Apple – Time Machine

10 10 2010

imageDisponível desde a versão Leopard (10.5) do  Mac OS X, o Time Machine é um assistente para fazer cópias de segurança de todos os dados do utilizador, que funciona de forma muito simples e transparente. O TM pode ser utilizado  também para transportar os dados e definições para um novo Mac.

 

As cópias são feitas de hora em hora para as últimas 24 horas, diárias para o último mês e semanais até que a unidade de backup esteja cheia.

 

O TM permite armazenar os dados em com qualquer unidade de armazenamento externa ou partição, assim como para uma NAS (network attached storage)  desde que detectada pelo sistema e que tenha um sistema de ficheiros compatível (HFS+). Poderá ainda ser utilizado o Time Capsule da Apple, que, para além de outras funcionalidades funciona em sintonia perfeita com o Time Machine.

 

 

Para iniciar o Time Machine, aceda ao menu Preferências do Sistema, escolhendo depois a opção Time Machine.

image

 

 

Comece por selecionar o disco onde as cópias vão ser armazenadas. Obviamente terá que escolher uma unidade bastante espaço, uma vez que o TM não faz qualquer tipo de compressão dos dados copiados.

image

Para este exemplo, escolhi o disco “CMDE1”. Através da opção “Utilizar para a cópia de segurança”, o disco foi formatado para HFS+. É mostrado um aviso a informar que todos os dados actuais no disco serão apagados permanentemente.

image

 

 

 

Uma das limitações actuais do TM é o facto de apenas copiar os dados dos utilizadores com o FileVault activo, apenas quando estes terminam sessão. Além disso o restauro de dados para esses utilizadores é mais complexo.

image

 

 

 

Finalizando o assistente temos agora o TM activado. Aqui mostrados os dados sobre a cópia mais antiga, e a mais recente. É ainda possível colocar um ícone na barra de menus do Mac OS.

image

O botão “Opções” permite excluir itens da cópia, que podem não interessar ser copiados. Existem ainda outras opções a ter em conta.

image

 

 

 

Tal como referido acima, não existe nenhuma opção para agendamento das cópias, embora, com a opção para mostrar o TM na barra de menus activa, podemos forçar o inicio de uma cópia a qualquer momento.image

image

A primeira cópia poderá ser bastante demorada, dependendo dos dados a guardar e da velocidade da unidade de armazenamento onde os dados iram ser guardados. A partir daí o TM faz apenas bakups incrementais, isto é, copia apenas novos dados. Quando a unidade de armazenamento estiver a esgotar a sua capacidade são automaticamente apagadas as cópias mais antigas.

 

 

 

Para aceder ao TM, escolhemos a opção “Aceder ao Time Machine”

image

De seguida abrirá a “maquina do tempo”, onde poderemos navegar através das datas disponíveis no lado direito da janela. Depois de encontrar os itens podemos facilmente efectuar o restauro.

image

 

 

 

Tal como mencionado acima, o TM apenas faz cópias dos dados de um utilizador com o FileVault activo, quando este termina sessão.

IMG00014-20101010-1432

 

 

 

 

Links de interesse:

http://www.apple.com/pt/macosx/what-is-macosx/time-machine.html

http://support.apple.com/kb/HT1427?viewlocale=pt_BR

http://www.apple.com/pt/findouthow/mac/#timemachinebasics


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: