Acronis DriveCleanser

11 03 2010

 

image Actualmente o ciclo de vida dos computadores e unidades de armazenamento é muito curto, comparando com o que acontecia à alguns anos atrás. Os equipamentos e dispositivos  são constantemente renovados graças ao baixo custo de aquisição e às exigências de novos sistemas operativos e aplicações.

 

 

Gravamos cada vez mais dados muito para alem do computador, em leitores de MP3, telefones móveis, cartões de memória, pendrives,  etc. Novos modelos de negócio surgiram, ou reafirmaram-se entretanto como o Renting que permite uma troca constante e pré-programada de equipamentos por modelos mais recentes.

 

 

Tudo isto coloca uma questão pertinente. Que tratamento dar aos dados contidos nessas unidades de armazenamento, tento em conta que não é possível saber em que mãos eles vão cair num simples envio para reparação, abate, troca ou venda, ou simplesmente quando enviamos para o lixo?

 

 

Porque razão é necessário utilizar um programa para eliminar permanentemente esses dados confidenciais, mesmo quando foram eliminados da reciclagem? A maior parte dos sistemas de ficheiros mais utilizados como o FAT e NTFS para Windows e o HFS para o Mac, não apagam directamente os dados contidos na reciclagem quando esta é esvaziada. O que acontece na realidade é que apenas a referencia para esse ficheiro é eliminada de uma espécie de index. O ficheiro continua a ocupar todos os sectores, no entanto, esse espaço está marcado como livre para que outro ficheiro possa reutilizar esses sectores. Até que isso aconteça, existe a possibilidade de os dados serem recuperados, recorrendo a utilitários disponíveis gratuitamente na internet, com pouco esforço e em relativamente pouco tempo.

 

 image

 

É neste contexto que surge o  Acronis DriveCleanser que garante uma completa destruição desses dados, de uma forma muito eficaz e prática. Ele vem incluído em alguns produtos da Acronis, ou poderá ser adquirido em separado. A sua utilização poderá ser feita pelo Windows, instalando-o normalmente, ou poderá ser feito um CD de boot que o permite utilizar de forma autónoma em relação ao Sistema Operativo.

 

 

Ao contrário de outros utilitários, ele apenas permite apagar unidades e partições completas, não tendo nenhuma funcionalidade para apagar de forma segura dados da reciclagem ou rescrever todos os sectores marcados como livres do disco, sem apagar todos os restantes dados. Se procura uma aplicação do género poderá consultar:

 

  • Disk Redactor (Rescrever sectores do disco marcados como livres)
  • SpyBot (Apagar ficheiros individualmente, de forma segura)

 

 

Acronis DriveCleanser – Utilização…

Descarregue a versão demo aqui.

 

Para este post o Acronis DriveCleanser foi utilizado na opção livecd.

Configure a BIOS para arrancar pela drive óptica em primeiro lugar, e coloque o CD previamente gravado para o efeito.

 

Comece por iniciar o assistente…

01-03-2010 11-02-54

 

 

Escolha a partição, ou a unidade onde pretende eliminar permanentemente os dados.

 01-03-2010 11-03-07

 

 

 

Seleccione o algoritmo que pretende utilizar para a destruição dos dados. É apresentada uma descrição sobre o algoritmo escolhido. Os algoritmos diferem entre si pelas técnicas utilizadas e pelo número de passagens. O pelo tempo necessário até concluir o processo poderá divergir entre alguns minutos e várias horas, consoante a capacidade da unidade escolhida, e o algoritmo escolhido. Pode ainda ser definido um algoritmo personalizado pelo utilizador.

 01-03-2010 11-03-14

Um dos algoritmos presentes é o DoD 5220.22-M utilizado como standard pelo departamento de defesa Americano.

 

 

 

Antes de avançar é mostrado um resumo das opções escolhidas anteriormente. Tenha a certeza de ter seleccionado o volume ou as partições correctas, antes de avançar para a fase final.

01-03-2010 11-03-22 

01-03-2010 11-03-27

 

 

 

Neste momento os dados de todos os sectores do disco ou partições seleccionadas irão permanentemente apagados.

 01-03-2010 11-03-31

 

 

Alternativas: DBAN

 

 

Links de interesse:

http://tek.sapo.pt/opiniao/opiniao_eliminar_dados_de_forma_segura_990577.html


Ações

Information

One response

25 08 2016

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: