Como Actualizar o Firmware de um Router

4 08 2010

image A actualização do firmware de um router é um procedimento que deve ser levado em conta quando existe algum problema que impede o normal funcionamento do mesmo ou de alguma das suas funcionalidades, ou simplesmente quando o router é novo e como ainda não entrou “em produção”, a actualização vem permitir que sejam evitados problemas futuros entretanto já resolvidos, e com isso que seja tirado o máximo de rendimento do equipamento.

 

Por esse motivo é altamente recomendado, que, caso de justifique, pondere fazer essa actualização. É um procedimento na maior parte das vezes, extremamente simples de executar. Caso não se sinta propriamente a vontade para o fazer, consulte um especialista na área.

 

Neste exemplo foi utilizado um SMC, modelo SMC7904WBRA2 EU. Os procedimentos variam conforme a marca / modelo.

 

 

 

Como fazer?

Procure obter o máximo de informação sobre o seu equipamento. O firmware na maior parte das vezes é diferente de marca para marca e de modelo para modelo. Dados como o modelo, part-number, versão, e numero de série são essenciais para identificar a actualização correcta.

image

 

 

 

 

Entre na consola de configuração do router e verifique qual a versão actual. Anote para comparar com a versão mais recente, caso tenha sido disponibilizada pelo fabricante.

image

 

 

 

 

Navegue até à pagina de suporte do fabricante.

image

Depois de indicar qual o seu modelo procure por downloads, ou firmware.

 

 

 

 

Como é possível verificar, após a saída de fabrica do modelo utilizado para este post, muitas novas versões de firmware foram lançadas, na maior parte das vezes corrigindo dezenas de problemas cada nova.

image

Descarregue o software e descompacte-o caso necessário.

 

 

 

 

Se existirem detalhes sobre a versão do firmware, leia-os atentamente, especialmente se verificar que não é referida a resolução de nenhum dos problemas actuais, ou que novas funcionalidades não justificam a actualização. Isto tem especial importância em equipamentos já em funcionamento, onde não existe muito tempo disponível para testes, ou que, se algo correr mal durante o processo, não existe alternativa de ligação à Internet.

image

Muitos dos problemas de estabilidade e de velocidade e estão relacionados podem ser resolvidos com uma actualização, como neste exemplo: “Fix ADSL connection and bandwidth  problem.”

 

 

 

 

Se for um router já devidamente configurado, será uma boa prática fazer uma cópia de segurança, por precaução, desses dados. Se for um equipamento novo, ignore este passo.

image

 

 

 

 

Depois de ter descarregado o firmware para o seu computador, localize a funcionalidade que permite fazer a actualização

image

Tenha em atenção que o processo não deve ser interrompido a meio, portanto certifique-se de que está ligado ao router, via cabo de rede, e que o router está ligado a uma unidade de alimentação externa (UPS).

 

 

 

Após a actualização, verifique a versão do firmware.

image


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: