Intel Compra McAfee

19 08 2010

image

FONTE: Público

O fabricante norte-americano de microprocessadores para computadores adquiriu a McAfee, uma companhia responsável pela produção de antivírus, por 5964 milhões de euros, informou hoje a Intel em comunicado.

 

A Intel vai pagar 48 dólares (cerca de 37 euros) por cada acção da McAfee, ou seja mais 60 por cento daquele que era o seu valor na bolsa de valores de Nova Iorque (NYSE) na quarta-feira, de acordo com a Bloomberg, um órgão de comunicação norte-americano que fornece informação sobre os mercados financeiros. No total, o negócio implica uma transacção de praticamente seis mil milhões de euros.

 

Os Conselhos de Administração das duas empresas chegaram assim a um acordo já anunciado por ambos os intervenientes. Contudo, para avançar precisa ainda das autorizações do regulador e de alguns accionistas das empresas.

Ontem, as acções da McAfee encerraram nos 29,93 dólares e hoje avançaram 61 por cento para 48,30 dólares, depois das negociações entre as duas empresas norte-americanas. Ainda de acordo com dados revelados pela Bloomberg, os títulos da fabricante de antivírus desvalorizavam 26 por cento desde o início do ano.

 

Com esta aquisição, a Intel procura expandir a sua oferta de produtos e dotá-los de maior fiabilidade. Paul Otellini, presidente da Intel, comentou numa nota de imprensa que “no passado, a eficiência energética e a conectividade definiam os requisitos da indústria”, acrescentando que “no futuro a segurança juntar-se-á como o terceiro pilar do exigível por parte das pessoas que procuram serviços informáticos.”

 

A multinacional de Santa Clara sublinhou ainda que a aquisição da McAfee representa um “passo estratégico” que resultará na criação de “produtos mais seguros e credíveis”.

 

Segundo especialistas citados pela imprensa norte-americana, a Intel pretende investir fora do mercado dos computadores, nomeadamente nos sectores de telemóveis e media digital. A comprovar essas análises está o facto de a Intel ter adquirido no ano passado a Wind River, uma empresa produtora de software para equipamentos movéis e a Havok, uma companhia de produtos e serviços interactivos para jogos e filmes.

 

A McAfee, sedeada também em Santa Clara e fundada em 1987, é uma das maiores produtoras de serviços de antivírus, com receitas anuais na ordem dos dois mil milhões de dólares e com cerca de seis mil empregados, que se manterão nos seus postos para dar continuidade ao trabalho desenvolvido. A garantia dos empregos foi dada por Reneé James, vice-presidente da Intel e directora-geral do grupo Intel Software and Services e Dave DeWalt, presidente e CEO da McAfee, num vídeo publicado no Youtube, onde os representantes falam do negócio.

 

A Intel, fundada em 1968, é a actual maior fabricante do mundo de microprocessadores para computadores.

 

FONTE: Público


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: