Problema Com Acesso ao Servidor de Dados SQL…

10 06 2010

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Recentemente, um problema com acesso, desde a rede, a um servidor de dados SQL, levou-me a investigar, durante algumas horas, qual a sua causa, e resolução. Acabei por descobrir apenas o mais importante, a resolução, que me impediu de reinstalar o Sistema Operativo e restante software num servidor.

Todo este processo de instalação e configuração do SQL Server e Primavera, é uma operação rotineira, e já efectuada algumas dezenas de vezes, sem grandes problemas de maior, daí toda a estranheza neste caso.

 

 

Cenário:

  • Servidor com Windows Server 2003 Standard R2 com Active Directory e Servidor DNS.
  • SQL Server 2008 Express, com instalação posterior do Service Pack 1.
  • Criada instância nomeada de dados SQL, com autenticação Mixed Mode utilizando uma password complexa para o utilizador SA.
  • Abertas excepções para os serviços SQL e mais tarde desactivação da Firewall por completo.
  • Confirmação da configuração dos serviços de suporte a rede do SQL estavam activos: TCP/IP, Shared Memory, e Named Pipes.
  • Primavera Profissional instalado em modo multiposto no servidor (cliente/servidor), e posteriormente, instalado num dos postos, através do instalador de rede.

Inicialmente foi feita a inicialização da Plataforma no Servidor indicando a localização do Servidor de Dados (nome_do_servidor\instanciaSQL), e os dados de login do utilizador SA. Até aqui tudo normal. O ERP abre normalmente no servidor. Posteriormente foi instalado no posto (máquina virtual com Windows “limpo”), para efeitos de teste, uma vez que era previsível que acontecesse este problema, já que anteriormente se tinha repetido, e nessa altura, por falta de tempo, a única opção foi reinstalar tudo no servidor.

 

 

Ao executar o Primavera, no posto, após alguns longos segundos surgia a mensagem:

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Até aqui, o mais estranho foi que, com o Excel, no posto, criei uma ligação de dados ao servidor SQL, utilizando o nome_do_servidor\instanciaSQL, e depois de fornecer o login de acesso conseguia navegar perfeitamente em todas as bases de dados da instancia Primavera.

 

 

 

 

Como ultrapassar o problema:

 

1-No SQL Server Configuration Manager, em SQL Server Network Configuration, na Instância de Dados em que o problema ocorre, não foi colocado, em IPALL, no campo  Dynamic Port nenhum valor, por forma a desactivar as portas dinâmicas, e no campo TCP Port foi colocada porta 1213 (No protocolo TCP/IP, reiniciado o serviço de SQL)

20-05-2010 18-13-45

Como a instância de dados utilizada, é nomeada (PRIMAVERA), são utilizadas portas dinâmicas para as conexões TCP/IP (numa instancia default, apenas identificada pelo nome ou IP do computador, a porta utilizada por defeito é sempre a 1433). É utilizado o serviço SQL Browser para identificar e informar aos clientes as portas a utilizar. Este serviço estava a correr normalmente. Caso estivesse parado poderia ser a causa do problema.

Esta alteração vai permitir que esta instancia, embora nomeada, utilize uma porta fixa, neste caso a 1213. Tenha muito cuidado na utilização das portas, pois pode criar problemas ou conflitos se escolher uma porta utilizada por outro serviço ou aplicação. Veja aqui uma listagem de todas as portas utilizadas e não utilizadas.

 

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Embora numa instalação por defeito esteja correctamente configurado, deve confirmar, no separador Protocol, se este está activo (enabled=yes). Depois de terminar as alterações reinicie o serviço SQL, ou reinicie o servidor. Como boa prática, deverá documentar estas alterações para si mesmo, ou para terceiros com acesso ao servidor.

 

 

 

Foi necessário renomear o ficheiro PRISECLE.BIN, normalmente encontrado em C:\Programas\PRIMAVERA\SG750\Config\LP, por forma a, ao abrir o Administrador do ERP, fossem novamente solicitados os dados de acesso ao servidor de dados, para inicializar a Plataforma.

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A segunda parte da resolução do problema está aqui. Ao contrário do que foi feito inicialmente, na primeira vez que a Plataforma foi inicializada onde foi utilizado o nome do servidor, desta vez foi utilizado o IP. A grande novidade é que temos de indicar a porta personalizada, colocando uma vírgula após o IP, no formato IP,PORTA(normalmente, como por exemplo num browser web é utilizada a estrutura IP:PORTA).

Após todas estas alterações o acesso desde o posto, ao Primavera decorreu normalmente, sem nenhum problema.

 

 

 

 

Links de Interesse:

http://support.microsoft.com/kb/823938

http://www.iss.net/security_center/advice/Exploits/Ports/default.htm

http://www.databasejournal.com/features/mssql/article.php/3689846/Using-Non-Standard-Port-for-SQL-Server.htm


Ações

Information

5 responses

17 07 2010
Nuno

Excelente post.
A forma como descreve os passos está perfeitamente clara e sem dúvidas.

Continuação de bom trabalho.

13 09 2010
Patuga

Guia muito bom. ajudou-me a resolver o problema que estava a ter no windows 7 64bit. pensei que fosse das firewall, mas dps de seguir estes paços meti isto a funcionar sem problemas,

muito obrigado

9 10 2010
allan

excelente artigo… parabéns… me resolveu um senhor problema.

27 03 2013
Joana

estou com problemas a instalar o primavera. Aparece-me conta de acesso ao servidor e não sei o que colocar em conta de acesso e password.
alguém me pode ajuda por favor…

13 04 2013
XpecialGUEST

Ao instalar ou ao executar a aplicação? Qual é o sistema operativo?

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