Instalar Aplicações num Servidor de Terminais Microsoft

17 01 2010

A instalação de software num servidor de terminais Windows configurado no modo Servidor de Aplicações requer um modo especial para que a instalação e utilização por vários utilizadores seja feita com sucesso. O sistema operativo necessita de fazer algumas alterações ao sistema para activar o acesso de vários utilizadores/ instancias às aplicações instaladas.

 

Existem duas formas para alternar entre o modo Instalação e o modo Execução. O processo pode ser automático quando utilizado o Adicionar ou remover programas, ou manualmente através da linha de comandos. Na linha de comandos, tal como o nome indica, só deve ser activado o modo Instalação no momento da instalação do software, e logo de seguida voltar a colocar o servidor em modo Execução.

 

A primeira forma é não executar o instalador (setup) da aplicação a instalar. Ao invés disso devemos iniciar o processo pelo “Adicionar ou remover programas” no painel de controlo, acedendo depois à opção de “Adicionar novos programas” e indicando o caminho do ficheiro de instalação que ao contrário do que o botão indica, também poderá estar nos próprios discos ou em outros meios de armazenamento do servidor.

image

 

Durante a instalação do software, o servidor é automaticamente configurado para o modo Instalação. Esta janela deverá ser mantida aberta até à instalação ser concluída. Uma vez terminada a instalação deverá concluir o assistente clicando em Seguinte.

image

image

Durante o tempo da instalação o sistema monitoriza algumas chaves do registo, controlando novas entradas e alterações, para que posteriormente essas chaves sejam replicadas para todos os restantes utilizadores que iniciem sessão remotamente.

 

 

Se planear instalar um servidor de terminais em modo Aplicação é boa prática instalar apenas as aplicações e o software na fase final de configuração quando já tiver passado do modo Administração para o modo Aplicações. Isto impede que programas instalados antes de adicionar a função de serviços de terminal deixem de funcionar, e que tenha de os reinstalar novamente utilizando o modo especial de instalação, especialmente em aplicações não desenhadas para trabalhar sobre serviços de terminal.

 

 

A segunda forma de alternar entre os modos Instalação e Execução é através da linha de comandos do Windows.

O comando change user /query informa qual o modo actual.

image

 

 

O comando change user /install coloca o servidor em modo Instalação.

 image

 

 

O comando change user /execute coloca novamente o servidor em modo Execução.

image 

 

 

NOTA: As imagens deste post dizem respeito à versão 2003 do Windows Server.

 

 

Links de Interesse:

 http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc728077(WS.10).aspx


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: