Primavera Express – Como Retirar o Valor da Retenção ao Total da Factura

15 12 2009

imageNos documentos de venda do tipo pendente, como a factura, embora a retenção seja mencionada no documento, o valor não é descontado ao valor do total a pagar. A retenção apenas é processada na liquidação, ou seja no recibo. O mesmo já não acontece com o documento venda-a-dinheiro já que o mesmo faz liquidação automática.

 

Esta situação pode levantar algumas dúvidas sobre o tratamento contabilístico a dar ao documento. Uma vez que é uma duvida muito frequente, fica aqui uma forma de contornar essa situação.

 

 

Como fazer?

Se anda não tiver instalado o Crystal Reports, poderá fazer o download de uma versão de demonstração (30 dias) aqui. Coloque o endereço de email para o qual será enviada a chave de activação.

 

No Primavera, em Tabelas > Documentos > Vendas, seleccione o documento FA (Factura). No separador Séries, seleccione a série para a qual deseja fazer a configuração.

image

 

Depois de seleccionar o documento utilizado, vamos duplicar o mesmo de modo a que este fique apenas associado ao documento Factura, já que no documento Venda-a-Dinheiro o total a pagar já deduz o valor da retenção.

image

image

Dê um nome ao ficheiro inferior a 8 caracteres.

 

 

image

 

 

Nas propriedades do mapa poderá alterar a sua descrição para melhor o identificar futuramente. Carregue em editar para abrir o mapa com Crystal Reports.

image

 

Depois de o Crystal Reports abrir o documento, poderá fazer confirmar nesta janela, colocando o novo relatório por defeito.

image

 

 

No Crystal Reports, carregar com o botão direito em cima da fórmula “RF_TotalPagar”

image

 

 

No editor de fórmulas colocar “- {CabecDoc.TotalRetencao}”, conforme na imagem (clique na imagem para abrir em tamanho maior):

image 

Guarde em “Salva e fecha”. Neste momento o calculo do total a pagar já inclui a retenção.

 

 

 

Para que o valor da retenção para alem de aparecer no respectivo quadro do lado esquerdo, apareça também no quadro dos totais, do lado esquerdo, tal como nas vendas-a-dinheiro, é necessário editar duas fórmulas:

image

 

 

Apague o “AND {DocumentosVenda.LiquidacaoAutomatica}” das duas fórmulas, e guarde.

image 

 

 

Para finalizar, ao fazer Arquivo > Salvar poderá ser mostrada uma mensagem a indicar que futuramente este ficheiro apenas poderá ser aberto pela versão 9 ou superior. Faça “sim”.

image

 

 

Resultado Final:

image


Ações

Information

114 responses

19 01 2010
Helder Silvério

Muito boa ajuda, funcionou na perfeição. Obrigado

22 02 2010
Paulo Palma

Olá. Viva.
Consegui colocar a retenção nas facturas. Obrigadão! :)
Agora!… Gostava de imprimir os orçamentos também com retenção!
Tentei da mesma forma que as FA, aparece escrito no respectivo espaço “Valor da Retenção” mas o seu valor é sempre de “0,00”!… e não desconta a retenção no total!… :(
Dá para dar aqui umas luzinhas?
Parabéns pelas dicas preciosas que dispensam ao ppl. Muito obrigado.
Cumprimentos.

22 02 2010
XpecialGUEST

Olá…

O tipo do documento Orçamento é “Cotação”, ao contrário do documento Factura que é “Financeiro”. Talvez seja por isso que não funciona.

Qual é o objectivo de fazer um orçamento com retenção?

Carlos

23 02 2010
Paulo Palma

Olá Carlos.
Eu forneço de obra em todos os serviços que presto e essa MO está sujeita a 10% de retenção.
Muitas vezes apresento um orçamento para o cliente estudar e se quiser quer, se não quiser não quer.
Tenho colocado o valor da retenção e total a pagar à mão, o que fica com um bocado de mau aspecto. Daí o objectivo.

14 04 2010
Rui Araújo

Boa noite,

eu estou com um problema no meu Primavera Express, que é o contrário do explicado aqui.
Ou seja, eu queria retirar o valor da retenção do IRC dos meus recibos, no entanto não sei como chegar ao documento do CR.

Cumprimentos e continuação do bom trabalho.

15 04 2010
XpecialGUEST

Retirar como? Quer que o valor da retenção não seja retirado do total do valor do recibo?

Carlos

28 06 2010
Rui Araújo

Boa tarde amigo Carlos,

o problema já foi resolvido utilizando a explicação dada acima.

Muito obrigado pela ajuda.

13 05 2010
Andreia Gonçalves

Olá!!

Será que me podem ajudar?? Segui todos os procedimentos mas dá-me uma mensagem a dizer que faltam um ” ( “.
Já verifiquei e estão correctos 3 abrem, 3 fecham… alguem tem ideia do que possa ser?? programação não é comigo :(

13 05 2010
XpecialGUEST

A mensagem exacta é:

“O ) está ausente” ou “The ) is missing.” ?

Verifique se tem os ficheiros u25store.dll e na pasta c:\windows\system32\.

Aconteceu depois de instalar o Crystal Reports ou alterar o mapa?

Carlos

22 11 2010
Carlos Gonçalves

Boa tarde, tenho o mesmo erro, seria possível enviar-me também os ficheiros por Mail?

Obrigado…

23 05 2011
Maria Cristina

Olá

Também estou com problemas com a retenção na fonte.
Consegui fazer tudo e guardei. Quando fui para fazer novo documento\factura, e vou a imprimir, vejo que ele não assumiu as alterações, e diz mesmo que não guardou os ados. Já voltei a fazer várias vezes e não sei o que se passa porque não guarda as alterações. Alguém me consegue ajudar, estou a desesperar:(
Obrigada Cristina

23 05 2011
Carlos

Bom dia,

Qual é o erro exacto que dá?

Carlos

13 05 2010
Andreia Gonçalves

Obrigado pela resposta Carlos!
a mensagem é exactamente essa “The ) is missing”.
procurei o u25store.dll mas realmente não existe na pasta system32.

15 05 2010
Bruno Silva

Olá a todos!!
Com a ajuda do forum consegui pôr em ordem a impressão das facturas com a respectiva retenção descontada, mas acabei agora de descobrir quando tentei imprimir o recibo, que este não me atribuiu o valor correcto. O valor a atribuir ao recibo deveria ser o do total da factura (total dos serviços menos a retenção)e nao o do total dos serviços, será que alguem me podera ajudar nesse sentido?? obrigado

16 05 2010
Andreia Gonçalves

Carlos o problema deve mesmo ser a falta da DLL u25store.dll. Sabes como a posso arranjar??

18 05 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Enviei-lhe por email.

Carlos

26 05 2010
Duarte

Olá, viva!

Desde já o meu agradecimento por este tutorial e pelo fórum em geral, deu-me bastante jeito isto da retenção nas facturas. Porém estou com o mesmo problema da falta do ficheiro u25store.dll (parece que não sou o unico). Dá-me precisamente o mesmo erro.
Será que me poderia enviar o ficheiro para eu finalizar o procedimento da retenção nas facturas?
Desde já o meu muito obrigado.
Duarte

9 06 2010
Sandrina

Olá,

Parabéns pelo excelente trabalho aprendi imenso com os tutoriais e o forum. Mas aqui estou bloqueada porque também me falta as DLL e já pesquisei na net e não se conseguem encontrar no site de support da crystal se me poder enviar os ficheiros agradecia.
Muito obrigado
Sandrina

9 06 2010
Elisabete

Boa noite,

Sem dúvida uma grande ajuda.
Parabéns.
Contudo tenho um problema e, agradecia se possível que me ajudassem.
Parte das facturas são com retenção.
Quando vou emitir o recibo, aparece o valor da respectiva retenção mas, o valor do recibo é igual ao valor da factura e, deveria ser ao valor da factura descontado o valor da retenção.
Inclusive, depois de impresso não tem nenhuma indicação de que a factura tem retenção.
Se alguém me puder ajudar, agradeço.

13 06 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Não compreendi muito bem a questão…
Este post serve para retirar o valor da retenção, ao total de uma factura, uma vez que a retenção já é devidamente tratada no Recibo e nas VD’s.

Carlos

22 09 2010
Mário santos

Boa tarde,
Tentei o procedimento explicado mas tenho “O ) está ausente”
agradecia a respectiva ajuda.
Além disso se for no documento Factura/Recibo, ou Factura e recibo, deduzo que os procedimentos sejam diferentes.
Os meus agradecimentos e parabéns pela partilha de conhecimento.

Mário Santos

28 09 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Verifique se tem os ficheiros u25store.dll e na pasta c:\windows\system32\ e C:\Programas\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\Apl.

Carlos

24 09 2010
Luis Santos Jr

Desde já quero agradecer a grande ajuda que tem sido este Blogue.
Através dele já consegui colocar o logótipo :)
Agora, ao colocar a retenção na factura, deparo-me com uma anomalia que ainda não consegui corrigir e estou certo que o farei apenas com a sua ajuda.
Na factura, há dois totais: 1) o da moeda base e o 2) da moeda alternativa.
Acontece-me que no total da moeda alternativa a retenção não é deduzida. Como proceder? – pois creio que já tentei de tudo…
Deve-me faltar poucochinho… mas será o vital!
Muito obrigado.
Luís

28 09 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Não sei se é possível fazer o que pretende de forma simples, uma vez que o o valor da retenção é calculado na moeda base, e o valor da moeda alternativa é noutra moeda, logo penso que não pode subtrair, porque estamos a falar de moedas diferentes. Se for muito importante contacte o suporte da Primavera.

Carlos

31 12 2010
Duarte Esteves

Boa noite. Estou com o mesmo problema de alguns utilizadores do forum, falta-me o ficheiro “u25store.dll”.
Alguém me consegue arranhar o ficheiro. Aqui fica o meu mail.

dn.esteves@gmail.com

Muito obrigado e já agora, excelente forum.

5 01 2011
Pedro

Boas,

diga-me uma coisa é obrigatório quando se trabalha com o Primavera Express, activar a opção referente à “Retenção na Fonte” na Empresa criada no Administrador? E activar também essa opção na ficha de cada Artigo criado?

É que depois de ler esta página do blog, vi no Primavera Express que utilizamos que essa opção não está assinalada (colocado um visto).

A nossa empresa presta serviços a terceiros, no caso procede a inspecções de gás.

Obrigado.

6 01 2011
XpecialGUEST

Para activar a retenção na fonte, tem que configurar o artigo (serviço), o cliente, e também no Administrador. Veja nas FAQ’s disponíveis no site da Primavera: http://www.primaverabss.com/pt/PortalRender.aspx?PageID=%7b060fcd62-2ab3-4be5-b05f-fee4ade7f58b%7d

Carlos

6 01 2011
Pedro

Alguém me pode elucidar sobre se é obrigatório que uma Factura tenha de ter descrito o valor da Retenção na Fonte?

É que já trabalhei anteriormente numa empresa identica à que referi acima, e nas Facturas e Recibos não vinha descriminada a Retenção na Fonte.

Ou a Retenção na Fonte só se aplica a Profissionais Liberais e Actividades em nome individual?

Agradeço a atenção.

6 01 2011
XpecialGUEST

Para esse tipo de questões o melhor é contactar o seu contabilista. Coloque aqui a informação que obtiver.

Carlos

6 01 2011
Paulo Gameiro

Boa tarde a todos,

Quero fazer a retenção na fonte já fiz os procedimentos acima mas também me aparece o tal erro 0) ausente. Podem ajudar-me resolver esta situação?

Agradeço a vossa atenção.
Paulo

6 01 2011
Paulo Gameiro

Pelo que li há mais pessoas com o mesmo problema….
Será mesmo falta do ficheiro u25store.dll
Se alguem me puder enviar ficaria muito grato.

paulo.gameiro@creativeoffice2.com

Muito obrigado

6 01 2011
Cristina Amil

Obrigada pela ajuda.

Contudo a mim, no documento final, aparecem 2 totais:

Um com a retenção e outro sem. Já repeti várias vezes os passos indicados, sempre com documentos novos e vou dar ao mesmo (baseei-me no Doc. Venda s/ Logotipo).

Pode dar-me uma ajuda?

Obrigada.

6 01 2011
Cristina Amil

Entretanto percebi qual é o gato: o segundo “total” é para o valor noutra moeda; como tenho tudo em euros, não dava para comparar com o seu exemplo final onde aparece em PTE.
Para ficar correcto, esse campo também tem que ser alterado para considerar o valor da retenção (bastou copiar os 2 últimos “toText” e substituir pelos 2 primeiros).

9 01 2011
Pedro

Boa tarde,

Carlos, vou estar com o contabilista na próxima semana, depois prometo colocar aqui a informação que obtive.

Mas queria aproveitar este post para ver se me esclareciam umas dúvidas sobre a Retenção na Fonte, porque nunca precisei de trabalhar com ela e existem umas coisa que me estão a fazer confusão?

A Retenção na fonte é mais propriamente o quê?
Estive a testar no Primavera Express a Retenção na Fonte, activando-a no Administrador e nas fichas de cliente e ainda nos artigos.

Ao criar uma VD reparei que é subtraído ao valor total o valor da retenção.
Esta é a primeira coisa que não percebo.
Se o valor da retenção é subtraído ao valor final da VD então o cliente vai pagar menos do que estava previsto à partida pela formula: valor iliquido+IVA ?!
Nós tanto lidamos com preços tabelados/estipulados (pela ERSE) como em relação aos clientes particulares somos nós que fazemos o preço.
Se utilizarmos um valor estipulado ao utilizarmos a retenção numa VD, o preço a pagar pelo cliente será sempre inferior ao que seria de supor!!

No caso de uma Factura, parece que é ao contrário, o valor total a pagar não sofre uma subtracção da retenção!
E no Recibo não aparece nenhuma referência à Retenção, quando liquido uma Factura no Primavera Express. Deveria de aparecer algo a referir a Retenção no Recibo?

Obrigado.

18 01 2011
xulapa

Boa tarde Pedro,

Se é trabalhador independente, sujeito a retenção, então quando emite uma factura a uma empresa tem de fazer retenção na parte que é relativa ao serviço, e só ao serviço, se vender algum produto ou mercadoria não faz retenção deles. No caso de estar a passar factura a um particular não faz qualquer retenção, porque os particulares não têm capacidade para entregar o valor retido ao estado, apenas as empresas, por isso é que só deve reter no caso de facturar a empresas. Portanto o seu cliente vai sempre pagar o total, embora sendo uma empresa não paga tudo directamente a si, pois paga a retenção ao estado.
Espero ter conseguido esclarecê-lo.

Cumprimentos

18 01 2011
xulapa

Gostaria de saber se há alguma forma de nos recibos cujas facturas foram sujeitas a retenção existe alguma forma de o valor total ser o valor que aparece na factura. Eu fiz o que aqui no forum é explicado para colocar o valor da retenção na factura e resultou, mas em relação ao recibo o valor que aparece é o valor sem a retenção, ou seja imaginemos um valor de 100€ com iva a 23%, com retenção de 11,5%, dá um valor a pagar de 111,50€, mas no recibo aparece 123€, porque não considerou a retenção.
Existe alguma forma de alterar esta situação?

Desde já agradeço toda a disponibilidade e a excelente ajuda que este blog representa.

xulapa

18 01 2011
Pedro

Sim xulapa, agradeço-te a explicação que postaste.

Obrigado.

25 02 2011
Ana Silva

Boa noite,

Segui os passos indicados para poder colocar a retenção na fonte nas facturas, mas deu-me o erro: “O ) está ausente”
Será que me podem enviar os ficheiros para o mail ana.hortense.silva@gmail.com?

Desde já agradeço a ajuda.

28 02 2011
Silva

Olá Bom dia,

parabens pela excelente ajuda que este forum dá a quem o visita.

preciso de arranjar o ficheiro u25store.dll se algem o puder enviar para o mail “tecnisil@gmail.com” agradeço imenso.

grato pela ajuda, Silva

1 03 2011
Ana Silva

Bom dia,

Para completar o processo, preciso do ficheiro u25store.dll, será que alguém pode enviá-lo para o meu e-mail?

Obrigada
Ana

19 04 2011
Antonio

Bom dia,

Preciso do ficheiro u25store.dll, será que alguém pode enviá-lo para o meu e-mail?

Obrigada

pq n consigo encontra lo em parte alguma :S

3 05 2011
Paulo Almeida

Ola a todos agradeço a explicaçao mas como muitos tambem me falta o ficheiro u25store.dll se alguem me puder enviar agradecia meu mail e Paulo_lx@live.com.pt

4 05 2011
Luis Caldas

Boas noites Carlos. Precisava aqui de um pequeno esclarecimento para saber como posso fazer o seguinte:
Eu estava isento de retençao até a data.
agora estou sujeito a retençao.
tenho os idus ja dos documentos alterados e penso que apaguei o quadro da retençao dos documentos.
no administrador ja la foi á retençao na fonte ja escolhi B – Rendimentos Empresariais e ja coloquei a taxa de 11.50
mas agora na factura e na vd nao me faz o calculo da retençao.
nos produtos de serviços ja coloquei o visto sujeito a retençao.
Alguma sugestão para ver se ponho isto como deve ser?
Cumprimentos

4 05 2011
Luis Caldas

Esqueci-me de mencionar…se for possivel posso enviar por email um printscreen das opçoes que tenho na retençao na fonte no admin e os 2 idus que tenho um para as facturas e outro para as vendas a dinheiro.
Agradecia que me pudesse mesmo ajudar que é urgente que ja ultrapassei o limite e o estado na perdoa :(

4 05 2011
Luis Caldas

Boas noites Carlos. Parece que ao fim de voltas e mais voltas acho que consegui por as facturas e as vds com retençao. pelo menos aparece no quadro do lado esquerdo e nos 2 totais da factura ja com a retençao descontada. Porem tenho mais 2 duvidas…agora na janela dos alertas a divida do cliente permanece la o total em divida sem a retençao…ou seja nao diz somente o que o cliente me vai pagar…nao sei se isto tem sentido senao porque ele a retençao tambem vai entregar em meu beneficio as finanças…somente baralha a olhar aqui para os alertas….e na ficha do cliente tambem mostra o mesmo valor sem retençao.
Isto é suposto?
cumprimentos

5 05 2011
Luis Caldas

tenho o mesmo problema que o Bruno ja reportou acima neste momento Carlos…
“Olá a todos!!
Com a ajuda do forum consegui pôr em ordem a impressão das facturas com a respectiva retenção descontada, mas acabei agora de descobrir quando tentei imprimir o recibo, que este não me atribuiu o valor correcto. O valor a atribuir ao recibo deveria ser o do total da factura (total dos serviços menos a retenção)e nao o do total dos serviços, será que alguem me podera ajudar nesse sentido?? obrigado”
Alguem poderia me dar uma ajuda?

5 05 2011
Luis Caldas

Bem isto como anda tudo ausente eu vou postando ehehhehe. Ja descobri como imprimo o recibo a mostrar correctamente o valor…é nos layouts do recibo escolhido na serie…
porem so gostava de saber na janela alertas e na ficha do cliente se é suposto aparecer o valor sem a retençao feita ou como funciona

Cumprimentos

27 05 2011
Paulo

Boas Luis, como fez exactamente para o recibo mostrar o valor correcto?

1 07 2011
Paulo Brinca

Será que me poderia indicar como procedeu para que os recibos de facturas sujeitas a retenção sejam emitidos com o valor correcto?

Muito agradecido pela atenção…

1 07 2011
Paulo Brinca

Boas, gostaria de saber se alguém me conseguia enviar o ficheiro u25store.dll

begreat17@hotmail.com

21 08 2011
Joao Santos

No Quadro de Retenção não aparece a entidade. É mesmo assim? Qual é a entidade que deve aparecer? O meu número de contribuinte ou o da empresa a quem prestei o serviço?
Parabéns pelo site. É uma ajuda e peras.

23 08 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Não tenho forma de simular essa questão neste momento. Se algum utilizador souber responder…

Carlos

23 08 2011
Joao Santos

No exemplar da fatura que consta nesta página, mesmo antes do início dos comentários,o campo entidade no Quadro Retenção também está vazio.
Por muitas voltas e configurações,ele sempre me aparece sem o número da entidade. Alguém sabe se isso é mesmo assim?

29 08 2011
Sarah Felgueiras

Ola como muitos falta me o ficheiro u25STORE.DLL e o
u25TOTAL.DLL Agradecia ajuda..:-)) podem me enviar para o asl.geral@hotmail.com…obrigado

5 12 2011
Multi

Boas eu precisava de retirar o valor da retenção as notas de debito mas não consigo. tentei exactamente o mm procedimento nas facturas aparece o campo retenção na fonte mas nas ND nem sequer o campo retenção aparece.
O procedimento é diferente?
Obrigado

5 12 2011
Multi

Boas, ja encontrei solução, quando se cria o clt tem la opção para colocar retenção na fonte naquele cliente.
mas agora tenho outro problema, na criação da empresa ponho lá a taxa de retenção (neste caso 21.5%) mas assume sempre 20%.
o que posso fazer?
obrigado

13 12 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Todas as alterações que faz no Administrador, requerem que o Primavera seja reaberto para serem assumidas. Será essa a questão?

Carlos

13 12 2011
Paulo Almeida

Bom dia a todos,
Graças ao vossos excelentes manuais e dicas consegui configurar o Primavera Express como pretendia, incluindo a retenção e aparentemente estava tudo bem.
Hoje fui passar os recibos e o valor dos recibos está como o total da factura e não o valor após a retenção.
Já procurei e li sobre isso e não vejo nada que me indique como resolver isso, algum poderá dar-me umas dicas como solucionar esse problema?
Obrigado, e continuem com o magnifico trabalho.

13 12 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Veja a resposta à pergunta “Como configurar a aplicação para que os documentos façam retenção?” no site da Primavera: http://www.primaverabss.com/pt/PortalRender.aspx?PageID=%7b060fcd62-2ab3-4be5-b05f-fee4ade7f58b%7d

Carlos

13 12 2011
Paulo Almeida

Peço desculpa mas não fui muito claro.
Nas facturas está a fazer a retenção e está tudo correcto.
Após o cliente pagar, quando vou nas Contas Correntes, para meter a quantia paga, o total que lá me apareça é o Total da factura sem a retenção.
Por exemplo. a factura é de 100 euros a retenção de 10euros. O cliente paga 90euros, mas nas contas correntes aparece que o cliente deve os 100 euros e não os 90.
Os valores são meramente exemplificativos.

13 12 2011
XpecialGUEST

Sim, exacto, mas configurou no Administrador, nas propriedades da empresa, a retenção, tal como está explicado no site da Primavera? Após isso, reabriu o Primavera?

Carlos

14 12 2011
Paulo Almeida

Sim,está configurado como diz o documento da primavera, acabei de verificar novamente. Nas facturas inclusive aparece a retenção correctamente. Só nas contas correntes é que não me aparecem os valores sem a retenção na fonte, aparece o total da factura.

15 12 2011
XpecialGUEST

Não faço ideia o que possa estar a acontecer aí! Se encontrar uma solução, partilhe-a.

Carlos

14 12 2011
Jose Manuel

Bom dia,

Preciso do ficheiro u25store.dll, será que alguém pode enviá-lo para o meu e-mail?

Obrigada

15 12 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Verifique se tem o ficheiro u25store.dll na pasta c:\windows\system32\. Em caso negativo, descarregue-o através deste link: https://www.box.net/shared/dfia44xg7ndb5hf6fstj

Depois de descompactar, coloque-o na pasta c:\windows\system32\. Reabra o Primavera e veja se o problema foi ultrapassado. Deixe uma mensagem a informar se resultou.

Carlos

15 12 2011
Paulo Almeida

Boa noite , não tinha, mas já fiz download, decomprimi e copiei para a pasta c:\windows|system32. O windows que tenho é o 7. Não reinicei o PC, nem registei a DLL. Não sei se será preciso.
Abri o Primavera e está igual. Nas contas correntes em “Pend.” Está o valor total na factura, mas se fizer mostrar a retenção aparece uma coluna SÒ com o valor da retenção chamada “retenção”. Mas para meter o valor como pago, não me deixa meter o valor real que o cliente pagou, é como se o cliente ficasse sempre a dever o valor da diferença.
Penso que agora fui um pouco mais claro.

20 12 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

A minha resposta foi para o comentário do Jose Manuel. Não percebo qual é a relação da minha resposta com o seu comentário.

Carlos

30 12 2011
Multi

Na criação de cliente, no separador retenção tento colocar o visto em “retenção estado” e quando tento gravar da-me o erro:

O tipo de rendimento do exercício não especifica a entidade de retenção para pagamento.

Alguem tem soução?

obrigado

1 01 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Esse erro está relacionado com o tipo de rendimento que está definido no Administrador, nos Parâmetros da Empresa > Contas Correntes > Retenção na Fonte.
Que tipo de rendimento está a escolher? Pelo menos com o B-Rendimentos Profissionais, o erro não ocorre.

Carlos

24 02 2012
Raquel

Boa noite,

Li com apreço todos os comentários aqui postados, mas dado que os meus conhecimentos são nulos nesta àrea continuo com dúvidas, pelo que se alguém puder ajudar agradeço desde já.

Emiti 3 facturas neste ano 2012, nas quais segundo novas leis deveriam estar ao abrigo da retenção na fonte. Julgo já ter feito todos os procedimentos, no entanto continuo sem saber se é possivel anular uma das facturas já emitidas mas ainda por liquidar.

A única explicação mais próxima que disponho é, de como estornar um documento, no entanto o mesmo apenas é possivel quando a factura já se encontra liquidada (o q não é o caso).

Comofaço então para anular ou alterar esta factura para passar a ter retenção?

Fico a aguardar ajuda.

Obrigada.
Raquel

24 02 2012
XpecialGUEST

Boa tarde Raquel,

Do ponto de vista da aplicação poderá alterar uma factura ainda não liquidada. Anular não é possível.

Quanto à retenção, veja nos FAQs da Primavera como configurar a aplicação para o efeito:
http://www.primaverabss.com/pt/PortalRender.aspx?PageID=%7b060fcd62-2ab3-4be5-b05f-fee4ade7f58b%7d

Carlos

16 04 2012
Nuno

Ola
No meu negocio facturo em euros e tambem em dolares.
fiz download do pimavera express, mas nao consigo criar a moeda usd. aparece na tabela apenas eur e pte e nao pemite adicionar nenhuma outra moeda.
como posso contornar esa situação?
antecipadamente grato pela vossa ajuda
Nuno

17 04 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

O Primavera Express tem a limitação de não permitir criar mais moedas do que as que existem de base.

Carlos

27 04 2012
Tiago Pereira

Em 1º Lugar quero deixar aqui os parabéns pelas excelentes respostas. Graças a elas consegui configurar a factura para incluir a retenção. Contudo, quando tenho de incluir materiais numa factura, e não pretendo fazer retenção nos mesmos (apenas na Mão-de-obra), o processo que aqui se “aprende” já não serve, visto que ele calcula a retenção através do valor total da factura (Materiais + MO). Existe alguma maneira alternativa que evite fazer duas facturas (uma com a MO e retenção) e uma para os materiais (sem retenção)? Obrigado.

27 04 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Para alem de todas as configurações existentes, acerca da retenção, é em cada artigo que define se o mesmo está sujeito ou não a retenção. Existe uma opção para o efeito, no separador Geral.

Carlos

15 05 2012
Raul Feio

Boa Tarde,

Será que alguém me pode enviar por mail o mapa de factura a efectuar já o valor da retenção. Já tentei proceder como em cima explicam mas não me aparece o campo @RF_TotalPagar quando faço a impressão do documento.
Também não tenho a referida dll u25store.dll no c\windows\system32 e não a consigo achar no site da sap para proceder ao download.

Se poderem agradeço envio para raulfeio@gmail.com

Obrigado

2 06 2012
Bruno Miranda

Boa tarde a dois dias tive a ler este blog e o que e certo e que ta bem explicado , pois consegui por a valor da retenção aparcer nas facturas, contudo não consigo que o valor actual passe de 1,32 para 11,5%

sugestoes por favor!!!

3 06 2012
Raul Feio

Bom dia, Bruno será possivel enviar-me os mapas já correctos para o meu mail raulfeio@gmail.com??? Quanto à tua questão penso que consegues efectuar essa aleração entrando no primavera administrator e nas propriedades da tua firma alterar esses dados. Não tenho aqui o primavera instalado mas vou ver se te consigo indicar o caminho correcto depois.

9 06 2012
XpecialGUEST

Bom dia,

Se for na versão 7, é na própria ficha do cliente, no separador Retenções.
Na versão 6, não tenho a certeza, mas tente também no Administrador ou em Tabelas > Terceiros > Tipos de Rendimento.

Carlos

12 07 2012
Quim Tó

Boa Tarde, alguém me poderia ajudar a resolver uma problemática,,,;)

Antes de mais estou com a nova versão 7.50

Para variar estou com dificuldades de criação do quadro da retenção , já fiz os passos que existem explicados cá no forum , desde instalar o u25store.. blaaa..blaa.. quando passo para o passo que temos de eliminar :
“Apague o “AND {DocumentosVenda.LiquidacaoAutomatica}” das duas fórmulas, e guarde.”
não me aparece no quadro do lado esq. do crystal ( Editor de formula ) o RF_TotalRetencaoTab……!!???

alguem me pode ajudar … ??

Abraço
J.Silva

18 07 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Na versão 6 ele existe. Na v7.5 não testei. Poderá eventualmente ser diferente.

Carlos

18 07 2012
Joaquim Silva

Em relação a este tema considerem fechado , pois já resolvi .. Grande abraço e obrigado .;) fiquem bem Ass: JS

8 09 2012
Jorge Lopes

Boa noite. Pois também eu venho cá solicitar ajuda, pois apesar de ter feito tudo direitinho (aparentemente), quando faço salvar e fechar, o Cristal Reports apresenta-me uma janela com o seguinte texto: ” Há um erro na formula. Deseja salva-la de qualquer maneira? “, selecciono a opção ” Não ” pois tenho receio de fazer estragos, e então aparece nova janela com o texto: ” O ) está ausente”.
Agradecia ajuda
Fiquem bem.
Jorge Lopes

12 09 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Vários utilizadores tiveram esse problema. Não sei se algum deles encontrou uma forma de o ultrapassar. Em todo o caso, se tiver uma cópia de segurança do mapa que está a alterar, poderá fazer estragos à vontade, porque tem o original que pode sempre repor.

Tente guardar a alteração mesmo com esse aviso, e veja até que ponto funciona. Em caso negativo, contacte o suporte da Primavera.

9 09 2012
Jorge Lopes

Já me esquecia de dizer que a versão que tenho instalada não é a 6, mas a 7.5.
Obrigado
Jorge Lopes

12 09 2012
XpecialGUEST

De facto este artigo foi elaborado tendo por base a versão 6. Penso que na 7.5 também funcione, mas não confirmo.
Cumprimentos

30 10 2012
Quim Tó

Eu já descobri esse Bug………. alguma questão mais aprofundada, XpecialGUEST avisa aí,,, tenho a solução ,
Grd Abraço.
Cumprimentos;
Q.T

29 04 2013
Ricardo Canhão

Olá.

Preciso do ficheiro u25store.dll para tentar fazer a retenção na fonte.
Se puderem enviem para rcanhao@gmail.com.

Obrigado.

1 05 2013
XpecialGUEST

Poderá descarregar o ficheiro, em Downloads, na barra lateral direita, em Primav. Express > Outros.

7 05 2013
Luis Caldas

Boas tardes. Gostaria de saber se alguém sabe ou se é possível no primavera express 6.40 fazer uma listagem dos documentos que têm retenção ou números de documentos a clientes etc. O objectivo é agora no final do ano saber os clientes a quem fiz retenção para confirmar com eles se realmente a entregaram ou não. Obrigado

12 06 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,
A versão 7.5 do Express tem um mapa de retenções. A versão 6.40 não.
Cumprimentos

9 05 2013
Fernanda Belém

Boa noite, estou a tentar colocar nas facturas o total do valor já com a retenção, já descarreguei o ficheiro U25store, fiz como está na explicação, apesar da versão 7.5 ser um pouco diferente. Mas continua a dar-me erro na formula e que o O) está ausente.
O que será que estou a fazer mal?
Obrigado por este blogue fantástico!

Fernanda

16 05 2013
Fernanda Belém

Boa noite, já contactei o suporte primavera, que me responderam que na versão 7.50, na factura nunca constará o valor da retenção, pois o valor da factura é o total do documento, mas no Recibo constará o valor pago e o valor da retenção. Contudo depois de colocar o “Visto” nos parametros da empresa, no artigo criado para fazer retenção e no quadro das retenções na ficha de cliente ( que são as indicações do manual de utilização no site do Primavera). O recibo continua a não fazer menção ao valor da retenção. Deve-me estar a faltar algo. Será que alguém conseguiu resolver esta questão?
Obrigado
Fernanda

17 05 2013
Jorge Lopes

Bom dia Fernanda.
Eu também utilizo a versão 7.50, e realmente funciona conforme a informação obtida junto do suporte da Primavera. O que me parece que lhe está a faltar para além de colocar o “visto” onde colocou, é concluir o resto da informação de que o programa precisa
. Por baixo do “visto”, ( em criar/alterar clientes ) existe um separador, em que tem que seleccionar “Estado”, o separador seguinte é preenchido automaticamente, no separador ” T”, tem que seleccionar o tipo de actividade, no meu caso como trabalhador independente foi seleccionado o ” B ” , os outros separadores preencheram-se automaticamente, e, depois só tem que colocar a valor da taxa a reter, no meu caso 11.5% . Por fim não esquecer de gravar.

Espero que tenha ajudado

Cumprimentos

Jorge Lopes

19 05 2013
Fernanda Belém

Boa tarde Jorge Lopes, muito obrigado pela sua resposta.
De facto tinha colocado essas partes, mas não tinha colocado a percentagem, contudo quando coloquei o visto no express administrador nos parametros da empresa, no quadro em que temos de colocar o visto que diz “a empresa fornece serviços que podem estra sujeitos a retenção” no mesmo quadro abaixo diz percentagem retida e depois texto de excepção e eu preenchi essas alineas. O Jorge colocou alguma coisa no seu? Será que é isso que está a bloquear o meu?
Muito obrigado pela sua ajuda.
Cumprimentos

Fernanda

19 05 2013
Jorge Lopes

Olá Fernanda, boa tarde.
Nesse quadro, apenas preenchi o primeiro ” percentagem retida”, com os tais 11.5% que já tinha referido na resposta anterior, o outro, ” texto excepção ” deixei em branco.
No total, eu coloquei a informação de retenção em três locais:

1º na criação de clientes, com a informação que descrevi na resposta anterior e que a Fernanda, também já preencheu.

2º no “Express Administrador”, que preenchi conforme descrevi em cima.

3º na criação de artigos, no quadro “Opções” coloquei o “visto” em “Sujeito a retenção”.
Se a Fernanda preencheu como descrevi, deve aparecer na factura um quadro de retenção, em que consta a Entidade, a Incidência, a Percentagem e o valor da retenção, embora no total da factura este valor não seja retirado, conforme a informação que a Fernanda obteve junto do suporte da Primavera.

Cumprimentos

21 05 2013
Fernanda Belém

Boa tarde Jorge,
Mais uma vez, muito obrigado pela sua resposta. De facto o que me estava a faltar era apenas a percentagem da retenção na ficha do cliente. E na descrição do Express Administrador, retirei o texto pois era maior que o espaço para o efeito na factura e coloquei o texto manualmente abaixo da descrição do serviço.
Mais uma vez, muito obrigado.

Cumprimentos
Fernanda

13 04 2015
Paulo

Boa tarde e parabéns pelo seu Blog. Não sei se será o local apropriado mas estou com um problema no meu Starter easy V7.60, onde ao tentar imprimir uma guia de transporte dá-me a seguinte mensagem de erro: Erro na impressão.

Erro no método: GetSqlQuery, mapa: C:\PROGRAM FILES (X86)\PRIMAVERA\SGX750\MAPAS\EZ\NOVOS\FASov1.rpt.
O ) está ausente.

Alguma ajuda? Já desinstalei o Crystal reports e voltei a instalar e nada…

Obrigado

17 04 2015
XpecialGUEST

Boa tarde,
Já conseguiu imprimir normalmente?
Poderá tentar imprimir o documento com outro report e verificar se o erro também é mostrado. Poderá ser um problema apenas com esse mapa em concreto.
Cumprimentos

15 04 2015
Primavera Software Manuals | Actual Percentil

[…] Primavera Express – Como Retirar o Valor da Retenção ao … – Nos documentos de venda do tipo pendente, como a factura, embora a retenção seja mencionada no documento, o valor não é descontado ao valor do total a pagar…. […]

15 04 2015
Primavera Software Google | Actual Percentil

[…] Primavera Express – Como Retirar o Valor da Retenção … – Nos documentos de venda do tipo pendente, como a factura, embora a retenção seja mencionada no documento, o valor não é descontado ao valor do total a pagar…. […]

19 04 2015
Primavera Software Maintenance | Actual Percentil

[…] Primavera Express – Como Retirar o Valor da Retenção … – Nos documentos de venda do tipo pendente, como a factura, embora a retenção seja mencionada no documento, o valor não é descontado ao valor do total a pagar…. […]

4 05 2015
ana silvestre

bom dia.tenho o primavera professional 8.10 e ao reinstalar num novo computador, consigo reimprimir facturas/recibos mas não consigo fazer novos porque me dé sempre o erro “O campo ‘TotalIS’ na tabela ‘CabecDoc’ é obrigatório.”
faz ideia do que poderá ser?
muito obrigada desde já

5 05 2015
XpecialGUEST

Boa tarde,
Reverá contactar o suporte da Primavera.

20 05 2015
Pos Touch Screen Laptop Windows 8 | Actual Percentil

[…] Primavera Express – Como Retirar o Valor da Retenção ao … – Nos documentos de venda do tipo pendente, como a factura, embora a retenção seja mencionada no documento, o valor não é descontado ao valor do total a pagar…. […]

18 08 2015
Helio Lisboa

Boa tarde precisso de uma solução do meu problema que estou a ter no primavera ( O DOCUMENTO RET QUE TEM QUE SER POSTERIOR A DATA DE DOCUMENTO ANTERIOR).

23 08 2015
XpecialGUEST

Em Tabelas > Tesouraria > Pagamentos/Recebimentos > Documentos, edite o documento RET, e no separador Séries, ative a opção “Alteração da Data” em todas as Séries ou apenas nas pretendidas.

18 08 2015
Helio Lisboa

Boa tarde tambem quero esta solução do meu problema que estou a ter no primavera ( O DOCUMENTO RET QUE TEM QUE SER POSTERIOR A DATA DE DOCUMENTO ANTERIOR).

23 08 2015
XpecialGUEST

Em Tabelas > Tesouraria > Pagamentos/Recebimentos > Documentos, edite o documento RET, e no separador Séries, ative a opção “Alteração da Data” em todas as Séries ou apenas nas pretendidas.

10 04 2016
Leti

Olá bem finalmente encontrei um blog com dúvidas da retenção no PRIMAVERA,
Afinal a retenção deverá aparecer descontada no TOTAL da fatura? Ou só fica acertada depois com a emissão do recibo?
Não me parece muito normal entregar uma fatura a um cliente sem ser o valor real a pagar (não ter o desconto do IVA) e parece que tenho de avisar o cliente que tem de fazer a retenção e pagar-me menos valor que está na fatura….
Ajudem please…

11 04 2016
XpecialGUEST

Bom dia,
Não sei o que é o correto/mais correto, tendo em conta a legislação atual.
O que é certo é que tem neste artigo uma forma de modificar o report para que a Fatura (a crédito) tenha em conta a retenção.
Em todo o caso, a informação que está no PKB é:

Fonte: http://www.primaverabss.com/pkb/Homepage-Detalhes%20artigo.aspx?KBCategoryID=4bc388e9-a37d-11de-a319-00155d50c867&KBItemID=f0f880d9-0493-4e54-b37c-9f0c5f26a13e

“…
Tratamento da retenção nos documentos de Compra/Venda
As retenções dizem respeito a um processo legal em que a Entidade compradora retem determinado valor para que este seja entregue ao estado ou sirva de garantia. Por exemplo, num processo de Venda, caso a pessoa ou empresa que efetua a venda esteja sujeita a algum tipo de retenção, significa que a entidade compradora (Cliente, Outro Devedor, …) não vai proceder ao pagamento total da fatura pois vai reter uma determinada percentagem.
Há no entanto que referir que a retenção apenas tem lugar no momento do recebimento (emissão do Recibo), isto é, o valor da Fatura não é influenciado pela retenção (existe no entanto essa indicação). Quando se procede à emissão do Recibo, o valor da Retenção será descontado ao valor Total que consta na fatura pois, tal como foi indicado anteriomente, na realidade o valor da retenção não é pago.
Assim, quando é emitida uma Fatura, o valor total apresentado não faz o desconto do valor correspondente à Retenção. No caso de um documento de Venda-a-Dinheiro, o valor Total está deduzido do valor da Retenção pois este documento é simultaneamente Fatura e Recibo.
…”

Artigos relacionados:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/09/16/como-aceder-e-utilizar-o-portal-primavera-knowledgebase/

14 04 2016
vladimircalado

Boa tarde.
Preciso adicionar um campo que não sei como chamar, talvez seja retenção.
Preciso adicionar uma subtração de 6,50% correspondente a um imposto que o cliente vai pagar diretamente a entidade tributaria.
Exemplo:
Valor do Serviços = 100$
Valor de retenção = 6,5$
Valor da Fatura = 93,5$

Alguém me ajude por favor??!

15 04 2016
XpecialGUEST

Boa tarde,
Colocou o comentário no post correto, que tem instruções que podem ajudar a atingir o objetivo que pretende.
Apenas fica a faltar configurar o Primavera Express para tratar retenções. Para esse efeito consulte o seguinte documento:
http://www.primaverabss.com/pkb/UserFiles/Downloads/AST/Manuais/Manuais/Express750_PT.pdf (Pág. 145 e 146)
http://www.primaverabss.com/pkb/UserFiles/Downloads/AST/Manuais/Manuais/STARTER_EASY_FAQ.pdf

15 04 2016
vladimircalado

obrigado

Deixe uma Resposta

