Primavera Express – Como Estornar um Recibo / Desbloquear uma Factura

27 01 2010

Por vezes torna-se necessário alterar uma documento já liquidado/pago para corrigir alguma informação errada. Como seria de esperar, essa operação deixa de ser possível, quando o documento é liquidado. Existe no entanto uma forma de o fazer, que passa por anular (estornar) o documento que liquidou o documento de venda, fazer a respectiva alteração e posteriormente voltar a liquidar o documento alterado. Este processo embora simples, não é automatizado, e implica que o utilizador siga alguns passos para que não haja problemas com numeradores.

 

Imaginemos que pretende alterar a factura 3/Série 1, para corrigir o NIF do cliente. Essa factura foi liquidada com o recibo nº 4/Série 1.

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Como é possível verificar, a linha do artigo está a vermelho, o que significa que não são permitidas alterações.


Como fazer?

1-Reimprima o recibo, ou anote os dados do mesmo, como o número, documentos liquidados, valor, e data.

 

 

 

2-Aceda à ficha do documento RE (recebimento): Tabelas > Documentos > Contas Correntes

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Seleccione a série onde se encontre o recibo a anular, e anote o número do campo “Último Documento”. Logo de seguida coloque o numerador para um número antes do recibo a estornar. Neste caso como queremos estornar o recibo 4/ Série 1, vamos colocar 3. Grave.

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Se esta operação de alteração dos numeradores não for feita, o recibo 4 deixa de existir. Mais abaixo, quando for fazer o recibo novamente, ele seguirá o numerador normal, assumindo o numero 7 se as datas o permitirem.

 

 

3-Aceda ao editor de contas correntes, e seleccione o cliente em questão. Carregue de seguida em Estorno.

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Abre agora uma nova janela com todos os documentos de conta corrente emitidos para esta entidade. Poderá fazer um filtro por datas ou numeradores para encontrar mais rapidamente o documento em questão. Por fim seleccione-o e carregue em Estornar. Confirme na janela seguinte.

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3-Neste momento a factura 3/1 ficou desbloqueada e podemos fazer a correcção no NIF do cliente.

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Grave ou Imprima.

 

 

 

4-Volte ao editor de contas correntes e coloque novamente o cliente. Confirme se todos os dados estão conforme o recibo original, nomeadamente a série, número e a data. Seleccione a factura que alterou. Embora neste exemplo só tenha alterado uma factura, no caso do recibo anteriormente estornado liquidar vários documentos, eles seriam colocados novamente em conta corrente e teria agora de os seleccionar todos novamente de forma a que o recibo fique exactamente igual ao original.

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Confirme e imprime como se fosse a primeira vez que emite o recibo.

 

 

 

5-Este é o último passo e o mais importante. Inicialmente o numerador do recibo ia no 6, foi alterado para o 3. Neste momento vai no 4. O Primavera não tem nenhum processo automático que o volte a colocar no numerador original. Se não alterar o numerador para o 6 novamente, ele vai assumir que o próximo numero é o 5, que na realidade já existe, e por isso dará erro na gravação de um novo recibo.

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Grave e o processo está concluído.

OBS: Ao contrário deste exemplo, se o recibo que estornou foi o último emitido, não terá de fazer o passo 5.


Ações

Information

113 responses

28 01 2010
Pedro

Obrigado,
Era mesma essa a minha duvida

30 09 2010
António Correia

Após corrigir as facturas de forma a considerar a retenção na fonte, emiti o 1.º recebimento, percebendo que também neste tipo de documentos falta corrigir a retenção. Entretanto emiti vários recibos, todos incorrectos porquanto deverei corrigir o relatório associado usando o CR. Posso apagar todos os recibos emitidos de forma a reiniciar o processo?

Obrigado por toda da preciosa ajuda que os admin/participantes deste fórum têm dado a todos os utilizados do Primavera Express!

António

30 09 2010
2 10 2010
Leonardo

Boa tarde.

Estou a tentar corrigir uma venda a dinheiro, que foi vendida no ponto de venda do Primavera Express, mas apesar de existir o documento RVD (recebimento de venda a dinheiro), mas nunca aparece o respectivo movimento para respectivo estorno…

Obrigado pela atenção,

Leonardo

2 10 2010
XpecialGUEST

Boa noite. Não consegui perceber se tinha alguma duvida, ou era apenas uma observação. Tem de ser mais claro.

Carlos

10 03 2011
José

Emiti uma VD onde me enganei/não coloquei o NIF como posso corrigir, uma vez que a possibilidade do Estorno não funciona e a alteração da VD também não já que me diz existir uma VDR anterior com data superior.
Grato pela ajuda!

10 03 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Altere a configuração do documento VDR em Tabelas > Documentos > Contas Correntes > escolha o documento VDR > separador Séries > escolha a série actual > verifique em baixo se as opções: Sugere data do sistema, Série por Defeito, Alteração da data e Num. Automática estão todas activas. Em caso negativo, active as que ainda não estiverem.

Penso que isso resolverá.

Carlos

21 10 2010
loki

Boa noite, agradecia uma pequena ajuda, se possivel.
Por erro emiti uma factura quando na realidade queria emitir uma VD. a factura ainda não foi dada como cobrada, existe alguma forma de anular a mesma ?

Obrigado pela atenção e desde já os parabéns pelo blog

21 10 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Se ainda não fez a VD, simplesmente emita o recibo, e o assunto fica encerrado. A outra opção é fazer uma nota de crédito, de igual valor, e depois, na conta corrente do cliente emitir uma regularização de cliente, onde juntando os dois documentos FA e NC, a conta fica saldada. Anular directamente um documento, o Primavera não permite porque estaria a contrariar a legislação. Em caso de dúvida contacte o seu contabilista.

Carlos

4 02 2011
Zico

Boa noite,

É possível alterar o nome do tipo de documento em vez de “recebimento” para “recibo”?

Obrigado e Abraço e parabens pelo excelente blog

7 02 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Sim, é possível.

Em Tabelas > Documentos > Contas Correntes > edite a ficha do documento RE, e altere a sua descrição. Grave para finalizar.

Carlos

25 02 2011
Liliana Vaz Magalhães

Boa noite!

Gostaria de saber mais sobre o Programa de Contabilidade Primavera.
Como anular uma factura , recibo ou mesmo venda a dinheiro.

27 02 2011
XpecialGUEST

Boa noite.

O Primavera Express não permite anular documentos de forma directa. Permite sim, em determinadas condições, alterar esses documentos. Quanto a anular um recibo, existe no editor de contas correntes, um botão que diz “Estorno” e que permite anular um recibo, colocando novamente em conta corrente os documentos que esse recibo liquidou. Veja este artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/01/27/primavera-express-como-estornar-um-recibo/

Carlos

31 03 2011
Jorge

Muito Obrigado Carlos. Ja consegui anular e reimprimir o recibo na serie correcta.

Mais uma duvida. Podemos colocar observações no recibo?

Obrigado.

18 09 2011
Fernanda

Mais uma vez, tive as minhas dúvidas respondidas entre vários posts aqui colocados. O meu muito obrigado pela sua ajuda e disponibilidade. Bem haja. Cumprimentos Fernanda

3 11 2011
Transportes Nuno Costa

Boa tarde,
preciso urgentemente de ajuda!

Como posso modificar uns valores numa factura, ou seja, enganei-me num valor a facturar e já imprimi a factura, como posso modificar isso?

Respondam-me por favor!

3 11 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

O Primavera Express permite que possa alterar uma factura até a mesma ser liquidada. Se for este o caso poderá alterar o documento, simplesmente voltando o numerador atrás e fazendo as alterações necessárias. Claro que se já liquidou a factura, também dará para fazer alterações, mas só depois de anular o recibo que liquidou essa factura. Em caso de dúvidas consulte um contabilista para saber como proceder da forma mais correcta.

Carlos

3 06 2014
Ana Silva

Uma questão, por favor :
– Se a factura foi elaborada mas não foi gravada, como poderei alterá-la ?
Estou a tentar entrar na factura que pretendo alterar mas o sistema Primavera ERP 8 não me deixa.
Podem ajudar-me, sff.
Muito obrigada

4 06 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
A sua mensagem não é muito esclarecedora.
Se a factura foi gravada, efectivamente já não a conseguirá alterar.

Se tiver a versão 8.10 poderá marcar o documento como anulado.

Em situações futuras, poderá, antes de gravar a factura definitivamente, utilizar o modo Rascunho. Mais informações em: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2012/03/04/primavera-express-v7-instalao-novidades-e-primeiras-impresses/
Cumprimentos

5 11 2011
4 11 2011
Anabela Oliveira

boa noite. eu fiz vendas a dinheiro com a data de Novembro, quando essas vendas eram referentes a Outubro. Há alguma possibilidade de modificar a data dessas vendas?
Obrigada,
Anabela Oliveira

5 11 2011
2 07 2012
Paulo Pereira

Boa tarde,
a minha questão é um pouco descabida mas a verdade é que me aconteceu. É o seguinte anulei uma fatura passando uma nota de crédito, o problema foi reparar posteriormente que esta foi passada em nome da pessoa errada :( Agora a dúvida é: Como anular uma nota de crédito? Se é que isso existe, estou a trabalhar no primavera 7.0

Obrigado

2 07 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

O que normalmente se costuma fazer é fazer uma nota de débito para o tal cliente errado. No entanto deverá confirmar com um contabilista qual o procedimento mais correcto no seu caso.

Carlos Moreira

10 07 2012
Paulo Pereira

Obrigado, pela resposta eficaz.
Mais uma questão? Posso utilizar 2 séries diferentes para passar facturas num mesmo ano?
É que para produtos à venda utilizo uma série com iva incluído, para produtos de revenda queria utilizar preços unitários sem iva incluído e para isso só uma série diferente certo?

Obrigado

15 07 2012
XpecialGUEST

Sim poderá utilizar varias series para o mesmo ano, com atributos diferentes ao nível do calculo do IVA.

11 07 2012
Paulo Pereira

Boa tarde,

quando se dá simplesmente saída de um produto em stock no programa Primavera, sem ser venda, isto terá algum impacto na contabilidade? Ás vezes na inserção de stock há erros e a forma de os corrigir é desta certa?

Obrigado

11 07 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Sim, a não ser pelas vendas, a única forma de dar entrada ou saída de stock, é precisamente nos movimentos de stock. Quanto ao facto de isso poder, ou não, ter impacto na contabilidade isso e uma questão que ultrapassa a aplicação, pelo que deverá confirmar com alguém ligado à área de contabilidade.

Cumprimentos
Carlos

25 07 2012
Maria de Fátima Ferreira de Almeida Gomes dos Santos Mendonça

Bom dia
Como é que posso fazer as regularizações nas contas correntes dos clientes e dos fornecedores?

25 07 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Veja este artigo para mais informações: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/07/14/primavera-express-dicas-na-liquidao-de-documentos-em-conta-corrente/

Em todo o caso o Express não gere fornecedores.

Cumprimentos
Carlos

7 08 2012
soliveira1@sapo.pt

Boa Noite,

Gostaria que me ajudassem a resolver a seguinte questão:

Durante a execução de uma Venda a Dinheiro, fiz a anulação de um artigo. Por lapso, não substituí o código do novo artigo e o programa deixou gravar esta Venda a Dinheiro (com um artigo anulado).
Quando fui para imprimir a Venda a Dinheiro, o programa não deixou (na mensagem de erro diz que é por esta conter um artigo anulado).
Mas esta Venda a Dinheiro está gravada e agora não sei o que fazer.
Gratos pela ajuda!

7 08 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Existe outra forma para imprimir o documento que é ir à reimpressão de documentos (Documentos > Processamentos > Reimpressão de Documentos). Aqui, escolhe em entidade, “cliente”, selecciona como cliente inicial e final um só cliente para o caso de querer filtrar, e em documentos escolhe Vendas. Desactive a opção “Não Impressos”, e para finalizar carregue em actualizar. Pode ainda restringir por datas, ou por números dos documentos. Dos documentos todos que vão aparecer, pode retirar o visto dos que não quer que sejam imprimidos.

Cumprimentos

25 08 2012
Vitorino Melo

Fiz uma fatura e gravei. Depois fiz imprimir e verifiquei que estava imcompleta, faltavam elementos na descrição do serviço. Como posso aceder novamente à fatura e retificar a descrição?

25 08 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Qual é a versão do Primavera?

3 06 2014
Ana Silva

Boa tarde,
Eu fiz a fatura mas NÃO GRAVEI, no entanto já não consegui alterá-la ou mesmo apagá-la. O numerador avançou como se a fatura fosse efetiva.
Como poderei resolver esta lamentável questão.
Agradeço um help.
Grata
Ana E Silva

4 06 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Agora sim, consegui perceber a questão colocada.
Se a factura está no sistema certamente é porque carregou no botão Imprimir (que grava e imprime), ou no botão Gravar (que apenas grava).
Soluções possíveis: poderá avaliar a possibilidade de repor uma cópia de segurança, ou, como alternativa principal, emitir Nota de Crédito. Para mais esclarecimentos deve consultar o seu TOC.
Cumprimentos

11 05 2016
Kidania

para não haver tanto trabalha vá somente em
contexto
lá abrirá uma tabela
e logo a seguir leia os passos e vai aparecer algo que diz desbloquear…
desbloqueias a factura e podes muito bem usá-la para faturar para outro cliente…
assim estará alterada

29 08 2012
Paulo Pereira

Boa tarde,
há alguma forma de saber o numero de vendas já feitas de um determinado artigo no primavera? Obrigado

29 08 2012
XpecialGUEST

Sim.

Exploração > Vendas > Mapas de Exploração > Detalhe > Artigo > Artigo/Artigo. Se pretender, defina as datas, e outros parâmetros, e no fim carregue em Imprimir para pré-visualizar. Se desejar visualizar as vendas, apenas para um artigo, no separador Filtro, defina-o como inicial e final.
Cumprimentos

30 10 2012
Ana Lopes

Boa noite como posso reimprimir um recibo?

Obrigada

5 11 2012
José Barros

Boa noite.

Devo dizer que este blog tem sido um verdadeiro manual para mim!
Neste local tem como estornar um recibo/factura, contudo tenho uma dificuldade diferente: preciso de extornar uma Nota de Crédito.
Ao criar a nota de crédito coloquei na Série errada e neste momento não consigo alterar essa nota de crédito.
Há alguma forma de corrigir?

Cumprimentos,
José Barros

5 11 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Se a versão for a 7.5 não conseguirá alterar esse documento, devendo lançar um de natureza contrária. Se a versão for a 6.4 poderá conseguir alterar, em algumas circunstancias. Em caso de dúvida contacte o seu contabilista para saber qual o melhor procedimento a tomar.

Cumprimentos
Carlos Moreira

5 11 2012
josebarros

Boa noite.

Pois… é mesmo a versão 7.5…
Falarei com o meu contabilista para averiguar como resolver este problema.
Grato uma vez mais pela pronta resposta.

Cumprimentos,
José Barros

9 12 2012
Isabel Oliveira

Boa tarde.
Gostava de saber como posso alterar o NIF de um V/D.

Isabel Oliveira

12 12 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Na versão 7.5 não conseguirá de forma alguma. Na versão 6.4, embora existam várias situações que impedem a alteração de documentos, a mais comum é o facto de o documento já ter sido liquidado. Deverá no entanto consultar o seu TOC para identificar o procedimento mais correcto a levar em conta para proceder à alteração que pretende.

15 02 2013
easyvet

Bom dia, este blogue é uma salvaçao.
Emiti várias facturas, com definição pornto pagamento para os quais nao emiti recibos.
Ao tentar gerar o ficheiro saft aparecem-m erros relativos ao numero de caracteres associados aos artigos (nomes e descrições) e para tal necessito alterar os artigos facturados.

Como nao passei recibos nao consigo fazer o estorno na conta corrente com explica no blogue.

Havera alguma maneira de corrigir as facturas para gerar novo saft?

obg

15 02 2013
Paulo Pereira

Boa tarde,

eu uso o primavera Express desde o ano 2011/2012. No ano anterior não atingi o montante de 30.000 para uso do programa gratuito.
Este ano criei uma nova série e tenho passado faturas normalmente a partir do zero. Mas agora apareceu uma mensagem a dizer que ultrapassei os 30.000euros, não era suposto a faturação no programa começar do zero, pois é um novo ano.

Obrigado

22 02 2013
José

Emiti uma Nota de Débito com o valor errado, e não sei o que fazer nesta situação. É possível fazer a anulação da Nota de Débito? ou tenho de criar uma Nota de Crédito do valor errado para posteriormente criar uma nova Nota de Débito com o valor correto?

Desde já Obrigado

26 02 2013
MarMMac

Boa noite,

Tenho o primavera express versão 7.5 e enganei-me a facturar artigos para uma cliente tendo gravado e liquidado a factura sem ter reparado. Já fiz o estorno do recibo de liquidação e sei que para anular a factura tenho que proceder a uma nota de crédito. A única coisa que preciso de saber e cuja resposta não encontro em lado nenhum, é como devo fazer para que fique registado que a nota de crédito X serve para anular a factura Y. Há algum campo especifico que deva preencher a fazer referência ao número da factura a anular? Se não houver nenhum campo especifico na nota de crédito para colocar o nº da factura que se pretende anular e o motivo da anulação há alguma outra solução?
Obrigada pela atenção.

20 03 2013
XpecialGUEST

No Express não existe possibilidade de encadear o documento de estorno com o documento de origem. A única forma que tem é, numa das linhas de artigos, escrever manualmente qual o documento de origem, motivo de estorno, entre outras observações que considere pertinentes.
Cumprimentos

20 03 2013
MarMMac

Boa noite,
Obrigada pela resposta à minha dúvida. Foi isso mesmo que terminei por fazer, fiz a nota de crédito e na linha de descrição do artigo expliquei que era para anular a factura x devido a erro de facturação.
Cumprimentos

7 03 2013
VMelo

Boa Noite
Alguém sabe o que significa o erro “O registo já existe na tabela ‘dbo.CabecDoc'”?
Preciso emitir uma fatura urgente e está sempre a aparecer este erro qundo pretendo gravar.
Alguém me consegue ajudar?

21 03 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

Alterou o numerador da série/documento que está a utilizar para gravar uma nova factura?

28 03 2013
Bruno Santos

Boa Tarde!
Por lapso no meu POS registei a mesma FS duas vezes e em valores de caixa aparece o valor 2x, ou seja, se haveria de contabilizar apenas uma vez o valor de 85€ aparecem duas vezes o mesmo valor e assim sendo tenho faturados 170€! Gostaria de estornar o documento ou fazer uma devolução de forma que ao final do dia, os valores de caixa tivessem certos e contabilizassem apenas um valor de 85€.

13 04 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

Utilize o documento NCD – Nota Crédito a Dinheiro, para efectuar a devolução.

26 04 2013
Print Management Solutions

I all the time emailed this blog post page to all my contacts, since if like
to read it then my contacts will too.

9 05 2013
Jorge Fonseca

Coloquei os artigos errados numa nota de credito, existe alguma forma de anular a nota de credito ou corrigi-la?

Desde já obrigado

12 06 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

Não existe tal possibilidade. Sugiro que consulte o seu contabilista para encontrar a melhor solução para esse erro de processamento.

10 05 2013
Sofia Antunes

Boa tarde,
Segui todos os passos que indica e quando tento alterar a data da Fatura (que por lapso foi colocada um mês adiantada), dá erro e não grava a alteração.

É possível alterar a data da fatura de outra forma?

Mesmo que seja feita um Nota de Crédito para “anular” esta fatura o programa não vai permitir fazer uma nova fatura com a data actual.

Obrigada.

29 05 2013
E.Silva

Bom dia

Estou com um problema que gostava de saber se me podem ajudar de alguma forma.
Tenho duas faturas do ano passado que precisava de ver anuladas visto os artigos terem sido devolvidos por defeito. Existe alguma forma de o fazer fazendo com que essas faturas fiquem anuladas no ano de 2012?

12 06 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

Não existe essa possibilidade. Deverá discutir com o seu contabilista qual a melhor forma de ultrapassar a questão.

17 06 2013
TFaria

Bom dia,

Por lapso da minha parte emiti uma Factura de Devolução em vez de uma Factura Simplificada.
O que poderei fazer para anular ou substituir a Factura de Devolução para FS?

Cumprimentos

24 06 2013
Jan Pardal

boa noite!!!

URGENTE pois tenho de enviar os ficheiros SAFT amanhã!

emiti sem querer uma factura simplificada em vez de factura com dados do cliente…como faço para corrigir/anular?

muito obrigada!

24 06 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

Não consegue altear ou anular.
Deve duplicar esse documento para o documento NCD-Nota Crédito a Dinheiro, e de seguida emitir o documento correcto. Deverá consultar o seu contabilista para se certificar que está a efectuar a operação correcta.
Cumprimentos

24 06 2013
Jan Pardal

boa noite!

URGENTE!

versão primavera 7.5
Emiti factura simplificada mas com dados do cliente ou seja deveria ter posto só factura em vez de factura simplificada. Ficou a vermelho…certamente vai dar erro ao enviar os SAFT!!

Como faço para corrigir…até amanhã!!

Muito grata pela ajuda!

cumps.

24 06 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

Qual o problema de ter emitido factura simplificada com os dados do cliente? Não vai conseguir eliminar, ou alterar esse documento. É normal que as linhas do documento tenham ficado a vermelho se o documento já imprimiu o mesmo, ou se foi liquidado.

24 06 2013
Jan Pardal

não há problema em ser factura simplicada tendo colocado os dados do cliente em vez de ser apenas factura?! ok! Pensei que depois no SAFT iria dar erro..pq factura simplificada tem q ter CF 999999999

obrigada!

24 06 2013
XpecialGUEST

A factura simplificada pode ter os dados do cliente…

24 06 2013
Jan Pardal

Obrigada!

5 07 2013
v.santos

Boa tarde
no primavera 8.0 como anular ou alterar uma nota de crédito?
Preciso alterar os dados do cliente…

obrigada!

10 07 2013
Rui Alves

é possível anular uma nota de crédito? e como?

21 07 2013
XpecialGUEST

Nao é possível anular documentos.

12 09 2013
Pedro

Boa noite!
Fiz uma fatura no Primavera Express, para um cliente nacional, que não me deu o NIF e eu faturei em 999999999. Preciso agora de enviar o SAFT e diz-me que o contribuinte não é válido. Como poderei alterar o contribuinte ou a fatura?
Obrigado desde já.

5 11 2013
Ricardo

Boa tarde,
Gostaria de perguntar uma situação,
Tenho o primavera express 7.50, que utilizo para mero processamento de mensalidade de um JI, e nada é exportado para finanças nem nada, e unicamente para gestão interna.
O que sucedeu e que uma fatura, tinha de ser alterada o valor, e para isso emiti uma NC, para emitir a antiga fatura para poder proceder a sua respetiva alteração, mas por erro emiti também uma NC, e não a consigo arrumar, para desaparecer, dos pendentes, e feito **** emiti novamente uma ND para ver se ela desaparecia, Conclusão agora tenho a nova fatura, mais uma ND e uma NC. E eu queria confirmar a NC e a ND para sairem das listagens, de maneira a que fique unicamente a fatura atual.

Melhores cumprimentos

28 11 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

Deverá contactar um contabilista para que seja encontrada a melhor forma de ultrapassar a questão levantada.
Cumprimentos

14 11 2013
RIta

Boa tarde,
Só quero imprimir as últimas facturas emitidas (hoje).
Ao abrir o doc e ‘clicar’ em imprimir surge a seguinte mensagem de erro: Não é permitido estornar um documento que não seja o último da série correspondente.
Pode dar-me uma ajuda? Como soluciono isto?
Obrigado!

28 11 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,
Acabei de simular a situação que descreve e não enfrentei nenhum problema. A minha versão é a 07.5001.1333. Verifique se tem a última versão. Contacte o suporte da Primavera para apoio, no caso de ainda não ter ultrapassado o problema.
Cumprimentos

28 12 2013
Carolina

Boa note, como anular uma FRT no primavera? obrigada

28 12 2013
XpecialGUEST

Boa noite,
Que documento é esse, FRT? Foi um documento criado por si? O Primavera não tem nenhuma funcionalidade para anular um documento. Deverá emitir um documento de natureza contrária.

9 01 2014
Vânia Cruz

Boa tarde,
No Primavera Express após engano na emissão de factura por lapso emiti para o mesmo documento uma nota de débito em vez de uma nota de crédito. O contabilista pediu q anulasse a ND e fizesse uma NC.
Como posso anular a ND? O documento está bloqueado pelo que não posso fazer-lhe alterações.

10 01 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Não tem a possibilidade de anular/alterar documentos certificados, no Primavera Express. Consulte o seu contabilista, no entanto a solução poderá passar por emitir 3 Notas de Crédito. Posteriormente, na conta corrente poderá “juntar” a FA, ND com as 2 NCs, e efectuar uma regularização de clientes (Cenário 5 no artigo https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/07/14/primavera-express-dicas-na-liquidao-de-documentos-em-conta-corrente/). Para finalizar emita a nova factura.
Cumprimentos

3 06 2014
Ana Silva

Boa tarde,
Eu fiz a fatura mas a NÃO GRAVEI, no entanto já não consegui alterá-la ou mesmo apagá-la. O numerador avançou como se a fatura fosse efetiva.
O que me tinham explicado é que para que a fatura seja tornada valida tem que ser sempre gravada, e eu esqueci.
Como poderei resolver esta lamentável questão. Não gostaria de ter problemas graves
Agradeço um help.
Grata
Ana E Silva

4 06 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Consulte as respostas aos seus comentários anteriores.

17 07 2014
Rui

Boa tarde,

Gostava de saber como faço para anular/estornar um Recebimento no Primavera Profissional v 8.10

Cumpz

17 07 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
Essa opção mudou de sitio. Agora está no menu Contexto > Consulta de liquidações.
Cumprimentos

17 07 2014
Rui

É que no editor de contas correntes não me aparece a opção de estornar.

Cumpz,
Rui

17 07 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
Essa opção mudou de sitio. Agora está no menu Contexto > Consulta de liquidações.
Cumprimentos

17 07 2014
Rui

Boa tarde,

o problema é que já passaram novos recibos. ainda é possível anular?Como faço?

Cumpz

17 07 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
Em principio sim. Consulte o seguinte artigo:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/01/27/primavera-express-como-estornar-um-recibo/
Cumprimentos

3 10 2014
Diana

Bom dia.
Por engano emiti um recibo referente a uma factura que já tinha sido anulada por nota de crédito… Não percebo sequer como o programa o permite, mas o que é facto é que aconteceu.
Como posso anular esse recibo (e os dois seguintes que emiti)?
Utilizo o Primavera Express 7.50.
Muito obrigada

3 10 2014
Diana

Entretanto já me aventurei sozinha com o vosso tutorial e consegui. Muito obrigada!

6 10 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
Tendo em conta a versão do Primavera Express 7.5, a Factura não terá sido anulada. A aplicação permite o que descreve.

O que deveria ter efectuado era, na conta corrente do cliente, liquidar a Factura juntamente com a Nota de Crédito, com o documento Regularização de Clientes.

Consulte o cenário 5 do seguinte artigo:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/07/14/primavera-express-dicas-na-liquidao-de-documentos-em-conta-corrente/

Cumprimentos

7 11 2014
patricia

bom dia,
gostaria de saber se é possível anular uma nota de crédito, tenho a versão V8.10. obrigado.

8 11 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Em principio sim. No editor de Vendas, botão Anular.

7 11 2014
patricia

Esta nota de credito foi feita através de estorno de documento. Obg

1 04 2015
Zacarias F. Militão

Bom dia chamo-me Zacarias Militão, gostaria de saber como posso fazer alteração de uma factura lançada na contabilidade, mas erro consiste na troca de cliente na factura. como posso fazer alteração no Extracto Diário. porque ajuda-me

4 04 2015
XpecialGUEST

Bom dia,
Deverá contactar o suporte da Primavera.

3 04 2016
Ana

Urgente! Bom dia. Gerei um recibo resultante de varias faturas. Acontece que pretendo gerar varios recibos das varias faturas. Ė possivel estornar o recibo e fazer novos recibos com as faturas liquidadas nesse unico recibo?

3 04 2016
3 04 2016
Ana

Bom dia. A questao é que ja li o artigo e n fiquei esclarecida. Pelo que percebi o recibo estornado tem que ficar exactamente com as mesmas faturas originais. A questao é se posso alterar o valor do recibo estornado nao selecionando as varias faturas desse unico recibo. De modo a criar mais recibos…é possivel?

3 04 2016
XpecialGUEST

Bom dia,
Ao estornar o recibo, é como se ele nunca tivesse existido. Então, pode voltar a fazer da forma pretendida, no seu caso, um recibo para cada fatura. A questão é garantir, se isso for um problema para si, que o numerador do recibo estornado é novamente utilizado.
Artigo relacionado:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/07/14/primavera-express-dicas-na-liquidao-de-documentos-em-conta-corrente/

3 04 2016
Ana

Obrigada pelo esclarecimento. Agora ja entendi. Parabens pelo trabalho aqui desenvolvido e boa continuaçao.

3 04 2016
Ana

Outra questão. O estorno de um recibo implica algum custo para uma empresa visto já ter sido criado um recibo?

3 04 2016
XpecialGUEST

Custo? Como assim? Em que sentido? Se cria um recibo e a seguir o anula (estorno), não existe nenhum custo com essa operação.

3 04 2016
Ana

Ok. Obrigada.

28 04 2016
Vladimir Calado

Bom tarde
Procuro anular uma fatura emitida no editor venda/encomendas
no ESTADO a caixa ANULAR esta desativada.
Há alguma configuração que não fiz?
Primavera Profissional v 8.0

29 04 2016
XpecialGUEST

Bom dia,
A versão 8.0 não permite anular documentos de venda (certificados). É uma funcionalidade da versão 8.10 ou posteriores.
Nessa versão, a opção Anulado (no separador Estado), penso que tem outro objetivo que é marcar documentos que não sejam documentos financeiros (certificados), como orçamentos, cotações, etc., como anulados.
Por exemplo, se tentar marcar um documento como anulado, do tipo “Pedido Cotação”, com a opção Anular (no separador Estado), aí sim, deve conseguir.

29 04 2016
Vladimir Calado

Obigado.
A solução que recorro agora é fazer um retorno do documento, que faz uma nota de Credito (NC)
Abc

9 05 2016
Pedro

Boa noite,

Ao inserir uma factura, está a dar o seguinte erro: “O campo ‘TrataIvaCaixa’ na tabela ‘CabecDoc’ é obrigatório”. Como ultrapasso esta situação? Estou com a versão 7.50 e fui ao meno ajuda procurar actualizações, diz que tenho a ultima versão.

9 05 2016
XpecialGUEST

Boa tarde,
Consegue identificar algo que tenha acontecido entre o momento anterior em que gravou documentos, sem erro, e agora? Atualização da aplicação?

16 09 2016
Paulo Henriques

Bom dia! Espero que me possam ajudar. Emiti uma factura, mas esqueci-me de introduzir alguns elementos. Segui os vossos passos para fazer o estorno, mas quando se abre a janela para estornar não aparece o documento…O que está a falhar? Obrigado,

16 09 2016
XpecialGUEST

Boa tarde,
O Primavera Express não tem nenhum assistente de Estorno. Se se refere a outra versão do ERP, no separador Gerais, do documento a ser estornado, verifique as opções “Permite Documentos Estorno/Crédito”.

18 10 2016
Helena Lourenço

Boa tarde! depois de ter emitido o recibo o cliente pede para trocar o artigo.uma vez já facturado e descontado no stok do pos v 9.15 como posso anular essa factura para efectuar a troca. Obrigado
Helena

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