Primavera Express – Dicas na Liquidação de Documentos em Conta Corrente

14 07 2010

 

O editor de contas correntes do Primavera Express, permite muito mais do que liquidar um documento seleccionando a totalidade do mesmo. Existem diversas situações, a que a aplicação dá resposta, onde é necessário por exemplo, liquidar parcialmente os valores pendentes, juntar documentos de natureza diferente, fazer descontos no recibo, entre outras situações.

 

 

 

Cenário 1: Liquidação de um ou mais documentos na sua totalidade

image 

Basta colocar um visto na última coluna, de cada linha do documento a liquidar. O novo documento a gerar terá de ser o Recebimento (Recibo).

 

 

Cenário 2: Liquidação parcial de um ou mais documentos 

image

Poderá especificar qual o valor a pagar, na respectiva coluna. Automaticamente a coluna do valor pendente é actualizada. Deverá ter em atenção, que, depois de liquidar parcialmente um documento, deverá passar a olhar para a coluna do valor pendente (Pend. (Eur)), e não para o valor original do documento, na coluna Total.

 

 

 

Cenário 3: É indicado um valor especifico, e a aplicação automaticamente liquida total ou parcialmente os documentos até esgotar o mesmo

image

Neste exemplo, ao colocar um valor na caixa Valor a liquidar, e activando a opção Selec. autom., a aplicação liquidou totalmente o primeiro documento, e parcialmente o segundo.

 

 

 

Cenário 4: O utilizador quer liquidar documentos pelo valor dos artigos constantes no mesmo

image

Para activar esta opção, deverá, no Administrador, nas opções das Contas Correntes, activar a opção “Trata liquidações por detalhe”. Após reabrir a empresa, poderá verificar que, agora, quando faz duplo clique num documento em conta corrente, é aberta uma nova janela, com todas as linhas de artigo, onde poderá seleccionar o valor a liquidar, de um ou mais artigos.

image 

image

Como seleccionamos apenas o artigo B0008, com valor de 8,48 Euros, foi feito um pagamento parcial de igual valor.

 

 

Cenário 5: Liquidação de documentos de natureza diferente

image

Muito comum, é a emissão de uma Nota de Crédito, por forma a “anular” uma Factura emitida. Neste caso, quando seleccionamos os dois documentos, o saldo é 0, não sendo permitido emitir um recibo com esse valor. Para isso deveremos escolher o documento RGC-Regularização de clientes.

 

 

 

Cenário 6: Efectuar um pagamento a um cliente

image

Pegando no exemplo do cenário 5, mas partindo do principio que em vez que juntarmos os dois documentos, não havendo por isso nada a receber nem a pagar (ou simplesmente quando existe apenas uma Nota de Crédito), queremos, ou o cliente quer, que lhe seja pago o valor dessa Nota de Crédito. O documento a utilizar neste caso será o NPC-Pagamento a clientes, sempre que o valor é negativo (a pagar).

 

 

 

Cenário 7: Fazer um desconto do recibo, em percentagem, sobre o valor liquido ou total

image

Caso deseje fazer um desconto em percentagem, e não em valor, deverá depois de seleccionar o documento, escolher, com o botão direito sobre a linha, Descontos em %.

image

Depois de colocar a percentagem, poderá escolher se deseja fazer o desconto sobre o valor liquido (sem IVA), ou pelo valor total do documento. No caso da Factura seleccionada, o valor da mesma é 100 Euros + IVA a 21% o que perfaz o total de 121 Euros. Para o exemplo vai ser feito um desconto de 100% sobre o valor base da factura.

image

O valor original de 121 Euros, foi transformado apenas no valor do IVA, que o cliente teria que pagar.


Ações

Information

83 responses

23 08 2010
Rodrigo

Muito útil sem dúvida.
Parabéns!

P.S. Já há algum post sobre as aplicações que vão ser permitidas para uso legal?
Obrigado.

1 09 2010
30 09 2010
Paulo

Boa tarde,
antes de mais o meu agradecimento ao criador deste blogue fantástico que tanta gente pode elucidar.
tenho umas dúvidas que agradecia que fossem respondidas se for possível.
A minha esposa tem uma pequena empresa têxtil em que faz prestação de serviços para outras empresas (no caso dela é uma empresa de corte de vestuário).
está no regime de escrita organizada em nome individual e basicamente passa:
-guias de remessa
-facturas
-recibos

1- Fiz o download do primavera Express 6.40 e puz-me para lá a testar aquilo e tenho a base de dados com vários documentos que não posso apagar.
Vou começar a usar o software a partir de Outubro de 2010 e estou enrascado.
Como quando fiz o download puz o NIF da empresa dela e o nome, não posso instalar de novo pois a base de dados não aparece vazia mas com todos os documentos que criei nos testes (devia ter usado a empresa DEMO). Como faço para voltar a colocar tudo vazio de novo?

2-em cada factura que passo tem que se pôr em baixo
“retenção de 11,5% IRS-artº101, nº1 do CIRS”, ou seja, faz a retenção para IRS.
Como faço para que nas facturas e recibos, apareca-me a retenção dos 11,5% para IRS?

Obrigado ,

Paulo

30 09 2010
Paulo

desculpem….
3- ela corta t-shirts, pólos,etc…
Na criação de artigos, tem que se põr a fazer a retenção?
Se for considerado mercadoria, e se puser o visto em fazer a retenção, aparece-me uma mensagem a informar que a mercadoria não devia fazer retenção…
Lanço os artigos como?

mais uma vez obrigado

Paulo

30 09 2010
XpecialGUEST

Na ficha do artigo tem que dizer que é um serviço, se de facto o for. Se for mercadoria, consulte o seu contabilista, pois não faço ideia se é suposto a mercadoria estar sujeita a retenção.

Carlos

11 10 2010
Paulo

Feito.
Obrigado pela ajuda.

15 10 2010
Rafael Morais

Boa tarde,
Antes de mais parabéns pelo fantástico blogue e pelas ajudas partilhadas. Eu tenho neste momento 2 problemas com o Primavera e gostaria de saber a sua opinião.
1 – Quando me iniciei no Primavera criei uma séria para a facturação de 2009. Após ter emitido 2 facturas o cliente reparou num erro por causa do IVA, ou seja, quando criei a série coloquei que o serviço com IVA incluindo o que estava errado. Após isso criei nova série com o erro corrigido e emiti novas facturas, porém no sistema constam sempre as 2 facturas iniciais como pendentes. Existe forma de as eliminar? Uma vez que dizem respeito a uma série criada com erro e que não foi mais utilizada?

2 – Por lapso em Agosto passei uma factura com a anterior taxa de retenção, 20%, em vez da nova taxa de 21,5% (trabalhador independente em prestação de serviços). Porém o cliente procedeu ao seu pagamento mas contou já com a nova taxa de retenção (21,5%). Neste momento se emitir normalmente o recibo desse pagamento irá constar a taxa de 20%. Queria saber se existe forma de emitir o recibo dessa factura mas com a taxa de 21,5% ou terei que editar e enviar ao cliente a respectiva factura com a nova taxa?

Muito obrigado
Rafael

15 10 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Consulte o seu contabilista para saber como proceder nestes 2 casos.

Carlos

18 11 2010
filipe

boa tarde

desde ja agradeço a ajuda que tenho tido neste forum.
estou com um pequeno problema, que é o seguinte: quando estou a finalizar a operaçao de liquidar um conta pendente vou para imprimir e da o seguinte erro – para efectuar a impressao do documento deve associar um relatorio a serie do documento que esta a utilizar.

sera que me podem ajudar para resolver este problema.

muito obrigado
filipe

18 11 2010
XpecialGUEST

Boa noite.

Nas Tabelas > Documentos de Conta Corrente > escolha o documento RE (se é esse que está a tentar emitir) > Separador Séries > Escolher a Série em questão > Separador Impressão > Escolher um relatório (por ex: documento de liquidação sem logotipo)

Carlos

7 01 2011
Pedro

Boa noite,

como a empresa onde trabalho presta serviços, os artigos criados têm de ter a opção “Retenção na Fonte” com um visto?

O que é que eu tenho de configurar no Primavera Express também para que o campo Retenção na Fonte apareça nas Facturas, Recibos e VDs?
No Administrador, também tenho de colocar um visto na opção “Retenção na Fonte” e colocar a percentagem em causa da Retenção, existente nas “Contas Correntes” (parâmetros da empresa)?

Muito obrigado.

8 01 2011
Paulo

A empresa da minha esposa faz prestação sde serviços no ramo têxtil e também tinha essa dúvida.
Cria os artigos como serviços e coloca o visto em fazer a retenção na fonte.
No administrador tens que colocar a fazer retenção na fonte e a percentagem.

Paulo

9 01 2011
Pedro

Ok, Paulo obrigado pela dica.

Outra coisa, eu pensava que ao activar a Retenção na Fonte no Primavera, o valor da retenção aparecia na zona onde aparece o valor do IVA e o Valor final a pagar.

No entanto parece-me que a Retenção na fonte aparece num quadro logo abaixo do quadro referente ás taxas de IVA.

Digam-me uma coisa como nós prestamos serviços quer a clientes particulares, quer a empresas, e como penso a retenção na fonte só se aplica a prestação de serviços a empresas, é possivel que quando nós emitirmos alguma factura a algum cliente particular a retenção na fonte não apareça?

Ou seja, se calhar temos de criar os mesmo artigos que criamos para as empresas, temos de os criar para os particulares também, a diferença será o não colocar o visto na opção “retenção na fonte”, assim o quadro da retenção já não aparece? Ou o quadro aparece, mas com a percentagem a 0%?

9 01 2011
Pedro

Desculpa Paulo, já agora como disseste para colocar a fazer retenção na fonte e a percentagem no Administrador.

O que se coloca no campo “Tipo Rendimento”?
… B – Rendimentos empresariais ou R – Retenção de IRC.

Obrigado

9 01 2011
Paulo

No caso da minha esposa são rendimentos empresariasis.
Deves-te informar junto do teu contabilista.
Quanto à outra questão, a retenção na fonte só aparece nas facturas num quadro no canto inferior esquerdo e depois aparece o valor no recibo também.
A minha esposa só trabalha para empresas e faz sempre a retenção na fonte mas no teu caso, deves retirar a retenção na fonte para os clientes particulares.

Paulo

11 01 2011
Pedro

Não consegui foi que o valor da retenção aparecesse no recibo!

Mas também não tem problema, porque falei com a minha contabilista e ela disse-me que como se trata de uma empresa por quotas e não tem sequer alvará (ou seja a empresa finciona por Acreditação do IPAC e DGEG), que a situação da retenção da fonte não se aplica.

Também achava isso, porque apesar de a empresa fazer prestação de serviços (inspecções), nunca tinha visto outras empresas do mesmo género precisarem que nas facturas constasse a dita retenção.

Ou seja só precisará de constar nas Facturas, o Valor iliquido, IVA e valor final a pagar.

24 01 2011
LP

Boa noite!
Precisava que me explicassem duas coisas relativamente a esta vossa publicação:
1. queria realizar a operação que explicam no cenário 5, mas não me aparece nenhuma série associada ao doc. RGC! Como é que faço?
2. tenho várias notas de crédito que os clientes não reclamaram e já passaram de validade; como é que faço para regularizar esta situação?

As vossas publicações sobre o primavera express são sempre muito úteis e esclarecedoras.
Muito obrigada pela partilha de conhecimento!

24 01 2011
Pedro

Boas LP,

também tive esse problema… cria manualmente a série que pretendes indo a Tabelas => Documentos => Contas Correntes => escolher RGC da lista => Séries => no quadro cria manualmente a série que queres e configura as opções que aparecem em baixo (não te esqueças de colocar um visto na “série por defeito”).

Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os que me elucidaram sobre a questão referente à “Retenção na Fonte”.

Um muito obrigado.

Pedro

11 02 2011
Jcunha

A forma de anular facturas tem funcionado bem utilizando a “nota de crédito” e depois “regularização de clientes”, contudo, agora tenho um problema. Tenho uma factura de 2010 para anular (iva a 21) e só posso fazer nota de crédito em 2011 (iva a 23). Por este facto não posso utilizar a RGC já que os valores não são iguais e o programa não me dá outra possibilidade que não a emissão de um recibo. Alguma ideia sobre a forma de proceder neste caso…
obg

14 02 2011
XpecialGUEST

Boa noite.

Poderá fazer um desconto na NC, ou ajustar o preço dos artigos, de forma a que o total seja igual ao da Factura.

Deverá validar esta sugestão junto do seu contabilista

Carlos

14 02 2011
Raquel

Bom dia.

Antes de mais quero felicitar o autor do blogue por disponibilizar tanto do seu tempo a ajudar os outros. Não consegui aceder ao forum,; deve haver algum problema, por isso deixo aqui a minha dúvida. A questão que queria colocar está ligada com a emissão de recibos: penso estar a fazer tudo bem, seleccionando a factura que quero “confirmar” para depois imprimir o documento escolhido “RE” mas aparece-me o seguinte erro: “Impossível criar o documento RE. O valor total dos documentos seleccionados deve ser negativo.” Isto não me parece fazer sentido nenhum! devo estar a fazer alguma coisa mal e não consigo perceber o quê. Será que me pode ajudar?

Obrigada.

14 02 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Que documentos está a seleccionar para a emissão do Recibo? Apenas facturas, ou está a seleccionar vários documentos ao mesmo tempo, como FA, NC, ND, etc?

Carlos

30 08 2011
André Sousa

Olá Boa tarde,

Antes de mais parabéns pelo blog, bom trabalho.
Estou com um problema no primavera express.
Emiti 2 facturas, depois fiz Operações sobre C/C escolhi o cliente apareceu as duas facturas pendentes, escolhi o RE (recibo) e fiz confirmar, só que agora pretendia aceder ao recibo para o imprimir para enviar para o cliente? Eu devia de ter feito isso antes de confirmar…

Há alguma forma de aceder agora ao recibo para imprimir? Basta-me só isso mesmo.

Obrigado.
Cumps,
André Sousa

30 08 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Terá que ir pela reimpressão de documentos:

Documentos > Processamentos > Reimpressão de Documentos > aqui, escolhe em entidade, “cliente”, e em documentos escolhe Contas Correntes. Desactiva a opção “Não Impressos”, e para finalizar carrega em actualizar. Pode ainda restringir por datas, ou por números dos documentos.

Dos documentos todos que vão aparecer, pode retirar os vistos dos que não quer que sejam imprimidos.

Carlos

31 08 2011
André Sousa

Boa tarde,

Muito Obrigado :)

Obrigado.
Cumps,
André Sousa

23 10 2011
Carla Maia

Boa tarde

Posso fazer deconto em % no POS?
Obrigada

Carla

23 10 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Sim, no POS tem uma coluna que diz “Desc”, que é um desconto em percentagem sobre cada linha de artigo.

Tem ainda a possibilidade de um efectuar um desconto global em percentagem, se carregar no botão “Outros Dados” na barra lateral do lado esquerdo > separador “Dados doc”.

Carlos

27 12 2011
Patricia

Boa noite, preciso de ajuda para tentar resolver a seguinte situação:
Tenho o programa Primavera express 6.4
Já fiz a alteração da série para 2011, e desativei a série 2008,mas quando tento imprimir uma venda a dinheiro o programa mantém o erro dizendo que “A data do documento VDR não está dentro dos limites específicados na série ‘2008’.”
Quando tento imprimir uma factura, o programa faz a impressão mas nesta não aparece a informação da minha empresa, mas apenas a identificação do cliente.
Como é que posso regularizar esta situação?
Obrigada a todos quantos me possam ajudar.

Patricia

27 12 2011
28 12 2011
Marta Duarte

Boa noite!

Mais uma vez, faço minhas as palavras de inúmeros leitores, e agradeço toda a disponibilidade e sabedoria que partilha.

Agradecia se me pudesse auxiliar na seguinte dúvida, como posso creditar um valor em dinheiro a um cliente, valor esse que será depois descontado no POS no acto de pagamento? Isto é, tenho uma loja que compra e vende artigos usados, e muitas vezes os clientes que vêm vender optam pelo pagamento em crédito na loja. Eu gostaria de saber se é possível creditar o valor exacto do crédito na conta do cliente e ir descontando consoante ele vai fazendo compras na loja, de forma a aparecer o valor descontado no talão. Já tentei usar o botão de créditos que existe na janela de fecho de documento do POS, mas de facto não consigo aceder-lhe, nem consigo tão pouco anexar crédito a um cliente.

Desde já fico grata pela atenção!

Atentamente
Marta Duarte

2 01 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Também desconhecia o que fazia exactamente o botão Créditos, no ecrã de pagamentos do POS. Agora que andei a investigar, já percebi como funciona! Penso que não faz exactamente aquilo que necessita, no entanto dê uma vista de olhos:

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2012/01/02/primavera-express-utilizar-crditos-no-pos/

Carlos

2 01 2012
Primavera Express-Utilizar créditos no POS « ..::invisible flame light::..

[…] Ao fechar o documento, a Nota de Crédito é gravada e ficará disponível para ser creditada num outro documento, isto é, poderá ser utilizada no POS juntamente com uma Venda-a-Dinheiro, ou no backoffice, na conta corrente do cliente, poderá ser liquidada de várias formas (veja este artigo para mais detalhes). […]

3 01 2012
Marta Duarte

Boa noite Carlos.

Agradeço toda a sua atenção. De facto não consegue solucionar a minha questão, mas fica a preciosa informação para quem puder ser útil! :)

Muito obrigada, mais uma vez! Atentamente
Marta Duarte

3 01 2012
XpecialGUEST

Olá,

Nem sempre há resposta positiva para tudo :)

Obrigado

15 01 2012
Duarte Esteves

Boa tarde XpecialGUEST.
Tenho uma dúvida.
Comecei este ano a utilizar o PE.
Como nem todos os meus clientes, me liquidam as facturas na totalidade, eu emito as facturas e mais tarde emito os recibos de acordo com o valor que eles liquidam.
Aqui começa a minha dúvida.
Quando vou às operações sobre C/C, insiro o n.º do cleinte, selecciono o documento “recebimento” e em baixo aparecessem-me as facturas por liquidar.
Quando eu selecciono a facura ou o valor a liquidar e depois faço imprimir, ele automáticamente vai para a listagem de pendentes.
Quando nesse quadro volto a fazer imprimir, ele imprime-me a listagem dos valores pendentes para esse cliente.
Se em vez de fazer imprimir, fizer confirmar, ele passa para a janela resumo de liquidações. Depois de seleccionar a conta de depóstio que criei, faça confirmar ou imprimir, ele fecha a janela e dá o documento como pago.
Ou seja, numa situação ou outra,não consigo imprimir os recibos.

Não sei se me fiz explicar devidamente, mas preciso da sua ajuda.
Obrigado desde já.

Duarte Esteves

16 01 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Terá que editar a ficha do documento RE, e de outros onde aconteça a mesma situação e alterar o número de vias de 0, para o numero de vias que pretende que sejam impressas.

Para ajuda consulte este artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/03/19/primavera-express-configurao-da-impresso-nos-documentos/

Carlos

18 01 2012
Samuel Vieira

Boa tarde.
Estou a ter um problema com a retenção. Uma empresa liquidou-nos parte do valor de uma factura. No recibo que a nossa empresa emite o valor da retenção não é igual ao valor da retenção da empresa à qual é feito o recibo. A taxa de retenção é a mesma, mas enquanto que nessa empresa, ao liquidar o valor, o programa retira um valor de retenção , no nosso programa (primavera), retira outro valor diferente.
O valor é 500 euros, de um total de 560.11 no qual 125 euros é mão de obra, e a retenção, a outra empresa, da 13.17 enquanto que à nossa empresa da 12.84.
Será que pode ajudar? Tenho alguma urgência.
Obrigado e boa tarde.

19 01 2012
XpecialGUEST

Bom dia,

Contacte o suporte da Primavera para obter ajuda nessa questão.

8 02 2012
LP

Como é que eu faço para passar uma série manualmente?
Obrigada.

8 02 2012
XpecialGUEST

Podia explicar melhor qual a sua dúvida?

Carlos

10 02 2012
LP

Boa tarde Carlos,

a minha dúvida advem de um anterior comentário que tinha colocado e que foi respondido por outro utilizador do blogue. O meu comentário era:
“1. queria realizar a operação que explicam no cenário 5, mas não me aparece nenhuma série associada ao doc. RGC! Como é que faço?
2. tenho várias notas de crédito que os clientes não reclamaram e já passaram de validade, ou seja o recibo vai ter um valor negativo; como é que faço para regularizar esta situação?”

E o utilizador Pedro respondeu:
“também tive esse problema… cria manualmente a série que pretendes indo a Tabelas => Documentos => Contas Correntes => escolher RGC da lista => Séries => no quadro cria manualmente a série que queres e configura as opções que aparecem em baixo (não te esqueças de colocar um visto na “série por defeito”).”

O problema é que eu não sei criar manualmente uma série! E também não sei passar um recibo com valor negativo (o ponto 2. do meu primeiro comentário), ou regularizar o cliente (provavelmente o mais acertado nesta situação).
E hoje fiquei com outro problema/ dúvida em relação ao primavera (que passou a ser intitulado de inverno…):
A minha empresa tem duas atividades distintas (com respetivas marcas), por isso o nosso TOC sugeriu que criássemos uma série para cada marca. Assim fiz (marca A = série X; marca B = série Z). Desde o ínicio do ano que emitimos VD da série X, e hoje, pela primeira vez passámos algumas com série Z. O problema surgiu quando fui para fazer uma VD da série X e apareceu-me a seguinte mensagem “O documento VDR XX/2012 já existe.”. Nunca emiti uma VDR! Depois descobri que o primavera as gera automaticamente, e que gerou as VDR das respetivas VD, quer sejam da série X ou Z, todas na série X. Conclusão: não consigo passar VD na série X!!!
Espero ter sido clara!Sinto que não é muito fácil de explicar a situação.
Obrigada pela atenção.

LP

p.s.: o meu TOC não sabe resolver nenhuma das 3 situações descritas.

10 02 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Do ponto de vista da aplicação se quiser retirar as notas de crédito, terá que as liquidar, e para tal, deverá escolher o cenário adequado:

cenário 6: pagamento a clientes, ou seja, vai devolver ao cliente o valor da nota de crédito
cenário 5: no caso de, para alem de uma nota de crédito, existir por exemplo, uma factura de igual valor
cenário 1: quando existe uma factura, e uma nota de crédito, sendo que a factura tem um valor superior, junte ambos

Em relação ao VDR, active as 4 opções da série que está por defeito, ou crie uma série nova: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/01/16/a-data-do-documento-vdr-no-est-dentro-dos-limites-especificados-na-srie-2009/, e volte a tentar gravar VD’s na série X.

Claro que convém sempre ter a opinião do seu TOC acerca do procedimento mais correcto, do ponto de vista contabilistico. Obviamente que ele não tem que ter conhecimentos de Primavera!

Notas:
– Não consegue emitir um recibo com valor negativo! Se é um recibo, está a receber, não a pagar!
– Se criou as séries para os documentos de venda, também deverá conseguir criar para o documento RGC, nem que para isso utilize o assistente no administrador, escolhendo apenas esse documento: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/07/02/primavera-express-sries-de-documentos/

Carlos

11 02 2012
LP

Boa tarde Carlos,

acho que não me devo ter explicado bem, porque infelizmente as dicas que me deu não resolveram (quase) nenhum dos meus problemas! :S Ou eu não percebi as suas explicações (o mais provável)!
A questão das NC e da RGC de clientes é secundário, o que queria mesmo era resolver a questão das VD.
Eu tenho duas séries para o ano de 2012, como expliquei anteriormente. Para a série que utilizo mais fui a tabelas>documentos>CC>VDR e ativei as 4 opções (tal como referiu). Infelizmente continua tudo na mesma! O problema não se prende com as datas das VDR, mas sim o PE assumir todas as VDR na mesma série.
E criar uma nova série vai ajudar-me em quê?
A vossa publicação sobre Séries (https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/07/02/primavera-express-sries-de-documentos/) está muito percetível, mas só para o caso de criarmos uma série por ano…

Obrigada, mais uma vez, pela atenção.

LP

11 02 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

É assim, o documento VDR pode ter uma só série, sem nenhum problema! O que acontece é o seguinte: para a aplicação dar o erro que referiu: “O documento VDR XX/2012 já existe” é porque ele está a tentar gravar um documento que já existe. Isto normalmente acontece quando o utilizador mexe no numerador da série por defeito do VDR. Imagine que o numerador do último documento vai no 10, e o utilizador altera-o para o 5. Até aqui tudo bem, o que vai acontecer quando tentar gravar uma nova VD é que a aplicação irá tentar gravar um VDR numero 6, e como já existe, é gerado um erro e a VD não será gravada.

Por isso lhe disse para criar uma nova série no documento VDR, com o código “A” por exemplo, e com data inicial de 01-01-2012, e final “31-12-2050”, e com as 4 opções activadas. Quase de certeza que terá o problema resolvido.

Cumprimentos,
Carlos

11 02 2012
LP

Ah! Carlos!
Não sei se já lhe disseram, mas é um fixe!!! :)
Obrigadíssima :D

11 02 2012
XpecialGUEST

Já conseguiu?

11 02 2012
LP

A questão das VD e VDR já (era mesmo a questão do numerador, no desespero ainda lá a mexer).
Agora, pelo menos durante uma semana, não me vou chatear com o PE. Depois penso nas NC e no RGC.
Mais uma vez, obrigada!

12 02 2012
A. Scott

Boa tarde.

Para o cenário 5 e 6 os valores negativos são referentes a uma liquidação já efectuada, para a qual se pretende criar uma nota de crédito a fim de anular essa dita fatura de liquidação, correcto ?
Mas não percebi como posso fazer aparecer esses valores negativos a fim de proceder à criação da nota de crédito.

Quanto aos outros cenários e após ter efetuado uma liquidação, como posso posteriormente imprimir uma fatura/recibo referente a liquidações já efectuadas?

Obrigado.
Cumprimentos

4 04 2012
Ricardo

Bom dia.

Antes de mais quero felicitar o autor do blogue por disponibilizar tanto do seu tempo a ajudar os outros. A minha questão é idêntica à da Raquel, está ligada com a emissão de recibos e estou com o mesmo erro: “Impossível criar o documento RE. O valor total dos documentos seleccionados deve ser negativo.” Estou só a escolher Faturas (FA)… Poderá estar ligado ao facto de a primeira vez não ter reparado que não tinha escolhido o recebimento com retenção, e por isso ter de fazer o estorno? Será que me pode ajudar?

Obrigada.

4 04 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Se está a seleccionar apenas Facturas, deveria conseguir emitir o Recibo. Não vejo relação com o facto de ter anteriormente emitido um recibo com retenção. Reentre na aplicação e repita todo o processo…às vezes funciona :)

Carlos

3 06 2015
Torres

Boa noite

Tenho também um caso idêntico. Trabalho com o express desde 2011. Migrei agora para a versão 7.60 e correu tudo bem com as explicações que encontrei. Preparei os documentos para 2015 e emiti algumas facturas. Agora quando quero emitir um RE na conta corrente de um cliente deparo com a mensagem “Impossível criar o documento RE. – O valor total dos documentos seleccionados deve ser negativo” ?????
Alguém me dá uma dica em como resolver a situação?

6 06 2015
XpecialGUEST

Boa noite,
Se este problema passou a acontecer apenas após a migração para a nova versão, sugiro que contacte o suporte da Primavera.

27 06 2012
Romeu Soares

Boa tarde,

Antes de colocar qualquer duvida, quero felicitar todos pelo magnifico trabalho que por aqui fazem, sou seguidor assíduo no que toca a duvidas sobre o Primavera Express, as duvidas de todos tem me ajudado bastante a resolver problemas… só que este meu problema não consigo arranjar solução para ele.

a minha duvida é a seguinte:

Como posso imprimir um recibo referente a uma factura só ?

O que acontece é quando mando imprimir o recibo referente a uma factura de uma determinada empresa ele agrupa-me os totais todos das facturas da mesma empresa num só recibo e eu isso não quero!

Desde já grato pela resposta seja ela positiva ou não!

Com os melhores Cumprimentos
Romeu Soares

27 06 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Obrigado pelo seu comentário.

Se deseja imprimir um Recibo para cada documento pendente, simplesmente repita o processo de gravar um Recibo, para cada documento que exista em conta corrente, seleccionando apenas um de cada vez.

Se deseja emitir um recibo automaticamente para cada factura, veja o seguinte artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/03/16/primavera-express-facturarecibo-no-mesmo-documento/

Cumprimentos
Carlos Moreira

28 06 2012
Romeu Soares

Boa tarde, Sr carlos,
devo estar a fazer algo mal…
o problema que se passa é que nas contas correntes os documentos ja nao aparecem para poder seleccionar um a um…

Com os melhores cumprimentos

Romeu Soares

28 06 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Já não aparecem porque já devem ter sido liquidados. Poderá tentar fazer um estorno de modo a que voltem a aparecer.

Veja este artigo para ajuda:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/01/27/primavera-express-como-estornar-um-recibo/

Cumprimentos
Carlos Moreira

2 01 2013
Nekinha

como fazemos para aparecer a retenção na fonte no quadro onde aparece os totais e iva?…Só consigo ver depois de “imprimir” o documento sendo que desta forma de o total estiver incorrecto terei de lançar nota de crédito; gostaria de evitar tal situação…

Obrigado!

8 01 2013
XpecialGUEST

Estou em crer que não é possível visualizar essa informação no editor de vendas. Se descobrir alguma forma informe pf.

7 02 2013
Jorge Batalha

Boas sou JB de Coimbra e é a primeira vez que aqui venho e com o novo express 7,4 estou com sem encontrar oude defina a precentagem a reter de IRS pois sou empresa em nome individual e meus clientes com cont. 5xxxxxxxxx fazem retenção de 11,5% ja fui a adeministrador tesouraria mas não consta % a reter como no 6,4 suponho ter erro esqueseram esse campo e nessecito passar facturas com serviços, agradeço ajuda

7 02 2013
Luis Neves

Boa noite
Ao tentar imprimir um recibo aparece esta mensagem nao sei o que fazer, sera que me podem ajudar?

Para efectuar a impressão do documento deve associar um relatório à série do documento que está a utilizar.

10 02 2013
XpecialGUEST

Boa noite,
Leia o seguinte artigo para que possa ultrapassar essa situação: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/03/19/primavera-express-configurao-da-impresso-nos-documentos/

21 02 2013
Jorge Costa

Boa noite.
Estou a tentar regularizar conta corrente de um cliente e a criar o documento: RGC e aparcecemente a seguinte mensagem: Impossivel criar o documento RGC. A série 2013 não existe ou não é admitida para este documento.
Como posso ultrapassar esta questão?

Obrigado,
Jorge

6 10 2013
Pedro

Boa tarde,

tem de criar primeiro a série para 2013 referente ao documento RGC.

O Primavera não cria por defeito uma série para este tipo de documento.

3 03 2013
Jessica

Boa noite,
Adquiri à pouco tempo o Starter easy ao que me parece é igual ao primavera express, mas hoje tentei emitir um recibo e não consegui. Fui a “contas correntes”, depois coloquei o cliente e seleccionei “RE” mas não aparece nenhuma factura desse cliente, tentei fazer com outro e também não aparece, não sei o que fazer! Será que me pode ajudar a resolver este problema.

Obrigada,
Jessica

5 03 2013
Hugo

Bom dia.

Tenho o starter easy, mas não consigo fazer tal como descreve para o primavera express, o desconto sobre recibos (tal como descreve no cenário 7 deste post).
Agradeço a atenção. Obrigado.

25 09 2013
Maria

Boa tarde,
Tenho instalado o Primavera Express e preciso anular uma fatura queria saber como fazer. Já fiz o estorno do recibo mas não sei como lançar uma nota de crédito de forma a que a fatura deixe de estar pendente. Creio que este seja o procedimento habitual senão for peço que me ajudem. Obrigada pela atenção.

5 10 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

Anular uma factura não irá conseguir. Deverá voltar a emitir o recibo, de seguida, a nova factura com os dados correctos, e para finalizar uma nota de crédito com os mesmos dados da factura.
Para regularizar a conta corrente, deverá optar pelo cenário 5, do artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/07/14/primavera-express-dicas-na-liquidao-de-documentos-em-conta-corrente/#comment-6057
Cumprimentos

6 10 2013
Pedro

Boa tarde Maria,

Para “anulares” uma Factura no Primavera faz o seguinte:

1) Emite uma Nota de Crédito c/ os mesmos dados do cliente que constam na Factura, e no corpo da Nota de Crédito faz referente a que, essa Nota de Crédito anula a Factura nº xxxx pelo motivo de xxxxxxxxxxxxxx.

Nota:
Se uma Factura é para ser anulada por uma Nota de Crédito não faz sentido emitir-se um Recibo para ela, porque se a Factura é para ser anulada então ela nunca estará a pagamento.
Um Recibo serve de comprovativo de pagamento de uma Factura.

2) Vai á conta corrente do cliente em causa e coloca um visto na Factura e Nota de Crédito respectivas, escolhe a opção “RGC – Regularização de Clientes” e confirma.
Atenção que tens de ter primeiro uma série criada para o documento RGC (o Primavera não a cria por defeito).

3) finalmente, cria a nova Factura.

Espero ter ajudado.

8 07 2014
Reginaldo França

Boa tarde,
Estou num dilema…..Criei uma nota de crédito afim de associar a uma fatura, de modo a anular parcialmente valor desta, contudo a NC não surge no Conta correntes de modo a fazer a RGC. Não sei como ultrapassar!
Também criei outra NC de modo a fazer um pagamento a clientes referente a uma factura/recibo, mas a mesma também não surge no CCorrente.
Já li que se deve criar uma série para o documento RGC, como faço? Será por isso?
Quando criei a NC coloquei nas condições “Pronto pagamento, será disso?
Obrigado!

12 07 2014
XpecialGUEST

Boa noite,

No editor de Contas Correntes, após selecionar o documento a utilizar (RE, etc), está a carregar no botão Actualizar para que sejam mostrados os documentos em Conta Corrente? Em condições normais não é necessário, mas não custa experimentar.

Sim, logicamente o documento RGC deverá ter pelo menos 1 série, se bem que, pelo tese que fiz, isso não é impeditivo de os documento serem mostrados na grelha.

“Quando criei a NC coloquei nas condições “Pronto pagamento, será disso?” Não.
O que também poderá estar a acontecer (e é a hipótese mais provável) é que o documento que está a utilizar seja um documento que esteja configurado para Liquidação Automática. Confira em Tabelas > Vendas > Documentos > edite o documento NC > no separador Contas Correntes confira se tem a opção “Efectua liquidação automática” activado.

Se mesmo assim não conseguir ultrapassar esta dificuldade, sugiro que contacte o suporte da Primavera.
Cumprimentos

10 07 2014
Reginaldo França

Boa tarde,
Pode me dar uma ajuda? É que já tentei explorar o ERP e não consigo chegar lá.

12 07 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Consulte a resposta à sua mensagem anterior.

12 01 2015
Mario

Estou a ter esse problema:
– Para efectuar a impressão do documento deve associar um relatório à série do documento que está a utilizar.

Agradeco a vossa ajuda….

17 01 2015
6 03 2015
RP

Boa tarde a todos.
Li com bastante atenção todos estes comentários mas não consegui informação para uma dúvida básica.
Preciso anular uma fatura e para tal penso que tenho de gerar uma nota de crédito.

Quando acedo a Tesouraria => Pagamentos e Recebimentos => Operações sobre contas correntes, escolho o cliente e depois qual dos documentos devo escolher.

Penso que é suposto aparecer-me na tabela as faturas para depois eu fazer o estorno correto?

O problema é que não me aparecem as faturas para um dado cliente, que estão geradas.

Agradeço qualquer ajuda.
RP

7 03 2015
XpecialGUEST

Bom dia,
Se tiver a versão 7.60 instalada poderá marcar a factura como anulada (em determinados cenários):
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2014/03/13/primavera-express-7-60-mercado-portugus/.
Cumprimentos

9 03 2015
RP

Excelente funcionalidade.
No e-fatura submetem-se as duas? A anulada e depois a correta?

Obrigado

9 03 2015
XpecialGUEST

Vai tudo no SAFT. Não tem que ser preocupar com nada.

9 03 2015
RP

A empresa é pequena. Registo as faturas uma a uma no e-fatura de comerciante.

14 03 2015
XpecialGUEST

Nesse caso desconheço. Como comunica um documento marcado como anulado? É necessário? Existe um campo especifico para definir que o documento foi anulado?

14 03 2015
aigipvc

O problema é a sequência das faturas que deixa de existir o que receio poder dar problemas. Mas com esta funcionalidade de anulação alguma forma tem de haver para solucionar estes casos.

Obrigado

19 05 2016
Luis

Bom dia estou a emitir um recibo mas aparece o seguinte erro: O valor total dos documentos seleccionados deve ser negativo.. Que faço?

23 05 2016
XpecialGUEST

Bom dia,
Para estar a ser mostrada essa mensagem provavelmente está a selecionar um documento com sinal positivo (por exemplo uma Fatura), e ao mesmo tempo, em vez de estar selecionado o documento Recebimento, deve estar selecionado um documento de liquidação do tipo “Liquidações”, com natureza “Pagamento” (por exemplo “Pagamento a clientes”). Resumindo: verifique se o documento de liquidação que está selecionado é o documento Recebimento.

Deixe uma Resposta

