Primavera Express – Como Proceder Para a Alteração das Taxas de IVA

24 05 2010

image

NOTA: Se deseja informações sobre como efectuar a alteração da taxa de IVA normal, em 1 de Janeiro de 2011, de 21% para 23%, no Primavera Express, veja este post criado para o efeito.

Como é do conhecimento geral, o Governo decidiu alterar as 3 taxas de IVA em 1 ponto percentual, já em Julho de 2010, juntamente com outras medidas de combate ao défice. Esta alteração implica preparar todas as aplicações de facturação para o efeito, de modo a estarem conforme a legislação em vigor.

 

Neste post pretendo explicar como fazer essa alteração automaticamente no Primavera Express, através de uma instrução SQL, poupando assim todo o trabalho que seria necessário, especialmente no caso de existirem muitos artigos.

 

 

Esta actualização deverá ser feita em várias fases:

 

  1. Fazer cópia de segurança da base de dados, antes de qualquer alteração.
  2. Na tabela de taxas de IVA, criar as taxas ainda não existentes.
  3. Alterar todos os artigos, serviços e portes para as novas taxas.
  4. Caso o utilizador assim o entenda, reflectir, ou não, nos preços dos artigos a subida da taxa de IVA.
  5. Caso utilize, alterar os descritivos das contas correntes.
  6. Alteração de documentos convertidos.

 

 

1. – Veja este post para fazer cópia de segurança da base de dados, uma vez que caso seja feita alguma alteração incorrecta, poderá ser necessário repor a mesma.

 

 

 

2. – Aceda a Tabelas > Artigos > Taxas de IVA, e crie as novas taxas de IVA, caso ainda não existam.

image

 

 

Clique em Novo para criar uma nova taxa. O campo IVA é simplesmente o código da taxa, podendo não corresponder à taxa propriamente dita. Coloque a descrição e a Taxa. Grave para terminar.

image

 

 

 

3. – A alteração dos artigos para as novas taxas pode ser feita de duas formas. Se tiver poucos artigos, poderá faze-lo manualmente, alterado artigo a artigo. No caso de ter muitos artigos, na ordem das dezenas ou mesmo centenas, existe a possibilidade de fazer a alteração através de uma instrução SQL dentro da base de dados, o que possibilita poupar muito tempo, uma vez que demora poucos segundos.

 

Se optar pela alteração manual de todos os artigos, basta na ficha de cada um, mudar o campo Taxa de IVA, para a nova taxa.

image

 

 

Se optar pela alteração automática, isso implica fazer uma correspondência entre a taxa antiga e a nova taxa. Como exemplo da tabela das taxas de IVA acima, temos a correspondência:

Nova Taxa 6%     -   Artigos com código 2 são alterados para o código 8

Nova Taxa 13%   -   Artigos com código 4 são alterados para o código 9

Nova Taxa 21%   -   Artigos com código 7 são alterados para o código 6

Nota: obviamente que este é um exemplo, e poderá não corresponder à tabela existente no sistema do utilizador.

Depois de anotada a correspondência, é necessário aceder dentro da base de dados do Primavera Express. Para isso abra o Administrador, e depois de seleccionar a empresa em questão, pressione simultaneamente as tecas: ctrl + alt  + p. Irá abrir uma nova janela onde deverá colocar o código:

 

update artigo set iva=A where iva=B
update artigo set iva=C where iva=D
update artigo set iva=E where iva=F

 

Cada linha é para actualizar respectivamente, uma taxa, ou seja, taxa normal, intermédia, e reduzida. Deverá substituir em cada linha, a primeira letra pelo código novo, e a segunda letra pelo código antigo.

image

Depois de introduzir a instrução SQL na parte superior da janela, faça Executar e, confirme posteriormente se é exibida uma mensagem a informar que os comandos foram executados com sucesso. Para confirmar, verifique a ficha de um artigo ao acaso, de cada taxa.

 

Deverá alterar também a taxa do IVA por defeito nos portes e outras transacções acedendo aos parâmetros da empresa no Administrador em Gerais > Taxas de IVA.

image

 

 

 

4. – O quarto passo é a alteração dos preços para reflectir a subida do IVA.

Aqui podem acontecer 4 cenários:

  • Os documentos de venda estão configurados sem IVA Incluído, o que significa que na venda, todos os preços de artigos são acrescidos de IVA. Se o utilizador quiser reflectir a subida do IVA não terá de fazer nenhuma alteração nos preços.
  • Os documentos de venda estão configurados sem IVA Incluído, o que significa que na venda, todos os preços de artigos são acrescidos de IVA. Se o utilizador não deseja reflectir a alteração do IVA dos preços, deverá alterar os mesmos para menos! (Veja este post sobre como fazer esta alteração de forma automatizada)
  • Os documentos de venda estão configurados com IVA Incluído, o que significa que o utilizador deverá subir os preços se quiser  reflectir a alteração do IVA.
  • Os documentos de venda estão configurados com IVA Incluído, o que significa que o utilizador não necessita de efectuar nenhuma alteração se não desejar reflectir a subida do IVA nos preços.

 

 

 

5. – Caso utilize, deverá alterar o IVA dos descritivos utilizados nas contas correntes. Aceda a Tabelas > Terceiros > Descritivos de Contas Correntes.

image

 

 

 

6. – Por último, caso tenha documentos pendentes para conversão à data de 01 de Julho de 2010, como Guias de Transporte ou Guias de Remessa, deverá ter em conta que o processo de conversão não tem em conta a alteração da taxa de IVA dos artigos, pelo que deverá, depois de converter, alterar manualmente, em cada linha de artigo a respectiva taxa de IVA.

 

 

Deverá simular uma venda para verificar se todas as alterações ficaram como esperado.

 

 

Links de Interesse:

http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=426653

http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?id=425263&template=SHOWNEWS

http://www.oje.pt/noticias/economia/governo-aumenta-iva-para-21-e-sobe-irs-entre-1-e-15

http://sic.sapo.pt/online/noticias/dinheiro/Aumento+do+IVA+é+profunda+injustica+economica+considera+BE.htm

 

 

NOTA: Se deseja informações sobre como efectuar a alteração da taxa de IVA normal, em 1 de Janeiro de 2011, de 21% para 23%, no Primavera Express, veja este post criado para o efeito.


Ações

Information

80 responses

24 05 2010
Pedro Figueiredo

Boa noite,

Tirem-me uma dúvida, se eu já tiver usado alguns Artigos que tinham taxa de 20%, poderei alterar o valor da taxa deles para 21% e depois continuar a usá-los, ou tenho de criar artigos novos com a taxa de 21% ?

Pergunto isto porque, no Primavera Express, quando se trata de eliminar artigos que já se usaram, ele não permite a sua eliminação, mas e quanto a editar a taxa dos artigos já existentes, o Primavera deixa?

Obrigado.

25 05 2010
XpecialGUEST

Boa tarde,

Sim poderá alterar o IVA nos artigos sem qualquer problema, porque essa alteração só se reflecte “para novos documentos”.

Carlos

30 05 2010
Ricardo Conde

Olá Boa Tarde,

Antes de mais, parabéns por este excelente fórum de ajuda. No meu caso, cheguei cá por acaso. Procurei por dicas para a Aplicação Primavera Express e tenho encontrado aqui dicas muitissimo uteis.

Preciso muito da vossa ajuda. Tenho uma loja e recentemente fiqueisem o sistema de POS que tinha anteriormente. Ainda era uma versão DOS mas ate ai durou 10 anos, mto bom :)

Há duas semanas instalei o PE a conselho de um colega meu e pelo que tenho lido quer no manuel quer aqui, pensoa que me chega e sobra. Inclusive tenho tudo o que tinha na outra ligado (Impressora de talões, Visor para o cliente e gaveta de dinheiro). Penso que dá para funcionar com isto tudo certo ?

Neste momento tenho a estrutura de familias de produtos criada, e já um grande volume de produtos tb inseridos. aqui vendo muita coisa de muitas areas (papelaria, livraria, tabacaria, etc)

Acontece que agora queria fazer alguns testes de impressão e funcionamento da parte de POS mas não estou a conseguir. Ao tentar criar uma VD, insiro um ou dois produtos dos q ja tenho e tento ou gravar ou imprimir, mas a msg com q me deparo é a seguinte:

Erro 3000 ao gravar documento. O Documento de Venda VD1 já existe !

Não consigo ultrapassar esta situação e começo a desesperar pois ha 2 semana q estou sem qq sistema a funcionar e a contabilista esta-me a pressionar. Será que tenho que desinstalar tudo e começar o processo todo de criação de tudo, novamente ???

Aguardo a vossa ajuda o mais urgente possivel por forma a tomar uma decisão sobre o q fazer. Mais uma vez Obrigado pela atenção

31 05 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Não andou a fazer vendas de teste, e a alterar numeradores dos documentos? É que o erro indica isso. Imagine que faz uma venda, e posteriormente altera o numerador do documento para um numero anterior. Quando tentar gravar um novo documento vai dar esse erro.

Se reinstalar o Primavera não irá resolver pois a Base de Dados irá ser a mesma.

Faça o seguinte, no Primavera vá a tabelas > Documentos > Vendas > Escolha o documento VD, e depois clique na Série de facturação que está a utilizar e verifique qual o numerador em que vai! Se for no 1, mude para o 2, e grave. Tente fazer uma venda no POS e verifique se resolveu…

Carlos

2 06 2010
Ricardo Conde

Olá Carlos,

Fui onde me indicas-te, e na série 2010 q criei entretanto no inicio da parametrização.

Curioso é que a numeração para a VD indica 0 !?!?

Qd faço a venda na pos ele fica situado na venda nº 1 mas dps ao gravar dia q ja existe a VD nº 1 !?!? Queres que forçe á mesma a 2 ?

Olha, se eu pretendesse reinstalar tudo e começar de novo, não da para salvar so a tabela de artigos criados ? No fundo é o que me interessa salvar, pois é o q dá mais trabalho criar.

Em relação aos perifericos que estou a utilizar (gaveta de dinheiro, Visor e pistola de cods barras) da anterior POS não costuma dar problemas com o PE pois não ? Reparei foi que na parte de POS a opção de abrir gaveta sem venda, q penso ser o CTRL+F10, não funciona, esta desabilitada. É mesmo assim ???

Obrigado pela tua grande ajuda
Cumprimentos

RConde

2 06 2010
XpecialGUEST

Se tem lá 0, e se nunca foi utilizado esse documento é o normal. Algo se passou, ou está mal configurado, caso contrário não dá esse erro. Contacte o suporte da Primavera para esta situação e para ver qual o problema com o botão da gaveta.

Quanto a guardar só a tabela de artigos, não dá para fazer isso com o PE.

Carlos

2 06 2010
Ricardo Conde

Olá Carlos,

De qualquer forma, e servindo para uso futuro, imagina que faço uma venda a dinheiro. Depois de fechar a venda, vejo q me enganei no registo de um determinado produto, e quero voltar atras e alterar o q esta errado. Como faço isso ?

Obrigado
RConde

2 06 2010
XpecialGUEST

Isso pode ser feito, sem ir a ficha do documento para alterar o numerador! Simplesmente no editor de vendas do POS e do PE, existe uma opção para o puxar atrás!

Carlos

3 06 2010
Ricardo Conde

Olá Carlos,

Para concluir então, vou tentar fazer a 1ª sugestão q me deste. se funcionar optimo. Senão funcionar o melhor será instalar a aplicação de novo e parametriza-la de raiz, dado q ainda nao entrou em produção ???

Obrigado pela ajuda
RConde

3 06 2010
XpecialGUEST

Só para relembrar que se reinstalar a aplicação a BD vai manter-se. Se quiser mesmo criar uma nova Base de Dados esquecendo a já existente, terá que o fazer no Administrador, apagando uma Empresa e Criando uma Nova, vazia, o que obviamente pode implicar perda de dados.

Carlos

5 06 2010
Ricardo Conde

Olá Carlos tudo bem ?

Fiz a 1ª sugestão que me indicas-te, ou seja, ir á tabela de documentos, VD e alterar a numeração q lá estava. Assim o problema q tinha na parte de POS desapareceu relativamente á numeração.

Agora estou com outro problema. Qd faço Imprimir o documento na POS ele devia imprimir na impressora de taões q cá tenho e que vinha definida de raiz, uma epson TM-U200D, ele dá-me o seguinte erro:

NÃO FOI POSSIVEL ABRIR A IMPRESSORA TM-U200D.

Como ultrapasso isto ??? Fogo, ta dificil por isto a funcionar .. :)
Obg. Um Abraço

RConde

6 06 2010
Carlos

A impressora está criada no Windows, com o nome TM-U200D? Imprime correctamente desde o Windows?

Confirme…

Carlos

5 06 2010
Ricardo Conde

Olá Carlos tudo bem ?

Fiz a 1ª sugestão que me indicas-te, ou seja, ir á tabela de documentos, VD e alterar a numeração q lá estava. Assim o problema q tinha na parte de POS desapareceu relativamente á numerção.

Agora estou com outro problema. Qd faço Imprimir o documento na POS ele devia imprimir na impressora de taões q cá tenho e

5 06 2010
Ricardo Conde

Olá Carlos,

Gostava de saber como e onde dar uma instrução SQL para alterar a nomenclatura dos artigos, por exe:

Todos os artigos começados por RLG, passarem a ser REV

É possivel ? Dava-me mto jeito.
Obrigado

6 06 2010
Carlos

Penso que isso é possível, mas não faço ideia que instrução SQL utilizar. Faça uma busca no google por todos os parâmetros do comando update.

Carlos

28 01 2011
Jorge Pereira

Poderá fazer:

UPDATE artigo
SET descricao = ‘REV’ + substring(descricao, 3, 100) from artigo
WHERE descricao LIKE ‘RLG%’

Note-se que isto assume que o prefixo tem “3” caracteres, pelo que deverá mudar o “3” ali acima se quiser aplicar isto a algo que não seja RLG

15 06 2010
SulCare

Para a alteração do IVA: existe alguma possibilidade de o sistema alterar automaticamente todos os preços PVP sem IVA para o novo valor, para não ter que fazer alteração manualmente?

SulCare

15 06 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Não existe essa possibilidade.

Carlos

28 01 2011
Jorge Pereira

Assumindo que os PVP já contêm IVA (suponho que seja isso a que se refere), a seguinte instrucção SQL irá converter preços já com iva, de IVA 21% para IVA 23%:

UPDATE AM SET
PVP1 = PVP1 * 1.23 / 1.21
, PVP2 = PVP2 * 1.23 / 1.21
, PVP3 = PVP3 * 1.23 / 1.21
, PVP4 = PVP4 * 1.23 / 1.21
, PVP5 = PVP5 * 1.23 / 1.21
, PVP6 = PVP6 * 1.23 / 1.21
FROM ArtigoMoeda AM
INNER JOIN Artigo A ON (A.Artigo=AM.Artigo)
INNER JOIN Iva I ON (A.Iva=I.Iva)
WHERE I.Taxa = 21

Pode ser alterada para converter preços de outras taxas de IVA para novas taxas de IVA:
– Onde indica “21”, substituir pelo IVA antigo (se não for 21%)
– Onde indica “1.21”, substituir a parte decimal pelo IVA antigo (se não for 21%)
– Onde indica “1.23”, substituir a parte decimal pelo novo IVA (se não for 23%)

28 01 2011
XpecialGUEST

Obrigado pela preciosa ajuda.

Carlos

28 06 2010
Primavera Express – Como Manter os Preços Finais, Apesar da Subida do IVA « ..::invisible flame light::..

[…] sequencia do post anterior sobre os procedimentos para a alteração das taxas de IVA no Primavera Express surge agora um novo […]

29 06 2010
Imagine & Cre8

Tem toda a razão peço desculpas. Retirei conteúdo e redireccionei para a sua página se houver algum problema com isso já sabe onde deixar comentário..

29 06 2010
XpecialGUEST

Obrigado.
Carlos

30 06 2010
Carlos

Boas,
Para alterar o IVA tenho feito sempre assim:
Vou a tabela do IVA em tabelas/artigos/taxas do IVa e altero por exemplo o IVA que está a 20% para 21%.
Sempre k mudou foi isso k eu fiz, quando passou de 19% para 21% e de 21% para 20%.
Estou a fazer errado?

1 07 2010
XpecialGUEST

A Primavera recomenda criar novas taxas, embora pense que não tem grande problema fazer da forma que fez…

Carlos

2 07 2010
Carlos

Pois, da maneira como faço não é preciso nenhum truque informático.
Se é a correcta??Não sei, mas pelo menos nao paguei a um programador para fazer as alterações.
:)

2 07 2010
XpecialGUEST

Nem era preciso pagar a um programador…basta seguir todos os passos correctamente…

Carlos

2 07 2010
antónio

Não funcionou.!!! não alterou nada. Pergunto dentra da tabela artigos, na base de dados, pode-se alterar o iva directamente?

2 07 2010
XpecialGUEST

Existia um erro no post que foi entretanto alterado:

Veja esta parte:

update artigo set iva=A where iva=B
update artigo set iva=C where iva=D
update artigo set iva=E where iva=F

Cada linha é para actualizar respectivamente, uma taxa, ou seja, taxa normal, intermédia, e reduzida. Deverá substituir em cada linha, a primeira letra pelo código novo, e a segunda letra pelo código antigo.

Talvez fosse esse o problema. Confirme e diga se resultou.

Carlos

3 07 2010
antónio

funcionou, mas realmente era só ler as instruções em SQL, para verificar que X era codigo novo e Y o código antigo.

Tenho outro problema o programa não arranca automaticamente, tenho que ir sempre ao SQL server arrancar com a base de dados, já que de todas as vezes que altero para automatic, quando lá chego na próxima já tá outra vez em manual.
Resolve-se?

Mto obrigado pela resposta.
Cumprimentos
António

5 07 2010
XpecialGUEST

Bom dia.

Veja no registo de eventos do Windows. Talvez aí possa existir alguma pista para a origem do problema. Este post pode ajudar:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/12/12/como-identificar-problemas-com-base-de-dados-do-sql-server-corrompidas-ou-marcadas-como-suspect/

Carlos

6 07 2010
Mario Mendes

Bom dia

Tentei utilizar a informação numa versão anterior do software (4.01) mas não obtive sucesso, dá-me um erro de sintax. Será que me pode ajudar, eu recordo-me de ter alterado esta informação de outra vez, mas como já passou tanto tempo que me esqueci de como fazer. Julgo ser necessário mais algum comando antes do “update”.
Obrigado.

6 07 2010
XpecialGUEST

Bom dia.

Tente como neste exemplo: update Artigo set Iva = ‘2’ where Iva = ‘3’

Carlos

6 07 2010
Mario Mendes

Não me é possivel actualizar os valores do iva para a tabela “Artigos”. Recebo sempre um erro de retorno.
A tabela tem o nome Artigo e a coluna em questão tem o nome Iva
o comando que executei (depois de ter adicionado na tabela Iva os novos valores da taxa foi:

UPDATE Artigo
SET Iva=7
WHERE Iva=2

e continua a não actualizar

6 07 2010
XpecialGUEST

Tem que colocar exactamente como eu disse, com as pelicas em cada código de IVA:

update Artigo set Iva = ‘2’ where Iva = ‘3’.

Por alguma razão que desconheço, quando copia este código para o editor de comandos do SQL, no Primavera, ele não reconhece as pelicas correctamente. O melhor é apagar as 4, e colocar manualmente (obs: a pelica encontra-se na tecla do ponto de interrogação)

Carlos

7 07 2010
Mario Mendes

Por fim consegui, já está actualizado. Muito obrigado pela preciosa ajuda ajuda Carlos. Afinal uma simples “aspa” faz a diferença. ;)

10 07 2010
Ricardo Conde

Olá Carlos,
Ando ainda de volta do PE mas não consigo de maneira nenhuma por isto a imprimir para a impressora de talões POS que já tinha. É uma Epson TM-U210.

Ela está instalado no WinXP, já experimentei imprimir a página de teste dela e imprime 5 estrelas. Na Aplicação PE já a criei como TM-U210 e com as parametrizações iguais á que já trazia de raiz, a TM-U200D.

Estou na empresa DEMO a criar uma VD e quando faço imprimir ele dá o seguinte erro:

– Não foi possivel abrir a impressora TM-U210.

Quando vou aos detalhes diz:

Por favor verifique se a impressora está instalada e/ou correctamente configurada na GCP.

O que significa GCP ??? Preciso da tua ajuda preciosa para por isto no ar. É mesmo urgente. Obrigado pela ajuda. Um abraço

10 07 2010
Ricardo Conde

Olá Carlos

A questão da Impressora está resolvida. Foi so por o mesmo nome nos dois lados e funcionou logo.

Agora estou com outro problema q já andei ás voltas mas não sei o que fazer para acertar isto.

Ex. Criei na Tabela de Artigos uma marca de tabaco – Portugues Suave Vermelho com PVP 1 – 3,50 €. Quando na parte de POS vou registar esse produto os valores aparecem todos errados ou seja:

Na coluna Preço Unitario aparece os 3,50 € mas na coluna total liquido aparece 3,32 € !?!?!? Este produto tem de IVA 0 pelo que não percebo o q ele esta a fazer. Na Parte de Administração fui aos parametros da empresa, Vendas e preços de venda e disse que o PVP1 é com IVA incluido com base em nada pois na criacao do produto nao me interessa estar a por o preço sem iva.

O que estou a fazer mal ??? Outro exemplo, criei um livro que tem neste momento 6% IVA e dei-lhe o PVP1 de 10 €. Quando o registo na parte de POS aparece na col. preço unitario os 10 €, no total liquido 9,50 € e no visor em grande 10,07 € !?!?!? Preciso de ajuda por favor. OBG

10 07 2010
XpecialGUEST

Estive a simular essa situação e não tenho esse problema. Quando está a fazer a venda, verifique se não existem descontos associados ao cliente, ou ao artigo, ou outro item qualquer que influencie o valor final.

Carlos

15 07 2010
Ricardo Conde

Olá Carlos,

Em relação aos PVP’s existentes na aplicação, se eu quiser trabalhar apenas com o PVP1 e assumir que é já com IVA incluido ha algum problema ?? Obrigado pelo esclarecimento

15 07 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Não tem qualquer problema nisso.

Carlos

10 07 2010
Ricardo Conde

Olá Carlos,

Sem querer apaguei o Documento já existente de raiz para talões POS.
Estive a criar um á minha maneira com os campos que queria.

Indo á POS e criando uma VD ao fazer imprimir, ele da-me o seguinte erro:

Erro no acesso á base de dados e depois nos detalhes aparece:

Invalid procedure call or argument

O que estará errado ???
Obrigado

10 07 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Não sei o porque desse erro, mas certamente estará relacionado com o facto de ter criado um novo documento. Enviei-lhe por mail, o ficheiro VD.PRN que deverá colocar na pasta: C:\Programas\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\Mapas\LX.

Carlos

26 07 2010
Verónica

Bom dia,
Não sei se será o sitio certo para colocar a minha dúvida. Pelo que tenho lido o Sr. é uma excelente pessoa e bastante disponivel para ajudar os outros. Cá vai a minha questão que é sobre a retenção na fonte:
Aquando das alteraçoes do IVA fiz tudo correctamente e ficou tudo alterado e uma vez que tinha de alterar a taxa tb da retençao na fonte assim eu fiz nos parametros da empresa – contas correntes – retençao na fonte e aí alterei a taxa, acontece que na impressão da factura o valor sai igual ao de antigamente.. será que me poderia ajudar?
Obrigada

26 07 2010
XpecialGUEST

Bom dia.

Não sei se resolve, mas tente fazer o seguinte: altere a percentagem dos tipos de rendimentos, em Tabelas > Terceiros > Tipos de Rendimento. Simule uma nova factura e veja se é isso.

Carlos

26 07 2010
Verónica

Muito Obrigada, resolveu mesmo a situação…
Obrigadissima mesmo por me ter ajudado…

2 08 2010
zecatronix

Bom dia, tenho o primavera express instalado mas por erro meu fiz a alteração do iva para os 21%, e depois facturei os serviços do mês de junho que ainda era os 20%. Posso corregir essas facturas de alguma forma ou estou tramado? É que ainda são bastantes.

Cumprimentos.

2 08 2010
XpecialGUEST

Bom dia.

Consulte o seu contabilista para saber como proceder.

Carlos

2 08 2010
zecatronix

Significa então que estou tramado. Não há nada que eu possa fazer? lá vou ter eu de desembolsar para o contabilista.

2 08 2010
XpecialGUEST

Repare, estas questões têm que ser analisadas calmamente. Os documentos já foram entregues a clientes? Com a alteração do IVA os valores do documento são para alterar também? As facturas já foram liquidadas?

Carlos

2 08 2010
zecatronix

Boa tarde e obrigado, os documentos ainda não foram liquidados, nem entregues aos clientes. O valor dos documentos alteram por causa do iva.

Cumprimentos

2 08 2010
XpecialGUEST

Então simplesmente é alterar todas as facturas para a taxa correcta. Em cada linha de artigo clique com o botão direito do rato e na opção Taxas de IVA, escolha a taxa correcta.

Carlos

2 08 2010
zecatronix

Vou tentar, muito obrigado.

9 09 2010
Joaquim Silva

Boa tarde Gostaria de colocar uma questão .!!

Sou portador de um programa Primavera Exprees e necessito de alterar o valor da retenção na fonte ….,
mas quando altero o valor , passa automaticamente todas as facturas transatas a sofrer a alteração ,,
E como vocês sabem ela é apenas a partir do mês Julho-…

Alguem me pode ajudar ??

9 09 2010
XpecialGUEST

Os valores das facturas anteriores são alterados? Acho isso pouco provável.

Carlos

5 01 2011
Ângela Lopes

Olá bom dia!

Tenho instalada a versão gratuita Primavra Express v.6.40, e estou desde ontem a tentar alterar as taxas do Iva para 23% e não estou a conseguir e tenho feito todos os passos que vocês explicam a não ser a cópia de segurança, embora a ache necessária para o caso de haver algum problema, acho não ser relevante para a alteração do Iva. Estou a tentar fazer na empresa de demonstração. Agradecia uma resposta rápida se possivel. Obrigada

5 01 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Esta a ver no post errado. As informaçõe correctas estão neste post: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/12/26/primavera-express-alterao-da-taxa-de-iva-normal-para-23/. Essa indicação está mencionada a vermelho logo no inicio!!

Carlos

5 01 2011
Ângela Lopes

Olá novamente! Já consegui!
Era um problema de Inglês! Tinha o iva a 21% com o marcador “6” e o iva a 23% com o marcador “7” estava a meter tudo ao contrário:
update artigo set iva=6 where iva=9

quando deveria ser
update artigo set iva=9 where iva=6
obrigada na mesma :)

5 01 2011
XpecialGUEST

Deveria ser: update artigo set iva=7 where iva=6, e não como indicou.

Carlos

6 01 2011
Ângela Lopes

:) tem razão… o “6” e o “7” estão na empresa de demonstração, o “9” está na empresa real… confusões… :)
obrigada

2 02 2011
ana silva

um esclarecimento sff

desde janeiro 2009

quais as datas e valores da alteraçao do iva ,é que estou a fazer um trabalho que preciso desses dados

2 02 2011
XpecialGUEST

Em 2009 penso que não houve alterações, mas confirme para ter a certeza.

2010 – 1 Julho
– a taxa normal passa de 20% para 21%;
– a taxa intermédia passa de 12% para 13%;
– a taxa reduzida passa de 5% para 6%.

2011 – 1 Janeiro
– a taxa normal passa de 21% para 23%.

Carlos

11 04 2011
Ivo Freitas

Bom dia
Antes de mais excelente fórum. Parabéns.

Sou novato no Primavera Express, mas já consegui resolver alguns problemas graças a vocês. Mas agora surge-me a seguinte dificuldade:
Quando faço uma VD o valor líquido aparece-me já com IVA incluído. No quadro referente ao iva aparece-me o valor da Incidência correcto, sem IVA. Defini o PVP1 como sendo sem IVA e o PVP6 como sendo o
PVP1 + IVA.
Não era suposto o valor líquido ser sem IVA? Como faço?

Outra dúvida: como faço para que nas impressões me apareça as palavras “Original” “Duplicado” e “Triplicado”? Imprimo as 3 vias correctamente.

Obrigado

30 04 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Quando se refere ao valor liquido, refere-se exactamente a que campo? No documento impresso ou no editor de vendas?

Quando ao nome da via, este já deverá aparecer, do lado direito, entre a data de vencimento e o numero da Página.

Carlos

4 05 2011
Ivo Freitas

Obrigado Carlos.

Em relação ao nome da Via, tem toda a razão. Obrigado
Em relação ao valor líquido estou a falar do valor que aparece no documento impresso e no editor de vendas. Aparece-me sempre com o iva incluído. Só no quadro das incidências de Iva é que me aparecem os valores correctos.
Tem alguma sugestão?
Obrigado

Ivo

12 01 2012
João Gonçalves

Boas

Tenho uma duvida sobre a alteração da taxa de Iva e espero que me possam ajudar.

Quando começou o ano tive de criar uma serie nova no primavera express ate ai tudo bem mas depois deparei-me com um problema Quando vou a Vendas /encomendas clientes para emitir uma factura tenho 2 problemas. O IVA que eu tenho configurado para 23% esta a 18.7%( Contas feitas por mim exemplo tenho um produto que custa 698.32 e o iva e de 130.58 quando deveria ser de 160.61) e o valor total que deveria somar o IVA esta só com o valor normal do produto sem o iva que e de 698.32 e deveria ser de 858.93

Espero que me possam ajudar…

Cumprimentos.

13 01 2012
XpecialGUEST

Nas séries que criou, activou a opção IVA Incluído, e assim sendo, o preços dos artigos, já tem o IVA incluído e a conta é feita de forma inversa! Veja este artigo para mais detalhes: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/07/02/primavera-express-sries-de-documentos/

Carlos

4 01 2013
Nekinha

Como posso alterar a taxa de retenção na fonte no primavera professional v8.00????????

5 01 2013
Carlos Martins

Bom dia,
instalei o Primavera Express 7.5.
Como posso visualizar uma fatura(se tem erros ou não) antes da impressão, ou seja antes de gravar?

10 01 2013
Mario

Boa tarde

Fiz upgrade do 6.40 para o 7, no inicio de 2013, criei nova serie para para o efeito, com base na serie de 2012.
A serie de 2012 já tinha IVA incluido e funcionava bem na versão 6.40 no entanto e depois do upgrade para a versão 7 ao criar as faturas ao preço com IVA incluido no artigo torna a somar o IVA.
Na versão 6.40 todos os artigos tinham o PVP1 como preço com IVA incluido,
Como faço para configurar a versão 7 para faturar os artigos com IVA incluido?
Obrigado

14 01 2013
Hugo Teixeira

Boas, Antes de mais Parabéns por este excelente Blog, do qiual faço questão de guardar todos comentarios, que recebo por mail desde que me registei. Vou tentar ser sucinto, e perceptivel. Tenho uma empresa em que apenas vendia produtos, ou seja, quando os inseria no POS, o valor já incluía IVA (preço valor e total). Neste momento tenho mais serviços, em que o valor é unitário (horas de trabalho) e que nesse valor não está inlcuido IVA. Na versão 7,5 do Prim Expr consegui colocar correcto, a adicionar ao valor o IVA a 23, mas na versão 6.4 do Prim Expr não consegui…. dicas…. Obrigado.

14 01 2013
Hugo Teixeira

Na Volta a resposta está na criação da Série…. vou experimentar criar outra e valido isso. Abraço

8 03 2013
Ana Silva

Olá, parabéns pelo excelente blog. Tenho um pequeno problema em relação ao IVA. Tenho clientes intracomunitários. Nestes casos as facturas estão isentas de IVA. Mas isso só acontece se o nº de contribuinte do meu cliente for valido de acordo com o site VIES. Quando o nº não é válido eu sou obrigada por lei a cobrar o IVA na mesma. Com o novo Primavera 7.5, assim que crio um cliente intracomunitário, o programa bloqueia as alterações no IVA e eu não consigo colocar o IVA a 23% na factura, como deveria. O IVA aparece a vermelho e a 0%. Pode ajudar-me?

21 03 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

Esta é uma boa questão.
Penso que o procedimento é: no editor de vendas alterar na coluna “IVA-Régra Cálculo” para Normal, e só depois, na coluna CIVA, fazer F4 para colocar a taxa que pretende.

No entanto deverá confirmar com a Primavera, ou com o seu contabilista se de facto este é o procedimento correcto.
Cumprimentos

19 11 2015
Paulo Gonçalves

Boa noite XpecialGUEST.
Queria colocar umas dúvidas que tem a ver com a questão posta anteriormente pela Ana Silva.
A minha esposa faz serviços prestados na área têxtil e vou faturar para um cliente espanhol, intra comunitário, em que o contribuinte do cliente foi válido de acordo com o site VIES.
A a taxa de IVA é 0 e tem que aparecer na fatura: IVA-auto liquidação em que coloco manualmente em observações: Artº 6º, Nº6 do CIVA, pelo que me foi informado pela minha contabilista.

1- Crio fatura normal ou fatura intra comunitária?
2- Simulei uma fatura e na coluna “IVA-Régra Cálculo” aparece “inversão suj. passivo”. O que é isso?
3- Aparece ao exportar o SAFT, essa fatura com o IVA em autoliquidação?

Obrigado pela atenção.

22 11 2015
XpecialGUEST

Boa noite,

“A a taxa de IVA é 0 e tem que aparecer na fatura: IVA-auto liquidação em que coloco manualmente em observações: Artº 6º, Nº6 do CIVA, pelo que me foi informado pela minha contabilista.”
Pode criar ou alterar uma taxa de IVA existente (a 0%), e no campo “Motivo Isenção”, definir tudo o que pretende que seja mostrado automaticamente no documento, no quadro do IVA.
Sempre que pretender utilizar esta taxa de IVA (com as especificações que indicou), aquando da emissão do documento, deve indicar o código da taxa na coluna CIVA do Editor de Vendas.
Existem várias configurações, nomeadamente no Administrador, que podem automatizar a sugestão das taxas de IVA, no Editor de Vendas, em várias situações (Administrador > Logística e Tesouraria > Parâmetros da Empresa > Gerais > Taxas de IVA).

1-À exceção da descrição, se comparar a configuração dos dois documentos vai constatar que têm configurações iguais (se comparar dentro da base de dados, existem pequenas diferenças relacionadas com a integração do documento no módulo de Contabilidade do ERP Primavera). A minha sugestão vai no sentido de utilizar o documento que habitualmente utiliza, por uma questão de simplificação.

2-A Inversão do Sujeito Passivo é quando não há lugar à contabilização do IVA por parte da empresa fornecedora:
“De acordo com os termos do art. 2º, n.º 1, do Código do IVA (CIVA), consideram-se sujeitos passivos “as pessoas singulares ou coletivas que, de um modo independente e com carácter de habitualidade, exerçam atividades de produção, comércio ou prestação de serviços”, logo, todos aqueles que exerçam uma qualquer atividade sujeita a IVA, mesmo que isenta.
Por outro lado, para que uma determinada transmissão de bens ou prestação de serviços seja tributável, é necessário que seja efetuada por um sujeito passivo agindo enquanto tal (ficando assim excluída de tributação, por exemplo, uma transmissão de bens ou prestação de serviços efetuada por um particular).
Assim, o que releva para a noção de sujeito passivo, é o exercício regular e habitual de atividades tributáveis e, como tal, o que importa são as operações ativas praticadas pelos operadores (vendas de bens e prestações de serviços) e não as operações passivas (compras de bens, aquisições de serviços).
Porém há situações em que tal não acontece. Imagine-se um deteminado serviço, considerado localizado em território nacional, mas que foi prestado por um operador estabelecido em França ou nos EUA. Se o sujeito passivo do IVA fosse o prestador do serviço, iríamos obrigar o operador estrangeiro a estabelecer-se em Portugal com vista a dar cumprimento às suas obrigações fiscais de liquidação e entrega do imposto.
É aqui que se procede à inversão do sujeito passivo (reverse charge), considerando-se, em determinadas situações, expressamente como tal, não o prestador do serviço, mas o adquirente do mesmo. Tal sucede nos casos tipificados na lei e apenas quando o prestador não estiver registado para efeitos de IVA no território em que a prestação de serviço se considera localizada. Se isso acontecer, deverá ser o próprio prestador dos serviços a liquidar o IVA relativamente à operação tributável por si efetuada.
Nas situações de reverse charge, competirá ao adquirente cumprir todas as obrigações administrativas decorrentes da sujeição a imposto de prestações de serviços em causa, incluindo a de liquidação e entrega do imposto.
Transações Intracomunitárias
Se um operador português adquirir bens a um fornecedor estabelecido na União Europeia ele fará uma transação intracomunitária de bens sujeita a IVA, sendo considerado sujeito passivo e cabendo-lhe a obrigação de liquidar o imposto. O imposto deverá ser liquidado pelo adquirente na fatura, isenta de IVA, emitida pelo vendedor comunitário ou em documento interno, podendo de imediato ser exigido o direito à dedução, o que corresponderá na prática a um mero registo contabilístico de liquidação e dedução em simultâneo (isto, claro, se o direito à dedução for integral).
Esta é a situação típica de Reverse Charge, embora relacionada com a transmissão de bens, que resulta do disposto na alínea a), n.º 1, art. 2º do Regime do Iva nas Transações Intracomunitárias (RITI), em que se consideram operadores aqui registados como sujeitos passivos de IVA pelas aquisições intracomunitárias de bens que efetuem. ”

Fonte: http://www.primaverabss.com/pkb/Homepage-Detalhes%20artigo.aspx?KBCategoryID=184710e1-5df9-4e0e-88f6-4a470994b0de&KBItemID=48b8e026-721a-4e39-9be5-45d84a3a4f39
Para mais informações consulte o PKB que tem muita informação sobre o assunto: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/09/16/como-aceder-e-utilizar-o-portal-primavera-knowledgebase/

3-O que colocar no campo “Motivo Isenção” da taxa de IVA vai ser colocado no campo “” do SAFT, em cada linha de artigo. Se colocar a informação da isenção do IVA em outro sitio, o mais certo é que essa informação não seja considerada no SAFT.
Poderá analisar o SAFT através de um utilitário como “Analisador SAF-T PT da CentralGest”:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2013/06/21/analisador-saf-t-pt-da-centralgestverso-3/

26 11 2015
Paulo Gonçalves

Boa noite XpecialGuest.
Obrigado desde já pela sua disponibilidade.
Vou ler com atenção a sua explicação e ver se me consigo desenrascar.
mais uma vez, obrigado.

19 09 2016
Domingos Filipe

Bom dia a todos, sou usuário do Primavera V8.10 e estou com um problema (intermitente), não sei dizer como acontece nem como desaparece, porque as vezes desaparece…Eu faço os lançamentos na minha moeda oficial e na altura de ver os extractos o valores aparecem com diferenças mesmo eu colocando como moeda de base a minha moeda de lançamento…Por favor ajudem-me.

25 11 2016
Henrique Sao Marcos Viegas

Bom dia.
Tenho o programa 7,6 express e gostava de adicionar autoliquidacao do iva numa factura. Porque o serviço é produto faz parte do edifício ( explo. Construção).
Será que podiam dizer como faço. E o que coloco nesse item do iva. (Art°, autoliquidacao)
Muito obrigado.

28 11 2016
XpecialGUEST

Boa tarde,
Primeiramente comece por validar no Administrador, nos parâmetros da Logística e Tesouraria > Parâmetros da Empresa > Gerais > Taxas de IVA > Inversão do Sujeito Passivo, quais são as taxas de IVA a utilizar na inversão do sujeito passivo. Tenha em atenção que a taxa de IVA definida no Administrador, se tiver a taxa de IVA definida com 0, terá que ter o motivo de isenção definido (no ERP > Tabelas > Gerais > Outras Tabelas > Taxas de IVA). Veja o exemplo da taxa de IVA com o código 31.
Depois, no editor de Vendas, na grelha dos artigos, existe uma coluna com a descrição “IVA – Regra Cálculo”, que, para cada artigo, define a regra de cálculo do IVA (Normal ou Inversão do Sujeito Passivo). Quando alterado este campo, é aplicada a taxa de IVA que anteriormente definiu no Administrador.
No documento, no quadro resumo de impostos, é impresso o texto definido no motivo de isenção da taxa de IVA. Ainda assim pode definir/acrescentar o texto pretendido, numa linha de artigo vazia, na coluna da descrição.

Como não tenho a certeza se esta é a melhor forma/forma mais correta de tratar o que pretende, e como penso que existem outras formas, sugiro que aceda ao PKB (menu Ajuda > Ajuda) e/ou contacte a Primavera.

Artigos relacionados:
Acesso ao PKB:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/09/16/como-aceder-e-utilizar-o-portal-primavera-knowledgebase/

Artigos do PKB relacionados com o assunto:
http://www.primaverabss.com/pkb/Homepage-Detalhes%20artigo.aspx?KBCategoryID=695670a1-c4ad-4336-9aa9-2b96258d6b6d&KBItemID=8b224989-9f9d-11e3-9541-00155d0ece6a
“…
Processo de venda
Utilizar o mesmo documento que é utilizado atualmente para emitir a faturação destes serviços (ex. Fatura), com as seguintes nuances:
1.No editor de vendas, no separador “Transação”, alterar o espaço fiscal para “Nacional – Isento”. Ao fazer esta alteração, a taxa de IVA é colocada a zero;
2.No final do documento, introduzir uma linha de comentário com o seguinte texto “IVA devido pelo adquirente”. É obrigatório, por lei, que esta expressão conste na fatura.
…”
http://www.primaverabss.com/pkb/Homepage-Detalhes%20artigo.aspx?KBCategoryID=dd8d877a-f204-4428-857c-fe4ad83f8012&KBItemID=12609cd4-0431-47b4-ad4b-ecd0354bc16a
“…
Para um documento de Vendas, ao efetuar o mesmo procedimento (selecionar a opção “Inversão do Sujeito Passivo”), a taxa de IVA da linha é alterada de acordo com a taxa de IVA definida no Administrador para a Inversão do Sujeito Passivo (Logística e Tesouraria | Parâmetros da Empresa | Gerais | Taxas de IVA), passando o total do IVA a zero. Este comportamento verifica-se pois ao efetuar a “Inversão do Sujeito Passivo” num processo de Venda, não há lugar à contabilização do IVA por parte da empresa fornecedora.
…”

Páginas relacionadas:
https://www.economias.pt/autoliquidacao-de-iva-na-construcao-civil/
http://www.e-konomista.pt/artigo/autoliquidacao-de-iva/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: