Como Embeber Texto do Word num Documento do Primavera Express (Crystal Reports)

19 12 2009

Gostaria de poder colocar e alterar facilmente texto num relatório do Crystal Reports, utilizando apenas um ficheiro de texto Word? Isso é possível inserindo um objecto OLE (Object Linking and Embedding) no relatório. A tecnologia OLE permite que componentes de software possam ser compartilhados e utilizados por aplicações e sistemas de fabricantes diferentes.

 

No caso do Primavera, isto poderá ser muito útil pois permite colocar e alterar de forma simples e rápida texto que queremos que saia nos documentos, como por exemplo nas facturas:

 

  • Colocar o NIB ou referencia multibanco para pagamento.
  • Divulgar promoções, novos produtos e serviços.
  • Colocar outro tipo de mensagens como mensagens obrigatórias, para efeitos fiscais ou legais.

 

Se anda não tiver instalado o Crystal Reports, poderá fazer o download de uma versão de demonstração (30 dias) aqui. Coloque o endereço de email para o qual será enviada a chave de activação. A versão utilizada para este post foi a versão 12 (2008) do Crystal Reports, e a versão 2003 do Word.

 

 

Crie um ficheiro de texto no Word, e coloque algum texto como exemplo.

image

Dependendo do sitio no documento do Primavera, onde quer colocar o texto, deverá configurar o tamanho da página no ficheiro do Word em Ficheiro > Configurar Página > Separador Papel, de modo a que o tamanho da página na horizontal, coincida com a área onde vai colocar o texto. Isto porque, no Crystal Reports, se redimensionar a área do texto, o mesmo vai ficar desconfigurado.

image

 

 

 

No Primavera aceda à ficha do documento em Tabelas > Documentos  > Vendas > Escolha o documento no qual pretende colocar o texto.

image

 

 

Propriedades…

image

 

 

Editar…

image

 

 

No C.R., no menu Insert, escolha “OLE Object”. Mude para “Criar a partir de ficheiro”, active a opção “Ligação” e no botão procurar indique o caminho do ficheiro do Word. Faça OK e posicione o texto no sitio que pretende.

image

image

Se pretender pode alterar as propriedades da caixa de texto, como colocar uma borda, ou uma cor como fundo da caixa.

image

O texto só pode ser editado no Word. Tal como indicado em cima, não tente redimensionar as propriedades da caixa de texto já que o texto  fica desconfigurado. Se a caixa não tem o tamanho desejado, configure as dimensões da página no Word.

Obviamente que poderá ter vários ficheiros do Word e criar o link para os mesmos no relatório.

 

 

Agora, basta uma simples alteração no Word para que o texto seja alterado e saia nos documentos do Primavera. O Crystal Reports deixa de ser necessário podendo mesmo ser desinstalado.

Resultado Final:

image


Ações

Information

One response

17 03 2016
Impacto do RAL (Resolução Alternativa de Litígios de Consumo)-Lei Nº 144/2015 nas aplicações de faturação/ERPs | ..::invisible flame light::..

[…] Como Embeber Texto do Word num Documento do Primavera Express (Crystal Reports) […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: