Primavera Express – Como Introduzir Pendentes Manuais

27 03 2010

Se começou recentemente a utilizar o Primavera Express, quer como primeira aplicação de facturação, quer na transição de uma outra aplicação, certamente já sentiu necessidade de dar um tratamento a todos os valores e documentos pendentes de clientes.

 

Para o efeito, o Express tem uma forma de criar documentos do tipo pendente, como facturas, notas de crédito e débito de forma manual, indicando somente o total do documento. Introduzir na nova aplicação todos os documentos antigos, como normais documentos de venda, implicaria criar todos os respectivos artigos, e introduzir minuciosamente todos os detalhes de cada documento, de modo a ficar igual, o que seria uma tarefa extremamente morosa.

 

Antes de utilizar esta funcionalidade é necessário criar um descritivo apropriado que será utilizado para identificar o valor de cada documento pendente.

Tabelas > Terceiros > Descritivos de contas correntes

image

Preencha a ficha conforme o exemplo acima.

 

 

O passo seguinte é introduzir todos os documentos pendentes.

Documentos > Contas Correntes > Novos Documentos

image 

Comece por identificar o cliente, e escolher o documento FAC (Factura Série 2). O campo Número serve para introduzir o número do documento, por exemplo o número da Factura na aplicação antiga que vai deixar de ser utilizada. A data do documento e a data de vencimento são também dados muito importantes.

No detalhe, depois de colocar o cursor na coluna Descritivo, carregue na tecla F4 e escolha o descritivo criado anteriormente. Ao voltar a fazer F4, coloque o valor do documento no campo Incidência e carregue no Enter até que sejam preenchidos todos os campos e o cursor passe para a linha de baixo. Nesse momento todos os dados estão inseridos e basta Gravar para colocar este documento na conta corrente do cliente.

 

 

 

Na conta corrente deste cliente temos agora, para alem das facturas normais, introduzidas pelo editor de vendas, facturas antigas, como por exemplo vindas de uma outra aplicação de facturação que foi substituída pelo Express.

image


Ações

Information

16 responses

19 04 2010
Rui

Bom dia,

Gostaria de saber se é possível apagar todos os artigos, deixando apenas os clientes, facturas, etc.

Obrigado

19 04 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Não é possível eliminar nenhum artigo que já tenha entrado em algum documento. O que poderá fazer é marcar o artigo como anulado na sua ficha, e embora continue a existir, deixará de o poder facturar, ou movimentar!

Carlos

19 04 2010
Rui

mas existe alguma forma, mesmo criando outra série, de manter a tabela clientes e as configurações, mas nao manter a tabela dos produtos, quero resetar isso.

19 04 2010
XpecialGUEST

Depende mesmo do que quiser fazer em pormenor! As séries não têm nada a ver com a questão que está a colocar.

Se isso for muito importante, e de estiver disposto a pagar para tal, considere contactar o suporte da Primavera e expor detalhadamente o que pretende, para saber se é exequível.

Carlos

20 04 2010
Rui

O que pretendo é simples, eu quero introduzir todos os produtos de novo, para qeu estes fiquem com um código de artigo novo, que acho “mais correcto”, e para isso pelo que estou a ver, terei mesmo de “reinstalar”, ou criar uma nova empresa no PRIMAVERA EXPRESS, porém, eu já fiz umas alterações que não queria perder, nem voltar a inserir. Fiz-me entender?

Obrigado

20 04 2010
XpecialGUEST

Se é só por causa da alteração do código de artigos, o Express tem, no Administrador um utilitário para esse efeito.

Para alterar abra o Administrador > seleccione a empresa > nas opções relativas à empresa seleccionada escolha Outros Utilitários.

Carlos

20 04 2010
Rui

mas são 542 artigos. e existem artigos qe nao os quero no primavera

20 04 2010
Carlos

Se quer apagar, e não alterar, é como lhe disse, contacte o suporte da Primavera, para que a situação seja analisada.

Carlos

20 04 2010
Rui

Ok. Obrigado na mesma pela ajuda.

26 04 2010
Rui

boas.

Encontrei uma solução para o meu problema, criei uma nova série 02010, que continua a numeração, mas qe me permite inserir os produtos por importação de um software externo (created by me company) e assim consegui importar de uma tabela .xls para o primavera directamente.

Obrigado

26 04 2010
XpecialGUEST

Para que tabelas importou os dados?

Carlos

22 09 2010
António Miranda

Boa tarde, tenho aprendido coisas que julgava não serem possíveis de fazer com este programa.
estou com um problema que talvez me possa ajudar:
na nossa empresa realizamos assistências técnicas, não será possível, utilizando as guias de transporte, produzir um documento que possa estar relacionado com as contas correntes afim de podermos dar início e fim a um processo de assistência e saber quais estão pendentes?
agradeço antecipadamente
António Miranda

28 09 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Veja este post: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/10/21/primavera-express-como-controlarprocessar-encomendas-de-clientes/ . O principio é o mesmo, porem, no seu caso, não vejo lógica de permitir que os documentos de assistência vão directamente para conta corrente. Ou seja, depois de dar entrada de um processo de assistência, ela fica pendente para facturação, sem ir para conta corrente. Quando quiser facturar, transforme em Factura, e aí sim, vai para conta corrente.

Carlos

27 11 2010
Helio Cabral

Boas, em primeiro lugar parabens pelo site. nao sei se me vao poder ajudar ou não visto ser primavera profissional V7. O que pretendo é inserir numa nova base de dados os valores pedentes dos clientes de uma outra base de dados. Pelo o que vi esta situação resolvia-me o problema mas na versao profissional nao faço ideia onde criar este documento. Gostaria de saber se consegui fazer esta importação de pendentes vias sql e quais as tabelas envolvidas nisso. Cumprimentos

29 11 2010
XpecialGUEST

Bom dia.

Veja o post que fiz onde explico como fazer o que pretende: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/03/27/primavera-express-como-introduzir-pendentes-manuais/ . Na versão 7 o processo é semelhante.

Quando a copiar, via SQL, esses dados de uma BD para outra, não sei se tal será possível, uma vez que será um processo complexo. Contacte a Primavera para obter suporte nesse sentido.

Carlos

23 02 2013
Inês

Gostaria de saber como alterar a quantidade de um artigo que já existe no primavera express 7.5

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: