Como Actualizar o Primavera Express – Nova Versão 06.4001.1073 (SAFT 1.01)

29 01 2010

 

Tal como divulgado anteriormente pela Primavera, a versão Express sofreu uma actualização para dar resposta às novas imposições legais relativas ao SAFT-PT.

 

image

 

A nova versão (06.4001.1073) foi lançada hoje, dia 29 de Janeiro de 2010. O download poderá ser feito no site da Primavera utilizando os mesmos dados que utilizou para download da versão anterior, ou registando-se novamente.

 

Como em qualquer outra actualização de software, a actualização do Primavera não implica a perda de dados existentes, no entanto as boas práticas mandam que alguns cuidados sejam tidos em conta para evitar possíveis problemas, nomeadamente fazer cópias de segurança das bases de dados e de mapas, no caso de ter alterado ou criado algum novo.

 


Procedimentos recomendados:

Fazer uma cópia da base de dados antes de instalar a nova versão:

Para gerar uma cópia de segurança da bases de dados, aceder ao Administrador, seleccionar a empresa, e depois com o botão direito do rato aceder a Manutenção > Cópia de Segurança…

image 

Agora apenas necessita de indicar o caminho e o nome da cópia de segurança para que o processo seja efectuado com sucesso. O nome do ficheiro já é colocado por defeito, no formato NOMEDABASEDADOS.BAK.

 

 

 

Caso receba um erro igual ao da imagem, terá que activar a opção xp_cmdshell no servidor de dados do SQL…

image 

Em Iniciar > Programas > Microsoft SQL Server 2005 > Configuration Tools > SQL Server Surface Area Configuration  > Seleccionar a última opção opção Surface Area Configuration  for Features e activar a opção Enable xp_cmdshell.

image 

 

 

 

Reabra o  Administrador e repita a operação.

image

Poderá no nome do ficheiro acrescentar a data ou outra informação para referencia futura. Para finalizar faça Confirmar. Processo concluido

 

 

Nota: Se receber o erro:

“frmAdmDbmsBackupProps/BackupMessage: Cannot open backup device ‘C:\EXPRESS.BAK’. Operating system error 5(O acesso é negado.).
MicrosoftODBC SQL Server DriverSQL ServerBACKUP DATABASE is terminating abnormally.”,

feche a janela da cópia de segurança e volte a abrir, e não altere o caminho e o nome do ficheiro da cópia de segurança, que normalmente é: C:\PROGRAMAS\MICROSOFT SQL SERVER\MSSQL.1\MSSQL\BACKUP\EXPRESS.BAK.

 

 

 

Fazer uma cópia de segurança da pasta mapas:

Só necessita de fazer uma cópia de segurança da pasta mapas se tiver alterado ou criado algum mapa. O caminho por defeito da pasta Mapas a copiar é:

C:\Programas\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\MAPAS

Poderá copiar a pasta toda (recomendado), ou simplesmente copiar os mapas novos ou alterados. Se criou mapas novos, eles encontram-se na pasta:

C:\Programas\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\MAPAS\NOVOS

 

 

 

Instalar a nova versão:

Instale a nova versão do Primavera Express, como se fosse a primeira instalação.

 

 

 

Repor os mapas alterados ou novos:

Uma vez que a actualização sobrepõe todos os mapas existentes, excepto os novos, pelos da actualização, deverá no final, voltar a colocar os mapas previamente guardados, mas somente os alterados. Isto porque, embora a Primavera não faça referencia a isso, a própria versão de alguns mapas pode ter sido actualizada (revision number), por exemplo para resolução de problemas com fórmulas, introdução de novos campos, etc.

 

 

 

Neste momento, a aplicação encontra-se preparada para ser utilizada:

image


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: