Como Adicionar Campos da Base de Dados aos Relatórios do Primavera Express

13 01 2010

 

Mini Tutorial para adicionar campos da base de dados aos mapas do Primavera Express.

 

Se anda não tiver instalado o Crystal Reports, poderá fazer o download de uma versão de demonstração (30 dias) aqui.

Faça uma cópia de segurança da pasta C:\Programas\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\Mapas, para a eventualidade de necessitar de repor os ficheiros originais.

 

No Primavera aceda à ficha do documento, em Tabelas > Documentos  > Vendas/Stocks/Contas Correntes/Tesouraria > escolha o documento no qual pretende adicionar novos campos. Neste exemplo vai ser alterado o relatório associado ao documento Factura.

Nota: Alguns documentos utilizam o mesmo relatório de impressão. Por exemplo, ao alterar o relatório para a Factura, não necessitará de alterar também para a Venda a Dinheiro, já que ambos os documentos utilizam o mesmo ficheiro de impressão!

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Clique em Propriedades.

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Editar.

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No Crystal Reports, a barra do lado direito “Field Explorer”/”Explorador de Campo” tem todas as tabelas presentes no relatório. Existem muitos campos que presentemente não são utilizados nos relatórios mas que podem ser úteis. Para os colocar no mapa, basta arrastar para dentro do mesmo, posicionando-o no sitio desejado.

Como qualquer outro objecto, o texto pode ser formatado ao gosto do utilizador. Por uma questão de estética deverá manter o mesmo tipo e tamanho de letra dos campos já existentes.

 

Neste exemplo, o campo “Entidade”, na tabela CabecDoc (cabeçalho do documento), que corresponde ao código do cliente, foi adicionado. Posteriormente deverá inserir um objecto de texto (nas imagens, a azul), ao lado ou em cima do campo, para identificar o mesmo.

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Outros campos que podem ser úteis:

  • Vendedor associado à venda: vendedor colocado na ficha do cliente.
  • Total em débito na data de emissão do documento.
  • Utilizador: Se criou acessos ao Primavera no Administrador, o nome do utilizador activo no momento da gravação será colocado no documento.
  • Observações do documento: No editor de vendas em contexto > Outras Condições > Observações poderá adicionar observações referentes ao documento.

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A ter em conta que alguns campos referem-se ao código e não à sua descrição, como por exemplo o campo adicionado para o vendedor. Este campo refere-se ao código do vendedor (001), e não seu nome. Para que o campo faça referencia ao nome e não ao código, teria que adicionar a tabela vendedores ao relatório e posteriormente relacionar o código do vendedor presente na tabela dos clientes, com a respectiva descrição na tabela dos vendedores.

 

 

Por fim, para guardar as alterações tem que aceder ao menu Arquivo > Salvar.

Poderá surgir uma mensagem de aviso, devido ao facto de estar com a versão 12, a editar um ficheiro inicialmente criado com outra versão inferior. Carregue em “SIM”. Este ficheiro passará a poder ser editado apenas com a versão 9 ou superior.

 

Resultado Final:

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Obviamente que o utilizador poderá personalizar ainda mais os relatórios do Primavera, desde que possua conhecimentos suficientes para isso, utilizando todos os recursos e possibilidades que o Crystal Reports nos oferece.

 

 

 

Links de interesse:

Livro: http://www.wook.pt/ficha/crystal-reports-curso-completo/a/id/99384

Livro: http://www.engebook.com/2/3364/Crystal-Reports-10-Guia-de-Procedimentos-Avancados

Fórum / Livros: http://www.crystalreportsbook.com/

 

 


Ações

Information

87 responses

1 02 2010
A Rodrigues

Desde já os parabéns por estes tutoriais que são muito mais esclarecedores do que os fóruns oficiais.

Gostaria de saber como é possível adicionar o país à morada nos documentos de vendas.
O único campo que encontro é o código do país.

2 02 2010
XpecialGUEST

Não sei se existe algum campo para tal…penso que não. Adicione um campo de texto e escrava o país manualmente, ou altere, no administrador, a morada da empresa para que, após o código postal, tenha o país:
“5000-546 Vila Real – Portugal”

Carlos

2 02 2010
A Rodrigues

Obrigado pela dica.

Eu referia-me ao país do cliente. O campo “Pais” mostra o código (PT, DE, etc).
Mas a solução de colocar o país no código postal é uma boa sugestão e deve ser válida para ambos os casos.

2 02 2010
XpecialGUEST

Ok, não tinha percebido isso!
O campo é o “Pais” na tabela de clientes, mas repare que no documento vai aparecer o código do país e não o nome, porque o que é guardado na tabela de clientes é o código, que faz ligação com o nome na tabela dos Países, e a tabela Países não faz parte do relatório.

Carlos

3 12 2011
Mário de Castro

Olá, tenho observado as inumeras dicas deste site.
Sou um utilizador experiente mas há sempre coisas que relembramos ou aprendemos.
Tenho neste momento uma dúvida relativamente a mapas de vendas e penso que já li uma publicação com isso.
Se usar um rodapé muito grande o tamanho do conteudo das linhas fica mais pequeno e quando muda de página o “corpo do documento fica também pequeno, o que deveria ser 2 páginas por vezes passa a três.
Podem-me informar como corrigir essa situação.

Obrigado

4 12 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Sim, basicamente o que acontece é que, quando aumenta o espaço numa, ou em ambas as secções, cabeçalho ou rodapé, está a retirar espaço ao corpo do documento, onde tem as linhas de artigos. Essa configuração é válida para todas as páginas, seja a primeira, segunda, ou as seguintes!

Para ganhar mais linhas por página, poderá quer diminuir o espaço das restantes secções, quer diminuir o tamanho de letra utilizado no corpo do documento.

É uma questão de fazer uma cópia de segurança do ficheiros que vai alterar, e ir tentando alterações até chegar ao pretendido.

Carlos

28 02 2010
Pedro Figueiredo

Gostaria de editar o mapa que o Primavera Express costuma utilizar para impressão de Facturas, isto porque queria que uma mensagem do tipo “O serviço facturado foi colocado à disposição do cliente à data da sua realização.” saísse automaticamente nelas.

O problema é que não sei em que zona do mapa, quando o abro no Crystal Reposts, ei-de colocar essa mensagem!
Pode-me dar uma ajuda.

Obrigado

5 03 2010
XpecialGUEST

Não existe uma zona especifica para colocar essa observação, no entanto por uma questão de organização e estética é costume colocar no rodapé.

Carlos

9 03 2010
Pedro Figueiredo

Mas esse tipo de observação não tem que vir logo abaixo do último artigo descrito na Factura ou pode aparecer ao pé, por exemplo, da zona onde é descriminado por extenso o valor a pagar?

10 03 2010
XpecialGUEST

Sim, pode colocar onde quiser. O mais comum é mesmo em baixo, no rodapé.

Carlos.

1 04 2010
Google

Boas. Antes de mais obrigado. É um site de meter inveja ao próprio Primavera. Já aqui postei um prolema e obtive resposta (e rápida) que realmente me ajudou.
Por isso aqui vai outro :) :
Depois de imprimir o recibo simples A5, a impressora puxa outro papel para cima do recibo imprimido. È particularmente aborrecido porque logo a seguir imprimo o duplicado e original, sempre com esse problema. Para imprimir tres vias, a impressora puxa seis folhas.
Para mais, sempre que tento previsualizar o doc no Crystal Report dá-me um erro de programação — O ) está ausente — O previsualizar iria ajudar, mas está “avariado”.
Obrigado pela atenção e pelo tempo dispensado!

1 04 2010
XpecialGUEST

Olá…

Alterou o layout do documento A5 dos recibos que está a imprimir, com o Crystal Reports? Ele escreve alguma coisa na segunda página, ou sai totalmente em branco?

Carlos

1 04 2010
Google

Olá.
Obrigado pela resposta rápida.
Sim, alterei com o Crystal Reports.
A segunda página sai em branco. A impressora nem tenta imprimir nessa folha. Puxa-a directamente sem pausas, a folha nem pàra dentro da impressora.

No fim de imprimir o recibo bonitinho, pára dois/três segundos, e puxa a segunda.

De notar que a impressora só tem este comportamento com este recibo
específico, em A5 (é o único A5 com que trabalhamos). Os outros A4, docs de outras aplicações imprimem normalmente.
Origado!

1 04 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Se alterou com o Crystal Reports, a questão poderá estar aí.

Verifique todas as configurações de impressão, no Crystal Reports, em File > Printer Setup, e também no Primavera Express, em Sistema > Preferências > Configurar Impressora.

No Express, tente imprimir um outro relatório em A5, que ainda não tenha alterado com o C.R., e verifique se isso não aconteçe. Se sair correctamente, poderá ter feito alguma alteração na edição do documento que esteja a provocar isso.

Carlos

5 04 2010
Google

Antes de mais, as minhas desculpas pela demora da resposta.
Ora, após tentar o que tinha proposto, a meio desses processos lembrei-me que ainda não tinha experimentado o mais fácil.
Desinstalei a impressora e reinstalei outra vez (imp de rede).
Funcionou…
Que vergonha… :s
Obrigado pela sua sempre fiel ajuda.

Cumprimentos!

5 04 2010
XpecialGUEST

:) menos mal… efectivamente os drivers podem influenciar este tipo de situações.

Cumprimentos
Carlos

7 04 2010
Filipe

boa noite

estou com um problema espero que me possam ajudar a entender o porque.
tinha o meu mapa preparado e a funcionar correctamente. mas hoje tentei apertar os espaços dos campos artigo e quantidades e os outros tambem, para poder ficar com um campo maior para a descriçao do produto.
admiraçao a minha quando imprimi uma factura, as linhas que separam as categorias desapareceram.
sera que me podem ajudar?

muito obrigado
cump.

8 04 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Reponha o mapa original, e volte a alterar, com o cuidado de não apagar, nem alterar mais nada para alem da dimensão dos campos.

Carlos

26 05 2010
Francisco

Olá
Porventura a minha questão sai um pouco do ambito deste post, mas será possível eu poder verificar uma listagem de todas as tabelas existentes numa db do primavera com o respectivo nome? por ex. dbo.artigos -> artigos de stock.
Existe? Onde posso encontrar?

Grande Abraço

26 05 2010
XpecialGUEST

Isso existe.

Contacte a Primavera para saber se eles o podem disponibilizar.

Carlos

12 06 2010
Jose Carlos

Boas e parabéns pelo forum. Sendo um utilizador já com alguma experiencia no Primavera deparei com um problema que por mais voltas que dê não consigo encontrar a solução: não consigo imprimir ou pré-visualizar os mapas de iva, quer na empresa principal ou a de demonstração; o pc fica ali congelado com a ampulheta do cursor e dali não sai. Alguma ideia??
Obrigado

13 06 2010
XpecialGUEST

Tente fazer o seguinte: com o PE fechado, renomeie todas as pastas dentro de C:\Programas\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\Config\LX, acrescentando por exemplo a palavra “antigo” a cada uma.

Volte a abrir o PE, e verifique se ficou resolvido…

Carlos

5 08 2010
ALbertoA

Boa tarde,

Após ler o tutor, tenho uma dúvida que não sei como solucionar: Como adicionar uma tabela no Crystal Reports? No exemplo é mencionado o caso dos vendedores, em que é necessário adicionar a tabela, mas não explica como. Será que me pode ajudar?

Obrigado

5 08 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Isso é um tema algo extenso para ser explicado rapidamente, para alem de que também não sou nenhum expert em Crystal Reports. Existe coisas fáceis de fazer, outras nem tanto quando implica relacionar tabelas, editar formulas, etc…

Carlos

31 05 2011
Rui

É um processo mais complexo mas não é impossível…

31 08 2010
Sónia

Boa tarde,
Antes de mais quero agradecer a criação deste fórum, tem sido muito útil para mim.
Será possível acrescentar campos aos mapas de exploração ou aos resumos de vendas? Gostaria que aparecesse o valor final de venda com o IVA.

Sónia

1 09 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Poderá alterar os mapas que o Primavera tem, utilizando o Crystal Reports. Penso que não existe nenhum campo que possa ser adicionado directamente, que tenha o que pretende. No entanto poderá criar uma formula para o efeito.

Obrigado

6 01 2011
Paulo

Bom dia a todos,
este fórum já me ajudou e muito no esclarecimento de muitas questões relacionadas com o Primavera express.
Tenho mais uma dúvida:
Queria alargar o espaço e encurtar outros nas guias de remessa e facturas.
por exemplo:
Encurtar o espaço do preço e artigo e alargar o espaço da descrição pois vem só com 25 caracteres de largura.
Como faço isso?
Alguém me pode ajudar?

Obrigado por tudo

6 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Veja este post onde é explicado como alterar mapas, embora não seja explicado aquilo que pretende, rapidamente deve conseguir chegar lá:

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/01/13/como-adicionar-campos-da-base-de-dados-aos-relatrios-do-primavera-express/

Carlos

21 01 2011
Primavera Express – Dicas e Configurações (Parte III) « ..::invisible flame light::..

[…] sequencial. O texto de cada um desses 3 avisos poderá ser alterado com o Crystal Reports (este e este post pode […]

11 03 2011
16 03 2011
Luis Santos

Bom dia.
Eu tenho uma duvida em relação ao Primavera Posto de Venda que é a seguinte:
Seria possivel no documento Venda a Dinheiro adicionar uma coluna com o campo PVP3, ou seja, com o preço de venda do artigo ao publico já com IVA????Se fizer uma venda a dinheiro no Primavera a coluna com o campo “Pr. Unit.” indica o preço do artigo S/IVA. e eu gostaria é que houvesse uma coluna com o “Pr. Unit. C/IVA”, que no meu caso seria o PVP3 do artigo. Isto para que se eu quiser alterar o preço do artigo por algum motivo seria mais facil colocar logo o preço que eu quero do que ter que calcular o preço que eu pretendo sem o IVA.
Gostaria qse pudessem que me ajudassem.
Obrigado pela vossa compreensão.

19 03 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Uma hipótese é configurar (caso ainda não existam documentos gravados), ou criar novas séries de documentos de venda, com a opção “Iva Incluído”. Dessa forma o PVP1 já seria o preço com IVA. Teria obviamente que alterar o PVP1 em todos os artigos. Esta alteração serve tanto para o POS como para o Primavera.

Para ajuda veja este artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/07/02/primavera-express-sries-de-documentos/

Carlos

25 03 2011
hugo ribeiro

boa tarde

gostaria de saber se é os decumentos sao editaveis..
Por exemplo alterar uma factura lingua inglesa.

obrigado

25 03 2011
hugo ribeiro

alias alterar para lingua inglesa.

25 03 2011
hugo ribeiro

boa tarde

estive a rever as dicas sobre este assunto e penso que a forma de alterar passa por editas os mapas.. mas ao tentar edita aparece a seguinte mensagem
“Não foi encontrada nenhuma aplicação associada à extensão ‘rpt’.”
se pudessem ajudar agraço

obrigado

26 03 2011
XpecialGUEST

Bom dia,

Instalou o Crystal Reports, tal como indica o artigo?

Carlos

20 08 2011
Sónia

Bom dia,

Antes demais parabens pelo excelente post!!!
Instalei o programa e estou na fase da inclusão do logo…não consigo criar o espaço para a sua colocação. poderei ter ajuda?
obrigado

Sónia

20 08 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Partindo do principio que está a alterar o mapa GCPVLS01.rpt, e que quer que o seu logotipo fique situado no canto superior esquerdo, terá que arrastar para baixo os campos: Nome, Morada, Localidade, etc. Alem disso poderá diminuir o tamanho de letra desses campos, e junta-los ainda mais entre si. Obviamente que o seu logotipo poderá ter que ser redimensionado para que caiba no espaço entretanto criado.

Carlos

9 10 2011
Primavera Express-Etiquetas de artigos (Parte III) « ..::invisible flame light::..

[…] (artigo relacionado: Como Adicionar Campos da Base de Dados aos Relatórios do Primavera Express). […]

20 09 2012
Guerra

Boas.. Alguem sabe como alterar a listagem de vendas por artigo no pos? Sai com o código do artigo e queria que saisse com a descrição…

20 09 2012
XpecialGUEST

Boa tarde. Essa listagem é em que formato? A4 ou formato ticket?

18 10 2012
Raquel Augusto

Boa tarde, não sei se este forum ainda está activo mas estou aqui com um problema e não sei como resolver. E sou uma utilizadora muito recente do primavera. Quando acabo uma factura e clico em imprimir o quadro fica a branco e não acontece nada.. Qual será o problema?

18 10 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Quando se refere ao “quadro branco”, refere-se exactamente a que janela? Consegue pré-visualizar?

24 01 2013
Joao Raimundo

Boa Noite tenho uma dificuldade num mapa que estou a parametrizar tenho uma duvida mapa folha de feria RH queria colocar uma coluna com a denominação de categoria e abaixo inserir a descrição do campo profissão apenas consigo colocar o campo profissão mas este mostra o cod da profissão e não a descrição ……

será possível tirar me esta duvida
muito agradecido

31 01 2013
XpecialGUEST

Bom dia,

Deverá tentar adicionar ao mapa, a tabela que tem as descrições da profissão, e depois em vez de colocar o campo da profissão, deverá colocar o campo da descrição.
Cumprimentos

31 01 2013
Paulo

Boa tarde caro XpecialGUEST,
coloquei uma questão urgente à dias aqui:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2012/12/04/primavera-express-7-novas-regras-de-comunicacao-de-faturas/

Ajude-me por favor a resolver esta situação…
Obrigado pela atenção.

Paulo Gonçalves

31 01 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

Um outro visitante deu algumas sugestões, no entanto acrescento:
– tente outro relatório
– tente outra impressora
– consulte o artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/03/19/primavera-express-configurao-da-impresso-nos-documentos/
Cumprimentos

31 01 2013
Paulo Gonçalves

Caro amigo, já me ajudaste muito nos inícios em que usava a versão 6.40 para a minha esposa que tem uma micro empresa de prestação se serviços.
Nem sei como te agradecer.
Tenho lido estes tópicos em caso de ajuda e tenho-me safado bem.
Agora que migrei para a versão 7.5 certificada é que me aconteceu isto.
A instalação correu-me 5 estrelas e não houve problemas nenhum.
Desinstalei a versão 6.40 como é aconselhado e penso que fiz tudo bem.
Mapas de iva imprime bem mas tiro uma guia de remessa e sai-me um tipo de letra muito juntinha e quase impercetível.
No 6.40 trabalhava 5 estrelas.
Já mudei o tipo de documento para “Doc venda c/ logotipo”, “Doc. Venda s/ logotipo c/dim” e sai-me sempre igual.
Precisava de faturar e tirar mais guias e estou encravado caro amigo.
Não me pode aconselhar, carlos?
Dsde já muito obrigado por tudo.

Paulo Gonçalves

8 02 2013
Joaquim Oliveira

Boa tarde,

Preciso de ajuda para o seguinte:

Quero imprimir os mapas de IVA em A4, mas quando faço “Mapas do Iva/Imprimir” a janela que se abre mostra-me o mapa no formato da impressora epson de talões. O que tenho de fazer?

Obrigada pela ajuda.

Joaquim Oliveira

10 01 2014
hugo santos

Bom dia,
estou a tentar alterar os mapas do primavera. Gostaria de ter esse campo de observações visivel nos meus dos de facturação (bastante util para mim, para descrever incidências).
Através do fiel explorer como refere: “Observações do documento: No editor de vendas em contexto > Outras Condições > Observações” não encontro esse campo para adicionar (será por ter starter easy?).
Pelo que percebi, depois na emissão dos documentos de facturação, no separador observações, dessa forma aparece.

Pode ajudar?

10 01 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
No Express/Starter Easy o campo das Observações não está no Menu Contexto (tal como estava na versão 6.40). Agora está localizado no editor de vendas, um separador para esse efeito, com o nome Observações.
Cumprimentos

11 01 2014
hugo santos

Olá XpecialGuest. O que se passa é que escrevo nesse separador e não aparece nada no documento quando imprimo. O que se tem de fazer para funcionar?

11 01 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Só irá aparecer o que coloca no separador das Observações se colocar esse campo no report. Ao editar o mapa em utilização, deve arrastar para o report o campo Observacoes, que se encontra na tabela CabecDoc. Este artigo explica como proceder para esse efeito.

28 01 2014
Porfírio

Olá.
Uso o Crystal Reports 2011. Estou a tentar alterar a fórmula do mapa (Gcpvls02.rpt) no campo «@documento» que refere, por exemplo: «FACTURA Nº 10/2014».
Pretendo alterar a ordem para: «FACTURA Nº 2014/10» de acordo com as novas regras da AT.
Acontece que altero a ordem na fórmula, salvo e fecho, salvo o relatório no CR mas não vejo qualquer alteração no Primavera na impressão da fatura.
Nos mapas da versão 6.40 do Primavera Express funciona mas não consigo o mesmo na versão 7. Estarei a fazer algo errado?
Desde já agradeço qualquer esclarecimento.
Cumprimentos.

30 01 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
Se actualizar o Primavera Express, a identificação única dos documentos é automaticamente configurada sem que tenha que efectuar qualquer alteração adicional:
Consulte o artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2014/01/01/portaria-n-3402013-impresso-nica-dos-documentos/

Cumprimentos

30 01 2014
Porfírio

Desde já agradeço a sua resposta.
Quando procuro atualizações, é referido que possuo a versão mais atualizada que é a versão 07.5001.1339.
Bem sei que na exportação para ficheiro SAF-T aparece automaticamente como indica numa imagem algures aqui publicada mas acontece que, ao imprimir a fatura em papel, ainda aparece: «Factura Nº 1/2014 [FA]» e não, «Factura Nº 2014/1 [FA]» como deveria ser de acordo com o TOC.
Como referi, altero o campo «@documento» correspondente no mapa (Gcpvls02.rpt) ou outros equivalentes mas não resulta.
Será que essa ordem apenas importa para exportação de dados para o portal da AT e não faz mal que saia assim no papel?
Na fatura impressa aparece mais abaixo pela ordem correta: «…Processado por programa certificado nº 1450/AT / Factura 2014/1 / Powered by PRIMAVERA EXPRESS…».

Mais uma vez obrigado pelas suas excelentes respostas.
Cumprimentos.

31 01 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Se tem a aplicação actualizada, a Identificação Única do Documento, para além de ser mostrada na linha da assinatura, agora é mostrada no campo do número do documento (testei com a versão 7.60). Poderá estar a acontecer que o seu mapa seja um mapa personalizado (que se encontre na pasta Novos). As actualizações de versões não incidem sobre esses mapas. Experimente utilizar um outro mapa de sistema para ver o resultado.

Consulte também o artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2014/01/31/alteraes-fiscais-identificao-nica-do-documento-data-no-formato-ano-ms-dia-e-utilizao-de-papel-timbrado/

Cumprimentos

31 01 2014
Porfírio

Amigo, 5 estrelas!…
Afinal eu já estava desatualizado porque havia a versão 07.5001.1341 que faz tudo automaticamente colocando a série do ano primeiro e o Nr. sequencial depois.
Bastou fazer o download, atualizar… et voilà!
Resulta na perfeição mesmo nos mapas personalizados onde já tinha colocado o meu logotipo com o Crystal Reports 11.
O ideal será recorrer periodicamente ao menu «ajuda» e procurar atualizações.

Grande abraço e mais uma vez, obrigado pelos seus esclarecimentos.
* * * * *

31 01 2014
XpecialGUEST

Óptimo …
Já agora confirme se nos mapas personalizados, as datas têm o novo formato: AAAA-MM-DD, conforme imagem a imagem do seguinte artigo:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2014/01/31/alteraes-fiscais-identificao-nica-do-documento-data-no-formato-ano-ms-dia-e-utilizao-de-papel-timbrado/

Cumprimentos

31 01 2014
Porfírio

Olá.
Sim; a data sai, (e já saía) AAAA-MM-DD em todos os campos.
Além disso, isso é fácil de reconfigurar no Crystal Reports, alterando o texto da fórmula «Totext({CabecDoc.Data},”yyyy-MM-dd”)» para “dd-MM-yyyy”, mas, de acordo com o ofício circulado 50001 já não é permitido.
Mais uma vez, muito obrigado pela atenção.

Abraço e continue com o excelente trabalho..

31 01 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
Não percebi o seu comentário. Agora, a data deve estar no formato yyyy-mm-dd e não dd-mm-yyyy. Não percebi se teve que efectuar alguma alteração, para ter a data no formato yyyy-mm-dd (tendo em conta que está a utilizar um mapa personalizado). Para dizer que a data já saía anteriormente no novo formato (yyyy-mm-dd), terá sido porque terá personalizado o report muito recentemente, isto é, nas últimas semanas, correcto?
Cumprimentos

1 02 2014
Porfírio

Olá. Desculpe se fui confuso.
Sim; tenho trabalhado recentemente na configuração de 1 ou 2 mapas com o Crystal Reports. Há dias alterei ao meu gosto no (Gcpvls02.rpt) as datas para o formato «dd-MM-yyyy» mas voltei a acertá-las de acordo com o Ofício Circulado 50001.
No entanto, antes de efetuar a atualização do programa a 31-01-14, as datas do documento e de vencimento já me saíam no formato correto ao imprimir as faturas em vários mapas, ou seja, «yyyy-MM-dd».

Após a atualização que fiz para o (Primavera Express versão 07.5001.1341), o programa acertou automaticamente o nome do documento para «Factura FA 2014/06» enquanto antes imprimia «Factura 06/2014 [FA]».

Durante o dia de ontem, após a atualização para o Primavera Express versão 07.5001.1341, imprimi diversas facturas teste em vários mapas «Gcpvls02, 11, 12, 22, 32, também o 14 e o 34 (Factura/recibo)» e outros mais e todos me saem com o formato data correto «yyyy-MM-dd» de acordo com as novas regras.

Antes da atualização Primavera:
– «Factura 06/2014 [FA]». Datas: «yyyy-MM-dd».
Após a atualização do Primavera v.07.5001.1341:
– «Factura FA 2014/06». Datas: «yyyy-MM-dd».
Para mim está tudo ok.

Abraço e desculpe se voltei a ser confuso.
Obrigado pela atenção.

1 02 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
Obrigado pelo seu comentário muito esclarecedor.
Cumprimentos

2 02 2014
hugo santos

Boa tarde,
à cerca de 15 dias tinha editado os mapas no crystal agora com a actualização os mapas são os mesmos que vem por defeito. Como devo de fazer para ir “buscar” os mapas personalizados? Obrigado

8 02 2014
XpecialGUEST

Boa noite,

O que deverá ter acontecido é que deve ter editado mapas standard. Estes mapas, aquando de uma actualização, são sobrepostos pelos mapas de sistema. Antes de actualizar poderia ter efectuado uma cópia de segurança dos mapas alterados, repondo-os após a actualização.

O ideal e o mais correcto é duplicar um mapa de sistema, para um mapa novo (2ª imagem deste artigo), para que o mapa seja mantido para sempre.

Cumprimentos

8 02 2014
Porfírio

Olá, XpecialGUEST.
Um esclarecimento adicional.
Quando coloco o logotipo da empresa, altero o tamanho da letra ou posição dos campos nos mapas (Gcpvls…etc.), ou qualquer outra modificação efetuada com o Crystal Reports, recoloco os novos mapas na pasta original, ou seja, em: «PRIMAVERA\SGX750\Mapas\EX\GCP» com o nome dos originais para que o programa incida neles.
Não crio qualquer pasta «NOVOS» porque normalmente faço uma cópia da pasta dos mapas originais para a repor quando necessário.
Como não mexo nem altero qualquer fórmula, a atualização do Primavera incide nesses novos mapas já com o logotipo da empresa.
Reparei que aconteceu na versão Express 07.5001.1341 e na atualização correspondente do Starter Easy.
Já atualizei para as versões 07.5001.1343 em ambas as aplicações Primavera (Express e Starter Easy) e as coisas mantêm-se.
Parece-me que a criação da pasta «NOVOS» me parece bem mais prática; vou experimentar.

Abraço e desculpe a maçada.

8 02 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Sim, ao duplicar um mapa, ele é copiado para a pasta NOVOS (C:\Programas\PRIMAVERA\SGX750\Mapas\EX\NOVOS). As actualizações do Primavera não incidem sobre essa pasta, logo não tem que efectuar e repor uma cópia de segurança a cada actualização.
Cumprimentos

13 01 2016
HS

Boa noite, procedi à instalação do starter easy V9.15.
Infelizmente os mapas (editados no crystal report) que trazia e usados com sucesso nas versões anteriores do starter easy, aparece uma janela a dizer que não é válido e disponho de 90 dias para o corrigir e após esses 90 dias deixará de ser possivel imprimir.
Agradeço a sua ajuda a solucionar essa questão, se proventura tiver que ir de novo ao crystal report qual a versão que aconselha (tem link?).

Agradeço desde já.
Cumprimentos

14 01 2016
XpecialGUEST

Bom dia,
No seguinte vídeo poderá ficar a conhecer parte das novidades da versão 9.10, nomeadamente a validação de modelos (mapas) de impressão: https://www.youtube.com/watch?v=RMJSM7zq1YY

Ou altera os mapas que está a utilizar, com o Crystal Reports (pode descarregar o trial da versão 2013 aqui: https://www.sap.com/cmp/ft/crm-xm15-dwn-an002/index.html?url_id=text-na-sapcom-creports-trial-software), ou passa a utilizar mapas default/originais da versão que tem instalada (é o mais aconselhado/correto/seguro), procedendo posteriormente, se for o caso, às alterações que pretender.
Cumprimentos

14 01 2016
Porfírio

Muito confusa a validação dos mapas. «Não é automática ao imprimir pela primeira vez». Aparece sempre a mesma mensagem.
Nos mapas que vêm por defeito no programa não aparece a mensagem de validação mas não quero esses mapas mal escalonados e sem o meu logotipo.
Tenho o meu próprio mapa com logotipo inserido com o crystal reports e quero mantê-lo.
Gostaria de saber o que torna um mapa inválido. Que tipo de erros são referidos no víedeo? Corrigir o quê? Quero o mapa com o tipo de letra que escolhi, um pouco maior e legível em certos campos e com espaço para o meu logotipo, etc..
Até já tentei validar, não resultou e não referiu quais os erros.
Ao inserir o logotipo nos parâmetros da empresa, em que mapa ele aparece? Como se desvia o texto que fica por baixo se é que isso é possível? Muito confuso.
Devem optar por um sistema mais simples ou reformular os tipos e tamanhos de letra dos mapas.
Por exemplo, nas guias de remessa ao fundo do mapa, a descarga está muito para a esquerda e os campos do local de carga são curtos para incluir as matrículas do camião e do reboque. Tive que refazer, puxando um pouco para a direita mas esses mapas agora não são válidos. Será esse um tipo dos tais erros?
Enfim, vocês complicaram a vida a muita gente. Pensam que os utilizadores normais têm o crystal reports para alterar os mapas ou têm tempo para aprenderem a usá-lo? Quem não tiver o crystal reports como insere o logotipo da sua empresa nos mapas?
Cumprimentos.

15 01 2016
XpecialGUEST

Boa tarde,
O mecanismo de validação de mapas do Primavera é o resultado do que é imposto pelo Despacho nº 8632/2014.
Os mapas que não são válidos têm que ser alterados com o Crystal Reports. Em alternativa podem ser utilizados os mapas default/standard/originais da instalação (é o mais correto/seguro/implica menos risco), sendo que estes podem ser posteriormente alterados para ir ao encontro dos mapas “antigos” que não são válidos por alguma razão.
Vários fatores fazem com que um mapa não seja válido, como por exemplo a inexistência de campos, sobreposição de campos, etc. Existe documentação sobre isso.
Como você disse, e bem, não se trata de algo simples de compreender e resolver para todos os utilizadores, nomeadamente para os que não estão por dentro deste “mundo”.
Assim, o que aconselho é que contacte a Primavera para obter informação adicional/suporte (este blog não tem qualquer relação com a Primavera, como erradamente indicou).
Cumprimentos

16 01 2016
Porfírio

Antes de mais, as minhas desculpas pela confusão com o pessoal do Primavera que pouco ou nada explica e cada vez complicam mais a vida aos clientes.
Será que ao utilizar os mapas default e depois editá-los, mesmo que seja para colocar o logotipo, não serão outra vez tidos como inválidos? É que têm que ser movidas ou retiradas algumas parcelas de texto para inserir o logotipo.
Na janela de vendas o F4 não está ativo para alternar entre guias e faturas, por exemplo. Temos que ir sempre às preferências e predefinir e voltar a fazê-lo quando quisermos alternar outra vez.
No estorno do recibo aparecem mensagens de erro mas na reimpressão acabamos por descobrir por acaso que o recibo afinal foi estornado mas não houve indicação. No entanto, penso que, no caso de algum erro, temos que imprimir outro porque não vejo forma de alterá-lo.
Cumprimentos.

17 01 2016
XpecialGUEST

Dependendo das alterações que fizer, ao nível do Crystal Reports, um mapa standard poderá ficar inválido. Como sugestão, pode alterar os mapas standard, após duplicar os mesmos (o seguinte artigo pode ajudar: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/02/01/primavera-express-configurao-de-etiquetas-para-um-tamanho-especifico/) para colocar o logotipo, bastando para isso mover para baixo todos os campos do cabeçalho, à esquerda, para libertar espaço por forma a poder inserir a imagem. No entanto deve ter em conta que, ao mover os campos, estes não devem ficar sobrepostos, sob pena de o mapa se tornar inválido.
Como alternativa, dependendo da versão que tem instalada, nas propriedades da empresa, no Administrador, no separador geral, existe uma opção para associar uma imagem à empresa. Se ativar também a opção “Utiliza o logótipo da empresa na impressão dos documentos de venda, no Administrador > Parâmetros da Logística e Tesouraria > Parâmetros da Empresa > Vendas > Outros, sem qualquer alteração ao nível do report (Crystal Reports), os documentos de venda vão mostrar a imagem associada nas propriedades da empresa, desde que os relatórios utilizados estejam definidos como “…c/ Logotipo”. Para ajuda consulte o seguinte artigo:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/03/19/primavera-express-configurao-da-impresso-nos-documentos/

Se carregar em Novo, no Editor de Vendas, o campo do documento fica disponível para poder selecionar outro documento. Não é necessário estar constantemente a alterar o documento sugerido, nas preferências do utilizador.

Quanto ao estorno do recibo não percebi qual é a dificuldade/dúvida/problema.

18 01 2016
Porfírio

Obrigado. É a versão Starter Easy V. 9.15. Pois, já utilizei essa opção de inserção do logotipo nas propriedades da empresa em administrador mas não o vi aparecer em qualquer mapa e tentei vários.
O Primavera complica a edição dos mapas com demasiado rigor como se não tivesse interesse em que lhes mexam. Acontece que qualquer mexidinha pode tornar o mapa inválido; esse é que é o problema.
Assim temos que usar os mapas deles mal desenhados e com alguns tipos e tamanhos de letra só visíveis com lupa.
Quando ao estorno dos recibos, é simples: quero estornar, corrigir e voltar a imprimir o mesmo.
Nesta versão dá mensagem de erro ao estornar; afinal, o recibo é estornado mas só permite depois a reimpressão sem qualquer alteração. Em vez de estornar o recibo por cliente temos que ir lá por datas. Mais uma vez, complicaram porque só os recibos de IVA em caixa é que têm relevância fiscal e não podem ser alterados.
Vou tentar editar um mapa no CR e ver o que dá.
Obrigado mais uma vez.

24 01 2016
Porfírio

Por mais que tente, o programa não aceita sequer que insira o logotipo da empresa, muito menos alterar o que quer que seja.
Se puxar os outros campos do endereço para baixo, que não quero que apareçam, torna o mapa inválido. Inserindo o logo sem retirar os campos, fica sobreposto, torna o mapa inválido.
Como estou a trabalhar nas guias de remessa, (doc. N valorizado), fico restrito a uns 4 mapas:
GR não valorizada c/log.
GR não valorizada c/log.c/Dim.
GR não valorizada s/Log.
GR não valorizada s/Log.c/Dim.
Em todos aparece o endereço da empresa debaixo do logotipo e o mapa não é válido.
Deve haver uma forma de ultrapassar isto, espero.

30 01 2016
XpecialGUEST

Boa noite,
Na pasta NOVOS (dentro da pasta Mapas), é gerado um ficheiro de texto, sempre que determinado report não é validado. Esse ficheiro especifica em detalhe o que está a falhar na validação.

5 02 2016
HS

Boa tarde,
Mais uma diferença relativamente à versão anterior. Tenho artigos criados, e queria manter o código, no entanto houve uma alteração de nome por parte do fornecedor (embora o artigo e a referência seja a mesma), queria alterar apenas parte da descrição do artigo mas não estou a aconseguir. Existe alguma maneira sem estar a criar artigos novos? è que o código do fornecedor é o mesmo. Nem estou a conseguir anular e criar novo com a mesma referência.
Obrigado

6 02 2016
XpecialGUEST

Boa tarde,
O que reporta está relacionado com o Despacho 8632/2014. Não é possível alterar a descrição (principal) de um artigo, após este ter sido movimentado em um documento certificado. Também não é possível eliminar um artigo da base de dados, se este ja está referenciado em documentos/movimentos/outras tabelas. Assim, poderia estudar uma alternativa para “contornar” a imposição do Despacho, que poderia passar por utilizar, se disponível na ficha do artigo, um campo que permite inserir uma descrição alternativa do artigo. Neste caso, se o objetivo fosse que os documentos de venda, certificados, tivessem a descrição alternativa do artigo, seria necessário editar o(s) report(s) para utilizar(em) o campo da descrição alternativa, no entanto a validação de mapas de impressão (Despacho 8632/2014) certamente irá invalidar o mapa, uma vez que o campo {LinhasDoc.Descricao} seria removido, para passar a ser utilizado um outro campo com a descrição alternativa.

17 02 2014
Porfírio

Olá.
Excelente. Usando a pasta NOVOS é muito melhor e dá menos complicações. Obrigado.

Gostaria de lhe perguntar duas coisas:
1ª – Sabe dizer-me se é possível configurar o programa para que faça uma cópia de segurança automática a uma determinada hora do dia, todos os dias para um disco externo ou pen desde que esteja introduzida no PC?

2ª – Parece-me que não é possível mas dar-me-ia imenso jeito criar mais modos de pagamento.
É que, ao emitir o recibo, só existem os modos:
– (DEP – Rec. por cheque).
– (DTREC – Descontos por Títulos a Receber).
– (NUM – Rec. em Numerário).

Gostaria de criar mais um modo tipo:
– (TRBNC – Transferência Bancária), visto que a maior parte dos clientes pagam dessa forma.

Desde já agradeço.

Cumprimentos.

21 02 2014
23 02 2014
Porfírio

Olá.
Mais uma vez lhe agradeço a sua excelente ajuda.
Instalei o SQL Backup Master e funciona na perfeição, permitindo até agendar e efetuar vários backups ao mesmo tempo para diferentes localizações.
É muito, muito útil. Não o uso para mim mas sim, para outras empresas às quais dou apoio no Primavera.
Obrigado.

Cumprimentos.

15 01 2016
HS

Boa tarde,
A v9 até agora, está a ser complicada de usar….
Na emissão de um recibo (muito diferente das versões anteriores), enganei-me e em vez de ter metido pago em numerário, emiti recibo como sendo por cheque. Agora, queria estornar (muito simples na versão anterior) e não consigo. Penso que tem-se que configurar algo. Pode dar a sua ajuda?

Muito obg.

17 01 2016
XpecialGUEST

Boa tarde,
Menu Contexto > Consulta de liquidações. Aqui são mostrados todos os documentos que obedecem aos critérios da data e documentos (restrições).
Após selecionar o documento a anular, carregue com botão direito do rato e depois, Anular. Confirme a operação.

19 01 2016
Filipe

Boa tarde,
queria saber se é possível colocar nos talões de Pos o campo Endereço Web que pertence á ficha de clientes. Já estive a ver na configuração dos Doc. de Pos e esse campo não existe. Já nos layouts das faturas com o Crystal é fácil pq esta disponível a variável.
Agradeço desde já a ajuda.
obrigado.

24 01 2016
XpecialGUEST

Bom dia,
Também não encontrei esse campo.

17 03 2016

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