mapas, uma nova pasta com o nome de “NOVOS” e colocar lá o ficheiro.

Carlos

20 09 2011
Carlos Luis Machado

Boas,
A mb do meu pc onde está instalado o primavera avariou….
Mas o disco está a funcionar.
Como posso por o primavera a funcionar noutro pc??? Tenho tudo no disco, mas n tenho nenhum backup!!! :S

20 09 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Leia o artigo a partir do paragrafo: “No caso de não ser possível aceder ao servidor de dados devido a algum problema com o servidor de SQL…”.

Carlos

1 10 2011
Carlos Luis Machado

Depois de repor a base de dados, dá-me o seguinte erro:
208: invalid object name ‘prigigaeselx.dbo.moedas’..

Em cima já li alguem com o mesmo erro, e repos o backup e ficou resolvido, mas eu n tenho nenhum backup….
E agora?

2 10 2011
XpecialGUEST

O seu comentário é pouco esclarecedor!

“Depois de repor a base de dados…” que base de dados?
Dá o erro quando faz exactamente o quê?

Estes 2 artigos podem ajudar:

Primavera Express–Exportar / Importar o PRIEMPRE

Primavera Express-Resolver problemas de ligação do Primavera ao SQL Server

Carlos

3 10 2011
Carlos Luis Machado

Pois, acredito k sim…
Resolvi apagar a empresa no primavera, criar uma nova com o mesmo nome, e depois copiei os ficheiros .mdf e.ldf.
E agora quando tento abrir a empresa no administrador do primavera da-me o seguinte erro: 945: Database ‘PRIGIGAESELX’ cannot be opened due to inaccessible files or insufficient memory or disk space. See the SQL Server errorlog for details.

6 10 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Onde colou os ficheiros mdf e ldf? Na pasta Dados do Primavera, ou na pasta Data do SQL? É que, a ver pelo nome da BD que criou inicialmente, ela terá sido criada por si, e portanto a localização deverá ser a pasta Data do SQL Server, e será aí que deverá tentar colar os ficheiros.

Carlos

6 10 2011
Carlos Luis Machado

Pois, eu coloquei nos dois locais, na pasta do primavera e do SQL server….será k estou a fazer mal, e deveria ter colocado só em uma??

26 09 2011
Fred

Bons dias,
alguem sabe como recuperar a password de um utilizador configurado
no primavera? (não me refiro ao SA do sql mas a um utilizador criado para aceder ao primavera)..

26 09 2011
26 09 2011
Fred

5 estrelas Carlos.
Obrigado. ;)

15 10 2011
R Dias

Bom dia, Desde já um muitissimo obrigado pelos seus posts. São uma excelente ajuda para quem utiliza o Primavera! Devido a uma falha no sistema, vi-me obrigado a re-instalar o Primavera. Aprendi que mesmo não tendo uma cópia de segurança, é possível recuperar todos os dados, substituíndo a pasta “sg6”. O que gostaria de saber, é se é possível instalar esta pasta, ou a base de dados relevante, noutra directoria, que não a criada por defeito pelo Primavera. A intenção é colocar as pastas relevantes num disco distinto do sistema, de que é feito um backup diário (on-site e on-line). Trata-se de um disco onde já se encontram centralizados todos os ficheiros de trabalho, e ainda base de dados de e-mail. Se houver algum problema com o disco do sistema, ou com o próprio PC, será mais fácil resumir o trabalho, ou transferir fisicamente o disco para um PC saudável. Eventualmente, permitiria ainda a facturação através de outros PCs, através de um serviço de sincronização on-line da directoria. Desde já grato pela sua disponibilidade, Rui Dias

15 10 2011
XpecialGUEST

Bom dia,

Obrigado pelo seu comentário (movi-o para a área pública do blog).

O Primavera Express não permite ligação a servidores remotos de SQL, de forma que o servidor de dados tem que estar na mesma máquina onde ele se encontra instalado. Se tentar inicializar a plataforma para um outro servidor na rede receberá um aviso sobre essa limitação.

Se o que está a perguntar é se pode mudar a pasta onde a instalação por defeito coloca as bases de dados e os restantes ficheiros, isso sim, é possivel alterar logo no inicio da instalação da aplicação. Sincronizar a pasta para permitir que outros computadores possam utilizar ao mesmo tempo, ou um de cada vez, a BD do Primavera, isso esqueça!

No meu entender o melhor que tem a fazer é simplesmente instalar um utilitário que fica responsável por fazer cópias de segurança das bases de dados e mapas e colocar na tal pasta que diz que é alvo de um backup diário. Veja este artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/10/16/sql-backup-and-ftppossibilidade-de-fazer-cpias-de-segurana-de-pastas/

Carlos

23 10 2011
José Lourenço

Existe alguma forma de criar (integrar) documentos no Primavera express directamente através do sql.
José

23 10 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Que eu conheça não!

Carlos

1 11 2011
Maria Freitas

Olá a todos.
Uso o Primavera Express desde 2008, no passado mês de Março fiz um back up, mas desde então que não faço outro.
Recentemente (não sei se numa limpeza do disco por ter comprimido algumas pastas/ficheiros, nomeadamente as das bases de dados Priexpress e Pridemo(que estão no disco D), ou se porque sem querer movi as pastas que as continham de sitio, ja as tendo colocado no mesmo sitio entretanto) não consigo abrir o Primavera Express, dando-me o seguinte erro: “Cannot open database “PRIEMPRE” requested by the login. The login failed.” E se for ao Microsoft SQL Server, em System Databases os ficheiros Pridemo e Priempre não estão acessiveis. Quando dentro do Object Explorer vou a propriedades do Priempre (ou do Pridemo) dá este erro: Database “PRIEMPRE” cannot be opened due to inaccessible files or insufficient memory or disk space. See the SQL Server errorlog for details. (Microsoft SQL Server, Error: 945).
Existe espaço no disco e não há falta de memória. Já li vários fóruns e dicas, continuo sem conseguir resolver. Preciso colocar o Primavera Express a funcionar com imensa urgência e sem perder os dados. Alguém me pode ajudar?

Obrigada.
MF

1 11 2011
Maria Freitas

Outras vezes também me dá este erro, ao tentar abrir a aplicação: “Unable to open the physical file “d:\SG6\Dados\PRIEMPRE.mdf”. Operating system error 5: “5(O acesso é negado.)”.

1 11 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Verifique o seguinte:

– A pasta do Primavera, SQL Server, e as bases de dados não estão comprimidas.
– As bases de dados estão na localização original.
– O Serviço SQL está a correr (se sim, reinicie o mesmo).

OBS: Apaguei os seus comentários duplicados!
Carlos

1 11 2011
Maria Freitas

Boa noite.

– Alguns ficheiros da base de dados estão comprimidos. Não sei como fazer para inverter esta situação.
– Estão na localização original.
– E já reiniciei o serviço SQL.

Aguardo.
Grata pela atenção.
Maria

Obs: fez bem em apagar o duplicado. Obg.

1 11 2011
XpecialGUEST

Veja a terceira e quarta imagem do seguinte artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/03/04/windows-compresso-de-dados/

Carlos

1 11 2011
Maria Freitas

Vi com atenção e já retirei a opção de compressão, pelo que os ficheiros já não aparentam estar comprimidos. Reiniciei PC e SQL Server, mantém-se a situação e a mesma informação de erros…

Maria

2 11 2011
XpecialGUEST

Sugiro que contacte o suporte da Primavera.

Carlos

2 11 2011
Maria Freitas

Boa noite.
Contactei o suporte. Vários ficheiros do programa Primavera e do SQL Server estavam comprimidos, e não só os das bases de dados, tive de analisar todos e desactivar essa opção.
De seguida reparei o programa através do Painel de Controlo, e reiniciei o Primavera através do Administrador.
Ficou resolvido.
Bem haja pelo auxilio e paciência.
Grata,
Maria

2 11 2011
XpecialGUEST

Obrigado por ter colocado a solução e pelo seu comentário.

Carlos

9 12 2011
Fernando

Utilizo o PE 6.40. Estou a tentar repor uma cópia de segurança, apenas com
o admin aberto, mas não consigo, n obstante ter feito inúmeras tentativas.
Dá sempre o erro “O proc n pode aceder ao ficheiro pq está a ser utilizado por outro processo” ou “Method ´~’ of object ‘~’ failed”. Fecho o Adm, abro novamente mas o problema continua. De referir q sigo fielmente as indicações de reposição do ficheiro. Meu SO é WinVista.
Alguma sugestão s.f.f.?
Cumprimentos.

10 12 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Reinicie o computador e tente novamente.

Carlos

11 12 2011
Fernando

Boa Noite

Já o tinha feito várias vezes sempre sem êxito.

De qualquer modo obrigado.

Fernando

13 12 2011
XpecialGUEST

Mas resolveu? Como?

Carlos

14 12 2011
Fernando

Não resolvi!

Já instalei o PE noutro computador e embora a msg de err seja diferente –
“diferentes versões de SQL” – também não consegue repor a cópia de segurança.

Agora ou introduzo os dados dos meses em questão ou…?

Fernando

15 12 2011
XpecialGUEST

Assim é mais complicado de ajudar.

Sugiro que contacte o suporte da Primavera.

Carlos

2 01 2012
Hugo Monteiro

Boa Tarde,
Reinstalei e restaurei a minha base de dados em outro pc.
Passei de uma versao XP em ingles para uma versao windows 7 PT.
Agora quando vou saber saldos dos clientes aparece o seguinte erro:

Cannot resolve the collation conflict between “Latin1_General_CI_AS” and “SQL_Latin1_General_CP1_CI_AS” in the equal to operation.

Contactei a assistencia Primavera que me relegou imediatamente para o pagamento da assistencia.
Já alguem que tenha conseguido resolver?
Sei que se tem que mudar o collation mas nao sei de que tabela é.

2 01 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

De facto são problemas muito pouco frequentes. A questão está mesmo no Sistema Operativo uma vez que este que indica a collation a utilizar pelo SQL.
Se fizer uma busca no google, colocando as 2 collations no campo de pesquisa irá encontrar muita informação, como por ex: http://www.serverintellect.com/support/sqlserver/change-database-collation.aspx

Se conseguir resolver deixe aqui um comentário, pode ser que seja útil a alguém no futuro.

Carlos

5 01 2012
Hugo Monteiro

Carlos obrigado pelo reply. Já tinha visto instruções semelhantes a essa. Vou experimentar (depois de um backup claro) e ja digo se consegui resolver. Abraço e obrigado

Hugo

5 01 2012
Hugo Monteiro

É muito mais complicado que colocar so um comando. Ou seja, todas as tabelas e objectos estão com esse collation. O que se precisa de fazer é recriar a base de dados inteira com a collation certa.

5 01 2012
Hugo Monteiro

Bem depois de muito batalhar, verifiquei que não há nenhuma tabela com Latin1_General_CI_AS. Será um objecto ou um procedure que cria uma tabela temporária para criar os dados? Será que é nessa altura que criar o collation errado. Vamos la verificar.

5 01 2012
XpecialGUEST

Já encontrou uma solução?

6 01 2012
Hugo Monteiro

A solução foi que instalei o windows XP em ing. (Maq Virtual) instalei la o Primavera e voila, tudo funciona.

11 01 2012
David

boa tarde,
Tenho um problema. consegui fazer o backup da base de dados do primavera mas não gravei a pasta dos mapas (que já tinha algumas alteações), com isto quero dizer que o ficheiro de clientes esta todo mas não consigo imprimir diz erro detectado pelo motor de impressão do “Crystal Reports” Error File.. ” Dailed do create the crystal Query Engine
Agradecia Ajuda urgente pois o prazo do crystal reports esta a acabar

13 01 2012
XpecialGUEST

Esse erro aparece quando faz exactamente o quê? Acontece se imprimir qualquer documento, no Primavera?

Carlos

14 01 2012
David

Boas, aparece quanto quero visualizar o ficheiro de clientes em pré-defenidos e quando quero imprimir os pré-defenidos, se for a opcção de “vista” já funciona mas não me aparece os dados que pretendo.

19 01 2012
XpecialGUEST

Bom dia,

Tinha duplicado os mapas “pré-definidos”? Se sim, ele agora poderá a não estar a encontrar o novo mapa, e essa pode ser a origem do problema. Na opção Vista, ele imprime o que está naquele momento na tabela, de forma que, se redimensionar as colunas consegue imprimir aquilo que está a ser mostrado.
Carlos

28 01 2012
Jaime

boa noite
os meus parabens pelo site.
tenho uma duvida e gostaria que me ajudassem se possivel.
tenho eu versao paga da primavera de 2001 é possivel passar todos os dados para o primavera express ?
com os melhores cumprimentos.
Jaime

28 01 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Nuno experimentei, portanto não sei até que ponto seria viável. Penso que não, até porque se já tem dados introduzidos perderia o acesso a parte deles (por exemplo, fornecedores)!

Em todo o caso, para tirar a dúvida pode experimentar repor uma cópia de segurança gerada na aplicação actual, isto apenas no caso de ter a versão 6.

Carlos

13 03 2012
Primavera Express-Várias bases de dados no sistema « ..::invisible flame light::..

[…] opção “Clonar” e dando um novo código a empresa a criar. Para repor, basta seguir os passos deste […]

29 03 2012
jlrsantos

Boa Noite
Muito obrigado pela ajuda de grande valor que presta a comunidade.
E como tal venho solicitar ajuda para o seguinte:
Tenho Primavera EXpress 6.4 e agora sou obrigado a ir para um cerificado e por isso vou para o starter V8 da primavera Gostaria de saber como posso passar todos os artigos e clientes para nova versão, mas alterando a referencia dos artigos por exemplo um artigo esta como FRG1004 e gostari de passar a 221004
Muito Obrigado

30 03 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Só tem uma hipótese de alterar códigos de artigos que é no Administrador. Depois de seleccionar a empresa, em baixo, escolha “Outros Utilitários”. Neste utilitário pode alterar os códigos de artigos, assim como de registos de outras tabelas, como clientes por exemplo.

Nota: Poderá fazer essas alterações antes de passar para a v8, ou depois.
Carlos

3 04 2012
Daniel Barros

Boa noite,

Tenho dificuldades em reinstalar a base de dados, fiz um backup do primavera antes de formatar o pc e instalar o windows 7, mas como não encontro o backup, na altura antes de formatar copiei as pastas todas e guardei as , agora instalei o primavera e colei os ficheiros na pasta como foi descrito no vosso exemplo acima, tenho que voltar a criar a empresa com os dados todos? ou ao copiar as bases de dados ele assume automaticamente ?
Obrigado pela atenção

19 04 2012
Francisco Tomé

Bem, usando os excelentes artigos aqui existentes, assim como outras informações na Internet, e uma dica de um informático muito experiente em Primavera, eis como consegui recuperar a base de dados (mdf e ldf).

Aparte daquilo que já estava instalado pelo Primavera 7.5, instalei o SQL Server Management Studio Express para poder fazer a associação e dissociação das bases de dados. No meu caso específico, desinstalei o primavera totalmente (após várias tentativas falhadas de colocar tudo a funcionar), e fiz tudo de início – tratava-se de uma recuperação por formatação, e só tinha comigo os ficheiros mdf e ldf da base de dados da empresa).

Eis como fiz (independentemente se fiz mal ou não):

1) instalei o Primavera Express 6.4;

2) instalei o Primavera Express 7.5 (que importou as contas do 6.4, a Demo e a Express por defeito);

3) criei uma nova empresa com os dados da antiga, e usei o mesmo código de empresa… ou seja, se o ficheiro que eu tinha era PRINOME_Data.mdf, usei o nome NOME para designar a empresa no Primavera;

4) no SQL Server Management Studio Express fiz a dissociação da Base de Dados PRINOME;

5) Na pasta Data do SQL Server, eliminei então o “PRINOME_Data.mdf” e o “PRINOME_Log.ldf”, substituindo pelos meus ficheiros;

6) novamente no SQL Server Management Studio Express fiz a associação aos meus ficheiros PRINOME;

7) no SQL Server Surface Area Configuration, e depois no Server Area Configuration for Feactures – activei a opção “Enable xp_mcdshell”;

8) No Primavera Administrador -Utilitários – Empresas – Actualização de Empresas. Neste ponto ele actualizou a minha base de dados de 3.xx para a 7.xx;

9) abri o Primavera, tinha lá os meus documentos todos!

Espero ter ajudado, nesta luta que me levou uma tarde inteira, por ter sido a primeira vez que mexi em Instalação/Administração de Primavera, e SQL ;)

Parabéns por este fantástico Blog tecnológico!

3 11 2012
Rui Pinho

Boa tarde, peço ajuda por favor, não consigo abrir o primavera 6 aparece-me a seguinte mensagem ( Cannot open database “PRIEMPRE” requested by the login. The login failed.)

5 11 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Já conseguiu anteriormente abrir o Primavera, sem problemas? Se sim, verifique o seguinte artigo:

Primavera Express-Resolver problemas de ligação do Primavera ao SQL Server

2 12 2012
Ivo Ferreira

Boa tarde

Fica desde já os parabéns pelo blog, uma grande ajuda nos dá.

Agora sou que deparo com um erro já há algum tempo sem conseguir resolver.
Não sei se apaguei algo que não deveria na ultima limpeza ao Pc. Quando imprimo um factura dá me um erro relacionado Crystal, depois de pesquisar sobre o erro lá instalei o CrystalXI.RDC e CrystalXI.NET, resolvi o problema e ganhei outro novo. continuo sem conseguir imprimir desta vez diz que o ficheiro GCPVLS04.rpt. está ausente.
Já pesquisei sobre este erro e não consigo encontrar um modo de resolve-lo, alguém já se deparou com o mesmo e pode ajudar-me?

Abraço e obrigado

2 12 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Obrigado pelo seu comentário,

Consegue imprimir outros mapas, ou é só esse que não consegue?
Não apagou nada na pasta do Primavera?

Cumprimentos

3 12 2012
Ivo Ferreira

Não apaguei nada na pasta primavera.
A tabela de artigos consigo imprimir, documentos só tenho facturas e dá sempre o mesmo erro “GCPVLS04.rpt. ausente”.

4 12 2012
XpecialGUEST

Experimente alterar o layout de impressão dos documentos de venda para “Doc. Venda s/ Logotipo” que utiliza outro mapa.

Consulte o seguinte artigo para ajuda:

Primavera Express-Configuração da impressão nos documentos

3 12 2012
Ivo Ferreira

Andei á procura do ficheiro e este encontra-se na pasta ,
C:\PROGRAM FILES\PRIMAVERA\SGX750\MAPAS\EX\GCP\GCPVLS04.rpt.

4 12 2012
XpecialGUEST

Nunca duplicou nenhum mapa de sistema e deu-lhe o nome GCPVLS04? Os mapas duplicados são criados numa pasta diferente. Pode ter acontecido que tenha apagado o ficheiro dessa pasta não?

8 01 2013
Paulo Fagundes

Boas, alguem tem um documento de taloes configurado que me possa enviar?
os meus taloes tao a sair muito grandes, quase do tamanho de uma A4

1 02 2013
Edir

Boas desde já queria dar os parabéns pelo excelente artigo.
Sei que não é o mesmo software mas funcionam da forma idêntica, o KamaeGest. Eu ao fazer o backup dos dados, devo ter trocado as tabelas, e agora ao fazer o restore dos ficheiros dá-me o seguinte erro:

Erro “Error[Microsoft][ODBC SQL Server Driver][SQL Server]Exclusive access could not be obtained because the database is in use. [Microsoft][ODBC SQL Server Driver][SQL Server]RESTORE DATABASE is terminating abnormally “.

Já parei os serviços do SQL e SQL do Kamae, verifiquei o ficheiro .ini e nada.

Alguém pode me dar uma luz, estou mesmo sem mais opções.

13 02 2013
rui

Estou com o mesmo problema

21 02 2013
Rui

Consegui aceder a todas as tabelas. porém na tabela dbo.clientes, não encontro o código de cliente, é a unica coisa que me falta para encontrar a qual cliente foi passada uma factura… alguem me pode ajudar ??? se é nesta tabela, ou noutra … Obrigado

6 03 2013
rui almeida

boas

estive a fazer uma alteração ao mapa GCPVLS02.RPT, só que agora da-me o erro ao imprimir assim como no proprio mapa aparece o 0) está ausente.
alguem me pode ajudar?
o mapa é referente ao orçamento. estive a incorporar uns dados para ficar visiveis.

agradeço a ajuda.

excelente forum

11 10 2013
gelson

bom dia tenho uma preucupacao trabalho numa empresa de auditoria onde la utilizamos o primavera v7.0 que esta em rede so que ele agora esta dar erro diz o seguinte error: -2147467259 [DBNETLIB] [CONNECTIOPEN (connect). o sQL server nao existe ou o acesso foi recussado. me ajudem
NB:o computador servidor abre normalmente. somente as terminais que nao estas a funcionar

21 10 2013
XpecialGUEST

Deve ser um problema relacionado com rede, acesso aos recursos do servidor, ou algo relacionado. Sugiro que contacte o suporte da Primavera.

11 10 2013
gelson

assim estamos parado devido este problema o primavera nao abre…

21 10 2013
XpecialGUEST

Deve ser um problema relacionado com rede, acesso aos recursos do servidor, ou algo relacionado. Sugiro que contacte o suporte da Primavera.

2 04 2014
sonia

Bom dia,
Estou a tentar repor uma base de dados no primavera mas dá-me a seguinte mensagem de erro:
“Não foi encontrada nenhuma cópia de segurança com este nome”.
Embora o ficheiro esteja lá na pasta que seleccionei.
Qual sera o problema?
obg

2 04 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
Experimente colocar a cópia de segurança a repor numa localização mais curta, como “c:\”.
Em alternativa poderá utilizar a aplicação One-Click SQL Restore (http://sqlbackupandftp.com/restore/)
Cumprimentos

2 04 2014
sonia

Boa tarde,
Obrigada pela ajuda. Ja coloquei apenas em c:\ mas continua a dar o mesmo erro.
Se calhar o problema será da versao SQL….
Vou tentar usar essa aplicação que me indica a ver se resulta.
Ate já

2 04 2014
sonia

Nao está a funcionar, mesmo com o programa que indicou. Dá base de dados reposta mas depois tento abrir o programa e diz que não existe empresa nenhuma criada.
ja contactei apoio tecnico a ver se me resolvem a situação.
A verdade é que a nova versao primavera está sempre a dar uma série de erros. Desta vez foi de vez.
Terei de procurar soluções mais fiaveis de programas de faturação…
Irei ver como resolvem a situação e postarei depois novidades.

Ate breve

2 04 2014
sonia

Situação resolvida pelo apoio tecnico do primavera. MAs estiveram de volta do meu computador mais de 1hora.
Alguma coisa relacionada com o SQL e base de dados corrompido.
Não sei como foi acontecer, de um momento para o outro sem nenhuma alteração no computador, mas a verdade é que o programa crachou e mais nada deu para fazer.
Contudo agrdeço mais uma vez a sua ajuda e o seu blog fantastico ao qual recorro sempre que tenho duvidas.

cumps

2 04 2014
XpecialGUEST

Ótimo :)

24 11 2014
Diana

Boa noite

Desde já agradeço por toda a ajuda que o seu blog me proporcionou desde a instalação do programa até agora :)

Contudo, desta vez estou com um problema ainda maior!

O pc onde estava instalado o programa avariou e não consigo aceder ao disco e consequentemente a nenhum dado da empresa, inclusive não tenho cópias de segurança.

Existe alguma forma de recuperar os ficheiros da base de dados da empresa?

Obrigado

29 11 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Aconselho o seguinte artigo, onde tem o contacto de algumas empresas especializadas na recuperação de dados:

DRP–Disaster Recovery Plan

Cumprimentos

29 11 2014
Pedro

Se tiver outro computador, pode comprar uma caixa externa e colocar o disco rigido do computador que avariou nela, transformando-o em disco externo temporário.
Ligue-o via usb ou esata e veja se consegue aceder aos ficheiros da base de dados.
Espero que costume fazer regularmente backups da BD da aplicação.

3 02 2015
Ntemo dos Santos

Boa tarde Carlos, estou com um problema que não consigo entender….
estou a fazer uns teste do primavera.
Crie um servidor e instalei o primavera como server. esta funcionando corretamente. mas quando tento fazer a instalação Setup posto, me dá erro. aparece uma caixa branca com um circulo avermelhado e um X em branco….

fiz a instalação setup rede, mas ao abrir o primavera no posto me da o seguinte erro: “Method ‘~’ of object ‘~’ failed”…

podes me dar uma ajuda neste problema?

7 02 2015
XpecialGUEST

Boa tarde,
Esse é um erro genérico. Deverá contactar o suporte da Primavera para apoio.

14 07 2015
jerryyul

eu tenho uma situacao bem complicada! eu fiz a reposicao da copia de seguranca na empresa errada e como posso remover

19 07 2015
XpecialGUEST

Bom dia,
Julgo que não haverá nada a fazer…

7 11 2015
Rita

boa noite. tive um problema com o disco rígido do computador onde tinha instalado o Primavera. Consegui recuperar uma copia de segurança que tinha feito. instalei a versao 6.40 (a mesma que tinha) e ao tentar repor a copia da-me o seguinte erro: Method ‘~’ of object ‘~’ failed

podem ajudar por favor?

obrigada
Rita

7 11 2015
XpecialGUEST

Boa noite,
Sugestões:
– Colocar a cópia de segurança (ficheiro .BAK) em um caminho mais pequeno, como por exemplo C:\.
– Tenha a certeza que o Primavera Express não está aberto, quando da reposição.
– Reiniciar o computador.
– Utilizar o One-Click SQL Restore para restaurar a cópia de segurança. O seguinte artigo pode ajudar: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/12/23/primavera-expressexportar-importar-o-priempre/

Cumprimentos

13 11 2015
Isabel Silva

Bom dia,

Gostaria que me ajudassem com uma situação de instalação da cópia de segurança.

Nós tínhamos o Primavera Express 7.50 num computador. Instalámos o 7.60 num novo computador e precisamos de passar os dados de um para o outro.

Fiz a cópia de segurança normalmente, mas ao restaurar no novo computador, como a versão é diferente, surge o erro.

“A empresa necessita de ser actualizada.
Recorra ao Administrador para realizar a actualização.

Versão encontrada: 07.69103
Versão esperada: 07.69107”

O que posso fazer para rectificar esta situação?

Obrigada e cumprimentos

15 11 2015
XpecialGUEST

Boa noite,
O erro surge ao repor a cópia de segurança no novo computador, ou ao abrir o Primavera Express?
Aceda ao Administrador, e no menu Utilitários > Empresas > Atualização de Empresas > vai ser executado o assistente de migração de empresas (Setup and Go).
Consulte o seguinte artigo relacionado para ajuda:

Primavera Express v7-Instalação, novidades e primeiras impressões


(veja a partir da 11ª imagem).
Cumprimentos

6 06 2016
Júlio César Gomes Delgado

Boa tarde amigos, instalei a primavera v6.20 num computador com windows 2008 server, e agora não consigo imprimir alguns mapas, que antes conseguia no 2003 server, por exemplo, ao imprimir inventario de todos os artigos, agrupados por armazém, reporta o erro: ” error in file c:\program files\primavera software\sg620\mapas\lp\gcp\inve0003.rpt:Failed to open a rowset.

11 06 2016
XpecialGUEST

Boa tarde,
Aparentemente o problema poderá estar relacionado com Collations. O mapa que está a utilizar (inve0003.rpt) sofreu alterações? É o mapa original da instalação?

Aceda ao PKB e faça uma pesquisa pelo erro. Consulte os seguintes artigos:

SQL Server-Como resolver problemas relacionados a conflitos de Collation

Como aceder e utilizar o portal Primavera KnowledgeBase

Poderá também…
– Validar se não poderá ser um problema de compatibilidade entre a versão que está a utilizar, do Primavera, e o Windows Server 2003. Para esse efeito deve contactar a Primavera.

– Efetuar a reparação da instalação do Primavera. Este artigo poderá ajudar: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/08/17/primavera-expressreparao-da-instalao/

– Instalar/reparar componentes do Crystal Reports, que poderá descarregar em:
https://meocloud.pt/link/e406d5ec-6b6d-403f-91f3-21f3f2886f2f/CrystalXI.RDC.exe/
https://meocloud.pt/link/d5d60a9f-404d-459f-9091-7d472ea7949a/CrystalXI.NET.msi/

12 10 2016
Bruno

Bom dia, tenho uma questão que não tem haver com o Express em si mas com o Starter Easy v9.15 (não encontrei o local mais especifico para essa versão)
A minha questão é:
Ao fazer uma alteração no mapa de impressão como sempre fiz antes desta actualização (v9.15) ele agora indica que o mapa não é válido e tenho 90 dias para corrigir eu sei que se deve a imposições legais a minha questão é como passar por cima desta situação uma vez que o documento tem o mesmo formato legal apenas tem mais campos de informação.
Obrigado pela atenção,

12 10 2016
XpecialGUEST

Boa tarde,
O mecanismo de validação de mapas do Primavera é o resultado do que é imposto pelo Despacho nº 8632/2014.
Certamente efetuou alguma alteração que fez com que o mapa não tenha sido validado. Vários fatores fazem com que um mapa não seja válido, como por exemplo a inexistência de campos, sobreposição de campos, etc. Existe documentação sobre as validações que são efetuadas.
A melhor forma de contornar é conhecer em pormenor o que pode ou não alterar.
Assim, o que aconselho é que contacte a Primavera para obter informação adicional/suporte.
Em todo o caso, deve ter sido gerado um ficheiro de texto, dentro da pasta dos mapas onde se encontra o mapa que alterou, normalmente em C:\Program Files (x86)\PRIMAVERA\SG900\Mapas\XX\XX. Esse ficheiro pode ajudar a compreender o que se está a passar.

13 02 2017
nota

bom dia, como criar uma empresa no primavera v8, e aparecer o ano que eu quero, em muitas das vezes que crio sempre vem um ano atrazado tentei falar com o meu tecnico mas este nao mi explico bem
agradecia a v/colaboracao d

15 02 2017
XpecialGUEST

Boa tarde,
Estamos a falar do ano, mas em que módulo? Recursos Humanos? Contabilidade? Logística? …? Para cada módulo o procedimento pode ser diferente. Podemos estar a falar de séries, exercícios, períodos, etc…

3 11 2017
garcia de oliveira

boa tarde eu fiz uma atualiçao e me da este erro 208: Invalid object name ‘teste.dbo.Empresas’.
o que fazer

4 11 2017
XpecialGUEST

Boa tarde,
Actualização de aplicação? Qual é a versão final? O erro é mostrado no arranque da aplicação?
Se estamos a falar do Primavera Express, que teve uma actualização ontem, dia 03-11-2017, eu fiz essa mesma actualização e até agora não me foi mostrado esse erro (ajudaria se tivesse indicado em que circunstancias o erro é mostrado).

O seguinte artigo poderá eventualmente ajudar:

Primavera Express–Reparação da instalação

No caso de não conseguir ultrapassar o problema sugiro que contacte o suporte da Primavera.

23 01 2018
Rui Mambo

Boa tarde XpecialGUEST

Tive um virus no meu computador/servidor com primavera e reinstalei on sistema operativo e o próprio primavera. Copiei o ficheiro da base de dados qualquercoisa.bak. Quando faço a reposição da base de dados eis o erro que aparece:

Não foi encontrada nenhuma cópia de segurança com este nome.

Erro ao enumerar as cópias de segurança.

Detalhes:
O ficheiro indicado não contém cópias de segurança válidas.
A cópia poderá ter sido efectuada com uma versão diferente do SQL Server.

A versão que sempre usamos do primavera é 8.10 e sql server 2008. Ajuda a repor a base de dados, please.

23 01 2018
XpecialGUEST

Boa tarde,
Dentro do SQL Server 2008 existem vários Service Packs (SP). Depois existe ainda o 2008 R2. Consulte esta página:
https://rogerulrich.ch/wordpress/microsoft-sql-server-versions/
Pode ter acontecido que tenham instalada uma versão, mas esta poderá poderá ter sido actualizada manual ou automaticamente via Microsoft Update.

30 09 2018
Marvyn Mamba

Boa noite XpecialGuest
Gostava de saber como inserir os dados bancários no Primavera, de modo que apareça nas facturas??

30 09 2018
XpecialGUEST

Boa noite, Tem que alterar o report das facturas com o Crystal Reports. Os seguintes artigos podem ajudar:

Primavera Express-Configuração da impressão nos documentos

Primavera Express – Colocar Logótipo nos Documentos

1 10 2018
Marvyn Mamba

Boa tarde, consigui inserir os dados bancarios e mais coisas. Khanimambo(obrigado).

29 10 2018
Marvyn

Bom dia XpecialGuest
Como poderei proceder com a reposição da base de dados do primavera v4 para a v9?? Aguardo ansiosamente.
Cumprimentos

29 10 2018
XpecialGUEST

Boa noite,
Não é possível repor uma base de dados gerada na versão 4 directamente para a versão 9. Esses dados têm que ser convertidos através de um assistente denominado de Setup & Go. Muitas das vezes esta é uma operação demorada, complexa, e que nem sempre corre da melhor forma. Pode ser necessária a intervenção de um consultor ou técnico Primavera para que o processo seja finalizado. Tecnicamente falando este assistente de conversão de dados vai verificar se existem bases de dados em versões anteriores do Primavera e vai propor-se a migrar esses dados de modo a que fiquem acessíveis na versão mais recente (ou aquela onde executou o Setup & Go).

Pode encontrar este assistente em Administrador da v9 > Utilitários > Empresas > Atualização de Empresas.

Pode encontrar mais informações sobre o processo de migração de dados, entre outras informações sobre o Setup & Go, no PKB:
http://www.primaverabss.com/pkb/Homepage-Detalhes_Artigo2.aspx?KBCategoryID=9df1c820-df58-4f26-9adf-7325573a0d02&KBItemID=a99767ae-55ce-4e06-8808-cca58f725385

Como aceder e utilizar o portal Primavera KnowledgeBase:

Como aceder e utilizar o portal Primavera KnowledgeBase

Deixe uma resposta para Ivo Ferreira Cancelar resposta