Primavera Express – Gerir Pagamentos em Prestações

15 02 2010

image

Uma correcta gestão de todos os pagamentos e valores pendentes é imprescindível para a gestão de qualquer empresa. Muito comum em micro e pequenas empresas de venda a retalho (venda directamente ao cliente final) é o pagamento em prestações mensais por parte dos clientes, e também o pagamento através de vários cheques datados.

 

Com a gestão de pagamentos a prestações, poderá quer gerir cada pagamento individualmente, sem que tenha de emitir o recibo logo na venda, ou seja, confiando na boa fé do comprador, ou apenas no fim de todos os pagamentos, tendo o comprador de confiar no vendedor, já que não existiria nenhum documento a provar cada pagamento a não ser o próprio recibo. Muito embora o pagamento parcial das facturas possa ser feito na conta corrente do cliente, dessa forma não é possível saber quais as datas e os pagamentos acordados com o cliente, não sabendo assim se ele está em incumprimento ou não.

 

Na aceitação de vários cheques datados, é uma segurança extra para o vendedor emitir o recibo apenas a cada cheque creditado na sua conta, e não logo no inicio, uma vez que quando emite o recibo, não sabendo antecipadamente se os cheques vão ter cobertura na altura do seu depósito, o recibo prova efectivamente o pagamento da mercadoria, embora os cheques fossem devolvidos por falta de provisões na conta do cliente.

Como fazer?

No editor de documentos de venda, aceder a Contexto > Outras Condições. Alterar a condição de pagamento para Prestações. Para que essa condição seja assumida por defeito para um determinado cliente deverá alterar a sua ficha no separador Dados Comerciais.

image

 

 

Ao gravar o documento surgirá uma janela para confirmar o plano de pagamentos. Poderá ser necessário carregar em Recalcular para a grelha seja correctamente preenchida com base no valor do documento e na configuração do modo de pagamento “Prestações”.

image

 

 

Após gravar a factura, poderá confirmar que na conta corrente do cliente, em vez de um só documento com o valor de 1000 Euros, foram criados 4 pendentes com o valor de 250 Euros.

image

Desta forma poderá gerir eficazmente todos os pagamentos efectuados e pendentes de uma venda com pagamentos a prestações.

 

 

 

Pode ainda personalizar o pagamento em prestações, ou mesmo editar e criar novas condições em Tabelas > Terceiros > Condições de Pagamento.

image


Ações

Information

16 responses

15 03 2010
Rui

Boas,

mudei a série para 2010, porém o tamanho de letra alterou, será que me podem dar uma dica.

Obrigado e força no forum ;)

16 03 2010
XpecialGUEST

Verifique se o modelo de impressão associado à série de 2010 é o mesmo da série anterior. Talvez seja isso já que a alteração da série não altera o tamanho da letra.

Carlos

16 03 2010
Rui

o modelo de impressão é exatamente o mesmo.
não sofreu qualqer alteração.

16 03 2010
Carlos

Lembro-me de um outro visitante ter um problema igual…mas agora não encontro o comentário, e nem me lembro como resolveu.

Tente procurar nos restantes posts.

Carlos

16 03 2010
Rui

tenho também outro problema num “PRIMAVERA PROFISSIONAL v.7.06”
em que não consigo configurar o posto de venda.
dá-me um problema com a parte de “devoluções”.

:x alguém me consegue ajudar?

Cumps.

16 03 2010
Carlos

Qual é o problema exactamente?

Carlos

18 03 2010
Rui

já consegui resolver o problema no PRIMAVERA PROFISSIONAL.
era um problema com as séries do documento de devolução.

agora a parte do meu PRIMAVERA EXPRESS não consigo resolver a situação do tamanho da letra :(

obrigado na mesma.

19 03 2010
XpecialGUEST

Estive a pesquisar nos comentários e nao encontro. Tenho quase a certeza que vi alguem a falar da mesma situação do tamanho da letra…ou então devo andar com alucinações lol… Faça uma experiencia, mude o relatório para um outro e verifique se a situação se mantem.

Carlos

19 05 2010
Teresa Mendes

Boa tarde,

Precisava da v/ ajuda para a abertura de novo ano no PRIMAVERA PROFISSIONAL 7.06,
Como a empresa não tem estado a facturar, ainda não tinha aberto o exercicio de 2010, mas neste momento precisava emitir alguns recibos e não posso.

Trata-se apenas do módulo de facturação ( logística e tesouraria), sendo necessário abrir novo ano copiando as series do ano de 2009, para seguir com a mesma numeração dos doc.
Obrigada pela ajuda que puderem dispensar.

20 05 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Deverá contactar um parceiro da Primavera para obter ajuda nesse sentido.

Carlos

21 06 2010
Luis Soares

Boa tarde,

Gostaria de saber como se faz para alterar a taxa de iva de venda na versão Primavera 7.06, a entrar em vigor no dia 1 de Julho de 2010.

22 06 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

No post https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/05/24/primavera-express-como-proceder-para-a-alterao-das-taxas-de-iva/ apenas explico como fazer a alteração do IVA no Express, porque nesta versão, o cenário é sempre o mesmo. Na versão Profissional pode envolver mais passos, dependendo dos módulos existentes e de uma possível integração entre eles.

Consulte a Primavera para obter suporte para a versão/módulos que possui.

Carlos

25 12 2012
Caetano

boa tarde
Gostaria saber se o programa primavera foi feita só para contabilidade?

30 12 2012
XpecialGUEST

O Primavera Express não é uma aplicação de contabilidade mas sim de gestão comercial.

29 05 2013
bruno Santos

Boa noite, não consigo inserir o valor a pagar (para pagamento faseado) na conta corrente do cliente, dá um erro dizendo esta alteração não é valida, o que poderá ser?

12 06 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

Quando liquida um documento, em conta corrente, não consegue definir pagamento em prestações. No documento de venda, Factura, aí sim, pode definir que o cliente paga a Prestações.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: