Windows 7 – XP Mode (XPM)

28 12 2009

image O Windows 7 trouxe uma funcionalidade nova que será muito bem vinda para quem necessita de implementar este novo sistema operativo, mas ainda tem aplicações que apenas são compatíveis com o Windows XP, quer pelo facto de o seu desenvolvimento ter sido descontinuado, ou pelos custos de actualização.

 

O XP Mode não é nada mais do que ter dentro do Windows Seven, um Windows XP virtualizado através do Windows Virtual PC (aplicação de virtualização da Microsoft, concorrente com o VMware e VirtualBox) que fica a correr “em cima” do Windows 7.

 

A diferença entre ter o XP Mode e uma máquina virtual normal, é que no XP Mode existe uma integração quase transparente para o utilizador, entre o Windows 7, e a máquina virtual com o XP. Além disso se for o utilizador a criar uma máquina virtual para o efeito com aplicações de terceiros, terá  de utilizar uma licença para o XP, ao contrário do XP Mode, que é uma funcionalidade que faz parte integrante da licença do Windows 7 Professional, Ultimate ou Enterprise, não tendo de pagar mais por isso.

 

 

 

Requisitos para poder instalar o XP Mode no Windows 7:

  • Processador com tecnologia de virtualização: Intel VT ou AMD-V.
  • Windows 7: Professional, Ultimate ou Enterprise.
  • Funcionalidades de virtualização activadas no BIOS.
  • 2 GB de memória RAM recomendada.
  • 15 GB de espaço livre em disco.

 

 

Para saber se o seu processador tem tecnologia de virtualização, instale este utilitário da Intel, ou este  no caso de processador ser AMD. Pode ainda utilizar o utilitário da Microsoft: Hardware-Assisted Virtualization Detection Tool, disponível aqui, que é comum ás duas plataformas.

image

 

 

Como fazer?

Depois de ter a certeza que se verificam todos os requisitos acima descritos navegue até esta  página da Microsoft, escolha a edição do  Windows 7 onde quer instalar o XP Mode, e depois a língua do Windows XP Pro (SP3). Logo em baixo iram surgir dois links onde poderá descarregar respectivamente a M.V. (maquina virtual) e o Windows Virtual PC

 

image

Tal como indicado, terá de instalar em primeiro lugar o Windows XP Mode, e só depois o Virtual PC. Poderá ter de reiniciar o computador para concluir a instalação.

 

 

Uma vez concluída a instalação de ambos os componentes do XP Mode, no menu iniciar do Seven são criados os respectivos atalhos.

image 

O atalho “Windows Virtual PC” abre a  pasta onde temos a M.V.

O atalho “Windows XP Mode” serve para abrir a M.V., ou seja, iniciar o Windows XP onde iremos instalar as aplicações não compatíveis com o Windows 7.

 

 

É preciso esclarecer que, agora, para alem do Windows 7, temos um outro sistema operativo a manter. Isto significa que teremos de o manter actualizado, instalar anti-vírus, fazer cópias de segurança dos dados do mesmo, e todas as restantes tarefas normais de manutenção e configuração de um sistema operativo.

 

 

Ao executar pela primeira vez o XP Mode, o arranque demorará o tempo normal de um computador a iniciar.

image

 

Após iniciar, podemos começar a instalar as aplicações de forma normal. Se tiver conexão com a internet no Seven, também terá no XP. Poderá também fazer copiar/colar de, e para, a máquina virtual.

image

Finalizada a instalação, poderá encerrar a máquina virtual, mas não no menu iniciar, já que essa opção foi ocultada. Se carregar no X o XP entrará em hibernação.

 

Esta é a parte mais interessante do XP Mode. Se reparar-mos bem, foi criado no menu iniciar do Windows 7 um atalho para o programa que acabamos de instalar no nosso Windows XP virtualizado. Esta interligação, permite que, de agora em diante, não  seja necessário executar o Windows XP como um todo, mas sim o atalho da aplicação com a qual queremos trabalhar.

image

 

 

Em vez de ser mostrado todo o ambiente de trabalho do XP, é apenas mostrada a janela da aplicação instalada. Para o utilizador final é quase transparente pois nem se apercebe que quem está por detrás da janela do Money 99 é o XP. Como é possível verificar o ícone das actualizações do XP e a barra de idiomas são também mostradas, embora possam ser ocultadas.

image

 

 

As unidades do Windows 7 são mapeadas para a M.V. (Máquina Virtual), de modo que podemos guardar perfeitamente os dados das aplicações nas unidades do Seven.

image

A azul as unidades do XP, e a amarelo as unidades do Seven que aparecem com o ícone de unidade partilhada.

 

 

 

Como alterar as definições da M.V.?

Para alterar as definições da máquina virtual, esta tem de estar desligada. Para desliga-la execute o ícone Windows XP Mode, no menu iniciar do Windows 7. No menu escolha Ctrl+Alt+Del e depois escolha a opção Encerrar, e novamente encerrar na caixa de diálogo que surge posteriormente.

image

 

 

Agora, execute o ícone Windows Virtual PC no menu iniciar do Seven. Depois de abrir a pasta com a M.V. clique com o botão direito do rato sobre a mesma e escolha Settings.

image

 

 

Surge agora uma janela com várias configurações diversas. De entre as mais importantes, está a opção de aumentar ou diminuir a memória RAM a alocar para a M.V.

image

 

 

Redireccionar uma ou mais portas COM da máquina física para a máquina virtual.

image

 

 

Em Integration Features poderá indicar quais os recursos que serão partilhados da maquina física para a máquina virtual.

image

 

 

 

Links de interesse:

http://windows.microsoft.com/pt-PT/windows7/install-and-use-windows-xp-mode-in-windows-7

Blog dos desenvolvedores do XPM: http://blogs.technet.com/windows_vpc/


Ações

Information

One response

31 12 2009
José Gaspar

Artigo bem útil.

Principalmente para aqueles que como eu acabaram de migrar para o 7 e ainda deixaram raizes no XP.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: