Primavera Express – Como Manter os Preços Finais, Apesar da Subida do IVA

28 06 2010

image Na sequencia do post anterior sobre os procedimentos para a alteração das taxas de IVA no Primavera Express surge agora um novo a explicar como baixar todos os preços  de venda (sem IVA), de modo a que a subida do IVA não se reflicta no cliente final. Este é um processo automático que pode ser executado de forma muito mais rápida do que editando individualmente cada ficha de artigo, especialmente quando existem muitos artigos.

 

Esta é uma opção muito comum, por exemplo nas grandes cadeias de hipermercados, sempre que existe uma alteração do IVA, para demonstrarem ao consumidor através dos departamentos de marketing, o seu compromisso com os baixos preços. Um outro motivo para a não alteração dos preços finais, está relacionada com o facto de, em algumas empresas/lojas, ser muito complicado alterar de um dia para o outro tabelas de preços, etiquetas , folhetos, e tudo o resto que faça referencia a preços.

Como Fazer?

Tal como mencionado acima, os pressupostos para executar este procedimento são:

  1. O utilizador utiliza o PVPX na ficha do artigo, sem IVA incluído. O IVA é somado a esse valor no momento da venda.
  2. O utilizador deseja que o preço final para o cliente, se mantenha, apesar da subida do IVA.

 

Para começar, se ainda não o fez, veja este post onde é explicado todo o processo para a alteração das taxas de IVA, nomeadamente o primeiro ponto, muito importante, onde é explicado como fazer uma cópia de segurança, antes de qualquer alteração. O utilizador deverá utilizar este procedimento por sua conta e risco, já que este processo é executado dentro da base de dados, não existindo portanto qualquer tipo de validação ou garantia de consistência da informação, quando mal executado.

 

Para poder comparar e verificar se a alteração foi feita correctamente, poderá simular uma venda com vários artigos à taxa actual (antes de 30/06/2010), de diferentes taxas (se existirem) e anotar o seu total.

image

 

Deverá também anotar os códigos das novas taxas. A título de exemplo, e na sequencia do primeiro post sobre a alteração do IVA consideramos que:

Nova Taxa 21%   -   Código 6

Nova Taxa 13%   -   Código 9

Nova Taxa 6%     -   Código 8

 

 

Abra o Administrador, e depois de seleccionar a empresa em questão, pressione simultaneamente as tecas: ctrl + alt  + p. Irá abrir uma nova janela onde deverá colocar o executar o código:

 

Notas:

  • Deverá substituir o valor 6, pelo código da taxa de IVA a 21%, no seu sistema
  • Deverá substituir o valor 9, pelo código da taxa de IVA a 13%, no seu sistema
  • Deverá substituir o valor 8, pelo código da taxa de IVA a 6%, no seu sistema

 

UPDATE artigomoeda
SET artigomoeda.pvp1= 1.20 * PVP1 / 1.21
from artigomoeda
INNER JOIN
artigo ON
artigo.artigo = artigomoeda.artigo
where artigo.IVA =6

UPDATE artigomoeda
SET artigomoeda.pvp1= 1.12 * PVP1 / 1.13
from artigomoeda
INNER JOIN
artigo ON
artigo.artigo = artigomoeda.artigo
where artigo.IVA =9

UPDATE artigomoeda
SET artigomoeda.pvp1= 1.05 * PVP1 / 1.06
from artigomoeda
INNER JOIN
artigo ON
artigo.artigo = artigomoeda.artigo
where artigo.IVA =8

image

 

Se a instrução inserido for executada sem nenhum erro deverá ser mostrada a seguinte mensagem:

Os comandos foram executados com sucesso.

 

Não execute o mesmo código mais do que uma vez. Quando faz executar, o sistema volta a processar todas as instruções novamente, alterando os valores.

Obviamente que se o utilizador utilizar mais PVP’s para alem do 1, na ficha de cada artigo, poderá repetir o processo substituindo o PVP1 na instrução SQL pelos PVP’s que quer actualizar. Altere nos 3 grupos de código, e só depois execute!

Simulando uma nova venda, é possível verificar que o valor total a pagar é o mesmo, embora o IVA tenha aumentado. Para isto acontecer foram diminuídos os preços sem IVA.

image


Ações

Information

11 responses

28 06 2010
Primavera Express – Como Proceder Para a Alteração das Taxas de IVA « ..::invisible flame light::..

[…] não deseja reflectir a alteração do IVA dos preços, deverá alterar os mesmos para menos! (Veja este post sobre como fazer esta alteração de forma […]

31 07 2010
Ricardo Conde

Olá Carlos tudo bem ?

Tive a lançar o mês todo de Julho e mesmo quando estava a chegar ao fim é que reparei que ele sobre o PVP que eu ponho ja com IVA incluido, ele volta a acrescentar IVA.

Tive a investigar e penso que sei onde esta o problema, não o sabendo resolver. Na Tabela de Documentos de Venda, indo a VD (vendas a dinheiro) na série que eu criei (serie 1 que da ate ao ano 3000, segui o concelho do forum), a opcao que diz IVA INCLUIDO esta desactivada e não assinalada. Logo ele lanças todas as vd’s assumindo que são sem IVA.

Estou desesperado pois queria arrancar com a aplicação amanha e assim ja nao sei se consigo, pois tou a incluir IVA duas vezes. Preciso muito da tua ajuda. Queria arrancar com isto agora no inicio de Agosto..

Obrigado
Ricardo Conde

1 08 2010
XpecialGUEST

Boa tarde.

Sim, depois de utilizar uma serie, algumas opções deixam de poder ser alteradas. Sugiro que crie uma nova serie, mas desta vez com a opção IVA Incluído, activada.

Carlos

3 08 2010
Ricardo Conde

Olá Carlos tudo bem ?

Antes mesmo de ler a tua resposta foi isso mesmo q optei e acabei por fazer. Criei uma nova série (3000) ja com essas opcoes todas seleccionadas.

Depois na aplicação, fui aos Documentos de venda, activar essa serie e em todos os outros locais onde tinha que dizer que a nova serie passava a ser a 3000. Entretanto como ja tinha lançado 32 vendas a dinheiro da serie 1, disse na serie 3000 q o ultimo documento passado era esse mesmo, o 32.

Fui lançar um novo documento VD e ele assumiu tudo direitinho, ou seja, documento 33 da serie 3000. Criei mais 3 ou 4 VD’s tudo 5 estrelas.

Agora tenho uma duvida, não pus a serie 1 inactiva por na parte POS dava erro se o fizesse, esta correcto ???

O unico problema que agoora tenho é, se lançar as vendas pela parte do PE, ele assume tudo direitinho, num de documento e serie (3000). Agora se entrar pela parte da POS, ele não assume esta nova serie 3000, ou seja, ao arrancar fica parado no documento 32 que é o ultimo da serie 1. Como faço para ele assumir tudo bem, ou seja ir buscar o ultimo documento da serie 3000 e ficar nessa mesma serie de futuro ???

Obrigado amigo, falta-me mesmo so isso para por a aplicação operacional e no front-end da loja. De resto esta tudo ok, impressao de taloe, impressao em A4, visor, tudo fino.

Obrigado, aguardo a tua ajuda preciosa.
Um abraço
RConde

3 08 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Tente fazer o seguinte:
– Mantenha activas a nova série e a anterior.
– Altere nas propriedades do ponto de venda as series, colocando por defeito a 3000 (veja a penúltima imagem deste post: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/07/02/primavera-express-sries-de-documentos/)
– Abra o ponto de venda, e, mude de documento e de série, para a 3000. Feche o ponto de venda.
– Configure só a série 3000 como activa.

Diga se resolveu

Carlos

5 08 2010
Ricardo Conde

Olá Carlos,

Funcionou 5 estrelas !!!
Tá tudo operacional. No Sbado ja a ponho a bombar.

So ainda nao configurei a parte de por o logo nas facturas mas isso ha por aqui ajuda que eu ja vi :)

Mto obg amigo pela fantastica ajuda.
Um grande abraço

RConde

5 08 2010
XpecialGUEST

Bom trabalho :)
Carlos

23 08 2010
Carlos Santos

Boa Noite,

antes de mais, muitos parabens pela excelente enciclopédia que aqui tem sobre o Primavera. Posso dizer que tenho uma cópia a funcionar neste momento, graças a este site. (Todos os problemas que encontrei, fui resolvendo com a ajuda do que estava por aqui)

Agora, estou com um problema que não consigo ultrapassar.

Estou a executar uma “versão alterada” da query que está em cima, e eu pretendo apenas retirar os 21% ao valor que inseri anteriormente nos produtos, desta forma, tenho a seguinte query:

UPDATE artigomoeda
SET artigomoeda.pvp1= PVP1 / 1.21
from artigomoeda
INNER JOIN
artigo ON
artigo.artigo = artigomoeda.artigo
where artigo.IVA = 6

Ao executar, tal como indica no artigo, obtenho o seguinte erro:
Erro: -2147217865, Status: 5, Source: Microsoft OLE DB Provider for SQL Server:
Invalid object name ‘artigomoeda’.

Estou a usar o Primavera Express 06.4001.1073.

1 09 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Executei essa instrução SQL aqui, e não obtive nenhum erro. Chegou a conseguir executar com sucesso?

Carlos

16 02 2014
David Salgueiro

Boa noite,

antes demais gostaria de felicitá-lo pela fantástica obra aqui divulgada, acerca de vários produtos, destacando o Primavera Express. Quanto a este último estou aqui com uma dúvida que, peço, quando tiver disponibilidade me responda. Estou a criar listas de artigos, tenho tudo organizado por FAMILIA/SUBFAMILIA/ARTIGO o que eu queria era que para cada artigo novo que colocasse o PE me calculasse o preço com o meu lucro e o preço com IVA, ou seja, eu introduzo o custo que me fica ao revendedor, o programa calcula o PVP e o PVP + IVA. Por exemplo: Compro um Rato de Computador ao Fornecedor por 5€, quero ter uma margem de lucro de 50%, que dará 10€ e somar a estes 10€ o IVA sobre o preço de custo, que seria 5*0.23= 1.15 o preço final apresentado na fatura seria 11.15. Não estou a encontrar nada que me faça isto, não sei se me estou a fazer entender, mas agradecia se me puder ajudar.

Muito Obrigado,

21 02 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Obrigado pelo seu comentário.
Que eu conheça não tem nenhuma possibilidade de configurar a aplicação para ter o comportamento que pretende.
Cumprimentos

Deixe uma Resposta

