Como Identificar Mensagens de Erro de “Ecrã Azul” (Blue Screen of Death)

18 12 2009

 

image Quase todos os utilizadores do Windows já tiveram a desagradável experiencia de receber um erro de ecrã azul pelo menos uma vez, ou até deparar com ele numa máquina multibanco, máquina de tickets, ou mesmo num outdoor multimédia. Basicamente qualquer equipamento que “corra” Windows poderá gerar um destes erros.

 

Estes erros fatais, apelidados carinhosamente pela comunidade de utilizadores Windows de “Blue Screen of Death” (Ecrã Azul da Morte) são normalmente uma grade dor de cabeça pois não são de fácil resolução. A começar pela mensagem de erro, que no seu detalhe não apresenta directamente a causa do problema, mas sim um ou mais códigos de erro. Para ajudar ainda mais, um código de erro pode ter normalmente vários problemas como origem.

 

Uma vez que existem literalmente dezenas de códigos de erro, é fundamental ter os detalhes do erro para poder iniciar o processo de tentativa de resolução. Aqui existem duas situações distintas. Se por exemplo, sempre que remove um dispositivo do computador, recebe um destes erros, a causa do problema está certamente relacionada com algum problema com o dispositivo, controlador (driver), ou mesmo uma incompatibilidade com o sistema operativo. Por outro lado, se recebe um erro de ecrã azul aleatoriamente, e nas mais diversas situações, aqui é claramente mais complicado de identificar a sua origem, e consequentemente a sua resolução com sucesso.

Windows XP PRO 9-2009-12-18-20-32-36 

Se está com uma situação deste tipo por resolver, a sua dificuldade inicial poderá ser apenas saber os detalhes do erro. Se o Windows estiver configurado para que, assim que existir um erro fatal, reiniciar, não conseguirá ver o erro já que ele é mostrado apenas numa fracção de segundo, entrando num looping interminável.

 

Para desactivar esta opção, terá de, logo após ligar o computador, carregar na tecla F8 para activar o menu de opções avançadas onde existem vários modos de arranque, configurações, e recuperação do sistema.

Active a  opção “Desactivar reinício automático em caso de falha de sistema”. 

Windows XP PRO 9-2009-12-18-20-30-44

No caso do erro da primeira imagem, o que interessa retirar para colocar num motor de pesquisa é normalmente o seguinte:

“c000021a”

“0xc0000005”

 

 

Links de interesse / listas de erros BSOD:

http://pt.wikipedia.org/wiki/BSOD

http://www.geekstogo.com/forum/Windows-XP-Blue-Screen-Death-STOP-Codes-t43519.html

http://www.techmetica.com/howto/descriptions-and-fixes-of-blue-screen-of-death-bsod-crash-errors/


Ações

Information

One response

5 10 2012
Kernel Panic em OS X « ..::invisible flame light::..

[…] Panic em OS X 5 10 2012 Digno de registo: Kernel Panic (equivalente ao Ecrã Azul da Morte-Blue Screen of Death ou BSOD no Windows) ao ligar um MacBookPro com OS X Mountain […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: