Epson Serial/RS-232: Cabo DB9 para DB25 Configuração de Pinos

29 07 2010

image

Em sistemas de POS para a área da restauração, é muito comum existirem impressoras nas cozinhas ou locais de confecção, que recebem directamente os pedidos inseridos no sistema, diminuindo assim o tempo que vai entre o cliente efectuar um pedido, e o mesmo começar a ser preparado.

 

 

Com isto, é aumentada a eficácia e comunicação entre os diferentes colaboradores dos diferentes sectores da equipa, evitando pedidos esquecidos, ou erradamente comunicados, potenciando a satisfação do cliente.

 

 

No caso da utilização de impressoras com interface de comunicação de curta distancia, que são as mais comuns, com ligações do tipo RS-232 (série), Paralelo ou USB, a tarefa de colocar uma impressora de talões fisicamente longe do computador é dificultada ou mesmo impossível no caso de existirem distancias que ultrapassem o limite de cada tecnologia, ou pelo facto, de não ser possível passar os cabos devido ao tamanho dos seus conectores nas extremidades. Como opcionais existem impressoras já equipadas com interfaces de rede Ethernet e mesmo Wireless, no entanto o seu custo sobe consideravelmente assim como o grau de dificuldade para implementação ou configuração.

 

No caso do padrão RS-232 que ainda continua a ser amplamente utilizado no mercado, ao nível de periféricos para pontos de venda, sendo portanto o mais usual de todos, existe a possibilidade de comprar adaptadores que permitem converter ambas em extremidades da ligação dos cabos série, com 25 pinos do lado do periférico e nove do lado do computador, em RJ45 podendo interligar ambos com um cabo de rede directo.

Poderá encontrar esses adaptadores numa normal loja de informática como por exemplo aqui.

 

image

Ficha DB-9F Fêmea > Rj45                                      Ficha DB-25 Macho > RJ45

 

 

 

Uma vez que os conectores podem ser utilizados em várias situações, os pinos não são normalmente colocados nas fichas, de modo a poder escolher o tipo de utilização consoante cada caso e cada periférico. No caso das impressoras EPSON e impressoras compatíveis que seguem os mesmos standards, existe esta tabela que indica a ordem de cada pino de cada cor, em cada uma das 2 fichas (cada pino de cada conector está identificado).

 

 

image

 

 

 

Resultado final:

image


Ações

Information

2 responses

26 03 2013
Vitor Sousa

É este mesmo o cabo que estou a procurar. Sou de oeiras e tenho tido dificuldade em encontrar. Se couber agradeço

13 04 2013

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: