BlackBerry – Opções de Segurança

1 08 2010

image

A plataforma BlackBerry, muito utilizada a nível empresarial pelas suas excelentes capacidades de comunicação e pela sua versatilidade, possui no seu sistema operativo vários mecanismos que podem ajudar a proteger todas as informações do utilizador no caso de potenciais acessos não legítimos, perda ou roubo do equipamento.

 

Totalmente integradas com o sistema operativo, e de fácil acesso, as opções relativas à segurança deverão ser activadas no caso do utilizador transportar consigo informações de carácter confidencial ou sensível. Deverá ler a documentação presente na ajuda, e no site do Fabricante para conhecer em detalhe todas as opções e configurações do seu equipamento.

 

 

Nota: Este post foi feito com utilizando BlackBerry Curve 8900 com a versão 5.0.0.592 do SO. Os procedimentos podem variar consoante o equipamento e a versão do SO.

 

Password

Para definir uma password de bloqueio do terminal aceda a: Menu > Opções > Palavra-passe:

image

Ao mudar o estado da opção para Activado, terá que introduzir a palavra passe e de seguida repetir a introdução para confirmar.

No Número de tentativas de palavra-passe poderá alterar o número máximo de vezes que a password poderá ser pedida quando o terminal estiver bloqueado. Esta opção é muito importante porque permite que a senha não possa ser adivinhada. Uma vez esgotado o numero máximo de tentativas, todos os conteúdos do dispositivo são eliminados permanentemente.

 

Na opção Limite de tentativas de segurança ultrapassado, defina o tempo necessário para que o terminal seja automaticamente bloqueado quando não utilizado.

Poderá ainda definir que a password seja pedida para a instalação de aplicações e permitir efectuar chamadas mesmo quando o terminal esta bloqueado.

A última opção, quando activada bloqueia o telefone quando o mesmo é inserido na bolsa.

Considere manter cópias de segurança actualizadas, para a eventualidade de querer fazer uma simulação, ou no caso de perda ou roubo do equipamento sem que o mesmo seja recuperado.

 

 

 

Encriptação

A encriptação permite proteger todos os dados armazenados na memória principal, quer no cartão de memória.

Nota: se desejar encriptar dados com a palavra-passe, terá de definir uma, no caso de ainda não o ter feito antes.

Para aceder ás opções de encriptação aceda a: Menu > Opções de segurança > Encriptação

 

image 

Altere a opção Encriptação para Activado, e posteriormente, nas opções da memória do dispositivo e do cartão de suporte para Activado também. Deverá também definir o modo de encriptação do cartão entre chave do dispositivo, palavra passe do dispositivo e ambos. Isto significa que, se optar apenas pela chave do dispositivo, o cartão apenas poderá ser lido no dispositivo onde a encriptação foi inicialmente activada, sem necessitar de qualquer password. Por outro lado, se optar somente por desencriptar recorrendo à palavra-passe, o cartão poderá ser lido em qualquer dispositivo, desde que inserida a palavra-passe utilizada pela encriptação. A última opção e também a mais segura, permite que, para desencriptar os dados do cartão, o mesmo tenha de ser inserido no dispositivo onde foi encriptado, e que seja fornecida  a password correcta.

 

 

 

 

Limpeza de Segurança

Menu > Opções de segurança > Limpeza de segurança

 

Este conjunto de opções permite limpar todas os dados, aplicações e conteúdo do cartão de memória de forma irreversível. Esta é uma óptima opção a ter em conta quando o utilizador pretende vender, ou enviar o BB para reparação.

image

OBS: Dependendo da quantidade de dados, esta operação poderá ser demorada.

 

 

 

 

Links de interesse:

http://blackberrypt.com/ (Fórum)

http://www.rim.com/ (Fabricante)


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: