Primavera Express – Parâmetros de Arranque das Aplicações

6 02 2010

Os atalhos para os executáveis do Primavera podem ser configurados de modo a personalizar o acesso às aplicações, no caso de existirem utilizadores criados no Administrador.

 

image

Este tipo de configuração pode ser especialmente útil:

– Preenchimento automático do campo Utilizador.

(No caso existirem utilizadores criados no Primavera Express, na abertura das aplicação o campo Utilizador é automaticamente preenchido com o nome do utilizador no Windows, o que obriga a que seja necessário apagar e colocar o nome correcto no caso de ambos não coincidirem.)

 

– Abertura automática do módulo de POS no arranque do sistema operativo, sem nenhuma intervenção por parte do utilizador.

Configurando o atalho para o POS e colocando-o  na pasta Arranque (Startup) do Menu Iniciar, o módulo de Ponto de Venda abrirá junto com o Windows, sem que seja necessário introduzir utilizador e password.

 

 

Os parâmetros que podem ser adicionados ao atalho são:

/U – Utilizador (abre o Express com o utilizador indicado)
/P – Password (não pede password na abertura do Express)

 

Para inserir os parâmetros de arranque altere o atalho do Primavera Express ou POS, clicando nas propriedades do mesmo e acedendo ao separador “Atalho”. No campo Destino deixe um espaço entre o atalho e o parâmetro, e entre os parâmetros no caso de utilizar mais do que um. Quer o nome do utilizador quer a password têm de ser introduzidas logo a seguir ao parâmetro sem espaços.image


Ações

Information

48 responses

6 02 2010
Pedro Figueiredo

Boa Noite,

quero em primeiro lugar dar os parabéns por este excelente blog :) … pleno de informação útil e objectiva, ainda mais no que se refere ao Primavera Express, uma vez que não é muito fácil encontrar informação técnica sobre ele na Internet.

em segundo lugar, gostaria de aproveitar a oportunidade para expôr duas ou três dúvidas que ainda tenho com o Primavera Express, neste caso a versão 6.4001.1073.
Peço desculpa mas utilizei a zona de comentários do último artigo que colocou no blog, que a zona não era a mais correcta peço desculpa.

Em relação ás duvidas que penso se calhar alguns utilizadores do Primavera Express também poderão ter, são elas:

Ao criar 1 VD e 1 Factura, reparei que o Primavera Express não bloqueia (coloca a vermelho) o conteudo delas mesmo depois de tê-las gravado ou imprimido! Como cheguei a utilizar o Primavera 7 por pouco tempo noutra empresa, vi que ele fazia isso, impedindo o Utilizador de mudar o conteúdo dos documentos criados.
Pergunto, a versão 6.4001.1073 express funciona mesmo assim?
Quanto à VD, fui experimentar mudar-lhe o conteudo para ver se ele deixava e deixou na boa. Lembro-me que quando eu imprimia uma VD no P7, automaticamente ela ficava bloqueada.

Outra dúvida, com o Primavera Express consigo tirar uma listagem dos documentos emitidos num determinado periodo de tempo, mas só me aparecem na listagem por exemplo as VDs, Facturas, Notas de Crédito, etc… e os Recebimentos (Recibos) não aparecem?!

Só mais uma dúvida e peço desculpa por estar a ser chato, se eu quiser que as Facturas saiam sempre com aquela frase famosa do tipo: “Os serviços prestados foram colocados à disposição do cliente à data da sua realização”, como faço? É possivel fazer isso no Primavera Express?

Um muitissimo obrigado e uma vez mais parabéns por este excelente blog.

Pedro F.

7 02 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Obrigado por visitar o blog!

– Ao contrário da versão 7, o Express não bloqueia a os documentos já impressos! É uma situação normal porque ele é baseado na versão 6 onde essa funcionalidade ainda não existia.

– Não existe forma de emitir um relatório com todos os documentos emitidos, de contas correntes.

– É possível editar os relatórios emitidos pelo Express, com o Crystal Reports. Veja este post: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/01/13/como-adicionar-campos-da-base-de-dados-aos-relatrios-do-primavera-express/ para obter ajuda!

Carlos

7 02 2010
Pedro Figueiredo

Boa tarde, e obrigado por responder tão prontamente.

Em relação à 1ª e 3ª dúvidas, não exite propriamente problemas em o Primavera Express não bloquear as VDs e Facturas, e quanto ao relatório penso que posso utilizar uma Demo do Crystal Reports.

Em relação à 2ª Dúvida é que é mais complicado, porque a contabilista disse que precisará de uma listagem mensal dos documentos emitidos, principalmente: Vendas a dinheiro, Notas de Crédito, Facturas e Recibos emitidos.
A única maneira que estou a ver então é quando emitir um determinado Recibo tirar mais uma cópia para entregar depois à contabilista (contabilista externa) no final de cada mês!!

7 02 2010
XpecialGUEST

Sim, os 30 dias da DEMO do Crystal Reports permitem fazer o que pretende. Quanto aos documentos a entregar na contabilidade, normalmente o que eles precisam é dos duplicados de todos os documentos.

9 02 2010
Pedro Figueiredo

Ok, muito obrigado pelas dicas :)

Cumprimentos,

Pedro F.

5 03 2010
Arménio Lopes

Boa noite!

Antes de mais parabéns pelo Excelente Blog!

Acabei de instalar o Primavera v6.40 e como foi a primeira vez que instalei, andei a experimentar algumas funções e criei alguns documentos de teste, nomeadamente VD a clientes indiferenciados, no POS, gostaria de saber se é possível anular/apagar ou alterar(para colocar vendas reais entretanto efectuadas) esses mesmos documentos a fim de os mesmos não interferirem erradamente nas contas, etc..

Obrigado,
Arménio Lopes

5 03 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Os testes deveriam ter sido feitos dentro da BD Demo e não na Express, ou uma que entretanto tenha criado para o efeito.

Dependendo das configurações e vendas já efectuadas, considere apagar a empresa, criar uma nova, e depois de configurar todos os parâmetros voltar a introduzir todos os dados, passando a utiliza-la só para vendas reais.

Carlos

5 03 2010
Arménio Lopes

Boas!

Não posso apagar as vendas todas e reintroduzir depois só as reais?

Tenho 418 produtos introduzidos e não me apetecia ter de reintroduzir tudo novamente.. :s

Cunps.
Obrigado,
Arménio

5 03 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Depende. Isso é aquele tipo de questões que têm de ser devidamente analisadas, ainda para mais tratando-se de vendas feitas pelo módulo de ponto de venda. Considere contactar o suporte da Primavera e expor a situação.

Carlos

5 03 2010
Arménio Lopes

Boa noite mais uma vez.. =)

Contactando o suporte de Primavera dizem que tenho de subscrever uma assistência para me poderem analisar o meu problema.
Será que posso ao menos reinstalar (ficando com as bases de dados limpas) e depois importar apenas os produtos?

Cumps,
Arménio

5 03 2010
XpecialGUEST

Exactamente…

Repare que em última instância, tudo, ou quase tudo, é possível a nível de manipulação de dados e software, é apenas umas questão de tempo e dinheiro :)
Se tiver os conhecimentos necessários poderá você mesmo (com algum trabalho) fazer o que pretende.

Reinstalar o Primavera não vai tocar nas bases de dados. Para criar uma empresa vazia teria que antes disso exportar os artigos, tendo em conta as diversas tabelas que guardam essa informação, e depois de criar a empresa importar esses dados. Posso adiantar que não é simples.

Carlos

5 03 2010
Arménio Lopes

Trabalhar com SQL não é novidade para mim.
O meu problema é mesmo ter noção que as informações relativas aos artigos não estarem apenas na tabela de artigos mas sim espalhadas por varias tabelas.
E uma vez que não sei que tabelas são essas, torna-se impossível ir por ai, a não ser que descubra quais são…

Não existe nenhuma função no primavera para importar e exportar produtos em modo “gráfico”?

Cumps.
Arménio

5 03 2010
XpecialGUEST

Não, no Express, infelizmente não existe nenhuma funcionalidade para tal.

Cumprimentos
Carlos

6 03 2010
Arménio Lopes

O que me sugere então?
O que faria na minha situação?

6 03 2010
XpecialGUEST

As vendas que fez foram a clientes não especificados? Os valores das vendas de teste são muito elevados?

Carlos

8 03 2010
Arménio

Boas!

Sim, as vendas foram todas através do POS e para clientes indiferenciados (são 11vendas de teste e ainda não inseri vendas reais).

Os valores não são muito elevados. Cada venda só contem um ou dois artigos de roupa interior(trata-se de uma loja de lingerie).

Cumps,
Arménio Lopes

6 03 2010
Arménio

Viva!

Sim, as vendas foram todas através do POS e para clientes indiferenciados (são 11vendas de teste e ainda não inseri vendas reais).

Os valores não são muito elevados. Cada venda só contem um ou dois artigos de roupa interior(trata-se de uma loja de lingerie).

Cumps,
Arménio Lopes

8 03 2010
XpecialGUEST

Olá.

Já fez algum fecho de caixa desde que fez essas vendas? É que se ainda não fez poderá alterar os documentos, colocando artigos de inferior valor, e colocando o cliente VD. Se já fez fecho de caixa não conseguirá alterar esses documentos.

Carlos

8 03 2010
Arménio

Viva!

Sim, já fiz alguns fechos de caixa.

O que me diz de copiar a base de dados para outro local, criar uma nova empresa e depois, através do SQL Management Studio importar só as tabelas artigo e artigomoeda da base de dados que copiei previamente?

Acha que causaram algum conflito?
Existirão mais tabelas relacionadas com os artigos?

Cumps

10 03 2010
Arménio

Viva Carlos!

Acabei por fazer de outra forma, aparentemente até mais correcta.
No modulo de gestão comercial, editei as linhas e datas das VD que tinha efectuado em testes, colocando vendas reais.

Como só tinha 11 documentos de testes e tinha 20 vendas, distribui os artigos pelas varias VD.

Acha que fiz o mais correcto?

Aparentemente, até porque não mexi directamente na base de dados, ficou tudo a funcionar direito.

Peço desculpa por todos estes post’s mas a gente quando não conhece muita gente que possa ajudar, acaba por cair sempre em cima do mesmo.

Obrigado pela sua disponibilidade e mais uma vez parabéns pelo seu blog pois é realmente muito útil!

Cumps,
Arménio Lopes

10 03 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Conseguiu alterar as VDs no módulo de Gestão Comercial? Mesmo as que já estavam abrangidas pelos fechos de caixa que efectuou?

Carlos.

11 03 2010
Arménio

Viva!

Sim, consegui alterar todas, mesmo já tendo efectuado fechos de caixa depois da maioria.. :)

Tudo através do módulo de gestão comercial :)

Cumps.

12 08 2010
Luca

Boa tarde Carlos,
parabéns pelo blog!!!
Instalei a pouco tempo o primavera express e tenho um problema, nos artigos pus pvp1 €22,07 (preço do produto por kg) e na unidade Kg mas quando faço um documento com 0.5kg o preço total é arredondado €11 e tambem se ponho 1kg o preço total è € 22 e não € 22,07….como resolvo o problema?
Obrigado

15 08 2010
XpecialGUEST

Boa tarde

Verifique em TABELAS > BANCOS / TESOURARIA > MOEDAS > EUR, se os arredondamentos estão configurados para 2 / 2 / 2.

Carlos

16 08 2010
Luca

Obrigado Carlos, o problema era no arredondamentos….Tenho só outro problema quando vou imprimir as guias de remessa e de transporte, aparecem também os vários preços do produtos e o valor total, como posso ter só o produto o código do produto e a quantidade sem o valor.
Muito obrigado pela tua ajuda ;)

17 08 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Veja este post: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/12/15/primavera-express-como-retirar-o-valor-da-reteno-ao-total-da-factura/
A lógica é a mesma: duplicar o ficheiro (mapa) que serve de base a todos os documentos, criando um novo apenas para as guias de remessa e transporte. Depois é alterar esse ficheiro com o Crystal Reports apagando os campos não desejados.

Carlos

25 10 2010
Paulo Teixeira

Boa noite.
Como não é facil conseguir informação sobre o primavera agradecia se possivel ajuda na seguinte situação:
Criei umaq empresa e introduzi artigos. Criei alguns documentos de compra. neste momento estou a tentar introduzir uma VD e após introduzir todos os dados, e quando peço para gravar aparece um erro com a seguinte mensagem: “207: Invalid column name ‘TipoFilial'” e não me deixa gravar a venda a dinheiro.
como posso resolver omproblema

27 10 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

A situação a que se refere diz respeito ao Primavera Express? É que o PE não tem o módulo de compras…
Carlos

24 11 2010
Rita

Boa tarde.
Instalei o Primavera Express recentemente e ainda estou a estuda-lo, fiz uns testes e deparei-me com um problema, não consigo encontrar o atalho para colocar os artigos mais rapidamente no editor de vendas, nomeadamente nas facturas ou nos orçamentos, ou seja carregando numa tecla e aparecendo os artigos todos ou por familia, mais ou menos como dá para fazer com os portes ou outros serviços. Gostaria de saber se ha hipotese de colocar esse atalho?
Obrigada

2 12 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

No POS tem hipótese de fazer o que pretende, ou seja, associar uma tecla ou combinação de teclas, a um artigo. No backoffice, apenas tem a opção de, no editor de vendas, com o cursor na coluna do artigo, carregar em F4 para abrir a lista e posteriormente, depois de escolher o artigo, voltar a fazer F4 para o colocar no editor.

Veja tambem o ponto “Criar lista de artigos agrupados por Família” do post: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/10/11/primavera-express-dicas-e-configuraes-parte-ii/

Carlos

22 12 2010
Bruno Teixeira

Boa tarde.

Já não entrava no forúm à algum tempo, mas preciso novamente de ajuda por parte do incansável XpecialGUEST .

Tive de trocar de Pc e trnaferir tudo de um Pc para outro, aparentemente tendo ultrapassado a maioria dos problemas que foram surgindo.

Deparo-me agora com um que não consigo que é transferir os parametros da empresa (morada, contribuinte, etc). Poderia fazê-lo à mão, mas quando entro como Administrador, não surge o nome da empresa como acontecia no Pc antigo. Porém, no novo Pc já tentei emitir uma factura e tudo funciona aparentemente bem, assumindo a série e número da última factura emitida.

Para além desta questão, uma mais de não causar demasiado incómodo. Na versão gratuita podemos colocar logo da empresa? E como poderemos fazê-lo.

Desde já obrigado pela colaboração e votos de um bom natal para todos os utilizadores do fórum, com particular destaque para o seu “fundador”.

Bruno

22 12 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Sim, de facto, a informação da empresa, fica armazenada numa outra base de dados (priempre). Como o Express não permite fazer o backup e reposição dessa BD, teria que utilizar uma outra ferramenta para o efeito. Mais fácil é sem dúvida copiar manualmente todos os dados de um lado para o outro. Em breve vou fazer um post para colmatar essa situação.

Em relação ao logo, veja estes posts: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/02/27/primavera-express-colocar-logtipo-nos-documentos-de-venda/
e https://invisibleflamelight.wordpress.com/?s=tal%C3%B5es

Bom Natal para si também, e que em 2011 continue a visitar o blog
Carlos

14 01 2011
Rute

Boa noite,

Gostava de instalar o PE num Mac, mas não consigo, será que me pode ajudar?

Obrigada

15 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde

Consegue instalar o PE num Mac, desde que ele esteja a correr Windows. A Primavera não produz software para o Mac OS X.

Carlos

16 01 2011
nuno

viva,

ao criar uma nova serie para este ano nao colocei a impressao automatica de documentos em pos. Na sexta passada queria imprimir uma vd deu qualquer erro como era a primeira vez que mudo de ano não sabia o que era, tornei a fazer nova venda a dinheiro, isto 3 vezes e so a terceira é que vi que tinha facurado por 3 vezes os mesmos artigos que ainda eram de valor elevado. Não sei o que fazer pois ao que perece nao posso anular as vendas a dinheiro que estão a mais. Ainda não fechei a caixa.

16 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

O Primavera permite que até ao fecho de caixa consiga alterar essas vendas. Pode optar por facturar um artigo de baixo valor a um cliente indiferenciado, para resolver a questão. No POS deverá carregar no botão documento para escolher o documento e o respectivo número, para o alterar.

Carlos

7 11 2011
Miguel

Boa Tarde,

Não sei se este será o local mais apropriado para a questão mas aqui vai. Uso o Primavera Express desde que este saiu sem qualquer problema no entanto sempre utilizei facturas e recibos com clientes identificados e não com indiferenciados. Agora surgiu a necessidade de emitir uma factura para cliente indiferenciado. Utilizei o cliente VD e alterei o nome deste para CONSUMIDOR FINAL. Ao abrir uma nova factura esta não assumiu a designação do cliente mas ok adicionei manualmente o nome CONSUMIDOR FINAL e este foi assumido, agora acontece que ao emitir o recibo este aparece no nome do cliente “Venda a dinheiro” !!! Como posso alterar esta designação para a já descrita ?

Agradecendo desde já a eventual ajuda prestada,

8 11 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Por defeito o documento Factura vem configurado de forma a não permitir clientes indiferenciados, porque na realidade acaba por não fazer sentido. No entanto simulei a mesma questão e o resultado foi igual. Dentro da BD não me pareceu que consiga corrigir o nome do cliente associado ao Recibo. Não faço ideia o porquê de o Primavera ter esse comportamento!

Carlos

4 12 2011
e.m.j.publicidades

Bom dia, instalei o Primavera express,mas não estou na zona euro,por isso gostaria de mudar a moeda de trabalho para Meticais(mtn),como devo fazer para Mtn ser uma moeda do sistema.obrigado.

4 12 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

O Primavera express não permite adicionar novas moedas para alem do Euro.

Carlos

14 01 2013
Cátia Carvalho

Boa Noite,
Sou nova nestas andanças do Primavera.
Alterei o ano de facturação e a partir desse momento deixei de conseguir imprimir facturas.
Quando dou ordem de impressão, o documento desaparece e não imprime.
Será que alguem me pode ajudar, uma vez que penso tratar-se de um erro de pricipiante?
Parabéns pelo blog, muito útil. Há pouquissima coisa na net para nos ajudar…
Obrigada,
CCC

22 02 2013
João Branco

Primavera Express só factura em Euros??? Mesmo a nova versão V7.5?

25 02 2013
Sérgio Gama

Instalei o Primavera Express agora em Fevereiro, gostaria de saber se dá para imprimir o fecho de caixa, pois eu ao fechar o dia, aparece para imprimir e confirmar, mas não consigo imprimir.

14 09 2015
Ricardo

Boa tarde.
Antes demais quero agradecer pelo blog, tem sido muito util em esclarecer muitas dúvidas.

Gostaria, se possível, que me ajudassem na situação que passo a descrever.Isto acontece no ficheiro saft.
Tenho uma artigo com o preço unitário, já com iva, de 3,5€.
Acontece que se eu o faturar uma só unidade o preço de custo sem iva é de 2,85€
Se eu faturar, por exemplo, 21 unidades, o preço de custo sem iva é de 2,845714€

Nota: Já coloquei, no programa primavera, os arredondamentos a duas casas decimais.

Existe alguma forma de contornar/corrigir esta situação?
É que no final do mês, quando envio o ficheiro saft para as finaças, este tem uma diferença de alguns cêntimos em relação à minha folha de cálculo do excel.
Muito obrigado

14 09 2015
XpecialGUEST

Boa noite,
Onde está a visualizar esta informação: “…Se eu faturar, por exemplo, 21 unidades, o preço de custo sem iva é de 2,845714€…”?

Com os Arredondamentos nos Valores e IVA=2, se simular o que indica, no Editor de Vendas:
Com o preço unitário de 2,85 o total do documento=3,51
Com o preço unitário de 2,84 o total do documento=3,49

Se configurar a moeda para ter 3 casas decimais nos “Preços/Remunerações Unitários”, o comportamento do Editor de Vendas é o seguinte:
Com o preço unitário de 2,846 o total do documento=3,50

15 09 2015
Ricardo

Boa tarde.
Quero agradecer o facto de me estar a ajudar.
Quanto ao problema, nada feito.
Fiz o que sugeriu, mas infelizmente o problema continua.
Envio-lhe um ficheiro(link) para tentar compreender melhor.
Cumprimentos
Ricardo

https://meocloud.pt/link/9c7bd321-9204-4071-b016-274f47f075be/Teste.jpg/

15 09 2015
XpecialGUEST

Boa noite,

Suspeito que o que reporta esteja relacionado com os arredondamentos/cálculo do IVA. Existem pelo menos 2 artigos no portal da Primavera, em:

http://www.primaverabss.com/pkb/Homepage-Detalhes%20artigo.aspx?KBCategoryID=dd8d877a-f204-4428-857c-fe4ad83f8012&KBItemID=b59e1ae8-2e6b-4589-b857-8fa3680c0481

e

http://www.primaverabss.com/pkb/Homepage-Detalhes%20artigo.aspx?KBCategoryID=abfe3352-2bb0-4a19-a749-0bd9ba9e2ce5&KBItemID=c738b7a0-0eaa-49b3-9146-a576700edd08

que explicam “Como é que o IVA é arredondado na L&T?” e “Cálculo do IVA a partir da v7.0” . Para ter acesso a estes artigos aceda ao Menu Ajuda > Ajuda. Ao abrir o portal Primavera KnowledgeBase, uma vez que a autenticação deverá ser automática, basta aceder às páginas do artigos, através dos links que envio.

Ainda que a ajuda que pretende possa não estar diretamente relacionada com o Primavera, sugiro que contacte o suporte da Primavera para obter apoio.
Cumprimentos

17 09 2015
Ricardo

Obrigado por tudo.
Vou entrar em contacto com o suporte técnico e obter uma solução.
Cumprimentos
Ricardo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: