Windows – Problema ao Executar Ficheiros Provenientes de Outros Computadores

12 07 2010

Problema: Ao executar um ficheiro EXE, proveniente de outro computador na rede, é apresentada a seguinte mensagem:

 

image

O Windows não consegue aceder ao dispositivo, caminho ou ficheiro especificado. Poderá não ter as permissões adequadas para aceder ao item.

Windows cannot access the specified device, path or file. You may not have the appropriate permissions to access the item.

 

 

A mensagem indica várias causas para o problema, porem nenhuma se verifica. O ficheiro existe, não está danificado e o utilizador tem todas as permissões necessárias para executar o mesmo. Não existe nenhum problema com o disco ou com o sistema de ficheiros. O mesmo ficheiro é executado correctamente em outro computador.

 

Desde o XP SP2, que, por motivos de segurança, ficheiros vindos de outros computadores são bloqueados, até que o utilizador aceda as propriedades do ficheiro e carregue no botão Desbloquear. Esta funcionalidade só é activada em discos/volumes com sistema de ficheiros NTFS.

 

image

Se o seu sistema operativo é o Windows XP Home Edition, leia a nota que se encontra no final deste artigo, ignorando os passos seguintes.

 

No XP Profissional, para desactivar esta medida de segurança deverá começar por abrir o editor de política de grupo. Para o efeito, carregue no Menu Iniciar e posteriormente em Executar (em alternativa poderá carregar simultaneamente nas teclas “Windows”+”R”). Escreva “gpedit.msc” e carregue em OK para abrir.

 

 

Em Configurações do utilizador > Modelos administrativos > Componentes do Windows > Gestor de Anexos , localize, do lado direito “Não manter informações de zona em anexos de ficheiros”. Abra esta definição e altere o seu estado para Activado, gravando de seguida através do botão OK. Confira que essa alteração ficou efectivada, tal como a seguinte imagem o demonstra (clique na imagem para visualizar com maior detalhe).

 

 

Nota: este artigo foi elaborado tendo em conta o Windows XP Profissional. No Windows XP Home Edition, a consola de Politica de grupo não está disponível. Poderá no entanto, através de uma alteração ao registo do Windows, fazer a alteração explicada acima, recorrendo para o efeito a este ficheiro, que deverá executar (com o anti-vírus desligado), e reiniciando de seguida o computador. Uma vez que não testei este procedimento, não está confirmado que de facto ele funcione, ficando o utilizador responsável por eventuais problemas que possam daqui advir.

 

 

Links de interesse:

http://support.microsoft.com/kb/883260/pt


Ações

Information

7 responses

23 08 2012
Denise Nunes

Olá. Não consigo exectuar um programa precisamente por este erro. O meu problema actual é não conseguir encontrar este passo: “configurações do utilizador > Modelos administrativos > Componentes do Windows > Gestor de Anexos.”
Como é que vou para configurações do utilizador? A partir do painel de controlo?
A minha versao do windows é xp home edition service pack 3.
Obrigada.

23 08 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

De facto o artigo não estava muito explicito, nem completo. Releia-o e diga se ajudou.

Obrigado
Carlos

24 08 2012
Denise Nunes

Olá! Pois, esse comando já eu tentei utilizar pois continuei a procurar soluções pelo google. A questão é que esse comando não funciona na minha versão do Windows. Acho que não haverá outra solução a não ser formatar o pc e instalar outra versão que não a home edition. :) De qualquer forma, obrigada!

24 08 2012
Denise Nunes

Aliás, só agora vi o link que deixou para a resolução do problema na minha versão do windows. Amanhã tento utilizá-lo. Mais uma vez, obrigada.

24 08 2012
Denise Nunes

Olá, mais uma vez. O link em questão não ajudou. continua a nºao reconhecer o comando.

24 08 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Que comando? Se executar este ficheiro não necessita de seguir os passos explicados acima. Qual o problema que está a enfrentar? Está a tentar executar alguma aplicação proveniente de outra computador?

24 08 2012
Denise Nunes

Eu executei o ficheiro e não consegui abrir o programa em questão. Continua a aparecer a caixa de texto a dizer que o windows não conseguiu abrir o ficheiro. Enfim. Logo formato o computador. Obrigada. :)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: