Mac OS X – Criar DMG Protegido com Password

30 01 2010

image DMG é um formato de ficheiro proprietário da Apple, utilizado no Mac OS X, equivalente no Windows, ao funcionamento um ISO, ou de um disco virtual. A sua principal função é a distribuição de software para o Mac OS, sendo dos tipos de ficheiros mais utilizados neste sistema operativo, já que permite um alto nível de compressão de dados. Quando aberto, um DMG é montado como uma drive (disco rígido, pendrive, cd) no Finder (Gestor de Ficheiros do Mac OS).

 

Uma das vantagens que o Mac OS tem é manter cada tarefa  tão simples quanto possível, e sem o recurso a software de terceiros. Um desses exemplos é a possibilidade de poder criar um ficheiro protegido por password. Esse ficheiro (DMG) poderá ser utilizado para armazenar informação sensível que não desejamos que seja acedida por outras pessoas.

 

 

Como fazer?

Aceder ao Utilitário de Disco na pasta Aplicações > Utilitários.

image

Clique no botão “Nova Imagem”.

 

 

 

Irá abrir uma segunda janela onde será configurada a nova imagem de disco.

image

Em “Guardar como” defina um nome para o ficheiro e no campo logo abaixo defina o local onde o mesmo será criado. Não dê muita importância ao destino do ficheiro, porque ele poderá ser movido para uma outra pasta. Em “Tamanho” utilize um dos tamanhos sugeridos, ou crie um tamanho personalizado. Por fim, altere a “Cifragem” para Encriptação AES de 128 (recomendado) ou 256 bits. É este o campo que vai encriptar o DMG mediante uma chave de encriptação, que será a password. Por fim carregue em Criar.

 

 

O passo seguinte é indicar qual a password que desejamos utilizar para proteger o ficheiro. Um útil medidor da complexidade da password indica-nos a sua força. Passwords fracas podem ser mais facilmente descobertas quer por “humanos” quer por ferramentas preparadas para gerar passwords aleatoriamente (veja o este exemplo) até obter sucesso. Portanto quanto mais complexa, mais tempo demorará ou mesmo impedirá a descoberta da password correcta. Se carregar em cima de “Força da palavra-passe” surgirá um assistente para gerar uma password mediante vários critérios.

image A opção “Guardar palavra-passe no porta-chaves (Keychain) permite que esta não volte a ser solicitada porque fica guardada no gestor de palavras passe do Mac OS no computador onde o processo está a ser feito. O comportamento, se activada esta opção, é que no computador onde a password foi guardada, não volte a ser pedida, mas se aberto o DMG, ou enviado para outro computador, ela terá de ser introduzida.

 

 

 

Terminado o processo, todas as vezes que desejar abrir o “cofre” ser-lhe-à solicitada a password.

imageDepois de introduzida com sucesso, será montada no seu ambiente de trabalho uma nova unidade (com o nome que especificou no inicio do processo), como se de um disco rígido ou pen drive de tratasse. Trabalhe na unidade como o faria numa pasta normal.

 

 

 

Quando desejar voltar a bloquear o DMG, terá de desmontar a unidade, acedendo ao menu de propriedades da unidade e escolhendo a opção “Ejectar”, ou simplesmente arrastando a unidade para a reciclagem, para que seja novamente pedida password num próximo acesso.

image


Ações

Information

One response

19 01 2012
Mac OS X–Repor a palavra passe de um utilizador « ..::invisible flame light::..

[…] um ficheiro protegido por password, com os seus dados confidenciais. Veja este artigo para mais […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: